Outubro Rosa [update]

outubro rosaA Blogagem coletiva "Outubro Rosa" que acontece hoje, dia 01 de outubro, foi motivada pelo lançamento da campanha "Não aceite informação pela metade" e das ações do "Outubro Rosa", propriamente - Você também pode se informar sobre a campanha no site Mulher Consciente, assim como obter informações importantes sobre a saúde feminina.

Neste dia ela recebeu informações da Dra. Maira Caleffi, principalmente a forma como a mulher encara o próprio seio "muita mulher que vê os próprios seios como atrativo para o homem, inveja para as mulheres ou simplesmente o alimento do filho" - pensamento que precisa ser mudado "A mulher precisa se conscientizar de que a mama é sua, não é do marido, nem do filho"

Durante todo o mês de outubro, será comemorado em todo o mundo o mês internacional da Saúde Mamária, conhecido como "Outubro Rosa", simbolizado pela cor rosa.

clipped from www.saude.sc.gov.br - Doença triplica entre mais jovens

Mês de outubro é dedicado em vários países do mundo a ações de prevenção contra o câncer de mama



Em três anos, triplicou o número de mulheres que ainda nem completaram 40 anos, mas já foram vítimas do câncer de mama. Os dados são da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e mostram que, em 2003, a incidência desse tipo de tumor nas mais jovens era de 5,6%. De raridade, os casos passaram a ser recorrentes e, no ano passado, esse grupo passou a representar 16,8% das ocorrências da doença. A incidência aumentada rapidamente após essa faixa etária. Quando detectado no início, o índice de sucesso no tratamento chega a 90%. Ainda não há um mapeamento conclusivo sobre as causas do aumento de câncer de mama nas mais jovens. No entanto, os especialistas acreditam que o crescimento explosivo estaria relacionado à mudança de hábitos do sexo feminino.

Os sintomas são nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor. Também podem ocorrer alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos, retrações ou aspecto semelhante à casca de uma laranja, e nódulos nas axilas. O exame clínico e a mamografia são as formas mais eficazes para detectar o problema, assim como o auto-exame. O Brasil registra o câncer de mama como a principal causa de morte entre a população feminina. Os dados epidemiológicos que estão disponíveis atualmente permitem considerar o câncer de mama como um problema de saúde pública no Brasil.

Impacto psicológico é forte nas mulheres

Em um esforço concentrado para combater o avanço da doença entre a população feminina, o mês de outubro é dedicado à prevenção do mal em vários países do mundo. Denominada Outubro Rosa, a campanha tem a finalidade de incentivar as medidas preventivas e aumentar a conscientização sobre a doença. Em Florianópolis, a psicooncologista Eliane Sá Brito promove oficinas de conscientização com as mulheres atendidas nos ambulatórios e consultórios de ginecologia e mastologia do Hospital Universitário (HU).

Voluntária da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc) e integrante da equipe da Climama, de Florianópolis, a psicóloga Eliane Brito explica que o Outubro Rosa representa a luta contra o câncer de mama. Este câncer, diz ela, é o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e, sobretudo, ao impacto psicológico que provoca. Envolve negativamente a percepção da sexualidade e da auto-imagem, mais do que qualquer outro tipo de neoplasia que atinge a mulher.

O Outubro Rosa

- O mês internacional de conscientização sobre o câncer de mama também é conhecido como Outubro Rosa, por causa do laço cor-de-rosa que simboliza mundialmente a luta contra esse tipo de câncer, que agora avança no contingente feminino abaixo de 40 anos

- A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, escolhido como símbolo da luta mundial contra a doença, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura realizada em Nova York em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

- Ano a ano, as ações de conscientização e prevenção que integram o Outubro Rosa vêm ganhando adeptos em todo o planeta. Além das corridas pela cura, pontos turísticos são iluminados na cor rosa, em homenagem às mulheres que sofreram ou sofrem com a doença.

- Entre os principais pontos e monumentos conhecidos mundialmente que aderiram à iluminação rosa, destacam-se a ponte Harbour, em Sidney, Austrália; a Torre de Tokyo, no Japão; o Arco Constantine, em Roma; e as cataratas do Niagara, no Canadá.
- No Brasil até a presente data, aderiram: Santander Cultural, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Cristo Redentor, Teatro Ópera de Arame, Farol da Barra, Memorial JK, Monumentos Usina do Gasômetro / Supercuia.

- No Brasil, a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama é uma ação integrante da campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda", conduzida pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).

As mulheres de forma efetiva devem participar desta campanha de esclarecimento, principalmente sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de Mama. Quem teve câncer ou qualquer tipo de doença grave sabe que não é somente a mulher que sofre, sofre junto toda a família. Portanto, vamos todos participar desta campanha?

A participação da sociedade é fundamental, para esclarecer que mesmo sendo esse tipo de câncer posicionado em primeiro lugar na maioria dos países como causa de alta mortalidade entre as mulheres, pode ser curado se detectado a tempo. Vamos chamar a atenção das mulheres sobre a importância da realização anual de exames preventivos.

Participe da blogagem coletiva, a família agradece!

Blogues participantes: Meu Veneno, Saber...é bom demais!!, Pensiere e Parole, Sucesso News, Outras Frequências, O Futuro do Presente, Tiffany em fase mãe, Liliane Ferrari, Hapillss, Mikix, em Toronto Canadá, Angeliica, Na casa da Vovó Rô, Eu e o renascer das cinzas, Rosa 147, Saia Justa, Luz de Luma, yes party!, Blog Lucas Pereira, Duzão's Adventures, Janelas do Zeca, Penso Direto, Arte e Ofício, Plugbr.net, 30 e Alguns, Chá de Hortelã, Pró Curar, Poucas Palavras, Casa da Gabi, Karine M. Lira, Bicho Papel, #prontofalei, Empurra com água, Meu Estilo, Nova Pediatria, Groselha News, Tô Doida, Meu mundo e nada mais, Moda para usar, Anis com Canela, It's a Wonderful Life, Então Relaxa, Luluzinha Camp, Novo-mundo, Jane Austen, Rastro de Carbono, Diários Animais, Garota Geek, Holística, Blog do Professor Vaz, Blog do Moura, Simples coisas da vida, Sturm und Drang, Blog 3, Diva Diz, Digital Paper, Sinestesia, Blog do Guara, 3 Little nerds, Ato Criativo, Cobra com Asa, Rexona Blog, Uatafóc, Pandeando, Anderssauro, Gaveta de Criado Mudo, Pri Alves, Gente sem saúde, LuxSalus, RodOgrO, Tou em outra, Cantinho da Borboleta Azul, Meu Retrato, Cafeína, Cynthia Semiramis I, Cynthia Semiramis II, Cynthia Semiramis III, Cynthia Semiramis IV, Silent Devotion, Mulher design, Márcia HK, Filombeta, Ninhorama, Tânia Defensora, Colorida Vida, Delicate Girl, Media Monitor, Re-novidade, Artes e Palavras, Peripécias na Dinamarca, Boneca de Pano, Musas Hinm, Bia, Cris e Lulu, Futrico, Meu Mundo Sano, Diálogo Fashion, Mini Mundo, Fatiou Passou!, Blog das Gurias, Lu Ivaniki, A garota do copo d'água, Garcia Sales, Navegante do Infinito, Deusa Doméstica, Toda Menina, Groselha News, Lady Rasta, Blog do Cejunior, Blog do Cejunior IISensata Paranóia, Azar o seu querida, Thinks that matters, Osc@r Luiz, Sotaque Mix, Mulheres (im)possíveis, Idéias Despedaçadas, Diário de Iza, Golden Alecrim, Kiwi Nuclear, Blogosfera Solidária, A vida Secreta, Sim Viral, Blog-memories, Liberdade das Artes, MamaBlog,

Se o seu blogue não estiver na lista, avise!

Cobertura no Twitter [aqui]

9 comentários :

  1. Anônimo16:13

    Guria, está blogado! http://www.blog.lucaspereira.com/2008/10/01/blogueiros-apoiam-a-luta-contra-o-cancer-de-mama/

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17:10

    É isso aí, quem ama cuida e quem cuida informa e informação nunca foi demais.

    Campanha abraçada com muito amor e dedicada a três amigas que travaram uma luta intensa até o fim e nunca desistiram. O Câncer não foi de mama e sim de estomâgo. Infelizmente quando descoberto já estava em estado avançado, pouco se pode fazer.

    http://entaorelaxa.blogspot.com/2008/10/preveno-sempre-foi-e-sempre-ser-o.html

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  3. Luma, Olá!
    Estou tomando conhecimento agora sobre esta campanha. Irei participar. Estou colocando o banner no meu blog.
    Beijo.
    Astrid
    Obs: estou em Ubatuba e não em Guarulhos como acusa o Live traffic feed !!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Luma,
    Desculpe-me por não ter postado tão logo recebi seu convite. Depois de tamanha demora, o post já está lá no blogue: http://sotaquemix.blogspot.com/2008/10/outubro-rosa.html
    Super beijo pra vc!

    ResponderExcluir
  5. oi Luma,
    como ando meio fora da rede (problemas pessoais) só esta semana soube da Campanha e da blogagem ... mesmo fora da data tou dentro e postei prá dar força na luta.

    ótima iniciativa,
    bjs
    ;-)
    Sarah

    ResponderExcluir
  6. Bem, Luma...

    Parece desnecessário informar que estou mais do que dentro, já que o "Sensata Paranóia" está aí logo acima no rol dos blogues que participam do "Outubro Rosa". Apenas queria informar que iniciei uma série de postagens tirando dúvidas sobre câncer de mama. Estou tentando, dentro das possibilidades, eliminar o "medicinês" de alguns bons textos já conhecidos para realmente esclarecer o assunto.

    Fico à disposição.

    Um abraço!

    Urbano

    ResponderExcluir
  7. oiiii!!!
    Luma,
    legal a sua iniciativa
    estarei com vocês nessa
    tive uma prima passou por isso,
    só está viva hoje pq descobriu a tempo.
    Acho que essas campanhas conscientização são de extrema importância.
    Bjs...bye!!!

    ResponderExcluir
  8. olá, Luma
    chegando tarde, mas querendo participar ao menos nessas últimas semanas
    um abraço
    fátima queiroz

    ResponderExcluir
  9. Oi Luminha só hoje estou vendo esse blog seu.
    Fiz um arquivo blog confidencial com a experiência de uma amiga e o câncer de mama.
    http://debbyeuamominhavida.blogspot.com.br/2012/10/outubro-rosa-snopse-arquivo-blog.html

    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor