O maior legado que a Copa nos traria
Emprestou a imagem, mas nada fizeram por ele até agora - Esse foi o título da postagem da Beth Lilás, para lembrar que o Fuleco, mascote do Brasil na Copa do Mundo é um mamífero pequenino que corre risco de extinção e também o risco de perder o seu verdadeiro nome: Tatu-Bola. Por que chamaram o Tatu-Bola de Fuleco e não pelo seu verdadeiro nome? E porque não houve cumprimento da missão de alertar as pessoas sobre a sua extinção? Veja mais no blogue da Beth; lá ela também pede que assinemos uma petição reivindicando a criação de uma parque para nosso Tatu-Bola. Por favor, assinem!
No mesmo mês de Junho do ano de 2013, aconteceram manifestações históricas no Brasil, onde milhares de pessoas tomaram conta das ruas do país, com sentimentos de revolta pelos gastos excessivos com a Copa, subida das tarifas de transporte que consequentemente elevaria outros preços e outras reclamações que vieram em efeito cascata: mais eficiência do poder público, mais acesso à educação e investimentos na saúde, maior mobilidade urbana, entre outros.
O brasileiro quer voltar a se orgulhar de ser brasileiro, quer respeito pelos seus direitos e que a sua identidade seja preservada - Não queremos ser confundidos com os corruptos que mancharam a imagem do nosso país.
Gostaríamos que o gringo que aqui chegasse, não se maravilhasse apenas com estádios e futebol, mas também com a nossa diversidade ambiental e que aqui encontrasse um bom padrão de justiça social; Que lhe fosse mostrado o lugar de onde se origina o nosso Tatu-bola; Que a Caatinga com seus rios que abastecem o povo sertanejo e grandes cidades do nordeste, fosse mostrada como um bioma único no mundo; Que o governo federal a reconhecesse como patrimônio nacional e que investisse para que não ocorresse a marginalização da Caatinga. Certamente em consequência a essas atitudes, o nosso Tatu-bola estaria protegido.
Esse sim seria o maior legado que a Copa nos traria.
Atualização: Mais pessoas sentiram falta do Fuleco...
Você viu o Tatu-Bola (Fuleco) por aí?
Assine para receber os textos do "Luz de Luma" em seu e-mail ou acompanhe pelo Facebook
Atualização: Mais pessoas sentiram falta do Fuleco...
- Flávia Yuri Oshima, da Revista Época - A Copa sem Fuleco - "Nem mesmo o mascote da Copa, que costuma ser usado como uma espécie de mestre de cerimônias na abertura, apareceu. Esqueceram o Fuleco em casa";
- Jeff Benício, do blogue Sala de TV - Fifa envergonha até o mascote Fuleco - "Fica a dúvida: gastaram essa fortuna em quê? O mascote Fuleco se escondeu para não participar do vexame";
- Luís Pellegrini, da Revista Oásis - Fuleco em perigo, a Copa ajudará a salvar o Tatu-Bola de carne e osso? - "Infelizmente, a promessa da FIFA para tornar mais verde a Copa do Mundo mais verde até agora não correspondeu à realidade. Mais de uma floresta crítica foi arrasada para dar lugar a novos estádios... Sem dizer que a emissão de gases poluentes na atmosfera para o transporte de torcedores e jogadores Brasil afora, durante o mês o certame, será equivalente à emissão produzida por meio milhão de automóveis durante um ano inteiro. Parece que não conseguimos fazer mais nada sem, de alguma forma, poluirmos ainda mais o meio ambiente";
- Marcus Vinícius Pinto, do Terra na Copa - Fuleco e personalidades somem das imagens dos jogos da Fifa - "Até mesmo Fuleco, a mascote do mundial, está sendo vítima da nova tática da TV da Fifa. Estaria resfriado o Tatu-Bola, que andou dando pouco as caras, principalmente para quem vê o jogo pela TV?"
- Cauê Marques, do Brasil Post - Você salvaria o Fuleco? Ok, sabemos que não, mas e se fosse o Fuleco de verdade? - Copa do Mundo: petição online quer aproveitar a imagem de Fuleco para criação do Parque Nacional do Tatu-bola.
- José Joaquim, blogue do Wellington Araújo - Procura-se o Fuleco! - "O FBI já foi convocado para ajudar nas buscas, junto com a nossa Polícia Federal, com a orientação dos ambientalistas, que fazem parte do grupo ¨Procura-se o Fuleco¨"
- Rodrigo Bertolotto, Uol Copa - Por que o Fuleco anda sumido dos estádios? A Fifa tem os seus motivos - Melhor ler toda a matéria...
Você viu o Tatu-Bola (Fuleco) por aí?
Concordo e subscrevo já que a "Mafia da FIFA" exige, move milhões e milhões num enriquecimento dantesco, e na realidade se não houvesse essa "procura doentia para se ter em casa um mundial de futebol" a FIFA bem se podia coçar...porque falia em três tempos.
ResponderExcluirMas como diz o outro "é disto que o povo gosta e vibra" futebol...e vocês têm-se manifestado contra porque o dinheiro gasto num evento de um mês daria para muitas coisas durante anos em prol do povo. Mas o povo é sempre relegado para segundo plano.
Depois as mordomias exigidas por cada selecção é dose amiga, para mim enquanto houver fome e gente a passar mal, digo mais sem medos: é desprezarem o povo que os elegeu.
Não gosto de futebol, mas aceito todos(as) que gostam, que ama, mas chegava os "times" entre portas e não esta charanga de venda de jogadores, de isto e mais aquilo e depois este "fausto" do mundial. Enfim!
O Fuleco, tadinho que raio de nome escolhido por esses idiotas da FIFA e para mim será sempre tatu-bola e que bem precisa de ser "protegido". Dilma nem nisso foi capaz de ceder...que coisa!!!!!!
Que tudo corra bem para vocês, sem mortos e feridos...porque têm que ter saúde, união e paz para depois da COPA terem força para pagar aos "reis" a dose...que dose cobrada!
Um abraço a todos os brasileiros, povo que amo de coração
concordo com você, o nome dele è muito evocativo, não sei para que esse nome ridículo.
ResponderExcluire quanto a extinção espero que possam fazer alguma coisa, não sò por o tatu bola, mas para toda a nossa fauna.
baci
Seria muito bom se assim fosse e a Beth falou e mostrou bem por lá! Vamos esperar agora que pelo menos, já que a copa aqui está ,seja na PAZ! bjs,chica
ResponderExcluirParece "piegas", mas vou te contar uma coisa: no ano passado, fiz minha postagem de indignação e cheia de esperança que o povo fosse tomar conhecimento de toda a bandalheira que nos cerca. Mas hoje, às vésperas da copa, me sinto triste. Uma tristeza profunda por ver que infelizmente, o brasileiro não se dá o valor, não percebe o paraíso em que vive, não nota que a pior praga que corrompe a cada dia essa nação é a corrupção. O brasileiro só sente orgulho quando vai ter futebol (por aqui os carros estão cheios de bandeiras desde segunda-feira e as ruas pintadas, enfeitadas...). Ora, se todos estão tão descontentes, por que não mostram isso? Por que assistem aos jogos, comemoram etc? A natureza está se despedaçando, a corrupção é delatada em programas de alta audiência, mas quem delata é pq perdeu a boquinha, ou seja, o jeitinho brasileiro "se eu ganho, fico quieto. Se eu me ferrar, levo um monte". Triste, muito triste. Mas, prefiro ser a gota que está tentando fazer a diferença e lutar pelos ideais em prol da natureza e dos animais.
ResponderExcluirFica com Deus, lindo dia.
Ele é muito lindo , mais uma obra magnifica de Deus que corre o risco
ResponderExcluirde extinção , uma pena ver este descomprometimento .....
beijinhos
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Que animalinho tão fofo....
ResponderExcluirSabia que os tigres nebulados já acabaram mesmo?
O maior e mais insensato predador na Terra é mesmo o homem...e queira Deus ainda não se extinga ( ou quase ) a si mesmo!
beijinhos, Luma
Concordo também amiga Luma! Espero que depois da copa os estádios não fiquem abandonados dando origem a mais cracolândias Brasil afora. Mas que apareçam pessoas ligadas aos esportes que possam incentivar a suas práticas e melhorar a saúde do povo brasileiro. Será uma vergonha ainda maior além de destruir a natureza, não usar o que foi conquistado com o suor de cada um de nós brasileiros.
ResponderExcluirEstá difícil engolir a seco toda essa palhaçada promovida pela quadrilha Petralha em conjunto com a quadrilha FIFA. Um verdadeiro teatro dos vampiros. Só sugando nossos cofres públicos desviando do que deveria ser investido: saúde e educação. Nação desmoronando pouco a pouco, sociedade dividida entre os insatisfeitos e os cegos (uns por pura falta de informação, outros por acomodação e tantos outros por alienação). Valha-me Deus! Sinto imensamente pelo Tatu-Bola. Quisera eu que o único animal a se extinguir da face da Terra fosse o corrupto.
ResponderExcluirBjs
Olá, Luma..:)
ResponderExcluir"Oia eu aqui tra veiz", tudo bem com vosmecê?.. ;-)
Humm..sim, mas, o povo brasileiro teve muito tempo para se manifestar antes, bem antes, digo..bem naqueles tempos do autor da "moreninha", que também, escreveu um livro chamado " A Carteira do Meu Tio", onde, o autor de maneira literária denuncia as mazelas, e as mutretas deste berço explendido chamado "Brasil"...:)), não é de hoje, que esses problemas de gastos ocorrem, atualmente, já não mais na surdina, e sim, descaradamente..:))
O fato real, é que temos a "Copa Mundial" para acontecer amanhã - dia 12/06/2014 - isto, quer dizer que não é uma copa que acontece no fundo de quintal qualquer; é também, uma grande chance e responsabilidade de elevar a "Bandeira da Nação" como diz a letra no nosso Hino Nacional: deitado eternamente em berço explêndido, ao som do mar e a Luz do céu profundo, fulgura, oh, Brasil, florão (aumentativo de flor) da América, iluminado ao sol do Novo Mundo=New World ( isto lembra o grande músico Antonin Dvorak que compôs a grande sinfonia número 9, inspirado na vista da cidade de Nova York "From the New Word" ), do que a Terra mais garrida, teus risonhos, lindos campos têm mais flores; nossos Bosques têm mais vida, Nossa vida "no teu seio"=solo, mais amores, oh pátria amada idolatrada, Salve= Banzai!, Salve=Banzai!
Portanto, não é hora de ficar trapaceando esse grande evento, é incoerente, pois, não é algo que se envolve somente um estado, e sim, vários estados do Brasil, ou, seja o País inteiro chamado "Brasil", com "S" - um país solidário, que está descobrindo a sua própria identidade, e deixando aos poucos a ter a tal "maledita" "identidade de vira-lata" - não um Brazil com "Z", ou seja, "Z" de "Zabumba"..ehehe..:))
01- Dvorak - From The New Word - 9 sinfonia em Mi Menor
Ps.viaje nas ondas sonoras positivas para vencer as ondas sonoras negativas..
Ps. O TaTu Bola está pagando o "Pato", ou seja, é um "scapegoat", capisce, mama mia ?..
Ótemo e ótimo final de semana!!
A big Hug and Tchauzinho
Resumo o que penso: porque, toda grande idéia ou movimento que seja, no Brasil quando levada a cabo por políticos, vai do nada para o lugar nenhum. Uma pena....
ResponderExcluirOlá, amiga Luma!
ResponderExcluirO pobre tatu-bola foi transformado em simples "fuleco"... e já está sendo chutado...
Abração
Jan
Oi Luma, tudo bem?
ResponderExcluirSempre com textos apropriados para o momento em que vivemos!
Também nunca entendi porque tiraram o nome do Tatu-bola, tão bonito e natural para apelidarem-no de "Fuleco". Que coisa mais desastrosa. Tinham que ter deixado na forma original, para destacar o meio ambiente em que vive, prestes à própria extinção...
Vendo a imagem do pequeninho tão terno e se abrigando na própria carapuça, enche o meu coração de ternura e, ao mesmo tempo, uma tristeza sem fim.. Tão frágil e exposto... O que fizeram dele?
Amiga, quanto às demais circunstâncias que envolveram a Copa com gastos milionários, prefiro nem comentar... Há tanta discussão sobre isso, mas creio que amanhã, a Nação estará anestesiada e só acordará quando tudo acabar novamente.. e olhe lá...
Beijos querida e uma ótima semana, com Copa e tudo o mais!!
É, Luma... poderia...
ResponderExcluirE li seu post com um nó na garganta em pensar que tudo isso realmente seria algo possível, sim.
O povo gritou, se revoltou, mas desde ontem só vejo "alegria" pela Copa na timeline do meu FB, por exemplo. E aih do Brasil se não ganhar esta competição. Tsc, tsc, tsc!
Este é o país do futebol.
Bjns
:)
Oi querida,
ResponderExcluirOntem assisti um vídeo da Lucia Bezerra e vi o tatu bola , ele desenrolando e saindo correndo.
Gostaria que você que é uma pessoa muito crítica leia uma postagem que fiz em 2010: Felicidade, Emenda Constitucional? - Lua Singular( olhe pelo Google)
Beijos
Lua Singular
Adoro o Fuleco e não quero que a família dele desapareça! =(
ResponderExcluirNos meus tempos de escola, chamávamos de "tatu-bola" uns bichinhos bem pequenos que andavam no chão. A gente pegava e eles viravam uma bolinha.
Lumita, pois veja só, o nosso bonitinho tatu-bolinha virou Fuleco, nome imposto pela poderosa Fifa e ninguém falou nada, aceitou numa boa, mas o fato é que o povo não gostou do nome dado pra ele. No entanto, sua sobrevivência nestes dois biomas, a Caatinga e o Cerrado, está correndo sério risco, pois até agora muito pouco foi repassado para que criassem o tal parque do tatu-bola, que viria a ajudar o bichinho na sua sobrevivência.
ResponderExcluirO jeito então é nós, brasileiros patriotas de verdade, se pronunciarem e fazer alguma coisa neste sentido, por isso pedimos que assinem lá no blog o abaixo assinado. E agradeço muitíssimo a você que deu esta tremenda força por aqui,
alertando a todos sobre este fato quase esquecido em meio a esta confusão do evento maior que é a copa do mundo. Obrigada, queridona!
um beijinho carioca
Esse seria um baita legado mesmo, Luma. E os turistas não têm culpa de nada, merecem ser muito bem recebidos. Nós não somos que nem essas ratazanas que roubam o tempo todo e ainda querem votos depois. Eles sim merecem revolta, a Copa não e mt menos o Tatu-bola, popular Fuleco. Bjsssss
ResponderExcluirOi Luma,
ResponderExcluirUm animal tão bonito recebeu um nome tão ridículo. Tomam-no como mascote e nem se dão ao luxo de dar informações sobre ele, neste caso, o risco de ser extinto. E se tivessem feito isto, o país passa o recibo de não cuidar do que é seu, flora e fauna inclusos.
Assinei a petição.
Bjks.
oi querida,
ResponderExcluirobrigada pela torcida para que os nossos animaizinhos encontrem um lar. tenho certeza de que ajudara imensamente!!!! nós estamos na zona norte de sp e vc?
que tatuzinho mais fofo dessa foto. uma pena que ninguem realmente deu o devido valor a ele por ter sido escolhido mascote
adorei sua visitinha, apareça sempre
bjs
Flavia
www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
Rifas: premio: oculos ray ban original e novinho
loja virtual: www.adote.iluria.com
Realmente Luma, o mascote deveria ter o nome de Tatu-Bola e não esse ridiculo nome Fuleco!
ResponderExcluirTeria sido uma ótima oportunidade para o mundo conhecer essa espécie e muitas outras brasileiras, como o Lobo-Guará, que gosto tanto e que corre o risco de desaparecer.
Ótimo post como sempre!
Beijos!
O que aconteceu até agora (a utilização como símbolo), só pode ser favorável à preservação do tatu.
ResponderExcluirDaqui para a frente ninguém sabe, mas o mais provável é que todos os habitantes do Brasil, incluindo governantes e demais organismos, olhe para o animal com outro respeito e que isso contribua para o seu crescimento. Espero bem que sim.
Tem um bom fim de semana, querida amiga Luma.
Beijo.
PS: e que o Brasil ganhe hoje...!!!
Sou super a favor de preservar a natureza e a fauna. Hoje mesmo vi um filme onde tinha esse debate. Um grupo queria construir um parque nacional para a preservação de uma área e o outro achava que a civilização tinha que chegar na mesma área. Não que eu não goste de museus, bibliotecas e cinemas, mas acho que temos espaço suficiente par aos dois não é mesmo? O conforto do homem não deve implicar na destruição da vida selvagem.
ResponderExcluirOi Luma, é a Vi, triste, muito triste, mas conheço muita gente que fica com o discurso pro meio ambiente, mas implica com as arvores do quintal do vizinho, porque com o vento algumas folhas "sujam" o quintal deles, ficam querendo que a gente corte, sou vitima disso..
ResponderExcluirAnimais selvagens não sobrevivem quando seu habitat natural esta destruído.
E muita gente que tem discurso pro meio ambiente, vai construir seus "palácios" no meio de matas que deveriam estar sendo preservadas.
Chego a conclusão que o homem devia tentar ser menos hipócrita, ter um discurso mais coerente com suas atitudes, com certeza nenhuma especie estaria sendo extinta, além do Tatu, abelhas, que são essenciais para polinização estão sendo extintas.
Muitos beijos,Vi
Subscrevo inteiramente tudo o que publicou.
ResponderExcluirEmbora sendo portuguesa estou convosco nessa luta!
Claro que vou assinar a petição.
beijinho
Fê
Não vejo como pretendem preservá-lo, eis que nenhuma medida foi adotada, até agora. Que haja lucidez e empenho, nesse sentido. O Brasil tem muito a mostra, além de futebol, essa febre que oculta, por algum tempo, a preocupação do povo com nossos problemas. Mas a copa está aí e de nada valem as manifestações agora levadas a efeito, com destruição do patrimônio público. Não há patriotismo e sequer uma luta digna, nesse comportamento. Só aguardo que transcorra em paz e que os turistas sejm tratados com o merecido respeito. Bjs.
ResponderExcluirTatus, tamanduás, tucanos, raposas, micos... infelizmente, Luma, todos eles estão perdendo espaço neste país sem noção.
ResponderExcluirAlém de caçá-los, os humanos destroem seus habitats e, pior ainda, capturam os filhotes e os traficam, sem nenhum escrúpulo, sem nenhuma piedade.
Não há fiscalização e, se há, ela é conivente com o crime e com a contravenção.
O futuro é negro para os animais, não só no Brasil, como em muitas outras nações que não ensinam aos seus habitantes a importância da preservação e da biodiversidade.
infelizmente, não terá legado, ouso dizer, levando em conta a definição de Otávio Tavares que "legado são os benefícios gerados em contraposição aos gastos para a realização do evento", só que os gastos já extrapolaram tdo que podia. Um rombo!!!
ResponderExcluir#vaitercopa #nãovaiterlegado
Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ
Infelizmente só tenho que assinar em baixo, às vezes penso que não tem solução, ou se tiver é bem a longo tempo, tudo anda bem devagar, dá-se um passo pra frente e dois pra trás, bem é esperar, agora o tatu-bola não pode esperar, vou lá assinar a petição, beijos Luconi
ResponderExcluirFoi ontem a abertura da copa; nenhuma citação aqui em São Paulo. Ainda espero que em outras cidades, em outras arenas, haja um folheto distribuído, haja um fuleco para se explicar a grandeza de um tatu-bola. Será???
ResponderExcluirQuerida Luma
ResponderExcluirOntem, aqui em Portugal,só vi parte do show de abertura do Mundial,mas felicito-a como brasileira que é, pelo magnífico espectáculo que o Brasil mostrou ao mundo.
Não vi o tatu-bola e lamento o que está a acontecer com essa espécie.Pode ser que ainda se faça algo a esse propósito.
Como estrangeira, e tendo já visitado o seu país,num grupo que enchia dois autocarros,posso dizer-lhe que todos foram unânimes no que diz respeito a maravilharem-se com a vossa diversidade ambiental (fauna e flora incluídas). Estivemos aí umas semanas e percorremos o Norte.o nordeste, o sertão, o litoral e o sul.
Parabéns pelo seu artigo que, tenho a certeza vai despoletar algum movimento em defesa da conservação do tatu-bola.
Pelo que tenho visto,os brasileiros estão muito motivados para a defesa daquilo que acham que merecem e a que têm direito.
Felicidades para si e para todos os brasileiros.
Um beijinho
<beatriz
Foi mesmo muito bacana Bethita nos lembrar de mais um animal de nossa fauna que corre risco! Bacana Luma você reforçar aqui! Eu já assinei assim que Beth deu alerta.
ResponderExcluirBeijuuss
Gostei da reflexão, Luma, por sinal gosto muito de vir aqui e ler seus comentários sempre muito bom para refletirmos.
ResponderExcluirGostei de ver a foto do tatu-bolo, coitadinho, parecendo até pedir socorro.
Você tem toda razão, nós brasileiros, precisamos voltar a ter orgulho de nosso país.
Bj e bom fim de semana,
Lylia
Um excelente texto vamôs fazer parte desta luta.
ResponderExcluirBeijo Lisette
Em Portugal eu vi salvo erro no sábado passado um pequeno filme sobre o Tatu-Bola.
ResponderExcluirNa abertura não vi nenhuma referência ao Tatu-Bola, mas eu também não vi a cerimónia toda. Vou ao blogue da Beth.
Um abraço e bom fim de semana
Jamais entendi de onde veio esse nome Fuleco! e junto ao tatu bola, está o jegue. Por que também não escolheram o jegue? Ele também está em extinção!
ResponderExcluirOutra coisa que fico injuriada é o uso da bandeira só na época de jogos,
Mas....
bj Luma, um bom fim de semana pra você
Zizi
Luma, voltei porque fui ao blogue da Beth e não consegui assinar. É-me pedido o CPE. O que é isto? Em Portugal não existe isto. Desculpe a minha ignorância, mas se puder elucidar-me agradecia. ´
ResponderExcluirUm abraço e bom fim de semana
Luma, tb gostaria de ter um país com condições sociais justas e quando chegassem os gringos teríamos um motivo real de orgulho! Não vi o pobre do Fuleco(que nome!) na Copa! Viram o fora que deram colocar o pobre do tatu como mascote sem lhe dar nadinha em troca...que vexame! Eu adorei o seu texto, sempre inteligente! bjs,
ResponderExcluirOi Luma!
ResponderExcluirAdoro passar por aqui, sempre textos ótimos e que nos faz refletir sobre o assunto. Realmente não vi nenhum tatu bola, na abertura. Nem nos jogos... Por aqui nem em lembrancinhas, pois me lembro das outras copas que havia tudo com o mascote. E o que têm que fazer... não fazem. Vou lá no blog que vc indicou.
Bjs e ótimo final de semana
Ah, se tiver algo feio lá no blog, rs, foi a cliente que pediu assim, rs...
Pra ser sincera, não achei que o tal Fuleco tenha o carisma que um mascote deve ter. Mas independente disso, o problema do tatu bola era uma questão a ser levantada, e não foi. Nem na abertura (e que abertura pobre, hein?) o coitado estava. To achando uma bosta tudo, até agora.
ResponderExcluirOi Luma!
ResponderExcluirPara mim, tatu lembra tatuzinho, que lembra cachaça, que lembra cachaceiro, que lembra...(esquece). A bola=brasuca somos nós, chutados, pisados e levando "bicudas"sem dó! E ainda temos que suportar
isso, veja! bjs!
Olá, Luma!
ResponderExcluirInfelizmente as manifestações não estão resolvendo nada, os políticos continuam corruptos, as coisas continuam caras e o nosso País que é tão lindo e rico em paisagens maravilhosas, gente bonita e ao mesmo tempo sofredora por causa da desigualdade social.
A natureza sofre e chora, o povo também!
Um grande beijo e ótimo fds ♥
Infelizmente este é um legado que não nos será deixado, pois a ganância por poder e dinheiro, é o que está matando o nosso Brasil :(
ResponderExcluirbjsss e bom fim de semana!!!
Querida amiga
ResponderExcluirO objetivo de uma copa
na minha opinião,
não é o ambiental,
e sim o lucro.
Por isso se falam em bancos,
cerveja, carros, marcas de camisa, etc...
Quando vemos de fora da copa,
os reais representantes de nosso país,
vemos para que e para quem
a copa foi feita.
Que haja sempre
uma inspiração
para acordar
as palavras
adormecidas
em tua vida.
São elas que dão sentido a tua vida,
e as vidas que passeiam por tuas palavras.
Achei lindo o tatuzinho e não sabia que o fuleco é uma representação dele...Concordo com o que disse no post, mas quebrar tudo em manifestações e xingar a presidente num estádio lotado não é certo, queiram ou não,ela é a autoridade máxima do país e deveria ser respeitada, xingar e quebrar tudo não vai resolver nossos problemas, isso só mostra má educação. Quer protestar?Proteste nas urnas! Beijão Luma!
ResponderExcluirOi Luma
ResponderExcluirPassando para agradecer o carinho e desejar-lhe um bom resto de domingo, estava passeando em outra cidade.kkk
Beijos
Lua Singular
Luma, espero que o legado da Copa seja o povo acordar pra tudo que tem acontecido; senão, em outubro, continuará tudo como agora ou pior... Beijos.
ResponderExcluirApesar de todos os desencantos,
ResponderExcluirde todos os obstáculos, das dificuldades.
ainda sim é preciso manter
a esperança que vive em você!
Apesar de todos os desencantos,
de todos os obstáculos, das dificuldades.
ainda sim é preciso manter
a esperança que vive em você!
Estou passando para semear amor
é tudo que sei fazer ,
e tudo que posso fazer de melhor na minha vida.
È semeando amor que cultivo amizade ..
È semeando amor que encontraremos
a paz tão sonhada
Deus abençoe seu final Domingo.
E sua semana também.
beijos e meu eterno carinho.
Evanir.
Boa noite, Luminha
ResponderExcluirSabe que as vezes me sinto impotente. Uma impotência gigante pela própria natureza dos fatos.Mas também sou um filho que não foge à luta,
estou indo assinar a petição.
beijos, paz e luz;
Desrespeitado até com esse nome horroroso que lhe deram como mascote. Mas apesar de muitas maneiras erradas de se protestar, creio que as coisas hão de melhorar, precisa de muito tempo e muita consciência, a corrupção ainda é fortíssima e se livrar dessa corja é algo praticamente impossível, mas pode melhorar. Vamos ver no final do semestre, é nessa data que precisaremos de gente consciente.
ResponderExcluirOi Luma! Poderiam pelo menos terem deixado o nome original de Tatu Bola, tem bem mais significado que esse Fu... Nem gosto de pronúncia. Quanto ao nosso cerrado está virando fazenda de monocultura e sendo coberto de águas pelas industrias da energia - UHE, que invadiu o Estado do Tocantins.
ResponderExcluirSó assisti a abertura, e não entendi nada, imagine lá no exterior? Que vergonha! Será que ando tão desatualizada? Nunca ouvi falar deste Pit Bull... Não vi nenhuma representatividade da arte e cultura popular brasileira, perdemos excelente oportunidade de mostrar a nossa riqueza cultural. Estou decepcionada... E sem animo p/ assistir qualquer jogo.
Amiga luz, tenha uma ótima semana!!!
Bjossssssss
Tá endossado! Assino embaixo, Luma! E que foto linda essa do tatuzinho... quase fiz óóóóóinnnnnnn... e olha que não sou disso. Hehehe! Bjos, gata! Bela semana pra ti!
ResponderExcluirOlá, Luma.
ResponderExcluirVálida e verdadeira reflexão; me parece que o legado desta Copa pouco ou nada terá de relevante para nós brasileiros, já que ela parece ter sido direcionada a elite endinheirada do país e aos turistas.
Gosto de futebol mas detesto a politicagem, ufanismo e mau uso que fazem deste esporte para tentarem promover partidos e políticos que nada estão fazendo além de sua obrigação.
O Brasil é muito mais do que futebol, praias e mulatas, e é uma pena que muitos estrangeiros não consigam ver além disso.
Abraço, Luma.
Luma
ResponderExcluirQue pena né Luma? A abertura não nos agradou e nem sabia que o mascote era O Tatu bola.
E também não deram enfase para um moço que por meios científicos deu o chute na bola por meio mecânicos. Uma verdadeira proeza!
Mas vamos lutar mesmo por um pais melhor!
com carinho Monica
Seria, Luma! Como, aliás, se para cada estádio fosse construída ao menos uma sala de aula, ou um posto de saúde. Concordo inteiramente com você, também no que diz respeito à preservação de nosso querido tatu-bola, digo Fuleco! :) Boa semana, amiga.
ResponderExcluirOi Luma!
ResponderExcluirO problema maior, na minha opinião, é Falar demais e agir pouco. O nome escolhido é horrível (a Fifa que escolheu ?) Era de se esperar que não estivesse na festa de abertura ( ou deveria dizer: ainda bem que não estava?)
Pena que o povo Brasileiro só demonstre orgulho do Brasil em época de Copa do Mundo. de 4 em 4 anos.
beijos querida e boa semana!
Amiga, estou solidária com tudo o que apresenta!
ResponderExcluirInfelizmente a FIFA e outras entidades estão tomando conta do Mundo e tentando manietar a mente do povo!
Eu aprecio futebol, mão ao ponto de achar que eles estão certos !
O futebol deixou de ser o que era no tempo de Rei Pelé e Eusébio!
Parabéns pelo seu excelente artigo de consciencialização!
Beijinhos e excelente semana.
Ailime
Oi, Luminha,
ResponderExcluirAchei muito oportuna a lembrança das necessidades do tatu-bola, por causa da realização da copa. Eu acho que os esquecimentos, as falhas e gafes acontecidas até o momento, na realização desse evento, são resultantes do tumulto
que o precedeu.
Eu fiquei muito feliz com o "despertar" do povo brasileiro para a política, já que até há pouco tempo as pessoas pareciam aceitar todas as ações irresponsáveis e criminosas dos políticos passivamente. Espero mesmo que o povo continue a se indignar com ações torpes que nos sejam impingidas. Mas sei que as mudanças significativas só acontecerão quando as pessoas buscarem elas mesmas serem éticas e proativas. Os políticos saem do meio do povo, quando o povo mudar os políticos mudarão, rsrs.
Um beijo e boa semana
Seria se não "sesse" estas burrices por aí. É tanta falta de respeito e de compromisso que nem podemos contar. Mas, a partir do momento que começamos a soltar a voz, como o seu caso, de Beth Lilás e tantas outras pessoas, algo tem de ser feito!
ResponderExcluirUm beijo, Luma!
Luma, mesmo com toda insatisfação, o brasileiro torce, comemora, se envolve. Os comentários mostram minha opinião. Não vou ser repetitiva.
ResponderExcluirVou assinar a petição e compartilhar este post.
Beijo, menina
Oi Luma! Quantas joias nervosas, feito o Fuleco, temos em nosso país carente de educação, saúde e lazer. Beijo! Renata
ResponderExcluirO BRasil tem tanta coisa bonita e ficam chamando a atenção para o que não presta. Manifestações são necessárias, quando pacíficas e na hora certa. Os gringos não estão nem aí para nós. Só para fazer piadas.
ResponderExcluiroi querida, com relaçao a duvida do floral para o seu filhotinho. ele pode ter outro tipo de ansiedade que podemos estudar, mas como estamos em epoca de fogos e barulhos, os florais para isso vao ajudar sim. pode dar esse mes todo e vc pode me falar depois se ele melhorou com os barulhos de fogos.
ResponderExcluirse quiser me escreva direto ok? flavia.ricco@gmail.com
bjs
Flavia
www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
Rifas: premio oculos ray ban original e novo com etiqueta
loja virtual: www.adote.iluria.com
Já assinei a petição para ajudar o bichaninho!
ResponderExcluirPor cá, em Portugal, também foi desperdiçado mesmo muito dinheiro em estádios que agora estão vazios, uma vergonha! A má gestão acontece por todo o lado...
Beijinhos, boa semana!
Luma, vou passar nos blogs que deram força ao nosso Tatu-Bola, afinal até agora nada de bom sobrou pra ele nesta copa bilionária. Quem sabe até o final dela, consigamos demover o governo e esta Fifa safada para o grande problema que o bichinho vem enfrentando em seu habitat. Reitero meus agradecimentos a você e todos que deram força ao meu post denunciando logo no início o descaso com o mascote.
ResponderExcluirbeijos cariocas
Oi Luma
ResponderExcluirEstive out por uns dias e nem sempre conseguia acessar a internet. Não li os textos acima citados, mas tenho visto um descaso generalizado (governo, dirigentes e mídia) VENDIDA a todo e a qualquer bizarrice imposta pelos patrocinadores (FIFA. Foram concedidos direitos (que não tinham direito) e agora infelizmente a festa esta rolando solta.
Li recentemente que a FIFA e a ONG que se ocupa com a preservação do animal ainda não entraram em acordo sobre os valores destinados à essa luta. A FIFA ofereceu menos de 0,01% da renda da Copa do Mundo a ONG acha um descaso e assim as negociações voltaram a estaca zero, talvez por isso ele nem apareceu na festa. Pobre Fuleco! Imagino que se o tatu-bola pudesse falar, diria: “Cacete! Deixem-me extinguir em paz, não mereço um nome desses”.
Para completar amiga desconfio que daqui a 20 ou 40 anos, as pessoas vão lembrar-se dos jogos e do campeão da Copa, talvez até lembrem o nome do mascote Fuleco. Mas nessa época o tatu-bola pode estar extinto.
Bj grande
y
Oi Luma, boa tarde!
ResponderExcluirA Fifa não está nem um pouco interessada em proteger o tatu-bola...
escolheu o animalzinho da caatinga para ser o mascote da copa,
mas nunca destinou um centavo para protegê-lo...
Não me lembro de tê-lo visto nem na abertura da copa...
Bjs!
Solidarizo-me com este teu lamento... Costuma dizer-se "palavras leva-as o vento", logo mais ação seria necessária...
ResponderExcluirBjo, Luma :)
Realmente o Brasil tem que melhorar em muita coisa,adoro a Copa mas fico triste com tanto roubo que está por trás de tudo, fico triste tb por saber que o brasileiro só é patriota à cada 4 anos, quanto ao Fuleco tadinho, sem comentários...estou correndo lá assinar a petição, beijosss Lumaaaa!
ResponderExcluirOlá, Luma!
ResponderExcluirUtilizaram a imagem do Tatu-Bola, ganharam dinheiro com o seu marketing de produtos e o bichinho ficou abandonado.
Com relação ao nome Fuleco (junção de Futebol com Ecologia), realmente não ficou legal, a palavra lembra "fuleiro" (que não tem valor).
Obrigada por compartilhar este belo texto!
Um grande abraço!
http://amabijouxmega.blogspot.com.br