Happy b'day Charles Dickens
Esse homem viveu na Londres vitoriana e assombrou várias mentes e inspirou vários escritores. Seu trabalho transcende seu tempo, língua, cultura e continua a ter enorme influência contemporânea em todo o mundo; seus escritos continuam a inspirar o cinema, TV, arte, literatura, artistas e universidades.
Você ainda não conhece Charles Dickens? Eu ia escrever um texto, mas com as comemorações do bicentenário, muitos textos bons estão sendo publicados na web e achei por demais ser repetitiva e já que posso destacar aqueles que mais gostei, indico a leitura de quatro textos de um único blogue - o "Pra Ler" é um blogue que se transformou em programa de rádio sobre literatura voltado para o público jovem e apresenta sua programação na Rádio UFMG Educativa toda quinta-feira, às 16h15.
- 200 anos de Charles Dickens
- 200 anos de Dickens: autor é homenageado pelo Google
- A obra de Charles Dickens
- Um conto de Natal
Uma curiosidade: Charles Dickens tinha bastante interesse na decoração de interiores das suas casas, como também das áreas ao redor em que viveu. Veja imagens.
Para pensar, um trecho do livro "Grandes Esperanças"
"Neste mundo nunca somos mais bem enganados do que por nós mesmos. Que aceitemos de outros, ingenuamente, uma moeda falsa, já é bastante inconcebível à luz do bom senso; mas que em perfeito conhecimento de causa tomemos por dinheiro bom as moedas falsas fabricadas por nós mesmos, é sem dúvida um fenômeno psicológico dos mais curiosos! Se um amável desconhecido, sob pretextos de pôr em segurança o nosso dinheiro, consegue que lho demos, e nos fornece como garantia um punhado de cascas de nozes, certamente ficaremos muito surpreendidos quando vimos que fomos ludibriados. No entanto, o que é uma falcatrua em comparação com o que fazemos quando guardamos cascas de nozes como se fossem moedas de ouro?"
Oie querida! ;)
ResponderExcluirE o Google tb está nessa comemoração, muito bom o seu post e homenagem!
Beijo, beijoooo
She
Luma, que bom você proporcionar um conhecimento a muitos.
ResponderExcluirEu conhecia o grande nome, mas seguindo suas pegadas vou ler alguns textos.
Agradeço.
Tudo de bom.
Xeros
Muito boa apresentação Luma. Vou postar seu texto escolhido no face tá. Porei méritos ao blog tá? bj
ResponderExcluirLuma, ando sem tempo de comentar em todos os blogs. Mas sempre por aqui, ta? ;)
ResponderExcluirAdorei saber mais sobre esse assunto. Vou ler os textos indicados.
Beijos
Boa tarde Luma!
ResponderExcluirNão sabia da data... Mas as obras, já li algumas,e assisti alguns filmes. É um escritor excepcional! Mas sobre o bom gosto p/ decoração não sabia também. Ele não faria feio em 2012... Tanto as obras quantos o bom gosto continua muito atual.
Beijooooooooooo
Ei Luma, valeu pela indicação do Pra Ler aqui no blog. O Charles Dickens é fantástico e merece todas as homenagens pela obra que ele deixou.
ResponderExcluirSe quiser ler mais sobre ele, nós produzimos mais dois posts especiais lá no site! Só passar lá e conferir
Vô continuar lendo algumas coisas aqui do seu blog porque estou curtindo. Obrigado pela indicação! =]
Nunca é demais divulgar a cultura e o Dickens faz parte dela.
ResponderExcluirbeijinhos
Verdinha
Nunca li nada sobre Charles Dickens, valeu as indicações!
ResponderExcluirExcelente o trecho do livro, adorei!
Bjos
Léia
Um dos meus autores prediletos de sempre! Aqui em Portugal há várias exposições e leituras dramatizadas, durante todo o mês.
ResponderExcluirBjs
Também gosto muito de Dickens, embora esteja longe de ter lido toda a sua obra. Homenagens merecidas, por esse mundo fora!
ResponderExcluirBeijocas e boas leituras!
Olá Luma,
ResponderExcluirPois é, o trecho que apresentaste é uma crítica belíssima a certos comportamentos sociais: o peculato, a ganância e a avareza. E lembra-nos os esquemas de Ponzi que enganaram tantos que se iludiram a pensar que poderiam investir pouco e ter altos retornos...in summa, o trecho é bem actual, não?
Beijoos e parabéns a esse sofisticado escritor, Charles Dickens!
Tenho o livro David Copperfield que é dele e que já li várias vezes, muito bom mesmo. Está na lista dos meus preferidos.
ResponderExcluirBeijinho...
Excelente recolha de informação e muito adequada.
ResponderExcluirBeijocas
Oi, Luma querida!
ResponderExcluirEstou afastada há tempos dos blogs, mas agora espero poder voltar.
Ouvi hoje sobre o Charles Dickens nos meios de comunicação. Vou agora seguir ps links que deste pra saber mais sobre ele.
Bjim, cosquirídia.
Eu li vários posts sobre Dickens hoje, mas a maioria de Portugal. rs
ResponderExcluirO seu é o primeiro brasileiro que leio a respeito. E como ando alheias ao mundo dos blogs nem pensei em escrever a respeito. Li muito o Dickens, mas não me atraíu. Não é um daqueles escritores que eu leria seguidas vezes como Austen ou Woolf. rs
bacio
Ola querida,
ResponderExcluirVoce escolheu um texto superrrr bom para "fazer propaganda" do Dickens. Nao vou te dizer que vou ler já por que seria uma mentira. Eu comprei o "teu " Ulisses. E ainda nao abri nem a primeira pagina. No entanto perco tempo com besteiraas por ai. Mas se nao tiver uma besteirinha, a vida fica muito dura...
Vou ler um dos blogs que voce esta indicando para ver se eu me animo. Dos maravilhosos eu so consegui encarar a Jane Austen. No mais sou meio fracasso para ler romances estrangeiros. Prefiro cronicas, coisas que acontecem ou aconteceram. Acho que li todos os livros de cronicas que Machado de Assis escreveu. Um fabuloso conhecedor da alma humana. Enfim, vou tentando. Um dia eu chego lá.
Super beijos!
Nao eram cronicas, eram contos de Machado de Assis. Adooooro pequenos contos tb....
ResponderExcluirBem lembrado, Luma. Estou às voltas com planejamentos para 2012 e esta é uma ideia bacana: incluir algo do Dickens para a molecada.
ResponderExcluirbeijo, menina
Um belo dia pra ti minha amiga querida, muita paz, muita poesia e muitas flores...beijos e beijos.
ResponderExcluirOi Luma,
ResponderExcluirque post mais rico, vasculhei todos os links.
Você não brinca em serviço, heim? Se é pra informar, vamos informar tudo, adorei!
Um beijo e obrigada pelas informações.
Olá,Luma!!
ResponderExcluirQue rico post!!!
Tenho grande admiração por Charles Dickens!
Beijos!!
Tudo de bom!
Luma!
ResponderExcluirJá li David Copperfield e Oliver Twist, são livros ótimos!
Ambos me levaram as lágrimas.
E eu não imaginava que o Dickens era tão velho até ver toda a mobilização do bicentenário...
=)
Grande Dickens, quero muito ler algo seu este ano, quem sabe consigo encontrar "Grandes Esperanças" por aí ;)
ResponderExcluirBeijos.
A LP & M fez um concurso de minicontos para homenageá-lo. 200 caracteres e tendo que colocar "200" ou "duzentos" no texto. Amanhã sai o resultado. Tô concorrendo.
ResponderExcluirBjs
Olá Luma,
ResponderExcluirAgradecendo a sua presença, para te dar um abraço.
E Dickens? Faz parte do imaginário das séries e livros que preenchiam mentes ainda menos poluídas!
Naquele tempo, apreciei. Hoje tenho saudades de como gostei...
bji
200 anos? Puxa!, longevo, não? :)
ResponderExcluir[Sabe que me assusta que muitos jovens nunca ouviram falar/leram/se interessaram em saber que foi?]
Lindo e oportunizando novos conhecimentos teu post. Lindo trecho! beijos,chica e tudo de bom!
ResponderExcluirLuma:
ResponderExcluirUm post que é um presente que vim descobrir hoje.
Obrigada!
Você sempre me surpreende.
Beijos.
Anny
Muito boa a divugacao. Gostei de conhecer um pouco mais. Bj
ResponderExcluirOi querida,
ResponderExcluirPreciso de um help rapidinho: voce nao tinhame dito que as estatiscas tem uma senha? Ha pouco gtempo conseguia ver sem precisar de senha. Agora troquei para o sistema antigo- por que os dados começaram a ficar um pouco restritas no sistema novo- pensando que ajudaria e piorou , dizem que com aquele endereço de -email nao posso acessar.
A partir de amanha, acho a Elaine ja vai pode r me ajudar. Mas hoje estou com isso. Se voce puder me dar uma força te agradeço muitissimo!!! Bjao
Eis aí um escritor que mereceu a fama! A influência dele realmente se faz sentir até hoje. Se não me engano, o escritor irlandês Colm Toibin, que lançou não faz muito tempo uma biografia romanceada (dizem que muito boa! quero ler, rsrs) do escritor norte-americano Henry James (autor, entre outros do "A Outra Volta do Parafuso") admitiu também ter sofrido influência de Dickens, em certa medida. Eu admiro Charles Dickens, contudo, achei o "Um Conto de duas Cidades" meio chato. Mas este livro é bem diferente do restante da obra dele, rsrs.
ResponderExcluirBeijoca e boa noite.
Olá Luma!!
ResponderExcluirDickens! Lembro que hoje quando acessei o Google e vi adorei a homenagem!
Dickens realmente foi um escritor como poucos..que soube registrar a realidade de uma época, a sociedade de uma época, com perfeição e de forma ficcional - tornou o real, ficção.
Admiro muitos dos contos dele, mas tenho carinho especial por Um Conto de Natal.
Lembra do desenho da Disney baseado nessa obra? É sensacional!
Obrigada por ter curtido o artigo que fiz sobre o 3D! Realmente eu não vejo nada de mais nessa tecnologia além de obter lucros para as produtoras..e aqueles óculos são terriveis de se usar! Já pensou pegar uma conjutivite??? Afinal..um monte de gente usa aquilo e duvido que é bem esterelizado u.u.
bjs
Luma, estudei Charles Dickens, na Faculdade, quando estudei Literatura Inglesa.
ResponderExcluirFoi uma matéria que estudei com muito empenho e onde obtive a mais alta classificação. Só posso, por isso, gostar.
Grata por tornar público o nome do grande escritor.
Beijo
Nina
Bela homenagem Luma.
ResponderExcluirBig Beijos
Ao longo da minha vida já li tanto de Dickens e a meu ver continua tão actual.
ResponderExcluirGostei e uma vez mais obrigado por tudo o que escreveste.
Um abraço deste Portugal tão gelado
Um belo dia pra ti minha amiga,,,beijos.
ResponderExcluirOI Luma,
ResponderExcluirLembro que li Dickens na adolescência, li Oliver Twist e David Copperfield, mas me lembro muito pouco da obra.
Preciso reler.
Beijos 1000 e uma 5ª-feira maravilhosa para vc.
www.gosto-disto.com
A obra que eu mais gosto dele é "Um Conto de Natal"! Linda demais!!
ResponderExcluirBeijinhos
Querida Luma, ótimo o post do Charles Dickens. Gostei também do trecho do livro "Grandes Esperanças".
ResponderExcluirPenso que você vai gostar de ler o livro "Auto-Engano", do filósofo, economista, escritor, Eduardo Giannetti, que gosto muito! A editora é a Companhia das Letras e indo ao blog da Companhia você pode ler informações sobre o livro. Link: http://www.blogdacompanhia.com.br/
Beijos e uma ótima semana.
Sonia.
Ah, eu amo Dickens . Meu livro preferido é Oliver Twist. Dickens é uns dos autores clássicos, podem passar os séculos, a alma humana permanece mesma e assim sempre haverá lugar para Dickens.
ResponderExcluirbjs
Deixou obra e isso basta para ser recordado.
ResponderExcluirPara além de escrever e decorar, (interiores), também soube "fazer" filhos. Parece-me que foram dez herdeiros directos e alguns outros, noutras paragens.
Vou tentar aparecer mais vezes se o coração me "autorizar.
Uma maldita arritmia tem-me arredado do que mais gosto de fazer.
Um abração.
Estou aqui novamente. Primeiro porque suas dicas são valiosas: páginas sobre Charles Dickens. Segundo porque sua referência "Grandes Esperanças" é perfeita e muito, muito real: como somos ingênuos. Acreditamos nas pessoas, em todas as pessoas. Terceiro porque sempre venho aqui. ;) Bjus!
ResponderExcluirObrigado pela visita e cometário. As dicas sobre Charles Dickens valeu.
ResponderExcluirBj
Que delícia esse post. Voltarei para ler todos os links.
ResponderExcluirUm dos livros mais lindos que lí dele, foi A loja de Antiguidades, que na época que ele escreveu, foi publicado como um folhetim, em um jornal. O livro causou uma comoção geral,até a rainha escreveu à ele pedindo que a personagem Nell parasse de sofrer. Esse livro, aborda situações tão presentes nos dias atuais, e foi escrito 1840/1841.
Un genio.
ResponderExcluirÓtimo post, não conheço muito a obra dele, vou pesquisar para saber mais. Obrigada por partilhar.
ResponderExcluirBeijos e uma linda semana.
Obrigado pela visita e cometário. As dicas sobre Charles Dickens valeu.
ResponderExcluirBj
Olá Luma,
ResponderExcluirPois é, o trecho que apresentaste é uma crítica belíssima a certos comportamentos sociais: o peculato, a ganância e a avareza. E lembra-nos os esquemas de Ponzi que enganaram tantos que se iludiram a pensar que poderiam investir pouco e ter altos retornos...in summa, o trecho é bem actual, não?
Beijoos e parabéns a esse sofisticado escritor, Charles Dickens!