Mais que um quarto, menos que um terço
Há um pouco mais de meio século que a humanidade entrava na era espacial e diante do tempo ínfimo da nossa existência perante o universo e da sua imensidão, o homem se sente fragilizado, afinal, ele é apenas um ponto no infinito ou alguém com um lampião na mão dentro da escuridão e que enxerga apenas o que está mais próximo.
Qual o maior anseio da humanidade? Tirar de si a sensação de isolamento que o desconhecido lhe provoca? Se no inicio da história da humanidade é Deus quem pergunta: "Onde estás?" (gênesis 3:9) Milênios mais tarde, é a humanidade quem procura por ELE! É privilégiado aquele que se preocupa com o que está mais próximo sem que necessite de lanternas: o céu azul, as flores se abrindo enquanto o orvalho evapora e o sol esquenta... Triste aquele que apenas enxerga as negras trevas onde se escondem seus maiores medos.
Nina Paley realizou a animação acima usando como fio condutor a música "This Land is Mine", composta originalmente para o filme Êxodos, de 1960. Quando assisti a primeira vez no Crazyseawolf's Blog, achei que fosse mais um desses vídeos engraçadinhos, mas não é que, com uma certa ironia, a artista consegue em três minutos mostrar o domínio da região da Palestina/Israel da Antiguidade aos dias atuais?
Quando termina a animação, aparece a mensagem: "A cópia é um Ato de Amor, copie e compartilhe. Copyheart.org". Então está!
Se você não saca um pouco de geografia e religião, se questionará sobre os motivos que levaram a chamar aquela terra de santa. A reflexão vai mais longe e sabendo da estupidez humana, somente ela poderia justificar tanto conflito, no entanto, também é sabido que quem tem o dom de persuasão, usa da fraqueza humana para convencimento.
Faltou um pouco mais de pesquisa para a realização da animação, pois algumas informações não estão corretas, mesmo assim ilustra bem o que aconteceu e ainda acontece por lá. O primeiro erro é que os Sionistas chegaram à Palestina por volta de 1870, bem antes dos britânicos (1918) e eles não possuíam armas, viviam em partes livres ou em terras compradas por árabes e turcos de comum acordo. O filme distorce a história no sentido de afirmar que os judeus não possuem direito sobre aquelas terras.
Você viu mais algum erro no vídeo? Já ouvi pitacos de que o assírio deve vir depois do israelita e que um persa deve estar entre o babilônico e o primeiro macedônio. Veja na sequência do vídeo...
“Quem primeiro delimitou um terreno e decidiu declarar Isto pertence-me (...) foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Qantos crimes, guerras, mortes, quantas misérias e horrores, teria poupado ao género humano (....) quem houvesse gritado aos seus semelhantes, Cuidai de não escutar este impostor; estais perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e a Terra é de ninguém" — Jean Jacques Rousseau, Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens (1755)
Assine para receber os textos do "Luz de Luma" em seu e-mail ou acompanhe pelo Facebook
Oi Luma!
ResponderExcluirQuando terminei de assistir o vídeo, veio o pensamento - Somos loucos e complexos! Pura ilusão, terra não tem dono e no final o que nos sobra é um pó que aduba a terra... Não sou boa em história de guerra, mas tenho bons livros sobre o tema e um cara que disserta sobre o tema com conhecimento de causa (Júlio), vou mostrar mais tarde o seu post p/ ele.
Tenha um dia luz!
Bjosssssssss
post interessante e reflexivo
ResponderExcluirparabéns
Linda Noite
beijokas da Nanda
Mamãe de Duas
Google+Nanda
Puxa, que vídeo. Ao som de uma música linda, que fala em DEUS, tanta morte, tanta destruição! Lindo e reflexivo. Vou salvar e mostrar ao Neno que está estudando as guerras mundiais e anda sempre questionando sobre essa situação também.
ResponderExcluirQuando acabará a arrogância do homem? beijos,tudo de bom,chica
Que lindo o vídeo, as palavras do texto!
ResponderExcluirA humanidade ainda não aprendeu a valorizar as pequenas coisas!
Todos vivem a procura de poder, de "ter", mas nos esquecem de "ser" e de olhar para o lado!
Bjus coração!
http://www.elianedelacerda.com
Bom dia, Luma!
ResponderExcluirEssa guerra acho que nunca findará. Sempre converso com marido sobre esses assuntos, pois somos evangélicos e vemos as marcas da Palavra nos acontecimentos.
A grosso modo, acredito que aquelas terras são amaldiçoadas, pois eles negaram o filho de Deus, esperando um guerreiro e muitos esperam esse guerreiro até hoje.
Pra mim, toda guerra é estupidez, toda disputa de poder é estupidez, todo o acúmulo de bens e dinheiro é estupidez ... Se vivêssemos realmente como irmãos, o mundo seria um lugar melhor.
Acredito que o pensamento para nos manter humildes quanto a isso é o seguinte: vamos levar o quê daqui? A vida é somente o intervalo, não necessita de mais nada pra ser aproveitada. Precisávamos somente nos amar e cuidar do que Deus nos presenteou, mas a ganância vem acabando com tudo.
A animação é belíssima. Dúvidas à parte sobre quem surgiu antes ou depois, a mensagem é muito bem passada e ela não podia ter escolhida música melhor.
Parabéns pela postagem, como sempre, muito boa!
Abração e lindo dia.
Maravilhoso!
ResponderExcluirApesar das controvérsias históricas, hoje o que Israel faz a Palestina é lamentável. Mais lamentável ainda é a intromissão ocidental que ajudou a inflamar este conflito.
Oi Luma!
ResponderExcluirA primeira coisa que os judeus mostram quando se visita Israel é a Guerra Santa e o mapa das lutas que se sucederam desde os tempos mais remotos. "Não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada"Mateus 24:2.
Acho que os dois lados poderiam lucrar muito mais com o turismo, mas preferem a guerra idiota que começa no ventre das mulheres árabes e judias.
Só haverá paz naquela região, quando os países que lucram com a venda de armas deixarem eles lutarem com arcos, flechas e pedras. Ou, deixarem eles produzirem seus alimentos lá no deserto, ao invés de cultivarem em países como a Austrália, Canadá, EUA...
Beijo!
Luma, seus textos são sempre uma aula que nos torna um pouco melhores. Temática sempre tão polêmica, mas suas elucidações nos leva a reflexão. Isso é bom demais! Valeu!
ResponderExcluirBjs
Wow, isso realmente faz vc pensar. Quanto a mão de Deus, achei irônico cientistas terem colocado um nome com menções religiosas a um efeito puramente astronomico. Sei lá, eu tento acreditar em alguma coisa. Mas por mais que eu tente, não consigo :/
ResponderExcluirMuito engraçadinho o video , mas muito triste ver esta verdade gritada aos
ResponderExcluirquatro cantos do mundo, até quando vamos ver eles se matando ? e até quando vamos achar que somos diferentes deles?
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Vendo o vídeo, pensei fala-se de Deus com armas na mão...Acredito que apesar de tudo que ocorre no mundo, um dia o ser hmano se dará conta que somos todos iguais, morando num único lar e que só atraves da fraternidade a Terra conquistará a paz.
ResponderExcluirBeijos, Élys
Brigam por terra, e no final, acabamos todos nós nos juntando à ela não é? É triste ver tanta disputa e morte.
ResponderExcluirLuma,
ResponderExcluirO vídeo é de grande genialidade, exemplifica para descomplicar, mesmo que a ordem não esteja tão correta àqueles que conheçam a historia de maneira mais apurada. Com tantas confusões mundo a fora, acabamos perdendo a noção do que vem primeiro, dos fatos e do que sucedeu.
Bjs
Os motivos que motivam disputas se perdem pelos anos, mas o rancor e o ódio parecem estar sempre atuais.
ResponderExcluirUma lástima, porque certo está aquele que entende esta máxima popular
" Da vida só se leva, a vida que se leva."
Uma semana abençoada
http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com
Cultiva-se o ódio, de geração a geração, impossibilitando a paz, que a todos beneficiaria. Não há, verdadeiramente, contendas de fundamento religioso, mas de poder. E em busca dele vemos vidas ceifadas e o crescimento do radicalismo. A menção a Deus não impulsionaria gerras, se fosse Ele visto como deveria. Uma excelente postagem, Luma. Bjs.
ResponderExcluirImpressiona ver tantas lutas por territórios e sentirmos que ao,longo do tempo só vão mudando os personagens _ a intenção é a mesma.
ResponderExcluirQuanta estupidez no ser humano! deusdoceu rsrs
Muito muito bom o vídeo com as explicações das origens dos povos
_ e a essa altura a quem importa saber quem são eles ,de fato ?... rs
Obrigada Luma por tão boa postagem
meu abraço
Para mim, o único erro está nas guerras em si. Nunca há vencedores. Não achei interessante o vídeo, a violência me desarma totalmente.
ResponderExcluirE chamam de "guerra santa", lutam em nome de Deus...Quanto absurdo, né?
A música é linda, sem dúvida.
Independentemente da minha inteligência, recuso-me a entender o que quer que seja, ligado a essa disputa inútil. Foge totalmente da minha compreensão entender algo relacionado a essa guerra.
Beijo, Luma.
Guerra sempre houve desde que o mundo é mundo e não creio que um dia tenha fim , a ganância do homem sempre levará a fazer guerras.
ResponderExcluirUm absurdo, a maioria luta em nome de Deus!
bjss
É um grande exemplo de que estamos por aqui para aprender, independendo se acreditamos ou não que levamos este conhecimento adiante. A repetição das coisas fica numa linha tenue entre natural e problematica, pois se não é exposto um modelo melhor de vida e se não lhe é dito outra coisa que seja "voce nasceu aqui para fazer coisa x", as pessoas daquela região permanecerão fazendo o que fazem. Muitas vezes não sabemos da dificuldade das pessoas na nossa rua / no apartamento ao lado do nosso, como podemos "dar as regras" de uma região tão distante da gente? Talvez até gostem de viver assim, e o que alguns fazem é capitalizar com isso. Desde a imprensa com o sentimento de insegurança, aos paises especializados em venda de armamentos... o vídeo, esteticamente, é bacana. Já esse buraco histórico "faz parte"...
ResponderExcluire seus dedos, melhoraram? bjo!
ResponderExcluirÊta povo que gosta de brigar! A terra prometida deu muita história de lutas pelo poder e adorei esse video que mostra com bom humor como a terra santa passou de mão em mão e até hoje é motivo de tantas desavenças...que pena! Creio que nascemos onde nos afinamos e por certo chegará um dia em que essas guerras terminarão! bjs e parabéns pela maravilhosa postagem!
ResponderExcluirO assunto é bem polêmico e complicado.Até para os super especialistas em conflito do oriente médio. Temos que lembrar que essa guerra é. e continuará sendo, contra terroristas islâmicos e não contra o povo palestino que também tem direitos já reconhecidos nessa terra.Infelizmente não tenho a menor esperança de estar viva e presenciar a paz por lá.
ResponderExcluirBeijuuss Luma
Excelente postagem, Luma: pela atualidade, pelo vídeo, pelo questionamento...
ResponderExcluirApesar de não ter conhecimentos aprofundados sobre a matéria, sempre fui acompanhando este conflito, cada vez mais radicalizado. Não vislumbro que as partes se entendam, visto que cada uma delas entende ter a razão total. Receio mesmo que uma 3.ª guerra mundial ocorra a partir do Médio Oriente. E os civis? E as crianças? Uma enorme tristeza esta situação...
Bjo, Luma
Grande post, Luma. Fiz questão de ler tudo para só depois ver o vídeo. Aliás, o vídeo é mt bom! E tudo o que eu ia falar a Marilene bem colocou no comentário dela, que eu apenas endosso. Bjão!
ResponderExcluirQuando acabará este conflito absurdo?! Acho que nunca...
ResponderExcluirBeijinhos, boa sexta!
Oi Luma! Acho muito triste o ser humano querer dominar terras ao invés de pensamentos. A guerra é uma ideia louca. Beijo! Renata
ResponderExcluirLuma,
ResponderExcluirque aula memorável: vídeo+narrativa+ilustrações nos dando uma visão deste processo histórico dos mais lamentáveis.O sentimento separatista é tão forte que cega os dois povos remanescentes e os coloca nesta situação de conflitos intermináveis, gerando as consequências que estamos, infelizmente, vendo acontecer.O que mais desalenta é saber da desesperança/desespero das populações sofridas ante tudo isto.
Um abração,
Calu
Luma, quando estava no colégio a professora de história deu uma aula muito interessante sobre o conflito na região: na primeira metade, ela explicou toda a situação sob o ponto de vista dos judeus, e todos nós, alunos, concordamos com essa visão, até que, na segunda metade, ela mudou o foco para o dos palestinos e a gente começou a questionar tudo o que já dava como certo. Acho que assim são todos os conflitos muito antigos, em especial os que envolvem religião.
ResponderExcluirExcelente texto, como sempre ;) Beijos!
Maravilhoso seu post Luma, bastante ilustrativo e explicativo!
ResponderExcluirE o vídeo é magnífico.
Parabéns pela belíssima postagem como sempre!
"Para ti não bato Palmas, mas sim o Tocantins inteiro" :D
Bjins mil
http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/
Luna parabéns! Os seus posts são sempre educativos e nos fazem reflectir.
ResponderExcluirDepois de ver o vídeo fica a sensação que a humanidade não aprende com os erros do passado, ou pior grava-os cometendo cada vez mais atrocidades.
beijinho
Fê
Puxa, fiquei impressionada com a pesquisa que você fez para este post! Esta necessidade de posse é um problema, e também a ilusão superioridade. Nessas horas tenho vergonha de nós como espécie, ainda há tanto a evoluir…
ResponderExcluirBjs e ótimo final de semana
Curioso este filme Luma e expõe bem a vida numa região, que jamais terá paz.
ResponderExcluirMorre-se por terras e no final apenas ela pela cara reduzida a sete palmos e muitos numa vala grande mas compartilhada, pela burrice humana.
Belas observações de sequencia da historia.
Um lindo fim de semana com paz e alegria.
Meu abraço de paz
Beijo
O Planeta Terra é lindo. Tudo nele é harmônico. Os pássaros, as árvores, os rios, as nuvens que trazem as chuvas para os continentes, as geleiras, os desertos... não deve haver lugar mais formoso no universo inteiro.
ResponderExcluirE ai vem a pergunta: por que Deus achou de colocar o Ser Humano nesse paraíso?
Querida Luma
ResponderExcluirTexto e sequências em vídeo ou informativas muito pertinentes!
Entendo que mais do que saber quem chegou primeiro,ou qual foi a ordem de chegada,o importante seria descobrir um meio de acabar com tanta violência!
Uma excelente semana.
Um beijinho
Beatriz