Pequenas delícias [update]


Ganhei a latinha acima em um sorteio promovido pela Sheila Antunes do blogue "Cozinha de Mulher". Ela veio com 40 receitas e delas testei quatro. Perguntem se eu gostei...
Da esquerda para a direita: Pudim de Pão e Framboesa - Kebab de frutas com purê de framboesa, que fiz com calda de goiaba - Fritada de Batata com Tomate - Surpresa de Morango.


Esse kit vem com receitas impressas em fichas plastificadas frente e verso, no maior capricho! Bastante práticas para serem usadas na cozinha, já que podemos limpar se sujarem e imagino que não amarelam com o tempo. Só tenho que tomar cuidado com as fichas avulsas... essas podem voar!!

Olhando na latinha, vi que está escrito "impresso na China". Está explicado!!


Destacando as declarações de Sônia Jardim, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e vice-presidente da Record, editora que tem seu próprio parque gráfico:

"O padrão de qualidade deles é espetacular. Quanto mais caprichado for o acabamento do livro, mais vantajoso é imprimir na China. Os gráficos chineses já frequentam feiras internacionais, oferecendo o serviço. É comum vê-los em Bolonha (Itália) e Frankfurt (Alemanha)."

Por isso gostei tanto da minha latinha!! Obrigada, Sheila!

Se vocês lerem a reportagem, ficarão revoltados com os preços que pagamos nos livros. Se as editoras deram um toco na indústria gráfica brasileira e procuraram preço menor para imprimir suas publicações, os preços para o consumidor não deveriam baratear?

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) vendo o crescimento de e-books no pais, recorreu ao Ministério da Fazendo e Receita Federal pedindo medidas protecionistas ao governo federal.

Para quem daremos o troféu "Oléo de Peroba"?

[update]
Convite: Sintam-se convidados a conhecer um pouco mais de mim
Recanto dos Autores, entrevista Luma Rosa
[/update]

112 comentários :

  1. Oi Luma,
    matéria interessante a questão da impressão de livros na China. Mas não podemos esquecer que os preços praticados pelos chineses têm por base pagamento de salários vergonhosos e uma politica de impostos muito diferente do Brasil ou de Portugal.
    Por exemplo, cá, uma empresa é obrigada a pagar seguro acidentes de trabalho, inspecção de higiene e segurança, dar formação obrigatória aos funcionários, pagar salários segundo tabela sindical, pagar subsidio de férias e natal, indeminização quando dispensa um empregado, etc...
    Tudo isso e muitas outras politicas obrigatórias de proteção ambiental estão incluidas no preço final.
    A Ásia é um paraiso para as multinacionais por causa da mão-de-obra barata e do sistema fiscal mais vantajoso.
    Dai o desemprego no resto do mundo.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rute!!
      Não me esqueço das condições de trabalho e o valor que recebem os trabalhadores chineses. Mas isso não vem ao caso agora, até porque se formos tocar nesse assunto, no ano passado no Brasil foram recuperados cerca de 3 mil trabalhadores escravos.
      A questão dos trabalhadores, cada país adota a sua cartilha.
      Um empresário está sempre procurando por um bom preço, visando lucro mas também garantindo ao consumidor melhores escolhas de preço e qualidade.
      Com melhor qualidade gráfica e preço menor na fonte, essas editoras estão vendendo com o mesmo preço do passado. O que não aconteceu com a prestação de serviço dos editores, que lucram mais imprimindo na China e mantém o preço abusivo de antes. O governo deveria averiguar, pois aqui no Brasil, trabalhadores estão sendo demitidos das gráficas, que consequentemente estão parando. Alguns dados não veiculam aos consumidores.
      Estou gostando da briga de editores x gráficas.
      Beijus,

      Excluir
  2. Muito interessante. Eu desconhecia totalmente. Ainda bem que eles são impecáveis na impressão dos livros, porque por exemplo nas roupas embora elas sejam baratas a qualidade deles deixa muito a desejar.
    Quanto aos preços deles serem diferentes, também com a mão de obra ao preço que eles pagam não admira.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elvira!!
      Acho que os produtos de melhor qualidade vão para os compradores certos, como os que estão na grande indústria da moda. Muitas casas francesas, procuram por boas costureiras na China. As peças baratas produzidas em larga escala são destinadas aos consumidores de poder aquisitivo menor.
      Beijus,

      Excluir
  3. Endossando o que Rute lhe disse, Luma, tenho por mim que a China logo será o dominador dos mundos. Mas a latinha, convenhamos, é de arrasar. Que ideia linda, eu que sempre amei e amo, as latinhas! Obrigada pelo carinho da sua visita! Forte e carinhoso abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Luiza!!
      Algumas empresas chinesas estão no Brasil e por onde elas passam detonam cidades, principalmente com industrias poluentes. Por que acha que essas indústrias saem de seus países, sabendo que lá a mão de obra é tão barata?
      O prefeito que ceder a instalação de uma dessas indústrias, terá que prever o prejuízo e não somente a geração de emprego para o município.
      Beijus,

      Excluir
  4. Luma,
    essa é uma reclamação que tenho há séculos.Quando estava na ativa e analisava os livros de literatura que constariam da lista de material escolar dos alunos daquele ano, ficava dividida entre o teor do interesse sobre o tema e o preço do livro.Havia ocasião que tinha de mudar de título por outro que contemplasse o mesmo objetivo e fosse de mais baixo custo, afinal, os pais já arcavam com uma grande despesa no restante do material.
    Vivemos esta dura realidade:brasileiro lê pouco ou o livro é muito caro por aqui.Fico com a segunda opção.

    Parabéns sortuda pelo gracioso e útil presente que deu frutos apetitosos, heim?
    Um saboroso fim de semana.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Calu!!
      Chega a ser desanimador já de cara ter que optar por um material didático inferior, mas acho que na atualidade está pior. Veja quantas reclamações por livros com erros.
      Como já comentaram, o brasileiro não tem como optar, afinal primeiro vem a obrigação de satisfazer o básico da famíla e depois o livro torna-se luxo.
      Obrigada!! Realmente fui sortuda! Mas agora não estou mais brincando com a sorte! Estou entrando em todos os sorteios das amigas!! :)
      Beijus,

      Excluir
  5. Oi Luma!

    Flor, não sabia de mais essa sobre a China.
    Muito interessante seu post. É uma pena os valores cobrados por aqui, mas quando ouço falar sobre os preços na China ou outros países, de coisas tão baratas, lembro das condições de trabalho desse povo e dá um aperto. Deixei de comprar algumas coisas de lá por conta disso.
    Vou ler a reportagem que você indicou e entender mais um pouco sobre o trabalho de impressão por lá.

    Beijos e obrigada pelo carinho.

    Selma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Selma!!
      Acho mais fácil olhar os erros de outros países. O Brasil também explora seus trabalhadores e somente no ano passado foram libertados 3 mil escravos, muitos vindos da Bolívia, Haiti e do continente africano. Mas a questão trabalhista é própria de cada país e os empresários estrangeiros agradecem a falta de moral de governos tais como a China, Rússia, Bolívia...
      Beijus,

      Excluir
  6. Que presentão gostoso... parabéns!!
    A latinha é linda mesmo, e imagino a qtde de receitas deliciosas que vêm nelas. Hmmm!
    Um ótimo findi!
    Bjs
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cici!!
      Eu separei por grau de dificuldade. As que fiz são as mais fáceis. Viu que tem uma fritada? Quem já não fez uma fritada na vida?
      Beijus,

      Excluir
  7. Oi, Luminha,

    Vi esta latinha na livraria e até dei umas examinadas nela, não a comprei porque provavelmente já tenho todas as receitas dela, nos meus "trocentos" livros de culinária, rsrs. Parabéns por ter sido a feliz sorteada, rsrs.

    Sinceramente, acho que no geral todos os nossos preços poderiam ser revistos. E em época de inflação, como agora, até a polícia federal deveria investigar as razões das disparadas de preço sem motivos comprovados! Contudo, não dá para comparar os preços da produção de ninguém, com a chinesa, que lida com questões que são estranhas ao mundo ocidental, como os salários baixíssimos e a disposição dos chineses de se submeterem a quaisquer imposição dos empregadores. Também tem a questão do "custo" do país, e o chamado "custo brasil" é alto, rsrs.

    Beijocas e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marly!
      Estou tentada a completar a coleção, só que não achei no lugar que a Sheila comprou... Eu entendo que já deve ter muitos livros de receitas e mais seria retundância. Teve uma época que tive compulsão até para copiar, mas agora estou moderada. Tenho um blogue privado com a receita das amigas :) Suas inclusive.
      O nosso desgoverno brinca com a nossa inteligência. A presidenta diz que não tem inflação... o Brasil tem safra record de grãos... Está faltando feijão e os preços dos alimentos sobem a cada semana... Daqui a pouco voltaremos para a idade média e iremos adotar a cebola como moeda de troca. O custo Brasil é alto por causa das altas taxas de impostos que pagamos. Não sei como é o pagamento de imposto na China. Vou verificar!!
      Beijus,

      Excluir
  8. Um delicioso presentão. é de dar água na boca. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Luma!
    Achei linda a sua latinha e o conteúdo pelo que contou é excelente.
    Sobre a China...não gosto de saber como as pessoas {a mão de obra!} são tratadas por lá...
    Beijos e feliz dia de sábado para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Astrid!!
      A forma como o governo da China trata sua população é questão de organização interna e isso desde sempre. Acho que somente quem sai do país é capaz de comparar e saber o que é bom. Não podemos fazer nada! Não somos os maiores compradores de seus produtos, então não adianta boicotar. Já pensou se ninguém mais compra os produtos da China, o que acontecerá com as famílias chinesas?
      Estou amando a minha latinha!
      Beijus,

      Excluir
  10. Olhar preço de livros chega a ser triste.

    Meu Deus, que presentão!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo15:22

    Oi Luma!,essa latinha guarda delicias!.
    todo ficou com carinha muito boa!mmmmmmmmm!.
    Beijinhos e lindo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!!
      Cara e sabor muto bom!!
      Beijus,

      Excluir
  12. Oi Luma!Que sortuda!Ganhou o sorteio,parabéns!Um lindo presente.Hoje vc está no meu blog e se quiser ver deixo o link:

    http://recantodosautores.blogspot.com.br/2013/05/recanto-entrevista-luma-rosa.html

    bJS,

    ResponderExcluir
  13. Anônimo17:20

    Hoje fui comprar livros e os preços estão cada vez mais salgados. Fiquei de olho em um livro, mas custava R$ 70,00! Meu único vício, tão caro...

    Beijos, guria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávio!!
      Que triste ter vício caro, não é mesmo?
      Mas quando dar a seca e não tiver nada para ler, pode ir na biblioteca municipal. Não rola?
      Ah, você poderia trocar livros com a Rosamaria, que mora na sua cidade e ela também gosta de ler.
      Boa sorte!!
      Beijus,

      Excluir
  14. Olá Luma,
    O que a Rute escreveu é fato. Os encargos financeiros em todos os setores em Portugal, têm levado profissionais gabaritados e empresas deixarem o país. Uma editora secular de Lisboa no início deste ano levou seu parque gráfico para um outro país europeu, tentando baratear os custos e não fechar definitivamente as portas.
    Quanto ao seu presente, são pequenas delícias de grande delicadeza!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciene!!
      Mas é isso que vai acontecer no Brasil, se as editoras continuarem a enviar os livros para serem impressos na China. Se o governo se interessa, deveria averiguar melhor as leis existentes. Procurei na lei rouanet e lá não consta proibição de venda de livros impressos no exterior, mas aos livros de editoras estrangeiras pagamos taxa de importação. Há um erro grande que precisa de correção. Beijus,

      Excluir
  15. Oi Luma.
    Gostei da latinha, mas, suspeito, gostaria mais das delícias (ah, seu não fosse uma nulidade como chef de cuisine...).
    Quanto ao posicionamento da indústria gráfica, nada de novo: os capitalistas nacionais sempre procuram abrigo sob o guarda-chuva estatal diante da primeira nuvem carregada no horizonte. O pessoal não gosta de se molhar. Uma observação: neste caso específico, o camarada Mao estava errado, o comunismo é que é um tigre de papel. (Piadinha fraca, reconheço). Beijo. Bom findi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jens!!
      Eu também não sabia cozinhar e aprendi. Tudo aprendemos!! :) Mao está errado, mas somente você e os tibetanos tiveram coragem de dizê-lo :) Querer que os países ao redor ou mesmo o mundo ao redor se comporte de maneira a abrigar os chineses seria um pouco demais, já que sem manifestação de ajuda, eles já estão invadindo o mundo!
      Beijus,

      Excluir
  16. Tudo de bom, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  17. Oi Luma! Que bom que você ganhou, merece! Latinhas são por natureza lindas e cheias de coisas igualmente lindas e que ensinam a fazer coisas boas, então! Não sei mais o que falta a China criar e espalhar pro mundo. aliás, a coisas asiáticas são mais bonitas que as dos outros continentes, você não acha? É cada coisa linda que a gente vê nos sites japas, principalmente. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ruby!
      Não tenho tido experiência ruim... quem reclama são os que compram em loja de 1,99 - a rebarba chinesa!! :)
      Beijus,

      Excluir
  18. Oi, Luma! Que delícia de postagem...em todos os sentidos! Fiquei com água na boca de ver as receitas. Uma graça mesmo a ideia da latinha, um charme que deixa o produto ainda mais atrativo. Esses chineses são mesmo criativos!
    Pena que a indústria brasileira não se dá conta de como o abuso nas cobranças estão prejudicando o setor de venda de livros. eu sou o tipo que ainda prefere o papel ao e-book, mas nem sempre dá para comprar livros lançados recentemente, são muito caros.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia!!
      Uma pena que moro perto da praia e a maresia pode pegar! mas já providenciei uma estante na cozinha fechada com vidro. Até para proteger os livros de papel de uma fumacinha engordurada :)
      Acho burrice das editoras, pois elas deixam de vender livro de papel e as pessoas optam por e-books que saem mais em conta! Aliás, depois da Amazon, tem brasileira entrando no páreo da venda dos e-books. O grande lance será fazer o leitor achar atrativo em ler nos gadgets.
      Beijus,

      Excluir
  19. Vc viu que hj o Submarino está vendendo livro a 10,00? É meio difícil de escolher, pq está tudo misturado, mas eu dei um jeito.
    Adorei sua latinha. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patty!!
      Vou correr lá, nao sabia!!
      Obrigada pela informação!
      Beijus,

      Excluir
  20. Realmente só em impressão os chineses devem ser bons, pq no resto...lamentáveis. estou cursando alta gastronomia internacional e os produtos ,utensílios de cozinha chineses ,são deploráveis, a começar das facas...tristes...Mas é bom saber que pelo menos na impressão dos livros eles são bons!!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leslie!
      Por opção, quase nunca compro coisas da China e vejo que eles são bons artisticamente. As louças são ótimas e tem boa reputação. A parte de metal, não sei. Eu tenho uma panela chinesa que ganhei de uma amiga que foi para lá, de cozinhar no vapor, que é maravilhosa. Acho que deve ter produtos bons e ruins. Os ruins são os popularmente vendidos nas lojas de 1,99. Sei lá, tem que ver também a fonte de compra. Os chineses produzem para as grandes marcas do mundo. Beijus,

      Excluir
  21. Luma, ainda não li a reportagem sobre as gráficas, mas fiquei com água na boca só de olhar estas delicias.
    Realmente não foi uma boa ideia passar no facebook por agora, Caio aqui falando de comida, vi outros posts e receitas deliciosas. E eu tentando reduzir os alimentos a noite, kkkk.
    Um beijo

    Obs: se receber este comentário normalmente, confirma-se minha suspeita que o problema está no outro computador que uso.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!!
      Que bom que desvendou o mistério dos comentários. Acho que deve mexer nas configurações para autorizar o blogger a armazenar informação da sua máquina.
      Não sentir vontade de comer a noite é simples. Basta comer mais durante o dia. Quem não come durante o dia, sente mais fome a noite!
      Beijus,

      Excluir
  22. Hum ... deu água na boca Luma .. adorei ... bjs

    Roberta e Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, você apareceu!!
      Roberta, acho que o meu paladar é infantil pois tudo o que me agrada tem simplicidade na fazedura :) As receitas estão no draft e vale fazer para a princesinha!! Beijus,

      Excluir
  23. Anônimo00:06

    Ei, quanta coisa nova eu vi por aqui hoje! Não sabia de seus dotes culinários e, pelo aspecto das gostosuras, você está de parabéns! Parabéns também pelo singelo prêmio - como é bom ganhar e presentear. Ahhh e sobre as gráficas chinesas... Que surpresa! Aliás, foi quase um choque saber que a qualidade é excelente. Fiquei impressionada com a declaração do pessoal da Editora Record. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula!!
      Aprendi a cozinhar com meu irmão, escondida da minha mãe que não queria que eu me metesse a cozinhar. Sei fazer o que eu gosto de comer, já é um bom caminho, não é mesmo?
      Eles estão elogiando, mas prefiro ver de perto. Afinal, a editora record é uma vendedora e, vendedor mente! (rs*)
      Beijus,

      Excluir
  24. Que sorte, ganhou a latinha linda!!!! Nem todo meu pensamento positivo fez com que ela viesse para minha pessoa!!! Menos mal que você gostou e para não perder o habito ainda fez um post informativo sobre o tema!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pandora!!
      Não participava de sorteios, mas agora vou participar de todos!! Estou adorando ganhar mimos. Ganhei da Lu Allessi mês passado e se ganhar um por mês, está ótimo, não é?
      Gostei tanto que fiz o post...rs.
      Beijus,

      Excluir
  25. Luma minha linda.. que carinho mais fofo..
    Obrigada viu? De coração pelo carinho.
    Fiquei tão feliz que tenha gostado.. e pelo jeito fez sucesso por aí em?
    Hummmm quantas delícias já colocou em prática..

    Amei..

    Quanto a informação dos livros, é mesmo um horror né amiga?
    Outro dia fui em uma livraria, e fiquei horrorizada com o valor dos livros.. é uma coisa de louco..

    Mais uma vez obrigada pelo carinho..
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sheila!!
      Tem feito muito sucesso! Ontem testei um sorvete de iogurte e hoje vou tirá-lo da freezer para provar. As receitas são bem simples de fazer e algumas são destinadas para criança acima de 8 anos com supervisão de adultos. Isso me deu um alerta! Está na hora de começar a ensinar o pimpolho.
      Livros que antes custavam 40 reais estão custando 70. Um absurdo!!
      Beijus,

      Excluir
  26. Amei a sua latinha! E que receitas, devem ter ficado uma delicia! E essa reportagem vou lá ler e ficar indignada também com o roubo que é aqui nesse país.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana!!
      Estou com sorte! Ganhei a latinha e as receitas estão dando certo!! :)
      A minha indignação é a mesma sua. Acho que se eles procuram preços menores, devem repassar esses preços menores para o consumidor. Não é justo. Aliás, esse é um fator que poderia animar o setor, gerando mais concorrência. Os livros praticamente tem preço igual em todas as livrarias.
      Beijus,

      Excluir
  27. Conferi a entrevista, Luma. Gostei de saber um pouco mais sobre você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jens!!
      Li o seu comentário e fiquei muito feliz!!
      + Beijus,

      Excluir
  28. Hummmmmmmmmmmm... #quisdelícias!!! Hehehehe! Fiquei com inveja (#desses) da tua latinha! E sabe que tô super achando que a Zezé Macedo é uma gata. Mais que a Cleo Pires ela é, nzé? Hehehe! Bjos, Lumaaaaaaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fred!
      Se você fosse meu vizinho, mandava quitutes pra você e não ficaria com inveja!! :) Ah, já dei muita risada com aquela comparação. O que deve passar na cabeça da Cleo! Um amigo disse que agora, quando olha para ela, enxerga a Zezé Macedo. Calcula o namorado!! kkkkkkk Beijus,

      Excluir
  29. Aháa, meu comentário continua aqui...então o problema é pc.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe legal você voltar pra conferir!!
      Sempre que posso dou uma olhada no spam, já que não modero comentários...
      Beijus,

      Excluir
  30. OI LUMA!
    PARABÉNS POR TERES SIDO SORTEADA E GANHO A LATINHA, SE APROVASTE AS QUATRO RECEITAS QUE TESTASTE É CERTO QUE VAIS GOSTAR DAS OUTRAS.
    LI SOBRE A REPORTAGEM E ACHO QUE TEMOS QUE GRITAR MESMO, SE ACHARAM UM CANAL, PARA MELHORAR OS PREÇOS DOS LIVROS, PORQUE NÃO REPASSÁ-LOS AO CONSUMIDOR?
    ABÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lani!!
      Separei as receitas e fiz as mais fáceis primeiro, então não posso ter certeza que as demais darão certo, mas até agora, testei umas 9, todas deram certo!
      O governo deveria averiguar e se eles ainda não atentaram para isso, cabe aos donos de gráficas fazerem isso e em outra instância, os consumidores. Estou pensando seriamente em ler e-books, até isso se resolver. Beijus,

      Excluir
  31. Querida, belo post.As delicias devem ser divinas.Adoro doce.Quanto aos preços absurdos das gráficas, a cultura, os escritores e os poetas têm procurado divulgar suas obras por outros caminhos como blogs, sites,Antologias por adesão,e-books etc.Eu mesma lancei um e-book " A Dança da Vida" em 2012.Teve muita aceitação.Ficou lindo. Parabéns pela entrevista!Fui conferir.
    Bjs no coração Eloah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eloah!!
      Acho ótimo que os escritores e poetas estejam procurando por outros canais que deixam os livros mais baratos para o consumidor. O bom da editora é que ela tem um trabalho de divulgação maior, não é mesmo?
      Beijus,

      Excluir
  32. Olá Luma,
    Que interessante essa latinha e seu conteúdo. Eu não imaginava que você tinha esses dotes culinários. Não sabia sobre esse novo detalhe da China.
    BEijos mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresinha!!
      Adoro cozinhar e me inspiro nas amigas blogueiras que deixam em seus blogues receitas maravilhosas, como o blogue da Sheila, da Renata, Marly, Gina, Léia, Josy... tantas que não cabem aqui nos comentários. Estou com uma lista de receitas para testar e coloquei a da latinha na frente pois queria dar o meu veredicto em um post para agradecer. Superou as minhas expectativas!!
      Beijus,

      Excluir
  33. Que amor essa latinha Luma, um presente maravilhoso, você fez a alegria da família com essas receitinhas hein!
    Vou pegar as receitas no seu outro blog, obrigada por compartinhar com a gente!
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Dayse!!
      Todos ficaram felizes com o presente!!
      Beijus,

      Excluir
  34. Anônimo21:47

    Oi Luma! Essa latinha é um charme! Fui no blog da Sheila conferir o resultado do sorteio e soube que você era a sortuda!

    Sou um pouco rabugenta com as políticas brasileiras. Afinal, ver governos sempre atuando a favor dos próprios interesses, não é para ser otimista.

    Eu li a sua entrevista. Agora sei porque você é fora de série! A sua história é um exemplo.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que doce carinho, Renata!!
      Obrigada...
      Quem sabe da próxima você ganha? :) Mas vou estar no páreo... rs.
      Beijus,

      Excluir
  35. Uma beleza de presente que lhe faz feliz e com reflexão e critica das coisitas de nosso Brasil.
    Estive com a querida Anne, muito boa a montagem e respostas que nos permite lhe conhecer mais.
    Um abração Luma para uma bela semana de paz e luz.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Toninho!!
      É sempre bem-vindo!
      A Anne é uma querida e me fez um grande agrado quando me convidou para a entrevista!
      Bom fim de semana!

      Excluir
  36. bom, pela forma de trabalho literalmente escravo q se tem na china as coisas só poderiam ser baratas mesmo... pode ate ser lindo, mas ñ consigo pegar em algo escrito "made in china" e ñ me perguntar se foi um trabalhador escravo q o fez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!!
      Os chineses estão dominando o mundo e não será estranho se produzirem aqui e mandarem para outros países com o escrito "made in china", como já estão fazendo com máquinas pesadas e fertilizantes.
      Beijus,

      Excluir
  37. A fritada de batata me pegou de jeito! Sobre o pudim de pão, gostaria que alguém fizesse com gota de chocolate. Ficaria muito bom!!!

    Infelizmente não é só em livro que pagamos caro, não. É revoltante isso. E é impressionante como tem livro caro. bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio!!
      Também adoro fritada! Um prato rápido, prático e que alimenta. Boa ideia das gotas de chocolate. O bom dessas receitas é poder substituir os ingredientes, pois não existe massa ou coisa do tipo :) Não interessa ao governo que o povo leia.
      Beijus,

      Excluir
  38. MInha querida, estou proibida de comer estas coisas tão boas... buááa´´a


    Abraço com carinho

    ResponderExcluir
  39. Gostei muito do seu texto.
    Um assunto que pensamos ter mudado. Mas não.
    Povo cara de Pau.

    Vergonha alheia! Sei que não adianta. Mas tenho.

    *sobre sua entrevista: Fiquei imaginando você batendo palmas depois da queda. Perfeito. Um pedacim de você.
    Beijos.
    Anny.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito!! Poderíamos ter mesmo o prêmio "Oleo de Peroba", assim como tem no cinema, os piores. Também na música o prêmio abacaxi. Seria divertido!!
      Ah, eu era sapequinha!!
      Beijus,

      Excluir
  40. Bom que você ganhou um belo presente que lhe proporcionou alem das gostosas receitas, uma avaliação do nosso mercado editorial...
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Élys!!
      Leio as notícias que circulam no nosso dia a dia...
      Beijus,

      Excluir
  41. Que latinha mais fofa. Parabéns Luma!!! Agora tô entendendo seu pedido de receita...qq dia desses posto uma crônica da autora seguida da receita,ok?!
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehe Adoro cozinhar e principalmente testar receitas novas, Regina!! Manda a receita pra mim!! :)
      Beijus,

      Excluir
  42. Muito lindo e muito prático!! Vai testando as receitas e contando pra gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Candy!
      Presta atenção no "draft", pois é lá que vou publicar as receitas testadas!!
      Beijus,

      Excluir
  43. Olá Luma.
    Parabéns por ter ganho a latinha tão cobiçada neste sorteio, ao menos para mim foi,rsrsrs, fiquei feliz com sua vitoria.
    Então falando sobre a china, os vidros da conserva de palmito fabricado aqui na fabrica onde meu marido administra vem lá da china, porque? melhores preços e qualidade impecável, não sei se você sabe mais a conserva do palmito é diferente das conservas em geral, pois o cozinhamento para um bom vácuo é de um grau bem mais elevados, só não posso detalhar porque é segredo de estado quantos graus eles cozinham por aqui. pois são os melhores,kkkkkkk. Então o vidro pode estourar se não tiver uma ótima qualidade e esta qualidade vem lá da china.
    Então quando você quase se matar para abrir um vidro de palmito fique feliz pois é de ótima qualidade.
    Realmente o Brasil não esta se importando muito para o melhor para o povo e sim o melhor para seus bolsos. Os livros estão caros sim, mas o que não esta caro por aqui, vejo tantas diferenças em cidades que já morei e aqui o custo de vida é altíssimo, ninguém gasta para comprar um livro, primeiramente comida na mesa.É assim.
    Agradeço pela visita e respondendo sua pergunta por lá:
    A Piraíba menor que 60 quilos, recebeu o apelido de "filhote". Eu não vi mais dizem que o adulto pode pesar até 300 kg e medir cerca de 3,5 m de comprimento.
    Até mais. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Verinha!!
      Não tinha prestado atenção, mas parece mesmo que essa latinha foi cobiçada! Você não é a primeira pessoa a dizê-lo.
      Amo palmito e a minha preocupação sempre é a esterilização por causa do botulismo. Se você está garantindo, vou confiar!
      As pessoas que reclamam dos produtos da China, fazem porque compraram a rebarba de produção que o governo brasileiro deixa entrar no país. Como se pudéssemos nos contentar com produtos de péssima qualidade!
      Caramba!! Assustada com esse filhotão! :)
      Beijus,

      Excluir
  44. Faltou dizer:
    Estou indo lá conferir sua entrevista.

    ResponderExcluir
  45. Queridíssima,

    Há um subterfúgio prá isso... eu, por exemplo, não tenho nenhuma valentia, mas ajo como se tivesse!

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Grã!
      Nem sempre o ideal é mostrar nossas fraquezas...
      Beijus,

      Excluir
  46. Boa tarde, tudo bem?
    Passei aqui para conhecer seu blog, está lindo. Gostaria de convidar vc a conhecer o meu também, estou seguindo o seu se puder me siga de volta, obrigada, bjs.

    ResponderExcluir
  47. Oi Luma
    Vc, a partir de um presente, fez uma receita, que já surgiu uma crítica, em boa hora, porque o que se paga de impostos no Brasil é brincadeira! Concordo plenamente contigo!
    Já fui no cantinho da Anne ver sua entrevista e deixei meu comentário lá. Simplesmente adorei te conhecer melhor. Desconfiei desde o princípio que vc era artista! kkkkkkkk. Meu filho também é, ele estuda flauta transversal na Escola de Música de São Paulo, e aspira estudar fora do país também, nós como pais damos total apoio, pois ele é muito dedicado e tem muito talento, apesar da pouca idade, só tem doze anos. Voltando para o assunto, você, passei a te admirar mais depois da entrevista, mesmo com toda sua bagagem, vc é muito querida e humilde, e isso é o mais importante numa pessoa.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!! Sendo mãe de artista entende bem a alma de um artista :) Infelizmente no Brasil é complicado para quem deseja se profissionalizar.
      Sou o que sou, desde sempre e morrerei assim :)
      Beijus,

      Excluir
  48. Ola Luma!
    Ainda hoje vendo a TV Senado um pronunciamento do Senador Paulo Paim sobre a pirataria fiquei sabendo de coisas que acontece no Brasil que não sabia. Assim como a industria chinesa, como disse a primeira comentarista é vergonhoso o que o governo faz com os trabalhadores por lá, nós sabemos que tudo aqui gira em torno dos altos impostos e taxas, pois qualquer cristão que queira manter um pequena ou média empresa vai se desdobrar para só pagar essa tal de taxa e imposto. E vergonhoso.
    Então a pirataria vem acabando com os pequenos e médios empreendedores por aqui, e eu já sou vítima disso.
    Mesmo assim é bom saber que a qualidade dos produtos importado da china está chegando a uma perfeição que pareca até original dos outros países produtores.
    Ps. Estivemos com problemas com o Google, não queria abrir nem os meus nem os blogs dos amigos, por isso a ausencia.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!!
      A China produz material para diversas marcas, só que eles produzem a mais que o pedido para vender o restante através da pirataria. Mesmo assim, grandes indústrias compradoras, mesmo sabendo que metade da produção é vendida no mercado negro, preferem encomendar da China por causa do baixo custo. Os EUA são os maiores compradores dos produtos Chineses e isso, veladamanente contribui como um acordo de paz entre esses dois países.
      Muitas empresas no Brasil se valem do "jeitinho" para sonegar, pois se pagam tudo o que o governo quer, quebram.
      Que bom que tudo se resolveu com o Google!!
      Beijus,

      Excluir
  49. Oi Luma, já "esqueci" dois livrinhos este mes, vou colocar no Facebook. E quanto as "batatinhas" você tira uma da panela com uma colher de pau e experimenta. Ou se tiver um garfinho de madeira ou de plástico, pode dar uma espetadinha e verificar.
    Já participou do sorteio, do meu aniversário, lá no Blog?
    Faço Sorteios uma vez por ano rsrsrsr
    Boa semana querida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jô!!
      Que maravilha!! Vou querer saber!! :)
      Entendi... não pode ser colher de metal.
      Vou lá ver o sorteio!
      Obrigada por avisar!!
      Beijus,

      Excluir
  50. Fui ler sua entrevista. Amei. Sempre admirei você e agora mais ainda.
    E sobre a "China", a verdade é dura!
    É difícil lutar contra, mas não podemos desistir.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jô!
      O carinho é recíproco!!
      Não podemos lutar contra a China, mas podemos colocar a boca no trombone com relação as editoras brasileiras!
      +Beijus,

      Excluir
  51. Estou pasma. Medidas protecionistas?
    Seria hilário se não fosse lamentável. O Brasil é um dos países com custo mais alto em publicações. Papel caro. Produção cara e as editoras cobram absurdos do autor, nem sempre respeitando o direito autoral e ainda querem medidas protecionistas. Ok? Oleo de peroba é pouco. rs

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lunna!!
      Quando li não acreditei! Tive que trazer para o blogue, mas infelizmente as pessoas se prenderam mais aos trabalhadores chineses, do que ao nosso problema com as editoras.
      Beijus,

      Excluir
  52. Querida Luma
    Parabéns pelo prémio.É merecido.A Luma é uma pessoa muito culta,com muito valor que sabe o que diz e como dizê-lo para cativar os leitores. Fico muito feliz por si.
    Um bom resto de domingo.Não quer fazer uma visita ao meu cantinho?
    Beijinhos da
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz!!
      Obrigada pelos elogios, mesmo que não me sinta tão à altura. Ainda estou aprendendo :)
      Logo mais vou lá!!
      Beijus,

      Excluir
  53. Linda latinha,parabéns!!!
    Bjus

    http://blogluminoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  54. Sempre um prazer ler suas postagens. Adorei a entrevista, assim fiquei a saber por onde já andou...:) :). Brinco, gostei de mais coisas, claro!

    Bjs, Luma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Odete!
      Sempre bom saber por onde andam as pessoas!
      :)

      Excluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor