Primeiro Beijo

“De todos os lugares do corpo que o beijo visita, geralmente o mais cantado ainda é a boca, talvez porque a carne enfim nela aflore como em si mesma, vermelha, redonda, desejável, e que ela se abra nesse ponto, como um fruto, ao meio” (Cahen, 1998).
Luz de Luma, Yes party!

Édouard Boubat - Île Saint-Louis
Luz de Luma, Yes party!
Willy Ronnis - Quai du Louvre
Luz de Luma, Yes party!
Willy Ronis - Place de la Bastille
Fotografias pertencentes ao livro "Parisiennes: A Celebration of French Women"

Muitas atividades humanas que apreciamos imensamente dependem apenas de oportunidade e instinto. Basta querer e poder. Sem pensar no porquê de tudo começar. O beijo é um comportamento de conquista humana, que é extremamente difundido e comum e, em extensão, é bastante singular. E ainda não está exatamente certo por que é tão difundido ou para qual propósito que serve. Alguns primatas - chimpanzés e bonobos - também beijam, mas é muito menos intenso e menos utilizado.

Existem três principais teorias que dizem que o primeiro beijo é termômetro para a avaliação de um parceiro em potencial, é mantenedor das relações ou da intimidade, e tem a função de elevar a excitação sexual, mas essa também não é a principal motivadora para o beijar. Disso tiramos a conclusão que o beijo pode muitas vezes ser mais importante que uma relação sexual e que sua importância varia conforme as fases de um relacionamento.

Na primeira fase, serve para aproximar dois estranhos que estão se conhecendo para o espaço do outro. São ativados fatores sensoriais que darão pistas subconscientes de avaliação do parceiro, através do gosto ou cheiro, captando sinais biológicos compatíveis, aptidão genética ou a saúde em geral. São ativados os feromônios para uma entrevista primal. Ui!

Particularmente para homens e mulheres que procuram relacionamentos de longo prazo, o beijo serve para outros fins, com papel de mediador da afeição e apego.

Você não sabe, mas nesse processo é usado o músculo orbicular da boca que ativa partes do cérebro que mede, melhora e sustenta as conexões de afeto. Por isso no humano, beijar é igualmente importante antes do sexo e em "outras vezes não relacionadas com o sexo" apenas como sustentador do afeto. É por isso que em relacionamentos exclusivos, a frequência de beijos, ao invés da relação sexual, é melhor correlacionada com a felicidade do relacionamento.

Se você tem um relacionamento feliz e dependendo da fase de vida que passam, quando não há tanta necessidade da relação sexual, o beijo continua a ser um transportador de emoção - Beijo afetivo sem a carga sexual.

Em muitas culturas, o beijo foi uma das primeiras oportunidades para as pessoas chegarem perto o suficiente para cheirar uns aos outros de maneira socialmente aceitáveis. O fato de pressionar as narinas nas bochechas ou na testa de alguém, você conseguia aspirar suavemente seu perfume, o que não acontece muito atualmente por causa dos inúmeros perfumes que mascaram o cheiro natural de cada um. Quer aprender a fazer?

O contato físico, especificamente de boa qualidade, é realmente importante para relacionamentos de longo prazo. E, talvez, não apenas para os seres humanos. Algumas espécies de animais aproximam-se e têm contato corporal fora do sexo, como demonstração de carinho. Chimpanzés pressionam suas bocas juntas. Alguns papagaios tocam seus bicos. Elefantes colocam as pontas de suas trompas dentro de suas bocas e agitam. São gestos que os biólogos chamam de "gesto de filiação".

Nos relacionamentos de longos anos, existe uma conexão muito além do físico e o beijo convencionou-se romântico naturalmente.

Você pode fazer um exercício... eu deixo! Pense naquele primeiro beijo que mais gostou... É com essa pessoa que você está até hoje?

Podemos não satisfazer a nossa natureza, porque sofremos influências sociais que interferem em nossas escolhas. Para o resto da vida é muito tempo, mas o tempo fica mais gostoso quando beijamos quem gostamos de beijar. Não acha?

Beijar um desconhecido é bom? Pode dar certo (acima) e não dar certo (abaixo)
Beijar é tão bom que o "Primeiro Beijo" virou um meme com participação de várias tribos e países. Fiquei assistindo no youtube e me inspirei para escrever esse post.

Inspire-se!!

Assine para receber os textos do "Luz de Luma" em seu e-mail ou acompanhe pelo Facebook

58 comentários :

  1. Bom dia Luma!
    Nunca tinha lido nada sobre beijo e adorei teu post!
    A pessoa que dei meu primeiro beijo não é a mesma que estou hoje, mas na verdade tive dois primeiros beijos! Sim é estranho mas foram dois!
    O primeiro foi do meu primeiro "namorado" e eu tinha 13 anos, mas nossos beijos eram apenas selinhos e eu, na minha santa ingenuidade, achava que aquilo era "o" beijo e sempre o considerei como o primeiro deles.
    Já o outro primeiro beijo, aquele de "tirar pica-pau do oco", como falamos em Goiás, foi horroroso, pois parecia que o rapaz queria fazer uma endoscopia em mim - afe - não aguento nem lembrar de tão ruim que foi, mas foi o primeiro beijão - hehehehe!
    Não conhecia o segundo vídeo, mas quando assisti o primeiro deles pela primeira vez fiquei muito emocionada pela ternura de como foi cada beijo. Um mês depois vi um documentário dizendo que todos eram atores e fiquei muito decepcionada :-(
    A repórter desse programa saiu pela ruas de roma para fazer um vídeo verdadeiro e sei que não foi armação, pois uma minha amiga participou, pois estava justo naquele dia passeando por lá e foi maravilhoso!
    Já que estamos falando em beijo, te deixo um meu beijinho fraterno :-)
    Léia

    ResponderExcluir
  2. O primeiro nunca esquecemos.Ainda de um namoradinho escondido,rs..Muito legal, inocente demais! Lindo post! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Amo beijar :D e eu "cheiro" com os lábios... rs... sinestesias mil!

    Beijos =)

    ResponderExcluir
  4. Lindo ler esse seu post assim logo cedo. Muito : o seu post e o Beijo! Yes! Soprando Beijos daqui para aí♡

    ResponderExcluir
  5. Beijar é bom demais, e eu acredito que o beijo é o termômetro da relação.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Luma!
    Ai o primeiro beijo!... Olha não foi o melhor beijo que recebi mas sem dúvida marcou. Quem não gosta de beijar não é mesmo? Eu adoro!!!! Mais um excelente texto Luma. Obrigada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Teu texto remeteu-se a duas situações:1 - no "Livro de Receitas Para Mulheres Tristes" há uma relação entre uma maça e um beijo maravilhosa. 2 - Atribui-se a Coco Chanel uma frase de sensualidade a flor da pele que é "a mulher deve usar perfume no lugar onde ela gosta de ser beijada".
    Se você sente que no beijo dado ou recebido, existiu o contato, a relação esta estabelecida. Um grande abraço. Raquel

    ResponderExcluir
  8. Oi Luna eu acho sim, beijar e abraçar a quem amamos é muito bom, não vou me estender por que o teu texto diz tudo e eu seria repetitiva, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12:52

    Por outro lado, nos carnavais Brasil afora, nas festas atuais, conta muitas vezes, não o primeiro beijo, mas, a quantidade de beijos dados numa rodada, quantas e quantos foram beijados por uma pessoa só, e na maioria das vezes, inclusa no vídeo 2: beijar desconhecidos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Viajei no tempo com seu texto e também descobri coisas que não sabia.
    E acredito mesmo, que pelo beijo se definem os relacionamentos. Lembro que qdo paquerava e acabava rolando um beijo que não era bem o esperado, o encanto ia embora rapidinho rsrs. Mas... nunca curti beijar estranhos, sei lá... acho que falta algo pra fazer a aproximação. Hoje em dia acho que é tudo muito oba, oba, as meninas caindo de uma boca na outra, acho que perde o encanto.

    Abração esmagador e linda tarde.

    ResponderExcluir
  11. Luma, eu me diverti com os vídeos. O beijo é um termômetro, realmente. Se não gostamos dele, melhor parar por aí, quando se trata de uma relação afetiva. Aqueles beijos ternos que mencionou acontecem entre os que se gostam, por toda a vida. Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Fui parar em um tempo que eu havia esquecido! Sorri e lembrei do meu primeiro beijo!
    Não foi o melhor dos beijos que já beijei kkkkk, mas foi o primeiro e, assim sendo, vejo não esqueci.
    Beijo Luma!

    ResponderExcluir
  13. Oi Luma,
    Delícia de texto com fotos estas fotos sensacionais.
    Para mim, creio que o 1º beijo em alguém será sempre o 1º beijo. E todos têm mesmo uma grande importancia para medir a temperatura da relação ou mesmo para assinalar se ela vai emplacar ou não.
    Agora, fico aqui imaginando o povo das micaretas e seus beijaços. Ali não se mede temperatura de coisa alguma. Acho que o pessoal fica com um contagiros para aferir a quantidade de ósculos.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  14. É através da boca, que conhecemos o mundo, desde bebês. Mais do que conhecer a pessoa, o beijo na boca tem que ser avaliado não pela quantidade, mas pela qualidade. Eu penso assim! Beijos, Luma!

    ResponderExcluir
  15. O beijo (Ou que de fato aconteceu comigo...)

    Eu fitei nos seus olhos completamente...
    Cruzamos almas cruzamos olhares
    E nos beijamos.

    Tinha sabor de mel
    Uma colmeia divina
    Seus lábios eram rubros
    Com cheiro de mulher.

    Ficamos ali respirando
    O ar de ambos
    Os sonhos dos dois
    Bebendo saliva como vinho.

    Embriagados de amor
    Queiramos um beijo rápido
    Mas foi bem devagarzinho
    Sem pressa e apaixonado.

    Depois ela fitou em meus olhos
    E não me lembro de mais nada...

    ResponderExcluir
  16. Oi Luma! Ah... o primeiro beijo, o primeirão mesmo, aquele desajeitado, a gente nunca esquece! É fato de que com a experiência e o convívio, os beijos vão ficando mais gostosos! Foi muito bom ter a sua companhia durante a novena. Agora é esperar com fé as bênçãos que serão derramadas! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde amiga Luma!
    E que aula acabei de ter sobre o beijo e suas funcionalidades. ...adorei! ♡
    Tenha uma semana repleta de bênçãos! ♡
    Bjokas da Bia! ♡

    ResponderExcluir
  18. Hmmm... viajei lá pra anos e anos atrás, no dia do meu primeiro beijo. Desajeitado, nervoso, eu tremia... hahahah! Mas deu tudo certo... eu acho.
    Naquela época (olha eu falando como uma idosa), havia mais romantismo. O beijo era considerado algo bem íntimo, pois diziam que as prostitutas não beijavam seus clientes. Não sei se é verdade... hahaha!
    Bjns
    :)

    P.S.: Adorei seu comentário no meu post. OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  19. O beijo com amor é bom demais! Eu não saberia viver nesse mundo de hoje, onde mal se encontra, vai-se beijando. rs Beijei poucos homens, namorinhos leves, beijinhos quase que roubados. Meu primeiro beijo de amor mesmo foi com marido, e se fecho os olhos e penso, sinto ainda a sensação!
    Adorei o primeiro vídeo. Mas não beijaria um estanho, de jeito nenhum. Ou beijaria? rsrs Agora, nem sei...
    Beijo nas bochechas, aspirando seu perfume. rs

    ResponderExcluir
  20. Beijos...
    Me lembro no friozinho na barriga, em época de adolescência. Foram bem poucos antes do marido, pois estou com ele desde os 16.
    Era um tabu beijar na boca sem compromisso (sem namoro), mas a gente tinha os ficantes e burlava a regra.
    Até os 12 anos, eu achava que beijar na boca engravidava...
    Quanto ao cheiro, minha nora adora cheirar sua cachorra (imensa), e diz:
    _Que fodorzinho bom!

    Até o próximo texto.

    ResponderExcluir
  21. Oi Luma!Com certeza um bom beijo é o termômetro do relacionamento, mas quando é o primeiro beijo temos que dar um desconto, nossa o nervosismo é demais...Quem dera a gente sempre ficasse com o cara do melhor beijo...tanta coisa influencia na nossa decisão, ainda hoje é assim...Imagina antigamente!

    ResponderExcluir
  22. Pude acompanhar esses vídeos de primeiro beijo e sempre o primeiro beijo é decisivo para continuar com a pessoa.
    Convido você para participar da nossa pesquisa no blog
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  23. Luma, minha querida... já tive muitos primeiros beijos e alguns de mexer com as bases, e eu seria poligama se assim pudesse. Mas nem sempre o primeiro beijo foi bom. Lembro da primeira vez que me apaixonei e namorei. Era louca pelo rapaz mas ainda não o tinha beijado e eu era tão inexperiente, morria de medo de ser mal interpretada e para falar alguma coisa que pudesse machucar, sentia um bolo no estômago que subia pela garganta e eu me calava. Eu namorava esse rapaz faziam 3 meses e era tempo para dar o primeiro beijo. Foi arrependimento e eu queria terminar o namoro e não conseguia! Ele tinha mau-hálito e ainda me deixava toda babada. Fui tomando uma aversão tão grande e ele pensando que eu era muito tímida. Cheguei a comer cebolas para ele terminar comigo e ele ficava cada vez mais apaixonado. Por fim tive que mentir e dizer que não gostava de beijar, ao invés de dizer que não gostava de beijar ele. Que sufoco! Ele ainda dizia que iria me fazer gostar de beijar. Veja que situação. Graças à Deus esse rapaz mudou daqui e eu fiquei um bom tempo com nojo de qualquer beijo. Tal qual alguns comentários acima, eu também não sei como essa moçada beija tantos em uma noite só.

    ResponderExcluir
  24. Olá! Voltei ao tempo, rs, naquela época não se beijava logo, rs, entreguei que sou "antiga", kkk. E meu primeiro beijo, rs, não foi bom e então... não continuei o namorico, kkk.
    Tapete de chinelinho é o piso de toalha com aplicação do par de chinelos havaianas, por aqui todos amam, rs. Olha o link: http://patchesmarcia.blogspot.com.br/2011/07/tapetes-para-banheiro-chinelos.html
    Obrigada , mais uma fã?, Rs... fico toda prosa!!!!
    Bjs e sempre adorando seus textos, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  25. O primeiro beijo é tuuudo de melhor
    Viajei no tempo, Luma querida
    Obrigada pelo carinhoso comentário lá no blog
    Lindo dia
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  26. Já até postei no Lu Cidreira sobre o dia do beijo, mas, não havia lido muito sobre eles, não sabemos que química existem neles e as razões que nos fazem voar como as nuvens.
    Muito bom ler sobre essa matéria.
    Abraço

    ResponderExcluir
  27. Olha o meu 1° beijo eu não gostei rsrs mas depois .. uallll , agora meu lembro bem no 1° beijo de quando começava um namoro rsrs e tudo de bom
    bj

    ResponderExcluir
  28. gostaria de ter esquecido , foi péssimo...
    beijinhos
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Luma, boa tarde,
    O primeiro beijo nunca é bom,
    geralmente é cercado de dúvidas.
    Mas com o passar do tempo, ganha-se experiência,
    e fica melhor quando descobrimos que
    o beijo é pessoal, cada um tem o seu jeito, cada um sabe a sua maneira.
    Gostei do post!
    bjs!

    ResponderExcluir
  30. Querida Luma
    Um post muito interessante com pesquisa aprofundada,que revela muito trabalho e conhecimento.
    Foi há muito tempo, o meu primeiro beijo! Mas ainda não o último!!!
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  31. Talvez este meu poema, que escrevi à um tempo atrás diga tudo o que senti no primeiro beijo: )

    quieta de espanto
    na tua boca sorvi a espuma salgada
    do mar que bramia
    nela bebi luar
    bênção
    a extrema-unção
    dela colhi pedaços de céus
    com que remendei angústias de mim
    a ela roubei a sofreguidão
    da menina pobre
    que tudo devora num bocado de pão
    com ela recuei no tempo
    ou foi o tempo que retrocedeu comigo?

    soaram guitarras na escada da Sé
    brotaram regatas, cascatas de risos
    ventos a despentear-me os cabelos
    murmúrios, segredos, brinquedos, folguedos
    danças a levantar-me os vestidos
    aguas quedaram nas fragas
    solidificando em pérolas
    e lágrimas!

    beijinho



    ResponderExcluir
  32. Luma querida,
    que delícia de postagem!
    O primeiro beijo a gente não esquece, o meu foi aos 14 anos, não
    gostei o rapaz babava muito, kkkkkkkkkkkkkk

    Quanto a sua pergunta no meu blog sobre o cozimento da totra.
    Você pode assar em banho-maria e cobri com papel alumínio, pois
    vc disse que seu forno é muito quente. Na hora que vc colocar em
    banho-maria acrescente água quente na fôrma com uma gotinha de
    vinagre p/ não escurecer a forma, ok?

    Bjs, sucessos sempre!

    ResponderExcluir
  33. Oi, Luma.
    Não, não estou com o rapaz que teve o beijo mais gostoso, mas o que eu me casei beijava muito gostoso também. E acabou o casamento! rsrsrs
    Que assunto mais gostoso!
    Me lembro do primeiro beijo como se fosse hoje....ôoo delícia! Ainda mais eu que me sentia a patinha feia da turma, tive o primeiro beijo com o rapaz mais gostoso do pedaço... hmmmmm

    Bem, querida, vc se importa se eu fizer um post sobre esse assunto?
    Amei!!!
    Vou colocar o link do blog lá, pode ser?
    Então, tá, amanhã publico!
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Não tinha visto o segundo video ainda, apesar de não dar certo, achei legal... e si, beijar é muitooooooooo bom ;D
    Meu primeiro beijo foi ruim, lembro disso até hoje mas, ruim porque sou o tipo de pessoa que, (profissional da saúde bucal) que desde sempre e até mesmo antes de saber que profissão eu teria, me importava sim com hálito e sabores ... não esperava que o meu primeiro beijo viesse acompanhado de sabor de salada de pepinos, até porque não estavamos num jantar , isso foi tão ... chato ...rs
    Engraçado que não lembro do primeiro beijo bom ... que estranho, nunca havia reparado nesse detalhe.
    Aí, voce me deixou bolada...ahahah

    bjo e bom final de semana

    ResponderExcluir
  35. Luma
    você se inspira em cada tema!!! rs adorei
    eu gostei do primeiro beijo, mas ele era um idiota, nem quero lembrar mais dele, rs
    vendo o vídeo, observei sobre o que vc menciona sobre o contato físico para acontecer o beijo propriamente dito.
    Sem conhecer o parceiro, vem a inibição.
    Muito interessante esse post sobre o beijo, fiquei pensando nos elefantes,
    aiai, o beijo sempre nos leva a pensamentos!!!
    bjo
    Zizi

    ResponderExcluir
  36. Beijar é bom demais mesmo. E quanta informação. Gostei de me inteirar mais sobre isso. rs Mt bacana o texto. bjs

    ResponderExcluir
  37. Beijo saboroso mesmo é como está na estupenda citação, muito bem acompanhada pela foto: na boca, porque ambas as pessoas participam...

    Luma , um a braço desejando excelente final de semana

    ResponderExcluir
  38. Luma,
    a gente cria uma fantasia tremenda com relação ao primeiro beijo, e pra mim nem foi o mais significativo, fui me aprimorando nos seguintes:);mas não resta dúvida de que é uma manifestação pra lá de romântica, marcante e sensual.
    Li que o "Luz" fará ou fez 10 anos de brilhante e efetiva atuação para o engrandecimento das boas interações virtuais.\0/ Meus efusivos Parabéns!
    Bom final de semana.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  39. Oi Luma:)

    Também nunca esqueci o meu primeiro beijo dado pelo meu primeiro namorado, ainda arrepia ao lembrar:) - Há coisas que nunca se esquece!

    Adorei o post e adorei as imagens:):):)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  40. Mazáááááá... que post delicento, Luma!!! Um assunto maravilhoso e que nos remete a lembranças - docemente - guardadas! Acho que melhor que o primeiro beijo só se for o próximo beijo... hehehe! Bjs!

    ResponderExcluir
  41. Ler este post foi interessante, eu lembrei de um beijo inesquecivel... :)

    ResponderExcluir
  42. Um beijo é sempre muito bom, em qualquer parte do corpo.
    Desde que se goste beijar é do melhor que há.
    Sim, ainda estou na Irlanda, até meados do mês
    que vem.
    Desejo-lhe bom fim de semana.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  43. O beijo é tão importante que as prostitutas que são profissionais do sexo, não costumam beijar seus clientes. É muito íntimo porque dá pra ler pensamentos e deixa os sentimentos á mostra. Ótimo texto e gostei dos videos tb! Só fiquei com pena de alguns no segundo video...bjs,

    ResponderExcluir
  44. Que tema tão interessante!

    (Lembro-me tão bem do meu primeiro beijo de amor...)

    Beijinho

    ResponderExcluir
  45. Um dia um certo dia, talvez já não se possa,
    nesta vida, recomeçar.
    Não deixemos que o tempo passe e,
    com ele, a ocasião de recomeçar
    um dia que podemos encher de felicidade.
    Recomeçar de um ponto de um lugar.
    Recomeçar com um gesto, com uma palavra,
    com um abraço
    O sucesso nessa vida depende de nós ,
    mais acima de tudo de Deus.
    A você um abençoado final de semana.
    Beijos e meu eterno carinho.
    Evanir..

    ResponderExcluir
  46. Adorei lembrar o primeiro beijo, Luma! O primeiro, aquele inocente, mas com muito amor (o que pensávamos ser amor), lembro do dia e da hora e comemoro interiormente todos os anos. Parece mentira, mas é o único primeiro que lembro, hehehe.
    Bjim, cosqurídia.

    ResponderExcluir
  47. «O beijo é uma estrofe que duas bocas rimam». (Coelho Neto)

    ResponderExcluir
  48. O que seria de um namoro sem beijo? Realmente é mt bom... adorei o texto. beijinhos

    ResponderExcluir
  49. Faz tanto tempo que eu não dou um ou recebo um beijo.... É inacreditável mesmo que faça tanto tempo.... esse post me deixou com fome de beijos....

    ResponderExcluir
  50. Sou um ponto fora da curva, pois gostei de todos os primeiros beijos com as pessoas com quem estive... mas no atual relacionamento é que estou cultivando o aprendizado que o seu post sugere, de construir um "pacote de afetividade" que começa (sem acabar em si mesmo) nos beijos... e de beijos, gosto muito. Tenho claro na memoria afetiva não só os beijos dos amores, mas o beijo "além do encostar de rosto" de amigas e paqueras :)... considero uma das formas mais objetivas de dizer "você é importante pra mim". Beijo!

    ResponderExcluir
  51. Os afetos precisam de contato...
    E acho que disse tudo!
    Bjo de carinho, Luma :)

    ResponderExcluir
  52. Eu gostei das 3 teorias, mas eu simplifico o beijo é muito mais gostoso quando encaixa.
    E quando encaixa?
    Nem Freud explica.
    C'est l'amour.
    Um beijo, rsss.

    ResponderExcluir
  53. Luma, as vezes não esquecer o primeiro beijo, não significa que foi bom.. Simplesmente porque foi o primeiro.. As vezes estranho, que da´frio na barriga... mas talvez também por nem sabermos beijar direito, esquisito...

    Falar a verdade, o primeiro "bom" ja nem me lembro...rs

    Mas tiveram muitos especiais... (não posso falar muito... se marido ver fica com bico enorme rs)

    Mas especial mesmo é dele hoje... esse que está ao meu lado e escolhi para ser sempre o "último beijo"!!! Tomara!!!!!

    Adorei o primeiro vídeo. Vi carinha de paixão pós beijo! :)

    ResponderExcluir
  54. Obrigada pleo carinho em meu blog!!!!
    Beijos
    :)

    ResponderExcluir
  55. Dizer do primeiro beijo é uma bel volta no tempo, porque é o despertar de nossas emoções e um belo e bom beijo pode ser muito mais do que um ato sexual em si.
    Curiosidades sobre o beijo bem interessantes e fui lá ver o link do clip e já vi muitas pessoas com este tipo de ósculo.
    Muito bonito Luma esta sua dedicação em sua postagem.
    Abraços amiga.
    Beijo
    Ah nem morto falo em quem foi o primeiro, kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  56. Owwww !!!! Meu primeiro beijo foi num bailinho, num clube em 1991 eu tinha 14 anos e estava tocando uma música linda da Debby Gibson "foolish beat", eu estava de olho em um menino que era amigo da minha amiga, se chamava Alexandre, ele era loirinho e tinha cabelos cumpridos, lembrava o Kurt Cobain, nossa foi maravilhoso, eu já havia treinado na frente do espelho!!!!rs Deu friozinho na barriga, foi tão lindo!!! Depois disso ficamos mais algumas vezes, e só ... foi bem romântico!!!! Ai Ai . . . ADOREI seu blog, e já virei sua seguidora, quando puder apareça nos meus, eu tenho um blog diário (que atualizo de vez em quando) e tenho um blog culinário que eu atualizo semanalmente!!! Boa semana!!! Bjks

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor