Keep it simple, stupid!


Kiss, dentro de um conceito é a abreviatura da frase "Keep it simple, stupid!".

Essa frase era constantemente repetida por Ray Kroc, fundador da rede McDonald´s e traduzindo "Mantenha simples, estupido!"

Posteriormente essa expressão passou a ser utilizada para alguns softwares, para demonstrar uma filosofia de programação, que usa da simplicidade de recursos que este dispõe; são programas simples que facilmente interagem com outros pequenos para resultar em programas maiores e mais complexos.

A usabilidade, que define facilidade de uso, interação e navegação dentro de uma página da web, por exemplo, é adotada hoje em dia com inteligência por webdesigners que querem afastar as dificuldades que antes tinham de unir a facilidade de navegação com o design.

Três situações que apresentei para definir essa expressão e que você já sabe: "Quem complica se trumbica" ou seria "comunica"? O Velho Guerreiro era um sábio popular.

Porque estou dizendo tudo isso? Parece que está cada vez mais difícil escrever fácil e quanto mais eu quero ser simples, mais a coisa se complica. E não é somente escrever; encontro pessoas a quase todo momento que querem complicar tudo ao invés de descomplicar. Escrever ou agir com complexidade, não quer dizer que... Acho que você entendeu que não é preciso provar nada para ninguém.

Quando leio que os blogues estão parados, remeto logo ao que o autor da frase possa estar sentindo: O blogueiro que escreve é que está desanimado e faz iniciar uma cadeia de negativismo, uma sementinha plantada... Pois deveria sacudir a poeira antes de reclamar, não é?

Muita coisa mudou desde quando comecei a blogar e sou bastante saudosista com aquela época - era tudo muito, muito diferente! O blogueiro ganhava visibilidade somente se suas ideias fossem coerentes com suas atitudes, sem artifícios.

Do meu lado, sempre tentei ser positiva, construtiva, tolerante e afastar qualquer presunção intelectual ou social. Não me custa nada dar atenção e tratar a todos da mesma maneira. Ser naturalmente solidária, educada, contida e atenta ao essencial. Porém o que percebo, nestes sinais de pessimismo, são pessoas complicando, tecendo dramas e antecipando conclusões. Resumindo, esperando o pior sempre!

Mas isto não é somente na vida blogueira! Algumas pessoas são predispostas à isso. Nascem pessimistas! Talvez por vício, instinto de sobrevivência?

Fiz um teste (É, tenho mania de testar as pessoas e para isso simulo situações). Eu queria saber quantas vezes eu ouviria a frase "Eu também" em um dia. Foram muitas vezes e citarei apenas dois exemplos:

- Dormi mal essa noite (eu também) foi uma das afirmativas das respostas sempre iguais, quando não vinham acompanhadas de algo que pudesse ser bem pior daquilo que eu estivesse sentindo.

- Nossa! Tive uma senhora dor de cabeça ontem... (poxa, é porque você não sabe das crises de enxaqueca que tenho...)

Olha gente, se policiem para não entrarem no círculo vicioso do negativismo. Parem, rebobinem, descompliquem as emoções e não tentem adivinhar de quem é o "poker face".

Assine para receber os textos do "Luz de Luma" em seu e-mail ou acompanhe pelo Facebook

56 comentários :

  1. Sempre encontro palavras de sabedoria aqui,.Luma! E temos mesmo que ficar longe do pessimismo,...Ele gosta de quem gosta dele e fica grudadinho,rs... beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Luma!
    Completamente de acordo !
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luma!
      Que post excelente!
      Creio que nós humanos temos a tendência a copiar as respostas dos outros (principalmente as negativas).
      Vamos sair do automático! Enxergar a vida por outra perspectiva!
      Bjs
      Marcello

      Excluir
  3. Esando completamente e acordo, Luma, hoje enterrei o barrete aqui: cinzenta como o dia...
    Mas dormi bem e não dói a cabeça. De resto, como se aprende tanto contigo!
    Beijuuuu!
    (Já saio melhor...:) )

    ResponderExcluir
  4. Muito bem Luma, sua lucidez e cultura aliada à capacidade de comunicação lhe faz diferenciada e amada no que faz bem, blogar. Sim, há um negativismo pulverizado um misto de não criatividade, que faz do repetitivo uma mania, que vai de encontro à nossa mais expressiva faculdade que é da comunicação. Velhos paradigmas ainda cultuados não levados ao pedestal da reflexão, acabam sendo como leis aos menos atentos. Suas observações estão perfeitas em seus interessantes testes. O que nos leva ao comportamento das pessoas desprovidas de uma comunicação(assunto) dizerem o que está claro e visível. Poxa como está chovendo, nossa que calor esta fazendo hoje. Às vezes pode até ser visto como uma quebra de gelo da comunicação. Mas o pessimismo é uma escola perigosa. Parabéns por mais uma pérola da reflexão, aqui generosamente partilhada.
    Um belo sábado amiga.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Também já identifiquei essa "onda" de concordar em "meter o pau" em algo/alguém sem nem se avaliar se realmente se concorda com o que está sendo dito... A mesma coisa para as frases feitas... Vivemos uma era de não reflexão, da mesma forma que se "compartilha" um post qualquer nas redes sociais por causa de uma chamada de impacto, repete-se os chavões negativos sem se pensar duas vezes.
    Que bom que você trouxe isso à tonaa :-)
    Na Astrologia há um método chamado KISS, parafraseado deste do título, mas trocou-se o último S: Keep It Simple, Sweetheart".

    ResponderExcluir
  6. Luma, amo suas colocações!
    Somos humanos e muitas vezes ficamos meio pessimistas,
    mas logo em seguida a vida dá uma guinada
    e voltamos com toda a força e coragem!
    Não somos ninguém para julgarmos as pessoas, os comportamentos alheios!
    Bjos e lindo final de semana,amiga!
    Acho que devemos nos transformar e reciclar sempre,
    Observar a vida e lembrar do que foi bom é o meu lema!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Luma. Gostei muito de ler o seu texto. Pois, as pessoas são naturalmente otimistas ou pessimistas. Há que contrariar o pessimismo e ver o copo meio cheio em vez de meio vazio.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Oi Luma,
    Pessoas predispostas ao negativismo,
    sentem prazer quando encontram alguém
    que compactuam de suas ideias...
    Bom mesmo é combater uma frase pessimista
    com outra cheia de sensatez e positividade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Luma, só posso dizer uma coisa: Jesus livrai-me de gente pessimista! Ô raio de coisa que contamina... eu não suporto sala de espera de consultório médico! Sempre tem um infeliz pra puxar conversa e começa: o que a senhora tem? Se você diz "dores de cabeça", a criatura abre um leque de "dores" que ela sente... Eu, se não tenho como escapar da sala de espera, levo um livro e fico com a minha cara enfiada nele! rs rs rs Bjks e bom final de semana! Tetê

    ResponderExcluir
  10. Oi Luma! Será que esta tendência ao pessimismo é natural do ser humano?Não,não pode ser.Mas por que é mais fácil lembrar de coisas ruins que aconteceram conosco,que lembrar de coisas boas?Eu tento não ser pessimista,mas é preciso se policiar sempre! Um beijo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Luma, você é sensacional!
    Não há muito o que dizer, apenas que precisamos nos enxergar mais por dentro...
    Beijos, ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  12. Viiixe, experimenta estar numa sala de espera e contar uma desgraça. Estava todo mundo calado até ali, agora deslancha um tal de lembrar o que contar que BEODEOS! Há que se estar vigilante mesmo!

    ResponderExcluir
  13. Olá Luma, um tal assunto que dá para concordar sem rodeios! ninguém quer ser pessimista, mas quando pegamos num jornal, que grande quantidade de desgraças fazem parte das lista das notícias, nos filmes violência q.b., nas previsões sobre o futuro, um movimento continuado de nuvens negras, sobre a mentalidade dos humanos, diz-se que são capazes das piores atrocidades, no passado, no presente e no futuro... será mesmo assim que as pessoas se sentem atraídas por esses textos ou imagens ? ou será que precisam de exemplos para preparar a sua defesa caso venha a acontecer com elas ?
    deixo beijinhos otimistas !
    Angela

    ResponderExcluir
  14. E não é que vc tem razão? Toda a razão! Estou cercada de gente assim no trabalho. Eu, vc, e tantos outros. Tem um programa de culinária na tv da Rita Lobo que o lema da temporada era Desgourmetiza, bem! Simplifica! Estou tentando... E vamo que vamo!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Ola Luminha,
    Tem toda razão. Eu tenho costume de colocar
    frases no meu espelho com baton(rs) e
    mantenha simples é uma delas. beijos
    Boa semana com luz e paz

    ResponderExcluir
  16. Adorei o verbo rebobinar!
    beijo.

    ResponderExcluir
  17. Luma, sou otimista com algumas coisas e pessimista com outras. Tudo depende das reflexões e informações que obtenho sobre determinados fatos.
    Nem sempre concordamos com o posicionamento de um blogueiro. E quando isso ocorre, manifesto-me de forma contrária, sem ver nisso qualquer intenção de "ser do contra" (rss). Nossas experiências influem em nosso modo de pensar e agir. O mais importante, para mim, é a autenticidade. Por vezes, o "eu também" é sincero e proporciona a terceiros uma identificação, uma chance de ver que todos passam por desequilíbrios momentâneos.A comunicação é sempre positiva . Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Luma!
    Alguém tem que levantar a bola dos blogueiros excessivamente "slow blog".
    Alguém tem que acender a chama do entusiasmo!
    Alguém tem que enxotar esse pessimismo que nos afetou!
    Quem? Quem? Quem?
    Você, querida amiga blogueira!
    Você mesmo, Luma!
    Gostei do puxão de orelha! rss
    Kisses!

    ResponderExcluir
  19. Oi Luma
    Sou otimista por natureza e acredito que tudo tende a melhorar mesmo que no momento em questão as coisas não estejam assim tão boas ou pelo menos da formo que eu acho que deveriam ser ou estar. Não gosto de negativismo e pessoas pessimistas e que se fazem de vítimas achando que os seus problemas é que são grandes conseguem me afastar. São incapazes de colocar no lugar do outro e nunca em tempo algum conseguem se posicionar perante as situações que os outros vivem. Não é preciso lamúrias para ser amado. É necessário apenas que se desnudem desta postura de vítima eterna e se abram para o amor doando amor porque doamos o que temos de melhor recebemos tudo em dobro seja desta ou daquela pessoa.
    Pessimismo, baixa alta estima não é comigo minha amiga
    Beijos e uma linda semana

    ResponderExcluir
  20. E o mais importante, na minha visão: pessimistas ou otimistas, dificilmente somos melhores que os outros por causa disso, e raramente somos piores. As vezes apenas não vemos como os outros veem, e vice-versa :)... já manter tudo simples de fato é complicado. Acredito que nos exige o potencial / construção de um equilibrio particular, o que nem todo mundo está interessado em buscar genuinamente... na minha vida, simples sempre foi melhor. Complicado sempre fez parte. Mas até aqui, não dá pra reclamar muito não: é uma boa jornada de se viver.

    beijos!

    ResponderExcluir
  21. OI LUMA!
    MUITO LEGAL, DÁS UM ALERTA PARA QUE NÃO CIAMOS NA ARMADILHA DE DISPUTAR O RUIM AO INVÉS DE ESPALHAR O BOM.
    EU SOU UMA OTIMISTA POR EXCELÊNCIA, NÃO ME ABATO FÁCIL NÃO E NEM ME DEIXO LEVAR POR PESSIMISTAS.
    ABRÇS
    -http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Luma,
    Nao sou pessimista, mesmo nas dificuldades. Eu acredito que de alguma maneira as situacoes serao resolvidas.
    Ja fui criticada por ser otimista, rsrsrsrsrsrs.
    O seu texto esta excelente, parabens!!!
    Legal vc ter feito a canjica!! E deu certo!!!
    Bjs e uma semana de paz!

    ResponderExcluir
  23. Oi Luma, eu sei que é difícil - como disse a amiga Angela, no comentário acima - ser otimista quando pegamos um jornal ou ligamos a tv ou mesmo ouvimos as notícias todos os dias sobre nossa cidade, nosso bairro, nossa rua que está assim assado...
    De qualquer forma, sei que todo sentimento quando reforçado, dá vazão a sentimentos mais fortes... Se sou pessimista e vivo falando, aquilo vai aumentando e outros sentimentos ruins vem à tona...
    Mas do contrário se mesmo apesar de.... me forço a sorrir mais, a não reclamar tanto, a falar coisas boas mais vezes, esses sentimentos também puxam outros melhores.. .e contagiam!

    É próprio do ser humano a reclamação e fazemos isso até sem querer, no automático, sem perceber, nem sempre é "maldoso", mas precisamos nos policiar pra não contaminar a todos com o pessimismo, mau humor e não conseguir curar-nos mais desse vício que só nos pesa a alma...

    Um beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  24. Otimo Luma!

    Tambem faço parte do Clube Saudosista! Olha, bons tempos! Eu não sei, ou muitos bons blogueiros cansaram, desanimaram, ou a falta de tempo deste mundo moderno mordiscou as ideias interessantes dos bons escritores virtuais.

    Vejo por mim. Todo Domingo atualizo o Blogzoom. No ultimo, dia 12/07, pela primeira vez em anos, não fiz isso e não arranquei os cabelos.

    Nunca fui pessimista, garanto que ficar ao meu lado é bom. Mas se eu ficar ao lado de alguém chatonildo, provavelmente ficarei muda, em seguida eu me tornarei invisível e sairei como um gato rapidamente, num pulo só.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  25. Muito bom o post. Eu tento me policiar, mas confesso que há momentos que me pego uma ranzinza de marca maior reclamando de tudo. A auto-observação é a chave. Eu tento ser positiva e não ficar me lamuriando. Inclusive com meu blog, escrevo, dou meu melhor e o resto é consequencia.
    Beijo

    ResponderExcluir
  26. Luma, bateste mesmo na moche, qualquer pessoa, minimamente. inteligente, sabe ser tolerante, passando a vida a descomplicar. Por outro lado havendo pessoa negativistas, por natureza, vêm complicação em tudo. Humanamente, devemos gostar de toda a gente, mas usando sempre a via positiva.
    A frase que tenho como mais emblemática é: "hei-de esmaga-los com o meu otimismo", que captei dum antigo filme português: O GRANDE ELIAS.
    Abraço

    ResponderExcluir
  27. Oi Luma! Penso que a vida é curta demais para darmos mais atenção aos fatos (reais) do que eles merecem, cabe reflexão para dosarmos tudo nessa vida. Não me considero pessimista ou otimista, mas sim realista diante de cada situação. Em se tratando do que absorvemos...melhor prestar atenção dobrada! rsrs
    Fiz selfie no Anime Friends, mas não rolou, misericórdia.....Pedi de boa para uma mocinha tirar (ela ficou com uma carinha surpresa) , ficou bem melhor...
    Ótima semana, beijos!

    ResponderExcluir
  28. Anônimo11:01

    Oi Luma! Como diz o provérbio: "se não fosse trágico ( a disputa de quem está mais desgraçado), seria cômico". Como disse o amigo Toninho, falta muita criatividade, ocupação para a mente do ser humano. Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  29. Amigos são os companheiros para todos os momentos escolhidos para figurar em nosso coração
    Luma, Você é uma dessas pessoas maravilhosas que confirmam o valor da palavra AMIZADE. Feliz “Dia do AMIGO”
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Adorei, aprendi e refleti. Sobre os blogs, quem não tem acha que é fácil. Nada é como parece ser. Ter um blog hj é fácil, o difícil é se manter e ter leitoras que nos dão feedback e nos encorajam sempre a não desistir . Bj

    ResponderExcluir
  31. sou uma pessoa muito otimista, e descomplicada, fujo de gente complicada, tormentosa, cheia de dramas rs
    mas meu marido è um pessimista.
    acho que por isso nos completamos, eu super otimista, e ele sempre esperando o pior.
    como diz ele, se você espera o pior, tem poucas chances de se decepcionar rs

    baci

    ResponderExcluir
  32. Luma, que reflexão pertinente. E realmente, o pessimismo é um círculo vicioso e viciante.
    Pensar antes de falar é um hábito que precisa ser cultivado.
    Beijo, menina

    ResponderExcluir
  33. Luma, que reflexão pertinente. E realmente, o pessimismo é um círculo vicioso e viciante.
    Pensar antes de falar é um hábito que precisa ser cultivado.
    Beijo, menina

    ResponderExcluir
  34. Olá Luma. Grande tópico como todos eles são. 'Keep it Simple,' 'Keep it Real,' 'Just Do It,' 'Taking Care of Business with a Flash.' Elogios e beijos simples. ;->

    ResponderExcluir
  35. Oi Luma,
    Parabéns pelo post. Tb sinto falta da nossa blogosfera antiga, em que prevalecia ideias do blogueiro do que posts totalmente vendidos. Se não for look do dia, video ou maquiagem já era. Acho um absurdo isso.
    Procuro sempre dar atenção aos meus visitantes, o problema é tempo de dar conta de retribuir as visitas e ainda responder os comentários.
    Qto ao pessimismo, é como uma onda. Quanto mais você reclama, pior fica.
    Boa semana.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  36. Mais um super post flor!
    Gosto muito do seu estilo de blogar, e apesar de nem sempre comentar, já acompanho seu blog faz algum tempo.
    Eu também não gosto de ser e nem de ter pessoas negativas por perto. Estou sempre me policiando para não me deixar enredar pelo negativismo.
    Adorei suas palavras.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Oi Luma!
    Me mordendo de raiva, não vou conseguir escrever o mesmo textão que escrevi a pouco e o google sumiu com ele. Afffff!
    Sonhe com os anjos! Bjooooooooo

    ResponderExcluir
  39. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://www.morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  40. Ótimo texto, Luma. E temos que tomar cuidado mesmo para não mergulhar no negativismo, mas algumas vezes vem tanta porrada que fica complicado. E vc fez considerações mt pertinentes. Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  41. Luma, adorei a sigla KISS! Aprendendo sempre!
    Tenho sentido - embora muito raramente - essa cobrança de pessoas que apenas conheço deste círculo e que até estimo, mas - outra vez! - conheço apenas do círculo da blogosfera , não sendo, portanto, meus amigos de infância e que constroem juízos de valor despropositados e desproporcionais a esta realidade. Procuro ser solícita e gentil com todas as pessoas - é a minha forma de interagir - mas, de repente, vejo que pretendem envolver-me numa teia de "diz que disse" muito, muito chata. Reajo com um sepulcral silêncio! Deus me ajude a manter a distância de cabeças complicadas e tortas!

    Keep it simple, stupid!

    Beijinhos, querida. Obrigada pelo excelente texto.

    Nina

    ResponderExcluir
  42. Bom dia Luma.
    Sempre gosto muito de vim aqui porque com certeza as suas postagens são sempre muito bem escrita, com assuntos variados que deve servir de alerta. Eu já fui criticada por ser uma pessoa otimista, já me disseram ate que eu fugia da realidade, como se pensamento negativo e pessimismo fosse resolver algo. Mas também não fujo das pessoas pessimista, porque acho que são os que mais sofre, já me imagino pensando o pior, deveria nem ter felicidade rsrs. Uma linda semana. Beijos.

    ResponderExcluir
  43. Concordo a vida não é só flores e se nos deixarmos ficar para baixo , aí sim fica tudo mais dificil. Bela consideração.
    Obrigada e um Feliz Dia odo Amigo para vc tb.
    Ótima 3ª feira para vc!
    Obrigada pela visita
    Beijos Coloridos!!!♥♥♥

    ResponderExcluir
  44. Gostei da reflexão!
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://www.procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Bela e mais que oportuna publicação. Também sinto enorme mudança de quando criei o blog que assino para os dias de hoje. Não sei se a mudança foi para pior ou melhor, não me preocupo com esse tipo de análise procurando sempre fazer o melhor. O resto é consequência.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  46. Ótimo e oportuno post, Luma! na verdade, cada dia mais tendemos a complicar as nossas próprias vidas, nas menores coisas! Apesar do meu péssimo inglês, arrisco-me a dizer: "Keep calm... and live!". :) Boa semana.

    ResponderExcluir
  47. Aqui de novo amiga para ler os seus maravilhosos textos.
    É sempre com muito gosto que o faço.
    Bjs.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  48. Oi! Amo seus posts... andei um pouco sumida desse lugar que gosto tanto, mas to de volta! Um grande beijo!
    www.mamaeaprendiz.com

    ResponderExcluir
  49. OI Luma
    Acho que a complicação faz parte de nós, adoro textos objetivos e
    que são simples, eu mesmo tento, mas acho que as vezes não sou compreendida, mas vou tentando neste mundo bloguer de ser.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Oi Luma, hoje com mais paciência rsrsrsrsrs.
    Pessimismo não mora na minha praia, tenho até a "síndrome de Pollyana" rs.
    Quanto ao blog, a vida por estas bandas de cá anda intensa de trabalho, e de atenção para os amados... E os blogs que gostava de visitar, muitos estão cheios de propaganda, e é cópia da cópia, da cópia, a autenticidade viajou para a sibéria.
    Sabotando a simplicidade, gosto de ler textos densos, mas a minha escrita metaforicamente é bem feijão com arroz, e as vezes o feijão sai duro e o arroz muito cozido rsrsrsrs.
    Como sempre texto ótimo e instigante, dá até vontade de conversar com você.
    Boa noite!
    Bjooooooooo.

    ResponderExcluir
  51. Muito bom!
    Sinceramente, eu não entro nessa onda. Sempre tento combater algo negativo quando me falam. Aliás, falo bem pouco sobre "minhas dores" pra alguém, mas escuto muito e tento ser positiva. O ser humano é assim... complica e fala e se interessa muito pouco por coisas boas, já notou?
    Na mídia é desgraceira em cima de desgraceira (o que dá ibope) e as pessoas se envenenam com isso o tempo todo... Isso cria um círculo vicioso complicado...

    Abração esmagador e ótimo final de semana.
    Espero que em breve as notícias sejam muito boas.

    ResponderExcluir
  52. Bem, como o meu blog é sobretudo de divulgação de algo do que escrevo, o "negativismo" pode acontecer, por inerência, em alguns escritos. Mas não por sistema...
    Bjo, amiga :)

    ResponderExcluir
  53. Querida Luma
    Tem razão:há que ver sempre o lado positivo!
    É um pouco triste contactarmos com alguém a quem tudo corre mal! E depois, ...não há mal que sempre dure.
    Parabéns pelo seu texto.Tem sempre ideias geniais!Faz-nos reflectir.Obrigada.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  54. Com certeza,nem tudo são flores.
    Lindo texto Luma.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  55. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço e muita paz e saúde.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor