Gratidão, sentimento que esparrama.
Noutro dia, a Carol Rodriguês falou da "Feira Grátis da Gratidão", um lugar onde tudo é grátis e a moeda de troca é a gratidão, onde você pode exercitar o desapego e o consumo consciente - A feira acontece em vários lugares...
Se interessou? Acesse o blogue "Expresso pra Dois" e saiba a agenda, como funciona... e quem sabe você se inspira e leva essa iniciativa para a sua cidade?
"Todos os grandes pensadores da humanidade deixaram a felicidade sem definição. Para que pudessem definí-la em seus próprios termos" [Henri Bergson]
Sentir gratidão é a grande expressão do amor pela vida. Quem é grato não sente medo. O medo separa a sua mente do seu espírito e você perde a razão. A vida se distancia da paz e bem-estar, sinônimo de felicidade. Vê como é um ciclo que começa por ser grato?
"O homem que murmura e põe o seu coração na vibração de reclamações amaldiçoa a própria jornada" [Palas Athena]
Se não agradecemos, a pessoa que nos ajudou nunca saberá o quanto lhe somos gratos. "A oportunidade só nos dá uma chance". A sorte pode ser entendida como o aproveitamento das oportunidades?
Tenho que agradecer a Denise Rangel que deu a dica da função do Evernote que converte a fala em texto. Com a mão imobilizada, pude ditar os textos nesse período e enquanto falava o meu secretário online digitava tudo pra mim... Depois bastava mandar para o blogue, fazer alguma correção e publicar. Simples assim!! :) Obrigada pela dica, Denise!
+ Dicas sobre o Evernote
Uma frase para pensar:
Espero que estejamos em sintonia. Sejamos gratos!
Assine para receber os textos do "Luz de Luma" em seu e-mail ou acompanhe pelo Facebook
Que lindo Luma ♥ Obrigada pela menção honrosa *-*
ResponderExcluirBom dia minha querida Luma !
ResponderExcluirGosto desses movimentos baseados na troca ! Eu mesma já troquei muitas coisas na vida ! E sinto-me grata por cada uma !
E gostei também de saber sobre o Evernote !
Beijo grande !
Que beleza e a gratidão é tudo de bom, um sentimento que dignifica!! Valeu! bjs, tuuuuuuuudo de bom,chica
ResponderExcluirLuma,
ResponderExcluircomo saber-se de iniciativas assim renova vertiginosamente nossa esperança no ser humano e nas circularidades benéficas do entrelace das mãos em roda contagiante.
Há três meses ingressei no grupo da Obra do Berço e me sinto renovada a cada ação...gratidão ao movimento que me insere.Sou grata por tudo na vida e também pelas ótimas interações na blogosfera.
Melhoras rápidas pra ti.Afagos no Otto.
Bjos,
Calu
Amei a iniciativa! Belo texto, vou conferir todos os links.
ResponderExcluirTambém compartilharei no G+ para que todas as integrantes dos meus grupos tenham acesso.
Espero que se recupere logo.
Bjs e ótimo final de semana
Olá, Luma, como vai? Descobri o poder da gratidão ano passado, com o projeto "pote da gratidão", do blog Mums in the boss, em um momento difícil da minha vida. Não havia como agradecer por situações que eu precisava decidir e mudar - e assim o fiz - mas comecei a agradecer por cada pequenez do dia, e fez toda a diferença. Nesse momento estou lendo o Livro "A magia", que também trata da gratidão... é um sentimento que move o moinho das oportunidades, não porque nunca existiram, mas possivelmente porque finalmente passamos a enxergá-las. Um abraço!
ResponderExcluirPuxa Luma! Que feira perfeita! Nunca tinha ouvido falar e adorei essa ideia. É como voltar no tempo e resgatar valores antigos que hoje nem nos lembramos que existem. Gostei demais! bjs e obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirA Seicho no ie ensina muito sobre gratidão , tenho aprendido muito seus exemplos com palestras e livros!
ResponderExcluirObrigada pelo carinho no blogue!
Um lindo fim de semasa! bjss
Querida amiga
ResponderExcluirÀs vezes as palavras
se escondem em nossas vidas.
Então,
saímos em busca de inspiração
nos lugares onde a amizade
se faz preciosa,
(lugares como este)
pois são os amigos
que guardam as melhores
palavras de nossa vida,
para nos devolver e inspirar
quando estivermos distantes
de nós mesmos...
Obrigado por sua generosa amizade...
Adoro estas iniciativas de dádiva, de amor pelo próximo.
ResponderExcluirNum mundo cada vez mais desumano e materialista, é reconfortante ver que há GENTE que se despoja para bem dos outros .
Obrigada pela partilha das informações e dos links.
beijinho
Fê
Antes de mais as melhoras de sua mão.
ResponderExcluirGratidão é um bom sentimento. Pena que hoje em dia seja tão rara. Pelo menos por cá.
Um abraço e vou ver o blogue que indicou.
Gratidão por você compartilhar algo tão nobre!
ResponderExcluirMelhoras por aí! Beijo!
Ah! Lembra-se que vc queria saber o que estava estalando na panela? Passa lá para descobri!
http://ladodeforadocoracao.blogspot.com.br/2014/09/3352.html
00:00hs, pontualmente.
ResponderExcluirAgora me diga, Luma, querida: ´pensa se isso é hora de visitas?! rs
Mas pra falar sobre gratidão, qquer hora é hora, não é msm?
Pois bem, estava aqui lendo o texto (maravilhoso!), me encantando com a iniciativa e pensando que por mais difícil que seja isso, Coco Chanel tem msm razão: "A verdadeira generosidade é aceitar a ingratidão."
É aí que entra o exercitar, mais uma vez e sempre, a humildade!
Espero que esteja tendo um abençoado final de semana!
Bjs!!!
Acho que esse tema da gratidão está muito na moda, só espero que pegue e perdure.
ResponderExcluirA minha mãe costuma citar um ditado: "Dia de bem fazer é véspera da ingratidão"; e realmente vejo que muitas pessoas não sabem ser reconhecidas pelo bem que recebem, têm o foco em coisas que não têm, e tudo o resto passa-lhes ao lado. Como diz a Karin Filgueira, é uma questão de humildade. Mas também é uma questão de ensinarmos a gratidão; desde muito pequenos que ensino os meus filhos a valorizarem e serem gratos, pelo que recebem e têm.
Beijos, Luma e rápida recuperação.
Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
ResponderExcluirreparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho.Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
Oi Luma, gosto muio dessa frase de Coco Chanel! Vou dar uma conferida nos links, obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirBeijo e bom domingo,
Denise - dojeitode.blogspot.com
Que linda essa iniciativa da feira. Fiquei com vontade, pena que não vai ter na minha cidade tão cedo (fui conferir os links).
ResponderExcluirBjo
Falando em gratidão, não deixarei passar batido o agradecimento por tanto que aprendo contigo. Suas dicas são sempre sábias e pragmáticas.
ResponderExcluirBrigadão, Luma!
Admiro muito o seu carácter de activista por estas causas!
ResponderExcluirSempre centrada e atenta! Parabéns.
Beijos
Oi Luma, gosto muito de iniciativas assim, que expandem a alma... A gente precisa abrir mesmo a vida para as boas coisas, para a gratidão..
ResponderExcluirÉ tão leve e gentil agradecer por tudo.. Sim.. a palavra "obrigada" soa feliz na boca de quem fala e nos ouvidos de quem ouve...
Sermos gratos é termos dignidade para o que a vida nos oferece..
É preciso mesmo ser muito generoso para aceitar a ingratidão.. Não é tarefa fácil e nem todos conseguem...
Um beijo grande, fica com Deus...
Olá, Luma!!!
ResponderExcluirDesapego, o coisinha difícil de fazer, porque até dos filhos, as vezes...hum....tá legal, quase sempre...rsrs...me sinto dona. Tenho tentado, diminuir o consumismo, compartilhar o excedente, mas ainda vou precisar de mais tempo.
E a gratidão? O mundo seria melhor se a praticassemos mais, parece que alguns seres humanos, lógico existem exceções, sentem-se constrangidos em dizerem obrigado, externar que gostaram bom atendido e agradecer, vai entender esse mundão.
Boa semana à você!!!
Beijokas, Rê!!!
Precisamos de fazer esta feira dentro de nós e diariamente.
ResponderExcluirSer grato sempre e há tanto a agradecer!!!
ResponderExcluirFeira legal!...
Beijos, Luma...
Oi Luma,
ResponderExcluirQuanta generosidade possui,
quem não retém uma informação útil só pra si.
Gostei de saber sobre o 'Evernot'.
E a gratidão, é tudo...
sempre há motivos para sermos gratos.
Bjs :)
Além da importância da gratidão, Luma, que é mais um laço a ligar positivamente as pessoas, chamou-me a atenção umas frases que você citou. Realmente, cada homem define a felicidade nos seus próprios termos. Boa semana, amiga!
ResponderExcluirOi Luma! Gratidão é uma das mestras da vida. Beijo! Renata
ResponderExcluirOlá, vim retribuir e agradecer a visita! Luma, bonito o que você diz, como sempre aliás. Você é uma pessoa incrível. Eu acho que aceitar a ingratidão é o exercício maior da generosidade. Tenho me deparado com essa situação, ao longo da vida.
ResponderExcluirTenho o costume de deixar para lá. Não fico arrastando toda a vida. E sou uma pessoa que agradece a Deus e a quem de direito todas as oportunidades e emoções que me permitiram.
Sobre João Guimarães Rosa, analisei seu livro para fazer minha monografia do curso de Letras. Está em meu blog "Se me deixam falar..." Vai la quando puder, será uma honra. Trouxe um texto de uma das análise que fiz:
Em Grande Sertão: Veredas, os conflitos existenciais vividos no cotidiano de Riobaldo, personagem central da obra, ao mesmo tempo que se confundem com a imagem dos jagunços, evocam também a imagem de qualquer homem em qualquer lugar do mundo. O local e o universal são vozes de uma mesma orquestra perfeitamente afinada. No desenrolar de sua travessia, experiências e conflitos universais na sua interação com as áridas veredas sertaneja, bem como com a matéria vivente da região, desencadeando andanças entre o mundano e o divino, o amor e o desejo, o justo e o injusto, o certo e o errado, o medo e as lutas sangrentas, entre o silêncio e a necessidade de verbalizar sua história. Mas não se pode perder de vista que a matéria prima responsável pela concepção desse sertão tão sedutor e peculiar é a palavra. A composição dos personagens e dos cenários é feita através da palavra. As experiências e pensamentos relatados só ganham sentido a partir da linguagem. Assim como no Gênesis, em Grande Sertão: Veredas, o ato criador é consumado pelo verbo.
Nessa obra, a nossa realidade particular brasileira se transforma em substância universal, uma vez que nela, Guimarães Rosa elabora esteticamente questões universais que ocupam e afligem o ser humano, nos aspectos já citados. O autor não vê o sertão nem de fora nem de dentro; não descreve os personagens, os atos e espaços como natureza morta. O autor recria o sertão e o representa nas relações sociais e nos dramas humanos e elementos imaginários. Embora os indivíduos sejam singulares, vivendo situações também singulares, as ações e reações diante dos desfechos criados, inserem-se na realidade socialmente determinada, adquirindo caráter universal, porquanto, todos os sentimentos e emoções vividos e relatados pelo personagem-narrador, Riobaldo, são passíveis a qualquer ser humano.
Nesse movimento de ação e representação, o sertão passa a ser o mundo.
Excelente tarde para você,
Lécia Freitas
Oi Luma, é a Vi, gostei muito , e é verdade, para suportar a ingratidão precisa ser muito generoso, ter muito amor.
ResponderExcluirEstou pesquisando sobre Evernote, gostei da dica.
Beijos,Vi
Sem dúvida uma iniciativa muito louvável.
ResponderExcluirVocês têm iniciativas muito interessantes.
Só vos posso dar os meus parabéns.
Bj.
Irene Alves
Oi Luma! Tô de volta, retomando a rotina passo a passo, mas ainda me sinto nas nuvens! rs...rs...rs... A prática da gratidão foi o que de melhor aprendi na SNI! Quando agradecemos, recebemos mais bençãos do que quando pedimos simplesmente! Depois vou ver mais sobre esse recurso Evernote! Bjks Tetê
ResponderExcluirDar las gracias siempre es clave. Las personas nos pueden enseñar mucho y son todas, no solamente algunas como muchos creen.
ResponderExcluirSaludos
David C.
Um gesto que deveria ser natural, normal, mas qdo acontece verdadeiramente (e não da boca pra fora) até nos causa espanto... rsrs!
ResponderExcluirTer gratidão é ter humildade. Por isso é raro em algumas pessoas.
Bjns
:)
Gratidão à Deus e uns aos outros, sempre!
ResponderExcluirMuito lindo seu post!
beijos...
Perfeito, Luma. Aliás, uma das piores coisas é a ingratidão. É fundamental ser grato e exercer isso. Ótimo texto. bjs e boa semana.
ResponderExcluirOi, Luma,
ResponderExcluirPrimeiro gratidão por Deus e por todos os nossos amigos e inimigos para que coisas boas nos acontecem
Beijos no coração
Lua Singular
A ingratidão é uma traição em meu ver.
ResponderExcluirDevemos ser gratos a todos que nos fazem o bem.
Bjs
Quanto mais somos gratos, mais Deus nos concede bençãos na vida.
ResponderExcluirbig beijos
Nesses tempos - bicudos e do "eu primeiro" - gratidão é um sentimento que precisa mesmo ser valorizado, cultivado e reproduzido! Nada mais elegante do que alguém que sabe ser grato! Bjocas, Lumete!
ResponderExcluirQue bacana!
ResponderExcluirAdorei a idéia, o mundo precisa de mais amor, GRATIDÃO, respeito...
Movimentos como esses deveriam existir sempre, pena que nem todo mundo tem essa iniciativa.
Obrigada pela dica, vou procurar me informar mais. =)
E custa tão pouco,né Luma?? Bj
ResponderExcluiroi Luma, a gratidão é um sentimento nobre e infelizmente não é todo mundo que tem.
ResponderExcluirAchei o máximo a ideia da Feira da Gratidão.
bjk
Olá minha querida!
ResponderExcluirGrata por vc nos proporcionar esse texto lindo e inspirador!
Devemos ser gratos sempre principalmente com nosso bom de querido
Deus, pelas maravilhas que Ele nos proporciona, uma delas a nossa vida!
Melhoras, fica na paz do Senhor ♥
Bjs ♥
Oi Luma:)
ResponderExcluirGratidão é o que faz falta para tornar o nosso mundo melhor. Post interessante, adorei:)
Beijinhos
Oi Luma, muito oportuno como sempre. Uma iniciativa como esta da feira já é uma recompensa enorme para esse mundo cada dia mais doente;
ResponderExcluirEm tempos em que quase ninguém se olha nos olhos, em que a maioria das pessoas pouco se interessa pelo que não lhe diz respeito, só mesmo agradecendo àqueles que percebem nossas descrenças; indecisões, suspeitas, tudo o que nos paralisa, e gastam um pouco da sua energia conosco, insistindo.
Obrigada a vc. também por nos trazer a informação de algo que todos necessitamos sempre. bjus Y
Oi Luma, sim, é sempre melhor ser grato do que ser um ingrato ! Eu sei que ambos os tipos de pessoas. Pessoas andresponsive Grateful são muito mais divertido para se divertir. Agora novas aventuras com alegria vamos , e avante ! Beijos
ResponderExcluirMão imobilizada, Luma? Espero que esteja melhor.
ResponderExcluirSou grata por esse texto - pela beleza da iniciativa e por descobrir essa função do Evernote, que eu desconhecia.
Obrigada!
Abraço!
Não conhecia o Evernote e a dica foi muito boa.. Espero que já esteja podendo utilizar a mão sem imobilização, pois isso é terrível.
ResponderExcluirCreio que, se colocarmos tudo na balança, temos muito a agradecer. E demonstrá-lo faz bem a ambas as partes. Ingratidão incomoda porque somos acostumados a esperar algo em troca e as pessoas não agem de conformidade com nossas expectativas. Aliás, a doação não deve ser acompanhada pelo "troco". Bjs.
Com certeza temos mais motivos para agradecer do que pedir na vida. bjs
ResponderExcluircurioso meu dia na blogosfera, cheia da palavra gratidão...bom isso, belo exercício!
ResponderExcluirLindo post,lindo blog parabéns Luma muito sucesso :)
ResponderExcluirAss:Fabrícia Daniely
www.mundodagarotaestranha.com
oi lindaaaaaaaaa, parabéns seu blog é lindo!!! obrigado pela sua visita no meu blog!!! estou te seguindo.
ResponderExcluirhttp://rubiaartes.blogspot.com.br/
beijinhosssssssssssss
Querida Luma
ResponderExcluirAqui,no Porto,faz-se algo muito parecido...E digo parecido,porque nada é de graça,mas quase.Desde comida(que me parece nem sequer ser permitida,mas se vende) a roupas e objectos vários. Cada um leva o que já não quer e vende por um preço simbólico.
Nunca fui,nunca participei,mas conheço dois locais que frequento e onde levo para oferecer o que já não me faz falta.No Sul do país,mais propriamente em Lagos,existe a Organização de solidariedade «Lagos Solidário»,onde deixo calçado,roupas de vestir,de cama e sei que (porque já assisti) se alguém precisar,vai lá e recebe sem nada pagar.mas,quem ofereceu,não sabe a quem.
Há voluntárias e voluntários que recebem e organizam tudo por tamanhos...Quem precisa, só pede,experimenta e leva. O difícil,para mim,é transportar as coisas a uma distância de 600Km, mas já o fiz várias vezes.
No Porto,a Organização de S.Vicente de Paulo,funciona de outro modo:recebe tudo:desde sucata a roupas...faz a triagem,compõe o que estiver com defeito e vende a preços módicos.Com o dinheiro apurado,ajuda quem está em apuros.
Obrigada ,querida Luma, por esta magnífica sugestão,que,no Algarve já acontece,apenas com a diferença de o doador só por acaso conhecer quem recebe o que ofertou. É diário,este trabalho dos voluntários,que só fecham para almoçar.
Um beijinho
Beatriz
Que projeto bacana este da Feira Grátis :)... acredito que a gratidão tem relação direta com a frase do Tolstói que puxou um dos seus textos em blogagem coletiva: ser grato sempre esbarra na atitude, no desprendimento do medo, que quer queira quer não, (e dificuldades psicologicas a parte) é uma das zonas de conforto que mais gostamos de alimentar. Foi bacana ler sobre isso num momento onde vejo meus familiares com muitas dificuldades pessoais em estarem melhor consigo, enquanto o barquinho que navego tem um oceano tranquilo, justamente por administrar um posicionamento similar a este de ser grato pelo que se vive agora, para impulsionar o que se quer adiante.
ResponderExcluirE sim, o Evernote é tudo de bom... super mão na roda pra um sem numero de coisas :)
bjo!
Luma,
ResponderExcluirQue lindo isso! Essas ações onde as pessoas se doam são sempre instigantes. Adoro!
Saudades!
Beijos
Já tinha lido esta postagem e pensei que tinha comentado mas não devo ter tido tempo...
ResponderExcluir"Obrigada" e "Grata" são duas das palavras que mais uso, sobretudo a propósito dos meus singelos escritos. Sentir gratidão e manifestá-la é quase uma obrigação para que os afetos se possam "palpar".
Gosto imenso de presentear apenas pelo prazer de dar; nunca espero retorno. Aliás, a minha vida profissional sempre se pautou pela doação de gestos, atitudes, partilhas. Em termos pessoais, gosto de ver os olhos do outro brilhar; basta um sorriso!
Bjoss, Luma :)
Eu estava justamente pensando sobre isso ontem . Sobre como seria o mundo sem dinheiro, sem consumismo, sem ganância, em que as pessoas trocassem o que produzem pelo que precisam. Fiquei surpresa e feliz por fazer parte do seu post! O nosso secretário particular realmente é de uma generosidade muito grande. Melhoras para você e as suas mãos.
ResponderExcluirBeijo,menina