Quantas vezes devemos fundamentar uma informação para que ela se sustente?


O temor de que o vírus veio para nos ensinar, dá a entender que nós o criamos ou que o desejamos? Perguntar não ofende, assim era o dito. Mas perguntar tem ofendido.

Estava assistindo um vídeo da terapeuta holística Halu Gamashi em que ela diz que o mundo pediu calma e nós não atendemos. Então nós criamos um vírus e agora temos que lidar com ele. Ele vai ficar, assim como outros vírus estão presentes entre nós. Ele já existia, assim como existem outros que ainda não sabemos da sua existência. Convivemos com o vírus da gripe H1N1 como se ele não existisse. Ele também mata, tem vacina e grande parte da população finge que essa vacina não existe. A campanha do governo é direcionada aos idosos, crianças, pessoas com doenças crônicas... mas o resto da população já está imune?

O vírus da Covid 19 acordou na cidade e ganhou as ruas. Ele também é fruto do desequilíbrio pelo qual a terra está passando com uma população sempre crescente e natureza cada vez mais em decadência. O bicho papão nos enclausura, mostrando o quanto o ser humano é frágil. O mais frágil de todos os seres da face da terra.

É tempo de rever conceitos e respeitar a diversidade. Jogar fora os excessos que o apego guardou em nossa mochila existencial e que nos fadiga sem necessidade ao longo da caminhada. Desacelerar e silenciar; calar as buzinas, caminhar e contemplar. Afinal, a saída está do lado de dentro.

Temos o poder de mudar nossa própria realidade e de mais ninguém. Se queremos mudanças, devemos tomar caminhos diferentes do que estamos a trilhar. Parecia que o pior tinha ficado para trás... 

Voltando ao título dessa postagem: Procure mais de uma fonte para se informar para não correr o risco de correr riscos ;) 

Um aviso aos assinantes do Luz de Luma via email: O feedburner está passando por mudanças e não entregará mais postagens por email 

A alternativa será usar um outro agregador de feed ou usar a lista de leitura do blogger tornando seguidor através da widget do blogger (ao lado na sidebar) ou ainda seguir o "Luz" pelas redes sociais. 

Se já estão sabendo dessa informação, me contem aqui na caixa de comentários qual alternativa escolheram para manter suas leituras.

*Tenho uma saudade que não cabe em mim dos meus amigos blogueiros. Tenho fé que logo estarei ativa como antes. Não se esqueçam de mim!! :D 

Beijus,

49 comentários :

  1. Luma, quye coisa boa te ver de novo por aqui! Tens toda razão: precisamos peneirar bem as notícias e também as fontes de onde chegam... Esse vírus é danado e estamos todos cansados dele. Ontem graças, fiz a 2ª dose da vacina! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Luma Postagem interessante, devemos ter cuidado com as informações, fé em Deus e atitude positiva em relação a vida. Que bom ter você de volta. Bjs querida

    ResponderExcluir
  3. É preciso escrever um livro para fundamentar todas as informações, pelo menos no caso da covid. As informações mudaram muito desde quando iniciou a pandemia e continuam mudando. Mas no Brasil piora o nível porque tem muito jornalista querendo saber mais que médico. O pouco que conheço de ti já gosto muito.

    ResponderExcluir
  4. En mi humilde opinión, Dios es la única verdad. El resto son las verdades de todo ser humano. Siempre cierto, siempre menos cierto, siempre discutible. Feliz domingo. Un abrazo. .

    ResponderExcluir
  5. • Oi Luma, muito boa sua leitura da pandemia e todo o comportamento humano diante um inimigo invisível e todas as controvérsias em volta desta pandemia, que mais tem exposto as mazelas humanas, do que tem ensinado as pessoas a mudarem comportamentos. Pensava que veria uma humanidade olhando além do umbigo, mas ledo engano amiga, parece que se agravou este olhar para baixo. Mas como brasileiro, vamos crer, que teremos um novo povo depois desta e que Deus nos proteja. Amém. Bem Luma no meu caso, tenho você como leitura favorita e assim sempre que postar aparece na aba especifica, além do feed. Uma linda semana leve e alegre amiga. Beijo de paz.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Luma, tudo bem? Que alegria vê-la postando e logo um valoroso texto, uma excelente reflexão. Parabéns, volte breve1. Fique bem.Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Jesus pela sua dolorosa paixão tem misericórdia de minha família e a do mundo inteiro

    ResponderExcluir
  8. -¡Hola, Luz de luna! El nombre tan bonito es el que mereces, pues tu post tiene mucha, mucha luz. Me da mucha alegría saber de ti y leer este texto. Sobre las vacunas, y sobre la pandemia, circulan cientos de falsos bulos. Por suerte hay gente que, sabe distinguir lo que es cierto y lo que mentira. pero también hay quien lo cree todo y eso perjudica y perjudica la salud mental, por otra parte, ya uno está cansado de oír a los políticos, decir hoy una cosa y mañana otra. ya no sabe uno a qué atenerse con tanto rollo. Quiero ser positiva y pensar que, con la ayuda de la Providencia, y también la ciencia, por su puesto, pronto nos sentiremos liberados de esta gran pesadilla que atormenta al mundo entero. Gracias Luz, por dar un poco de luz sobre este gran problema mundial. Un inmenso abrazo, mi gratitud y estima. Se muy, muy feliz.

    ResponderExcluir
  9. Olá Luma Gostei imenso do seu texto. Que a mudança comece por mim. Faço a minha parte. Tenho esperança que este pesadelo um dia acabará. Tenho você na lateral do meu blog. Um carinhoso abraço. Verena

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante este texto, meus parabéns pela reflexão. Arthur Claro (Instagram: @radiobagaralho)
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Estou até emocionada. Há muitos anos não venho aos blogs (nem aos meus).
    Fico encantada por saber que você continua publicando e, tenha certeza, estarei sempre por aqui.
    Confesso que não entendi as alternativas que você apresentou para continuar seguindo o blog (sou ignorante nesta linguagem).
    Beijos e saudades.
    Perdoe-me por este intróito desligado do tema.
    Sabe, Luma, não sendo estudiosa de temas ambientais, sempre me impressionei com a capacidade de destruição dos seres humanos e com o quanto somos capazes de acrescentar coisas e coisas e coisas à natureza.
    Há décadas, já estamos sendo informados sobre os riscos consequentes à invasão crescente dos humanos nos ambientes de outros animais; ninguém deu atenção. A lógica da ocupação sempre pareceu... lógica. A reprodução crescente de humanos para ocupar espaços sempre pareceu lógica.
    A reação dos outros seres que compartilham a natureza já havia sido prevista e explicada pelos cientistas. E, mais uma vez, ninguém deu importância.
    Agora, na medida em que os humanos, que se julgam "racionais" - invadiram, atacaram e mataram - os outros seres reagem para continuar vivendo - o que é tarefa de todos os seres que estão neste planeta.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelas palavras deixadas no meu "Ortografia" e no youtube. Passarei aqui outras vezes.
    Muita saúde.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Pachamama ou, se quiserem, Gaia tem capacidade de regulação e é isso que está fazendo.

    Que a Humanidade seja tão arrogante que seleccione por sexo, cor, idade , religião e se considere a única espécie inteligente em todo o Universo é uma tontice que pagará caro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi Luma
    Nunca esqueço de você- os livros sempre me fazem lembrar rs sei que gosta tanto como eu e é a razão de dividir com outros.
    Lembra ?
    Concordo com seu texto , estamos vivendo muitos momentos que merecem reflexão _ verdade que a mídia não deixa ´duvida quando mostra os cemitérios tão mais lotados que hospitais e pessoas sendo apenas descartadas. E, principalmente quando começa a passar por perto das nossas casas , e da cada dos amigos. Sempre houve de tudo, mas agora a comoção aumentou sabe-se lá a razão. Confesso que nunca vivi nada parecido, gripes e gripes mas sempre dizia _ "nao me abrace, estou gripada". E, só ficava nisso . Agora , nem de máscara e outros adereços queremos ficar por perto de algum simples espirro ...
    Esse contágio veio para ficar, Luma e temos que saber conviver com ele. E agradecer pelos nossos amigos e familiares e por todos que conseguem se livrar de ser apenas um número a ser contado por dia.
    Fico aqui a reler e reler seu texto ok? Gosto muito da sua sabedoria.
    Obrigada por também lembrar de mim.
    beijinhos e fique bem !

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, Luma!
    Este vírus veio de uma forma misteriosa e tenho esperança que cumprindo regras o conseguiremos vencer!
    Continuação de uma semana abençoada!
    Um doce abracinho!
    Megy Maia🌺😊🌺

    ResponderExcluir
  16. O meu alô e o meu olá, Luma! Fico contente em lhe ver de volta.
    Pois é, a pandemia veio e mexeu com a estrutura de todos, mas com Deus vamos atravessando esperançosamente. Ele não muda, é sempre bom, justo e amigão!
    Não podemos acreditar em todas as notícias, elas têm que ter consistência e coerência. Gostei do seu texto e foto apresentados, bem reflexivos.
    O meu abraço e o desejo de muita paz e saúde...

    ResponderExcluir
  17. Oi Luma
    Você se esqueceu de mim, mas nunca me esqueci de você, mas...
    Ainda estou viva, isso é o mais importante.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  18. Esta menina nunca me desilude nas suas reflexões! Concordo em muita coisa. O ser humano deveria parar para pensar naquilo que está a fazer ao planeta e à vida.
    Bom te ter de volta!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  19. Em todas as pandemias que houve ao longo dos séculos, a humanidade nunca soube lidar com o vírus logo de início. Sempre foram precisos meses para ter atitudes e hábitos de maneira a diminuir e erradicar a incidência.
    E, desta vez, caímos na mesma ratoeira... E com ajudas "preciosas", nomeando a pandemia como uma gripezinha, etc., etc...
    Quanto às alterações no feedburner, não vou fazer nada. As hipóteses pareceram-me confusas e não tenho paciência para o seu aprofundamento. Quem quiser ler, que se desloque. Eu financio os gastos de combustível... rsrsrs...
    Bom fim de semana, amiga Luma.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  20. Com certeza tudo isso está nos fazendo reformular a forma de pensar, agir, estudar, e muito mais.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  21. Em relação às doenças, o melhor é confiarmos naquilo que a ciência diz. O mesmo se passa em relação a este vírus que cercou as nossas vidas e nunca mais desaparece.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Luma, prefiro a ciência do que a opinião sensacionalista. Mais sei que temos que fazer a nossa parte.

    ResponderExcluir
  23. Que bom ver uma postagem sua depois de tanto tempo!! Aqui é a Betha (do blogdabetha). Um abraço grande! Paz, saúde, vacina e luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Betha!!
      Você deletou seu blogue? Não consegui acessar :( Muito bom te ver por aqui!!

      Excluir
  24. Olá Luma,

    Vim retribuir a visita.

    Você escreveu que é tempo de rever os conceitos, respeitar a diversidade e jogar fora os excesso que o apego acumulou. De fato tudo isso faz muito sentido, estamos atravessando um período que exige mudanças individuais que irão refletir no coletivo.

    Mudar exige muito da gente e tem tantos que não estão dispostos a pensar no assunto. Mas a conta chega... E agora chegou para todos nós!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  25. Luma, concordo plenamente com o teu texto. Na verdade esta pandemia, veio agitar nossas vidas. Os próprios cientistas, divergem na forma de lidar com este virus. Sabemos que a vacina é fundamental, mas ainda há algo que parece escapar à ciência médica.
    Uma coisa este vírus nos deixou claro, e que não devemos esquecer:
    Na intransponível forma que a vida nos dá, somos cada vez mais uma sombra silenciosa que compreendeu finalmente a intangível, frágil e perfeita arquitectura da vida, sabendo que a morte é o mais privado de todos os encontros.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. Oi Luma, que bom que apareceu como uma margarida, gostei da sua visita no meu cantinho.
    Como todas os vírus é bem difícil no começo, e sempre custa muitas vidas.
    Tomei a primeira dose e não conseguimos tomar a segunda porque faltou, estamos no aguardo.
    Nada no Brasil parece que funciona, é tudo complicado.
    A maioria não quer jogar os excessos fora, e sim acumular mais. Pessoas que só olham para o seu umbigo.
    Começando pelos políticos, e assim vai.
    E o povo vai continuar pagando as contas, até com a vida!
    Enquanto isso vamos fazer a nossa parte.
    Abraço!



    ResponderExcluir
  27. Luma, seguramente não esquecerei você, embora tenha decidido por uma< espécie de sabática relativamente ao blog. Continuo no Instagram. Apareça! Muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Gostei da sua reflexão opinativa.

    Quanto ao agregador de feed eu uso o https://feedly.com/

    Vai continuando por cá.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  29. Oi Luma somos tão poderosos como queremos ser? diversas vezes a natureza mostra nossa insignificância, essa é mais uma delas.
    Estou pensando como lidar com as mudanças do Blog e das redes sociais em geral, tá complicado.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  30. É certo que a humnidade tratou muito mal o planeta... Mal de mais...
    Que o planeta azul está cada vez se tornando um lugar insalubre...

    No entanto, é preciso recordar que num tempo em que não havia tratamento de esgotos e resíduos, a humanidade foi assolada por outras pandemias e pelo bacilo Koch, altamente dizimadores.

    Penso que é importante não ser radical...
    Em defesa do planeta, SEMPRE! Dias bons. Beijo
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir
  31. Gosto da ideia implícita no título desta entrada de que se encaixa perfeitamente com as informações sobre a atual situação de pandemia. Obrigado pelo lindo texto que você escreveu, Loma.

    Saudações da Indonésia.

    ResponderExcluir
  32. Oi Luma, é uma pergunta necessária desde sempre, na atualidade mais ainda. Devemos mais que várias fontes, verificar se elas são confiáveis e depois disso usarmos nosso senso crítico ponto a ponto. Ou repetiremos com convicção tolices que não são nossas, colocam em nosso cérebro se consentimos.
    Esse lance da vacina foi muito rápido, ainda bem que já havia estudos anteriores de coronavírus que ajudaram na elaboração das vacinas para este novo, já imaginou como seria no mundo inteiro?
    Todos precisam de vacina, mas a questão é que aqui não temos em número suficiente, há uma política de morte atras da negação da Ciência...Daí entra o lance da informação, mentiras...tudo dificulta vencermos o vírus e as mortes que ele causa.
    Enquanto não há vacina para todos, acho justo e necessário os mais suscetíveis a ocupar leitos e UTIs serem vacinados primeiro, assim como os que estão na linha de frente, não que outros não sejam, mas é um momento de filtrarmos com racionalidade para que funcione o melhor possível diante da crise.
    Depois verei o vídeo, acredito que a natureza não se importa com a inteligência humana, ela reage por natureza para sua sobrevivência.
    Ótimo texto, abraço!

    Ah, não entendo esse lance de feed, só recebo notificação aqui na lista de leitura do blogger mesmo, pelo celular acesso muito raramente.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia a todos a paz de Jesus e o Amor de Maria esteja comigo e com minha família 💕 Senhor faça se em nós instrumento de Vossa PAZ ❤️

    ResponderExcluir
  34. Very interesting post!
    Thanks for sharing 😍😍
    Regards:)

    ResponderExcluir
  35. Oi Luma! É muito bom voltar ao teu blog. Como vc está? Nós somos muito frágeis mesmo, como um ser invisível de tão pequeno é capaz de matar do jeito que está matando? Checar notícias hoje em dia é preciso, fake news há por toda parte e tem gente que acredita nelas... Claro que não vou esquecer você, volte! Fique ativa no blog!!😘💌

    ResponderExcluir
  36. Tempos difíceis estes....isto é uma guerra contra um inimigo invisível.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  37. Como sempre gosto muito de a ler, faz-me sempre refletir nos temas. E também tenho muitas saudades suas.
    abraço, saúde e boa semana

    ResponderExcluir
  38. Oi, Luma,

    Embora eu ache - claro - que a gente tem que buscar fundamentar as informações que nos chegam, acho também que conseguir isso é difícil para uma pessoa de conhecimento básico ou mediano, que é o caso da maioria dos brasileiros.
    E isso por causa da campanha de desinformação - muito ativa ainda - lançada no início da atual crise.
    O aflitivo momento que vivemos está tendo pelo menos um lado bom para mim, que é a oportunidade de conhecer mais a essência do nosso povo e a dos nossos governantes, que estão sendo muito expostas. Este não é um conhecimento que traga tranquilidade, mas é melhor conhecer a verdade do que viver em ilusão.
    Quanto ao vírus, tenho me limitado a seguir o que é sensato: buscar ações e orientações embasadas nas ciências e na prudência.

    Beijo, boa noite e boa semana

    ResponderExcluir
  39. Sabe, Luma? Pessoalmente, acredito que de vez em quando o mundo se cansa das besteiras que fazemos e faz algo, para se defender. Primeiro, foi o dilúvio; depois gripe espanhola, peste bubônica e por aí vai. De vez em quando, temos uma dessas; já notou? Bom voltar aqui, amiga; meu abraço, boa semana!

    ResponderExcluir
  40. Oi Luma, quanto tempo!
    Concordo com você, o vírus do Covid nunca mais nos deixará e será como da gripe com vacinas para controle.
    Precisamos ser mais cuidadosos e empáticos.
    Qto a pesquisar mais de algum lugar, concordo, existem muitas fakes news.
    Fiquei sabendo sobre o feed do Feedburner ser desativado, uma pena. O jeito são as pessoas clicarem nos seguidores se quiserem receber o conteúdo ou procurar outro agregador. Será que alguém ainda lê blogs?

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  41. Oi Luma,

    Saudade dos Blogs e de blogar. Tempos bons nos quais a gente dividia vida, pensamento e alegria. Tempo bom. Eu gostava tanto. Mas a vida nos mostra novos caminhos. Eu ainda passo pelo meu BlueMoon mensalmente, tenho saudade.
    Você "participou" do nascimento do meu primeiro neto ( ele já tem 13 anos!) Tempos bons, de verdade. Tempo de saudade. Bjs querida, take care. <3

    ResponderExcluir
  42. Luma, que texto engrandecedor!! Fiquei encantada, como sempre, com a sua apurada escrita e seu poder de argumentação...
    Mas eu creio que esse vírus veio mostrar o quanto somos pequenos, mas percebo que a grande maioria ainda não aprendeu nada com ele...
    Quando ao serviço de entrega de e-mails dos artigos do blog, é uma pena que seja descontinuado, pois era uma maneira de divulgação dos blogs.. Tinha uma pontinha de nostalgia e até isso estão tirando da gente...
    Mas você eu sigo aonde for!!
    Beijos minha querida!!
    Fica bem!!

    ResponderExcluir
  43. Com todo esse caos precisamos rever nosso conceito de prioridades, vida e como vamos querer vivê-la. É importante saber e não deixar a vida passar em branco.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Que ótimooo, Luma, voltares! És das pessoas mais marcantes na minha já longa vida de blog. E por falar em blog, recebi uma nota , nem ei onde- que falava do feedburner, mas como entendo muito pouco de informática, vou andando com os outros. Como faço? Vou percorrendo os caminhos dos amigos e vou muitas vezes na "trilha" e outros. Ás vezes fico em falta, mas os bons à casa tornam e eu fico mais que feliz!
    Ainda bem que tens saudades para te fixares e nos ofreceres as tuas publicações.
    E demos graças ao Universo por ainda esarmos aqui com a alegria suficiente para nos apoiarmos.
    Muito estranho tudo isto se bem que outras epidemias houve. Mas não havia os conhecimentos e clareza científica de hoje.
    A Terra chora, Luma. Nós fazemos parte desta teia, que não compreendemos. Ainda. Entretanto vamos fazendo o percurso desta viagem com a solidariedade que existe em cada um.
    Um grade Xi-coração
    Volta sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Feedburner continuará como um gerador de endereço de feeds, mas não mais enviará email para os assinantes. Se você quiser ler o blogue e saber quando um texto foi publicado, basta assinar o "seguir" da widget de seguidores do blogger e receber atualização na sua "lista de leitura" ou então adotar um agregador de feeds como o feedly. Se quiser que seus leitores que assinam o feedburner continuem a receber por email, faça backup da sua lista no feedburner. Lá eles explicam como faz, mas se não conseguir, posso te ajudar. Daí você abre uma conta no mailchip e envia para eles. Vai dar trabalho :D
      Beijus,

      Excluir
  45. O melhor em Paris, você diz que
    é o outono no Rio? Adorei...

    ResponderExcluir
  46. O vírus é perigoso, sabemos disso, é assustador também ... Mas o que mais me assusta na verdade é o que estou vendo acontecer no dia a dia, isso tudo está nos fazendo ver as pessoas de forma antes nunca vista, pessoas se transformando em julgadores e juízes da vida alheia, e o medo estampado na face de todos. Medo? Não, eu diria terror!
    O vírus me assusta, mas as pessoas tem me assustado bem mais ....

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor