A Cesare o que é Battisti...


Ainda fala-se muito de Cesare Battisti aqui no Brasil - "Não esquecemos..." - Envio um recado aos meus amigos italianos que até a presente data não entendem os motivos pelos quais o Brasil protege em seu território um condenado à prisão perpétua na Itália.

Não esquecemos o seu passado terrorista, seus quatro assassinatos como integrante do "Proletários Armados pelo Comunismo", da decisão do então presidente Lula de não extraditá-lo, assim como os eventos dos dois partidos na Itália, o tapa na cara das famílias das vítimas, etc..

Mas em toda essa confusão, eu não tenho sido capaz de encontrar um pingo de justificação para que o Brasil tenha criado este incidente diplomático, que ameaçou acabar com os organismos de justiça entre os dois países que mantém um "Tratado de Extradição" e de envergonhar mais uma vez o povo brasileiro.

A questão é: Quem autorizou o governo brasileiro a defender Battisti, extremista de esquerda condenado a prisão perpétua na Itália com restrição de luz solar? Em essência, o que está no seu bolso e que ainda não sabemos? Não foi fácil extraditá-lo, uma decisão difícil... mas porquê? Devemos alguma coisa a esse bandido?

Eu li que o Governo italiano não fez pressão suficiente sobre Lula na ocasião, pois existiam bilhões de investimentos econômicos da Fiat Finmeccanica envolvidos... Foi uma mera desculpa.

"Me derrotar é derrotar o Lula", disse ex-ativista italiano Cesare Battisti e que o seu caso virou "moeda de troca". Disse também que o ex-presidente brasileiro teve coragem...

Esses governos corruptos merecem um toco. Não se deve misturar interesses particulares com o caráter de um povo. E agora devemos retirar toda a maldade dos fatos e olhar os bandidos como pais de família que não pensaram em suas famílias quando cometeram seus crimes?

Ok, as negociações com a Fiat resolveram todos os problemas do nosso país... Se foi para trocar amenidades diplomáticas em prol de delinquentes, o Brasil, em vez de colocar rodas na engrenagens das negociações passadas, apenas fez crescer a certeza de que somos um país onde a justiça não é igual para todos. Mate quatro e não seja preso. Em justificativa você pode dizer que está empatado com Battisti.

Na época em que Lula protegeu Battisti, usou do seu prestígio internacional enquanto o Brasil estava se tornando grande economicamente e com uma democracia mais sólida. Agora temos uma liderança não tão popular; não admirada pela maioria; não mais somos o motor da América Latina; não dialogamos mais com a Europa e EUA; temos preferências por Venezuela, Cuba e Irã; o nosso peso econômico deixou de ser exuberante aliado ao fato de que o nosso peso político deixou de ser lá grande coisa e que somos vistos como país corrupto... O Gigante desmoronou... De tudo, podemos desejar que a consequência seja de que todos os bandidos internacionais voltem para seus países sem proteção dos divinos e maravilhosos políticos brasileiros.

A Itália, embora seja um dos principais países da Europa, pesa pouco no cenário mundial. Dar-lhe um tapa na cara, do tipo que o nosso ex-presidente fez, poderia ser uma estratégia para que ouvissem a sua voz mais alta. Além disso, a França também serviu de refúgio para Battisti. "Vamos mostrar para todos quem está mandando...", pensou alguém ciente do momento em que o Brasil tinha o poder de ser escutado. Poderia ser por questões mais nobres.

Brasil, como muitos países da América do Sul, possuem uma "tradição de refúgio para terroristas, mafiosos, nazistas e empresários que fogem da Europa"; Pessoas que fugiram quando as ditaduras militares dominavam nos anos 60, 70 e 80. No momento, o Brasil deve, repito, deve, ser diferente... Não podemos mais ser aquele país que abrigava líderes das Farc como se fosse a coisa mais comum entre países vizinhos.

E aqui está mais uma outra razão de natureza política em que Tarso Genro, então Ministro da Justiça, orientado pelo artigo 29 da Lei 9474/97, deu o status de refugiado político à Battisti - Ele próprio faz parte do Partido dos Trabalhadores, que está localizado no sulco da tradição comunista e do sindicalismo revolucionário. Popular nos anos 60, 70 e 80 lutando (e com razão) contra a ditadura militar; E nossa atual presidenta que também participou de formações guerrilheiras neste período vem desse mesmo ambiente em que não basta apenas a diplomacia. Não é justo generalizar, mas eles foram à favor da não extradição de um bandido. Vocês já questionaram quais foram os motivos para a extradição não acontecer?

Ainda é difícil, portanto, a meu ver, negar que existe uma razão por detrás da ideologia que leve ao justificacionismo da luta armada, embora esta visão tenha sido reiteradamente rejeitada pelo PT. Como se dissessem: "Battist fez na Itália o que fizemos no Brasil".

Mas um argumento é completamente errado: a Itália na época era uma democracia de Estado de direito e, onde prevaleceu o terrorismo, os propósitos eram subversivos. O Brasil foi, como mencionado, uma ditadura militar: a guerrilha brasileira é comparável à resistência italiana e não ao terrorismo dos anos de chumbo.

Talvez, com base nestes pressupostos chegamos à situação atual em que seria um erro subestimar que o governo brasileiro conceda asilo, em boa ou má fé, não esperando um ninho de vespas, salvo controvérsias, creio que seja a primeira vez que aconteceu nessas proporções entre os dois países.

Lula, porque você escolheu o último dia do seu mandato para tomar a decisão de não extraditar Battisti?

Lembrando que em decisão anterior, o STF havia chegado à conclusão de que caberia somente ao presidente da República decidir pela extradição ou não.

Nesses dias de distração em massa e para dar um refresh na memória, algumas fotos da manifestação ocorrida na Itália por conta da decisão brasileira de manter Cesare Battisti em nosso território:
Uma mente sã nesse mar de lama decidiu aplicar justiça - Juíza federal determina a deportação de Cesare Battisti para a Itália - Parabéns à juíza federal Adverci Rates Mendes de Abreu, que baseada na Lei 11.419 de 19/12/2006 tornou pública a sentença em 26/02/2015.

Vergonha alheia"Dilma manda AGU recorrer para manter o assassino Battisti no Brasil"

Atualização em 13.10.2017 - Confira a cronologia e entenda o caso Battisti

Assine para receber os textos do "Luz de Luma" em seu e-mail ou acompanhe pelo Facebook

55 comentários :

  1. Luma!

    Seu texto é excelente, transmite tudo aquilo que penso! E parabéns para a Juiza!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso o texto,amiga!
    Devemos defender pessoas de caráter, idôneas, que não cometeram delitos nem no aqui em nosso país e muito menos em outro país.
    Parabéns à juíza pela decisão de deportação!!!
    bjus amiga!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  3. Ótimo. Mais uma desmoralização para o PT.

    ResponderExcluir
  4. Luma, seu texto é de qualidade jornalística, está escrevendo melhor e colocando os 'pingos nos is' bem mais que o noticiário nacional, poucos jornalistas têm escrito bem assim no Brasil.
    A coragem desta juíza é um orgulho para nós, mulheres brasileiras, já que os homens que estão no poder e a mulher que nos representa não dão solução para as tantas crises que estamos mergulhados.
    Que a Itália o receba com tudo o que merece, ou seja, cadeia, pra sempre!
    abraço carioca

    ResponderExcluir
  5. Luma, nada mais é preciso falar. Tudo está aqui neste seu texto. Parabéns.
    Compatilho, um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito. Adorei suas explanações sobre o caso Cesare! Esse tão indesejável. Parabéns a essa juíza!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  7. Luma, texto brilhante. Na época da polêmica da não extradição também fiquei me perguntando as razões pelas quais não o fizeram, mas há muito nesse governo que é difícil de entender...

    Dois abraços ;)

    ResponderExcluir
  8. Excelente artigo! É um jogo de interesses não totalmente claro.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Luma,

    A côr política para os esquerdistas, os comunistas, vem sempre em primeiro lugar. Não interessa a imoralidade dos actos do "camarada", o que interessa é que o "camarada" deve ser protegido a todo o custo. Impera a teoria do "nós contra eles".
    O nosso ex-primeiro ministro socialista, José Sócrates, que neste momento goza de umas férias no sistema correccional português (i.e cadeia, por se ter enriquecido enquanto primeiro ministro), antes de ser capturado havia comprado um bilhete para o Brasil, porquê? Porque no hemisfério norte, todos têm a percepção de que o Brasil dá albergue garantido a todos os bandidos, principalmente de esquerda. É triste, mas é verdade.

    E depois tem o detalhe que focaste e bem: os investimentos. Então, não é a título de investimentos que também os países do ocidente têm de "gramar" (perdoa-me o calão) certos investidores, que financiam terrorismo contra todos nós, só porque criam empregos na Europa, nos EUA? É o circo do absurdo.

    lol Gostei da foto que diz "Bin Laden pede asilo ao Brasil"...já agora (se o bicho não estivesse morto), não é? Mas olha, o Brasil alberga muitos membros do Hezbollah, do Hamas, a mais recentemente do al-Shabaab que aí fazem trânsito de caminho ao México.

    O Brasil merece melhor. O povo brasileiro merece muito melhor.

    Excelente artigo, minha linda. Político, como eu gosto ;)

    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. O Brasil que, pelo menos no tempo de Lula da Silva, registava uma economia emergente, este não necessitaria de fazer fretes. Porém em política há razões que, a verdadeira razão desconhece.
    Excelente crónica.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Um caso que sempre me incomodou - refúgio dado a Battisti pelo infame presidente Lula - mas que nunca falei a respeito porque meu desconforto poderia remover a sensatez que tanto prezo... mas encontrei em suas excelentes linhas um pouco de ar para respirar e, tenho para mim que demorou, mas o lugar do Brasil no contexto mundial - me perdoem os amigos brasileiros - demorou, mas veio, porque seus líderes representam a pequenez e a corrupção por aqui já virou artigo cultural. O ato de atribuir culpa por aqui - basta recorrer às palavras da presidente Dilma - é tão cultural quanto a corrupção em todos os escalões da sociedade.
    Que esse ser deplorável apodreça em algum calabouço italiano pelo que fez.
    Bacio

    ResponderExcluir
  12. Texto simplesmente fantástico, Lumita!

    ResponderExcluir
  13. O que pensar em meio a tanta injustiça, mas os interesses do governo tem
    que vir em primeiro lugar, e o povo onde fica?

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. À Itália, o Césare que é da Itália...
    Se até Jesus Cristo argumentou que cada qual reivindique o que lhe pertence, por que meter nosso bedelho no problema dos outros? Já não temos desafios demais, gastos demais, incoerências demais?
    O custo financeiro disso tudo foi pago por nós, não pelo bolso do Lula. Democracia de araque... Nesses casos caberia plebiscito.

    Parabéns pelo tema, Luma!

    Abreijos

    ResponderExcluir
  15. O governo ter protegido esse sujeito foi uma vergonha. Aliás, não consigo nem ler esse nome "Lula".... Texto impecável o seu, Luma. Nem tenho mais o que acrescentar. Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Luma, aplaudo você. Nunca me conformei com a posição do Brasil, ou melhor, do Lula. Quando li a decisão da Juíza, me alegrei. É certo que há uma diferença considerável em extraditar e deportar, mas o que interessa, para mim, neste momento (e já que não pode ser anulada a decisão do Lula), é que ele saia do Brasil. Tenho como vergonhosa, de fato, a situação. Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Oi Luma,bom dia!
    Um tema bem poêmico este que por aqui tem rendido também boas discussões pelos meios de comunicação,unindo-se às manifestações públicas que se propagam por vários motivos neste período de crise social e econômica na Itália.E,pelo que tenho percebido como espectadora curiosa que segue os fatos de crônica é que os articuladores políticos italianos estão muito confiantes para que finalmente possa haver a extradição.Por outro lado,como brasileira,vivendo em terras estrangeiras,como tantos só posso lamentar quando me perguntam o porquê de toda esta confusão,afinal como bem foi dito tudo é jogo de interesses de quem detém o poder.
    Abraço fraterno,

    ResponderExcluir
  18. Oi Luma!
    Excelente, abrangente e oportuna postagem!
    Você disse tudo o que está na garganta de todos os brasileiros de caráter.
    Existe um ditado:"boi preto conhece boi preto". O que poderia se esperar de assassinos condenando assassinos?
    Gostaria de ver a "cara" da esposa do Lula, que tem cidadania italiana, de mãos dadas com o ex-presidente, passeando absortos pelas praças de Milão!
    Torço pela extradição urgente desse canalha italiano, e que leve consigo seus protetores tupiniquins!
    Beijos!

    VitorNani & Hang Gliding Paradise

    ResponderExcluir
  19. Oi Luminha,
    falar de PT, Lula e Dilma
    me causa Náusea.
    Uma boa quinta cheia de luz e paz.

    ResponderExcluir
  20. A política minha amiga, é um jogo de interesses e o povo é um simples peão nas mãos de quem manda.
    Por cá temos também políticos que nos envergonham... e muito!

    beijinho

    ResponderExcluir
  21. Corajoso e esclarecedor esse seu texto, Luma. Nunca o Brasil passou por uma inversão de valores tão gritante e vergonhosa. Parece que estamos vivendo um pesadelo.
    Parabéns e um abraço bem carinhoso, querida amiga!!!

    ResponderExcluir
  22. Li o seu texto com muita atenção, ma como sempre que se trata de politica e de algumas decisões politicas fico sem saber que dizer. É que na maior parte das vezes as decisões de quem nos (des)governa são totalmente incompreensíveis para o comum dos mortais.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  23. Lula, vergonha internacional. Ladrão protegendo ladrão.

    Luma, sim, a Falabella conheci na Argentina, em 2008, quando fui pela 1a. vez, no mesmo quarteirão do nosso hotel, no chile, tinha uma imensa.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  24. Anônimo20:23

    Como sempre Luma, falas muito bem de tudo. E nesse post não foi diferente!
    Ótimo post!
    Bjs

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Anônimo21:15

    Oi Luma! Assuntos feios atraem o país, onde a administração pública se emaranha com questões pessoais. E estremece a ordem e a liberdade. Pessoalmente, tenho uma profunda vontade de deixar o Brasil e morar fora. Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  26. Depois de ler o seu oportuno texto, dir-lhe-ei que nada conheço dessa pedra do espaço..

    Eu tinha sempre as últimas informações vindas de grupos de astrónomos, mas desde há um belo tempo que não recebo nada.
    E calhar perderam o meu mail...

    Os meus melhores cumprimentos.

    ResponderExcluir
  27. Luma,

    Parabens por sua crítica nesta cronica impecavel.

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia. Boa crítica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Que Deus te dê um esplendoroso dia, com raios luminosos que te possam clarear os olhos para ver o quanto és importante. Deus Pai te fez assim: mulher importante e figura do próprio amor. Ele te moldou como uma rosa: forte e justa como os espinhos, linda e suave como as pétalas. (fonte:aqui)

    FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES!
    Um doce abraço, Marie.

    ResponderExcluir
  30. Critica lúcida e bem escrita deste episódio que a humanidade não concebe e nem entenderá as razões, já que o governo não é exercido para o povo e com o povo.
    A cada dia estamos mais próximos do discurso de Ruy Barbosa.
    Mas eu ainda creio neste país e no crescimento da decência Luma.
    Creio na reeducação política para fazer valer os direitos e deveres.
    Um lindo fim de semana a você.
    Carinhoso abraço mineiro de flor amiga.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  31. Oi, Luminha,

    Eu não poderia expressar o tamanho da minha decepção com a política que se tem praticado por cá!. Quando o PT ascendeu ao poder eu achava que finalmente a mesa ia virar. Preciso dizer que rapidinho fui completamente desiludida? Agora estamos metidos nesta barafunda infernal, em que acontecem coisas contrárias a toda decência e bom senso. Gostei da sua análise!

    Um beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  32. Oi Luma! Fico até com vergonha de estar sob um governo deste. Parabéns para a atitude tardia da juíza e lamentável a atitude da Srª Dilma Russef, e como presidente ela não me representa.
    Artigo excelente e esclarecedor!
    Um fim de semana luz e especial para vcs!
    Bjusssss

    ResponderExcluir
  33. Em tempo: Gostei do trocadilho do título, ironia fina...

    ResponderExcluir
  34. Onde andam os valores, os princípios , a vergonha?

    Nem sei que dizer...

    Abraço grande , Luma

    ResponderExcluir
  35. Olá Luma,
    Acho lamentável nossa política brasileira.
    Bom final de semana.
    big beijos

    ResponderExcluir
  36. Luma!
    Tem coisas que são realmente incompreensíveis.
    Ninguém sabe o que tem nos bastidores da política para tanto apadrinhamento.
    "Isso é uma vergonha..."


    Obrigada pela visita feita ao blog!!
    “A mulher é um efeito deslumbrante da natureza.”
    Feliz dia da mulher!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Este caso já dura há tanto tempo.
    A política é um mundo muito estranho, minha amiga.
    Aproveito para lhe desejar amanhã um Feliz Dia da Mulher.
    Bjs.
    Irene Alves

    ResponderExcluir

  38. Sempre havera um amanhã para cada um de nós,
    nosso futuro depende da nossa esperança ,
    e acima de tudo nossa fé .
    Por isso jamais vou desistir de lutar por ,
    tudo , que eu acredito e não desisto
    nunca de uma amizade , que sempre representou muito para mim.

    Uma flor para
    ............. / .\. \.....Alegrar seu final de semana
    ........... / . . \ ..\ ..Para perfumar
    ......... / . . . `\ ..\ A tua alma
    ........ |. . . . . |. ..|Encher o
    ......... \ . . . ./ . ./.Teu coração
    ........... `=(\ /.=´.De Amor...
    ............. `-;`.-' ...Para te alegrar...
    ................ || _.-'| .Uma flor para
    ............. ,_|| \_,/ ..Te mostrar o mundo
    ........ , .... \|| .' ....Pleno de Amor,
    ...... |\ |\ ,. ||/ ......Felicidade,
    ....,.\` | /|.,|Y\, ....Amizade,
    .....'-...'-._..\||/ ....Carinho
    ......... >_.-`Y| .....E Paz!
    .............. ,_|| ......Uma flor para
    ................ \||.......Te desejar
    ................. || ......Um feliz dia Internacional da mulher.
    Uma flor com todo meu carinho e amizade.
    Beijos no seu coração.
    Evanir.
    Amiga a política ultimamente tem me dado nojo só vejo o que não presta ficar pior.

    ResponderExcluir
  39. Luma, mas que insistência em mantê-lo no Brasil! No mínimo, estranho. Confesso que um defeito (será). 0 meu é me prender pouco aos telejornais pois acompanhar casos desse estilo me indignavam e tiravam a paz. Lendo e acompanhando os fatos e sua linha de raciocínio percebi o quanto a não extradição está mal explicada. E o que é mais triste? Que certamente a corajosa juíza em breve possivelmente será, de alguma forma, alvo de retaliação. Um abraço!

    ResponderExcluir
  40. Incrivel como as mulheres estão se impondo. Olha só este caso e agora o Juiz dirigindo o carro de uma pessoa falida. Que continue assim para que possamos ter orgulho ao falar do Brasil e que quem o dirige sendo mulher.
    Adorei sua posição
    Ótimo final semana para vc!
    Obrigada pela visita
    Beijos Coloridos em 2015!!!♥♥♥

    ResponderExcluir
  41. OLÁ QUERIDA
    Tenho certeza que hoje o seu dia está completo, afinal não é um dia como outro qualquer, pois pessoas como você merecem toda nossa gratidão e homenagens, neste dia da mulher. Que Deus abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  42. Oi Luma! Felizmente a maioria é dessa opinião e não concorda com a inversão de valores que temos visto nesse país! Eu sinto vergonha de ser brasileira, sabia? BJks e feliz Dia da Mulher! Tetê

    ResponderExcluir
  43. Parabéns a Juíza. Feliz dia das mulheres a você Luma, beijos bom final de semana.

    ResponderExcluir
  44. Olá querida Luma!
    Texto perfeito querida, super bem explicado de excelente qualidade.
    A política brasileira está a cada dia mais nojenta.
    Ainda bem que a justiça foi feita, parabéns à juíza!

    Quanto ao arroz doce eu fiquei interessada na sua receita que leva
    ovo e maracujá, adoro receitas criativas, rsrs.

    Feliz Dia Internacional da Mulher querida Luma!
    Um grande beijo, fica com Deus! ♥

    ResponderExcluir
  45. Ual, que texto show!
    É polêmico....
    Concordo com ti!


    http://makeintudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Luma eu desconhecia essa ligação com a Fiat, mas infelizmente a gente aprendeu que neste país nada é o que se parece na superfície. Há sempre algo oculto, algo a mais. O que tem me animado é que, mesmo que as soluções ainda sejam pífias, elas estão aparecendo e gente do bem, por poucas que sejam dentro da política, dos tribunais fazem valer a lei, a justiça.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  47. OLÁ QUERIDA
    Uma nova oportunidade de abrir os olhos e reencontrar o teu mundo, as tuas cores, ... Bom Dia! A Felicidade maior, está dentro de nós mesmos.Feliz dia da mulher

    ResponderExcluir
  48. Querida Luma,

    O caso Battisti já me torrou a paciência [pode imaginar o que os brasileiros que vivem na Itália ouvem, como se fôssemos nós os culpados pela situação]. O Csare Battisti não conta com a minha simpatia e, por mim, ele teria sido devolvido imediatamente ao Monsieur Sarkozy, que foi quem orquestrou a "fuga" dele para o Brasil (e creio que com muita ajuda do lado brasileiro) quando ele vivia livre, leve e solto na França. Portanto, não mudaria uma vígula do seu post.

    Gostaria, porém, de lembrar que Battisti não teve um julgamento minimamente correto. Precisavam de um culpado e o escolhido foi ele (confirmo a minha antipatia pelo personagem, mas sou de uma família de advogados...). Condenado por crimes que outros confessaram e que aconteceram em condições de tempo e espaço que só mesmo o Flash seria capaz.

    Sim, Battisti deveria ser deportado, mas não para a Itália e, sim, para a França, de onde partiu. E que fique por lá!

    Escrevi um post sobre o caso, na época (tem até um comentário seu):
    http://cartadaitalia.blogspot.it/2009/01/o-caso-battisti.html

    E uma matéria para o estinto jornal FATO EXPRESSO, onde cito alguns nomes de vítimas e réus confessos:
    http://www.fatoexpresso.com.br/2011/01/11/a-italia-exige-a-extradicao-de-battisti/

    ResponderExcluir
  49. ...Ops!
    Extinto, e não "estinto"

    :)

    ResponderExcluir
  50. Desassombrado e excelente o teu texto, Luma. Gostei imenso da assunção da tua posição perante o caso.
    Bjuzz :)

    ResponderExcluir
  51. O principal acusador de Cesare Battisti é Armando Spataro, que chefiava todo o esquema de tortura em uma região de Milão, nos dias atuais é tido como herói do antiterrorismo.
    Ronald Biggs, Alfredo Stroessner , este último viveu ate a sua morte no Brasil,não causou nenhuma indignação ou posts com comentários ardorosos.
    O caso Cesare Battisti foi cooptado pela mídia como tema ideológico sendo reproduzido pelos formados e formadores da "opinião pública".
    Quando o verdade e reproduzida só de um lado a visão tende a ficar turva.
    Parabéns pelo assunto do post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  52. Anônimo18:40

    Ainda bem que existem mentes sã por aí, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  53. Querida Luma
    Eu desconhecia uma grande parte do que escreveu!
    Situações destas são sempre problemáticas para quem não tem acesso à total verdade .
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor