Porque blogar é preciso

luzdelumaNos últimos dez anos, nunca fiquei tão ausente da blogosfera como no ano que passou. Na verdade, venho mudando o ritmo desde quando adotei o "Slow Blog" como forma saudável de blogar, conciliando com mais inteligência a internet com o resto do meu mundo. Assim as noções de educação e bem viver combinam com pequenas atitudes; como desligar o celular sempre que entro em recintos fechados e o uso parcimonioso do computador em casa. Meu tempo na web diminuiu drasticamente também por conta dos projetos que me levam a viajar sempre.

No próximo dia 26 de Janeiro é aniversário do blogue e não vou comemorar, porque mais uma vez estarei viajando. O que tenho que comemorar já faço no dia a dia do blogue e o prazer que ele me causa em consequência da convivência que tenho com algumas pessoas especiais e cativas. Pretendo continuar a escrever no blogue, mesmo desiludida que estou com a questão do plágio; esse me desanima, pois não há dia que me aborreça com essa questão e com gente que se acha no direito de copiar meus textos/imagens sem autorização e sem citar fonte. Realmente não me aborreço, quando percebo que o ato foi aplicado por algum "newbie", este invariavelmente tem uma conduta honesta ao reconhecer o erro. Muito me espantou recentemente, uma desculpa inédita da qual a pessoa por ser meu seguidor/lê o blogue pelo feed, sentiu-se no direito de copiar, sem reconhecer na postagem a minha autoria. Mais uma desculpa que vai para o rol do mau-caratismo entre blogueiros.

Não se sintam ofendidos quando escrevo "blogueiros", generalizando e ao mesmo tempo distinguindo uma classe. Ressaltei em virtude do velho pensamento de que blogueiros têm mais credibilidade do que jornalistas. A questão da moral vem de berço e aprendemos dentro da família ou da convivência com pessoas de bons princípios. Já a ética, é a moral colocada na prática.

"No passado tudo era combinado por um fio de bigode, mas hoje em dia não se pode confiar em ninguém".

Esta expressão, de uso comum, alerta para a problemática da falsidade nas relações sociais da sociedade atual. As mulheres dizem "Não se pode confiar em homem nenhum" e os homens dizem "As mulheres não são mais as mesmas". Os personagens podem ser invertidas, porque não existem comportamentos distintos entre os sexos: isso são coisas que colocaram na sua cabeça. Somos todos portadores dos mesmos sentimentos, em menor ou maior grau, por conta da convivência que me referi anteriormente.

Não quero ser arrogante ao dizer que a verdade e a falsidade não existem por si; não existe um objeto ou algo que seja o verdadeiro ou o falso. Assim não existe uma pessoa cem por cento correta como também, mesmo falsa, não será cem por cento falsa. Segundo Platão, a verdade é uma propriedade, uma qualidade do nosso pensamento e da nossa linguagem. O que quer dizer isso?

A verdade consiste na coerência, na concordância de nossas ideias e afirmações com a realidade a que nos referimos. Isto que Platão diz sobre a verdade lógica, podemos aplicar ao comportamento moral. Um comportamento é verdadeiro se for conforme o que prometemos ou que esteja de acordo com a obrigação moral. A falsidade, ao contrário é quando a nossa atitude não corresponde ao comportamento prometido ou devido.

Como nos fez ver Platão, ser verdadeiro é um atributo, uma qualidade do agir humano. Portanto, eu pergunto: A partir de qual critério é possível julgar o comportamento humano como valioso e apreciável?

Atitude. Por atos conhecemos mais as pessoas do que por palavras. Você blogueiro do bem, agregador, preocupado com o que acontece à sua volta, você preocupado com o que diz Anonymous... rs. Esqueça essa bondade que sente, seus sentimentos de nada valem se não os coloca em prática. Essa coisa sufocante que sente e que parece enegrecer seu peito, provocando tristeza e algumas vezes vazio, tem nome. Não é depressão ou falta de sentido na vida, mas sim de atitude. Você tem um blogue/twitter/facebook e se apressa em se inscrever em todas as mídias para quê? Apenas se distrair, ler piadas, notícias, contar para o mundo o que você sabe, tirando de dentro de si um pouco da clausura que sente na alma se relacionando com pessoas iguais/diferentes de você para "enriquecer" o seu intelecto, vaidade... ou seja lá quais forem os motivos que destina seus horários, se é para se divertir, trabalhar... matando o tempo, para depois reclamar da falta de tempo.

A sociedade é utilitarista na busca desenfreada pelo prazer. Assim, perde-se tempo nessa busca e se o prazer não chega, a frustração se instala. Quantas vezes você pensou em fechar as suas contas em blogues e redes sociais? Isso é sintoma.

Estamos muito parecidos com a cidade de Atenas da época de Sócrates, que denunciou a falsidade dos sofistas, por colocarem valores do útil, do prazer e da superioridade dos senhores como bem moral. Se Sócrates vivesse hoje, repetiria novamente: "Nem todo prazer é desejável". Da mesma forma que o poder e a utilidade, não são um bem só por si.

O prazer, a utilidade e o poder são valores humanos, mas devem estar em vista de uma finalidade maior. A busca do prazer pelo prazer, do poder pelo poder, da utilidade pela utilidade leva ao egoísmo. Aí está a raiz da falsidade do comportamento moral de nossa sociedade. A obrigação moral não pode estar fundada em meus próprios desejos, mas no bem de toda a sociedade.

Na moral, a obrigação para agir de determinada forma deve nascer da consciência do próprio indivíduo, mas voltado para o bem comum. Um motorista não tem nenhum mérito moral se obedece a um sinal de trânsito apenas para não ser multado. A determinação para agir de acordo com as regras deve surgir da interioridade do próprio sujeito. O indivíduo deve escolher livremente agir conforme o bem. Mas o que torna algo obrigatório não depende da vontade do sujeito; não é algo que ele inventa. As regras de convivência dependem de cada grupo social. Aí está o grande problema do nosso tempo, os interesses e valores sociais, ou do bem comum. A isso que chamamos egoísmo ético. Cada um pensa em agir de acordo com os interesses pessoais, realizando o que é bom e vantajoso para si.

4ª campanha rifa solidária
Convido você à participar da 4ª Campanha Rifa Solidária, promovida pela Luci Cardinelli, através do Blog Solidário. Nessa campanha, a ajuda vai para a Blogueira Carine Gimenez, moradora de Itaperuna que teve sua casa invadida pelas águas das chuvas. Ela está grávida de 9 meses deu à luz dia 18 e perdeu quase tudo.

"Palavras são boas, mas acompanhadas de gestos elas são poderosas"

caminhada arte literatura
O Prêmio Anu 2012, irá para a melhor iniciativa desenvolvida dentro das favelas e são 26 ações no Brasil que integram a premiação, cada iniciativa representando um Estado da Federação Brasileira e você pode votar em 3 melhores ações do Prêmio Anu para o Troféu Anu Preto.

Edgar BorgesUm dos projetos que escolhi para votar é do amigo Edgar Borges, do blogue Crônicas da Fronteira em parceria com o Coletivo Arteliteratura Caimbé. O Projeto Caminhada Arteliteratura é desenvolvido em comunidades indígenas de Roraima desde o ano passado, levando artistas e escritores que se apresentam, levando centenas de livros para a implantação de bibliotecas nas comunidades. O projeto foi escolhido como a melhor iniciativa social desenvolvida no Estado de Roraima.

A votação on-line vai até o dia 28 de janeiro e qualquer um pode fazê-lo, bastando um cadastro super rápido para simples confirmação de e-mail (identidade virtual). Vote e incentive o trabalho solidário!

Ponto LivroO Blogue "Ponto Livro" do Luciano A. Santos, completa 2 anos no dia 18 de Fevereiro e para comemorar serão sorteados 3 livros.
Participe!


Regina RozenbaumA Regina Rozenbaum pede para avisar que o seu "Divã" mudou de endereço para lhe dar mais conforto, pois estava com dificuldades de organização do blogue.

Quanto aos "bugs" do novo sistema de comentários, espero que o blogger tenha a sensatez de retirar o caminho que leva ao final dos comentários quando acessado o link permanente da postagem, corrigindo para o início da mesma. Também não gostei da retirada do link permanente de cada comentário, o que não diferencia um comentário do outro, colocando todos juntos em uma mesma sacola. Isso dificulta o acesso direto a um determinado comentário de uma postagem específica.

luzdelumaLuma Rosa em "Versos de Fogo"
Veja a entrevista.


Ainda não sei o dia que irei viajar, como também não sei quando irei voltar. Portanto não sei se postarei durante a semana, enfim...

Hasta la vista siempre!

*Desativando os threaded comments até o Blogger consertar os 'bugs'

80 comentários :

  1. Seu texto tem a profundidade necessária para nos fazer pensar... merece muitas releituras. Quanto ao aniversário, parabéns, minha amiga. Que o "Luz" tenha vida longa e sempre cantarolando "apesar de você, amanhã há de ser..." para as pedras no caminho. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Luma, minha ídala, gurua, luz no fim da web, parabéns e obrigada por tão bons textos sempre. E boa viagem.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Impossível dizer "Dá pra resumir?" quando passo por aqui rss Parabéns, Luma, e o título do post eu concordo plenamente! Bj

    ResponderExcluir
  4. poxa, realmente,você faz com que os leitores parem para pensar sobre todo esse contexto....abs e boa viagem

    ResponderExcluir
  5. Não sei porque, mas eu acho que o blogger tem mais um bug no Chrome... Vai saber!

    Bom, como bem disse o Josa JUnior, vc é uma das poucas pessoas que ainda valem apena ler na net. Ainda me lembro do meu ar embasbacado quando descobri seu blog, lá em 2005...afff Confesso que nem sempre tenho tempo de lê-la com calma, digerindo tudo que diz, mas quando posso descubro textos como este.

    Obrigada por participar da Rifa Solidária e divulgar. Eu acho que se pudermos fazer para um com a certeza que será feito, já é muito melhor do que campanhas enormes que não sabemos para onde vai o dinheiro.

    No mais, boa viagem.

    Te deixei um recado no face sobre a Lojinha tá?

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:29

    Introduza o seu comentário. Nunca reparei nesse convite expresso no box destinado a ele.
    Você citou o que Sócrates ou Platão recitariam e Ne lembrei da famosa carta de Paulo de Tarso a algum povo. Tudo me é pemitido, mas nem tudo me convém. Cabe também, não acha!
    Olha, sempre tive curiosidade de saber quem é a Luma que emite essa luz. Pelos textos se reconhece também uma pessoa, não é? Eu li a entrevista e fiquei surpreso por não gestar seus posts. Vou tentar parir instantaneamente e veremos se não sai um oitavo passageiro.
    Mulher executiva, literatura técnica, temos muito em comum, com a diferença que não sei lidar com o estresse.
    Bom trabalho, boa viagem e vida longa ao Luz de Luma Yes Party!
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Esse jeito egoísta de pensa apenas no seu bem-estar em bem característico do brasileiro. Por isso temos o país que temos; todo mundo acha que levar vantagem é bom, mesmo que isso prejudique milhões. Parabéns pelo aniversario do seu blog. E sinceramente não entendo como alguém pode copiar seus textos. Eles são quase pessoais. Esses que copiam devem ser idiotas.

    ResponderExcluir
  8. correção de pensar

    ResponderExcluir
  9. Boa viagem Luma!
    Vim agradecer mais uma vez, e dizer que estou na torcida por novas parcerias entre nós.
    Também gostei muito do nosso contato!
    E os curiosos são engraçados! rsrsrs
    Mas os plagiadores, são mesmo coisa triste de se ver...
    Agradeço o link que colocaou aqui nesta publicação, lá pra entrevista.
    Gostei destes anuncios, especialmente do Blogueiro Solidário, não conhecia. Vou visitar aos poucos os blogs indicados aqui, eu também entrei em "Slow Blog" ( adorei o termo! ) tenho visitado pouco, e não suporto esta máscara de troca de comentário... só comento e leio quem eu gosto, oras.


    Tudo de Bom pra você!

    Beju de Luz
    do William

    ResponderExcluir
  10. Bem que você faz. Blogar é preciso, viver ainda mais :)... a natureza deu certas medidas infames ao nosso pensamento, mas inevitáveis para nossa evolução: de certa forma, precisamos dessa gente que copia, daqueles que encontrarm no pronto um pensamento melhor do que o construido a partir de outras coisas prontas pensadas por outros, ou vividas por nós mesmos, e aprendidas enfim. Mesmo quando tudo era tratado no fio do bigode, havia o mau caratismo. Pena esses pais bigodudos terem dado gillettes demais aos seus filhhos... bom, tudo isso serve para que sua integridade, transparencia e a 'verdade' que melhor cabe na sua vida permaneçam inteiras, sensatas, dignas de compartilhar de qualquer forma, seja viajando muito a trabalho, ou simplesmente escrevendo! Jamais deixe que o prazer de fazer isto lhe impeça, uma vez que voce não deve fazê-lo para que outros copiem e/ou "simplesmente comentem", mas para que encontre-se sempre que preciso, e faça do seu viver aquilo que voce realmente precisar!
    Parabéns pela decada vivida aqui, sempre haverá mais para dizer, escrever... e viver :)

    cuide-se nas viagens, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Luma:
    Toda vez que leio sobre o assunto plágio, fico triste. Sabe, todos nós somos capazes de pensar e escrever sobre o que pensamos. Se ainda não sabemos, podemos usar citações. Qual é o problema?
    Pior é descobrir que foi feita uma cópia...

    Bom, então seu blog faz niver no dia 26. Parabéns! Estou sempre aqui para comentar, ler, aprender com você.
    Beijos.
    Anny

    ResponderExcluir
  12. Ah, concordo com você com tudo o que disse. Depois da morte da minha mãe, confesso que minhas horas na web aumentaram. Mas em compensação tiro proveito do período de navegação, divirto, mas uso muito também para estudo e trabalho. E vou dividindo com minha vida pacata.
    Mas é bem isso que escreveu. Gostei muito do texto.
    Boa viagem e espero vê-la em breve!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Que o Luz continue iluminando meus pensamentos!

    Parabéns pelo blog, Luma!

    ResponderExcluir
  14. Pois é Luma, é preciso mesmo. As vezes me sinto um pouco cansado, mas me lembro de como na marioria do tempo é tão bom, e isso me faz prosseguir. Mas, também, não sofro com plágios, ainda estou escondido em meu canto.

    Muito obrigado pela divulgação da promoção lá no blog ;)

    Beijos e boa viagem.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo18:17

    Hasta la vista, Luma!

    :)

    ResponderExcluir
  16. Minha amada Luma,
    Entendi tudo
    Só não entendi tua fotinho do perfil. rsrs.
    Amanha devo estar resolvendo o meu problema do blog afffffff


    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Filosofia à parte, sempre fui meio desconfiado com essa tal tecnologia. Blogo pouco, telefono pouco e estou bem assim.
    Boa viagem sempre!, e parabéns pelo aniversário do blog.

    :)

    ResponderExcluir
  18. Oi Luma.Como vai voce?

    Concordo com o Allan.Tecnologia é as vezes uma coisa complexa e nao no ambito mecanico.

    Sempre leio o seu blog pra relaxar.Passa coisas boas mas sempre com um fundo pratico.Nao sou fantasioso e sonhador sempre, mas sou humano e o teu blog faz os sonhos serem produtivos.

    Postarei logo,logo sobre os herois brazucas II.Sei que voce gostou do post inicial.

    Vi outro dia uma postagem sua no brasilcomz. Assuntos complexos,viu?

    Beijao garota

    Druida-blog verdadeiraitalia

    ResponderExcluir
  19. Querida Luma,
    Tenho tentado deixar um comentário aqui mas só hoje consegui.

    Parabéns pelo aniversário do blog no dia 26! Desejo uma ótima viagem para você!

    PS: Me identifiquei com você quando você fala do Max, no seu comentário sobre a Flora. Não dá para esquecer mesmo... Eu até hoje não limpei umas manchas que ela deixou numa porta aqui em casa, e também as unhas dela estão marcando a porta que abre para o quintal, pois quando ela queria entrar ela raspava a porta...
    Flora e Max seriam bons amigos, tenho a certeza disso!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oi Luma,
    è de enorme importância teu artigo que provoca a reflexão sobre nós/atos e fatos na sociedade;que vivemos, a que foi estabelecida por algum vento tácito e a que devemos e podemos modificar.
    A tensão entre a verdade acontecida e a declarada é conforme registros, milenar.Creio que o consenso ou melhor, a fusão,ainda está longe de dar-se.Casos há que exceções são sabidas.Fica assim marcada a suma importância de reflexões como a que vc oferece, para que o tema não se torne invisível como muitas outras questões relevantes para uma vida pensada.
    Parabéns pela data.Vida longa ao Luz de Luma!

    E, te parafraseando, confirmo tuas palavras sobre o ritmo saudável de blogar.Sou meio-caloura nesta seara, mas tenho esta premissa desde que o Fractais foi criado.Equilíbrio é fundamental em tudo na vida.
    Agradeço tuas gentis visitas.
    Boa viagem!
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  21. Luma, desde já deixo meu beijo de felicidades e muitos anos mais por aqui, pelo niver, dia 26 desse blog.

    O resto? Tantas coisas importantes como sempre e todos nós podemos fazer um bom uso da internet, mandando o bem, semeando... beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  22. Parabéns por seu blog completar mais um ano. Seu texto é pleno de verdades e é preciso que as pessoas revejam, cada um, a sua própria maneira de agir nesse universo dos blogs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Eu já fui muito mais empolgada com o blog, mas agora perdi a vontade... Antes fazia como se fosse um diário mesmo mas parei de expor tanto minha vida assim. Principalmente porque não sei quem o lê!

    E plágio é a maior falta de respeito que pode existir por aqui. Tudo bem que é possível esquecer de dar os créditos uma vez, mas é tão chato isso... As pessoas deviam se conscientizar do que é melhor.

    Tem uma frase que eu gosto muito que diz que você sabe realmente como é uma pessoa pelo que ela faz quando ninguém está olhando... É difícil saber como julgar cada um. Mas caráter se tem ou não!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  24. Luma,faz tempo que eu "blogo" e gosto tanto disso,que apesar das épocas em que bate o desânimo,eu espero ele passar e volto a blogar!Espero que vc nunca desista do seu,pois ele é bom demais!Parabéns pelo aniversário do blog,ué...é quanto anos mesmo?Boa viagem!

    ResponderExcluir
  25. Luma, parabéns pelo niver do blogue. Eu sou leitora desde que conheci este mundo (4 anos), mas seu jeito de escrever me deixava tão maravilhada e tão abismada que tinha 'receio' de comentar.

    Esse negócio de plágio é o fim do mundo hein?

    Ei, adorei a foto nova, que quase completa a primeira. Eu identifico toda vez que vc deixa um pouquinho de vc e fotos por aqui (e que menina discreta, affff).

    Amei a entrevista no Versos de Fogo e comentei por lá.

    Boa viagem e super beijo!

    ResponderExcluir
  26. Oi minha querida! Parabééééééééééns! Ah nos 4 anos que tenho blog tanta coisa já mudou na blogosfera... E entre elas a que mais me irrita é essa mania que algumas pessoas têm de achar que o errado é o certo. Acho uma tremenda de uma sacanagem a gente bolar um post legal, juntar ideia, foto e texto e aí chega alguém e simplesmente copia e cola em seu próprio blog, minha nossa, confesso que fico louca. Tem gente que enxerga como um tipo de divulgação, eu confesso que não consigo ver assim não... A não ser que me peçam autorização. Pra variar seu post está riquíssimo e perfeito! Beijo, beijo! ;)
    She

    ResponderExcluir
  27. Luma

    Vou atrás do seu folego da escrita, caminhando de um tema ao outro coerentemente interligados.
    Penso que temos pessoas que fazem a diferença no blogosfera, cada um com valor diferenciado. Há dois anos e meio participo deste mundo e faço-o prazerosamente. Lamento, como vc, aqueles que usam de má fé, mas faz parte do ser humano, assim, aqui no virtual, como no real, procuro me aproximar cpm que me afino.
    Gosto sempre da sua visita.
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Tudo de bom que queria dizer, já disseram. Você É uma luz na blogosfera.
    Que seu blog permaneça "no ar" por muitos anos mais.
    Gosto muito de você, como ser humano.
    Boa viagem, bom regresso.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  29. Na verdade sempre que aqui venho fico a refletir nas suas palavras, nas suas ideias. Também não gosto dos anônimos, mas talvez porque a minha escrita não valha grande coisa nunca tive problemas.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  30. Anônimo23:18

    Ei Luma,

    não se preocupe com a ausência, sei como é estas coisas de driblar o tempo e os inúmeros afazeres, sua presença é esperada e queira em qualquer momento que puder ou vier. os braços estarão sempre abertos a festejar a sua chegada.

    Conheço o Português Rodrigo Leão, amo toda a sua obra, desde o que fez no Madredeus até as suas composições solo, gravou algumas com Adriana Calcanhoto também, Acho-o o maior músico da atualidade creio que um dia será reconhecido como tal, seu estilo clássico-moderno, as pesquisas que faz para compor, seu passeio por vários ritmos e sua criatividade musical são arrebatadoras. Lula Pena com sua voz rouca de fadista, cantando aquele tango não poderia criar melhor resultado, a junção dos dois faz aquele ser um dos mais belos vídeos que o YT exibe, sem exagero nisso, é o que acho.
    O responsável pelo Tango ter chegado atualmente até o Japão foi Paris, a primeira sociedade a ver o Tango como arte e trata-lo como tal, no início do século passado, a abertura criada pela arte moderna possibilitou isso e Paris é reverenciada como pólo de arte, se ela aprova o mundo corre atrás, né não? Sorte do Tango, sorte nossa que temos o prazer de conviver tão de perto com tão bela arte.

    Beijos querida e super grata pela visita.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo23:20

    hahaha adorei o titulo dado a você pela Vanessa: "luz no fim da web", quanta espirituosidade. Apoiadíssimo, Luma, concordo com ela.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo23:33

    Esqueci de agradecer "Cinema" Do Rodrigo leão que você deixou pra mim, adoro, muito obrigada, adorei o presente, parar para ouvi-la foi realmente um presente.

    Considerado o melhor disco lançado em 2004 pela critica americana, gosto muito do Alma Mater também, ah! tudo dele é bom.

    Desculpe Luma, música me empolga bastante, músico bom então, ischhh é assunto pra mais de metro.

    Errei ao digitar lá em cima, é :
    sei como "são" estas coisas e
    Sua presença é esperada e "querida"

    Agora vou de verdade, (ou melhor se lembrar de mais alguma coisa que quero te falar ainda sou capaz de voltar rsrs)

    Beijusssss

    ResponderExcluir
  33. Luma, bom... assim como voce, tambem participei menos no ultimo ano.

    Sobre usar a midia de maneira mais abrangente, procuro fazer isso, voce sabe, e tenho novas ideias na cabeça. Quero ver tempo para colocar em pratica...

    E falsidade... eu tenho amargado o que mencionou acima sobre comportamento de homens e mulheres (falsidade). Dói...

    Amiga, eu lhe desejo boa viagem e lhe aguardo. É sempre um prazer enorme voltar aqui.

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  34. Passando pra desejar uma 3ªF iluminada pra você!Viu o selo do coração amigo? Não vai participar? Por uma internet mais humana, e mais amor entre blogs! Leve o seu! Divulgue!Muito obrigada pelo carinho! Nunca lembre de me esquecer! Volta sempre que quiseres e/ou puderes!Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. Anônimo10:53

    Luma, adoro ler-te! Seus textos e suas palavras nos enche de sentimentos bons e nos deixa muita reflexão!
    Hoje, o que se torna mais triste é o plágio de ideias e de palavras, me entristece muito.
    Desejo que o blog sempre traga uma chuva de dádivas a você: muito afeto, paz, reconhecimento, amigos...
    Beijos cheio de paz.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  36. Anônimo12:56

    *
    Sem palavras para expressar seu texto! Faço as minhas as palavras de Bauru: "Seu texto tem a profundidade necessária para nos fazer pensar... merece muitas releituras."
    Não desista de suas coisinhas... seu blogue é um privilégio para quem o conhece. É fácil ler suas palavras. Acredito que não só eu, mas todos os seus leitores também diriam a mesma frase que um dia eu falei, e repito: Quem eu vou ler nas horas vagas? ;)
    E se por acaso for diferente, levarei comigo para sempre!

    Parabéns bloguinho! Parabéns Luma!

    Boa viagem! Deus te proteja!

    Abraço fraterno.


    "Quando o poder do amor superar o amor pelo poder, o mundo conhecerá a paz." (Jimi Hendrix)

    *

    ResponderExcluir
  37. Luma, querida!

    Faz tempo, eu sei! Mas somente hoje venho retribuir e agradecer pelo carinho em meu blog. Fiquei muito feliz com sua visita. Espero que volte. Espero-lhe, então!

    E sim, blogar é preciso.
    Sua escrita é belíssima.

    Beijo

    ResponderExcluir
  38. Anônimo14:20

    Excelente seu post. Se é para ser improdutivo o tempo virtual, de nada serve.

    Já a mudança nos comentários foi boa mas mal feita, sendo que deu bug. Espero que arrumem mas sem retirar o novo recurso de responder que gostei tanto.

    Beijinho...

    ResponderExcluir
  39. Anônimo16:03

    Duro esse post, mas tb muito bom. Nao sabia quevoce continuava sofrendo com as cópias. Quero saber como voce vê isso. Aquela vez da Sonia Sales foi uma coincidencia, digitei o texto e o nome dela e apareceu o texto com o mesmo titulo e outro autor, ridiculo. Mas se nao for assim tao explicito nao sei como é, e vai ver tb estou sendo copiada, o que muito vai me chatear tb.
    Espero que numa dessas viagens voce apareça por aqui pela minha rua sabe? Antes que eu pense que voce é um personagem lendario!
    Enfim querida,um beijo grande e parabens pelo seu blog tao maravilhoso que esta para completar mais um ano( numero 26 tem uma importancia enorme para mim como data- bom meus dois 26 nasceram em 26, minha avó morreu em 26, meu 2 casamento foi 26,3 nao por que eu quisesse essa data, mas era a que tinha. Taí teu blog tb tem importancia para mim e por isso- mais um 26.
    Um beijo
    Cam

    ResponderExcluir
  40. Querida Luma
    A questão do plágio também me desanimou muito o ano passado e cheguei a pensar em desativar o meu blog! So' não o fiz, pois para mim meu blog, as amizades que fiz me ajudaram muito a superar a dor da saudade quando sai do Brasil.
    Parabéns pelo aniversário do blog e tenha uma ótima viagem!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  41. Luma amaaada!
    Então vou adiantando meus PARABÉNS por esse espaço que aprendi a apreciar sem moderação rsrs. Obriagada por me ajudar na divulgação do novo url. Uma pequena correção: tive que mudar não por uma questão de "conforto", mas por conta de alguns aborrecimentos que nem vale a pena dividir...afff Já passou e continuamos lá no nosso divã.
    Beijuuss gratidão n.a.

    ResponderExcluir
  42. Vamos festejar os 500? Vem! Tô te esperando! Só falta você! Uma 4ªF iluminada e repleta de bênçãos! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  43. Luma, metade do mundo briga pela propriedade intelectual e a outra metade faz chacota, por quê? Essa metade que copia não quer que as leis sejam severas e os puna, somente isso! A internet é um mar de ações ilegais e cheguei a achar graça do amadorismo do seu seguidor e depois fui tomado de uma certa preocupação. Ele de certa forma tomou você como propriedade #medo ao te seguir e o que publica aqui é dele! Menina, se proteja porque os psicopatas estão soltos. l♥ve you.

    ResponderExcluir
  44. Olá Luma!
    Realmente senti a sua falta.
    Obrigada por ter passado lá por casa.

    Minha amiga, não podia estar mais de acordo consigo, embora não me tenha nunca apercebido de um plágio de algo que Eu tenha publicado, mas bem pode ter acontecido pois não tenho tempo nem pachorra para percorrer a Blogosfera à procura.
    No meu Blog, tudo o que não é meu está creditado e os autores avisados e de preferência espero a sua concordância.
    É como diz, é tudo uma questão de princípios que se têm ou não.

    Ando com vontade de dizer umas verdades que também me incomodam muitíssimo, mas não sei se deva relevar uma vez que parece ser "fobia" blogueira.
    Tenho centenas de visualizações diárias, tenho como mostrar isso e quem passa nada diz, estranho não??? Sei a que horas passaram e sei até quem são ...
    Parece-me que há muita gente que vai só "coscuvilhar" ou então ver se lê mais nas entrelinhas até de quem comenta.
    Acho doentio e desgosta-me este comportamento das pessoas. É assim como quem espreita atrás da cortina e não tem mais nada que fazer, nem uma vida própria.
    Triste, eu acho.

    Bem, um dia farei chegar o meu descontentamento ou não a estas pessoas, até lá vou evitando os seus Blogs esperando que a acção seja reciproca e acabe por ficar com verdadeiros seguidores, aqueles que vão porque gostam de ler o que se escreve, o fazem efectivamente e não deixam um comentário "tipo" em todo o lado...

    Quanto à frequência, entendo-a perfeitamente.
    Dependência NÃO!

    Beijo

    ResponderExcluir
  45. Luma
    Fico feliz de ter ido me visitar.
    Eu a acho uma moça muito inteligente. Tudo o que escreve tem fundamento para a nossa vida e para o social.
    com amizade e carinho de Monica

    ResponderExcluir
  46. Luma linda!
    Primeiro eu preciso dizer que quero ver fotos da sua casa e da tal mesinha. Deve ter ficado um escândalo de linda:)
    Agora sobre o texto, ele é perfeito.
    Blogar é preciso sim, mas com prazer e responsabilidade.
    Quando eu comecei a blogar, vim com sede, sem entender como isso funcionava e acabava sentindo mais ansiedade do que prazer. Ainda tenho muito o que aprender, mas o retorno que tenho me diz que estou no caminho certo.
    Parabéns para vc que sempre escreve divinamente e parabéns pelo blog. Que ele lhe traga mais e mais felicidades por muitos anos.
    Um beijo carinhosos e boa viagem.

    ResponderExcluir
  47. Estou na fase de repensar o meu uso da internet, tenho passado muito tempo frente a tela. Apesar de nao usa-la apenas para diversão e leituras ludicas, sei que posso diminuir sem prejuizo...
    Sabias palavras, a etica e a moral estao em falta por ai, mas de nada adianta criticar, nao é?

    ate mais!

    ResponderExcluir
  48. Muito obrigada pelas palavras gentis e carinhosas!Uma 5ªF iluminada e repleta de bênçãos! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  49. Oi, Luma!

    Hoje é o dia!!! Parabéns pelo blog e pela maneira cativante que tem ao abordar os temas das postagens. Lembro que nasci aqui e no início estava sempre aqui admirando esta página. Muito do que procurava escrever e organizar no layout do diário procurava me inspirar no que via aqui. Como uma menina vivia apor aqui passeando e na época minha net era "discada". Tão bom que era vir aqui, deixava o blog carregando para que eu pudesse olhar.

    Agora já não blogo mais com afinco e não tenho um lugar certo para ficar. Continuo blogando porque, por um lado gosto de me manifestar na web e por outro por não querer me perder de pessoas que são caras para mim as quais não poderia falar de outra maneira.

    Postagem com vários temas, alguns servem para meditar e outros dá para dar um pitaco.

    Quanto ao seguidor-copiador faço minhas as palavras de l♥ve... Todo cuidado é pouco.

    Sabe Luma, por vezes acho mesmo que escrevemos demais, gritamos muito e agimos menos... nos twitters e facebooks da vida posso notar isso... eu inclusa.

    Estou tentando falar menos e agir mais. Estou até caminhando mais e assim que tiver um tempo farei um post dando minha mão a palmatória sobre o fato do "perder peso".

    Coisa que jamais pensaria que teria que fazer por ter uma saúde perfeita em termos de exames de sangue e coração. Um dia a vida me mostrou que tinha que perder sim e mesmo eu não sendo adepta de açúcares e gorduras. Só não sei se farei a postagem no blogger ou wordpress. Tenho uma relação de amor pelas duas plataformas.

    Quanto a tua entrevista... foste confundida com a Luma de Oliveira...rs. Tempos atrás lembro de ter lido um comentário aqui, logo acima do meu onde um leitor se referia a ti como Luma de Oliveira...rs

    E ainda sobre a entrevista. Fotos? Para quê fotos, não é mesmo? Fotos andam por aí e todas ficam no tempo. Cada uma no seu tempo. O bom é saber da essência de quem escreve, pois essa ultrapassa e está fora do tempo.

    Beijos!

    PS: Agora inventaram a moda do chapéu. Eu adoro e já estou usando alguns. Pena que não gosto de postar foto na Web. Se posto, dá uma agonia e tiro.

    ResponderExcluir
  50. #aimeudeus... eu escrevo demais. Na próxima vou exercitar a arte da síntese. :)

    ResponderExcluir
  51. Boa Viagem, feliz postagem, feliz aniversário e continue exercendo a escrita para nos alimentar de ideias.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  52. Olá, parabéns pelo seu blog.
    Te convido a conhecer o meu,
    http://carmasepalavras.blogspot.com/

    ;)

    ResponderExcluir
  53. Anônimo19:32

    Luma

    tudo de bom aí, um beijinho pra você

    ResponderExcluir
  54. Passando pra desejar um ótimo sábado!Dá uma olhadinha lá no blog,tô participando de uma campanha e te convido a participar também, se quiseres, é claro, e/ou ajudar a divulgar! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  55. Oi Luma, tudo bem? Parabéns pela postagem.
    Eu não mudei nada no blog vc trasncreveu "Acho que instalou algum script, melhor colocar na html o target blank."

    Não é só vc, que disse não.
    Tenho amigos que estão postando como anonimos , por
    não estarem conseguindo.
    Estranho, vou ver o que posso fazer, obrigada por avisar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  56. QUERIDA LUMA AGRADEÇO A SUA VISITA, E DESEJO UMA SEMANA BEM LEGAL , UM ABRAÇO FRATERNO CELINA

    ResponderExcluir
  57. Olá Luma!
    Entendo bem a sua indignação e eu que no início postava 3 vezes por semana, agora o faço uma vez. Não tenho muitos de meus textos copiados, mas o meu perfil anda em tudo o que é fotolog e isso me irrita. Tem inclusive uma 'poeta' de Campinas que o faz descaradamente, apesar de minhas investidas. Mas acho que está certa e ainda continua com seu lado solidário bem em evidência.
    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  58. Parabéns o seu blog fala mtas verdades, seria mto bom se as pessoas começarem a pensar no que fazem :/

    Criação de Sites

    ResponderExcluir
  59. Fabuloso e sinceramente não sei mais o que dizer, excepto que eu também fiz anos no dia do teu blogue:)

    Plagiar é algo perverso que só mostra que neste mundo de cabos há de tudo, mas a CATEGORIA, HONESTIDADE E AUTENTICIDADE essas ninguém te tira.

    Como a vida é tão surpreendente...Carine Gimenez perdeu tudo pela "chuvas" e ganhou um bebé e há 36 anos atrás eu perdi tudo pela guerra civil, mas ganhei a minha filha e ao longo da vida sempre tive ajudas nas mil e uma batalhas que enfrentei. Desejo-lhe toda a sorte do mundo e faço minhas as tuas palavras "Palavras são boas, mas acompanhadas de gestos elas são poderosas".

    Força e até ao teu regresso!

    beijos

    ResponderExcluir
  60. Anônimo20:22

    lá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Fabrício e cheguei até vc através do Blog O Árabe. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir meu blog Narroterapia. Sabe como é, né? Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado. Além disso, sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. Estou me aprimorando, e com os comentários sinceros posso me nortear melhor. Divulgar não é tb nenhuma heresia, haja vista que no meio literário isso faz diferença na distribuição de um livro. Muitos autores divulgam seu trabalho até na televisão. Escrever é possível, divulgar é preciso! (rs) Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs

    Narroterapia:

    Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.

    Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.

    Abraços

    http://narroterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  61. Oi Luma,
    Acho que todos nós temos problemas com plágio aqui na net, mas vi um blog, que está parado no momento, o da Denise Egito, "Papo Calcinha", em que não se conseguia copiar o texto postado, nem as imagens. Como ela colocou aquilo em seu blog, eu gostaria muito de saber.
    Vou dar uma olhada na sua entrevista.
    Beijos 1000 e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  62. oi flor, vim agradecer e retribuir a visita...e é claro, conhecer seu cantinho.
    Agora vou xeretar mais um pouco.
    Que bom que gostou do meu cantinho, sempre tem novidades.

    bjus

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  63. Luz, querida

    Parabéns.Obrigada pelo carinho da visita. Seu texto é motivo de reflexão. Vou voltar e aguardar a sua volta.

    Beijusss

    ResponderExcluir
  64. Oi Luma
    Parabéns atrasado pelo aniversário do blog, sempre festivo e com excelentes mensagens.
    Concordo com o que diz sobre plágio, tão mais fácil linkar o autor daquilo que gostamos e queremos reproduzir!
    inexplicável a mentalidade de querer se fazer as custas do outro.
    um abraço e bons passeios e descanso.
    Vou a entrevista em "Versos de Fogo"
    fique bem,até a volta.

    ResponderExcluir
  65. Luma, apesar dos pesares, "blogar é preciso", independentemente das atitudes mais ou menos éticas que acarreta.
    Pessoalmente, sinto que cresci com esta atividade.
    Falta-me, porém, atingir a auto disciplina que já ganhaste.
    Essa é a minha próxima meta.
    beijo da Nina

    ResponderExcluir
  66. Olá,
    Passando pra desejar-lhe uma semana abençoada e comunicar que estou bem afastada da net...
    Meus blogs sumiram e tivemos que criar outros continuando os antigos...
    Uma enfermidade me pegou de supetão e me distanciou ainda mias daqui pois precisei estar hospitalizada e agora, em "liberdade condicional"... ( dias em Hospital e dias em casa, entre exames, diagnósticos e outros)...
    Assim que der, seguirei lendo seu post e me enriquecendo, como sempre.
    Bjs de paz e esperança

    ResponderExcluir
  67. Anônimo18:07

    Ainda esta viajando?
    Aproveite!!!
    Bjos,
    Cam

    ResponderExcluir
  68. Olá!
    Vim visitar-te e agradecer a tua visita. Gostei de passear por aqui e de ler-te! Vou voltar!

    Bj

    ResponderExcluir
  69. Olá! Teu blog é luz! Me explica uma coisa, vc disse que "Google Friends Connect" será desativado pelo Google no dia 1º de Março de 2012. Isto quer dizer que a gente vai perder todos os seguidores? Me apavorou agora... Ótima 4ªF! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  70. Oi Luma...
    Antes de tudo Parabéns pelo aniversário do Blogger Luz de Luma...Uma Boa Viagem e aguardo seu retorno...Adorei o post...
    Quanto a Liz...ela ainda não retornou meu email...mas asssim que eu tiver noticias eu te aviso...ok?
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  71. 10 anos de blogue?! Parabéns Luma! É realmente um marco. Mas senti um certo desânimo, e ou cansaço, não sei.
    A blogosfera reflecte aquilo que as pessoas são no mundo real ( embora muitas andem por aqui a fingir ser quem não são, mas acabam sempre descobertas!), por isso provas de falta de carácter não me espantam. Nem me tiram o sono. Abstraio-me dessas coisas, caso contrário, isso desgastar-me-ia imenso. E o meu blogue deixaria de fazer sentido.
    Com o tempo também aprendi a gerir o meu tempo por aqui, a vida real espera-me e exige-me!

    Boa viagem, e tudo de bom!
    Beijinhos

    P.S. Na receita de bolo de claras com crosta de canela, convém realmente usar açúcar amarelo; é mais húmido, e derrete melhor.

    ResponderExcluir
  72. Uma excelente reflexão ...como sempre! Parabéns pelo aniversário e tenha aderido ou não ao «Slow Blog» "Porque blogar é preciso" e Luz de Luma é um blog de referência da blogosferia lusófona muitoa nos de vida Yes Party! :)

    ResponderExcluir
  73. Luma, passei para retribuir a visita e fiquei chocada com a questão do plágio.
    Como você disse caráter vem de berço, ou se tem ou não. Minha amiga, não dê importância às pessoas que não conseguem ser criativas, precisam copiar, elas são dignas de pena. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  74. Adorei ler seu texto, em todas as suas vertentes!
    Uma pergunta? Como descobre o plágio??? Detesto desonestidade intelectual...Eu não faço a mínima ideia se alguém me "copia" sem citar a autoria!
    Bjo :)

    ResponderExcluir
  75. Primeiramente parabéns pelo aniversario do Blog! O Luz é um dos meus preferidos, mas também tenho estado um pouco afastada da blogosfera e tenho perdido muita coisas boa por aqui...
    Quanto ao plágio, realmente chateia muito, mas não deixa de ser uma forma de homenagem - afinal, se o cara de pau copiou foi porque gostou!!! (triste, hein?!)
    Boa viagem e volta logo!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  76. Querida

    "Nem todo prazer é desejável"...
    estou nisso e não abro... que serenidade nos dá à alma!!!

    Aproveito o ano eleitoreiro:

    Oi
    Estou convidando para seguirem o novo blog da Rosélia (Orvalho do Céu)
    Ela perdeu os blogs e está refazendo os mesmos com novos endereços.
    Obrigado por nos ajudar.

    http://poesia-espiritual.blogspot.com/
    http://espiritualviagem.blogspot.com/
    http://espiritualmaria.blogspot.com/
    http://espiritualmimo.blogspot.com/
    http://idade-espiritual.blogspot.com/

    Se puder repasse a seus amigos.
    Queremos que os blogs atinjam o mesmo número de seguidores.
    A Rosélia merece esse carinho de nossa parte.

    Agradeço de coração

    Sonia

    Bjm de paz e felicidade pro seu blog...
    P.S. Eu e Rute estamos esperando a sua resposta do dia 15 com muita esperança...

    ResponderExcluir
  77. Li o seu texto que me vai merecer
    uma profunda reflexão.
    Bj.Irene

    ResponderExcluir
  78. Querida Luma; adorei seu post e concordo com tudo.
    Independente de retorno, ou não, eu continuo postando, sempre que escrevo. Visito meus amigos sempre que o tempo me permite. Mas eles não saem da minha lembrança e do meu coração.
    Beijos

    ResponderExcluir
  79. Oi, Luma!

    A blogosfera é algo maravilhoso.
    Mas também pode nos fazer sofrer... e eu sei do que falo. Nossos espaços virtuais são feitos de uma silente e suave comunicação com o mundo. A base está na fidelidade e na honestidade. Nunca ouvimos a voz de quem nos visita, nem tampouco conhecemos o brilho de seu olhar. Encontramos pessoas doces e lindas. Mas há também os que se aproveitam das criações alheias. E sim, nem sempre o carinho que oferecemos é retribuído. A palavra é o nosso instrumento. É preciso envolvê-la com a mais pura e sedosa autenticidade. Plágio é invadir e violentar.

    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  80. Luma, vc é incrível! Putz, que belo post. Sabe qd dá uma invejinha por estar lendo algo que se desejaria ter escrito? Pois é :-)

    Cara, essa parada de plágio me deixa fula da vida. Ja aconteceu comigo e me deixou bem desmotivada mesmo viu? A pessoa se fazendo de santa, sabe? e me enganando descaradamente. Mt mt mt cara de pau, Luminha.

    Ahh, mas essas coisas realmente fazem parte desse lance de escrever, de compor, de cantar, pintar,enfim, acho tudo mt mau caratismo. E chateia mesmo, bastante.

    Um bj pra ti

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor