Vem aí a 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro

Se você ama seus livros, deixe-os ir... Como os pais fazem com seus filhos.
Por que os livros são nossos companheiros, educadores, objetos de devoção...
Da ideia de libertar os livros da clausura das estantes, surgiu o BookCrossing.

Venha participar da 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro!

O BookCrossing Blogueiro atravessa o tempo e o espaço, não conhece limites geográficos. O ato de libertar livros está no coração dos BookCrossers.

Um livro precisa ser pesquisado, lido, vivido para ser eterno e criar vínculo com o leitor - Para criar vínculo com a cidade, deve ir para além das paredes e prateleiras das bibliotecas. Libertá-lo em lugares públicos desperta a curiosidade e interesse, mesmo naqueles que não costumam ir à biblioteca. Desse modo serão criados leitores novos e incomuns.

Os livros seguem viagem através das pessoas que o encontram. Uma atividade que reúne pessoas que serão futuros leitores com aquelas que já gostam de ler. O espírito por trás dessas pessoas é diversificado, uma mistura de aventura - No verdadeiro sentido da palavra ... (aqui vai a caça aos livros!), paixão pela literatura e a generosidade irresistível. 

No BookCrossing as pessoas são veículos de uma biblioteca itinerante que reúne vidas, pensamentos, mãos e palavras

Uma ideia que também é interessante do ponto de vista econômico e que sinaliza uma atenção admirável para a prática do reuso. Porque muitas vezes temos tantos livros, sabendo que nunca iremos reler? (pausa para lembrar quantos livros tem em casa e quantos já releu...) Por que, então, em vez de deixá-los na prateleira sob a ação do tempo e da poeira, não libertá-los?

Alguns pontos comerciais ou mesmo escritórios de empresas, estão inaugurando aparadores ou estantes onde os utilizadores do espaço podem deixar os livros que já leram e não desejam manter, e você pode olhar se ali tem um livro que gostaria de ler... Um espaço de intercâmbio, onde até mesmo os títulos mais excêntricos tem "mercado" (sem dinheiro, é claro!) ... Curiosidade que muitas vezes vem acompanhada de descobertas inesperadas! Uma amiga blogueira fez isso na recepção do condomínio onde mora.

Nessa esteira, empresas de ônibus, estações de trem, metrôs e até mesmo nas ruas das cidades, estão disponibilizando lugares reservados para "guardar livros" disponíveis para viajar. As crianças são as maiores consumidoras e administradoras desses locais.
Recentemente uma garota dispensou sua festa de aniversário para doar livros para crianças carentes que não têm livros para ler, ideia incentivada por um ator mirim que se passou por menino de rua para mostrar reações das pessoas nas ruas ao pedir um livro, ao invés de pedir o que usualmente os moradores de rua pedem. A ideia da garota foi tão bem aceita pelos pais que ela resolveu envolver seus coleguinhas na escola. Por fim, toda a comunidade se envolveu. Isso foi mostrado em um programa de TV no intuito de divulgar uma boa ação que deve ser copiada e incentivada. 

O mundo atual é outro, não precisamos acumular livros para dizer que retemos conhecimento. O conhecimento é maduro quando é compartilhado. O conhecimento quando imaturo morre junto com quem o deteve.
BookCrossing Picnic
Os livros podem ser deixados aleatoriamente em qualquer lugar que queira deixar, um banco, uma estação, um escritório ou mesmo áreas selecionadas para troca. Acima, um picnic promovido por Tuula Anneli Salo.

Na prática do BookCrossing, existe um diálogo entre liberdade e a liberação, questões que envolvem filosofia e espiritualidade, que são bem mais profundas e que culminam com a libertação de algo tido como um bem e que indica desapego e boa vontade.

Qual é o valor agregado ao BookCrossing? Espalhar os livros e torná-los disponíveis para todos, não só para promover a leitura e alfabetização, mas, ao mesmo tempo, para fortalecer o espírito de comunidade em torno do "movimento" que se mistura com momentos da vida social, crescimento pessoal e que envolve um amigo especial: o livro.

Recapitulando:
  • Para participar do BookCrossing Blogueiro basta ter um livro que queira libertar. 
  • Escrever uma dedicatória ou bilhete, avisando que o livro não está perdido e convidando quem o encontrou a ler e depois libertá-lo novamente. 
  • Escolher um lugar público e protegido para libertá-lo.
  • Você pode fazer uma postagem em seu blogue contando qual livro libertou e, se quiser aprofundar na participação, faça uma resenha ou conte o que achou do livro - Muitos participantes gostam de fotografar o momento da libertação, mas você pode fazê-lo ou não. Fica à seu critério.
  • Quem não tiver blogue poderá participar através das redes sociais, publicando na página do evento ou em sua própria página.
Página do evento da 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro no facebook.
  • Você pode usar as imagens dessa postagem e também de outras postagens da label "BookCrossing Blogueiro", assim como os banners que disponibilizo em "Banners BookCrossing Blogueiro". 
  • Fique à vontade para confeccionar o seu próprio banner, se os que disponibilizo não lhe agrade. 
  • Não se esqueça, o BookCrossing Blogueiro é um evento público e você pode convidar quem você quiser - eu sou apenas uma organizadora. Me ajude a divulgar o movimento chamando seus amigos blogueiros, leitores do blogue ou das redes sociais. 
  • Se não entendeu como participar mesmo clicando na label "BookCrossing Blogueiro", pode fazer perguntas no sistema de comentários. 
Estou muito feliz em ainda poder organizar o BookCrossing Blogueiro, um evento que não tinha a pretensão de passar da 1ª Edição. O sucesso é de todos vocês que participam!

Na ocasião da 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro;- do dia 08 a 16 de Novembro - estarei listando os participantes em uma postagem. Até!!

Junto ao BookCrossing Blogueiro, também acontece o BookCrossing Blogueiro Kids, já em sua 3ª edição organizado pela Trícia Ferreira.
Página do evento do III Booking Crossing Blogueiro KIDS no facebook
Chamem as crianças para participar junto com vocês!

Assine para receber os textos do "Luz de Luma" em seu e-mail ou acompanhe pelo Facebook

67 comentários :

  1. Um bela iniciativa!
    Espero que seja um sucesso!
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Acho D+ esta ideia.
    Mas verdade ainda não consegui libertar ninguém aqui da estante. rs

    Vou acompanhar as imagens para me inspirar.
    Um dia abençoado

    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Achei essa ideia maravilhosa. Eu não sabia dela, fiquei sabendo agora em seu blog.
    Parabéns pela divulgação!
    Não sei se teria coragem de deixar um de meus livros irem, assim como nunca deixei as filhas a não ser quando casaram rsrsrs. Mas desejo sucesso.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Luma:

    Já tinha lido sobre esta iniciativa que achei muito interessante, não sei se aqui em Portugal alguém já teve esta ideia, vou pesquisar e prometo divulgar no caso de não achar nada por aqui.
    O conhecimento dever poder alcançar todo o mundo.

    beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê!
      Em Portugal o BookCrossing é mais forte que no Brasil.
      O BookCrossing Blogueiro foi inspirado no BookCrossing mas é um evento independente e você pode participar mesmo que não ache nada por aí...

      Excluir
  5. Estou divulgando =)

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Luma!
    Essa iniciativa é fantástica e também procuro libertar-me dos meus livros lidos.
    Estou "evangelizando" meu marido, que não sabe onde colocar mais livro e não "desapega"!
    Que amor a iniciativa dessa garota, emocionei-me!
    Bom desapego a todos nós.
    Bjim com karim
    Léia

    ResponderExcluir
  7. OBA!!!!!!!!!!! Nós vamos! Com certeza!

    ResponderExcluir
  8. Contando os dias!!! *-*

    Beijos!!!^^

    ResponderExcluir
  9. Luma querida
    Desculpe a minha falha o ano 2000 está errado, lógico.
    Obrigada pela participação na Frase Fofura Total
    Tenha uma linda tarde.
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos



    ResponderExcluir
  10. Oi, Luma,
    Já corrigi lá.
    Desculpe estou ficando caduca...rs
    Obrigada pelo convite.
    Pretendo participar, sim
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá Luma,
    É sempre muito bom lembrarmos sempre dessa campanha. A libertação dos livros para aqueles que gostam de leitura mas não tem como adquirir é magnifica. Faço isso sempre que posso, deixo meu presentinho nos cantos da cidade...
    Parabéns pelo belo post!
    Beijos com carinho
    Marilene
    Marilene Folhas Flores e Sutilezas

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga boa noite!
    hoje vim para lhe desejar uma linda e muito abençoada semana, coberta de muita paz e amor!
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante :) Não conhecia esse projeto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Lógico que irei participar desse bookcrossing! Adoro essa ideia de libertar um livro. E sua inciativa de fazer esse movimento é legal demais. Vou divulgar no meu blog
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  15. Olá querida, passei por aqui para agradecer sua doce presença
    no meu cantinho.Obrigada !!!
    Abraços, Marie.

    ResponderExcluir
  16. Já participei em alguns, no último não. Vou tentar participar. Como já disse uma vez, não tenho nem um terço dos livros que já tive, e que doei às sobrinhas e a dois lares de idosos. O filho levou alguns, quase só os que tinha comprado para ele quando era menino, que levou quando a filha nasceu. Por muito que me doa, nunca consegui fazer com que se apaixonasse pelos livros.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  17. Luma,
    todos estes movimentos incentivadores me deixam cada vez mais contente em ver como esta corrente-do-bem se agiganta prometendo renovadas e férteis semeaduras...muitos livros, muitas leituras, bons letramentos.
    "Tamojunto" :)
    Bjkas e boa semana.
    Calu

    ResponderExcluir
  18. Luma, e já estamos na nona edição! Já é um cliché mas eu gosto de comparar o desprendimento que tenho agora em relação ao início, ficou muito mais intuitivo o ato de pensar, ao terminar de ler um livro, se pretendo guardá-lo ou fazê-lo circular.

    Dois abraços ;)

    ResponderExcluir
  19. Olá Luma!

    Sacramentado lá no Visão. Como sempre, um prazer divulgar e participar do evento. Beijos!

    ResponderExcluir
  20. E já passou mais um ano!
    Como sabe, por cá já se fazem atividades parecidas. Também deixarei um livro algures...
    Beijuzz, Luma :)

    ResponderExcluir
  21. Oi Luma, eu faço isso com muita frequência, não sabia que fazia parte de um movimento.
    Tem uma livraria aqui perto que tem uma campanha muito legal. Para cada livro doado, eles doam uma cesta básica, colocam o livro dentro embalado para presente e enviam para uma ONG que as distribui para a população carente.
    Quase todos os meses em mando livros para lá.
    Mas vou tentar fazer uma vez desta forma que você descreve aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Luma!
    Estaremos juntos mais uma vez.
    Por enquanto, divulgando...
    Beijos!
    vitornani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Esta aí um movimento muito interessante. Confesso que ainda não participei mas vivo dando livros de presente, inclusive pras crianças.


    Bjussssssssss

    ResponderExcluir
  24. A idéia é otima,LUMA. Mas tenho que reconhecer que não consigo me separar dos meus livros. É como se pudesse manter as estórias comigo,rsss.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Luma,
    Vou participar pela 2ª vez.
    É uma emoção e tanto, libertar um livro...
    Esse ano ganhei inúmeros livros,
    a vida é assim...a gente colhe o que planta!
    Bjs \o/

    ResponderExcluir
  26. Luma
    Ler é dar asas ao imaginação com o saber , e estimular isso
    em nossos filhos é grata a recompensa.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Desde que conheci esse movimento, passei a admirá-lo. Temos livros que, de fato, não vamos reler. E precisam de outros olhos. Não consegui, no anterior, ver quem pegou os libertados (rss). Desta vez, tentarei, novamente. Bjs.

    ResponderExcluir
  28. Quero participar,amiga!
    Lindo projeto!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  29. Anônimo21:41

    Oi Luma! Será a minha quinta participação e com muita alegria! Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  30. Que maravilha, bons exemplos devem ser seguidos, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  31. Agradecido amiga! Gostaria muito de participar, mas tenho tão poucos livros amiga! abração

    ResponderExcluir
  32. Oi querida Luma, sim estarei participando do Bookcrossing.
    Luma ainda, não está confirmado mas haverá o quarto festival de contação de história no CCCB- RIO . Quando for confirmado lhe avisarei, quem sabe poderemos nos conhecer e darmos um abraço bem forte uma na outra hein?
    Beijos, bom final de semana

    ResponderExcluir
  33. Dica maravilhosa bom final de semana.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  34. Oi Luma, desde a primeira vez que li sobre o projeto achei uma ideia maravilhosa, sempre tive vontade de participar! Esta edição não vai passar em branco! Se me permite, já me apossei de alguns banners! Vou divulgar no face tbm! =)
    Parabéns pela iniciativa!
    Bjs e um ótimo final de semana!
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma, divulguei no meu face e na fanpage do Vivendo! :)
      https://www.facebook.com/silenimachado
      Bjs =)
      www.viveraprendendo.com

      Excluir
  35. Luma, os livros são portas para o conhecimento. Uma pena mesmo, a leitura não ser um hábito mais presente na vida dos brasileiros. Um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  36. Com certeza que participarei. Abraços.

    ResponderExcluir
  37. Maravilha de inciativa! Eu preciso tomar vergonha na cara participar #FATO! Vou tentar, Lumete! E já deixo meus votos de que seja um retumbante sucesso! Parabéns, queridona!!!

    ResponderExcluir
  38. Luma,
    eu nunca participei desse projeto mas sempre doei livros, pois
    não acho certo os livros ficarem amarelados sendo que outras
    pessoas possa lê-los.
    Hoje mesmo doei o Dom Casmurro para a filha de uma amiga.

    Bjs, ótimo final de semana junto a sua família!

    ResponderExcluir
  39. Fiquei honrado com o convite, Luma. A Bia me mandou um livro, inclusive, recentemente, mas ainda não tive tempo para ler. Não sei se conseguirei participar dessa iniciativa, mas é ótima e eu sempre acompanho os blogs que fazem. Mês passado eu doei um livro meu para um amigo. Não foi dessa forma, mas vale também. bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  40. Estou nesta, Luma! (Puxa, desatento, pensei que o evento já estivesse em andamento e deixei um recado na página do facebook sobre como pretendo participar. Fica valendo o que escrevi lá, só que para o mês que vem. Beijo pra você e bom find).

    ResponderExcluir
  41. Luma,

    Muito obrigada pelo convite, irei participar sim! (preciso praticar o desapego rsrs ...)

    Tenha uma linda semana!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  42. Luma, super bacana esse projeto! Pandora me convidou ano passado, mas acabei nem participando. Sou uma criatura que ainda precisa aprender a deixar seus livros "irem". Mas ainda conseguirei alcançar essa façanha! =P

    Beijo, Luma!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  43. Luma, vou participar! Obrigada pelo convite!!
    Aqui as pessoas tem esse habito! Deixam livros nos halls dos predios e em caixas, tipo a do correio em suas casas, como essa da imagem com as crs. E as pessoas podem pegar sem problemas. Adorei a iniciativa!
    Bjs e um otimo domingo!

    ResponderExcluir
  44. Luma espero não perder esta data, pois sempre me perco nela e acabo ficando de fora. Para tal estou fazendo uma daquelas notas adesivas lembrete na área de trabalho.
    Vamos nesta.
    Abraços.
    Bju

    ResponderExcluir
  45. Vim agradecer o convite e dizer que participarei com todo prazer! :D

    ResponderExcluir
  46. Escrevi um post sobre no meu blog.

    Beijos

    Ronaldo Santos
    http://blog.ronaldosantos.com

    ResponderExcluir
  47. Oi, Luma!
    Mais uma vez vou estar contigo no BookCrossing. Não poderia ser diferente, né? Depois que começei a participar só falhei na 7*, porque estava viajando. Vamos lá!
    Bjim, cosquirídia

    ResponderExcluir
  48. Eu estava pensando em deixar um livro com um conto meu no aeroporto com um pequeno texto contendo meu e-mail e dizendo: Depois que ler me diga o que achou".


    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudio!
      Acho uma ótima ideia e sei também que os escritores são os maiores incentivadores do bookcrossing, afinal, estão ajudando a formar novos leitores... ;)
      Beijus,

      Excluir
  49. Oi Luma:
    Estou me preparando pra participar novamente do BookCrossing Blogueiro.
    Aproveito pra te dar a boa notícia que ainda tenho o livro sim (As Esganadas).
    É que no evento passado eu libertei o livro para uma amiga, que depois que leu, me devolveu, para que eu pudesse repassar para outra pessoa.
    E a primeira pessoa que eu pensei, foi justamente VOCÊ.
    Envie seu endereço para meu e-mail - md-escritos@bol.com.br ou se preferir por mensagem lá no facebook, ok.
    Terei o maior prazer em mandar o livro pra você.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  50. Dessa vez participo. bj

    ResponderExcluir
  51. Luma Rosa,
    Sou aquela que se agarra aos livros.
    Não os empresto, dou sem pedir devolução.
    Nisso e em outros quesitos, posso afirmar : sou generosa.
    Aliás, quando trabalhava como Pedagoga em todos os locais ou nas graduações era considerada e querida por sempre distribuir o conhecimento adquirido.
    Gosto de ser ponte de ligações, gosto de ser um transporte.
    Minha estante é sempre fácil de se "catada" por quem aqui me visita.
    Bem, nem tanto. Tenho meus tesouros, principalmente de Psicologia Transpessoal, de Terapia de Vida Passadas(meu trabalho atual) e de Astrologia, ciúme total! rs
    Mas sempre fiquei a parte e resistente ao deixar por aí perdido um livro.
    Mas a vida é um aprendizado.
    E aqui estou eu!
    Você me venceu!
    Vou participar e penso que será no momento certo.
    Beijos, muitos beijos, querida!
    PS: O blog é o Viajantes na Linha do Tempo.

    ResponderExcluir
  52. Luma, minha prateleira de livros é enxuta. Faz um bom tempo que entendi que não adiantava nada acumulá-los, que eles precisavam de um destino mais nobre. Foi assim que selecionei vários para doação. Desde então, não compro livros para ficar "na fila de espera", mas para lê-los, mesmo! Hoje estou me deliciando com o 1889, de Laurentino Gomes. Tenho livros já listados que quero comprar, mas não vou fazê-lo sem antes terminar o que estiver sendo lido, e por aí vai... até porque, como agora sou mãe, meu tempo de leitura é reduzido. Chego ao final do dia só o pó da rabiola. Então, aos poucos, vou mantendo minha leitura em dia, sem pressa. Mesmo num ritmo mais lento de que quando não era mãe, não abro mão desse prazer, porque é uma das coisas que me faz sentir viva, me humaniza. O fato é que acho essa ideia de libertação dos livros incrível, justamente porque gosto tanto da companhia de um. É um ato de generosidade, sim. Livro, informação, conhecimento... tudo isso liberta e salva! Então, sim, vou escolher na minha prateleira o que seguirá viagem nessa jornada rumo a encontrar um novo leitor, vou deixar um bilhetinho explicando que não se trata de um livro perdido, mas de um presente para quem o encontrar... e espero que ele faça o bem a que se destina para alguém. =)
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  53. Olá, Luma! Já estou divulgando no topo da sidebar do blog, adoro! Um abraço!

    ResponderExcluir
  54. Muito bacana o projeto, mesmo morando em Londres vou participar !
    beijo
    Li
    londrescomfilhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  55. http://votonico.blogspot.com.br/2014/11/book-crossing-blogueiro-2.html
    Luma, expedi hoje o primeiro viajante desta edição do Bookcrossing Blogueiro. É Vidas Secas de Graciliano Ramos. No link acima. Abraços.

    ResponderExcluir
  56. Acabei de publicar lá no blogue!
    Luma sei que você vai ter muito trabalho para organizar, mas se for possível coloca uma estatística do primeiro BookCrossing e desse agora!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  57. Luma, também estou aderindo ao movimento e publiquei a divulgação hoje: http://conversadeportugues.com.br/2014/11/bookcrossing-blogueiro/

    ResponderExcluir
  58. Lógico que irei participar. Vou até separar logo os livros para fazer o desapego. Adoro essa sua iniciativa.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  59. Olá Luma, obrigado pelo convite, já coloquei no blog a minha participação.
    Meu link:
    http://mpequenoprincipe.blogspot.com.br/2014/11/9-edicao-do-bookcrossing-blogueiro.html#links
    Beijinhos Pedrinho

    ResponderExcluir
  60. Obrigada pelo convite Luma, participarei com certeza.
    Joelma

    ResponderExcluir
  61. Olá, Luma!
    Participo mais uma vez do Bookcrossing, acabei de libertar o livro e de postar no mattiva.
    Grande abraço e vamos à 10 edição!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  62. Oi Luma!!!
    Tô dentro! Você sabe, né? Obrigada por me avisar que já tinha começado.
    Hoje mesmo, dentro do projeto 10 em 10, lá no blog, já começo a divulgar!
    Bjos e bençãos.
    Mirys
    www.umabaguncadeliciosa.blogspot.com

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor