Pedido de desculpas e um até logo!

Girafa
imagem Hauptstadt Zoo

Quero pedir desculpas publicamente a todas as vendedoras de cartão de crédito, assinaturas de jornais e revistas, serviços adicionais de telefones, abertura de novas contas em bancos, caso tenha sido grosseira ou deselegante.

É que aos Sábados, às nove da manhã é um pouco cedo para atendê-las, porque esse é um dia que sobra na semana para se dormir um pouco mais. Já durante a semana, tornou-se corriqueiro o meu aborrecimento com a Via Fácil, que sempre liga insistentemente nos piores horários, todos os dias, não importa a resposta que você dê para eles.

Depois como são muitas as empresas usando deste expediente de venda pelo telefone sempre há coincidências. Sábado, o Citibank queria que eu abrisse uma conta, a Revista Época insistia que eu renovasse a minha assinatura antecipadamente, uma churrascaria convidava para um almoço do dia seguinte. Apresentavam grandes vantagens e nem sei qual era o serviço que o American Express estava oferecendo. Não consegui prestar atenção direito, tamanha era a sonolência.

O relógio marcou dez horas depois que atendi o último telefonema. Prudentemente despluguei o telefone (o que deveria ter feito antes de ir me deitar) e eis que, daí uns minutos toca o interfone. Era o porteiro dizendo que as ligações estavam congestionadas lá embaixo. Não me contive e atendi. Era a mesma moça do American Express que queria falar comigo, que deixou de dizer algo e o porteiro, muito zeloso, sem saber do que se tratava, achou por bem jogar a ligação para cima, via interfone.

Eu disse tudo que estava entalado. Meu Deux, logo eu! Acho que exagerei. Mas tenho certeza de que se lhe alguém lhe telefonasse às 8 horas da manhã de Sábado tentando lhe empurrar qualquer assinatura, faria o mesmo.

Nessas horas que penso em todas aquelas frases que nos imbutem efeitos, que a gente não sabe para o que servem.

O mundo pede um pouco mais de calma - Eu sei!

Quero voltar a ser criança e passear em outro Zoológico!

GirafaPara apalpar as intimidades do mundo é preciso saber: 
a) Que o esplendor da manhã não se abre com faca
b) O modo como as violetas preparam o dia para morrer
c) Por que é que as borboletas de tarjas vermelhas têm devoção por túmulos
d) Se o homem que toca de tarde sua existência num fagote, tem salvação
e) Que um rio que flui entre 2 jacintos carrega mais ternura que um rio que flui entre 2 lagartos
f) Como pegar na voz de um peixe
g) Qual o lado da noite que umedece primeiro.
etc
etc
etc
Desaprender 8 horas por dia ensina os princípios. (De Manoel de Barros, no poema "Uma didática da invenção")

“Onde quer que você esteja,
você sempre estará lá!”

Fiquem bem! Beijus,

61 comentários :

  1. Luma, não temos muito o que fazer para nos livrarmos dessas insuportáveis criaturas.

    Da minha parte, assim que identifico vendedores de qualquer coisa (não é difícil) digo: ela morreu semana passada, sinto muito. A pessoa fica tão sem graça, precisando sair do script e improvisando desculpas, o que é hilário.

    Beijinho solidário.

    ResponderExcluir
  2. Luma, isso é incrível.Eles acertam as piores horas. Não dá pra ter paciência!!!

    Um beijo, tudo de bom! chica

    ResponderExcluir
  3. "Um dia a casa caí..."
    "Isto acontece nas melhores famílias inglesas..."

    Luma, tento sempre ser educada na medida do possível, mas teve uma vez que o fulano ficou insistindo, deliguei o telefone na "lata"... Infelizmente é o trabalho deles!

    Uma ótima semana p/ vc!

    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  4. Sabe, Luma? Prefiro não me manifestar sobre o assunto... é um dos poucos que me esgotam a paciência. Mas o post está ótimo! :) Boa semana. :)

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10:53

    Fantastico! Amei o texto, penso igual, e faco igual. E a classe alta colocando a media contra a baixa.

    :-(

    Bjx

    Adorei o nao cortar a manha com uma foca.

    Bjx

    Roy

    ResponderExcluir
  6. Que sábado "premiado" hein!?
    Sábados melhores virão.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, querida
    Que cansaço só em ler o seu post!!!
    Desligo tudo... o sono é essencial...
    Bjs de paz e excelente semana nova.

    ResponderExcluir
  8. Luma você tem completa razão. A insistência está exagerada.
    É preciso muita paciência, o que não é fácil...

    ResponderExcluir
  9. Querida Luma, não se culpe. Os pobres funcionários estão trabalhando sim, mas já sabem que estão nos incomodando. Aqui em casa , meu filho resolve isso rapidamente. Ele nos mata, nos manda em viagem para "Paricida" à cavalo, nos manda em um cruzeiro por 30 dias e coisas assim. Mas quando está de ovo virado, manda tudo pra ponte que partiu. Eles irritam mesmo e você, moça educada, se sente mal. Nada disso, fez o que deveria!
    Sobre o poema, magnífico, gostaria de ter esta capacidade de escrever de Manoel de Barros. Um beijo e fique bem também!

    ResponderExcluir
  10. Luma,
    no quesito, delicadeza e elegância, vc está acima de qualquer suspeita!
    Agora, no quesito testar a paciencia dos outros, ligando insistentemente, e abusando do gerundismo e fazendo que não ouvem nossos protestos de não interesse, ah! isso, ou melhor, nisso ninguem supera os telefonistas de marketing.
    Perder a paciência, até Cristo perdeu, é, portanto humano, e faz bem para a saúde.
    descanse e fique tranquila.
    Um beijo, querida.

    ResponderExcluir
  11. Liz, sou eu:-)

    Meg

    ResponderExcluir
  12. Acho que eu devia fazer um post desse também, pq simplesmte não consigo mais ser gentil com essas pessoas que tentam me empurrar cartão goela a baixo, contas e derivativos e no sabado de manhã... Ah, mas francamente, me economizem!

    ResponderExcluir
  13. As vezes não tem jeito! A calma acaba mesmo!!! Principalmente nessas situações! Sábado dia de dormir pessoal querendo que eu assine revista?!?
    N entendi como é que o porteiro sabia q tinha ligação congestionada!
    Beijos saltitantes
    Boa semana

    ResponderExcluir
  14. Ainda não recebi nenhum telefonema pela manhã, mas a noite, quando já estou descansando, conversando com filhos e marido, deitada no sofá.... Como não ser grosseira? Olha que tenho tentado. São os novos tempos. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Pior que dá dó de destratar os pobres que só estão fazendo o trabalho deles. Culpados mesmo são as empresas que os obrigam a fazer esse tipo de serviço, poderia existir uma outra forma que não fosse tão incomoda. Realmente sábado de manhã é putafaltadesacanagem! (desculpa ai o bordão internético, não aguentei XD)

    ResponderExcluir
  16. Sabes Luma, tenho imensa pena desses jovens que para quase todos será o 1º emprego ou a única oportunidade que lhe surgiu nos tempos que correm) mas não sou incomodada porque pus o telefónico fixo com anonimato.

    Pelo telemóvel, quase sempre é chamada anónima e desligo de imediato.

    Gostei imenso!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  17. Anônimo17:54

    Luma!!!!

    Deve ser difícil mesmo. Aqui, temos uma campanhia no portão e as pessoas que são mais afoitas colam o dedo na campanhia nas horas mais inusitadas. e a minha campanhia ainda faz: bééééééééé...
    Já não tenho fone residencial para evitar transtornos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Luma!

    Menina até que você foi muito paciente, principalmente em se tratando de uma manhã de sábado! Eu detesto essas ligações, não atendo nem sob tortura - embora tenha dó das pessoas que estão do outro lado da linha - que trabalho ingrato !

    beijos querida e boa semana !

    ResponderExcluir
  19. Fala sério, Luma, eu também não aguento, fico pra morrer com este pessoal e às vezes temos que ser duros, afinal de contas isso é um desrespeito e uma invasão de privacidade.
    Quem quer comprar algo sai à procura, não é mesmo?
    adorei os versos do poeta M.de Barros.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  20. Luma querida, não se avexe não, eu acho muito mal educado alguém ligar a esta hora num sábado. Eu faria a mesma coisa.
    Eu sou meio grossa com eles, mas estou melhorando, porque não têm culpa, estão trabalhando, mas quando o sangue sobe faço a mesma coisa que você.
    Amei o Manoel de Barros, um de meus poetas preferidos.
    Beijosssssssssssssss e uma linda semana pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  21. Luma,

    Como são terríveis estes momentos, principalmente aos sábados, que para mim também é um dia sagrado para se dormir até um pouco mais tarde. De minha parte, tudo o que digo do momento em que acordo até duas horas depois tem de ser facilmente perdoado. Se for com telemarketing então.....te entendo muito bem.

    Grande beijo, e eboa semana.

    ResponderExcluir
  22. Sensacional Luma! Por isso é que deixo tudo desplugado até a hora DE LEVANTAR... e olha que não acordo antes das dez...manias de escritora que fica até as madrugas escrevinhando...tirei o telefone fixo do quarto e deixo o mundo pra lá...vai tudo esperar mesmo...nada que eu não possa fazer depois de tomar meu café...acho que a gente merece se fazer esse agrado, não acha, baby? Beijos mil,

    ResponderExcluir
  23. Luma estou apaixonada pela girafa olhando a janela!

    Aiii esse seu post é o resumo de toda a minha acidez.... nossa.... se eu contar a minha parte da historia!
    Exemplo:
    1) a (minha operadora) Claro me liga por 3 meses oferencedo vantagens e novo celular. Acabo cedendo à tentação e entro pelo cano. Só em casa que percebi que o telefone era ... usado! Perguntem se eu consegui troca-lo!!!!
    2) dia 09.06 uma ventania fez minha antena da Sky cair no chão! Perguntem quantas vezes eu liguei perguntando pela instalação e o tecnico nunca veio?! 8 reagendamentos, nunca vieram!!!

    Eu odeio os serviços no Brasil... e o atendimento telefonico é de lascar.

    Aiiii que vontade que dá!

    Pronto! Desabafei!

    ResponderExcluir
  24. Luma, agora eu desenvolvi a seguinte tática, falo rapidamente, assim que eles se identificam: Não obrigado, muito gentil da sua parte em me ligar essa hora da manhã, bom dia!
    e desligo o telefone na cara. Antes eu xingava, brigava, dizia desaforo mas sempre tem um ser humano tentando ganhar a vida do outro lado, agora peo menos nao fico com dor na consciência.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  25. Oi Luma querida!
    Pois eu entendo perfeitamente isso! Também não suporto ligações desse tipo aos sábados e domingos (não importa o horário!). Compreendo o trabalho dessas pessoas, mas acho que precisa haver um bom senso, sei lá, para estabelecer um limite! Já levamos uma vida tão agitada e cheia de compromissos durante a semana útil que quando chega o final de semana queremos apenas dormir, ficar esquecidas em casa...rsrs...
    Também tenho pensado muito em voltar a ser criança e não ter grandes responsabilidades ou compromissos... A minha paciência saiu de férias há anos e, pelo jeito, não quer voltar mais!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  26. Lindinha, vc é mesmo muito fixe!!!
    Mas, me poupem!! Essas pessoas de telemarkt, eu detesto-as a todas. Uma amiga diz: mas é o trabalho delas. E dai??? será que não tem bom senso de ligar numa hora mais correta, ou será que não mesmo umas toupeiras como eu penso???
    Eu mando-as todas ver se estou na esquina. Sou uma sexagenária que não suporta ser incomodada...kkk
    bs,

    ResponderExcluir
  27. Realmente, em situacoes assim, e dificil manter quieta a barraqueira q existe em nos....rsrsrs.... Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  28. Eu confesso que tenho me divertido bastante. Sempre que o telefone toca e é um telemarketing eu vou logo dizendo "bom dia, linda dia, não é mesmo? Pena eu não poder atendê-lo agora porque isso é uma gravação que irá se autodestuir em cinco segundos. Começo a contagem regressiva e ao final desta digo "você foi desligado". rs
    Garantia de risos, não sei porque, mas não retornam. Será que pensam que eu sou louca? oras

    kkkkkkkkkkk
    bacio

    ResponderExcluir
  29. Anônimo17:35

    Deveria de existir "caixa" de spam para esses telefonemas cairem direto, como nos emails rs...
    Paz e Bênçãos, querida Luma...

    ResponderExcluir
  30. Luma, tô contigo, vamos formar uma corrente contra isso, que ultrapassa continentes. Eu andei um tempo que desliguei o telefone da ficha... Uma época eram lojas que ofereciam prêmios, eu então deixava a pessoa falar e depois dizia: Como eu estou num dia óptimo, oferece-lho o prémio a si!A pessoa ficava fula, mas depois de tantas chamadas e nas horas mais impróprias ficamos fartas, já não há paciência!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Luma
    Isso é muito chato mesmo. Aqui é mais à noite, bem no horário que quero ler os blogs, ver alguma coisa na TV, e daí sabe o que aprendi? A mentir (feio isso não?). Eles perguntam se eu estou, e eu simplesmente respondo que não: ela não está, viajou, só volta daqui a 3 semanas, essas coisas.
    beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá,
    Esse serviço de telemarketing tira qualquer um do sério.
    Alguns números eu já conheço portanto nem atendo.
    Ultimamente quando ligam procurando alguém da casa informo que só chegam após às 23h, rsrs
    Li em algum lugar que existe uma opção para que não se receba esse tipo de ligação, mas ainda não descobri como funciona.
    Meu abraço.

    ResponderExcluir
  33. Queria Luma, como te entendo...rs* É completamente compreensível um desparate vez ou outra, principalmente neste assunto! Gostaria de convida-la para uma visita ao meu blog, tem um selo que gostaria de dedicar à vc, espero que goste mas sinta-se à vontade, é só uma lembrança. Bjs mil! Acácia.

    ResponderExcluir
  34. Como te entendo!
    Esse é o problema da livre concorrência e do liberalismo económico... levado ao extremo acaba por arruinar famílias e países.
    Beijinho e, olha: vá ao jardim zoológico, mesmo!

    ResponderExcluir
  35. Caríssimos amigos
    (no plural pois é extensivo aos seus leitores)

    É com grande alegria interior que estou comemorando os 500 seguidores em meu Blog:

    http://espiritual-idade.blogspot.com/

    200 seguidores em meu Blog:

    http://espiritual-poesia.blogspot.com

    200 seguidores em meu Blog:

    http://espiritual-mimo.blogspot.com

    A Vitoria é nossa!!!
    Pegue os seus mimos por lá... Vc os merece...

    Excelente feriado com as bênçãos do Alto...
    Com gratidão, carinho fraterno e amizade
    SE DEUS É POR NÓS... QUEM SERÁ CONTRA NÓS???
    Orvalho do Céu
    P.S. Melhorou, amiga??? Tomara que sim... descanse muito e volte pra nos alegrar... Bjks

    ResponderExcluir
  36. Luma, eu agiria pior que vc, certo!

    Bom feriadão!
    Beijos beijos

    ResponderExcluir
  37. Luma, eu a-d-o-r-o dormir. E só posso me dar esse prazer até um pouco mais tarde no sábado. Não sei o que eu seria capaz de dizer a quem me acordasse para tentar me vender coisas das quais eu não preciso (e nem as que preciso, não nesse horário!). A palavra "tranquilidade" perdeu seu significado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  38. Deixando a parte dos telefonemas de lado, voltar a ser criança é sempre bom mesmo se for por alguns minutos.
    bjs

    ResponderExcluir
  39. ih!!! No Brasil, ainda é menos estressante. Aqui, na Suécia, a coisa é bem complicada. Eles ligam de madrugada....oferecendo caixoes, seguros de vida.-..Coisa inimagináveis.
    Eu, nem ouco a primeira frase completa e já vou dizendo: CHEGA!cansei!

    kkkkk

    Eles, geralmente, ligam em busca de meu marido e eu falo: viajou, vem daqui um ano.-Pode esperar?

    ResponderExcluir
  40. Anônimo10:38

    Que engraçado, as ligaçoes ficaram congestionadas!!! Aqui eu atendo o telefone e digo que nao sou eu. E as vezes dou muitas broncas quando telefonam cedo demais e depois das 8 da noite. Ja trabalhei no marketing de um call center. Sei direitinho como funciona um bichinho desses. E eu dizia tanto para clientes quanto para atendentes folgados: é a marca da empresa de voces que vai para a lama. Agora nao trabalho mais, deu nisso. Heheheh, quem dera ser a poderosa dos call centers e ensinar um pouco de "etiqueta" para esse pessoal. Quem dera nada, eta chatice!!! Beijos r bom final de semana!!! ( lembre: o blog da minha tinha esta cheio de uns negocinhos esquisitos,parece interditado com umas bandeirinhas....quando voce puder da uma olhada? Estava nos meus links, ela esta super a fim de usar,mas perdeu a senha...Voce tem amiga)
    Beijos,
    Cam

    ResponderExcluir
  41. Oi Luma,
    agradeço e retribuo a visita.
    E tbm sou grato pelos parabéns!
    O Veloso é um cara bacana!

    Grande abraço, saúde e muita paz!

    ResponderExcluir
  42. Oi Luma! Boa tarde!

    E a calma, quem não quer?
    Ainda bem que depois de todo esse stress você ainda teve o bom humor de fazer uma postagem contando tudo pra gente. Muito bom mesmo!

    Lindo final de semana pra você querida e de preferência sem interrupções de telefonemas

    Beijos de luz no seu coração

    ResponderExcluir
  43. Oi Luma!
    Adorei a citação do Ralph Waldo Emerson que vc deixou no meu blog.Gosto muito dos pensamentos dele.Tem muita coisa bacana. Caiu perfeito com meu post.
    Muito obrigada!Ah, adorei seu post pedindo desculpas para as atendentes!Como se agente é que tem que pedir desculpas. Me poupe, né! Perfeito!
    Bjs, Rozani

    ResponderExcluir
  44. putz..ng merece!!!
    é uma loucura isso, uma falta de respeito. eles ganham alguns clientes, mas com certeza perdem tantos outros com essas ligações inoportunas.

    Um ótimo fim de semana para você!!!

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  45. É difícil não perder a calma com esse pessoal de telemarketing. E já começam a falar sem nos perguntar se podemos atendê-los. Ou seja: Partem do princípio que o que têm a nos dizer é mais importante do que o que temos a fazer. Sei que estão fazendo o trabalho deles, mas perco sempre a paciência.

    PS. Te enviei um e-mail sobre a petição na sidebar. Recebeu?

    ResponderExcluir
  46. ainda bem que temos Manoel pra nos 'desaprender'!
    o que é pior: telemarketing ou vendedor de sentinela?! rs!!!
    eu escuto: aqui é sicrano do xxxx, tudo bem com a senhora?
    eu digo: NÃO!
    tem dado certo...rs!!!
    bj Luma!

    ResponderExcluir
  47. Luma,

    Há muito tempo, perdi a paciência com as empresas de telemarketing. Parece que a única linguagem que eles entendem é da má educação. Por isso, muitas vezes, temos que nos tornar como um deles: mal educado mesmo.

    Beijos, Luma.

    ResponderExcluir
  48. Olá minha Menina Luma,

    Receber sua visita sempre me trás alegria!!!
    Sinto-me acariciada...
    Vir navegar por aqui é sempre enriquecedor!!!
    Seus posts são inteligentes e bem humorados, eu gosto muito deles!!
    Não conheço a REGINA COELI que você mencionou.
    Para você conhecer a história e as peripécias que já passei com meu nome passe por aqui:

    http://regecoeli.blogspot.com/2010/07/um-nome-de-origem-latina.html?showComment=1307751093320#c4016027178704264031

    Beijo gostoso,

    Regina Coeli

    ResponderExcluir
  49. Te desejo melhores Sábados!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1 Beijosssssssssssss

    ResponderExcluir
  50. Oiii Luma, passei por aqui para retribuir sua visita. Adorei o seu blog, volto depois com mais tempo.
    Super Beijo
    jpmulheresnainformatica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. Olá Luma, obrigada pela doce visita. :)
    A Acácia é mesmo merecedora de todas as homenagens.
    Gostei muito do seu blog, e nossa, nem sei quantas vezes me senti assim, como expressastes.
    Te desejo uma ótima semana.
    Beijos,
    Débora.

    ResponderExcluir
  52. É na Alemanha esse Zoo?
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  53. Oi Luma, prazer em conhecê-la!
    Vim agradecer o seu apoio no meu post Plágio, e conhecer seu espaço, que me encantou, você é original, inteligente e muito criativa, parabéns!
    Sobre o seu post, eu era muito incomodada com os telefonemas quase de madrugada, agora antes das 10:00 mantenho todos os fones sem sons, pra vc ter uma ideia, há 4 meses adquiri um Livre para usar como fone residencial, e esta empresa tem me ligado quase que diariamente pra me vender um serviço que já adquiri, ou seja eles não tem controle, e os funcionários fazem 15 dias de treinamento e caem de paraquedas no sistema, não vou me estender mais, tenha um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  54. Luma:
    Parece que este é um problema que todos nós enfrentamos em maior ou menor grau. Muito triste que as possoas e empresas) ainda não descobriram um jeito melhor de conviver...

    Beijos.
    Anny.

    ResponderExcluir
  55. Eu tenho uma tática infalível. Quando atendo o telefone e vejo do que se trata, desligo imediatamente na cara deles sem dizer nada e marco o número do telefone que me ligou como "Não Atender".

    Eles param de encher o saco por um bom tempo.

    ResponderExcluir
  56. Luma,
    Aqui em SP tem um serviço que vc cadastra seu número de telefone seja fixo e/ou celular para evitar que receba esse tipo de ligação.

    É muito chato ser acordado no sábado por telemarketing e tb é duro para o cara que tá do outro lado ligando pra bater a meta da semana pq o supervisor tá no pé dele e se ele não bater a meta fica na mira de uma demissão.

    Complicado demais.

    Big Beijos

    ResponderExcluir
  57. Realmente essas coisas incomodam. Não só no telefone, mas também no interfone. Eu destaco nas manhãs de domingo, pelo interfone sempre alguém pedindo algo para a campanha do quilo. se fosse na parte da tarde a arrecadação seria bem melhor ... eu acho!

    ResponderExcluir
  58. Tu tens muita paciência, Luma, na segunda chamada eu já dava um jeito.
    Uma vez uma cunhada ficou braba comigo por ter reclamado que todos os domingos o sobrinho ligava às 8hs pedindo o jornal. Só porque eu pedi que ligasse mais tarde, não tinha extensão no quarto e eu tinha que levantar pra atender na sala. Pode?
    Bjim, cosquirídia, boa semana.

    ResponderExcluir
  59. Olá.
    Querida é mesmo muito chato ser acordada pra atender esse tipo d serviço e muito mais numa manhã d sábado. Eles deveriam começar seu dia d trabalho mais tarde.

    Abraços, linda nova semana.

    ResponderExcluir
  60. Não sei ser elegante com alguém tão insistente. Essa do porteiro foi a gota d'água.

    Beijo, Luma linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  61. Oi Luma,

    Recebi sua doce presença e vim aki te ver. Eu ando numa onda d eparticipar de concursos literários e sumi de tudo.Rss!
    E quanto ao seu mal humor, sorte a deles não ter sido comigo, porque sou muito boazinha, mas experimentem me ver com fome ou me acordar a toa....Humm!!!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor