Guardar livros, pra quê? [update]

Todos nós sabemos da situação que se encontra a educação no Brasil. Não vou traçar panorama algum para não vos massacrar, só queria que olhassem à volta, os livros que ocupam as vossas estantes e analisassem o tempo em que cada um deles não é aberto.

Alguns destes livros podem ter valor afetivo e outros estão ali somente para ocupar espaço e, se não servem mais para vocês, poderiam servir para outras pessoas, não é mesmo?

Passei a tarde de hoje em uma organização de estante, envolta em recordações emanadas de cada volume e das lembranças de como cada um dos livros chegou em sua mão e o por que, de cada um ocupar aquele espaço. Depois da organização, restaram livros sem apego, livros que não mais interessavam ou que nunca mais interessarão, alguns ofertados impessoalmente para divulgação.

Às vezes acontece dos livros não poderem nos acompanhar, como quando mudamos de casa, cidade ou país. O que vejo são pessoas entulhando a casa dos pais ou procurando guarda-livros, mas para quê? Se o livro não é precioso, porque não doamos?

Onde posso doar meus livros?

Existem diversas alternativas e uma delas são os cursinhos pré-vestibulares populares, voltados para a população de baixa renda, que normalmente aceitam doações. Veja outras alternativas:
  • Bibliotecas municipais, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura de sua cidade.
  • No Rio e em São Paulo os livros didáticos também são aceitos, mas antes de levar os livros, é recomendável telefonar para agendar as doações. Os endereços e telefones você pesquisa no site das secretarias municipais de cultura.
  • No Estado do Rio de Janeiro, o Instituto Educarte lhe dá a comodidade de recolher em casa as doações e ainda mantém endereços por quase todo o Estado.
  • A ONG Oficina de Cidadania (av. Sete de Setembro, 88, sala 614, tel. (71) 8863-4615) em Salvador, onde é oferecido aos jovens de baixa renda curso pré-vestibular gratuito, também busca os livros em domicílio.
  • Em São Paulo, o Núcleo de Consciência Negra da USP (av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, trav. 4, bl. 3, tel. (11) 3091.4291)
  • Em Belo Horizonte, a Associação Pré-UFMG (r. São Paulo, 990, tel. (31) 3212-6807)
  • O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) faz campanha nacional para abastecer suas bibliotecas e recebem doações. Você deve ligar para a secretaria do movimento de seu Estado e saber onde ficam os postos de entrega e dependendo do Estados, eles recolhem no domicílio.
  • Raquel, do Maionese sugere outros locais para doação, troca e venda de livros usados, confira!
  • O Blogue "O que elas estão lendo" está com uma proposta legal para fazer os livros circularem. Embarque nesta!
  • Sebinho nas canelas!! Dica do Pablo, do blogue Cadê o Revisor? Feira de troca de livros infantis que acontece no Parque Lage (Rio de Janeiro), nos finais de semana, com direito a café da manhã. Vai perder essa?
  • [update] Projeto "Livro sem Fronteiras" - Por essa você não esperava!!
Não deixe que seus livros 'morram' na estante! Dê vida à eles, faça-os circular e espalhar bons momentos!

Ah! E dia 10 de Setembro, começa a Primavera dos Livros! Centro Cultural São Paulo, entrada gratuita!

Refletindo:

Nossa vida é contínua comunicação. Com a educação ou aprimoramento desta capacidade comunicativa, ampliamos nosso relacionamento com o mundo, compreendemos melhor a realidade e consequentemente poderemos transformá-la. É pela troca de experiências e intercâmbio de indagações que analíticamente discutimos nosso dia a dia. Talvez, esse seja o maior motivo do sucesso dos blogues.

Aqui nos organizamos com mais propriedade no espaço virtual! E comunitariamente nos ajudamos. Pois sim?

24 comentários :

  1. Anônimo07:32

    Eu sempre faço doação de livros, aliás, um dos sites para onde estou escrevendo tem doado para instituições de caridade! O www.mundomundano.com.br
    Só guardo aqueles imprescindíveis, o resto vai para novas mãozinhas... tem coisa mais perfeita nesse mundo do que olhinhos vorazes em páginas que já mudaram tantas vidas???
    Beijocas
    Mi

    ResponderExcluir
  2. QUe coincidência! Acabei de enviar um email para um pessoa que trabalha na embaixada brasileira aqui em Helsinki, onde tem curso de português, perguntando se eles têm interesse em alguns livros. :-)))
    Como mudamos muito, já nem tiramos mais os livros das caixas de mudança. Olha que desperdício! :-))
    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Sou professora e este post traduz muito bem a indignação de uma classe trabalhadora que vem sendo destruída a cada ano!

    E juntando os livros aos professores, cito a frase de Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens e livros."

    Obrigada pela visita ao meu blog!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Vou participar sim..com doação e postando no blog..
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Campinas nós doamos os livros para as comunidades de base, um movimento da igreja. eles recolhem e depois de catalogar passam para as escolas da comunidade carente.
    Também fiquei indignada com o acontecimento aí no Rio. que país é este???
    Beijos minha linda!

    ResponderExcluir
  6. Olá Luna!

    Parabéns pelo post! Realmente é lamentável a situação de caus em que se encontra a "EDUCAÇÃO" nesse país. Um descaso, que caminha a passos lentos por anos e anos, se arrastando sem nenhuma proposta que possa vir de encontro aos anseios da classe em termos de valorização e respeito, condições melhores de trabalho, remuneração digna, enfim, pra não dizer do tratamento que você tão bem descreveu para com a classe. Coisa que não ocorreria, se a manifestação fosse movida pelos políticos reivindicando aumento de salários por exemplo. Aliás, esses nem precisam, pois os deles sobem e são aprovados imediatamente e automaticamente. Já os Professores, Educadores que para mim, teriam que ser a classe mais valorizada, mais bem remunerada em qualquer parte do mundo, pois a ela se devem todas as outras. Mas não, ocorre justamente ao contrário, pois não é do interesse desses que governam, clarear a mente humana, não lhes cabe dar a devida sabedoria que o povo merece, porque isso irá contra eles, os políticos. Uma vez que, o povo se conscientizando das mazelas deles, eles não mais subiram ao poder, pois para tanto precisam do voto, e o verdadeiro sentido do voto, quando mais puder ficar nas escuras melhor para eles. Não é prioridade neste país a educação, simplesmente porque uma nação bem educada não aceitaria as barbáries que vem ocorrendo por parte dos políticos por aqui. Mas, contudo fico feliz por ver que, embora nossa situação seja de caus, ainda temos pessoas de bom caráter como você tentando fazer alguma coisa enquanto a tempo.
    Parabéns também pela iniciativa em relação aos livros, como ninguém sabe da importância da leitura para esse povo tão carente e privado de seus direitos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Parece que seus problemas são os nossos problemas.
    Nem vou comentar por que não seria entendida.
    Depois de ter passado por tudo o que vocês estão passando, chego à conclusão que a educação foi a disciplina ministerial que mais mudou relativamente à ditadura.
    Afinal... só piorou... Educação não é democrática. Os alunos não mandam mais que Professores. Os filhos não mandam mais que os Pais.
    Tem que haver linhas orientadoras para Educadores (Pais e Professores)e os educandos têm que se submeter sim. Sob pena de maltratarem suas Hierarquias quando chegarem à vida Profissional activa. Já se notam efeitos da democracia no ensino.

    Desculpa Luma falar assim em seu blog mas esta é minha experiência de vida e não tenho muito que me arrepender, mas tenho já muita mágoa pelo que estou recebendo de netos, através dos filhos e noras para quem os velhos (tenho apenas 63 anos) são totalmente descartáveis.

    Perdoa uma vez mais o desabafo.

    SOS pela educação da juventude. Ainda vão a tempo de corrigir erros.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Luma. Tudo bem? Sou a Cecília e trabalho na Edelman, onde atendo a Jorge Zahar Editor. Gostaríamos de saber se você tem interesse em ir à Bienal do Livro 2009. Meu email de contato está no meu perfil. Um beijo,

    ResponderExcluir
  9. Luma,
    Eu nem sabia que Fábio Jr. foi casado com uma moça chamada Inês! Mas sei que ele é que possui o sobrenome Galvão... Qto a moça ser de Viçosa; sabia que há uma outra Viçosa no Ceará?
    Mas se sua mãe te falou isso? Quem sabe?
    Sua mãe é daqui de Viçosa?

    Qto ao seu texto sobre a doação de livros, esse trabalho da Ana Reis. eu acho mto bonito o trabalho dela.
    Infelizemnte os livros e revistas que passam por aqui costumam ficar... Tenho filho na escola e sou professora de Português, portanto os utilizo. As revistas costumo doar a um amigo, para as filhas dele.
    Qto ao ato da polícia no Rio... Essa situação está caótica mesmo.
    Um dia essa profissão vai ser extinta, tamanho o descaso do governo. E olha que o Sérgio Cabral foi eleito governador do Rio, justamente pelos professores, por causa de sua política educacional!
    Por isso é que eu falo que nenhum político presta!!!

    bjão

    ResponderExcluir
  10. Já tinha lido algo a respeito em blogues outros e sempre me pareceu uma boa idéia. Para que guardar livros que possam ajudar na instrução de outras pessoas?
    Grandes idéias merecem divulgação.

    Beijo, Luma

    ResponderExcluir
  11. Olá Luma
    Achei muito interessante esta campanha de doação de livros mas não pude deixar de me impressionar com a forma como estão a ser tratados os professores brasileiros. Também em Portugal os professores têm sido sujeitos a uma campanha de desrespeito por parte do governo que tenta criar na opinião pública uma má imagem dos professores e da escola, contribuindo para que os jovens percam o respeito que deveriam ter pelos seus professores. Se me permite, vou divulgar o seu blog, junto dos meus colegas professores porque a situação em Portugal também é muito má.
    Obrigada por divulgar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Luma! Estou com dificuldade para permanecer no seu blog, sempre dá um erro.. Humm..

    Mas deu para ler uma parte do post, e o mesmo já aconteceu comigo. Já tive dúvidas sobre o que fazer com os livros que já não me valiam mais, e alguns doei para escolas, existe também o Farol da Educação. e sempre tem aquelas pessoas conhecidas que gostariam de dar uma olhada!

    Um beijo! Acho que devagar volto ao blog! Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  13. Luma,

    Bacana esse alerta que você nos dá em seu post. Monica sempre falando de algo interessante, né? Adorei conhecer esse seu espaço, dessa forma séria e ao mesmo tempo descontraída de abordar certos assuntos.

    Espero não perder contato, viu?

    Que seu final de semana seja de luz, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  14. Anônimo13:40

    Sobre os professores e a extinçãdo Plano de carreira, o mesmo acontece aqui no RS. O novo plano, totalmente desfavorável ao magistério gaúcho ainda não está pronto mas... é questão de tempo.

    Sobre os livros tenho uma consideração a fazer. O FNLD distribui a cada três anos os livros didáticos e na maioria das bibliotecas escolares eles ficam mofando pois os professores não se interessam pela nova forma de composiçaõ do livro didático. Preferem os antigos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Luma
    Obrigada pela sua visita.
    Sou professora e aqui em Portugal também tem havido grandes problemas com a nossa carreira: mais horas de trabalho, congelamentos salariais e na carreira, avaliação pelos próprios colegas, etc, etc.
    A minha solidariedade para os colegas brasileiros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. OLA!!!
    Eu sou Gunnar N. Chaves,tenho 25 anos, estudante de psicologia ( UNISUL), sou membro da Igreja Evangelica Assembleia de Deus em Imbituba SC.
    E é com grande alegria que vos escrevo para receber cursos Bíblicos por correspondencia, como tbm materiais evangelisticos.
    Venho por meio deste email lhes pedir que me mandem cursos gratuitos via carta postal pois nao tenho acesso direto a computador e me interesso muito pelo estudo teologico mais nao tenho condiçoes financeiras para fazer…….por isso lhes peço que me enviem o que dispuserem...
    Faço faculdade porem sou bolsista...
    Se puderem me ajudar enviando livros, livretos , folhetos, ficarei feliz em receber!
    Crendo em Deus espero resposta!!!
    meu endereço:
    GUNNAR NASCIMENTO CHAVES
    RUA PRESALINO PIRES N°1560
    PAES LEME – IMBITUBA – SC
    CEP 88780-000 grato desde ja GUNNAR

    ResponderExcluir
  17. Livros devem ter asas... devem fazer parte dos sonhos de muitos e facilitar àqueles que não podem comprar. A minha filha adora tudo que tem, os livros dela são maravilhosos, espero que um dia, ou ela guarde com amor ou dê com amor.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  18. Olá, meu nome é Tatiane, também acho fundamental doarmos os livros que estão ficando "marrons" em nossas estantes, mas no meu caso é diferente, sou estudando e preciso da ajuda de voçes com DOAÇÕES DE LIVROS DE LINGUÍSTICA, LITERATURA BRASILEIRA E ESTRANGEIRA, E INFATO FUVENIL, NÃO TENHO CONDIÇÕES DE COMPRAR, obrigada!

    ResponderExcluir
  19. ola amigos e amigas aceito doações de livros sou de belo horizonte e retiro no local em outros estado pago pra transportadora retirar pra mim quem tiver por favor me comunique por email rafaelagarcia2002@gmail.com beijos a todos

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho livros de português para professores que estão dando aula para o ensino médio .

    ResponderExcluir
  21. São livros espicíficos para professores, e por isso não podem ir para bibliotecas. Estou sentindo uma certa dificuldade em doá-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA AMIGOS E AMIGAS NÃO JOGUEM LIVROS PRA RECICLAGEM, OU NO LIXO, RECOLHO TODO TIPO DE LIVRO DIDÁTICO ENTRE OUTROS, EM ESCOLAS OU EM CASA RECOLHO TODO, NO LOCAL POR FAVOR NÃO JOGUE FORA OS LIVROS MEU EMAIL PRA CONTATO E jubh20013@gmail.com.

      Excluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor