Petróleo por água

Olhem a fotografia acima. O que enxergam? Não precisa ser psicólogo para imaginar o que aflige o coraçãozinho dessa menina e não é necessário imaginar - por ser real, que ingredientes provocam essa aflição.

MÍSSEIS. GUERRAS. AVANÇOS DE TERRITÓRIOS. DESTRUIÇÃO. PODER
Dos males, o menos pior: temos um intermediador.

O desenho surgiu depois dos debates que tivemos pela manhã. A criança é filha de pais que viajaram pelo mundo, em função de trabalharem com o petróleo. A menina, ainda pequenina, mesmo que seus pais evitassem, presenciou ações e conversas no Oriente. Atualmente a família, realiza trabalho na Bacia de Campos, moram na Região dos Lagos, justo para darem estabilidade na edução dos filhos.

Os trabalhos que participei, direcionados ao Dia Mundial da Água, foram em função da escassez da água no mundo. Aqui no Brasil temos uma ilusão de fartura de água, mas sabemos que não é necessário mudar de cidade, para sabermos que em alguns bairros já não possuímos abastecimento regular de água. A água para beber, se tornou bem precioso no mundo e será em breve muito disputada aqui no Brasil.

Você acha que é imaginação, pensar em Árabes trocando barris de petróleo por barris de água, ou uma guerra pela água, em vez de uma guerra pelo petróleo - são situações que nenhum escritor de ficção científica, por mais genial que fosse, imaginou. Simplesmente porque são absolutamente reais e possíveis.

Mesmo sem petróleo, um país pode se desenvolver economicamente. Sem água, nada é viável. Como é escassa na região do Oriente Médio e África, a água não pode ser usada diretamente como arma de guerra, embora até possa. Sob altíssima pressão, escoando a mais de 600 metros por segundo, um jato d'água é capaz de cortar qualquer coisa, até mesmo aço. Algumas polícias, para controlar distúrbios e manifestações populares, utilizam-se frequentemente deste recurso - disparado com menor quantidade de pressão. Mas nada melhor para derrotar o inimigo que uma séria escassez de água.

A fome - quais as alternativas para o caos?

A agricultura consome para irrigação do plantio 90 por cento dos reservatórios de água nos países subdesenvolvidos, contra 30 por cento nos países desenvolvidos. Falta de tecnologia é sempre igual a desperdício. Israel, país em que mais entusiasticamente combate o problema, gasta milhões na pesquisa em alternativas viáveis para melhorar o abastecimento de água de uma região onde é mais fácil encontrar bolsões de petróleo debaixo da terra do que recurso hídricos.

A dessalinização da água, através de poderosos e eficientes filtros é uma delas. Mas há também o bombardeio de nuvens para provocar chuvas e a água reciclada a partir dos esgotos de Tel-Aviv - uma ideia eficiente que, porém, a muitos deve enojar.

Ainda: Água potável não contaminada é o combustível do corpo humano. Sais minerais, como o potássio, sódio e o magnésio, são veiculados através da corrente sanguínea. Sem água suficiente, o sangue engrossa, prejudicando a circulação, baixando a pressão a níveis muito arriscados e causando uma enorme sensação de fadiga.

Se você sente constantemente dores de cabeça ou enxaqueca, pensou em beber mais água? A urina também fica mais escura, como resultado do acúmulo de toxinas, sinal de que o funcionamento dos rins está prejudicado. O órgão é forçado a trabalhar com mais intensidade, na tentativa de eliminar as toxinas e os resíduos tóxicos. O cheiro do suor também se intensifica e se torna mais salgado.

Nos grandes centros urbanos do Brasil, 71 por cento das residências, dispõem de água potável, contra um número muitas vezes menor nas áreas rurais - onde é muito difícil seguir o preceito bíblico de nunca recusar água a quem tem sede. É a prova definitiva de que existe um imenso país de 'Terceiro Mundo' escondido em outro que anseia ser de 'Primeiro Mundo' - e que em alguns locais até consegue.

A imagem do homem moribundo rastejando solitário no deserto, clamando por um gole d'água, em meio a um mar de areia, está registrada na memória de cada um. A ideia só não é mais assustadora que a violência e o desemprego porque a maioria das pessoas pensa que a água, elemento essencial, é e será infinitamente abundante.

Texto originalmente publicado em 22.03.2010 - 15:35 Brasília Summer Time.
comentários feitos na época também acompanham a postagem.
Leitura recomendada:
Fechem a torneira!
-----------------------------------------------------------------
Em tempo: A 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro acontecerá entre os dias 08 e 16 de Novembro. Seja também participante de uma aventura!!

Ajude-nos a divulgar!





Assine para receber os textos do "Luz de Luma" em seu e-mail ou acompanhe pelo Facebook

69 comentários :

  1. o preço da ganância e ambiçao.
    Dae, devido atitudes alheias, meus filhos serão afetados futuramente.
    abçs

    ResponderExcluir
  2. Segundo o que tenho lido, a escassez de água vai ser o grande problema e a maior causa de guerras, em tempos não muito distantes.
    Mas é difícil, para as pessoas, pensar nisso, quando há cada vez mais inundações e trombas de água.
    Bem lembrado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Você falou de ficção científica e me lembrei que, criança ainda, ouvi sobre uma idéia de cortar e levar um iceberg do pólo sul para a Arábia Saudita.

    A ideia nunca vingou...

    Nós, especialmente aqui no sul/sudeste, não temos noção de que é não ter água potável. Eu mesmo moro numa cidade cercada de nascentes de boa água para todos os lados.

    Acho mesmo que essa é a nossa maior riqueza. E tem que ser muito bem preservada.

    Um beijão.

    ResponderExcluir
  4. Não vejo um futuro auspicioso. Lembrei de um professor na faculdade perguntando "Vocês acham que o futuro está mais para Mad Max ou Blade Runner? Em Mad Max era perceptível a dificuldade para tudo, comida, água... para começar o cenário é um deserto e a guerra sanguinária é pelo petróleo; já em Blade Runner, a história acontece em uma megalopole futurista, poluída, onde cai uma chuva ácida fina e constante. A ameaça aqui vem dos andróides que brigam por direitos iguais aos humanos, mas o clima é de nostalgia com músicas (Vangelis)que parecem lamentos.
    Empresários riquíssimos no mundo,inclusive brasileiros, de olho em lucros futuros, investem em pesquisas para baratear a transformação da água do mar em doce, técnica usada no Kuweit e Israel, por exemplo. Aliás o mar é fonte de muitos lucros, não só petroleo, peixe, sal, como energia elétrica e combustível.
    Não tenho dúvidas que no futuro água vai ser produto caro e geradora de muita violência. Isso porque não vemos nenhum país com projetos efetivos de erradicação da pobreza.
    Os ricos cada vez mais protegidos não em condomínios apenas mas em cidades particulares, com leitura da retina como identificação para nelas entrar e carros semelhantes a tanques de guerra para se deslocarem em meio ao povão e a classe média, como sempre, coitada, vivendo entre a espada dos miseráveis e o paredão dos ricos. (Desculpe usar seu espaço mas viajei no tempo)

    ResponderExcluir
  5. Depende de nós que temos agora consciência de tantas coisas, começarmos a agir e cada vez conscientizar mais pessoas...acho que ainda é tempo sim....tenho esperança que a inteligência humana e a tecnologia servirão, no futuro, à humanidade e não à bárbarie.
    Acho que num futuro não muito distante, o homem entenderá que só ele poderá se salvar dele mesmo.
    Beijo, Luma e excelente post!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo18:24

    Às vezes eu tenho a impressão que nossas crianças tem muito mais cuidado com as nossas águas do que muitos adultos.

    Precisamos sim, fechar a torneira e cuidar muito bem de nossas nascentes!!!

    Abraços querida!!!

    Boa semana pra vc... ^^

    ResponderExcluir
  7. Anônimo18:58

    Excelente post que serve como utilidade pública e a conscientizar cada vez mais as pessoas a preservar nosso bem natural mais precioso. É preciso levar à sério que este é um problema real, palpável e nós podemos modificar esta questão tão preemente em nossas vidas.
    Grande abraço!
    Janeisa

    ResponderExcluir
  8. Esse papo aí do xixi escuro é uma informação muito útil... Gostei... rs

    Qual a sua relação com a água, exatamente?

    Um abraço,
    Michelle (http://janelapessoal.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  9. Olá Luma,
    Obrigada pelo comentário em meu humilde blog
    Acredito que houve mesmo algum problema com seu comentário anterior.
    Agora este sim, está Ok.
    Sou totalmente a favor da conscientização quanto ao uso e desperdício de água. Existem ainda muitos a sustentarem idéias ilusórias quanto à inesgotável fonte da vida. Ouvi recentemente coisas do tipo "pra quê economizar água, olhem como tem chovido, quanta enchente no país todo, é água que não acaba mais" ... e por aí segue o discurso...ledo engano...
    Provavelmente esses desconhecem o significado de "água potável".
    Vamos fazer nossa parte! O mundo tem sofrido tantas mazelas!
    Beijos e obrigada.
    Aline

    ResponderExcluir
  10. Oi, Luma!
    Tá rolando a primeira PROMÔ do BLOG'ARTE!!! Passa lá pra participar!!
    Beijins,
    Andrea Guim

    ResponderExcluir
  11. Concordo Luma, que muitos ainda não se aperceberam da gravidade da situação, o que só serve para aumentar o temor em relação ao futuro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eis um ótimo texto para o dia mundial da água.
    Luma, vim agradecer seu comentário sobre minha questão com o sedex e a ótima dica de texto que você deu. Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Luma!
    ouvi dizer que a busca por terrenos com nascentes é cada vez maior. as pessoas estão com medo que a água termine no mundo, deitaram e rolaram sujaram e poluíram agora querem correr atrás do prejuízo.A irmã de minha avó tinha uma nascente de água mineral no quintal da casa dela. mas a vagabunda da filha dela achou que aquela bica não devia continuar alí, mandou cimentar tudo e fechar.a irmã da minha avó morreu recentemente o marido dela também ja morreu faz tempo, a filha então mandou demolir a casa e fez outra no lugar enterrando a bica de vez.acho que gente assim deveria morrer sem poder beber um copinho dágua, com a garganta queimando.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. E viva a água!!!
    acredito que as gerações que estão vindo tem uma consciência melhor sobre isso, as escolas falam sobre o assunto,
    o difícil é meter isso na cabeça dos adultos, pensamento deteriorado já,
    Mas cada um deve fazer sua parte, isso é muito importante!
    beijo Luma,

    ResponderExcluir
  15. Olá minha cara amiga Luma, agradeço pela gentil visita, tive que mudar meu espaço, estava tendo dificuldades com o wordpress.com, e obrigado pela dica. Esse nosso mundinho azul está muito confuso e triste, minhas apostas são nas crianças e jovens para que volte a esperança.

    PS: estarei te linkando aos meus blogs amigos,

    Paz e harmonia em seus dias,

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  16. Será que somos realmente evoluídos biologicamente? tenho minhas dúvidas... infelizmente o destino de muitos na mão de poucos! bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  17. Hi Luma! Very nice post!
    Have a wonderful new week :-)

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente, é comum vermos pessoas lavando calçadas e carros utilizando jatos intensos de água.

    Esse é apenas um exemplo da falta de consciência de muitas pessoas. A água irá acabar um dia. E quando isso acontecer, essas pessoas terão remorso?

    Beijos, Luma e uma ótima quarta-feira.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo17:11

    Esse mundo lindo tá feio e sujo, temo por minha filha e meus netos...Vim agradecer a visita, Tb Amo o nome Júlia ( óbvio ) rsrsrsr
    bjs

    ResponderExcluir
  20. O sertao ja virou dique :-S

    Bjx

    RF

    PS: Aberto a convites e miojos.

    ResponderExcluir
  21. Oi Luma.
    A perspectiva de falta de água é simplesmente assustadora. No entanto, poucos são os que encaram a questão com a devida seriedade e evitam o desperdício. Aqui no condomínio é comum os caras jogarem água foram para lavar os carros. Temo que vai chegar o dia em que os perdulários aquáticos terão de ser duramente multados.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  22. Queridíssima,

    Obrigado pela visita e pela recomendação, adorei o "Fora da Casinha". A vida da gente é, basicamente, composta por ciclos onde hora estamos "na casinha" e hora fora dela... algumas vezes em "nossa casinha" e em outras na de outro alguém... algumas vezes sentimo-nos grandes demais para que o mundo nos contenha para em seguida sentir-mo-nos com espaço de sobra dentro de nossa conchinha. Momentos... fases... e, graças a Deus, tudo passa!

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  23. Às vezes duvido que somos, de fato, humanos.

    ResponderExcluir
  24. Fico apreensiva quando vejo como desperdiçamos água. Temos assistido a inúmeros documentários e sabemos que a água vai acabar... mas continuamos a "varrer" a nossa calçada com mangueiras d'água, deixando a torneira aberta sem necessidade... e por aí vai! Eu mesmo procuro me policiar mais nesse sentido, mas acho que é pouco...

    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Obrigada querida Luma, pelas palavras de carinho no meu blog. Que legal fiquei feliz em saber que foi contadora dé história em uma creche.Amo o que faço, não há preço que pague ao ver uma criança com o olhinhos encantados e sorriso nos lábios ao ver um boneco ou mudanças da minha voz para um personagem da história contada.
    Infelizmente algumas pessoas não tem consciência que o desperdicio da água um dia fará falta.
    Beijinhos a vc

    ResponderExcluir
  26. Me deu medo agora! Já pensou uma guerra por água! O Brasil por possuir água em abundância se transformaria em um novo oriente médio! Deus-me-livre-e-guarde!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  27. Luma,

    Já está mais que na hora de nos conscientizarmos de que a água é um recurso perigosamente finito. Não demora muito e será um bem - reconhecidamente - mais precioso que o petróleo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  28. Olá lina!
    Td bem?
    Vc é jornalista?
    Se for, topa uma entrevista para o meu TCC??

    bj

    ResponderExcluir
  29. o mundo caminha para um caos anunciado, resta saber quando chegará.

    ResponderExcluir
  30. Você disse tudo que é necessário.
    A mim cabe concordar e parabenizar.
    obs> Há 1 base americana na Colômbia e outra no Paraguai.
    Dá prá adivinhar onde será a guerra pela água?

    ResponderExcluir
  31. Anônimo10:46

    E enquanto isso o meu vizinho fica horas inteiras lavando a calçada toda manhã e eu do lado de cá respiro fundo para não ir até lá comprar uma guerra com ele, afinal, já falei uma vez e ele disse que quem paga a conta de água é ele e disse, "claro que sim, hoje é você quem paga e amanhã seremos todos nós".

    E eu que dizia que detesto invadir a vida alheia. Aff
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Luma, mesmo com toda a conscientização a respeito do bom uso de água, é muito comum vermos pessoas sem a menor preocupação em se corrigir. É aquela velha história de olhar o próprio umbigo e o resto que se dane. A maioria das pessoas é muito egoísta, eu não tenho esperanças que alguma coisa mude um dia.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  33. Luma,

    definitivamente um blog com preocupação social!!! O melhor da net!! Adoro seu canto por essa qualidade!! Falar da agua agora 'e no minimo tentar diminuir o caos q sera em um futuro bem proximo!!

    Belo post!!

    ResponderExcluir
  34. Anônimo19:10

    Que Post Fascinante!
    AMIGA,

    Não vejo demora para tal situação acontecer...A venda ou permuta pode ser em qualquer moeda.. Ocorre que, muitos ainda não se deram conta desse patrimônio que em muitos países é escasso.
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  35. Tiro-te o meu chapéu...porque este post está simples de forma a chegar a todos o grito sobre a poupança da água.
    Não é de agora e já o meu avô me dizia Fatylyyy fecha a torneira porque um dia o planeta ficará sem água.
    Devemos aprender com as crianças as grandes mensageiras de comportamentos civicos!

    Gostei imenso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Espero nunca ver algo assim...

    Fique com Deus, menina Luma.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  37. Hoje é dia de deixar uma frase pra vc!

    Deus é capaz de trocar reinos por ti, abrir mares pra que possas atravessar e se preciso fosse daria novamente a vida por ti!
    Deus só não é capaz de deixar de te amar...
    Acredite!!

    Padre Fábio de Melo

    Bom final de semana
    Bjuss com meu carinho de sempre

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  38. mas a falta de agua em sp é por falta de chuva ou por mal uso da agua??

    ResponderExcluir
  39. O principal caminho no combate à escassez consiste na economia das reservas já existentes, através de uma nova política do uso. Sem EDUCAÇÃO não há solução amiga. Muito bom este post. bj Yvone

    ResponderExcluir
  40. Um post maravilhoso pra ler e reler e infelizmente tanto a guerra lá quanto a falta de água, ainda passam pela falta de consciência! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  41. Texto maravilhoso,amiga!
    sabíamos que um dia a água teria valor de ouro!
    Onde estão os governantes com políticas de prevençao,amiga?
    bjus e bom final de semana,querida!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  42. É Lu, e continuo achando que as crianças se preocupam muito mais!!!!!

    Seu texto é tão atual! É triste olhar para o lado e ver a secura dos rios.
    Uso desordenado da água, falta de planejamento, falta de chuva... uma mistura de tudo provocando o drama da seca!!!

    Beijos Lu e um lindo FDS

    ResponderExcluir
  43. Sabe lú, eu não gosto nem de comentar este assunto , é tão falado mas ninguém dá bola, aqui nas visinhanças a mangueira está ligado direto por causa da poeira na rua , imagina que desperdicio , acho que deveriam fechar suas casa e economizar , mas claro ninguém quer saber , aqui quando lavo louça não deixo a torneira ligada , só na hora de enxaguar e já fecho, este ouro incolor se acabar , acho que a vida humana também acaba.....
    beijinhos e bom fim de semana.


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Olá Luma,
    Texto maravilhosamente escrito! Por mais que se alerte, que se fale sobre a falta do "Liquido da Vida", as pessoas parecem não acordarem para a realidade que estamos enfrentando, e que precisamos todos tomar consciência que sem água não ha vida. Vamos acordar e fazer tudo o que for possível e impossível para a economia desse liquido valioso...Que Deus nos mande chuva para que não padeçamos de mal maior.
    Beijos com carinho e tenha um lindo final de semana.
    Marilene

    ResponderExcluir
  45. Luma, a irresponsabilidade é visível. Nunca se pensa que a água, indispensável à sobrevivência, está se esvaindo. E o mundo tem 3/4 de água para 1/4 de terra. Com tantas pesquisas científicas de ônus inimagináveis, a dessalinização ainda não se tornou objetivo primeiros dos países. A chuva tem se tornado escassa, a destruição das matas cresce, o clima já não é o mesmo. Triste é a reflexão sobre o tema. Bjs.

    ResponderExcluir
  46. Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são
    verdadeiramente infinitos.
    (Madre Tereza de Calcutá)
    Um abençoado inicio de mês!!!!
    Beijos Marie.

    ResponderExcluir
  47. Oi, Luminha,

    A gente sempre vai deparar com situações em que eventos naturais como a escassez de água (e outros) jogarão por terra algumas grandes intenções ou pretensões humanas, rsrs. Recentemente eu li uma matéria, publicada num jornal daqui, que dizia que o Brasil deveria "copiar" as soluções que o povo da Califórnia encontrou para minimizar a falta de água. Quando li que lá agora - entre muitas outras medidas - é proibido molhar a grama, mas foi mantida a permissão para que se enchessem as piscinas de água, já fiquei com o pé atrás, rsrs.
    De qualquer modo, já passa da hora de a gente olhar a questão do desperdício de água com mais seriedade. Água é bem indispensável, o que a torna um grande tesouro. Não dá mais para ser complacente com a boçalidade de alguns seres humanos, no que concerne ao mau emprego dos recursos naturais ou à irreflexão quanto às coisas importantíssimas para a nossa própria sobrevivência.

    Ah, muita obrigada pelas palavras gentis lá no blog e também pelo comentário na página dos açúcares, rsrs.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  48. Se uma criança protegida pelos pais, com família estável , sem estar envolvida directamente nas tragédias que devastam parte do mundo faz un desenho assim... imagine-se o que desenharão crianças completamente traumatizadas por serem vítimas , irmãs de vítimas, filhas de vítimas !!! :( :(

    Abraço grande. Luma

    ResponderExcluir
  49. Conscientização é tudo! Educação!
    A menina é criança, mas crianças não são bobas, estão de olho em tudo, tudo registram. É nesta hora que temos que ter todo cuidado e educar realmente!
    Bjs.
    Já viu meu recado? Vou participar do BookCrossing. Bjs

    ResponderExcluir
  50. Boa noite Luma!
    Aqui na Itália, muitas vezes, falta água no verão e naquelas horas o pânico é total, então fico imaginado quando esse quadro se estenderá não somente por algumas horas, mas por dias!
    Aqui também é proibido lavar calçadas e lavar a casa como lavamos no Brasil, jogando água!
    Infelizmente não crescemos com a cultura de que é preciso economizar água e geralmente nos conscientizamos sobre essa importância somente na vida adulta.
    E' preciso fazer um grande trabalho de educação com as nossas crianças, para evitar um dano ainda maior.
    Te desejo uma ótima semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  51. Um texto perfeito para a crise que vivemos da escassez de agua.
    Quando li "Não verás país nenhum"(Ignacio Loyola Brandão) nos anos 70, não acreditava estar tão perto, hoje vejo esta angustia.
    Ainda acho acanhadas as campanhas pelo uso correto e político da agua.
    Ainda nas lembranças, quando criança lá num cantinho de Minas, a gente sofria com falta de água e seguíamos em procissão para colocar flor aos pés do cruzeiro da cidade.
    Uma linda semana a voce Luma e que Deus nos proteja e ilumine sempre.
    Meu abraço de paz.
    Beijo

    ResponderExcluir
  52. Sua amizade sempre foi muito importante para mim
    sem duvidas acredito ter lutado muito nesses anos
    embora poucos estavam comigo a quase dez anos atrás.
    Hoje estou passando para deixar um
    pouco do perfume que ficou no frasco.
    Embora tenha capacidade de entendimento,
    que passado é perfume de primaveras mortas.
    Agradeço por tua amizade tão especial,
    e por me fazer sentir que ainda sou
    alguém com quem você se importa.
    Deus te abençoe ..sempre..
    Um abraço grande ,
    e especial.
    Com muito carinho.
    Evanir.
    Tenha uma linda ,
    e abençoada semana..
    Eu amo vir a seu blog gosto imenso.
    Em 14 de Julho 2013..
    Hoje posso chamar de ano dourado..
    Estou matando saudades!!

    ResponderExcluir
  53. A ficha caiu tarde demais pros Brasileiros, uma pena, e ainda tem gente que não entendeu: a água ta acabando, e se não economizar nossas chances de melhorar acabam. Somos o país com maior recurso hídrico, o que está acontece não é culpa de São Pedro, é nossa, é da falta de tecnologia para economia de água, é da destruição das nossas matas, é das ilhas de calor formadas nas cidades, é da população que desperdiça, desperdiça e não entenda: água não é infinita, acaba, ta acabando e se a gente não parar e melhorar ela vai acabar.

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  54. O detalhe é que - infelizmente - a "galere" só abre os olhos pro problema quando a coisa atinge graus de calamidade estratosférica, nzé? Pior que a falta de consciência é a falta de entendimento desse povo! #sóacho! Beijocas!

    ResponderExcluir
  55. Por isso fazer da água algo comercializável torna-se uma sandice.

    ResponderExcluir
  56. Ô mal hábito, este que só acorda diante da necessidade urgente.Mitos do país do futuro, éden privilegiado pela natureza já tombaram há muito e continuamos a presenciar atitudes irresponsáveis tanto do povo quanto dos governantes.
    O dia chegou, a hora é agora, o tempo é já ou mudamos radicalmente as burras percepções ou encenaremos as piores cenas de filmes de catástrofes anunciadas.

    Boa semana, Luma. Bjkas.
    Calu

    ResponderExcluir
  57. E se naquele tempo, Luma, o quadro já era assustador, o que dizer hoje? Mas, infelizmente, o desperdício continua! :( Excelente postagem, boa semana.

    ResponderExcluir
  58. Luma, oportuna essa publicação em razão do momento que estamos vivendo com o problema da falta D' água em muitas regiões do país, especialmente em São Paulo. A maior riqueza desse planeta não é o petróleo como muitos países parecem acreditar, mas sim a água. Ela é que sustenta esse mundo, pois é vida. A humanidade paga por sua própria estupidez, essa é a dura e cruel realidade.

    ResponderExcluir
  59. Estamos de acordo, neste alerta necessário que tão bem fazes!
    Infelizmente...a queda para o abismo parece continuar.

    bj

    ResponderExcluir
  60. Importantíssimo, post, Luma. É um alerta muito necessário, principalmente em virtude do período que estamos vivendo. E eu bebo água pra caramba, aliás, é o que mais bebo. Bjssss

    ResponderExcluir
  61. Luma...por momentos senti-me na sala de aula...quando era professora!
    As crianças têm essa sensibilidade e somos nós...cidadãos comuns que as devemos orientarem para estarem alerta ao nosso maravilhoso mundo!!!
    Relativamente à lenda salgada...provavelmente haverá um fundo de verdade!!!
    Bj amigo

    ResponderExcluir
  62. Anônimo13:17

    Oi Luma! Parece que a hora da verdade e a conscientização ainda são sonhos. Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  63. É muito bom ler-te, a realidade escrita com a maior seriedade e perfeição. O ser humano já sabia que teria que enfrentar esse tipo de angustia e provação, pois as destruições do meio ambiente já vem desde que os portugueses, espanhóis, holandeses e franceses vieram fazer suas visitas a nosso continente. e a mais de 500 anos que retiram nossas matas e riquezas para se locupletarem: Dai deu no que deu, e, nós atualmente é que pagamos pela omissão dos nossos antepassados. Se não abrirmos os olhos e lutar por um mundo melhor pagaremos muito caro por isso.
    Abraço

    ResponderExcluir
  64. Luma,
    a água é um bem precioso, o homem é acostumado a esbanjar comida e água.
    Quantos desperdícios de alimentos nas feiras e supermercados, nos grandes galpões que armazenam alimentos, as vezes até nos lares.
    Agora vem essa falta de água em muitos lugares do Brasil.
    Aqui a Companhia de água já está pedido pra gente economizar se não vai
    faltar, uma triste realidade.

    Um grande beijo, fica com Deus ♥

    ResponderExcluir
  65. O texto foi publicado em 2010 e é mais atual do que nunca. Acredito que o pensamento de água infinita aqui no nosso país, agora com a seca que atinge cidades, metrópoles que não ficam nas regiões "clássicas" afetadas, está fazendo o povo refletir e acordar. E eu realmente espero que esta crise de falta de chuva e abastecimento fomente as pesquisas e ações e que continuem campanhas de novas formas de uso da água.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  66. Aqui em Portugal vejo coisas absurdas, como lavar pátios longamente com uma mangueira sempre a deitar água ali esquecida...
    Beijinho, boa semana!

    ResponderExcluir
  67. NoosSa Luma, foi profundo seu texto hein? Quem iria imaginar que um dia ficaríamos sem água... Economizar água não teria que ser no momento de crise e sim sempre.
    Ah, postarei as fotos do bookcrossing na quarta-feira, coloquei a caixa na porta do condomínio , vamos ver se esse ano eu consigo distribui-los no centro da cidade aqui em São Paulo. Beijos

    ResponderExcluir
  68. Excelente postagem pela informação e para alerta!
    Desde que, há uns anos, tivemos um ano de seca, sendo necessário que os bombeiros levassem água a muitas populações, a minha poupança em água virou quase obsessão. Não desperdiço nem uma gota (até alterei o sistema de rega do jardim, este ano). Toda ela é reutilizada cá em casa. Quando era comentadora residente num programa de rádio, não tive pejo em divulgar as estratégias, pois era necessário alertar consciências. E a verdade é que a água não é um recurso eterno! Nem percebo como é que há pessoas que se dão ao luxo de a desperdiçar!
    Bjuzz, Luma :)

    ResponderExcluir
  69. Querida Luma
    Este problema já vem de trás! Há muito que deveríamos ter pensado em campanhas de sensibilização para economizar água! Porém, mais vale tarde do que nunca. Gastemos a indispensável hoje,para podermos continuar a ter amanhã..
    Este é um assunto que ninguém deve esquecer.As crianças devem ser avisadas desde tenra idade, ainda nos infantários,para terem futuramente bons hábitos neste domínio.
    Obrigada por tocar num assunto de tanta importância.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor