Febre amarela

Os Amigos da Blogosfera fizeram a proposta da blogagem coletiva sobre a Febre Amarela. À princípio pensei no que poderia escrever que fugisse de tudo aquilo que está no noticiário, mas como? Também não posso ser didática, afinal, se mal conhecemos a doença, como falar dela?

Ontem, os comentários que tive no blogue e comentando com as pessoas por aqui, concluí que não sabemos mesmo da doença, isto porque não entramos em contato com a ela. Onde moro a febre amarela passa longe. Estou imune, por enquanto.

Sabemos que existe vacina, diferentemente da dengue; que não tem. Portanto, a melhor medida de controle é mesmo a vacinação. Então, se vou viajar para locais de risco de contrair a doença, tenho que me vacinar. Do contrário, para quê o pânico?

Vivemos um epidemia? Definitivamente não! Até que se prove que houve infecção dentro das cidades. Aqui eu pressuponho que você sabe que existe dois tipos de febre amarela. Eu falo da urbana.

A história da humanidade constata o aparecimento, em determinadas épocas, de sucessivas epidemias de doenças infecciosas, que se revelam verdadeiros flagelos, apavorando e exterminando os povos: lepra, peste, sífilis, malária, influenza, febre amarela, paralisia infantil e tuberculose - todas, verdadeiramente todas, acabaram sendo subjulgadas pela ciência médica, identificando a causa, os meios de transmissão, fabricando vacinas e medicamentos eficientes.

A febre amarela é uma doença que ao mesmo tempo que depende de um ciclo biológico para aparecer, historicamente sabemos que o fator social também é responsável pelo seu aparecimento. O homem, é o principal afetado quando não adota medidas importantes de controle do Aedes aegypti, controlando o seu lixo e sua educação em saúde - acumulam água parada em vasos de plantas e em outros objetos, não tampam o lixo e caixas de água, não cobrem pneus... medidas simples que constituem medidas importantes de controle.

Como anda o saneamento básico de sua cidade? Aí que entra a responsabilidade dos administradores públicos. O saneamento básico, o nome já explica. E quando não existe o básico? Não, não vou meter o pau no governo. Vou meter o pau no povo que não cobra, que dá de graça o dinheiro suado para a administração pública e que diante de mandamentos do quarto poder, correm à fazer filas em postos de saúde.

Com o descobrimento das vacinas, a doutrina parasitária se transformou em prática salvadora da humanidade. É isso gente? Vamos nos vacinar e viver no lixo? A febre amarela como outras doenças não podem gravitar em torno do parasitismo. Não podemos dar força à inércia das instituições, faz-se necessário mudar as mentalidades e práticas sociais.

A principal medida de controle é a vacinação. Mas a vacinação não pode ser um tapa buracos de medidas que têm que ser aplicadas para o extermínio das doenças urbanas. Vivemos momentos de desgoverno dentro do país com a necessidade de se provar diante do mundo que não somos assim, tão subdesenvolvidos. A ciência dos micróbios nunca foi tão dinâmica em nossa medicina e nos fóruns internacionais de medicina, várias teorias etiológicas são desqualificadas. Porque? Vale dizer que o ambiente de laboratório é limpo!

Os primeiros bacteriologistas sul-americanos explicavam os fatos oriundos dos estudos epidemiológicos e de suas observações clínicas de dentro do ambiente contaminado. Quantos não se infectaram, serviram de cobaias para descobertas que hoje usufruímos? Por isso, quando se trata de dar pitacos sobre a infecção de febre amarela silvestre, não podemos amenizar. A vacina é obrigatória para quem viaja ou reside nestes lugares.

Relaxar e gozar, pode e deve, somente a nossa ministra do turismo. Nós temos que estar atentos.

Um questionário com perguntinhas inusitadas e respostas. A primeira delas: 1 - Pode haver problema se a pessoa tomar a vacina e logo depois ingerir álcool? [leia mais]

Boa blogagem!

Também falam sobre a febre amarela: , Osc@r, Veridiana Serpa, Chicoelho, Blog Desabafo de mãe, Tine Araújo, Blogadão, Cláudia Pit, Samantha Shiraishi, Seu Paulo, Nando Damásio, Tah, Rafael A. Sarmento, Puta Nhaca, Becher, Ru Correa, Cidão, Daniel Bastos, Pedro T Xp, Sérgio, Larissa Tietjen, Andréa Motta, Simone Zelner...

Aproveitando a oportunidade, republico aqui parte da postagem de ontem, com um convite à todos.

A proposta é de uma BLOGAGEM COLETIVA, agendada para o dia 14 de fevereiro: "Contra a pedofilia, em defesa da inocência". Neste dia é comemorado o Dia da Amizade e o Dia Internacional do Amor. Porque não juntar esses dois ingredientes e dedicá-los às nossas crianças?

Muito se fala no futuro e este não existirá, se não o construirmos agora. Temos que preservar as crianças de todo tipo de violência e a pedofilia, crime bárbaro, acontece muitas vezes onde não é para acontecer; dentro do seio da família.

Temos muito o que falar e combater sobre este assunto. Como tenho dito, o maior dos crimes ainda é matar a inocência.

Confirmaram presença, estão divulgando: Amigos da Blogosfera, Lys, Andréia Motta, Tânia Defensora, Oscar, Carlos Fran, Cidão, Rosane, Claudia Pit, Leonardo Rocha Pena, Mário Leal, Ronald, Jorge Araújo, David Santos, Chicoelho, Tito Lívio, Rafael A. Sarmento, Rafael Rap, Taliesin, Ru Correa, Carlos Jr., Maria Augusta, Simone Zelner, Luci Lacey, Vitória, Evellyn, Cilene Bonfim, Veridiana Serpa, Paulo Vilela, Grace Olsson, Lino Resende, Elisabete Cunha, Dullim,

Conto com vocês! Participando e divulgando!

Beijus,
Luma

Comente aqui também
!

28 comentários :

  1. Olá querida Luma!
    Acabei por deixar o recado no local errado, me perdoe.
    Mas já fiz meu post.
    Grandes informações as suas parabéns!
    Desejo que te recuperes logo!!!
    Beijos!
    http://bloggdaro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá minha amiga.

    Como andam as coisas? Espero que tudo bem. Estou andando totalmente voado nos últimos dias e por isso andei esquecido dos amigos. Passei aqui para me redimir e deixar um grande abraço para você. No tocante à postagem sobre pedofilia pode deixar que vou participar também. No dia 14 estarei participando com uma postagem a respeito do tema.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Opa, em nossa região já aparecem casos suspeitos da doença. Estamos de olhos abertos. Luma, conte comiugo na blogagem do dia 14 e amanhã. estarei auxiliando-a na divulgação. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Boa o seu alerta, eu também agi desta maneira e fui chamado de alarmista, mas a verdade é que os casos estão aumentando e temos que ficar espertos, também estou contra a pedofília sempre. abçs
    nsides.blog.uol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ficou uns dias longe e você escreve mil coisas. Bem, quanto a febre amarela, acho que há muito descaso. Afinal, se havia surto de dengue, o próximo passo seria o surto da febre amarela, já que o transmissor é o mesmo.
    Li muito e conversei um pouco com o Oscar sobre o assunto, tive que tomar a tal vacina que causou-me uma senhor reação desconfortável de dias inteiros. Mal estar, enjôou e um braço de tamanho dobrado. Mas sobrevivi (rs).

    Ah! Vou divulgar o seu selo lá no Acqua (adorei) ontem tive uma discussão séria com um infeliz por causa da pornografia infantil. Acho um absurdo um ser humano se permitir tal absurdo.
    Beijos moça

    ResponderExcluir
  6. Luma,

    Confirmo a minha participação na blogagem contra a pedofilia.
    blog: direitoetrabalho.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu quero estar em todas. E então contra os pedófilos! Bem! Nem quero dizer mais nada.
    É contar comigo.
    Parabéns pela ideia.

    ResponderExcluir
  8. Prevenção é tudo, eu tomei a vacina ja faz 3-4 anos qdo estive em BH e por enquanto estou imune da doença.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com essa visão do parasitismo, ele aumenta quando nos despreocupamos por causa da vacina, deixamos os hospedeiros se proliferarem, genial!

    ResponderExcluir
  10. Ola Luma pode contar comigo contra a pedofilia,dia 14 estaremos juntos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Luma, conte comigo na blogagem coletiva do dia 14 de fevereiro...Abraços !!!
    PríncipeTito Blog
    titolivio.zip.net

    ResponderExcluir
  12. Luma,
    Ainda saindo de umas ziqueziras desde o ano passado.
    Quero aqui apenas ratificar o imenso carinho que tenho por você.
    Como são as amizades sinceras, elas podem até cair num grande intervalo mas não diminuem no sentimento.
    Tudo de bom para você.
    E muito obrigada por tudo, tudo que me proporciona de bom
    Beijos
    Meg

    ResponderExcluir
  13. É esse seu "diferencial de mercado" que eu admiro. Fugir ao óbvio e sempre acrescentar algo.
    Mas vim aproveitar a visita pra deixar os meus parabéns pelo aniversário do seu lindo blog.
    Parabéns, querida!
    Vida longa ao "Luz de Luma"!!!!
    Tim tim!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Luma, você tem razão quando diz que o povo deve cobrar dos governantes boas condições de saneamento básico. Com cobranças, quem sabe eles se mexem!
    Também queria te dar os parabéns pelo aniversário do teu blog, tão marcante e dinâmico.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo08:11

    Luma tudo bom ?

    Acho que o governo deveria tomar medidas serias, contra a pessoas que propiciam condições pra os Mosquitinhos, puts desde nem sei quando vejo todo ano campanhas do governo contra esse mosquito ...

    ResponderExcluir
  16. Aqui a coisa tá "feia", DF é zona de risco em alguns lugares...

    Tô dentro da blogagem coletiva contra a pedofilia...

    ResponderExcluir
  17. Luma, a informação sobre febre amarela está tamanha que o povo está se desesperando.Aqui na minha cidade, pessoas já vacinadas estão vacinando novamente! Os postos de saúde estão lotados e parece não ter vacinas para todos que por lá procuram!
    Quanto à pedofilia, certamente é sempre uma boa caussa para lutarmos contra! Ou melhor, a favor da sua exterminação!
    :)
    Beijos!

    Quanto ao template... Um dia eu me ajeito! :)

    ResponderExcluir
  18. Olá minha amiga
    a febre amarela que mq ser bem combatida, principalmente pelos cidadões q jogam tudo nas costas do governo e não fazem nada para evitar.
    quero participar da postagem coletiva do dia 14
    beijos

    http://bardd.co.uk/blog

    ResponderExcluir
  19. Querida Luma, de passagem para parabenizar o Luz de Luma pelo aniversário e que o mesmo continue por muito tempo nos presenteando com assuntos de relevância. Beijos querida

    ResponderExcluir
  20. Anônimo11:56

    Luma!! Parabéns pela postagem sobre a febre amarela!

    E sobre a da pedofilia, eu tô dentro!
    Pode confirmar minha presença!

    Beeeeeeeeeeeeeijos!!

    ResponderExcluir
  21. Anônimo11:58

    Luma!
    Em nome dos Amigos da Blogosfera venho saber (ou tentar saber) se você não estaria interessada em divulgar a blogagem coletiva proposta por você no AdB. Caso queira, entre em contato comigo ou com o Fran.

    Ficariamos muito satisfeitos se aceitasse. ^^

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo12:15

    Já coloquei o banner da blogagem no OtherSide!!
    Passa lá pra tu conferir!

    Beijos, Luma!!

    Tô nessa com você!
    Sempre que precisar é só chamar!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Luma! já ouvi tanto falar de vc e do blog, á li alguns textos seus, mas...não me pergunte o motivo...nunca vim aqui! como pode né?! vou aproveitar minha visita e dizer que tbém vou aderir à blogagem coletiva contra a pedofilia, pode colocar meu blog na lista! beijos com carinho

    ResponderExcluir
  24. A epidemia é gerada por duas centrais: a da desinformação e a da informação mal informada.
    As pessoas tem dois medos: morrer e ficar mais pobre.
    Sendo assim ela mal informada com medo de morrer procura a vacina.
    Maal informada não cuida nem da própria sujeira que produz e quando o faz é porque vai doer no bolso.
    Conclusão vivemos numa pobre ignorância.
    Beios.

    ResponderExcluir
  25. Gostei da sua postagem!
    Estou marcando aqui no calendário sobre a pedofilia... mas um lembrete é bem vindo!!!!

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Luma!

    Estou com você nessa. Já coloquei o selo lá no Norte.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Luma, passando pra dizer que estamos juntos nessa luta. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  28. Luma, leia o meu texto sobre pedofilia no meu blog
    www.cinzasdiamantes.blogspot.com

    Estou nesta luta.
    Abraços,

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor