Quem não faz gol, não vai para o céu

Fred
Antes da Copa, Cacá Diegues escreveu em uma crônica que estava há uma semana em Paris e que ouvia absurdos sobre o Brasil, entre eles, que somos o mais violento dos países do ocidente. Depois li uma entrevista de um jornalista espanhol dizendo que as agências internacionais, estavam dispostas a apenas comprarem matéria e imagens relatando a nossa violência com ênfase nas manifestações que por ventura aconteceriam durante o evento Copa do Mundo da FIFA 2014™. A mídia alimentando a imagem negativa do Brasil, afinal, a má notícia vende mais jornal e produz mais audiência.

O mito da nossa gentileza era um manto que cobria a nossa violência? Certamente os brasileiros fizeram um bom exercício de hospitalidade com os estrangeiros que aqui estiveram. Pelo menos, essa é a maior propaganda que as agências nacionais fizeram e com contribuição das simpáticas seleções da Alemanha e Holanda, apesar do antipático técnico dessa última.

Sendo o futebol o mais internacional dos esportes pertencente ao domínio do entretenimento envolvendo milhões de espectadores, na maioria das vezes não há violência e sim mero prazer de "torcer, rezar e amar". Quando o juiz apita, tudo acaba e a vida segue, alterando em nada a vida, afinal, não nos alimentamos materialmente dessa paixão.

Apesar da infantilidade demonstrada pelos membros da "Família Felipão", a começar pela ordem escolar de entrar em campo com as mãos nos ombros dos jogadores da frente e a referência ao técnico como "professor" - os meninos cantaram bem o hino nacional e fizeram referência à "Papai do Céu" em entrevista, além da espera de um milagre para Neymar voltar a jogar.

Não estou exagerando, pois essa foi a Copa do exagero, ressaltando a nossa latinidade de um modo bastante ingênuo diante do olhar dos frios europeus. O milagre não aconteceu, a fé não moveu os jogadores em campo e eles não marcaram gols. Venceu o time que melhor jogou. Agora é bola para frente...
Neymar
Estou impressionada com os inúmeros comentaristas de futebol que primeiro apoiam, depois pisam no morto e dissecam os cadáveres como se esses não tivessem familiares ou que o Brasil levasse mesmo à sério essa coisa de "pátria de chuteiras". Se assim fosse, as chuteiras não teriam sido penduradas na quarta-feira fatídica. Esqueçam os rótulos! Somos mais que futebol e não é bom levar prazer para o trabalho.

Leitura recomendada:
Os 7 pecados do futebol brasileiro
Bernardinho do vôlei para técnico da seleção - clique em "ver mais".
A Máscara do Gigante - Texto escrito por Mario Vargas Llosa

Se ao final da Copa, a imprensa internacional ainda elogiar a Seleção Brasileira é porque aconteceu mesmo o "Milagre Brasileiro".

Assine para receber os textos do "Luz de Luma" em seu e-mail ou acompanhe pelo Facebook

62 comentários :

  1. Bom dia minha querida Luma ! Temos uma grande afinidade de sentimentos em relação a este tema. Foi lamentável o comportamento pós jogo do "time dos urubus". Realmente .........
    Mas a vida segue .....sejamos felizes apesar dos pesares !
    Beijāo

    ResponderExcluir
  2. Luma,isso acontecerá enquanto o futebol não merecer o devido lugar.Ou sdeja, não pode estar dentro das prioridades de ninguém. PORTANTO, gastar o que foi gasto com essa Copa, ainda que tenha sido legal, dado certo, fomos simpáticos com turistas, impressionamos bem,etc.etc...

    Agora, o vexame já esperado veio, voltar ao normal e esperar a hora de pagar a conta ... Essa, certamente chegará pra todos nós, o povo! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Sabe Luma, ainda me estarrece a capacidade canibalesca de certos jornalistas em farejar somente o fétido dum fato ligando nele seu ventilador destrutivo, argh!
    Apesar desta Copa dos exageros e da flagrante cegueira provocada, mostramos que nossas raízes são mais solidárias do que pensavam os estrangeiros.Agora, é fazer das lições conhecimento adquirido sabendo que não se pode colocar nos pés dos jogadores a responsabilidade sobre a felicidade duma nação.Espero que realmente o senso crítico se faça consistente e sério, sem rótulos.
    :D Um abração,
    Calu

    ResponderExcluir
  4. Oi Luma!
    Eu torci fervorosamente pelo Brasil, como sempre fiz, mas essa seleção já entrou derrotada.
    O milagre foi ter chegado até onde chegou.
    Dia lindo.
    Xeros

    ResponderExcluir
  5. Ótima crônica sobre o momento futebolístico que vivemos. Também acho que não somos mais a "pátria de chuteiras". E que ficamos pra trás também no futebol. Abraços, Luma.

    ResponderExcluir
  6. Oi Luma,
    A gorduchinha, como diria Osmar Prado, está globalizada há tempos e só alguns ainda não perceberam que o Brasil não é mais o "país do futebol".
    Achei uma aquilo de entrar em campo "perfumaria" para mascarar a precariedade de um time desconectado taticamente.
    Um amigo da época da faculdade que trabalha na Alemanha, escreveu no FB há dois dias praticamente o que o Carpinejar escreveu para O Globo. E eu concordo com os dois.E quanto aos 7 Pecados do Futebol Brasileiro eu acrescentaria uns tantos mais. O cronista foi piedoso!
    Resumindo o enredo da ópera, coisa boa feita nas coxas só telha de barro e charuto cubano.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  7. Claro que estou triste, muito triste...

    Não apenas pela forma. Também pelo conteúdo.

    Sou apaixonada por futebol e pelo meu País.

    Em meio à tristeza, resta-me apenas uma certeza: o Brasil é maior que qualquer time de futebol, seleção ou Copa do Mundo.

    E não acredito que ficamos para trás em tudo, como acham algumas pessoas. A própria imprensa internacional demonstra isso. Ô povo sem noção de patriotismo!

    Assim, continuarei torcendo para que o Brasil continue no rumo certo, em todos os sentidos e campos.

    No mais, concordo com grande parte da análise, especialmente no que se refere à mídia tupiniquim.

    Vida que segue!

    Um abraço Luma.

    ResponderExcluir
  8. Luma, uma realidade sofrida e horrenda! Tantos gastos sem necessidade. As prioridades importantes deixadas de lado... Uma vergonha!
    Mas, bola pra frente e desejando que o Brasil ACORDE para um novo tempo...

    Beijos e bom fim de semana...

    ResponderExcluir
  9. Imagino que eles queriam milagres , e assim ficaram esperando e nada fizeram,
    só esperaram......... esperaram ......
    beijinhos
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito triste o que aconteceu, e a imagem do pais reflete muito bem a visão de quem vê.
    Futebol deixou de ser uma paixão nacional, para ser mercadoria.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  11. Mas é esse circo em todo pós-rodada, a cada tres dias, Luma. Quem acompanha futebol está anestesiado com esse "show" da imprensa esportiva, e deu risada das pataquadas que a outra parte da imprensa, que sempre posa como "mais inteligente" que a deste segmento, produziu em prol da audiencia. Um texto que retrata bem como "essa parte da coisa" funciona no dia-a-dia é esse daqui: http://blogdamilly.com/2014/07/09/eu-imploro-por-um-pouco-de-verdade/

    Já quem não acompanha, tem todo o direito de, como diz aquele hoax sobre venda de torneios, pensar que "Se as pessoas soubessem o que acontece (...), ficariam enojadas”. E a mesma imprensa que agora se dedica a escrever receitas para um futebol melhor, é condescendente com muitas coisas que permitem que o futebol seja o meio mais legal de fazer todas as coisas ilegais e sair ileso. No fundo, só uma passionalidade rasa por não ver o "Brasil ganhar como sempre ganhava". Nas ultimas 5 copas, todos os paises que a receberam conseguiram evoluir no futebol como um todo, mesmo com a França tendo transformado sua liga num mercadão arabe para lavagem de dinheiro. Evoluiremos também, no nosso jeitinho "#imaginanacopa", mas evoluiremos.

    Sobe a seleção, como escrevi anteriormente: depois da segunda fase era com o imponderável do futebol. E em cada vez menos oportunidades, mesmo no mata-mata, os melhores times deixam de ganhar. A Alemanha fez a sua parte, o Brasil mostrou sua capacidade. Nd mais...Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Futebol é negócio.
    Não é impossível de acreditar que o resultado foi "arranjado" para beneficiar os negócios de um Brasil mais liberal..
    A mídia internacional com o aval da mídia brasileira estão cativando a descrença do povo no futebol,país e governo antes do início da Copa para tentar obter um resultado eleitoral diferente do previsto.
    Como a vitória da França em 1998 foi "fabricada" o mesmo ocorre no solo verde amarelo.

    ResponderExcluir
  13. Olha hoje foi o dia pós jogo que eu mais li assuntos relacionados a nossa derrota escritos de maneira inteligente, como vc disse agente não vive de futebol, ao menos não a maioria de nós, vida segue e olha vou te contar se eu fosse um jogador da seleção eu não dava nenhuma entrevista mais para o Galvão Bueno, caracas se o cara é tão bom pq não virou técnico da seleção só acho, outros jornalistas eu não gravei o nome, mas sei que a fila deve ser imensa...

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  14. Oi Luma :)
    Gosto muito de suas crônicas.
    É isso mesmo... venceu o time que melhor jogou,
    nossa seleção teve fé, mas não se esforçou para que houvesse entrosamento.
    Milagres acontecem quando não há apatia e comodismo...
    Bom fim de semana \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Acho que eles vao elogiar o Brasil e nao sua seleção...

    E gol da alemanha!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo16:32

    Perdeu! Vamos pra próxima copa!

    ResponderExcluir
  17. Luma, primeiro falam que a Dilma comprou a Copa pra nós, perdemos pra Alemanha e agora estão dizendo que o Felipão vendeu a Copa pra Argentina. Afinal, quem comprou e quem vendeu? Não precisa responder, eu só queria perguntar! rs...rs...rs... Seu post está maravilhoso! Bola pra frente, que atrás vem gente! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  18. Ganhamos por conseguir fazer a Copa. Ok que foi à base de puxadinhos, sujeira varrida para debaixo do tapete, mas saiu. O destino apocalíptico estava espalhado no "estrangeiro", prevendo o pior; aqui dentro o #naovaitercopa também amedrontava. Saiu, mesmo faltando os gols brasileiros.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Luma, é tanto diz que diz que ás vezes gostaria de ser surda!...rss...por que as pessoas gostam de complicar o descomplicado? Perdemos,infelizmente,mas acontece nas melhores famílias e não somos diferentes! Quanto á imagem do país lá fora eu creio que nunca foi muito boa e agora, só Deus sabe o que vai dar! Se eles soubessem que o povo ainda vai pagar essa conta da Copa por muitos anos aí sim daria razão á imprensa internacional! Um texto excelente e sensato,Luma! Adorei! bjs,

    ResponderExcluir
  20. Sempre que um sonho termina, outro toma o seu lugar. Daqui a quatro anos há mais, esperemos que com mais convicção , vossa e nossa, Luma querida.
    Adorei ler o seu texto. Beijinho e BFS. D

    http://acontarvindodoceu.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho que ser sincera e dizer que eu nem fique tão triste com a derrota do Brasil...é que na verdade a minha incredulidade diante do resultado de 7 foi (e ainda é) tão grande que eu ainda estou tendo dificuldades em processar o resultado de números para o resultado de 'ficou de fota da final' :)

    E confesso que essa foi a Copa, das que me lembro - e já vi muitas, que mais me deu uma canseira mental/emocional e que até se refletiu no físico. E nem falo dos comentários lá fora sobre o Brasil, mas da atitude e dos comentários, piadas e achismos de brasileiro associando tudo que é problema no Brasil com 'mas tem Copa'.

    Mas irritar, irritar mesmo eu fico com a coisa de confundirem Bandeira do Brasil com 'bandeira da Fifa, bandeira da Copa, bandeira de partido político'.
    Aí povo me tira do sério, é fato!!! Me dá o mastro da bandeira que eu bato neles com ela kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Oi Luma!
    Muito bom seu post sobre esse assunto, mas o inferno do Fred foi criado pelo "paizão" da família Scolari. Apesar, de eu nunca conseguir assistir futebol na Globo, é divertido ver o Galvão e sua equipe dando palpites antes do jogo: " Será que o Filipão vestirá a jaqueta da sorte? O Neymar vai de chuteiras douradas? O Julio Cesar colocou o crucifixo atrás da trave? O massagista jogou sal grosso no campo? " E vem a Alemanha e mostra que o que conta mesmo, é treinamento! Fora as tentativas malandras de cavar pênaltis do Fred e Cia! Sim, você disse bem, Luma Quem não faz gol, não vai para o céu!
    Aguarde, que nas Olimpíadas teremos mais "amareladas decepcionantes"! Bjs.

    ResponderExcluir
  23. Não entendo muito de futebol embora goste de ver. Como portuguesa, convencida que a nossa Seleção não passaria da primeira fase, concentrei no Brasil os meus desejos de que fosse o campeão, pese não gostar do Felipão, desde a época em que treinou a equipa portuguesa. Depois à medida que fui vendo os jogos, achei que o Brasil não tinha hipóteses . De modo que a derrota não era surpresa, a surpresa foi o jeito que o Brasil não jogou. De tal modo que cheguei a recear pior. Felizmente os alemães abrandaram o ritmo.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  24. Oi Luma
    Também concordo que venceu o time quem jogou melhor.
    Depois dessa, realmente o trono do país do futebol foi para as cucuias.
    Quem sabe agora, se valorize e custeiem outros esportes merecidamente como o futebol.
    Sobre a hospitalidade brasileira, ainda temos mais dois dias. Esperemos que alguns revoltados não se rebelem e estraguem a festa da Dona Dilma, quando ela entregar a taça para os ganhadores. Não quero nem ouvir!
    Não sei se creio em milagres desse tipo! A impressa está aguardando o menor deslize brasileiro para um sacrifício final.

    bjo
    zizi

    ResponderExcluir
  25. Espero que tenham aprendido a lição e
    Em 2018 joguem melhor.

    Achei um amor a sua frase e agradeço a sua participação lá no blog.
    Lindo final de semana para você, Luma
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  26. Oi Luma
    Fico um tempo sem blogar, e quando volto percebo que vc está ainda melhor! Que belo texto querida! Vc consegui falar de um tema tão falado kkkk, sem cair na mesmice. Muito boa e pontual sua colocação quando diz que os mesmo jornalistas que colocavam no céu a seleção agora estão apedrejando-a. Também fiz um texto abordando a copa do mundo sob a minha perspectiva e não tão, nem tenho palavras, mas eu quero dizer que a sua crônica foi brilhante, acho que é isso. Parabéns!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  27. Olá Luma
    Todos nós sentimos de alguma forma tudo isso, até mesmo aqueles que afirmam que não gostam de futebol. Jogo é jogo quem não tem boas estratégias acaba pagando por isso, vamos em frente.
    Beijos.
    Joelma

    ResponderExcluir
  28. Lá está, o futebol não é só futebol... :)
    Beijinhos, bom sábado!
    P.S. Que tal a fryer?

    ResponderExcluir
  29. Só tenho uma coisa a dizer: o Brasileiro ainda não sabe ser patriota.
    Beijos e bom final de semana! ;)

    ResponderExcluir
  30. Engraçado como o patriotismo esta umbilicalmente ligado ao podium maximo.
    Beleza de ponderações e criticas Luma.
    A arte do futebol não pode superar à organização do coletivo, do conjunto, da disciplina. E a Copa vai chegando ao final para que o país volte à sua dura realidade e já se ouve os roncos de novas manifestações.
    Vida que segue, fecham-se as arenas e abrem-se as praças.
    Um lindo domingo com meu terno abraço amiga.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  31. Há tempos, o futebol deixou de ser um esporte, uma paixão, pra virar um negócio. São tantos patrocínios disso e daquilo, que haja logo no painel das entrevistas, né!
    Sei lá quem comprou, quem vendeu... só sei que aquele jogo conta a Alemanha foi muito surreal. Parecia uma brincadeira, um pesadelo esquisito.
    O Brasil ganhou até cruzar com um time de verdade. Aí, não desmerecendo Croácia, Camarões ou Colômbia, deu no que deu.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  32. O nosso futebol anda cambaleando faz tempo, foi triste uma derrota dessas, mas fazer o que? O futebol arte ta perdendo a nossa arte... Que a gente consiga voltar a ser o que fomos antes da copa na Rússia.

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  33. Gosto de futebol e torci muito nessa copa. Mas sou lúcido o suficiente para enxergar que não jogamos bem, que merecíamos ter saído antes. A infantilidade demonstrada por toda a equipe (dos chefões da CBF ao jogadores reservas) é motivo de piada. Sabíamos jogar um futebol bonito e nossos treinadores eram equilibrados. Time não é família e copa se ganha com seriedade.

    ResponderExcluir
  34. Oi, Luma!!!! Partilho completamente dos seus pensamentos e sentimentos futebolísticos. Comentei isso com quem amo, essa instabilidade da mídia, que eleva e derruba um esportista com a mesma velocidade, me assusta. Concordo que a seleção é imatura e achei bárbara sua comparação, hahaha. Vejo alguns bons talentos ali, que precisam amadurecer e entender que futebol, não é só coração, é uma mistura de coração, garra, humildade, organização, técnica e cooperativismo.
    O milagre que faria Neymar voltar a jogar foi demais! Agora, essa de que haviam emissoras que só queriam comprar a violência do Brasil me deixou de boca aberta! É por isso que raramente presto atenção na tv. E... bola pra frente!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  35. É uma pena que a grande massa leve o futebol como a solução pra tudo. Se não dá certo, pisam, mas no próximo jogo/copa estarão lá babando os amarelinhos. É sempre assim. Brasil é emoção...
    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  36. Talvez haja uma tomada de consciência...
    A tua visão certeira!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  37. Oi Luma ... tudo bem com você, estava com saudades, amei seu texto. Parabéns.
    Acho que tudo que aconteceu tinha que ser mesmo para que pudêssemos pensar, e também os dirigentes do nosso futebol tb .... tudo é aprendizado. Vamos aguardar os próximos acontecimentos e desejar que sejam mais humildes.
    Beijokas queridona.

    ResponderExcluir
  38. OI, Luma,

    Acabei de dizer em outro blog o mesmo que direi aqui. Como o poeta eu acho que, tudo vale a pena, se a alma não é pequena. O resultado desastroso para o Brasil, em termos esportivos e de gastanças, há de ensejar discussões e talvez mudanças, na forma como o povo ligado ao futebol e as autoridades têm se conduzido neste país. Quanto à opinião dos gringos eu deixo para lá, este é problema deles e não nosso, rsrs.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  39. Todo mundo vira comentarista, técnico, atacante, zagueiro, goleiro. Todo mundo vira médico, presidente, torcedor. Todo mundo vira patriota. E hoje, todo mundo volta ao "normal", até a próxima. Rs.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  40. Ri na minha casa do Edmundo que antes do jogo contra a alemanha ele tava gostando da escalacao e no final meteu pal em tudo!

    ResponderExcluir
  41. Luma, eu também não entendo esses comentaristas que, de uma hora pra outra, passaram a atacar a seleção - principalmente o Felipão - enquanto antes diziam que éramos franco favoritos. Acho uma falta de respeito, mas eu não sou tão ligado em futebol assim pra ficar mais do que incomodado. Gosto da copa no começo, do ato de torcer pelos mais fracos ansiando por uma zebra. Depois perde a graça.

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  42. Achei vergonhosa a apresentação da seleção e o Felipão é muito orgulhoso e não tem a humildade de dizer que errou, ele se sente poderoso, também com os salários dos jogadores e o dele, não querem nem saber, não deu....não deu... e o povo que sofra , pois somos um bobos!
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  43. e as vezes as notícias estão em todos os lugares... nos dizendo o que fazer ou o que pensar. até quando?

    dentrodabolh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. É como vc mesmo falou: a imprensa vai para o lado q vende mais. Sempre foi assim. E imprensa gringa é pior ainda pq eles só querem um pé pra meter o pau na gente. Essa Copa foi muito simples de visualizar. Brasil como sede foi nota 10, Brasil enquanto seleção foi nota zero. O resto é encheção de linguiça de repórter coxinha. Beijão, flor!!!

    http://mahjestic.com/blog

    ResponderExcluir
  45. Anônimo14:25

    Luma, não me envolvi com os jogos da Copa. A chacina em Gaza e a truculência policial carioca tolhendo direitos e estabelecendo a ditadura me preocuparam mais que um título perdido.
    beijo, menina

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde amiga Luma!!!
    A Copa 2014 foi um grande sucesso em nosso país. Tem até um ditado que diz...que vença o melhor...e assim mais uma vez aconteceu...venceu a Alemanha.
    Comentários positivos e/ou negativos de brasileiros e/ou estrangeiros sempre acontecerão, pois os seres humanos nunca ficam satisfeitos...rsrsrs
    Particularmente fiquei muito feliz com a vitória da Alemanha, claro queria que o Brasil ganhasse, mais já que não teve outro jeito, torci na final para os alemães...agora o Fred....sei não...acho que ele não vai para lado nenhum...pois está enraizado no campo de futebol, se brincar até hoje....(risos)
    (Olha a Bia, dando os palpites...rsrsrsrs)
    Que essa semana que se inicia seja repleta de bençãos!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  47. Anônimo18:05

    Oi Luma! Infelizmente, em geral, o que se vê são brasileiros fazendo o papel de bobos da corte. Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  48. Gostei imenso desse texto que recebi logo após a derrota para Alemanha. Talvez você já tenha lido ou não. Deixo aqui, posso? Senão é só excluir rsrs.

    "Isso representa mais que um simples jogo! Representa a vitória da competência sobre a malandragem! Serve de exemplo para gerações de crianças que saberão que pra vencer na vida tem-se que ralar, treinar, estudar! Acabar com essa história de jeitinho malandro do brasileiro, que ganha jogo com seu gingado, ganha dinheiro sem ser suado, vira presidente sem ter estudado! O grande legado desta copa é o exemplo para gerações do futuro! Que um país é feito por uma população honesta, trabalhadora, e não por uma população transformada em parasita por um governo que nos ensina a receber o alimento na boca e não a lutar para obtê-lo! A Alemanha ganha com maestria e merecimento! Que nos sirva de lição! Pátria amada Brasil tem que ser amada todos os dias, no nosso trabalho, no nosso estudo, na nossa honestidade! Amar a pátria em um jogo de futebol e no outro dia roubar o país num ato de corrupção, seja ele qual for, furando uma fila, sonegando impostos, matando, roubando! Que amor à pátria é este! Já chega!!! O Brasil cansou de ser traído por seu próprio povo! Que sirva de lição para que nos agigantemos para construirmos um país melhor! Educar nossos filhos pra uma geração de vergonha! Uma verdadeira nação que se orgulha de seu povo, e não só de seu futebol!!"
    Beijuuss Luma

    ResponderExcluir
  49. Desconheço a autoria Luma! Bj

    ResponderExcluir
  50. Eu não sofri , não gosto de futebol e nunca assisti jogo, creio que ganhou o melhor.
    Aqui em casa todos assistiam e torciam , mas não deu!
    e a vida segue!
    bj

    ResponderExcluir
  51. Mesmo com a imprensa estrangeira só mostrando desgraças antes da copa, afinal tínhamos por aqui um monte de repórteres e cinegrafistas somente atrás da nossa desgraça cotidiana e que não é pouca, todos sabemos disso, mas alguns insistem em jogar um pano por cima e fingir que não vêem. Só que os estrangeiros fizeram questão de ver, procurar e exagerar até.
    A Copa deu certo porque é como este país, não se sabe como ele consegue seguir seu rumo, mesmo tendo no comando tantos corruptos inescrupulosos. O mesmo sobre o futebol e esta Fifa mafiosa, portanto, parabéns para nós, povo brasileiro, que soube receber bem os turistas, mesmo quando eles queimam nossa bandeira ou escrevem barbaridades em nossos viadutos.
    No mais, a Alemanha mostrou no futebol o que é hoje aquele país, com ordem, progresso e coletividade. Mereceu e muito a taça.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  52. Olá amiga, estamos voltando aos poucos e visitando os blogs amigos e dos nossos seguidores devagar, iremos nos atualizar para intensificar nossas visitas.
    Como hoje é o dia do meu nascimento iramos incomodar só esse pouquinho.
    Abraço

    ResponderExcluir
  53. O Fred esteve brincando de "mandrake" durante os jogos. kkkk
    Beijocas, Luma!!!

    ResponderExcluir
  54. Mt bom seu texto sobre comentaristas, Copa, e, claro, o nosso time. Gostei da frase do Juca Kfouri, quando ele diz que a Copa no Brasil foi motivo de comemoração ao contrário do que diz os vira-latistas, mas não foi de goleada como bimbalham os puxa-sacos.

    E a seleção treinou mt pouco. Parecia uma festa e não uma competição. Foi uma tragédia anunciada. O futebol brasileiro está aos cacos assim como saúde, educação, etc... bj

    ResponderExcluir
  55. No futebol é tudo tão intenso né...
    Fato é que achei que seria um desastre, com turistas assaltados ou mortos...
    Mas ate que a violência não aconteceu tanto, e o melhor, recepcionamos os turistas com muito carinho :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  56. com essa copa ficou mt claro que os jornalistas querem msm a materia, a publicacao e pouco se importam em quem precisam pisar pra isso... cada hora falavam mal de um... falta carater na midia
    bjs

    Sachê e Bombom

    ResponderExcluir
  57. Oi Luma florzinha
    É amiga essa copa realmente foi dos exageros. Uma pena que acabou em tragédia para o nosso Brasil.
    Legal que você gostou das canecas pintadas, dão uma alegria para as canecas e outras louças que já estão guardadas por muito tempo. A caneta é bem barata e descobri que estão fazendo porta copos com azulejo pintado com ela.
    Beijão

    ResponderExcluir
  58. Oi luminha,
    Não acho que perder seja um pecado mortal.
    Mas precisa se perder com dignidade, com a cabeça erguida
    e não foi isso que eu vi nos nossos jogadores.
    Apos serem derrotados para holanda e ficarem em quarto lugar
    todos saíram de campo inclusive o "professor" sem ao menos cumprimentar os adversários. Não ficaram no campo para ver os holandeses receberem suas medalhas merecidamente.. Onde esta a hospitalidade do brasileiro? da seleção? O Brasil faz com uma mão e derruba com a outra. O belo gesto de David Luiz e a saida de campo dos jogados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  59. Luma,
    Fiquei indignada com a derrota da seleção. Tomar 10 gols em dois jogos foi muita humilhação. Além de faltar treinamento, faltou garra dos jogadores que só queriam badalação ao invés de jogar.
    Exemplo foi a seleção alemã, que ajudou as pessoas na Bahia e teve a educação de não zuar o Brasil.
    big beijos

    ResponderExcluir
  60. Já sabe que não aprecio futebol e pouco acompanhei o campeonato.
    É assim em tudo. o que foi, já não é, depois pode voltar a ser...
    Enfim, já passou.
    BJO, Luma :)

    ResponderExcluir
  61. Querida Luma.
    Infelizmente, os Meios de Comunicação Social são quase todos assim:gostam mesmo é de mostrar morte,crime e destruição...até guerra em directo.Momentos felizes não fazem parte dos seus projectos!
    Pena que o Brasil não ganhou o campeonato e Portugal ficou tão longe!!!
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  62. Querida Luma
    Esta é a mina terceira tentativa para comentar,
    Infelizmente, os Meios de comunicação Social são quase todos adeptos de crime,morte e destruição.Até transmitem guerra em directo!
    Pena que o Brasil Não ganhou o Campeonato e Portugal ficou tão longe...
    Quanto à ideia que os estrangeiros fazem desse país,saiba que há muitos que já o visitaram e gostaram muito,independentemente da boa ou má publicidade.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor