A Região dos Lagos é um dos paraísos praianos desse planeta chamado terra.
Aqui também tem muito da História do Brasil e Histórias de Vidas que merecem destaques. A vida do Sr.
Gabriel Joaquim dos Santos (1892-1985), é história exemplar para nós e nossos filhos e que merece ser repetida. Filho de um ex-escravo e de uma índia, nunca frequentou a escola e em 1912, ele começou a construir, com muita dificuldade, a sua própria casa na cidade de São Pedro da Aldeia.
Construída por inspiração de sonhos e devaneios, numa espécie de arquitetura espontânea: Gabriel foi fazendo sua casa com cacos de louça, flores partidas, azulejos quebrados, faróis e lustres de lâmpadas queimadas. Em suas mãos, o que era lixo virava beleza.
"...aproveitava o que não servia para mais nada, para ninguém, nem para os pobres. Só para a beleza. E assim nos revelou a beleza, a arte, como a última redenção possível das coisas sem serventia." (Ferreira Gullar)
Ao optar por metamorfosear o lixo em produto artístico, Gabriel, isolado num recanto da América do Sul, integrou-se num grupo inovador, que no início do século, na Europa, revolucionou, com as pesquisas de Picasso, Paul Klee, Braque, Kandinski, Miró e outros, os conceitos de arte até então vigentes.
Profundamente religioso, atribuía a Deus a realização da sua obra - ela era fruto de inspiração divina. Ele por sua vez, se incluiu, com sua única e poética obra, no seleto grupo dos "construtores do imaginário", artistas/arquitetos que fugiram dos padrões tradicionais e criaram formas ditas por uma fantasia liberta de modelos, uns de origem popular, como Ferdinand Cheval, na França; outros de origem erudita, como Antoni Gaudí, em Barcelona, ou Antonio Virzi, no Rio de Janeiro.
Arquitetura surreal, fantástica, insólita, orgânica, objeto de estudo e interesse crescente em cada pedacinho de caquinho adicionado. Apesar da dificuldade de enxergar, não parou de ornamentar o seu palacete até a sua morte em 1985, aos 93 anos.
Affonso Romano de Sant'Anna que escreveu: "E ali quase por um século, viveu um preto solitário, transformando a pedra em flor. Inutilmente. Ludicamente. Lindamente, com aquela pureza que só os iluminados têm... Com suas flores de pedra. Seu Gabriel inventava a primavera. A primavera possível."
Teve outros fãs ilustres; Ferreira Gullar, Alcides da Rocha Miranda, Ariano Suassuna, Carlos Scliar, Lélia Coelho Frota, Ítalo Campofiorito, Nise da Silveira, Carlos Byington, Zanine...
"O que é, não sei... Aí tem um mistério na minha vida que eu mesmo não posso compreender. Os homens fazem trabalho, mas precisam aprender... Um carpinteiro precisa aprender. Eu não aprendi com ninguém. Eu não tive escola. Aprendi no ar, aprendi no vento... Isso não é de mim. Deus me deu essa inteligência, vêm aquelas coisas na memória e eu vou fazer tudo perfeitozinho conforme sonhei (...) Eu quero os cacos porque dos cacos eu vou fazer as coisas para as pessoas se admirar, pra quê quero comprar uma jarra nova? Jarra comprada eu não preciso. Isso não tem graça (...) É Deus que resolve a dúvida. Sem Deus não dá, não tem nação, não tem país, não tem cidade, não tem nada. Precisa Deus" Gabriel Joaquim dos Santos (1892-1985)
Não se esqueçam do universo que existe no céu, que existe no mar, que existe na vida microscópica... mas não se esqueçam principalmente do universo que existe dentro de cada ser!
Somos universos insondáveis até mesmo pra nós, por isso o respeito para cada ser vivo!
E quando vierem para a Região dos Lagos, procurem os seus mistérios!
"...é sobretudo a vitória de um homem pobre sobre a banalidade aparente da vida, sobre sua condição de pobreza e necessidade." (Ferreira Gullar)
Sentadinhos? O nome de Gabriel Joaquim dos Santos foi emprestado para a
Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia como forma de homenageá-lo. A Casa da Flor ganhou um
site... e em 1986, ela foi tombada pelo
Inepac como patrimônio cultural. Só isso não basta! A Casa da Flor está em estado precário de conservação, apresentando rachaduras e evidente descaso. Clama por restauração.
Inepac, Casa da Cultura, prefeitura e população de São Pedro da Aldeia, nada fazem!
"O Brasil é uma nação muito grande, precisa paz, precisa civilização, precisa educação. Precisa muito cuidado com o Brasil", palavras de Seu Gabriel.
Coisa boa de se ler, logo no início da manhã... Uma lição sobre como tratar nossos "dejetos". O lixo de uns é o tesouro de outros, não é mesmo?
ResponderExcluirUm ótimo final de semana!
beijo, menina
A história de vida do Seu Gabriel é um refresh para a alma, pois nos enche de esperanças e crença nas possibilidades. Por outro lado, o descaso desanima...
ExcluirBom fim de semana!! Beijus,
ResponderExcluirQuerida amiga! Tem um SELINHO de
20013, para você. Eu já ia lhe dar, só estou
enviando a prestação, por causa da quantidade de
seguidores. Não tinha esquecido não.
É apenas um símbolo de nossa amizade
Que a cada dia mais se consolida.
Basta ir ao “campo” no lado direito do
Meu Blog. e o achará em “selos para
Os amigos”. Não tem códigos, basta salvar
Em seus arquivos e colá-lo no “Campo imagem”
Do Layout do seu Blog.
“ESTE BLOG. É OURO”, é o título deste novo
Selinho. Obrigado por ser minha amiga.
Beijos de luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
POETA CIGANO – 19/01/2013
“Poesias do Poeta Cigano”
http://carlosrimolo.blogspot.com
Macaé – Rio de Janeiro – Brasil.
Obrigada por avisar, Carlos!
ExcluirDepois vou lá.
Beijus,
AH!!!! este post eu AMEI Luma querida.
ResponderExcluirJá conhecia esta história, mas contada do seu jeito ficou uma delícia de ler e "ouvir".
Fez meu dia nascer feliz!!!
Beijo grande.
Astrid Annabelle
Obrigada, Cosquerídia!!
ExcluirAdoro histórias de pessoas reais!! :)
Beijus,
Amei a história do sr. Gabriel...
ResponderExcluirOxalá a Prefeitura de São Pedro da Aldeia dê a devida atenção a esse patrimônio. Faço votos que sim!!!
abs,
Entraram em contato comigo, Francy!
ExcluirChamaram-me para conhecer o trabalho que o atual prefeito pretende fazer no local aprimorando a visitação pública, instalando banheiros e restaurando a casa. Boas novas!!
Beijus,
ResponderExcluirQuerida amiga Luma ! Tem um SELINHO de
20013, para você.
É apenas um símbolo de nossa amizade
Que a cada dia mais se consolida.
Basta ir ao “campo” no lado direito do
Meu Blog. e o achará em “selos para
Os amigos”. Não tem códigos, basta salvar
Em seus arquivos e colá-lo no “Campo imagem”
Do Layout do seu Blog.
“ESTE BLOG. É OURO”, é o título deste novo
Selinho. Obrigado por ser minha amiga.
Beijos de luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
POETA CIGANO – 19/01/2013
“Poesias do Poeta Cigano”
http://carlosrimolo.blogspot.com
Macaé – Rio de Janeiro – Brasil.
Eita, acho que o seu comentário duplicou :)
ExcluirMais bejuzinhos para você!!
Gostei muito do texto sobre a Casa da Flor e o "seu" Gabriel. Me fez refletir imediatamente sobre as nossas dores cotidianas e como nos prendemos a elas. Algumas pessoas nascem com tanta coragem que são capazes de viver 93 anos sem se prender a nenhum medo. Apenas vivem e deixam um legado de liberdade, amor, mansidão, domínio próprio e brandura.
ResponderExcluirObrigado, Luma. You made my day. (em inglês fica mais bem dito)
Verdade, Roberto!! Muitas vezes fazemos um cavalo de batalhas por coisas tão pequenas e temos coisas maiores para gastar energia e não fazemos! O Seu Gabriel com idade avançada, não deixava de lado os cuidados com a sua casa. Sua jóia!!
ExcluirObrigada você!! Beijus,
Luma!
ResponderExcluirMais um texto "imperdível"! A história do Sr. Gabriel já era conhecida, até mesmo através da TV, mas contada por você, ficou com jeito de "quero conhecer mais". Eu conheço mais ou menos bem a belíssima Região dos Lagos, conheci, há muitos (muitos mesmo) anos São Pedro da Aldeia, numa época em que ainda não se dava o devido valor a obras de arte do tipo da que o Sr. Gabriel nos deixou. Mas lembro da casa "estranha", "sem estilo", ornamentada com milhares de caquinhos de cerâmica, louça, porcelana, o que caísse nas mãos desse ser iluminado que ainda não era conhecido, não havia sido elevado à categoria de artista.
Mais uma deliciosa leitura proporcionada por você, para enriquecer uma manhã de sábado. Obrigado!
Beijo.
Obrigada, Zeca!! Quando mudei para a região, as pessoas ainda não viam a casa como uma obra de arte. Foi apenas depois que o Seu Gabriel morreu. Ele também não gostava muito de intrusos dentro da casa e as pessoas só podiam apreciá-la por fora.
ExcluirBom Sábado para você!! Beijus,
Oi Luma. Fiquei tocado com essa matéria, principalmente pelo depoimento do sr. Gabriel. Que exemplo de homem, de criatividade, de espírito solto, desapego! Ele é um modelo que não deve ser deixado de lado e sua única criação estará lá a nos maravilhar. obrigado por me fazer sabedor desta história. Um abraço!
ResponderExcluirEle sonhava com essa casa e correu atrás desse sonho. Uma grande lição, realmente!! Obrigada você!! Beijus,
ExcluirQue historia linda! Fez muito bem em postar aqui!
ResponderExcluirIsto é um banho de cultura!
Bjusssssssssss
Obrigada, Marineide!!
ExcluirEssas fotos da regiao dos lagos me dão ate um clique no coração: ai que vontade de mudar para um lugar desses!!!! Quanto a Gabriel, nao conhecia essa historia. Que beleza, nao me lembro de ter visto essa casa em Sao Pedro Da Aldeia, tb pouco lembro de la, ou mesmo de Cabo Frio. Deve ter uns 20 anos que nao passo por esses lugares lindos, que pena!!! Hei de corrigir esse erro gravissimo!
ResponderExcluirAdorei conhecer a historia de Gabriel e da casa da flor. Parece ele do grupo dos outsiders, um movimento de arte dos anos 80, Inglaterra. Parece tb com o pessoal da Dra Nise da Silveira. Gente que sonha e faz, sem fronteiras, sem censuras, como obra divina sim. Direto com o criador. Vai dizer que não? Claro que não. Bjos querida!!! Vou postar esse texto.
A região é muito bonita! Temos uma natureza diversificada e com muitas espécies raras, tanto no mar quanto na terra. Tem acompanhado as novas descobertas?
ExcluirObrigada por partilhar, Camille!!
Beijus,
Querida Luma:
ResponderExcluirÉ muito bela a história que nos conta e,ainda por cima,verídica.Há homens de uma Fé inabalável que sabem que,com a ajuda de Deus,tudo é possível.Não há dúvidas de que«o sonho comanda a vida».
Bom fim de semana
Beijinhos
Beatriz
A fé faz o homem acreditar mais em suas realizações. Viu o Seu Gabriel? Ele acreditava que Deus aparecia em sonhos para lhe dizer o que era para fazer ou muitas vezes ele se deitava e não dormia, ficava pensando, arquitetando a sua casa :) Uma graça!! Beijus,
ExcluirGostei da história de vida do Sr. Gabriel. Acho que tem alguns pontos em que a sua história se parece com a minha, pelo menos no que respeita ao aproveitamento de materiais considerados inúteis para construir algo criativo e também na forma de aprender partindo do nada.
ResponderExcluirBem... na verdade, o que eu quero dizer é que me senti muito pequenino perante a sua grandeza de alma e criatividade e que gostaria de ser como ele foi...
Um abraço.
José Alexandre, só o fato de você reconhecer o trabalho alheio e achar que ainda tem muito que aprender, denota inteligencia. Você é também grande e o tempo todo coloca suas habilidades à mostra e nos faz conscientes de que precisamos aprender muito! Obrigada pelo gentil comentário! Beijus,
ExcluirLuma,
ResponderExcluirEu passei anos de minha vida indo para algumas cidades litoraneas: Rio das Ostras, S Pedro Aldeia, Buzios, B S Joao, Iguabas. Vi muita coisa, mas pelo visto nem tudo.
Obrigada por compartilhar, fiquei curiosa, a proxima passagem por lá, vou tentar conhecer. Irei ao site indicado agora.
Bjs
Mas sempre será tempo de conhecer mais :) E quando vier por esses lados, avisa!! Beijus,
ExcluirUma bela história .
ResponderExcluirA região dos lagos é uma preciosidade e aaas histórias das pessoas vivificam o que há de melhor. É lamentável o descaso pela manutenção do patrimônio histórico.
bjs
Norma, não preservar o patrimônio cultural denota falta de educação. Papai do céu fez sua parte e agora o resto é com o bicho homem!! Beijus,
ExcluirMorri de vontade de conhecer o lugar, pelas obras, pela história e pelas belezas. Lindo, Luma. Um abraço!
ResponderExcluirVem, Bia!! :=)) Beijus,
ExcluirCom muitos parentes em Macaé e tendo frequentado Rio das Ostras por algum tempo, não tinha como não conhecer Casa da Flor em S. Pedro da Aldeia. Houve uma época em que o Seu Gabriel era muito popular, mas acabou virando "notícia morna"
ResponderExcluirEspero que a comunidade de S. Pedro da Aldeia não deixe a obra dele virar notícia morna, também. Ou a Casa da Flor vai acabar morrendo, como seu Gabriel.
Ah, conheceu o Seu Gabriel? Acho que as pessoas que não valorizam é porque são ignorantes... vamos ver o que o atual prefeito irá fazer. A assessoria já entrou em contato comigo e segunda-feira tenho uma reunião. Não queremos que a casa venha a chão. Beijus,
ExcluirJá conhecia a Casa, adoro a Região dos Lagos.
ResponderExcluirVocê fez uma escrita linda sobre o Sr. Gabriel e a Casa da Flor. Vou levar para meu Face, ok?
Todos precisam saber.
Obrigada.
Beijos.
Oi, Jô!! Fui lá e não achei :) Bom que conhece a Casa da Flor e pode apoiar a campanha para a sua restauração. Logo mais estarei veiculando a petição on-line. Beijus,
ExcluirUma razão para viver é o que nos basta,tratar do tempo,da nossa vida sem se desesperar com o amanhã. Bela lição nos deixou o Sr.Gabriel que do pouco fez muito.
ResponderExcluirSaudade daqui,vim e sair bem melhor do que entrei.
Gemária Sampaio
Gê, quanto tempo!! Achei até que tinha parado de blogar. Bom que veio, eu tinha perdido o seu link depois que formatei meu notebook.
ExcluirO Seu Gabriel tinha motivos para viver. Não vive bem quem não tem motivos para viver.
Beijus,
Muy buena reflexión. Gracias por compartirla.
ResponderExcluirSaludos
David de observandocine.com
Obrigada você, David!!
ExcluirQue bom vir aqui ao paraíso tropical!
ResponderExcluirSaudades e uma boa semana.
Beijinho
Bom que veio, Ana!! É sempre bem-vinda!!
ExcluirBoa semana!! Beijus,
Nossa Luma que linda matéria..
ResponderExcluirQue história de vida né?
Imagino quanto amor foi colocado em cada pedacinho de azulejo.. de vidro.. de tijolinho..
Homens assim nos ensinam com sua história que o que realmente se precisa pra ser feliz e realizado é ter amor pela vida e pelo que se faz..
Parabéns pelo post, lindíssimo..
Beijos e uma semana incrível viu?
O Seu Gabriel era uma pessoa amável e zelava muito por sua casa. Mas acho que o pessoal da cidade não valorizou, até me disseram uma vez que os arrogantes são mais respeitados. Vai saber!! :) Beijus,
ExcluirLuma,
ResponderExcluirQue triste saber que um patrimônio cultural está sendo relegado, principalmente com tantos editais que preveem a recuperação do patrimônio cultural. Linda a história, linda a casa, lindo o conceito elaborado há tanto tempo, sem sombra de dúvidas o Sr, Gabriel foi um homem frente ao seu tempo.
Imperdoável tal situação de perda histórica estar ocorrendo.
Beijos
Verdade, Cissa! Os patrimônios culturais no Brasil, apesar dos editais chamando empresas para participarem de restaurações é insuficiente. Pouco dinheiro é destinado e as empresas pouco capacitadas. Beijus,
ExcluirEspetacular! Justamente por cada um ter seu universo, o que foi idealizado por Gabriel é tratado assim, como se fosse um punhado de coisas esperado que o tempo dê o destino que aquele havia decidido negar / mudar.
ResponderExcluirOtimos dias, bejos!
Uma pena!! Se esperar que o tempo dê destino, a Casa da Flor vai ruir abaixo! :( Beijus,
ExcluirQue coisa linda de se ler...
ResponderExcluirGrata pela partilha, Luma.
Bjo :)
Obrigada você!!
ExcluirObrigada pela beleza do post!
ResponderExcluirBoa semana
Obrigada pela visita!!
ExcluirLuma!
ResponderExcluirQue texto lindo e a história mais ainda! Não conhecia e fiquei fascinada pela casa!!!!
Pena que muitas vezes as autoridades das cidades não valorizem isso!
Bjs
Uma pena mesmo, Karina!! As pessoas deveriam exigir mais atenção. Beijus,
ExcluirQue lugar lindo, um dia eu também vou passear aí. Boa semana!
ResponderExcluirVem sim, Roseane!! Quando vier, me avisa!! Quero te conhecer!! Beijus,
ExcluirBeleza e sabedoria dentro dessa postagem.
ResponderExcluirGostei demais do que lí.É necessário cuidar melhor do que é nosso e parece que nunca é o bastante dizer isso.
*Grande abraço,bom dia!
Bergilde, se pensarmos bem a construção não é tão antiga perto de todo o patrimônio cultural que você vê praticamente todo dia aí na Europa. A construção da Casa da Flor é rude e por isso mesmo merece uma maior atenção. Beijus,
ExcluirOlá.
ResponderExcluirGostei muito do seu blog, parabéns.
Sempre que possível estarei passando por aqui.
Até mais
Obrigada! Seja sempre bem-vindo!! :)
ExcluirNossa que lugar lindo. Já tinha ouvido falar mas nunca imaginei que fosse assim.
ResponderExcluirBig Beijos
Lulu, vem conhecer!! :=))
ExcluirCoisa mais linda Luma! Coisa linda!
ResponderExcluirEsse homem é um poeta que soube concretizar a poesia da vida na beleza da arte, na materialização dos sonhos.
Não conhecia. E sempre aprendo tanto contigo. Vou pesquisar na net. Fiquei fascinada.
Belo. Belo
Um enorme e terno abraço querida amiga!
A começar pelo nome que deu a sua casa, não é mesmo?
ExcluirColoque no google imagens e verá mais beleza!! :)
Beijus,
Linda história.
ResponderExcluirO lixo se transforma e embeleza enchendo os olhos de esperança.
Xeros
Sim, Ana Karla!! Tudo o que o Seu Gabriel tocava com as mãos virava beleza!! Xeros!
ExcluirParaíso com P maiúsculo hein, Luma?!? Lindo lugar e lindo tudo isso que vem nas entrelinhas desta postagem... Perfect!!! Beijos, guria e ótima semana pra ti!
ResponderExcluirFred, ótimo que tenha gostado!! É um amante da arte e da alegria. Infelizmente falta sensibilidade para as autoridades locais. Beijus,
ExcluirLuma, aqui nas MG também temos uma casa nesses moldes, de pessoa que se dedica, que sonha, que tem prazer nas coisas simples.
ResponderExcluirhttp://mosaicosdobrasil.tripod.com/id128.html e http://divirta-se.uai.com.br/app/noticia/arte-e-livros/2013/01/15/noticia_arte_e_livros,139599/abandono-das-autoridades-faz-casa-de-cacos-de-contagem-perder-brilho-q.shtml
Inclusive o primeiro link faz menção a esta casa de São Pedro da Aldeia. No caso da de MG o que é um dó é o descaso das autoridades, que compraram a casa e agora a deixam sem manutenção.
A figura do Sr. Gabriel Joaquim é muito linda, sua simplicidade e desconhecimento de quase tudo valoriza muito sua obra. A vida é isso, ser simples, amável, acreditar no que queremos e conseguir realizar nossos sonhos.
Beijo!
Fui nos links que indicou, Lúcia!! Obrigada, não conhecia! Talvez seja pela simplicidade da obra e complexidade do imaginário do Seu Gabriel que sua obra seja conhecida. Achei que faltou rustidez nessas outras, com os azulejos mais alinhados!! :) Beijus,
ExcluirOi Luma, é a Vi, fiquei emocionada com a historia desse artista e suas sabias palavras.
ResponderExcluirTalento não se aprende, nasce com a gente.
Boa semana,beijos,Vi
Verdade, Vi!! Nascemos com o talento. O tempo só faz apurá-lo.
ExcluirBoa semana!! Beijus,
Oi Luma,
ResponderExcluirFicarei atenta na próxima vez que eu for para aquelas bandas.
Nunca parei em São Pedro da Aldeia. Sempre passei ao largo...
Fantástica história!
Obrigada.
Beijão.
Oi, Beth!!
ExcluirDeixei resposta para o seu comentário lá no dihitt... acho que fica mais fácil você ler por lá! :)
Obrigada você!!
Beijus,
Belas fotos, Luma; belo texto e bela história. Muito bom post! Boa semana, amiga.
ResponderExcluirObrigada, Árabe!!
ExcluirOlá, Luma..:))
ResponderExcluirVocê disse que em 1986 a Casa da Flor foi tombada pelo "Inepac"= Instituto Cultural do patrimôio Cultural, e está em estado precário de conservação, consequentemente, não estão cuidando do patrimônio tombado. Eu acho que o Brasil nunca cuidou bem dos seus patrimônios, sempre acaba virando sucata, até que ninguém mais quer, daí..vem a privatização, e ficam xiando de que estamos vendendo o nosso patrimônio..ehehe..:))
Hum..se vocês ainda não perceberam isso, fiquem atentos, pois, logo perceberão,gritar só não adianta, temos que bradar aos quatros ventos..ehehe..:))
Ótemo e ótima semana!!
Fui, a big hug and tachauzinho.
Oi, Elena!!
ExcluirO Brasil atende a parte burocrática muito bem, mas na hora de colocar a mão na massa não temos técnicos competentes e isso é em qualquer área.
Quanto a privatização, ainda não vi a privatização de bens culturais e sim de patrimônio público. Bem, não sou contra a privatização quando a manutenção gera ônus para o Estado e não estou gostando do que querem fazer com o Maracanã.
Estou gritando, Elena... e já estou colhendo reação. Vai ver!! :) Beijus,
Ai Luma, que delícia de história! Quanta simplicidade, beleza, talento e inspiração juntos! Que Deus abençoe o Sr. Gabriel onde ele estiver! Aliás, ele deve estar num "ceú" de cacos e flores em harmonia...
ResponderExcluirObrigada por compartilhar conosco essa preciosidade.
Bjs,
Aline
Seu Gabriel certamente está em um lugar muito bom, onde ele estiver!! Ele foi abençoado em vida com um mente criativa e talento para colocar a sua criatividade em prática. Céu de cacos e flores... adorei isso!!
ExcluirObrigada você!! Beijus,
História linda do lugar e das pessoas!!
ResponderExcluire fotos maravilhosas. Deu vontade de ir visitar.
Obrigada pela dica ;)
Boa semana, moça
Linda mesmo, Silvia!! Infelizmente as imagens não faz jus ao lugar. Bora vir conhecer!! Engraçado que quando fazia o texto, me lembrei de você. Acho que o Seu Gabriel, por amar tanto sua casa, gostaria que seu corpo fosse enterrado junto à casa, como se fazia no passado. Boa semana!! Beijus,
ExcluirComo Gabriel, muitos artistas anônimos ainda estão para serem descobertos por esse nosso país afora. Gabriel foi visto e reconhecido, porque construiu e expôs sua obra no trajeto por onde turistas do mundo todo passa. Mesmo assim, sua obra corre o risco de deteriorar-se no tempo, sem que os olhos dos governantes, ou uma ONG preserve essa magnífica obra, criada pela genialidade desse "Arquiteto de Deus", como ele próprio disse: "Isso não é de mim..."! Boa semana, Luma. Bjos.
ResponderExcluirTambém tenho certeza que existem muitos artistas anônimos, felizes por assim estar e felizes por estarem fazendo aquilo que gostam de fazer. Não acho que o Seu Gabriel tenha realizado o seu trabalho, pensando em reconhecimento. Mas se esse aconteceu em vida, foi uma satisfação a mais. Nem mesmo ele acreditava em tanta euforia em torno do seu nome. Independente do que vai acontecer com a casa, em vida ele se realizou, mas não é certo deixar que a casa vire ruínas. Boa semana!! Beijus,
ExcluirQue história linda, Luma
ResponderExcluirObrigada por me fazer conhecer.
Uma linda semana para você.
bjs.
Linda não? Não precisa agradecer, Elisa!! Boa semana!! Beijus,
ExcluirBelíssimas imagens. Paradisíaco mesmo!
ResponderExcluirVem conhecer pessoalmente, Kinha!! :)
ExcluirGostei das imagens deste post. Venho convidar a visitar o
ResponderExcluirmeu blogue http://sinfoniaesol.wordpress.com
que acaba de completar um ano.
Beijinhos
Irene Alves
Oi, Irene!!
ExcluirAcho que já conheço o seu blogue mas no blogspot.
Mas vou lá conhecer na versão wordpress.
Beijus,
Olá, Luma..:)
ResponderExcluirO post sobre música, deixei as três músicas que descobri esses dias, mas, vou deixar aqui também, e vou testar se no seu comments funciona os links em html, se funcionar é só clickar no link que será levado à página,ok?
01- Generationals - Lucky Numbers
02- NickelBack Gotta Be Somebody (legendado)
03- Eleana (piano solo version) Richard Clayderman
A big Hug and Tchauzinho
Ah, Elena!! Achei que estava ficando doidinha... eu jurava que tinha visto os links no player... rs. Deixei comentário na outra postagem. Ouvi todas as suas indicações e gostei demais de Eleana!! Muito bom gosto!! Beijus,
ExcluirOi Luma,
ResponderExcluirBem Brasil isso,às vezes eu tenho a impressão que esse país só se importa com o que lhe traz algum retorno financeiro.
Tem muita gente que faz arte na rua e não é reconhecida,muitas pessoas que escrevem lindamente e não tem espaço para mostrar o trabalho,pessoas que se escondem nas histórias do cotidiano.
Incrível como não há investimento para o que realmente importa,mas pro que os governantes acham que vai lhes trazer algum retorno.Absurdo!
Uma ótima semana,abraço,=)
Eu não tenho a impressão, Suellen... eu tenho certeza! Os prefeitos não querem consertar nada, pois o que está feito não gera montante de gastos. Se a casa do Seu Gabriel ficasse em lugar valorizado, certamente seria desapropriada. A casa pode gerar muito lucro e não acho que o prefeito não enxergue isso. Mas é que ela precisa de uma infra-estrutura de apoio ao redor. Vamos ver se o prefeito vai cumprir o que me prometeu! Beijus,
ExcluirLi o post do início ao fim e me trouxe algo tão bom! Uma sensação de arte e conteúdo, mas com dois ingredientes fundamentais: simplicidade e poesia. O que mais gostei foi o reconhecimento de Gabriel do dom de Deus no que ele fez. Lindo! Já tinha ouvido falar de Cabo Frio mas não da Região dos Lagos. Estou ávida em visitar. Quando tiver um tempinho, me dá a dica do "canto" mais quietinho dessa região? Onde a gente possa conviver com o povo local, e ouvir junto com eles o silêncio da região? Beijos, Paula
ResponderExcluirOi, Paula!! Você captou a essência do Seu Gabriel!! Ele era simples e espontâneo, tal como a sua arquitetura!
ExcluirCabo Frio é a principal cidade da região dos lagos ou melhor, é a maior. Venha visitar! Hum... só não vai ouvir o silêncio essa época do ano! Estamos nos preparando para o Cabo Folia!! :) Beijus,
Texto e imagens maravilhosos.
ResponderExcluirObrigada, Patrícia!!
ExcluirQuerida amiga
ResponderExcluirPalavras
e fotos
que nos fazem
sentir o perfume
da vida diante de
tanta beleza.
Que todos os dias
os sonhos nasçam em ti,
como nasce o sol pela manhã...
Linda poesia, meu amigo!!
ExcluirObrigada por ela e pelos votos!!
Boa semana!!
Beijus,
OI LUMA!
ResponderExcluirQUE PENA ESTAR SE DETERIORANDO UMA OBRA DE TAMANHO VALOR.
A CASA É UM PRIMOR, SABENDO-SE DE SUA HISTÓRIA, ELA FICA MAIS INTERESSANTE AINDA.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Verdade, Zilani!! Quando soubemos que a Casa da Flor foi o trabalho de uma vida toda e essa vida dedicada à deixá-la bela, todo o seu valor se materializa nos sentimentos manifestados nos corações das pessoas que a visitam.
ExcluirBoa semana!! Beijus,
Linda história, linda sabedoria do sr Gabriel..
ResponderExcluirBjs
Sim, Grazi!!
ExcluirA sabedoria do Seu Gabriel se manifestou em toda a sua história de vida!!
Beijus,
Verdade, Daiana!! Nessa vida todas as vaidades perecem!! Beijus,
ResponderExcluirOiu, Luma!
ResponderExcluirAdorei saber sobre este homem simples e sábio, Sr.Gabriel.
Sempre que vou a região dos Lagos procuro descobrir coisas novas e da próxima ida vou lembrar-me desta tua indicação. Afinal, a região não é só feita de praias como muita gente pensa e usa.
beijos cariocas
Vale a pena conhecer, Beth!!
ExcluirOi Luma,
ResponderExcluireu sabia há tempos da existência da Casa da Flor e de seu criador, mas desconhecia os detalhes que vc narrou: a importância e reconhecimento duma expressão arquitetônica inovadora, criativa e romântica em sua essência,nascida das mãos e da genialidade dum homem simples e único.
Há sim, muitas belezas por este nosso Brasil afora, naturais e construídas que não merecem o descaso que sofrem.
As fotos estão maravilhosas. Me deu uma baita saudade!
Bjos,
Calu
A arte do Seu Gabriel é pura, espontânea... vemos a beleza, mas como leigos não imaginamos o valor dentro do contexto artístico e o que isso pode significar para a humanidade, no sentido da demonstração da sensibilidade do artista, afinal, ele interagia com o meio - a casa foi o resultado do que ele vivia naquela sociedade. Beijus,
Excluir