Receita de Sustentabilidade

cristalino
Separe 7 mil hectares de floresta amazônica primária - o equivalente a 7 mil campos de futebol - e os transforme numa Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Dentro desse refúgio no sul da Amazônia, numa região que guarda 1/3 de todas as espécies existentes de aves do Brasil, conserve 30 quilômetros de trilhas para serem usadas na observação de pássaros, mamíferos, borboletas e orquídeas.

cristalino
Também construa uma torre de 50 metros de altura, de onde seja possível observar aves desde o solo até a copa das árvores. Amarre um deque flutuante à beira do Rio Cristalino - de tal nome por suas águas transparentes - para curtir a natureza, usar de base para um mergulho ou sair para remar em caiaques, em meio à Amazônia do norte do Mato Grosso. Mas não se esqueça: tudo é feito de forma a preservar a flora e a fauna. Caso alguma trilha, por exemplo, fique demasiadamente utilizada, ela é abandonada para que se regenere.

cristalino
Para hospedar os ecoturistas - ou pesquisadores e ornitólogos - construa um lodge para 48 pessoas e nos bangalôs não instale televisão, frigobar ou ar-condicionado - em vez disso, utilize o máximo que puder da luz natural para iluminar e aquecer o ambiente.

cristalino
Implemente um sistema de purificação da água utilizada no banho, mande o lixo orgânico para compostagem e encaminhe o reciclável para um destino sustentável, na cidade mais próxima: Alta Floresta (MT), a 30 minutos de barco mais 42 quilômetros de 4x4.

cristalino
Quando sair de barco com seus hóspedes, só utilize o motor rio acima. Na volta, desça remando. Para abastecer a despensa do hotel, compre alimentos produzidos na região, sirva numa mesa coletiva refeições à base de, principalmente, peixe local, e empregue e treine pessoas da comunidade em seu negócio.

cristalino
A mineira Vitória da Riva - desde 1992 à frente do Hotel de Selva Cristalino - seguiu tão à risca as regras acima, que no final de 2008 levou o prêmio Salvadores do Mundo, categoria preservação ambiental, da conceituada revista inglesa de turismo Condé Nast Traveler - título dividido com o Vail Resorts, dos EUA.


Você não precisa ir para o outro lado do mundo para se sentir integrado à natureza. Entre Tailândia e Brasil, fico por aqui. Acha que estou exagerando? Conheça melhor o Brasil e depois conversamos.

Este post faz parte da "Teia Ambiental" que acontece na blogosfera todo dia 07 de cada mês e tem como tema, o Meio Ambiente; desenvolvido por cada participante livremente.

Em tempo: Gostaria de pedir aos amigos e leitores do "Luz de Luma, um voto de confiança para a Banda Janx. Se eles forem escolhidos pelo público, dividirão o palco no Rock n'troll com a Banda Black Drawning Chalks. Acesse o link para votar - basta assinalar e se o voto não for automaticamente, aperte "enter" no teclado. Seu voto é muito importante.

75 comentários :

  1. Muito interessante esse post sobre sustentabilidade. Sempre aprendo algo.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. Qual Tailândia , qual jamaica, qual Haiti!
    Eu fici sim por aqui!
    Olha Luma, minha irmã, deu um passeio de cerca de um mês, entrou no pantanal (ou Amazónia?), andou no meio desse arvoredo lindo, navegou pelos rios, dormiu no emaranhado da floresta e veio FELIZ! Lindas essas imagens que muito conhecemos por aqui. Brasil tem Tudo! Pena eu destestar viagens tão longas. Mas já estive mais longe!
    Uma postagem extraordinária!
    BFS
    BJIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem vai para esses recantos do Brasil volta encantado. Já os que preferem a comodidade da modernidade, não sabe o que está perdendo. Acho que ainda estão com o filme de Indiana Jones ou Aventura na África na cabeça :)
      Estar em contato com a natureza faz o homem se sentir parte dela e à partir disso, começa a se preocupar realmente com o meio-ambiente. Beijus,

      Excluir
  3. Anônimo20:22

    Oi, Luma, adorei sua postagem, com dicas práticas e inovadoras sobre sustentabilidade. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Só sei que vc é uma moça linda, inteligente demais e com uma história de vida incomum... Mas "só" saber isso não me impede de preferir... Adoro este seu lado "verde", porque vx é uma pessoa influente e isso conta muito, o lado verde agradece :)

    Ah, obrigada Luma! Vou comemorar :)

    Beijo e bom resto de fim de semana.

    Ah, e que post linnnnndo!

    Michelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tem muita gente com história de vida similar a minha... ;) Sabe Mi, depois que a gente "vê" tanta coisa na vida, passa a se interessar somente por aquilo que realmente faz a diferença. Acho que é isso! Meu lado verde é musgo! :) Beijus,

      Excluir
  5. Escrevi agora no blog da Norma, se pudesse conheceria nosso Brasil lindo ,adorei Luma!
    bjs e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois vou no blogue da Norma ler sua matéria. Eu amo o Brasil! Beijus,

      Excluir
  6. Isso existe mesmo?
    É o paraíso...
    Se tiver oportunidade, vou ver isso ao vivo e a cores...
    Luma, minha querida amiga, tem um bom domingo e uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim e é mesmo um paraíso terrestre. Não espere a oportunidade aparecer, crie uma, pois valerá a pena!! Beijus,

      Excluir
  7. Que lindo é o nosso Brasil... Temos que aproveitar e saber aproveitar estas belezas. Eu acredito que é possível o desenvolvimento sustentável, o turismo, tudo depende da EDUCAÇÃO. Um beijo e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasil lindo, lindo, lindo... pena que tem uma parcela da população que faz o desserviço de deseducar a população. Ainda veremos um Brasil Anil!! Beijus,

      Excluir
  8. Luma, exemplo perfeito de sustentabilidade! Na época do Rio+20 li tanta besteira, coisa de gente que desconhece o conceito. Você fez uma descrição de paraíso, iniciativas como essa mostram que, sim, é possível!

    Respondi suas perguntas lá no blog, vou reproduzir aqui:
    Luma, você pode fazer essa conserva do jeito que mostrei aqui, serve para todo tipo de pimenta. Minha conserva está com 3 semanas, mas vai durar bem mais. Fechadas, as conservas duram meses, você pode fazer vários potes e ir usando aos poucos. Se você gosta de usar pimenta picada na comida, pode também congelá-las, ficam perfeitas por meses! Para conservas mais elaboradas, dá uma olhada no tópico de Conservas do Pimentas.org, tem muita receita por lá.
    As pimentas devem "chamar" os mosquitinhos, como algumas frutas, é bônus, rss.

    Sobre o aplicativo do Facebook, dá uma certa insegurança quando eles pedem acesso aos dados, mas isso é até padrão dos aplicativos, difícil um que não peça. Realmente para participar é preciso permitir. Eu nem me abalo mais com isso, saio permitindo, rs, mas fica a seu critério. O sorteie.me é o app mais conhecido de sorteios no Twitter e Facebook, considero confiável :)

    Beijo, ótimo domingo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, a mídia focou somente os pontos negativos e esqueceu que mostrando os positivos, incentiva a população a adotar medidas sustentáveis. Vamos reclamar, mas não vamos avacalhar! Se houvesse um evento como a Rio+20 na Dinamarca, por exemplo, com os mesmos resultados, estariam vamgloriando as iniciativas dos governos em participar e se mostrarem favoráveis ao evento. Nelson Mandela já dizia que, quando há conversação entre líderes mundiais, barreiras de fronteiras são derrubadas e assim poderão todos agir por um bem comum..
      Os mosquitinhos... desconfiei de uma plantinha que tenho na cozinha e já sumi com ela. DAqui a pouco vou no seu blogue saber do aplicativo.
      Beijus,

      Excluir
  9. Oi Luma!
    Maravilhoso o seu post! Pena não haver um incentivo´para o brasileiro conhecer o seu país, o turismo aqui é muito caro.
    Lindas imagens!
    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Valéria!!
      Sobre o valor pago, acho bastante relativo. Caro mesmo são os hotéis.
      Beijus,

      Excluir
  10. Luma, eu já tinha lido ou assistido sobre este hotel ecologico.
    Já que existe para agradar os curiosos que desejam ter contato imediato com a natureza, que seja de maneira saudavel, inteligente e dentro do conceito de sustentabilidade. Parece ser uma experiencia incrivel e agradavel. E, com certeza, temos lugares maravilhosos no Brasil. Uma pena que voos domesticos e hospedagens sejam tao caros para nós (e estrangeiros tambem...) que acabam estimulando os turistas escolherem outros países.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amreco, depois indica a matéria que viu sobre o hotel para mim. Gostaria de ler mais sobre esse maravilhoso hotel que muito me encantou. Existem mais novidades que não coloquei no post para não ficar sofrível para o leitor do luz. Mas para quem procura dicas de turismo espero convencer a conhecer o lugar.
      Acho que o turismo no Brasil já foi mais caro, a única coisa que pega são os preços dos hotéis. Mas parece que o governo já está caindo de boca nessa questão.
      Beijus,

      Excluir
  11. aquele dito bem velho de que embaixo dos nossos [e narizes?] há tanto que a gente nem percebe... bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!! Só damos valor quando não temos... beijus,

      Excluir
  12. É dessa sustentabilidade que o planeta todo precisa. Parabéns pelo post que adorei e um local que adoraria conhecer.

    Olha lá filhota linda, até daria o meu voto à Banda Janx mas não ando no Facebook (o link vai lá ao registo) e nem quero andar, não haverá outra forma?

    Beijos e boa semana (eu vou de férias em prisão domiciliária loll porque isto de ser avó tem muito que se lhe diga)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Educação ambiental é o que todos precisam!
      Uma peninha que não consiga acessar a página. Tem que ter perfil no facebook...
      Ser avó tem suas vantagens... Você ama e quando se cansa, vai para casa :)
      Beijus,

      Excluir
  13. Ta exagerando não, fia!
    O Brasil é lindíssimo.
    E essa receita de sustentabilidade
    é o que falta .
    Desejo uma semana de muita luz, flores,
    verde, céu, nuvens e paz no ♥.
    Beijos Lindinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho o meu país, o mais bonito!! Um show de cores até mesmo no inverno.
      Você me deu o paraíso!! Obrigada!!
      Beijus,

      Excluir
  14. Muito trabalho e beleza pura. Esse país tem que dar certo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. q tudo..mas como disse a Valéria, infelizmente, o turismo aqui é caro demais. é pra gringo!!!

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil somente hotéis são caros e para nós que vivemos no Estado mais caro do país, viajar para outro Estado, se torna até econômico :)
      Beijus,

      Excluir
  16. Amiga, este fim-de-semana e esta semana que passou foi um pouco alucinante, mas estou lentamente voltando ao contacto com os blogs.

    Adorava estar aí, nesse paraíso sustentável! Maravilha o que estão fazendo!

    Muitos beijos
    Jorge Vicente

    ResponderExcluir
  17. poxa, que bacana, adorei saber que há um ligar assim aqui no nosso Brasil....abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe somente este, Ana!! Tem muitos empresários investindo em turismo sustentável!! Beijus,

      Excluir
  18. Anônimo01:10

    Oi Luma

    Um verdadeiro paraíso! Paraíso temos vários no Brasil, mas paraíso tratado como tal e com os cuidados que os paraísos merecem, são poucos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oy Luma, all I can say is -- sweet! Lovely!

    Beijus ;->

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank You! Do you think all this, because it is my friend!
      Beijus,

      Excluir
  20. Vontade de sair voando directa para este lugar de paraiso, rrsss


    Uma excelente semaan, menina.

    ResponderExcluir
  21. Oi Luma,
    este final-de-semana também optei por uma receita assim. Porém, cá dentro de Portugal.
    O eco-turismo ou turismo-rural tem em atenção a ecologia. Usa produtos organicos, refeições com produtos locais...
    É ir de férias mas respeitar a natureza. Preocupar-se em causar o menor impacto ambiental possivel.
    Inclusive amo acampar, fazer caminhadas, tomar banho em cachoeira. Mas me incomodou algo que vi no Domingo, umas senhoras na praia fluvial colocando creme solar e depois se banhando naquela água maravilhosa. Claro que a água ficou com a gordura tipica dos filtros solares. Faz sentido? Para mim não faz.
    Beijo verde ao natural, para você.
    Rute

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Rute!! Atualmente nem faz sentido ficar exposta ao sol pois sabemos os males que ele causa quando tomado em demasiado. Antigamente o povo tomava sol em excesso, pois não sabiam do perigo. Beijus,

      Excluir
  22. Querida Luma...

    O Brasil realmente é um pais abençoado.
    Temos tudo isso... a linda Floresta Amazonia, um pedaço do paraiso ao nosso alcance...

    Pena que o Bicho Homem só da valor as coisas que tyem depois que as perde...
    Vamos cuidar da nossa floresta.....pulmão do mundo..

    Amei te bjinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O consumismo só leva o homem a repensar a vida na velhice, pois antes disso, as alegrias encontradas nas futilidades já não fazem mais sentido. O novo sentido é estar em paz consigo e com tudo que lhe rodeia. Será preciso um bom ar para respirar, se quiser respirar bem. Uma boa comida se quiser ter saúde e um ambiente ideal se quiser viver mais anos. A vida ensina! Beijus,

      Excluir
  23. Oi, Luma!

    Interessante demais este artigo. Pois é, se cada um faz a sua parte, e tem consciência do seu dever, o grande prêmio já é salvar o planeta, nossa casa.
    O Brasil é belíssimo, o que torna, penso eu, mais inviável o turismo, é que aqui tudo é muito caro.

    Grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Socorro, acho que devemos repensar o que é caro para podermos usufruir do melhor. Não há necessidade de ir para um hotel luxuoso e pagar por um quarto que muitas vezes não vamos usar. Acho que economizar é uma atitude sustentável. Temos que colocar um freio no mundo e recomeçar. Se isso acontecer, os hotéis perderão clientes e revisarão a questão do preço. Enquanto existir procura, eles não vão abaixar. Então o boicote é a melhor saída, já que no Brasil as agências não usam tabelas para determinar e limitar preços de hospedagens. Beijus,

      Excluir
  24. Quer lugar mais lindo que o Brasil? Só nos resta mesmo fazer de tudo para preservar tamanha beleza.

    Grande beijo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Podemos optar pelo turismo ecológico e fugir dos templos de consumo. Acho que começa por aí. Beijus,

      Excluir
  25. Luma, nunca estive em Alta Floresta, mas tenho amigos que residem lá. Ela é bióloga e todo animal apreendido na cidade é levado para ela. Tamanduás, ariranhas, preguiças, e até uma sucuri, entre muitos outros. Depois de cuidados, são soltos no fundo do quintal para que retornem ao seu habitat. O fundo do quintal, coincidentemente, já é a floresta amazônica. Numa ocasião de chuvas fortes e enchente, os jacarés, juntamente com as águas, chegaram à porta de sua cozinha. Ela, assim como o marido e os filhos, é ecologista responsável e grande defensora da natureza. Essa região toda é muito bonita e é Brasil. Nós temos, sim, muito que ver em nosso país.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que trabalho bonito desse casal!! Estão de parabéns!!
      Se tiver oportunidade, faça uma visita para eles. Não vai se arrepender!!
      Beijus,

      Excluir
  26. Nosso pais é maravlhoso e nossa gente então nem se fala!

    ResponderExcluir
  27. Nossa...é muito, mas muito bonito! De cair o queixo...e a ideia é ótima!

    []s

    ResponderExcluir
  28. UAU !!!
    De ficar extasiado !!
    Que lugar mágico e imagino o quanto é lindo !!

    E #vergonha, não conhecia mesmo... obrigada por mostrar...

    Bjus 1000 querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vergonha por quê? Sempre é tempo de ir conhecer :) Beijus,

      Excluir
  29. Uau, muito show isso!
    Mas, sabe, Lumita, o problema todo de viajar pelo Brasil, além dos preços inviáveis, é também a infra-estrutura que não tem e a gente acaba se cansando, irritando e vendo que tanta beleza ainda continua inatingível.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse hotel tem uma infra-estrutura muito boa e existem vários como ele. No Brasil ainda é complicado sair de carro, sem lenço e sem documento... muitas estradas ruins e desertas, lugares que rodamos, rodamos e sequer encontramos um posto de gasolina, muitas vezes sem restaurantes ou mecânicos. Uma aventura!! Beijus,

      Excluir
  30. Bom dia Luma!

    Já vi filmagem deste rio Cristalino, é lindo! A sustentabilidade é possível, porém não é fácil, por este e outros motivos é que o nosso planetinha anda "capenga", não existe por exemplo uma política de reciclagem de lixo em minha região, posso até separar, ou reutilizar, mas quando o lixo chega no aterro é todo misturado. É mais barato ir para Europa do que passar duas semanas no Jalapão - TO, e por aí vai...

    Maridão crítica muito os pais que manda os filhos p/ Disney sem conhecer o Brasil. Em minha região temos lugares belíssimos como algumas imagens que registrei em nosso novo blog "Bico do Papagaio - Olhares e Perspectivas", porém me preocupa muito a forma de como no futuro isto será explorado ou potencializado pelo homem. Sabemos que hoje o Estado virou uma indústria de UHE, e que vem impactando não somente o meio ambiente, mas culturas e histórias que vão ficando embaixo das águas... Desculpe o desabafo Luma! Sua postagem é um belo exemplo de que nem tudo está perdido...

    Tenha um ótimo dia!

    Beijooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente... mas como faziam no passado? O que os administradores locais dizem sobre isso quando são cobrados. Fiquei muito chateada em saber que o Incra é o maior devastador da nossa floresta - estou citando isso porque por causa dos assentamentos as matas são derrubadas e também por conta do bicho homem, o governo toma atitudes sem pensar no meio ambiente. Que adianta dar de morar sem que o bicho homem tenha como viver respeitando o meio-ambiente? Beijus,

      Excluir
  31. Correção: O Estado não citado é o Tocantins.

    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você citou sim! "Jalapão - TO"
      + Beijus,

      Excluir
  32. Bom dia,Luma!!!

    Bela participação!!!Fico me perguntando...temos tantas informações, temos meios de mudar, o que falta para o ser humano se dar conta de que para ter um futuro melhor no nosso planeta é fundamental viver de forma sustentável?!!
    Ainda vemos tanto desperdício...e a maioria das atitudes para preservar são simples!!!Quemnão pode separar o lixo?Consumir só o necessário?Dar preferência para as empresas que primam em ser sustentáveis????! Estas e outras pequenas medidas já podem fazer a diferença...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ser humano quer comodidade, quer encontrar pronto e daí, ao invés de cobrar das administrações públicas, aquilo que é seu direito, cruza os braços. Mais ou menos isso. A mulherada tem que fazer panelaço em frente das prefeituras e chamar a atenção da população para aquilo que é necessário para viver dignamente. As mulheres tem essa força. Você já imaginou um homem iniciando um panelaço? Beijus,

      Excluir
  33. Querida Luma,
    Seus posts são sempre muito importantes e relevantes e eles sempre aumentam o meu conhecimento.
    Tantos lugares maravilhosos para conhecer neste nosso país!
    Uma ótima semana!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sônia!! Muito me alegra um elogio vindo de você pois sei que é eterna defensora da natureza e já escolheu o seu paraíso para viver, dentre tantos nesse nosso país imenso! Beijus,

      Excluir
  34. Que achado, Luma.Vc tem toda razão, há inúmeros paraísos em recantos ainda pouco conhecidos deste nosso Brasil.E esta parceria feliz entre empreendimento hoteleiro e respeito á natureza está crescendo cada vez mais, ainda bem.
    A comprovação de que é possível progresso com sustentabilidade está deixando os céticos de boca fechada.
    Uma lindeza esta tua participação.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as administrações desses incentivos para esses empresários sustentáveis, eles se animariam a ir para uma região. Levariam muito mais que preservação ambiental, pois empregariam habitantes levando renda e qualidade de vida para a população. No interior do Brasil, muitos chefes de família não recebem um salário mínimo no final do mês, pois não há emprego ou modo de subsistência. Pelo menos a bolsa família cumpre o seu papel nesses locais, o que não concordo nos grandes centros. Obrigada!! Beijus,

      Excluir
  35. Que lugar maravilhoso... Poder preservar um paraíso desse é bom demais. E concordo que não precisamos ir muito longe não. Esses dias encontrei uma pousada aqui pertinho da Serra que é um sonho... Ainda vou pra lá pra recarregar minhas energias :)

    Ah, já votei na banda, boa sorte pra eles!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pertinho? Isso é bom!! Não indo muito longe para passear tem seu jeitinho sustentável de ser!! :) Beijus,

      Excluir
  36. Onde eu assino? O Brasil tem recantos maravilhosos.
    Quanto à banda, esqueci de te contar que a banda que meu filho tocava (anos atrás), também foi selecionada para tocar na abertura de uma banda inglesa (esqueci o nome) na Barra. Foi uma experiência muito bacana.
    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gina, sou a favor de primeiro conhecer o Brasil para depois se enveredar pelo mundo. Muitos brasileiros que moram fora do Brasil conhecem menos o Brasil que muitos estrangeiros que veem aqui apenas turistar.
      Uma notícia incentivadora!! Vou mostrar seu comentário para o pessoal da Janx! :) Obrigada, cosquerídia!!
      Beijus,

      Excluir
  37. Fica esquecido o viés econômico. Quanto foi investido para preservar essa imensidão de terras.Vários de nós gostariam de salvar reservas naturais, mas cadê $$$ para isso?

    ResponderExcluir
  38. Oi Luma! Quero ir lá! Vou procurar esse resort. Passei uma semana em Belem e Marajó e quero ver mais da Amazonia. Bj.

    ResponderExcluir
  39. Nossa Luma, que lindo!
    Deve ser ótimo ir lá!!!

    bj

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor