Instinto para matar e proteger. Você vai se emocionar!
A vida selvagem ainda pode nos surpreender bastante, além de nos informar de forma espetacular. No documentário "Eye of the Leopard", um Leopardo fêmea é acompanhado por três anos em Okavango Delta do Botswana desde os primeiros dias de vida, quando ainda era um filhote vulnerável de apenas 8 dias.
Essa felina foi chamada Legadema (lah-heh-julgar-uh) na língua Setswana ou "Luz do céu" e no seu acompanhamento foram observados seu desenvolvimento, tais como seus instintos de caça e posteriormente outros atributos que fazem dessa espécie um dos predadores mais temidos das planícies aluviais da Àfrica - uma estreita faixa de terra no continente, onde existiu o verdadeiro "Jardim do Éden" (último refúgio do homem pré-histórico da Idade do Gelo). Dizem até que o Rio Okavango que nasce nos planaltos de Angola e atravessa a Namíbia, chega ao maior delta interior do mundo. Curiosidades...
No iluminado documentário realizado pelos cineastas Beverly e Dereck Joubert compreendemos como um leopardo aprende e sobrevive na natureza. Na narrativa do trecho destacado do documentário abaixo, faz-se referência ao arrependimento de Legadema e você vai saber qual o motivo desse arrependimento quando assistí-lo.
Me diga se a grande dúvida humana ao questionar se devemos agir guiados pela razão em detrimento da emoção está correta... O instinto, na maioria das vezes tem seu chamamento de forma bastante rude e noutras ocasiões de forma verdadeiramente sublime.
Boa tarde minha linda.
ResponderExcluirNossa! Me emocionei com video!
Não sei como te responder. Penso
que para falarmos algo, temos que
estar passando pela situação.
O Ser Humano precisa ser recriado,
quem sabe nasce mais Humanizado!
Bjinhos desta tua Anjinha Azulinha!
Boa tarde, Simone!!
ExcluirQuando assisti o video pela primeira vez fiquei paralisada. Assisti seguidamente umas 3x até "acordar". Acho maravilhosa a forma espontânea dos animais. Diferente de nós humanos, eles são imediatistas, não pensam se isso ou aquilo. Saber que o instinto ainda impera no reino aninal é sinal que temos salvação!! Beijus,
Impossivel não se emocionar com a atitude maternal da felina.
ResponderExcluirA natureza nos revela segredos e maravilhas assim todos os dias.
Beijos
Verdade, Cris!! Que mãe é essa que adota uma ser que não é igual a si... precisamos aprender a proteger os indefesos até que eles saibam se defender por eles mesmos! Beijus,
ExcluirOlá Luma,
ResponderExcluirQue vídeo lindo e emocionante. Muitos humanos precisam, urgente, ver isso.
Hoje fiquei triste e pensativa com o nascimento da criança após a mãe morrer devido a um assalto em SP.
Meu Deus!!! Quanta covardia!!! Os animais estão com mais sentimentos pelo próximo do que muitos humanos por ai...
Beijos mil
Teresinha, senti a necessidade de mostrar para as pessoas, motivadas pelos mesmos enseios que manifestou. As pessoas precisam urgente conhecer a forma de ser solidário naturalmente.
ExcluirNão podemos colocar os humanos no mesmo balaio, mas percebo uma certa semelhança entre aqueles que assistem programas violentos na tv. Para esses, a natureza humana se modificou para pior!! Beijus,
Impressionante, né? Comovente. Apenas uma patada bem dada "pulverizaria" o bebê, mas ela tem todo cuidado.
ResponderExcluirEla até se esqueceu da fome, para ficar com o bebê. Poderia ter uma continuidade. Será que ficaram "amigas" para sempre?
beijo!
o amor mata até a fome! percebi que ela não comeu a presa! amigas para sempre é impossível. mas a cena que vimos vale para sensibilizar os corações endurecidos!
ExcluirLúcia, notei também que ela esqueceu da fome, ou a brincadeira perdeu a graça! Não tenho certeza, mas deu a impressão que foi dada a luz ao baboo quando a mãe se viu atacada. Ainda preciso pesquisar sobre isso. Na verdade, pesquisei bastante sobre essa Fêmea de leopardo.
ExcluirExiste uma continuidade, afinal, esse vídeo que mostrei aqui é uma parte de um documentário.
O macaquinho quando começou a crescer reconheceu seus iguais e foi prontamente agregado! Mais uma prova que os animais são mais sociais que muitos humanos!!
Beijus,
Paulo, as fêmeas são assim mesmo, elas em geral esquecem de si mesmas em função de um amor!! Beijus,
ExcluirSim nos faz pensar e muito....beijo Lisette.
ResponderExcluirO ser humano não é muito diferente...
Queria concordar com você, Lisette...
ExcluirLuz do céu, Luz de Luma, assim como a Teresinha, assisti ao noticiário que falou da morte da gestante de nove meses em um assalto aqui em SP. Depois vim aqui e assisti a este emocionante documentário. É comovente.
ResponderExcluirBeijo
Foi coincidência a postagem, mas não tem como não ligar os fatos. Que mundo os humanos vivem?
ExcluirIrracionais somos nós.
ResponderExcluirbeijo, menina
Ah, Denise... eu sei, eu sei...
ExcluirLindo! E comovente.
ResponderExcluirAh...não! Guiados pela razão? Veja aonde isso nos levou.
A emoção, intuição e o amor são a nossa salvação.
Beijos, Luma.
Também acho, Fernanda!! Mas as pessoas estão se escondendo dentro de um padrão que foge da sua natureza. EStão ficando frias, robotizadas... como se fossem superiores até mesmo a Deus. Beijus,
ExcluirA emoção com certeza superou a razão. Ainda temos muito a aprender nessa selva desumana em que vivemos. Pena que esse tipo de documentário não são vistos nos horários desperdiçados com os BBBs na TV. Parabéns pela postagem, Luma! Lindo e emocionante vídeo. Bjos.
ResponderExcluirQuero crer que é por falta de opção que as pessoas assistem certos programas na tv, no entanto, essas mesmas pessoas, mesmo com oportunidades, procuram o caminho errático. Acredito muito na genética, Vitorio! Mas é certo que até nas melhores famílias existem as ovelhas negras. Beijus,
ExcluirLuminha,
ResponderExcluirAcho que seu comentário não foi não.Só o último, Beijoooooooo
Eita!! Depois vou lá ver!! Beijus,
ExcluirTambém me emocionei, Luma! É incrível o instinto do animal!
ResponderExcluirBjim
Rosa, você é uma pessoa sensível!! Como não iria se emocionar?
ExcluirBeijus,
Luma,
ResponderExcluirQuando assisti o vídeo, cerca de 1 ano atras, fiquei muito emocioada. No momento que o leopardo pára o olhar ao descobrir o bebezinho é impressionante. Naquele instante, eu tinha certeza que algo surpreendente ia acontecer. Impossivel não se emocionar. É uma lição de vida.
Beijos
Sissym, esse instante é perfeito!! É o instante da consciência!! O leopardo parou com tudo e simplesmente esqueceu da presa e da fome que sentia para apenas sentir ternura e consequente cuidado. Temos muito que aprender com os "selvagens". Beijus,
ExcluirDesconcertante! O instinto materno é um dos mais fortes da natureza!
ResponderExcluirUm abraço!
Vero!!
ExcluirOI LUMA!
ResponderExcluirCOMO NÃO NOS EMOCIONARMOS DIANTE DESTA DEMONSTRAÇÃO DO INSTINTO MATERNAL, PROVANDO QUE MESMO ENTRE OS ANIMAIS É O MAIOR DE TODOS OS SENTIMENTOS.
ABRÇS
http zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI://
Pois não é? As fêmeas fazem a diferença em qualquer reino a que pertençam!! :) Beijus,
ExcluirNossa, que lindo!
ResponderExcluirDá uma vontade danada de ser mãe, né?Hihihi.
Um beijo.
Ui!! A natureza está gritando em você! Se tiver um parceiro com vontade, aproveita!! :) Beijus,
ExcluirVocê tinha avisado que iríamos nos emocionar. O ser humano está perdendo a capacidade de usar o instinto e um dia ele - o instinto - será extinto em nós. O filme é dramático, pois sabemos que o filhote não sobrebiberá com o leopardo, mas o leopardo não é racional e faz o que deve ser feito.
ResponderExcluirQuanto ao meu post sobre as eleições italianas, è ao contrário: você deveria avisar aos seus amigos com cidadania italiana que vivem no Brasil. A Claudia é candidata a deputada italiana aí.
Beijoca
:)
As pessoas possuem necessidade de sentir emoção. Talvez se não avisasse, as pessoas não teriam curiosidade para assistir ao video. Mas eu achei muito necessário que as pessoas se sensibilizassem com uma atitude animal para repensar as de nossa sociedade, onde mães abandonam os filhos no lixo.
ExcluirNão compreendi ainda a candidatura italiana. Então os candidatos não precisam ser residentes no país? Então, posso me candidatar?
Beijus,
Que coisa incrível! Realmente temos muito a aprender com os animais.
ResponderExcluirBeijocas
Vero!!
ExcluirAgradeço esta bela partilha que prova mais uma vez que a vida não é feita só de violência...
ResponderExcluirGostei de te ver no meu espaço verde ! A minha publicação não quis dizer que retomo a actividade bloguista mas só foi uma maneira de exprimir aos meus amigos bloguistas que não os esqueço !
Muitos beijinhos, Luma querida !
Verdinha
Verdinha, sinto saudade de você e por isso estive lá no seu cantinho!! Mesmo não blogando, sinta-se à vontade para visitar o "Luz". Beijus,
ExcluirAhhhh, meu Deus... olha isso!
ResponderExcluirA natureza é realmente surpreendente. O que será que aconteceu depois?
Cada um tem sua natureza, ou agressiva ou não. Mas esse agressiva não é maldade e sim sobrevivência.
Sem palavras!
Beijos, querida!
Para saber o que aconteceu depois, vai ter que assistir o documentário! Não costumo contar o final do filme para não perder a graça e nao será agora que o farei (rs*).
ExcluirOs animais ao contrário dos humanos, são agressivos porque nao foram domesticado. Inconcebível um ser humano não domesticado! :)
Beijus,
Blogagem amor aos pedaços? acho que nem fiquei sabendo Luma. Eu acho q falar de amor é um bom tema pra blogagens sim, pq uma das formas de mudar o mundo é através do amor. as pessoas se amam muito pouco, e por isso nao tem respeito umas pelas outras. Aliás, eu tb organizei uma BC sobre amor ano passado.
ResponderExcluirSim, as nossas bc coincidiram e por isso você não se lembra. Eu lembro porque vi atualização no meu feed. Beijus,
ExcluirQuerida Luma:
ResponderExcluirÀs vezes,os racistas são piores do que os animais.Podemos,daqui,tirar ilações:até os seres irracionais dão lições aos humanos.
Bom fim de semana,bom,bom,como o meu,que vai ser passado com a filha e as netas.
Beijinhos da
Beatriz
Que delicia o seu final de semana!! Espero tenha aproveitado bastante!! Beijus,
Excluir"Vou me embora, vou me embora
ResponderExcluirEu aqui fico mais não...
Vou morar no infinto
e virar constelação!"
Letra do samba de enredo Pasárgada)
Qualquer adjetivo será insuficiente para expressar o que senti.
Deixa quieto. rsrsrs
Beijão.
Também me emocionei, Beth! Mas precisamos entrar em choque com uma atitude tão positiva do Leopardo para enxergarmos que somos um saco de nadas! Beijus,
ExcluirUm vídeo muito lindo. Lembrando que é uma excessão a regra da vida selvagem. Há muitos casos como este na vida selvagem, mas não são regras. Embora muitos achem que é uma lição de vida para nós devido a violência, vamos lembrar que muitos são bons e carregam esse espírito de solidariedade, as tragédias provam isso. O homem vale a pena. O homem é bom. O homem é solidário. Erramos muito, mas não somos causa perdida.
ResponderExcluirTodas as atitudes humanas negativas também são excessão a regra, por assim dizer... então, como tem gente sem saber pensar!! Não vejo solidariedade entre os humanos, apenas um "levar vantagem" quando tem oportunidade! Mas lógico que não somos causa perdida!! :) Beijus,
ExcluirAdoro felinos!!
ResponderExcluirAs fotos estão de maravo«ilha, mas não me foi possível ver o vídeo, que deve ser emocionante.
Abraço grande, linda
Que pena, São!!
ExcluirOi Luma. Que maravilha de post! O vídeo nos mostra que devemos aprender muito ainda para nos tornar humanos e que a natureza, sempre sábia, guarda todos os segredos que parte da humanidade não possui mais. Pena! Um abraço!
ResponderExcluirHaverá um tempo que teremos que retroagir. Como está, não está viável! Existe muita violencia no mundo e quando a violencia chegar aos violentos, a guerra será instaurada!! Beijus,
ExcluirVídeo lindo, nos coloca pra pensar, se um animal, agindo com instinto de sobrevivência, pode mudar sua forma de pensar, mesmo que por uma noite. Nós, humanos, racionais, raramente agimos assim.
ResponderExcluirBom fim de semana ;) Beijos.
Lu, é isso mesmo!! E por que nós não podemos mudar de opinião? Beijus,
ExcluirLuma querida! Obrigada pelo carinho! TÔ muito precisada..... Me manda teu email pra eu te responder.....
ResponderExcluirBeijo!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/
Elaine, queria tanto falar com você e poder te ajudar!! Vou depois em seu blogue!! Beijus,
Excluirfiquei com vontade de assistir! vou vers e acho
ResponderExcluirInaie, porque não assistiu ao video?
ExcluirNão entendi, a sua msn foi cortada!!
Beijus,
Olá amiga, é de emocionar mesmo.
ResponderExcluirA vida selvagem pode até assustar mais é bem mais tranquila que a vida não selvagem, pois lá mata-se para comer e se proteger. Aqui mata-se por outros motivos nada explicáveis.
Se bem que tem psicologo de animais que dizem que estes podem ter problemas como psicose e stress pós traumático, além de sentimentos como ciúme e raiva. Vá saber.
Um abraço e bom final de semana!!!!!
Esse vídeo nos faz refletir com relaão a violencia como também quando ao sentimento de soliedaridade agregado ao sentimento maternal. Algumas coisas não tem sentido no mundo adulto!!
ExcluirBeijus.
Esses documentários são verdadeiras lições de vida, Luma. Gostei das informações que você compartilhou neste post. Abraços e lindo final de semana.
ResponderExcluirObrigada, Barbie!!
ExcluirOi Luma, é a Vi, predador é o homem que mata por prazer, os animais matam por sobrevivência.
ResponderExcluirO vídeo é muito bonito.
Bom fim de semana,beijos,Vi
Que triste constatação, não é mesmo?
ExcluirBom fim de semana!!
Beijus,
As duas faces do instinto animal em emocionante mostra, Luma.
ResponderExcluirFica a questão que vc colocou e que dá muito o que se pensar sobre...a cadeia alimentar selvagem cabe numa razão de ser, para a violência humana, nenhuma razão cabe.
Aprendi mais e com sentimento, o que se sabe ser o melhor dos aprendizados.
Bom domingo.
Bjos,
Calu
Os animais matam somente para a sobrevvência, o que não é o caso do homem que muitas vezes mata somente pelo prazer. Observando aprendemos. Bom domingo para você também!! Beijus,
Excluireu ja tinha visto esse video, é simpesmente encantador!!!!! bjsss
ResponderExcluirVerdade, Carol!!
ExcluirOi amiga, com esta minha conexão 3g não vejo nem foto, que custa a abrir, muito menos vídeo que carrega, carrega, carrega e não roda, quanto ao que postei sinto-me mal pela situação, em ler notícias como aquela, não sei se tinha documentos ou não, mas o encaminhamento podia ser de uma forma que não prejudicasse a menina, que foi o que aconteceu. Lamentável!
ResponderExcluirAbraços, boa noite.
Uma pena, Mauro!!
ExcluirNa verdade, fora de seu país de origem, os estrangeiros são tratados como coisa qualquer. Não entendo, como ela conseguiu viajar sem visto!
Beijus,
Emocionante mesmo Luma!
ResponderExcluirImagens de Amor.
Beijos
Astrid Annabelle
:) Proteção!!
ExcluirImpressionante!
ResponderExcluirBeijo
:)
ExcluirChorei de comoção porque sendo eu de África vi "ao vivo" cenas idênticas a estas e ainda hoje digo...que o ser humano ainda tem muito para aprender a gerir as emoções, porque mata por prazer e não para sobreviver e quase sempre atira sem pudor, dó ou emoção sobre os mais fracos.
ResponderExcluirADOREI ESTA GRANDE LIÇÃO!
Beijos e um bom domingo
Fatyly, pois tive a impressão de que a emoção sentida é proporcional ao sentimento que temos com relação não a situação em si, mas o que vem agregado à ela. A vida nas cidades muitas vezes coisifica as relações e os sentimentos são colocados para baixo do tapete. Ver um animal feroz se portar docilmente diante de um animalzinho percebe-se que até o mais feroz dos ferozes pode ter também dentro de si, o sentimento de bondade. Beijus,
ExcluirTemos muito que aprender com os animais. Todos os dias...
ResponderExcluirBeijos.
Anny.
É verdade, Anny!!
ExcluirIncrível a reação da onça quando percebeu o filhote de babuíno. Existem vários casos de animais que adotam filhotes de outras raças. Quanto à sua pergunta, os cães não são míopes, apenas não enxergam as tonalidades de vermelho. Muita paz!
ResponderExcluirDenise, obrigada pelo esclarecimento! Fiquei chocada agora, porque quem disse sobre a miopia dos cães foi uma veterinária.
ExcluirJá vi animais dóceis adotar outros, mas nunca tinha visto um animal considerado feroz fazê-lo.
Beijus,
Olá Luma. Emocionante, este video. Por vezes os animais demonstram mais sentimentos do que o ser humano.
ResponderExcluirRespondo aqui à sua pergunta no meu blog. Lucia-Lima, é uma planta para fazer chá, eu tenho no meu quintal, cheira muito bem. Também existe no mercado em saquetas de chá, como também existe, por exemplo, chá verde, de menta, etc.
Espero que tenhas ficado esclarecida. Depois diz-me se percebeste o que é, se não encontrares eu mando-te pelo correio, não vais deixar de experimentar essa receita.
Beijinho.
http://saboresdanossavida.blogspot.com
O mais impressionante é o controle sobre a agressividade!!
ExcluirIdália, andei pesquisando na internet e mesmo assim não fiquei satisfeita. Tenho que ver de pertinho! Hoje vou ao Mundo Verde, uma loja grande de produtos naturais, procurar pela Lúcia-lima. Obrigada pela disposição!! Se eu não encontrar, peço para você me enviar. Beijus,
Luma, que belíssimo achado!
ResponderExcluirPenso que mesmo que tropecemos aqui e ali devemos ouvir o instinto.
Eu sonho com um mundo onde animais não precisam matar nem para comer e esse mundo existe sim; só que não é um mundo possível para nós humanos. Creio que estamos no "melhor dos mundos possíveis" segundo Leibnitz ( terrível, mas necessário para nossa evolução )
Belo, mas que tem coisas que jamais compreenderemos usando a razão.
Beijos!
Dizem que precisamos ir ao fundo do poço para começar de novo ou que as guerras são para destruir o que está imperfeito para começar de novo. Quer dizer, não existe conserto! Melhor destruir para começar de novo!
ExcluirAcho que compliquei... rs.
Beijus,
Hahaha. Complicou... você é uma filósofa e mais adiante o mundo vai saber disso. :)
ExcluirLuma,
ResponderExcluirAssistindo a vídeo, veio ao meu pensamento que muitos deveriam ter acesso. Que pena que as pessoas perdem tanto tempo com coisas e programas de TV que nada acrescentam, e ainda mostram que os valores humanos estão se perdendo. Um documentário desses, nos trás muitos ensinamentos.
Pensar antes de agir, e se no decorrer acontecer algum erro nas decisões que tenhamos a mesma atitude que a Legadema.
Irracionais somos nós, seres humanos.
Beijos
É Lucinha, a Legadema agiu de modo impensado, apenas seguindo as suas intuições animais. Ainda dizem que o animal é irracional. Você está certa, irracionais somos nós! Que muitas vezes deixamos a humanidade de lado! Beijus,
ExcluirPsé, absolutamente nada nos impede de revelar a nossa natureza na essencia =)...
ResponderExcluirTony, será que é por isso que as cidades viraram a selva de pedra?
ExcluirBeijus,
Luma!
ResponderExcluirComovente, emocionante, linda a história mostrada no vídeo! E pensar que nós, os "humanos", estamos perdendo essa espontaneidade, mais próxima dos instintos, em troca de um certo endurecimento provocado pela banalização da violência, presente em qualquer parte, à nossa volta, ao nosso lado...
Vivemos uma era de medo, de auto-defesa, confinados por grades, protegidos por câmeras, explorados por políticos corruptos, testemunhando a impunidade entre eles e entre os mais ricos e mais poderosos. O ser humano está em franca transformação, mas me parece que para pior, pois até mesmo o instinto de proteção aos mais fracos e indefesos estamos trocando pelo de sobrevivência.
Beijo.
A violência é inerente ao ser humano e se ela está mais latente, talvez seja porque todos os comportamentos agregados a nossa humanidades estão mais aceitos. O homem pensa que não precisa mais seguir regras e sim ir atrás de sua própria satisfação pessoal. Que importa o "outro"? Matar é a própria evidencia desse comportamento. A sociedade banalizou qualquer tipo de comportamento.
ExcluirZeca, acho que estamos no fundo do poço. Não tem outra saída, a não ser recomeçar do zero. Mas como fazê-lo? Ainda acredito na recuperação do homem :)
Beijus,
Olá, Luma..:))
ResponderExcluirVou assistir o video, são 9 partes..
Volto mais tarde para dar a minha impressão, ok?
Acho que vai levar uns dias para eu terminar de assistir..:))
Ótemo e ótima semana!!
Fui, a big Hug and Tchauzinho