Meu consumo é consciente

consumo sustentável

O Consumo sustentável baseia-se na prática de exploração dos recursos naturais ou não, ou daquilo que existe disponível, sem prejudicar o equilíbrio entre as comunidades humanas, o meio ambiente e a biosfera.

Projetos sustentáveis podem ser implementados até mesmo dentro das empresas, onde as atividades humanas são altamente impactantes para o meio ambiente ou que estejam condenadas pela ação predatória dos recursos disponíveis. Se podemos fazer isto a nível de empresas, porque não fazemos à nível familiar? Vamos tentar corrigir nossos maus hábitos?

Do dia 24 a 30 de Agosto, a Cybele Meyer coordena a blogagem coletiva exposta no selinho acima. Quer participar? Acesse o link, avise da sua participação e publique dentro do prazo estipulado. Escreva quantos posts quiser ou se não tiver um blogue e tiver twitter, publique lá com a tag #realsustentavel. Se não tiver blogue ou twitter, pode dar suas dicas nos sistemas de comentários dos blogues participantes. Vamos promover o consumo sustentável?

Solarize-se!!

A energia vital e interminável do sol não serve só para dourar corpos ou deixar tudo mais bonito. Ela também é a melhor substituta para a eletricidade, já que não polui e é renovável. É possível utilizar energia solar na casa toda, e muitos empreendimentos comerciais e industriais também o fazem, mas para isso você terá que fazer um investimento inicial.

Quem tem ambições ambientais mais modestas pode começar com o aquecimento solar da água, bastando para isto, somente de placas de captação e um reservatório térmico colocados no telhado para dar adeus aos chuveiros elétricos e consequentemente, a até 30% de sua conta de energia.

Pesquisei em uma empresa local, soube que o valor do kit varia de acordo com a quantidade de água que se necessita aquecer e de quantos chuveiros e torneiras de água quente utilizarão essa água. Um kit para uma família de três pessoas com dois banheiros e sem banheira, custa em torno de R$1.300 - com um reservatório de 200 litros, ou seja, para quem não toma banhos curtos e mais R$300 pela instalação. Seu investimento retorna no prazo de 03 (três) anos e o equipamento dura cerca de 20 anos.

Ademais, no inverno é super agradável ter todas as saídas de água aquecida, porém no verão é mais fácil economizar os recursos naturais, veja:
  • tomando banho frio e aproveitando os dias longos para manter as luzes apagadas por mais tempo.
  • Ao invés de usar o ar condicionado, abra as janelas. Com exceção nas viagens de carro, pois neste caso, com ar desligado e janelas abertas, gasta-se mais combustível.
  • Entre viajar de carro ou de avião, prefira carro ou trem para poluir menos.
  • Ao preparar churrasco, prefira carvão ecológico e compre somente produtos biodegradáveis, inclusive quando for escolher o filtro solar.
  • Leve consigo um carregador solar (solio) para carregar baterias de seus equipamentos eletrônicos, porque também, nem sempre você tem uma tomada para carregar seus aparelhos.
  • Leve lixo da praia ou da rua para o seu destino certo. Não deixe seu lixo nos lugares públicos.
Você pode promover pequenas ações em seu comportamento pensando no futuro; Como pegar ou dar carona, andar de bicicleta ou à pé, usar transporte público ou usar carros flex, fazer manutenção periódica do seu carro e não lavá-lo com mangueira. Álias, jogue a mangueira no lixo.

Lance olhares para o seu bairro, ele é sustentável? Analise os fatores que contribui para a poluição que afetam os seus 5 sentidos, como a poluição do ar, visual, auditiva... barulhos ou ruídos altos, calçadas mal conservadas e falta de arborização para produzir sombra, terrenos baldios, desnivelamento que deixam águas paradas, falta de bueiros, ciclovias e etc.. Ajude a elejer um representante do seu bairro perante à câmara de vereadores.

O melhor lugar para se viver existe e cabe a você ajudar a definir as características deste mundo melhor! O que você tem feito?

11 comentários :

  1. Luma,
    te confesso que tento viu? Mas meu consumo não é assim tão consciente quanto eu gostaria que fosse. Mas mais para frente quero fazer tudo direitonho :)
    Beijos bom início de semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Luma!
    Gostei muito da idéia da blogagem, e em especial do seu post.
    Vou participar também. Afinal de contas, por mais que a gente faça, nunca é demais fazer um pouquinho mais, né não?

    Beijo procê.

    ResponderExcluir
  3. Luminha,
    Vc gosta de FErnando Pessoa? Dá um pulinho no Lua Imaginada... Estou fazendo a semana do Pessoa...
    http://luaimaginadapoemas.blogspot.com

    Gostei mto do seu post consciente...
    mas confesso que pouca coisa faço nesse sentido, vou tentar daqui prá frente ser mais consciente...

    Saudades de vc...

    bjão

    ResponderExcluir
  4. Luma do meu coração, eu não desperdiço água, durmo de janela aberta para evitar até o ventilador, só uso se estiver muito quente, e o chuveiro só ligo se estiver doente ou chovendo muito, a água fica gelada. Enfim, tento fazer minha parte, mas não me acho das melhores não =(.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olha estou participando também.
    Venha confeir.
    Com carinho
    Sandra
    Estou com o blog uma interação de amigos.

    ResponderExcluir
  6. Luma, uma matéria bem oportuna. Pena que a maioria das pessoas ignora o facto que pequenas alterações feitas com consciência geram grandes resultados no final.

    Fica com um beijinho de cá

    ResponderExcluir
  7. Olá minha linda!

    Venho pedir para que ore ou pense com muita fé em suelly Marques do Aniz com Canela.
    Sua irmã pede orações por ela, pois não está nada bem. Fez alguns exames e aguarda os resultados.
    Sei que a Su gosta muito de você e por estou pedindo.
    Muito obrigada Luma, sei que você mandará bons pensamentos para ela.
    E tudo dará certo.
    Beijos muito obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Uma saída para a população seria a redução dos custos de implantação da energia solar. Uma revolução que iria deixar muita cia elétrica de mau humor...

    ResponderExcluir
  9. Luma!
    Eu estava mesmo sentido sua falta, viu!
    Espero que as coisas não estejam fáceis só pelo acúmulo de trabalho, e não por algo grave...
    Ah... Quem é que nunca confundiu amizade? Todo mundo já passou por isso, né. Mas que bom que foi bom xD

    'Brigada pelos parabéns. Pode deixar que aviso.
    Beijo procê!

    ResponderExcluir
  10. Toda iniciativa p/ se reduzir o estrago é bem-vinda. É pena q somos muitos milhões e poucos tomam consciência dessa necessidade. Tomara q mais pessoas sejam tocadas.
    Bjs, lindos dias.

    ResponderExcluir
  11. Otimo post....
    Tento me organizar, mas preciso melhorar.......

    Tanti saluti!!!
    Gi, Roma

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor