Convide "O Outro" para almoçar
São nos momentos difíceis que as pessoas se aproximam da espiritualidade, isso é humano quando perdemos alguém, o emprego ou quando há doença envolvida. Três exemplos das maiores dificuldades que provocam desde o medo até o cinismo, onde a vida perde valores e nos fechamos para a próxima fase se não reagimos.
Rumi e todos os grandes santos e mestres sufis ensinam que um coração partido é um coração aberto também para a alegria - O polimento do vidro da lanterna deve ser feito para que a sua chama interior possa brilhar e nem sempre sozinhos conseguiremos realizar esse trabalho "técnico".
Não podemos deixar que a nossa "Luz" interior se apague e para metabolizar a nossa dor mais rapidamente e mais plenamente, devemos parar de convidar problemas para as nossas vidas e também de participar das atrapalhadas que o resto dos tolos promovem no planeta terra.
Se é preciso uma mudança externa para realizarmos mudanças internas, essas mudanças internas também nos ensinam a enxergar com outros olhos o mundo externo, principalmente a aceitar visões diferentes das nossas para conviver melhor com as pessoas.
Você vai entender melhor se assistir ao vídeo abaixo... Eu não posso falar sobre ele, pois não diria tudo. Se não tem tempo agora, volte outra hora. Não é mais importante para mim, pois já assisti. Mas quem sabe seja bom para você, que pode estar tão contaminado com as picuinhas do cotidiano e não consegue enxergar a "realidade".
Elizabeth Lesser é a cofundadora e conselheira sênior do Instituto Omega, o maior centro de educação de adultos nos Estados Unidos com foco em saúde holística, psicologia, bem estar, arte e espiritualidade.
Lesser estudou com professores de renome como o Dalai Lama, Deepak Chopra, Thich Nhat Hanh, Ram Dass, e muitos outros. Na década de 1970, ela vivia em uma comunidade espiritual e trabalhou como parteira. É mãe de três filhos, autora de dois livros e realiza workshops sobre inteligência emocional e transformação espiritual.
Por muitos anos ela organizou uma série de conferências destinadas às mulheres: "Para o nascimento de uma nova história humana: Mulheres e Poder", diálogos com mulheres líderes de uma variedade de disciplinas, incluindo governo, ativismo, religião, mídia e artes.
À partir de 2008 começou a trabalhar com Oprah Winfrey conduzindo discussões com Ekhart Tolle; também um autor que responsabiliza a bagunça que reina no mundo pela negligência de cada um de nós que se orienta através do ego. Ui! Essa doeu!
Assine para receber os textos do "Luz de Luma" em seu e-mail ou acompanhe pelo Facebook
Que lindo momento,Luma! Lado mistico e guerreiro numa só, andando juntas.Juntas, sem perder a graciosidade,apesar de guerreira. E perceber que após um "almoço!" nada imediatamente mudou, isso vem com o tempo.Mas uma semente ficou! beijos, ótimo fds! chica
ResponderExcluirLuma bom dia! Esses pensamentos me remeteram a acontecimentos recentes.
ResponderExcluirSão dois lados da vida: Um conhecemos muito pouco as pessoas e o que elas estão passando, por isso julgamos demais. Outro, as pessoas não são totalmente sinceras e abertas pra se expressarem e deixarem com que o outro saiba o que estão passando, por isso acabamos julgando.
E eu continuo aqui pensando em meu acontecimento recente e tantos outros semelhantes a ele e me indagando sempre: por que não sinceros e abertos suficientes, mas prefiram se esquivar e deixar com o que o outro os julgue?
Sou mais simples e não me entra na cabeça essas atitudes de deixar o outro sem saber como eles de fato são e por que agem de tal maneira...
Enfim... Será que eu estou errada?
Um beijo e um sábado tranquilo e transparente!!!
Muito interessante o vídeo.
ResponderExcluirO outro visto com um olhar novo.
Beijinhos
Um vídeo que não mostra nada novo, apenas traz à tona o que deveríamos fazer sempre, respeitar as dferenças e aprender com elas, não sermos detentores das verdades, a verdade é um campo amplo e irrestrito onde sempre cabe preceitos e conceitos diferentes. Em meu próximo almoço vou convidar alguém bem diferente de mim. Bjs
ResponderExcluirConcordo contigo, Janeisa!
ExcluirÉ do encontro e confronto de duas idéias que poderá no mínimo cada um sair com duas, ou uma terceira, conciliadora!
A palestra do vídeo só teve mérito pela citação de grandes líderes e bem-feitores da humanidade, que praticaram fielmente, a proposta do texto da Luma!
Bjs.
VitorNani & Hang Gliding Paradise
Oi Luma, vou voltar e ver o vídeo com certeza, seu post também me inspirou e tem tudo a ver com meu trabalho com as mulheres.
ResponderExcluirBjs
Eu também sempre questionei desde pequena sobre a vida,
ResponderExcluirsobre a espiritualidade, mas as pessoas não são muito bem aceitas quando questionam demais!!!!!
Respeitar as diferenças é o básico do básico!
Bjus e lindo final de semana,amiga!
http://www.elianedelacerda.com
Lumaaaa! \O/
ResponderExcluirDesde que escreveu sobre o papel da religião, estava por vir aqui. Não vinha por estar "entretida" com os gostos e desgostos do Facebook. Que coisa mais sinistra é o face, pois mesmo que não se goste de estar lá, estamos...
Eu me identifico profundamente com os ensinamentos Eckhart Tolle. Vou ver o vídeo mais tarde já tendo a certeza que o que vem de você sempre me faz bem.
Beijos, Luma!
Vou ver esse vida, me interessei.
ResponderExcluirBom final de semana!
Bjks
Vi e o vídeo e achei muito lindo, Luma. Vou compartilhar com alguns amigos no facebook. Bjs.
ResponderExcluirComo ouvir palestras assim nos sacode, né Luma! Ficamos muitas das vezes comezinhos demais e nos acomodamos diante de qualquer pedrinha no caminho.Gostei demais do tema, da abordagem e da autodefinição da palestrante: guerreira e mística, duas potências dum mesmo espírito.Lindo isso!
ResponderExcluirObrigada por mais este compartilhamento precioso
Mandei o link pra minha filha que se encontra em Washington fazendo um curso.
Ganhei mais elementos para reflexão.
Bom final de semana.Bjkas,
Calu
Uma pena que só através do sofrimento, cresçamos ...
ResponderExcluirPenso que si, que cada ser humano tem a sua parte de responsabilidade no desenvolvimento da Humanidade .
Minha querida, lhe dou parabéns pela óptima escolha que sempre faz de seus temas !
Lhe deixo um abraço fraterno
Realmente as pessoas procuram espiritualidade nos momentos difíceis, procuro sempre trabalhar a minha, porém é fato, que parece que crescemos quando passamos por dificuldades na vida.
ResponderExcluirAbraços. Sandra
Oi Luma! Então ou você coloca esse adesivo de fechar envelope na geladeira ou copia o desenho de um pinguim da net, repassa pro verso de um papel contact preto fosco, recorta e é só colar enjoou tirou, bjus Ah adooorei sua visitinha
ResponderExcluirNão conhecia o vídeo e achei interessante a mensagem que deseja passar. Se cada um se sentisse responsável pela convivência certamente teríamos um mundo melhor
ResponderExcluirUm título bem chamativo e temática bem desenvolvida.
bjs
Oi Luma! Gosto muito dos vídeos que encontro no TED, este não conhecia. Outro dia passei um da Chimamanda sobre o conceito único e deixei meus colegas de trabalho refletindo bem. Pode crer que vou adotar este. Devemos nos preocupar com a convivência, com os sentidos que andam diluídos pela tecnologia mal utilizada. Um beijo!
ResponderExcluirMe esqueci de dizer que também tenho duas personalidades principais, mística e guerreira, só que minha guerreira é mistica, rsrsrsrssr
ExcluirOlá, Luma,
ResponderExcluirHummm...."parar de convidar problemas para nossa vida"...nossa - que bela reflexão!!!
É preciso muita atenção, disciplina, otimismo, atitude para mudar isso.
Luma, gostei das colocações da Beth.
Ela nos convida a trabalhar a tolerância para com as diferenças do próximo.
E isso não é fácil...humildade, humildade...acho que começa por ai....
Acho que pessoas que querem evoluir, são guerreiras e místicas sim.
Guerreiras pois valorizam e tentam melhorar toda espécie de abuso contra os seres de sua espécie e das demais.
Místicas, pois em algum momento olha para esse céu infinito, esse mar sem fim, essas flores coloridas, etc... e sente pelo menos doçura em estar viva...a alma se enleva...sabe...sem aqueles questionamentos vazios que nunca terão respostas, nunca mesmo...acho que a Criadora (or) disso tudo colocou o grande mistério do "antes e do depois", para por limites à arrogância, prepotência e orgulho dos humanos...hehehehe
Querida, tenha um domingo com muitos sorrisos!!
beijinhos,
Lígia e =^.^=
Mais um tema e uma reflexão de suprema importância amiga Luma.
ResponderExcluirEstá em cada um de nós modificar o mundo, basta não desistir de enviar mensagens como esta.
beijinho, bom domingo e boa semana
Fê
Como sempre me deleito com teus posts... Almocei e jantei :-)
ResponderExcluirOlá querida amiga. Este não é um comentário comum, mas um convite (spam claro kkkk) Nosso dia é todo dia, mas dedicaram um dia a nós: o 08 de março, que assim seja, mas na Ilha dedicamos uma semana inteirinha para nos kkkkkk venha minha amiga, vamos nos juntar, ficar juntas e misturadas. Grande beijo cor de rosa no coração.
http://folhas-da-ilha.blogspot.com.br/2015/03/semana-da-mulher-2015-na-ilha.html
Muito legal Luma.Vi o vídeo todo.É sempre muito dificil a gente se colocar no lugar do outro,daquele que pensa diferente...cada um acha que tem razão e o outro não.Acho que se eu convidasse alguém bem diferente de mim pra almoçar,comer seria a última coisa que faria...Mas ia tentar entender as razões do outro,juro!Boa semana!
ResponderExcluirBoa noite Luma.
ResponderExcluirExcelente o texto e o vídeo é mesmo imperdível.
Eu desde muito tempo talvez lá na juventude cristã, eu concebi um pensamento, de que só me entenderia a pelo outro e isto martelou minha mente por longo tempo. Sabia que o outro poderia me moldar e eu a ele, que talvez assim deveria ser o mundo baseado na tolerância. Hoje lendo e ouvindo o vídeo achei semelhança de proceder. Convidar o outro para almoçar é de uma profunda provocação no nosso viver e reaprender de relação,
Resume-se em tolerância bem resolvida e assim o convidar deixa de ser um ato perigoso e ou confuso.
Sempre atenta numa bela partilha, que faz barulho na cabeça e crescimento de opinião.
Gostei.
Luma,
ResponderExcluirEu sempre fui questionadora desde pequena! Acredito que era a ovelha negra da familia, rsrsrsrsrs
Respeitar as diferencas sempre foi o meu lema! E nao somos detentores da verdade! Excelentes video e postagem! Bjs e uma semana de paz!
Luma, tudo bem com você?
ResponderExcluirMais uma vez muito obrigada pelo texto-puxão-de-orelha e pelo video.
A princípio quando li o título do video pensei: que delícia mesmo convidar alguém para jantar mas depois que assisti o video percebi que é muito mais difícil do que eu estava imaginando porque é fácil amar os iguais agora os que pensam diferente de nós, são outros quinhentos bem grandes e pesados.
Mas adorei a provocação e a lição.
Tenho vivido um deserto, seco, arrido, extenso e 'as vezes não sei o que fazer ou para onde ir. Ao mesmo tempo parece que os amigos somem e as pequenas ajudas/ luzinhas no final do túnel aparecem de exatamente quem eu menos esperava.
Abraço apertado e ótima semana para você.
Grá
Oi Luma!
ResponderExcluirVídeo interessante...
Convidar 'O outro' para almoçar soa legal.
Mas quando a pessoa tem um estilo de vida que nos assusta,
não é tão simples assim.
Porém entendi o recado.
O que Elizabeth Lesser propôs é um desafio...
No entanto, se conseguirmos manter um nível elevado na conversa
com 'O outro', sem a intenção de mudar a pessoa,
e saber também ouvir e respeitar, teremos tido então um almoço produtivo...
Bjs!
Temos preguiça de viver, por isso nos orientamos pelo ego. Deixamos nossas emoções mais rasas comandarem nossos dias e seguimos pretendendo uma falsa superioridade... "não existimos sem o outro", de fato. Esquecemos que tudo, absolutamente tudo tem dois lados... e que o equilibro de viver, estar vivo, ser e estar presente, não é ser "ene por cento" mais ou menos do que o outro. Viver em plenitude e sem preguiça, dificil! Mas tem que querer :)... bjo!
ResponderExcluirRelacionamento não é coisa fácil, mas com amor e disposição há muito lucro...
ResponderExcluirÉ um grande desafio amar (conhecer) a Deus, a si e ao próximo... Sim, as dores e travessias da vida nos levam a olhar para o Alto, Céus e questionar a existência...
Beijos e hoje temos bolinho por lá... Rsss... Muita paz!
- Zaqueu, desce da árvore, pois hoje irei pousar na tua casa!
ResponderExcluirÉ uma assunto bem constrangedor , pois ao mesmo tempo que fazemos queremos
ResponderExcluirvolta, o ser humano é assim,falho, por isso jesus fez perdão, é o que o mundo está precisando, relações sempre terão atrito, é fato.
Mas cabe a nós darmos uma passo de cada vez.
beijinhos
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Olá Luma,
ResponderExcluirmuito bom esse desafio de Lesser, mas só será possível em casos muito específicos, aqui, por exemplo, "o outro" escolhido era uma pessoa, que, apesar de lado político oposto, estaria aberta ao diálogo e ao novo. Não funciona com uma pessoa arrogante, sem civismo, que não sabe a regra básica da convivência e do diálogo. É uma ideia genuinamente boa, mas na prática torna-se um pouco complicado, a não ser que limitemos nossa escolha a pessoas que já sabemos "abertas a novidade".
Mas, não tira de absorver e reter a mensagem e, no dia a dia, criar meios para o diálogo e a aceitação do outro, claro que sim, e penso que, pessoas que realmente possuem um espírito de paz, é isso que procuram na vida. Mas, não é, de todo, fácil.
bjn amg
Oi Luma
ResponderExcluirUm vídeo que nos faz mais questionadores e reflexivos.
Estar aberta ao outro, aos seus anseios e desejos mas ter discernimento suficiente maduro para não se deixar manipular em nome de um sentimento de bem querer. A base de uma boa convivência é um diálogo aberto e franco mas franqueza não pressupões atirar pedras embrulhadas em flores para disfarçar a ofensa que vem embutida nas sutilezas mal empregadas.
Conviver respeitando as diferenças é uma atitude que promove a paz e o companheirismo
Uma boa semana para você
Beijos
Oi Luma!
ResponderExcluirMuito bom o vídeo. Não pude ver todo, mas com certeza volto p/terminar.
Bjsssss querida e uma semana de muita paz, sucesso e abençoada p/vcs
Temos varias personalidades, dentro de um só corpo.
ResponderExcluirE o bom do ser humano é qdo ele quer evoluir, qdo quer sair do raso.
Isso envolve várias personalidades apresentadas no vídeo que acima de tudo tinham amor. Amor pela vida e pelas pessoas.
bjokas =)
Luma...suas escolhas são sempre fantásticas...servindo para refletir...para despertar pensamentos e opiniões!
ResponderExcluirBoa escolha...e que não seja só para almoçar...o convite!
Bj amigo
Lindo vídeo Luma, mas nem sempre as diferenças são respeitadas.
ResponderExcluirBeijos, ótima semana
Nos momentos difíceis podemos ficar menos racionais e, por isso, há muita gente que faz tudo, desde promessas impagáveis ao recurso à bruxaria...
ResponderExcluirNão vi o vídeo (verei mais tarde), mas o teu texto já é bem suficiente para uma reflexão sobra o assunto.
Um excelente post, como sempre.
Boa semana, querida amiga Luma.
Beijo.
Olá Luma,
ResponderExcluirMuito interessante esse vídeo.
Obrigada pela sua lembrança no meu aniversário.
big beijos
Caramba!
ResponderExcluirMe pergunto onde vc encontra tantas inspirações.
Como sempre digo, o pior do mundo está em nós e como é difícil mudarmos e tão fácil sermos preconceituosos.
Adorei o vídeo.
Estou lendo um livro sobre o Fernando Henrique e ao lê-lo descrever parte da sua vida quando conheceu Lula e das lutas que Lula passou, pude sentir algo que Elizabeth fala em sua palestra.
Sinceramente, isso é possível sim, mas um exercício diário, pois como é difícil convidar "O Outro" para almoçar, né?
Adorei, Luma, parabéns!
Abraços e lindo dia.
Passando para deixar um abraço parabenizar vc mais
ResponderExcluiruma vez estou um pouco afastada do Blog mas aos poucos
vou visitando meus queridos amigos e amigas
Abraços com carinho!
└──●► *Rita!!
Essa do ego doeu mesmo, pois nesse mundo secularizado o que mais se faze é engordá-lo! Eu sou uma que anda convidando problemas para a minha vida. Também detesto me desgastar com picuinhas! O vídeo deu-me até uma visão romântica desse convidar o outro para almoçar. Será??? Beijos e que vivas uma semana feliz!!
ResponderExcluirOlá querida Luma! Paz e Bem! ♥
ResponderExcluirGostei muito do vídeo, não importa de qual lado você está e sim
respeitar as diferenças.
A vida é tão simples e nós que complicamos quando questionamos demais!
Um grande beijo e tenha uma semana repleta de bençãos!
Andréa ♥
Oi quelida volto para ver o video com calma meu cp tá lento!
ResponderExcluirÓtima 3ª feira para vc!
Obrigada pela visita
Beijos Coloridos em 2015!!!♥♥♥
Oi Luma!
ResponderExcluirPor algum motivo não consegui assistir o vídeo (vou tentar novamente) mas o post está perfeito. Elizabeth Lesser é muito boa no que faz. Bela lembrança no mes de Março.
Obrigada pelo carinho de sua msg "carioca" lá no BM.
beijo grande querida.
Oi, Luminha,
ResponderExcluirEu não conhecia a Elizabeth Lesser e gostei muito das idéias e propostas dela, este vídeo é ótimo! . O entendimento dos diferentes é sempre possível, embora em muitos casos possa ser também um grande desafio. Concordo inteiramente que bagunça reinante no mundo é resultante do fato de nos orientarmos pelo ego, rsrs.
Um beijo
Muito bom, Luma! Obrigado, amiga; boa semana.
ResponderExcluirOi Luma, penso que para o "almoço" dar certo haveria que existir a mesma sintonia na intenções, caso contrário...no mínimo uma disputa de egos. Hoje em dia nem precisamos convidar para almoçar para conhecer o outro lado, as redes sociais põe a mesa e nos digladiamos diariamente.
ResponderExcluirAs pessoas acreditam que sua verdade deve ser a verdade do outro também...todo mundo pensa assim e no final das contas ninguém se entende e nos isolamos.
Beijos
Oi Luma!
ResponderExcluirFiquei pensando em quem convidaria para "almoçar" e pensei em muitos que precisam deste "almoço"... o egoismo será uma das causas, caso sejamos extintos deste planeta azul. infelizmente.
Bjooooooooo.
Tenho de voltar para ouvir a palestra! Mas desde já concordo que nos preocupamos muitas vezes com miudezas que acabam por se instalar num lugar que não merecem mesmo!
ResponderExcluirBeijinhos
Já começo a repetir-me mas a verdade é que me enquadro sempre no que escreves, sendo sempre excelentes as citações, os links ou os vídeos que partilhas, Luma.
ResponderExcluirMuito cedo me caracterizo como uma curiosa nata, sendo que o desconhecido me atrai quer lhe chamemos místico, esoterismo, espiritualidade.
Também sempre elegi o outro como parceiro do meu crescimento. Sou, geneticamente, tolerante mas lutadora pelas causas em que acredito.
Parabéns, uma vez mais, pela pertinência das temáticas que abordas.
Bjuzz, Luma :)
Espetacular, Luminha! Eu exercito bastante esta sugestão de "entender" as partes. Meu círculo social é variadíssimo. Um dia conversaremos sobre isso. Entretanto, fica meu aviso, tem gente que é pirada *mesmo* e precisa se tratar. Não é questão de falta de compreensão não. rs Beijos
ResponderExcluirQuerida Luma
ResponderExcluirObrigada por me ter dado a conhecer essa grande mulher!
Gostei muito do vídeo.
Um beijinho
Beatriz