Vem aí a 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro
Se você ama seus livros, deixe-os ir... Como os pais fazem com seus filhos.
Por que os livros são nossos companheiros, educadores, objetos de devoção...
Da ideia de libertar os livros da clausura das estantes, surgiu o BookCrossing.
Venha participar da 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro!
O BookCrossing Blogueiro atravessa o tempo e o espaço, não conhece limites geográficos. O ato de libertar livros está no coração dos BookCrossers.
Um livro precisa ser pesquisado, lido, vivido para ser eterno e criar vínculo com o leitor - Para criar vínculo com a cidade, deve ir para além das paredes e prateleiras das bibliotecas. Libertá-lo em lugares públicos desperta a curiosidade e interesse, mesmo naqueles que não costumam ir à biblioteca. Desse modo serão criados leitores novos e incomuns.
Os livros seguem viagem através das pessoas que o encontram. Uma atividade que reúne pessoas que serão futuros leitores com aquelas que já gostam de ler. O espírito por trás dessas pessoas é diversificado, uma mistura de aventura - No verdadeiro sentido da palavra ... (aqui vai a caça aos livros!), paixão pela literatura e a generosidade irresistível.
No BookCrossing as pessoas são veículos de uma biblioteca itinerante que reúne vidas, pensamentos, mãos e palavras.
Uma ideia que também é interessante do ponto de vista econômico e que sinaliza uma atenção admirável para a prática do reuso. Porque muitas vezes temos tantos livros, sabendo que nunca iremos reler? (pausa para lembrar quantos livros tem em casa e quantos já releu...) Por que, então, em vez de deixá-los na prateleira sob a ação do tempo e da poeira, não libertá-los?
Alguns pontos comerciais ou mesmo escritórios de empresas, estão inaugurando aparadores ou estantes onde os utilizadores do espaço podem deixar os livros que já leram e não desejam manter, e você pode olhar se ali tem um livro que gostaria de ler... Um espaço de intercâmbio, onde até mesmo os títulos mais excêntricos tem "mercado" (sem dinheiro, é claro!) ... Curiosidade que muitas vezes vem acompanhada de descobertas inesperadas! Uma amiga blogueira fez isso na recepção do condomínio onde mora.
Nessa esteira, empresas de ônibus, estações de trem, metrôs e até mesmo nas ruas das cidades, estão disponibilizando lugares reservados para "guardar livros" disponíveis para viajar. As crianças são as maiores consumidoras e administradoras desses locais.
Recentemente uma garota dispensou sua festa de aniversário para doar livros para crianças carentes que não têm livros para ler, ideia incentivada por um ator mirim que se passou por menino de rua para mostrar reações das pessoas nas ruas ao pedir um livro, ao invés de pedir o que usualmente os moradores de rua pedem. A ideia da garota foi tão bem aceita pelos pais que ela resolveu envolver seus coleguinhas na escola. Por fim, toda a comunidade se envolveu. Isso foi mostrado em um programa de TV no intuito de divulgar uma boa ação que deve ser copiada e incentivada.
O mundo atual é outro, não precisamos acumular livros para dizer que retemos conhecimento. O conhecimento é maduro quando é compartilhado. O conhecimento quando imaturo morre junto com quem o deteve.
BookCrossing Picnic
Os livros podem ser deixados aleatoriamente em qualquer lugar que queira deixar, um banco, uma estação, um escritório ou mesmo áreas selecionadas para troca. Acima, um picnic promovido por Tuula Anneli Salo.
Na prática do BookCrossing, existe um diálogo entre liberdade e a liberação, questões que envolvem filosofia e espiritualidade, que são bem mais profundas e que culminam com a libertação de algo tido como um bem e que indica desapego e boa vontade.
Qual é o valor agregado ao BookCrossing? Espalhar os livros e torná-los disponíveis para todos, não só para promover a leitura e alfabetização, mas, ao mesmo tempo, para fortalecer o espírito de comunidade em torno do "movimento" que se mistura com momentos da vida social, crescimento pessoal e que envolve um amigo especial: o livro.
Recapitulando:
- Para participar do BookCrossing Blogueiro basta ter um livro que queira libertar.
- Escrever uma dedicatória ou bilhete, avisando que o livro não está perdido e convidando quem o encontrou a ler e depois libertá-lo novamente.
- Escolher um lugar público e protegido para libertá-lo.
- Você pode fazer uma postagem em seu blogue contando qual livro libertou e, se quiser aprofundar na participação, faça uma resenha ou conte o que achou do livro - Muitos participantes gostam de fotografar o momento da libertação, mas você pode fazê-lo ou não. Fica à seu critério.
- Quem não tiver blogue poderá participar através das redes sociais, publicando na página do evento ou em sua própria página.
- Você pode usar as imagens dessa postagem e também de outras postagens da label "BookCrossing Blogueiro", assim como os banners que disponibilizo em "Banners BookCrossing Blogueiro".
- Fique à vontade para confeccionar o seu próprio banner, se os que disponibilizo não lhe agrade.
- Não se esqueça, o BookCrossing Blogueiro é um evento público e você pode convidar quem você quiser - eu sou apenas uma organizadora. Me ajude a divulgar o movimento chamando seus amigos blogueiros, leitores do blogue ou das redes sociais.
- Se não entendeu como participar mesmo clicando na label "BookCrossing Blogueiro", pode fazer perguntas no sistema de comentários.
Na ocasião da 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro;- do dia 08 a 16 de Novembro - estarei listando os participantes em uma postagem. Até!!
Junto ao BookCrossing Blogueiro, também acontece o BookCrossing Blogueiro Kids, já em sua 3ª edição organizado pela Trícia Ferreira.Página do evento do III Booking Crossing Blogueiro KIDS no facebook
Chamem as crianças para participar junto com vocês!
Assine para receber os textos do "Luz de Luma" em seu e-mail ou acompanhe pelo Facebook
Um bela iniciativa!
ResponderExcluirEspero que seja um sucesso!
Tudo de bom!
Acho D+ esta ideia.
ResponderExcluirMas verdade ainda não consegui libertar ninguém aqui da estante. rs
Vou acompanhar as imagens para me inspirar.
Um dia abençoado
http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com
Achei essa ideia maravilhosa. Eu não sabia dela, fiquei sabendo agora em seu blog.
ResponderExcluirParabéns pela divulgação!
Não sei se teria coragem de deixar um de meus livros irem, assim como nunca deixei as filhas a não ser quando casaram rsrsrs. Mas desejo sucesso.
Bjsss
Bom dia Luma:
ResponderExcluirJá tinha lido sobre esta iniciativa que achei muito interessante, não sei se aqui em Portugal alguém já teve esta ideia, vou pesquisar e prometo divulgar no caso de não achar nada por aqui.
O conhecimento dever poder alcançar todo o mundo.
beijinho
Fê
Oi, Fê!
ExcluirEm Portugal o BookCrossing é mais forte que no Brasil.
O BookCrossing Blogueiro foi inspirado no BookCrossing mas é um evento independente e você pode participar mesmo que não ache nada por aí...
Estou divulgando =)
ResponderExcluirBoa noite Luma!
ResponderExcluirEssa iniciativa é fantástica e também procuro libertar-me dos meus livros lidos.
Estou "evangelizando" meu marido, que não sabe onde colocar mais livro e não "desapega"!
Que amor a iniciativa dessa garota, emocionei-me!
Bom desapego a todos nós.
Bjim com karim
Léia
OBA!!!!!!!!!!! Nós vamos! Com certeza!
ResponderExcluirContando os dias!!! *-*
ResponderExcluirBeijos!!!^^
Luma querida
ResponderExcluirDesculpe a minha falha o ano 2000 está errado, lógico.
Obrigada pela participação na Frase Fofura Total
Tenha uma linda tarde.
Beijinhos de
Verena e Bichinhos
Oi, Luma,
ResponderExcluirJá corrigi lá.
Desculpe estou ficando caduca...rs
Obrigada pelo convite.
Pretendo participar, sim
Beijinhos de
Verena e Bichinhos
Olá Luma,
ResponderExcluirÉ sempre muito bom lembrarmos sempre dessa campanha. A libertação dos livros para aqueles que gostam de leitura mas não tem como adquirir é magnifica. Faço isso sempre que posso, deixo meu presentinho nos cantos da cidade...
Parabéns pelo belo post!
Beijos com carinho
Marilene
Marilene Folhas Flores e Sutilezas
Querida amiga boa noite!
ResponderExcluirhoje vim para lhe desejar uma linda e muito abençoada semana, coberta de muita paz e amor!
Maria Alice
Muito interessante :) Não conhecia esse projeto.
ResponderExcluirBeijos
Ótima ideia.
ResponderExcluirLógico que irei participar desse bookcrossing! Adoro essa ideia de libertar um livro. E sua inciativa de fazer esse movimento é legal demais. Vou divulgar no meu blog
ResponderExcluirBeijos
Adriana
Olá querida, passei por aqui para agradecer sua doce presença
ResponderExcluirno meu cantinho.Obrigada !!!
Abraços, Marie.
Já participei em alguns, no último não. Vou tentar participar. Como já disse uma vez, não tenho nem um terço dos livros que já tive, e que doei às sobrinhas e a dois lares de idosos. O filho levou alguns, quase só os que tinha comprado para ele quando era menino, que levou quando a filha nasceu. Por muito que me doa, nunca consegui fazer com que se apaixonasse pelos livros.
ResponderExcluirUm abraço
Luma,
ResponderExcluirtodos estes movimentos incentivadores me deixam cada vez mais contente em ver como esta corrente-do-bem se agiganta prometendo renovadas e férteis semeaduras...muitos livros, muitas leituras, bons letramentos.
"Tamojunto" :)
Bjkas e boa semana.
Calu
Luma, e já estamos na nona edição! Já é um cliché mas eu gosto de comparar o desprendimento que tenho agora em relação ao início, ficou muito mais intuitivo o ato de pensar, ao terminar de ler um livro, se pretendo guardá-lo ou fazê-lo circular.
ResponderExcluirDois abraços ;)
Olá Luma!
ResponderExcluirSacramentado lá no Visão. Como sempre, um prazer divulgar e participar do evento. Beijos!
E já passou mais um ano!
ResponderExcluirComo sabe, por cá já se fazem atividades parecidas. Também deixarei um livro algures...
Beijuzz, Luma :)
Oi Luma, eu faço isso com muita frequência, não sabia que fazia parte de um movimento.
ResponderExcluirTem uma livraria aqui perto que tem uma campanha muito legal. Para cada livro doado, eles doam uma cesta básica, colocam o livro dentro embalado para presente e enviam para uma ONG que as distribui para a população carente.
Quase todos os meses em mando livros para lá.
Mas vou tentar fazer uma vez desta forma que você descreve aqui.
Bjs
Oi Luma!
ResponderExcluirEstaremos juntos mais uma vez.
Por enquanto, divulgando...
Beijos!
vitornani.blogspot.com
Esta aí um movimento muito interessante. Confesso que ainda não participei mas vivo dando livros de presente, inclusive pras crianças.
ResponderExcluirBjussssssssss
A idéia é otima,LUMA. Mas tenho que reconhecer que não consigo me separar dos meus livros. É como se pudesse manter as estórias comigo,rsss.
ResponderExcluirBeijos!!
Oi Luma,
ResponderExcluirVou participar pela 2ª vez.
É uma emoção e tanto, libertar um livro...
Esse ano ganhei inúmeros livros,
a vida é assim...a gente colhe o que planta!
Bjs \o/
Luma
ResponderExcluirLer é dar asas ao imaginação com o saber , e estimular isso
em nossos filhos é grata a recompensa.
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Desde que conheci esse movimento, passei a admirá-lo. Temos livros que, de fato, não vamos reler. E precisam de outros olhos. Não consegui, no anterior, ver quem pegou os libertados (rss). Desta vez, tentarei, novamente. Bjs.
ResponderExcluirQuero participar,amiga!
ResponderExcluirLindo projeto!
Bjus
http://www.elianedelacerda.com
Oi Luma! Será a minha quinta participação e com muita alegria! Beijo! Renata
ResponderExcluirQue maravilha, bons exemplos devem ser seguidos, beijo Lisette.
ResponderExcluirAgradecido amiga! Gostaria muito de participar, mas tenho tão poucos livros amiga! abração
ResponderExcluirOi querida Luma, sim estarei participando do Bookcrossing.
ResponderExcluirLuma ainda, não está confirmado mas haverá o quarto festival de contação de história no CCCB- RIO . Quando for confirmado lhe avisarei, quem sabe poderemos nos conhecer e darmos um abraço bem forte uma na outra hein?
Beijos, bom final de semana
Dica maravilhosa bom final de semana.
ResponderExcluirBlog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
Oi Luma, desde a primeira vez que li sobre o projeto achei uma ideia maravilhosa, sempre tive vontade de participar! Esta edição não vai passar em branco! Se me permite, já me apossei de alguns banners! Vou divulgar no face tbm! =)
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa!
Bjs e um ótimo final de semana!
www.viveraprendendo.com
Oi Luma, divulguei no meu face e na fanpage do Vivendo! :)
Excluirhttps://www.facebook.com/silenimachado
Bjs =)
www.viveraprendendo.com
Luma, os livros são portas para o conhecimento. Uma pena mesmo, a leitura não ser um hábito mais presente na vida dos brasileiros. Um beijo no seu coração.
ResponderExcluirCom certeza que participarei. Abraços.
ResponderExcluirMaravilha de inciativa! Eu preciso tomar vergonha na cara participar #FATO! Vou tentar, Lumete! E já deixo meus votos de que seja um retumbante sucesso! Parabéns, queridona!!!
ResponderExcluirLuma,
ResponderExcluireu nunca participei desse projeto mas sempre doei livros, pois
não acho certo os livros ficarem amarelados sendo que outras
pessoas possa lê-los.
Hoje mesmo doei o Dom Casmurro para a filha de uma amiga.
Bjs, ótimo final de semana junto a sua família!
Fiquei honrado com o convite, Luma. A Bia me mandou um livro, inclusive, recentemente, mas ainda não tive tempo para ler. Não sei se conseguirei participar dessa iniciativa, mas é ótima e eu sempre acompanho os blogs que fazem. Mês passado eu doei um livro meu para um amigo. Não foi dessa forma, mas vale também. bjs e bom fim de semana.
ResponderExcluirEstou nesta, Luma! (Puxa, desatento, pensei que o evento já estivesse em andamento e deixei um recado na página do facebook sobre como pretendo participar. Fica valendo o que escrevi lá, só que para o mês que vem. Beijo pra você e bom find).
ResponderExcluirLuma,
ResponderExcluirMuito obrigada pelo convite, irei participar sim! (preciso praticar o desapego rsrs ...)
Tenha uma linda semana!
Um beijo!
Luma, super bacana esse projeto! Pandora me convidou ano passado, mas acabei nem participando. Sou uma criatura que ainda precisa aprender a deixar seus livros "irem". Mas ainda conseguirei alcançar essa façanha! =P
ResponderExcluirBeijo, Luma!
Sacudindo Palavras
Luma, vou participar! Obrigada pelo convite!!
ResponderExcluirAqui as pessoas tem esse habito! Deixam livros nos halls dos predios e em caixas, tipo a do correio em suas casas, como essa da imagem com as crs. E as pessoas podem pegar sem problemas. Adorei a iniciativa!
Bjs e um otimo domingo!
Luma espero não perder esta data, pois sempre me perco nela e acabo ficando de fora. Para tal estou fazendo uma daquelas notas adesivas lembrete na área de trabalho.
ResponderExcluirVamos nesta.
Abraços.
Bju
Vim agradecer o convite e dizer que participarei com todo prazer! :D
ResponderExcluirEscrevi um post sobre no meu blog.
ResponderExcluirBeijos
Ronaldo Santos
http://blog.ronaldosantos.com
Oi, Luma!
ResponderExcluirMais uma vez vou estar contigo no BookCrossing. Não poderia ser diferente, né? Depois que começei a participar só falhei na 7*, porque estava viajando. Vamos lá!
Bjim, cosquirídia
Eu estava pensando em deixar um livro com um conto meu no aeroporto com um pequeno texto contendo meu e-mail e dizendo: Depois que ler me diga o que achou".
ResponderExcluirHistórias, estórias e outras polêmicas
Oi, Claudio!
ExcluirAcho uma ótima ideia e sei também que os escritores são os maiores incentivadores do bookcrossing, afinal, estão ajudando a formar novos leitores... ;)
Beijus,
Oi Luma:
ResponderExcluirEstou me preparando pra participar novamente do BookCrossing Blogueiro.
Aproveito pra te dar a boa notícia que ainda tenho o livro sim (As Esganadas).
É que no evento passado eu libertei o livro para uma amiga, que depois que leu, me devolveu, para que eu pudesse repassar para outra pessoa.
E a primeira pessoa que eu pensei, foi justamente VOCÊ.
Envie seu endereço para meu e-mail - md-escritos@bol.com.br ou se preferir por mensagem lá no facebook, ok.
Terei o maior prazer em mandar o livro pra você.
Bjs.:
Sil
Dessa vez participo. bj
ResponderExcluirLuma Rosa,
ResponderExcluirSou aquela que se agarra aos livros.
Não os empresto, dou sem pedir devolução.
Nisso e em outros quesitos, posso afirmar : sou generosa.
Aliás, quando trabalhava como Pedagoga em todos os locais ou nas graduações era considerada e querida por sempre distribuir o conhecimento adquirido.
Gosto de ser ponte de ligações, gosto de ser um transporte.
Minha estante é sempre fácil de se "catada" por quem aqui me visita.
Bem, nem tanto. Tenho meus tesouros, principalmente de Psicologia Transpessoal, de Terapia de Vida Passadas(meu trabalho atual) e de Astrologia, ciúme total! rs
Mas sempre fiquei a parte e resistente ao deixar por aí perdido um livro.
Mas a vida é um aprendizado.
E aqui estou eu!
Você me venceu!
Vou participar e penso que será no momento certo.
Beijos, muitos beijos, querida!
PS: O blog é o Viajantes na Linha do Tempo.
Luma, minha prateleira de livros é enxuta. Faz um bom tempo que entendi que não adiantava nada acumulá-los, que eles precisavam de um destino mais nobre. Foi assim que selecionei vários para doação. Desde então, não compro livros para ficar "na fila de espera", mas para lê-los, mesmo! Hoje estou me deliciando com o 1889, de Laurentino Gomes. Tenho livros já listados que quero comprar, mas não vou fazê-lo sem antes terminar o que estiver sendo lido, e por aí vai... até porque, como agora sou mãe, meu tempo de leitura é reduzido. Chego ao final do dia só o pó da rabiola. Então, aos poucos, vou mantendo minha leitura em dia, sem pressa. Mesmo num ritmo mais lento de que quando não era mãe, não abro mão desse prazer, porque é uma das coisas que me faz sentir viva, me humaniza. O fato é que acho essa ideia de libertação dos livros incrível, justamente porque gosto tanto da companhia de um. É um ato de generosidade, sim. Livro, informação, conhecimento... tudo isso liberta e salva! Então, sim, vou escolher na minha prateleira o que seguirá viagem nessa jornada rumo a encontrar um novo leitor, vou deixar um bilhetinho explicando que não se trata de um livro perdido, mas de um presente para quem o encontrar... e espero que ele faça o bem a que se destina para alguém. =)
ResponderExcluirBeijos!!!!
Olá, Luma! Já estou divulgando no topo da sidebar do blog, adoro! Um abraço!
ResponderExcluirMuito bacana o projeto, mesmo morando em Londres vou participar !
ResponderExcluirbeijo
Li
londrescomfilhos.blogspot.com
http://votonico.blogspot.com.br/2014/11/book-crossing-blogueiro-2.html
ResponderExcluirLuma, expedi hoje o primeiro viajante desta edição do Bookcrossing Blogueiro. É Vidas Secas de Graciliano Ramos. No link acima. Abraços.
Pode contar com a gente!!!
ResponderExcluirAcabei de publicar lá no blogue!
ResponderExcluirLuma sei que você vai ter muito trabalho para organizar, mas se for possível coloca uma estatística do primeiro BookCrossing e desse agora!
Beijo!
Luma, também estou aderindo ao movimento e publiquei a divulgação hoje: http://conversadeportugues.com.br/2014/11/bookcrossing-blogueiro/
ResponderExcluirLógico que irei participar. Vou até separar logo os livros para fazer o desapego. Adoro essa sua iniciativa.
ResponderExcluirBeijos
Adriana
Olá Luma, obrigado pelo convite, já coloquei no blog a minha participação.
ResponderExcluirMeu link:
http://mpequenoprincipe.blogspot.com.br/2014/11/9-edicao-do-bookcrossing-blogueiro.html#links
Beijinhos Pedrinho
Obrigada pelo convite Luma, participarei com certeza.
ResponderExcluirJoelma
Olá, Luma!
ResponderExcluirParticipo mais uma vez do Bookcrossing, acabei de libertar o livro e de postar no mattiva.
Grande abraço e vamos à 10 edição!
Boa semana!
Oi Luma!!!
ResponderExcluirTô dentro! Você sabe, né? Obrigada por me avisar que já tinha começado.
Hoje mesmo, dentro do projeto 10 em 10, lá no blog, já começo a divulgar!
Bjos e bençãos.
Mirys
www.umabaguncadeliciosa.blogspot.com