O mundo de cabeça para baixo

Lembro que quando estava na escola, um professor de geografia, girava o globo e dizia: "prestem atenção que vocês no futuro não visualizarão os mapas, eles serão extintos". 

Era muito confuso compreender essa fala, porque para não existirem mais os mapas, seria porque não existiriam mais os territórios? Não. Talvez porque não existiriam mais engenheiros cartógrafos. Não tenho certeza, mas penso que na atualidade essa profissão está restrita à área militar. 

Não faço ideia também se ainda estudam os mapas nas aulas de geografia, se ensinam sobre limites territoriais, países, etc.. A crítica é quanto aos habitantes de determinado país que não sabem quais países estão na sua fronteira ou se um país mais longínquo, como o Brasil esteja no continente africano e com muitas girafas e elefantes ou outros que dizem que estamos mais ao sul, que a Patagônia nos pertence e que temos como capital federativa: Buenos Aires. Pior que internamente, isso já virou uma piada.

Sempre fui uma aluna aplicada e bastante curiosa quanto aos países, suas capitais, climas e vegetações. Mas sei que muitos pensam que a capital do Estado de Nova Iorque é a cidade de Nova Iorque. Ledo engano. Uma besteira... para quê saber?

Outro exemplo são as cidades que moramos. São poucas as pessoas que sabem nomear quais bairros estão ao norte ou ao sul. Para quê se podemos usar o GPS? 

Os mapas são um fator importante na empatia humana. De nada adianta ouvir notícias de desgraças e tristezas se você não sabe onde estão as desgraças e tristezas em relação a você. Sim, estou sendo irônica. 

Os mais jovens estão tão acostumados a olhar para a tela de seus telefones que só veem aquela parte do mundo, ditos sob medida, por sua localização no Google Maps. 

O Google confia em dados básicos para que você poder ter sua versão eletrônica. Se os dados básicos não estiverem sendo desenvolvidos constantemente, seus dados eletrônicos também ficarão desatualizados. Uma perdição!  

O mapa-múndi é a dita terra plana, mas só no papel. Creia, existem os defensores da terra fatiada, podemos afirmar que foram estudantes abestalhados que tiveram professores que eram proibidos de reprová-los? 

No começo do ano, li uma matéria sobre um homem que estaria lançando uma campanha de "crowdfunding" para enviar apoiadores da terra plana ao espaço. Mark Gold é um escocês irritadíssimo com crenças em fantasias conspiratórias. Eu me diverti imaginando ele apresentando à essas pessoas uma nova terra e um novo universo. 

Isso atualmente, mas no passado um monge do século XV criou um mapa do mundo por "crowdsourcing". Fra Mauro foi o Google Earth de uma década, cinquenta anos antes da descoberta do Brasil. 

Sua obra é de precisão sem precedentes. A imagem é de domínio público. Ampliem para melhor visualização (aqui)

Imagine Veneza em meados do século XV, um monge usando um chapéu largo de smurf, abordando quem ali chegasse depois de uma longa jornada marítima. Numa taverna interrogava essas pessoas sobre suas viagens. Como estava o tempo? Que categoria de gemas preciosas foram extraídas? Que animais você encontrou e quantas cabeças eles tinham? 

Esse monge foi contratado pelo rei Alfonso de Portugal para produzir o mapa-múndi. Os portugueses eram exploradores ávidos e clientes ricos e, antes das imagens de satélite, Veneza era o paraíso dos cartógrafos. 

Comerciantes árabes e exploradores do mundo passavam pelo porto, dando a Fra Mauro uma fonte incomparável de fofocas e grandes contos sobre o mundo. A queda de Constantinopla, ocorrendo alguns anos antes de o mapa ter sido concluído, também teria fornecido uma rica fonte de refugiados bem viajados, presumivelmente dispostos a trocar suas histórias por pão ou cerveja. 

"Crowdsourcing" de um mapa nunca foi tão fácil, e Fra Mauro aproveitou ao máximo. Ele interrogou esses viajantes com uma curiosidade que beirava a beligerância, verificando seus contos na extensa biblioteca de seu mosteiro na lagoa de Veneza. Ele usou suas informações para desenhar o próprio mapa e salpicá-lo com quase 3.000 anotações.

Ao descrever as riquezas, as rotas de navegação e as pessoas ao redor do mundo, Fra Mauro não apenas descreveu o terreno, mas também contribuiu para encorajar mais explorações, levando à famosa Era da Navegação e à descoberta das Américas. 

Se ele estivesse vivo hoje, provavelmente ficaria desapontado ao saber que lagos de ouro e vinho existem apenas na imaginação dos viajantes que ele entrevistou. Ele ficaria, entretanto, feliz em saber que seu mapa está se provando mais preciso do que os cartógrafos céticos acreditavam, e que ainda funciona como um ponto de partida para pesquisas e descobertas.

O título dessa postagem foi dado inspirado nas características frágeis que o mundo sempre se apresentou. Ele está sempre em risco, mas em 1450, o disco de quase dois metros, pintado à mão por Fra Mauro, representou o mundo orientado para o sul, o que significa que o mundo aparece de cabeça para baixo para os espectadores. Demorou cinco anos para ser criado e antes das descobertas holandesas, espanholas e portuguesas no Oceano Índico e, antes das viagens para a América por Cristóvão Colombo - o primeiro do seu tipo a mostrar a África como um continente separado da então grande massa de terra do sul.

Uma das minhas partes favoritas do mapa é uma pequena inscrição bem no topo do mapa que diz "Aqui começa o mar escuro" - Uma imensa imagem cheia de informações e um prenúncio de que o mundo estava prestes a mudar muito rapidamente. Você procura por qualquer país que hoje existe e percebe que não estamos lá - O mundo foi comprimido numa massa esférica. 
 
Cartografia só foi compreendida para os não navegadores anos mais tarde, assim como hoje sabemos que um barco quando se perde no horizonte não caí num abismo.

62 comentários :

  1. Te felicito pelo excelente texto que partilha!
    A rápida evolução tecnológica mudou o mundo, mudou os conceitos, mudou-nos a nós! E a vertente cartográfica é apenas um pequeno exemplo. O mundo em que hoje vivemos, começa no hemisfério do ser e tem raízes nos antípodas. A Terra, onde fica na imensidão do Cosmos? Será que alguém sabe como será o NOVO MUNDO, depois dos efeitos climáticos que estão modificando completamente o planeta?
    Fredy Cool, desenvolveu uma teoria sobre como será o mundo em 2050. Rapidamente foi proscrito da comunidade científica.
    Será que alguém sabe para onde caminhamos?

    Com esta pergunta, renovo as felicitações pelo teu belíssimo texto.
    Um bom domingo. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Um texto muito interessante, Luma. A era tecnológica mudou o mundo que estudávamos há apenas 60 anos. Mas também as constantes lutas pela independência, a desagregação da URSS mudaram muita coisa, já que há agora outros países que não existiam há 60 anos atrás.
    Cheguei ontem à noite, as férias interrompidas para não deixar de cumprir o meu dever de cidadã.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderExcluir
  3. Uma excelente postagem que elogio, Luma.
    Agradeço a sua gentil visitinha e comentário.
    Tenha um abençoado domingo.
    Um carinhoso abraço.
    Verena.

    ResponderExcluir
  4. Um texto com muito "sumo" e deu-me que pensar. As novas tecnologias mudaram o mundo assim como as guerras tremendas com contornos preocupantes. Ainda guardo um Mapa mundo de papel e foi um utensílio muito bom para os momentos que fiquei com as netas mais velhas.
    Gostei imenso de vir aqui.
    Beijocas e uma boa tarde

    ResponderExcluir
  5. Um mundo sem territórios é utópico, mas ótimo para nossa imaginação. Os povos seriam apaziguados e isso só aconteceria com população reduzida, o que amenizaria os conflitos. O mundo continua fedido como a Veneza de 1450. A sujeira apenas escondida dos olhos. Os reis vulgo "poderosos" continuam detendo o poder e decidindo quais países em evidência. A África continua esquecida, até mesmo na pandemia. Os pobres incomodam e querem tirá-los do mapa. O Brasil não pode se destacar. Esse é o grande erro. O mundo de cabeça para baixo e não à toa Biden disse que essa será a década mais importante de nossas vidas. É o pavor dessa geração mostra apenas o quanto são fracos. A agenda 20/30 será facilmente imposta e a crise financeira mundial agravará conflitos entre países e o mapa-mundial mudará imenso nos próximos anos.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante esta sua publicação. Muito agradável de se ler e seguir tantas informações. Não conhecia esse mapa de Fra Mauro, interessante mesmo!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns por este excelente texto, Luma.
    Também desconheço como é hoje a geografia ensinada na escola, no meu tempo tinha que saber os rios, as províncias e até os caminhos de ferro de Portugal. Também era um exagero.
    O mundo está em rápida mudança, mas as fronteiras entre a pobreza e a riqueza continuarão infelizmente a existir.

    Beijinho e feliz semana !

    ResponderExcluir
  8. Oi Luma fiz um comentário e nem sei se ele foi. Desde criança sempre fui apaixonado por mapas. Tudo começou com o da cidade do Rio de Janeiro, depois do Estado do Rio de Janeiro e Brasil..

    ResponderExcluir
  9. Sempre que chego a qualquer lado tenho que saber pelo menos duas coisas: para onde fica o Norte e a minha casa. Só depois disso é que fico orientado. No entanto, no hemisfério Sul é complicado, principalmente junto à costa, já que vejo o mar ao contrário ("do outro lado"...).
    A propósito da Terra ser plana, há dias ouvi uma tese de que a lua seria oca. E que seria um satélite artificial... Há defensores de qualquer tese, mesmo das mais absurdas.
    Excelente texto, gostei de ler.
    Bom resto de domingo e boa semana, amiga Luma.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Por falar em ironia, nos mapas, o mundo é grande, mas no celular, é pequeno e cabe na palma das mãos, mas não consigo sequer imaginar como é que os estudantes veem o mundo, complicado! Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  11. Buon inizio settimana.

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre gostei de ver os mapas e acho triste que os jovens de hoje não saberiam interpretar os mapas sem o google maps.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  13. Luma, adorei o post! Me lembrei das aulas de geografia. Até hoje eu gosto de ficar xeretando o mundo através do Google, acho muito legal entrar no maps e ver uma rua na Alemanha, por exemplo. Eu não sabia nada sobre Fra Mauro, que coisa! Homem inteligente! E nós aqui neste retrocesso tendo que aguentar gente dizendo que a terra é plana? Pelo amor de Deus! Isso é que é andar pra trás!Fui!


    🌺🌼🌷 Boa semana!

    ResponderExcluir
  14. O nosso professor de Matemática fazia isso connosco.
    De cabeça para baixo junto ao quadro.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  15. Que fim levaram todos os mapas Luma, que a gente menino se encantava em girar e viajar por eles? Um mundo tecnologicamente transformado com informações prontas á palma da mão, mas é preciso entender como estes dados são tratados e modificados para nova visualização. Um mundo de cabeça para baixo onde não caem os barcos, mas que nos leva a reflexões pertinentes.
    Belo trabalho de pesquisa e construção da curiosa postagem.
    Meu abraço amiga e feliz semana com mais leveza e delicadezas.
    Beijo amiga.

    ResponderExcluir
  16. Claro que com o avanço da tecnologia tudo mudou, mas os países continuam e os mapas que os representam também. Penso que ainda são ensinados na escola. Só não sei se são aprendidos.
    Gostei muito do texto tão cheio de informação e entusiasmo.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Olá Luma,
    Os mapas de papel persistirão, mesmo que hoje, a maioria deles também estejam no estilo “touch screen”, nos ecrãs táteis do Mundo contemporâneo. Mundo este, que absurdamente (em pleno Século XXI), ainda existam “terraplanistas”, que acreditam que o Planeta em que vivemos, não é elíptico, mas sim, plano como uma “pizza de Pepperoni”. OREMOS!!! 😄😄😄
    Beijos e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Luma,

    A gente fica tentada a creditar ao avanço tecnológico a ignorância geográfica das pessoas. É claro que a tecnologia tem uma parcela de responsabilidade quanto ao que vemos. Mas, quem observou as coisas com um pouco mais de atenção reparou que não é de hoje que os conhecimentos geográficos têm sido negligenciados. Curiosamente, têm sido mais negligenciados nos países ricos, que parecem não estarem nem aí para este tipo de saber. É por isso que já testemunhamos inúmeras 'gafes' cometidas por autoridades dos tais países, com relação, inclusive, a países que eles estavam visitando (o que revela também uma assessoria falha, rsrs).
    No Brasil o que tem havido é uma piora, planejada, da educação (educação pública especialmente). O Darcy Ribeiro já havia dito, muitas décadas atrás, que a crise educacional no Brasil não é crise, é projeto. Então fica fácil de entender que o desconhecimento sobre muitos assuntos é geral!

    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que saudade eu estava de ler você!!!

      www.rastrosdela.blogspot.com

      Excluir
  19. Luma :que texto maravilhoso..mexeu muito comigo!!!
    Beijos bem carinhosos meus.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Luma, um excelente texto, deu saudades de quando estudavamos com mapas e tudo bem explicados os alunos aprendiam bem melhor, mas atualmente a educação está deixando muito a desejar, educadores e estudantes não tem suporte para que haja um bom ensinamento.

    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  21. Olá Luma!!
    Excelente postagem com esse texto incrível, bem escrito, e nos dando matéria pra reflexão.
    Penso que tudo nessa vida sofre mudanças, transformações. O que hoje pra nós nos parece imprescindível , amanhã já se torna obsoleto. Sempre foi assim. A informática, a internet, é prova disso. Os GPSs mais modernos também .
    Parabéns pelo blog. Maravihoso.
    Beijuxxxxx...

    ResponderExcluir
  22. Muy interesante , buena entrada . La cartografía y en si la ciencia ayuda tanto. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  23. A tecnologia veio mudar as formas de aprendizagem.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  24. Muito lindo e bem interessante,como sempre! Sempre gostei de mapar e globos. Hoje a tecnologia facilita o aceso a eles e nos leva virtualmente pa cada lugar e entramos em TUDO! O mundo parece mesmo da tecnologia não prescindir! Lindo dia! bjs, chica

    ResponderExcluir
  25. Que texto maravilhoso Luma! E que tema incrível!!
    Adentrando no link do mapa criado pela turma do Crowdsourcing , deparei-me com inscrições espetaculares que me lembrou a trilogia do Senhor dos Anéis e fiquei bastante intrigada com a riqueza de detalhes. É um conhecimento incrível ver tudo isso aqui e fiquei gratamente surpresa por nos trazer Luma!
    Realmente, por tudo hoje estar na palma da mão foi retirada a graça das riquezas de detalhes que apenas os cartógrafos de outrora construíram com uma sagaz exatidão!
    Beijos querida e uma semana muito linda!!

    ResponderExcluir
  26. Olá, um texto bastante interessante e informativo. Os globos me fascinavam e era fácil viajar por ele. Obrigada pela visitinha e palavras animadoras. Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Gostei do texto, Luma.
    Sou das pessoas que não dispensa mapas. Antes de ter os do Google à disposição, sempre que chegava a um país ou cidade que não conhecia, comprava o respetivo mapa.
    Uma primavera muito agradável. Abraço.
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir
  28. Posso estar enganado, nunca estive lá, mas tenho a impressão que na Austrália é possível encontrar planisférios, mapas mundis com o hemisfério sul na parte de cima. Não deve ser à toa que o país se chama Austral-ia .

    ResponderExcluir
  29. Beleza de texto, Luma, eu comecei a "pirar" quando meus filhos entraram na escola e não davam mais a lista de livros. Senti um baque, pensei que meus filhos fossem ficar na obscuridade! Quase analfabetos!! rss
    Tínhamos, no meu tempo, todos os livros de todas as matérias. E os alunos levavam todos os livros das matérias do dia! Tínhamos aulas maravilhosas, português, redação, OSPB e por aí ia.
    Hoje? Nem quero falar, ainda bem que meus já estão formados. O ensino no Brasil caiu muito, o Smartphone é quem manda. Claro que a Internet é maravilhosa, mas não só ela. Há um exagero.
    O hábito da leitura não se fez como em outros tempos.
    Parabéns pelo teu texto.
    Uma feliz semana pra você.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  30. Oi Luma,
    Quando vc disse que estavam levantando fundos para mandar os terraplanistas para o espaço, achei que era para deixa-los por lá. Se é para provar que a terra é redonda, então não vou contribuir, pois afinal eles vão ver apenas o que querem, mas se for para deixa-los por lá, vou participar da vaquinha.
    O mapa de ponta cabeça é incrível! ainda que não seja preciso, é uma verdadeira obra de arte!
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Os mapas e os novos tempos... Tudo muda, a tecnologia trouxe um rebuliço e tanto no mundo. "Admirável Mundo Novo"?!
    Um texto com grandes reflexões...
    Bjs e uma flor...⚘

    ResponderExcluir
  32. E os terraplanistas piram com esse post. Há mais mistérios entre o céu e o inferno que julgam nossa vã filosofia.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  33. Regressei de férias há três dias, daí o atraso em aparecer.
    Li com o maior interesse este extenso mas excelente texto.
    A verdade é que o mundo está em constante mutação, e a cada dia que passa nos parece que gira em velocidade maior, vertiginosa.
    O que ontem era uma verdade insofismável, hoje é totalmente obsoleto.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  34. Não me lembro da última vez que usei uma mapa... Os tempos estão realmente muito diferentes!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  35. Olá Luma
    Excelente postagem, muito interessante, obrigada pelas palavras no meu blog, gostei muito, bjs.

    ResponderExcluir
  36. Luma, hoje venho convidar-te para uma pequena celebração do meu aniversário no 'A Vivenciar'... Amanhã, 30... Beijos
    ~~~

    ResponderExcluir
  37. Como sempre, um texto muito interessante.


    Embora tenha bom sentido de orientação, não lido muito bem com os pontos cardeais em situação.


    Beijinho, feliz Primavera

    ResponderExcluir
  38. Excelente texto, o mundo está sim em constante mudança e inovação. Usei muitas vezes mapas na escola, para localizar países e quando viajava com os meus pais, levávamos sempre para nos orientarmos, um mapa roteiro com todas as estradas e locais, outros tempos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  39. Nesse tempo e nessa época não havia colaboração coletiva.
    Quer os portugueses quer os espanhóis, grandes responsáveis pela implementação dos descobrimentos nos séculos XV e XVI rodeavam os seus trabalhos de enorme secretismo para não serem superados um pelo outro ou por outros povos.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  40. Oi Luma,
    Excelente texto. Gostei tanto da explicação histórica, quanto da reflexão sobre ter o mundo em mãos, quando na verdade ás vezes parece que nós estamos vivendo na nossa própria bolha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  41. Texto primoroso, Luma. Aliás, deveria ser colado nas paredes de elevadores pq o que tem de gente precisando dar uma lida...

    ResponderExcluir
  42. Oi, Luma,
    É sempre uma alegria vir aqui. Gratidão por compartilhar conhecimento tão interessante. Fiquei com vontade de comprar um globo terrestre atualizado.
    beijo, menina

    ResponderExcluir
  43. respondo a sua pergunta com um sim, ainda se estuda geografia e limites geograficos nas escolas e universidades e eu em minha graduação tardia tive a oportunidade de participar de uma aula dessas, claro que aproveitei bem mais do que quando as tive na década de 80 com professores sem formação adequada. Os mapas antigos repletos de desenhos e crenças nos mostram como evoluimos tecnologicamente. Amei seu texto.
    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  44. Ainda tenho doces e café fresco no 'A Vivenciar'... Bjs.
    ~~~

    ResponderExcluir
  45. Oi Luma.
    Amei seu texto! Amei conhecer o mapa-múndi de Fra Mauro e chega a dar uma tristeza pensar em como tudo isso fica perdido em meio a essa evolução tecnológica.
    Bjus

    ResponderExcluir
  46. Ótimo textos com muitas informações que eu desconhecia. Nunca fui muito boa com mapas, mas reconheço que tudo mudou e muito se perdeu. A geografia que estudei foi passada de forma maçante, mais tarde ampliada com uma visão mais sistêmica das diversas materias.

    ResponderExcluir
  47. Minha linda. Luma!
    A humanidade está adormecida!
    A tecnologia invade o mundo e fecha - o a realidade. É tudo virtual!
    Uma beijoca!
    Megy Maia💙👄💙

    ResponderExcluir
  48. Oi Luma, excelente texto como sempre, parabéns!
    A curiosidade humana e o desejo de saber sempre trouxe e continuará trazendo descobertas, algumas favoráveis a humanidade, outras não.
    É inacreditável que com tantas ferramentas para se verificar a verdade de fatos muitos ainda acreditam em "verdades compradas", produzidas por delirantes e oportunistas que só pensam em poder. Ciência é pesquisa e muito questionamento, continuamente.
    Precisamos cuidar do mapa da fome/desigualdade, ali na esquina.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  49. Admiro os cartógrafos que se deram a esse trabalho quando tão poucas informações tinham para fazer um mapa fidedigno. No respeitante à geografia, se perguntarmos a um jovem onde ficam os paises mais conhecidos, não sabem bem como as capitais. No caso de Portugal, fica na Espanha.
    E se com estas guerras presentes os humanosainda se não entendem, talvez seja melhor esperar que o mundo se endireite...
    Grande trabalho, Luma , como já é costume
    Beijinho

    ResponderExcluir
  50. A tecnologia matou os mapas, os mais novos nunca tiveram um na mão!
    Post muito interessante. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  51. lembro me de ter escrito e comprado mapas para estudar
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  52. Oi Luma
    Nunca houve nenhum rei português de nome Alfonso, mas sim Afonso, houve vários com esses nome!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza um erro de digitação. Escrevo e nem sempre faço a revisão.
      Em 1450, era Rei de Portugal e Algarves, D. Afonso V, o africano. Ele assumiu o trono em 1448.

      Excluir
  53. Uau. Que texto. Parabéns pelos apontamentos. Me fez pensar sobre várias coisas.
    Realmente voltei a olhar para mapas e limites na aula de geografia do curso de Turismo. Que louco, porque tem um pouco a ver com o que você falou.
    Isso da orientação do mapa eu não sabia... fiquei curiosa e vou pesquisar mais a respeito.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  54. Concordo com você, foi o tempo em que a geografia era valorizada assim como muitas outras profissões. Sua postagem me fez lembrar do quanto eu amava estudar geografia na escola e o quão aprendi os lugares ao redor da minha cidade e do mundo. Uma pena aqui no Brasil a profissão não é valorizada, pois se fosse, eu me formaria em geografia e seria cartógrafa, eu amava desenhar limites de municípios, Estados, países e continentes.
    Beijos.

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  55. Amo mapas, amo apresenta-los aos meus/minhas estudantes. Eu trabalho os mapas, acho útil saber sobre nosso lugar no espaço geografico, a experiencia humana acontece dentro do espaço geografico então estou sempre tentando que minhas turmas percebam a importancia de se situarem assim no mundo. Difícil é saber se minha didática funciona, se os/as estudantes aprendem e o que aprendem. As vezes fico frustrada, nesses dias de pademia eu fico mais que frustrada, fico deprimida.

    Adorei o texto, as reflexões e as informações em cada linha.

    ResponderExcluir
  56. Dias primaveris excelentes... 🌼
    Agradecendo a atenção e delicadeza.
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
  57. Luma : que texto maravilhoso..parabéns! abraços carinhosos meus.

    ResponderExcluir
  58. E tudo mudou no mundo.
    Temos que nos reciclar
    Para usar um celular.
    Não precisa ir a fundo
    Mas o básico. Pois segundo
    O meu filho adolescente
    Agente usa somente
    Um terço do equipamento.
    Enfrentamos um momento
    De desafios pela frente.

    Belo texto. Parabéns! Abraço fraterno. Laerte

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor