Um provérbio

"Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um; porém se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma idéia, e, ao se encontrarem, eles trocam as idéias, cada homem vai embora com duas."

Troca-Troca

70 comentários :

  1. Luma, o que você publica no seu blog já comprova esse provérbio. Outros blogueiros estariam economizando para seus livros e não estariam dividindo. Por falar nisso, uma pergunta bem no clima do que vem primeiro, o ovo ou a galinha: O blog ou o livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro existe antes de existir o blogue. Ah, entendi a sua pergunta. Só estou enrolando. Dez anos atrás, blogueiros já publicavam livros, só que era mais difícil publicar. Alguns escritores se tornam blogueiros para divulgar seu trabalho, como existem muitos blogueiros que publicam livros mas não são escritores. Cada caso, um caso. Particularmente não misturo as coisas, então não corro perigo de ser confundida.

      Excluir
  2. Pois é... as ideias têm um efeito multiplicador... espera-se e deseja-se que sejam boas... Uma boa semana, cheia de flores, sorrisos e ... poesia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acata a ideia quem queira. Classificar a ideia como ruim só para quem tem ideia melhor, daí é trocar ideia.
      Eu quero essa semana linda, obrigada!!

      Excluir
  3. Isso é uma grande verdade!!!Vamos divulgar o bem! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Chica!! Não é bom morrer cheia de ideias... rs.

      Excluir
  4. Minha estimada Luma,

    Faço coro ao pessoal de cima, você é uma espalhadora de boas ideias através do seu blog, receba sempre meus cumprimentos!

    Agora, quanto ao provérbio, acho que mudaria um pouquinho para que ele se adequasse bem à minha pessoa: eu diria que mesmo que estes dois homens trocassem os pães que carregam, mesmo assim estariam trocando ideias, afinal, a arte de fazer pão não passa de uma boa ideia, que alguém teve há muitos séculos, e que a humanidade recria a cada dia...estou certa?

    Fique bem,
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Renata! Ah, mas quem sabe a ideia seja uma boa receita de pão? Outro dia estava pensando, o pão foi uma boa invenção, mas até o homem chegar a elaborar a farinha, foi tempo, heim?
      Eu tenho que concordar com você. Está certa!! :) Beijus,

      Excluir
  5. Anônimo09:44

    Ahaha pois é, tá uma chuva de blogueiros que pretendem publicar livro, no brasil, essa terra de leitores de livros :)
    Adoro esse provérbio, Luma, e não poderia imaginar alguém melhor para me lembrar dele, que você :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No BookCrossing Blogueiro me desfaço dos livros, mas dos livros dos amigos blogueiros não me desfaço e estava contando quantos tenho - 28 livros. Acho muito pouco a quantidade de publicação em livro, dada a grande produção nos blogues. Por que não temos muitos escritores ou faltou-lhes oportunidade?
      Obrigada, Júnior!!

      Excluir
  6. Que lindo Luma!!!

    Vamos trocar idéias, coisas boas. Me sinto tão bem conversando com as pessoas, trocando idéias, pensamentos etc.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe eu gosto até de trocar "abobrinhas". Uma boa conversa alivia até o peso do dia :) aprimora o pensamento, pois temos que desenvolvê-lo para falar. Beijus,

      Excluir
  7. Anônimo11:10

    Luma que lindo pensamento, que linda visão!!! Qual a partilha melhor do que a troca de conhecimento, de ideias, de querer e almejar o bem? Se tiver ainda é desconhecido.
    Beijinho especial.
    Uma quarta-feira, repleta de coisas boas!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:15

      Luma estava olhando seu mural do lado direito do blog, muito me chamou atenção o da Religião não defini caráter. Tenho um ateu em casa, super convicto e aprendi a conviver, respeitar e ver que realmente religião nada tem haver com o interior da pessoa.

      Vou mostrar essa imagem a ele.
      Beijos!

      Excluir
    2. Melhor que trocar ideias? Até tem... trocar calor humano :)
      Lorena, a religião não define caráter! Eu mesmo conheço gente que se diz religiosa, fala em Deus o tempo todo e tem o caráter corrompido, principalmente usando dessa fé que demonstra para as pessoas, para conseguir previlégios. Por outro lado, conheço pessoas que não possuem religião, muito menos são religiosas que possuem muita dignidade.
      Mostre para ele sim! Beijus,

      Excluir
  8. Luma
    Trocar ideias é otimo mesmo, voce encontrou um proverbio ideal para mim hoje.
    A história da minha prima é bem triste mas Graças a Deus esta tudo progredindo.
    Há dois anos atras, ela perdeu um filhinho, o nenem teve que ser operado na barriga de Tereza e nao resistiu. com oito meses ele nasceu ja morto. Foi uma tristeza enorme.Um ano depois Tereza engravidou, de uma menininha,Laurinha, e na mesma epoca seu pai apareceu com um cancer.
    Laura nasceu prematura de sete meses em Julho. Ficou uma semana no hospital porque ambos sao medicos, foi pra casa, voltou novamente pro hospital por causa de ANEMIA, DISSERAM QUE É NORMAL ACONTECER. Ainda é muito pequenina, Tereza e Aldemar( ele é meu primo primeiro)estao vivendo em torno de Laurinha, para crescer, amamentar, enfermeira vinte e quatro horas. Mas a minha tia disse que ela é que quer fazer tudo.
    Nos ajude a rezar mesmo sabendo que criança prematura cresce mais do que as de parto normal.
    Eu nao sei nem o que falar pois eles sao medicos e nos ajudam muito quando mamae esta em crise de asma, só as oraçoes.
    Ela é tao pequenina que cabe entre os seios de Tereza. E o pai dela que é do interior é seu hospede. Mas esta bem melhor.
    Obrigada por sua delicadeza e preocupaçao. Por isso gosto daqui, porque sei que tenho amigos e amigas.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moniquinha, fico pensando nas mães que renegam os filhos, que não cuidam direito... e com tanta mulher padecendo ao ponto de dar sua vida em troca da sobrevivência do filho. Não sabemos o propósito de Deus e por isso nessas horas não podemos perder a fé. Espero que tudo se resolva bem!! Estou orando pela Teresa e sua filhinha!! Beijus,

      Excluir
  9. Amiga Luma,

    Por isso nós damos como bom o tempo que passamos na internet lendo os posts uns dos outros. O que tenho aprendido com todos dá-me um acréscimo de conhecimento que nunca teria se ficasse por aí gastando o tempo da minha reforma.

    Obrigada por tudo
    Beijokas grandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom!! Temos amigos federais aqui na blogosfera! Também acho que está melhor lendo, passeando pela web, do que ficar na TV engolindo enlatados!! (rs*) Obrigada você!! Beijus,

      Excluir
  10. Luma, estava com um post programada p/ amanhã lendo seu, vou lá postar o meu agoraaaaaaaaaaa

    Bjooooooooooooo

    ResponderExcluir
  11. Postei... Continuando, Tenho sorte de já ter recebido muitos conselhos, dicas, orientações, seja lá outro nome rs, de amigos da net que realmente ajudaram e ajudam, tanto no profissional quanto no pessoal. Adoro também uma boa discussão com tema instigante...

    Bella, tenha uma ótima tarde!

    Bjuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom compartilhar, ver nossos amigos crescendo e amadurecendo junto com nós. O conhecimento é para ser dividido para ser perpetuado. Seu post ficou ótimo!! Você é ótima, Bia! Beijus,

      Excluir
  12. Oi Luma!
    É verdade! Que poder tem uma ideia, se multiplica, se transforma e nos transforma.
    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, amoreco!! Blogar também é terapia! Vejo pessoas que se soltaram por aqui, mudaram conceitos e ficaram mais sociáveis. Tudo de bom para você também!! Beijus,

      Excluir
  13. Anônimo15:26

    Luma, adorei o provérbio! Trocando ideias somamos conhecimentos...acho mesquinha aquela pessoa que só guarda suas ideias para si. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você encontrou a palavra certa!! Isso que também penso de pessoas que detém o conhecimento. Beijus,

      Excluir
  14. Que lindo e verdadeiro esse provérbio Luma, adorei. De fato, quando se compartilha o conhecimento, troca-se idéias, todos crescem, e isso é sem dúvida bom pra todos. Aqui, nesse seu cantinho, ja aprendi muitas coisas. Beijocas



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso, Josy!! Também aprendo muito com você, principalmente a comer mais coisas gostosas!! :) Beijus,

      Excluir
  15. Sábio provérbio. É isso aí!
    Boa noite!
    Bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esqueci de te falar... Deixei um recadinho na sua Fan Page no Face. Olha lá! Você também tem? Adiciona. Tô por lá. =)
      Bjos...

      Excluir
  16. Boa noite,

    Pois bem que interessante o provérbio, realmente ideias só acrescentam em nossa vida, são necessárias e através delas adquirimos mais conhecimento em relação a diversos assuntos.

    Gostei do blog e passo a seguir.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Clarice!!
      Seja bem-vinda!
      Logo mais vou conhecer o seu blogue!
      Beijus,

      Excluir
  17. Luma, gostei do provérbio não conhecia. Quando juntamos ideias com outras pessoas criamos um mar de possibilidades criativas, afinal duas cabeças pensam melhor do que uma.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  18. Um provérbio verdadeiro e certeiro! Desde que os homens que carregam uma ideia tenham o espírito aberto... :)

    Beijocas!

    ps - não vou participar na blogagem coletiva proposta no post anterior: embora concorde na teoria, suponho que cada caso é um caso e assim a decisão terá de ser da mãe, face ao seu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, Teté! De que vale ter ideias se possui espírito fechado?
      Fique à vontade para participar da blogagem. Apenas incentivamos a amamentação e ajudamos acaso as pessoas pedem por ajuda. Falamos de nossas experiências, mas também respeitamos as experiências alheias. Beijus,

      Excluir
  19. Duas cabeças pensando, trocando ideias dá nisso, o fluir de várias ideias. Acredito que compartilhando se adquire muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perdemos nada! Nem mesmo as ideias (rs*) Encaro a troca de ideias como uma higiene mental! Beijus,

      Excluir
  20. Boa reflexão !!!!Não conhecia !!!!
    Agradeço a sua gentil visita......gostei do seu coment....bjcas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Monique! A sua participação na BC foi enriquecedora!! Beijus,

      Excluir

  21. Como estava um pouco afastada estou tentando voltar aos poucos
    novamente tentando digerir o desconforto que estou passando no momento.
    Eu não posso parar muito menos desistir de lutar como sempre fiz.
    E a amizade nos da força sempre para continuar nossa jornada.
    Nessa rapida visite convido você a ler minha postagem
    também dizer se gostou do novo visual da nossa Viagem.
    Linda noite beijos no coração,Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evanir, estou torcendo para você superar todas essas dificuldades! Parar de lutar é morrer em vida! Lute, minha querida! Depois vou lá ver o novo visual!! Beijus em seu coração também!

      Excluir
  22. É verdade, Luma!
    É por isso que adoro vir trocar idéias contigo. Sempre saio daqui ganhando alguma coisa boa e positiva.
    Obrigada pela visita, minha querida!Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Vanuza!! Trocamos ideias, sentimentos e impressões. A vida recicla-se quando nos comunicamos. Beijus,

      Excluir
  23. Per-fei-toooooo!!

    Uma linda mensagem, flor!!!!

    Amei: D

    Beijos,
    Selma

    ResponderExcluir
  24. Perfeito. Não tenho muito a acrescentar, a não ser que as relações, por mais dificeis que sejam, são necessárias para o nosso crescimento.

    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sozinho ninguém é feliz!! Com quem trocar a nossa felicidade interna? Beijus,

      Excluir
  25. Que lindo demais Luma, estava com saudades desse teu ar maravilhoso, tem muito por aqui, bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia sentir saudades!!
      Fica aqui, vai ter festa amanhã!
      Beijus,

      Excluir
  26. Um provérbio que encerra uma grande verdade.


    Luma, respondendo à sua pergunta sobre o vídeo do Sexta, ele não tem som mesmo. Na verdade foi só um jeito de apresentar as fotos que eu mesmo fiz.
    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou voltar para assistir!
      Obrigada pelo carinho!
      Beijus,

      Excluir
  27. ÓTIMOOOOOOOOOOOOO!!! Realmente trocar idéias é muito importante!!!

    Beijos saltitantes
    Boa semana

    ResponderExcluir
  28. Verdade! Qual a utilidade das ideias se ficarem restritas a nós mesmos? O melhor da vida é compartilhar.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando morrermos seremos um saco de ideias mortas! :) Beijus,

      Excluir
  29. Provérbio muito verdadeiro: idéias compartilhadas são idéias multiplicadas! Bjks Tetê - Livre Pensamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Tetê!! Vamos interagir!! Beijus,

      Excluir
  30. Puxa, que legal; não conhecia este provérbio, mas é real!
    Idéias disseminadas não são perdidas, mas sim multiplicadas!
    Este blog está cada vez melhor, parabéns...

    ResponderExcluir
  31. Adorei este provérbio, e lá no meu espaço falo como o encontro me dá alegria.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!! Nesse fim de semana vou na sua casinha virtual!! Beijus,

      Excluir
  32. Luma,

    Trocar idéias "clareia", acrescenta, diverte, alivia.
    Mas tambem é preciso ter cuidado pq idéias compartilhadas precisam circular nas pessoas de boa fé!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos trocar ideias boas para não ter perigo! :) Beijus,

      Excluir
  33. Oi, Luma!!

    O melhor é que bons homens se encontram e trocam idéias...param, refletem e algumas vezes enquanto comem um pão.

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!! Vamos tomar um café, nem sempre é apenas tomar café!! Beijus,

      Excluir
  34. Oi Luma,andei meio sumida,coisas de tempo,rs.
    Amei o provérbio,uma ideia sozinha é só uma ideia,mas uma ideia compartilhada pode ser o começo de algo grandioso e enriquecedor para ambas as partes.
    Um ótimo final de semana,abraço,=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Suu! Uma ideia guardada pode ser esquecida, abodrecida ou até mesmo enterrada com nós. Para que termos ideias se não passamos para a frente? Um ótimo fim de semana para você também!! Beijus,

      Excluir
  35. Luminha querida,
    Eu aqui no meu trabalho fazendo pesquisas para um curso que estou elaborando e vim cair no Luz de Luma. Fiquei alegre! Foi como encontrar uma amiga num local inusitado, quando menos se espera. :)

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor