Endometriose

Dia 11 de Março termina a Semana da conscientização da endometriose 2007 com evento em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, das 9 hs às 13 hs. Todos estão convidados para a que contará com a presença de médicos que esclarecerão a população sobre a doença.
O assunto chega à blogosfera através de uma , proposta pela .

Você tem cistites repetidamente quando fica menstruada? Tem sangramentos abundantes? Sente cólicas? Dores nas relações sexuais, abdominais e ao fazer xixi? Alguém de sua família tem endometriose?
Não vou listar todos os sintomas que levam à investigar a possibilidade desta doença, porque são muitos que aparentemente não têm ligação com a ela. Vamos entendê-la, antes de tudo.

  • O Que é endometriose?
    Processo patológico em que as células que revestem o útero se locallizam fora da cavidade uterina. Estas podem ser encontradas, então, na parede ou na camada esterna do útero, nas trompas de falópio, nos ovários, nos ligamentos uterinos, nos intestinos, na bexiga, na vagina, ou em outros lugares dentro da cavidade abdominal.
  • Como as células endometriais atingem essas localizações anormais?
    Implantando-se em outras estruturas, onde crescem como pequenos nichos de células. Seu tamanho varia desde o da cabeça de um alfinete até o de uma laranja. Frequentemente formam cistos que contém um líquido cor de chocolate, semelhante ao material sanguíneo menstrual velho.
  • Que distúrbios a endometriose pode causar?Fortes aderências entre as trompas de falópio e os ovários, ou entre a bexiga, ou entre os intestinos e o útero. Podem formar cistos que eventualmente sofrem torção ou rompimento, provocando intensa dor abdominal.
  • As células anormalmente localizadas funcionam como células uterinas comuns?
    Sim. Ficam entumescidas e cheias de sangue quando se aproxima o período e sangram quando ocorre a menstruação.
  • Qual a causa da endometriose? A causa exata é desconhecida. Uma teoria sugere que as células do revestimento interno do útero são expelildas através das trompas por reversão dos movimentos peristálticos durante a menstruação. Outra teoria afirma que o deslocamento dessas células decorre de qualquer cirurgia do útero.
  • Quais os sintomas da endometriose?
    1. Pode não haver nenhum sintoma e ser descoberta fortuitamente durante uma operação efetuada por outra razão qualquer;
    2. Pode haver dor intensa antes e durante o período menstrual;
    3. Pode haver dor intensa durante a micção, a evacuação ou as relações sexuais;
    4. O sangramento menstrual pode aumentar muito;
    5. A endometriose em estado avançado eventualmente provoca esterilidade.
  • Qual o tratamento da endometriose?
    1. Aplicaçao de hormônios masculinos ou femininos em quantidade suficiente para sustar temporariamente a menstruaçao. Tal tratamento, porém, não deve ser ministrado indefinidamente;
    2. Os casos persistentes de endometriose, com sintomas intensos, podem exigir uma histerectomia. Esse recurso é reservado para as mulheres que já atingiram a menopausa e para os casos mais graves;
    3. As mulheres ainda férteis sentem algum alívio temporário durante a gravidez, pois há influência hormonal cíclica, que provoca os sintomas da endometriose;
    4. O tratamento radioterápico atua da mesma forma que os anteriores, desencadeando um estado de menopausa artificial. Este tratamento algumas vezes oferece riscos e, em outras, não surte bons resultados, pois os ovários continuam em atividade.
  • A Endometriose degenera em câncer?
    Não.
  • O que acontece se a endometriose não é tratada?
    Os sintomas tendem a se tornar progressivamente debilitantes. Se a endometriose atingir os intestinos, este pode ser obstruído. Em certos casos, os cistos endometriais crescem tanto que comprimem outros orgãos e tornam necessária a cirurgia. Os cistos endometriais às vezes sofrem torçam e se rompem, exigindo intervenção cirúrgica imediata.
Conclusão: Estas células do endométrio que se desenvolvem fora do seu habitat, geralmente por excesso de produção hormonal, fixam-se nestes locais e passam a receber estímulos hormonais como se estivessem em seu devido lugar. Isto pode provocar sangramentos que confundem-se com uma menstruação desregrada, porém se estas células estiverem situadas em locais isolados ou fechado dentro de um tecido mais espesso, o sangue vais se acumulando até formarem cistos sanguíneos, denominados 'cistos de chocolate' que podem chegar ao tamanho de uma laranja.

A endometriose peritoneal, localizada entre o vazio que se forma entre o reto e o canal do útero é muito dolorosa e rebelde ao tratamento.
Se a endometriose ocorre na bexiga, o paciente apresenta sinais de cistite (bexiga inflamada). Já quando a endometriose penetra pelas paredes musculares do útero, os tecidos emigrantes formam tumores nodulares (adenomiomas) que se confundem com miomas uterinos, tanto na forma clínica quanto no conjunto de sintomas. Neste caso, a menstruação torna-se dolorosas.

Este foi o resultado de uma entrevista com o meu médico. Pedi à ele que falasse de forma o mais simples e resumida possível. Durante toda essa semana a Ale falou com propriedade desse assunto que a aflige. Portanto, lá encontrarão mais informações detalhadas, que ajudarão uma população enorme de mulheres portadoras da doença. E se os homens querem ajudar essas mulheres, leiam o !

Off-Topic: Ontem cheguei tarde em casa e quando acessei o "Luz" constatei que ele estava um caos. Todas as minhas imagens hospedadas no Photobucket estavam banidas. Tentei arrumar alguma coisa, mas ainda faltam as da coluna lateral e postagens. Espero que compreendam essa bagunça toda!
Achei desrespeito, por eu não estar infringindo nenhuma norma que me foi exposta no acordo, não ultrapassei o limite. Porém ao ler o "help", lá consta que as imagens são banidas, se elas tiverem um número excessivos de cliques de terceiros. Oras!!
Então vai a dica, não coloquem nomes chamativos em suas fotos. Daqui pra frente vai ser tudo um, dois e três.
E que alegria!! Eles me devolverão minhas imagens no dia do meu aniversário!! Portanto, somente daqui 8 meses. Não gostei!

Já me inscrevi no , mas ainda não sei do suporte deles. Se alguém puder me dar dicas de hospedagem de imagem, agradeço!

Como o inferno astral se instalou tão precocemente, estou com problemas com o (update das postagens, a última, data coincidentemente do dia do meu aniversário) e eles não conseguem resolver. Não acessei informações de outros , mas estou desconfiada que o tem dedinho nisso e futuramente conto minhas ligações.
No , tenho configurado três blogues e todos são o "Luzdeluma" portanto quando forem adicioná-lo aos seus favoritos, prestem atenção. O suporte diz que poderá migrar todas as informações para um, mas isso já fazem mais de 10 dias.
O está desfazendo o login todas as vezes que estalo para fora dele. Virei "o sombra" em seus widgets!

Não vou falar da minha tendinite, do meu olho seco e da falta de tempo para blogar. Ultimamente tenho dobrado o meu tempo em volta de contratos e planilhas e isso é muito bom! Talvez tenha que deixar tudo isso na espera. Dependendo de um telefonema hoje, terei de viajar. Então rezem crianças, porque o bicho tá solto!

Bom fim de semana!
Beijus

2 comentários :

  1. Anônimo19:03

    ESTOU SENTINDO MUITAS DORES NA REGIÃO ENTRE BEXIGA E INTESTINO, SE CONUNDEM E MUITO, TANTO AO URINAR E AO DEFECAR, SINTO FORTES CÓLICAS NO PERÍODO MENSTRUAL, PODE SER ENDOMETRIOSE??

    ResponderExcluir
  2. descobri esta doença mas tenho fé em Deus! e na medicina dos dias de hoje! eu vou me curar!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor