Dia Nacional do Café



A Polianne convida a todos para partilhar deste café. Vamos nessa?

Besteira perguntar se aceito um cafezinho. Esse líquido corre em minhas veias antes mesmo de nascer e abrir os olhos para o mundo. Mas isso é uma outra história.

A origem do café, é mesmo da África Ocidental, porém a Arábia é considerada a sua pátria adotiva, pois foi a primeira que o usou. Dizem que um pastor árabe, observando as cabras de seu rebanho, notou que estas, após a ingestão de bagas de um certo arbusto, se mostravam excitadas e saltavam, indóceis. O pastor colheu o fruto e levou a um velho sábio que, após fervê-los, conseguiu uma infusão amarga, que produzia um calor que se espalhava pelo corpo, suscitando um estranho bem-estar, e que lucidez de mente!

Os árabes, para conservar tão preciosa planta, proibiram a sua exportação. Porém, no século XVII alguns muçulmanos conseguiram levar algumas sementes para fora do território e pelo fim do século, culturas prosperavam em todas as regiões dos trópicos. Os holandeses levaram-na para as suas possessões oceânicas, sendo copiados pelos franceses rumo a Martinica. Dali foi um pulo para as Américas.

No Brasil, a introdução se fez pelas mãos do alferes Francisco de Melo Palheta, que estivera em Caiena, na Guiana Francesa em missão diplomática. Essas mudas foram plantadas em Belém do Pará. Outras mudas desceram o país junto com o magistrado J.A.Castelo Branco, chegando ao Rio de Janeiro. Daí em diante dá pra imaginar a história.

O país é hoje o maior produtor mundial de café, com a participação de 30% do mercado internacional, que movimenta aproximadamente 95 bilhões de dólares por ano, perdendo apenas para o petróleo.[leia +]

A brincadeira que se estender pelos blogues, consiste em criar uma frase no final do texto e nos comentários, vocês terminam a frase, dando continuidade a conversa iniciada nessa mesa posta para o café. Então, sirvam-se!

As qualidades do café trazem o nome de sua origem, de onde vieram as suas sementes. Muitas pessoas participam do processo até que ele chegue as nossas mesas. Em casa, o café tem tratamento especial. O cheiro do café nos traz sensações...

1 comentários :

  1. Luma o gozado, é que a Alemanha é o país que mais fatura com o café, beneficiando-o. Sem plantar um grãozinho sequer. Lá só tem cevada...

    Beijos

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor