O Fim do mundo não aconteceu e aí, vai ficar por isso mesmo? [update]

[update] - Presente da Grã - Escute antes de começar a ler o texto.

[/update]

LuzDeLumaO pastor Harold Camping, de 89 anos resolveu antecipar o dia do fim do mundo, um ano e meio mais cedo do que a data 'prevista' pelo calendário maia: 21 de Dezembro de 2012 e não deu certo. Os cristãos da rede "Family Radio" ficaram frustrados porque no dia 21 de Abril, às 18hs. como haviam combinado, o Apocalipse bíblico, o arrebatamento, Deus descendo à terra não aconteceu.

Cada um interpreta a bíblia como quer e se este pastor afirmou, diante dos fiéis que na bíblia há provas "incríveis" comprovando que seria esta a data para o dia do juízo final e acreditando piamente em sua maluquice, autorizou espalhar panfletagem por locais de acesso público e de grande circulação em várias cidades dos EUA, também com desejo maior de que a campanha se espalhasse pela África e América Latina, chegando consequentemente a grande mídia - e como reincidente, ele mesmo falhou em previsão anterior (1994) - Este pastor não deveria ser punido por estes erros?
Imagine as pessoas que se desesperaram e que levaram essa previsão à sério; suicídios, ataques cardíacos e descontrole emocional de toda ordem, são alguns exemplos da inconsequência da veiculação do "furo" - E o não-acontecimento, não foi somente um grande mico ou fonte de piadinhas - esse pastor, se é cristão, irá responder perante Deus por usar os ensinamentos bíblicos e o nome de Deus em vão - Mas aos olhos da justiça terrena e, ainda bem que a rede "Family Radio" é pequena, o pânico espalhado ficará por isso mesmo? Queria ver a cara desse pastor depois do não acontecido, subir no púlpito e encarar a plateia. A sanidade mental deste pastor deveria ser analisada antes da mídia apoiar e veicular esse tipo de chacota bíblica.

Não deviam a toda hora trocar a data do fim do mundo, isto está ficando muito chato! A minha mãe sempre dizia que o mundo acaba somente para quem morre e contrariando um pouquinho, só um pouquinho a minha mãe - pois essa também é uma das funções dos filhos - Tenho por mim que o mundo acaba, cada dia um pouquinho. Também não acho nada mal ter prazo para realização das coisas - o que seria o nosso tempo de vida - mas se você teve todo o tempo do mundo para fazer e postergou - fará de última hora se souber que o mundo acabará novamente daqui a alguns dias?

Se as previsões estão erradas ou não ocorreram no tempo certo, ficou claro que a Bíblia e/ou as religiões associados precisam ser atualizadas. Se o arrebatamento acontecesse, então só teríamos alguns dias para mostrar a este Deus todo-poderoso e vingativo, contraditório a personificação da paz e amor, que não levamos em consideração a bondade que temos recebido ou que não prestamos atenção durante todo esse tempo em seus ensinamentos e que a melhor maneira de fazermos isso, será a retificação dos ensinamentos religiosos, de modo a melhor serem aplicados à sociedade moderna?

O Deus que acredito não perderia milhões de anos de evolução e, se hoje nos preocupamos em preservar o meio-ambiente, não seria incoerente Deus chegar e acabar com tudo isso? Sei que o acabar é meio subjetivo, pois parece que depois do primeiro arrebatamento, haveria outro, uma espécie de triagem. Se assim trabalha a justiça divina, não seria melhor que essa triagem se fizesse no nascimento das pessoas? Pois se durante a vivência humana, apresentamos tantos erros, não seria a comprovação de que Deus também comete erros?

Concedido o conceito de que devemos ser humildes perante as obras de Deus, provavelmente existem centenas de formas melhores de mostrarmos essa devoção, do que ir à igreja, orando durante horas e de repente, acontece destes mesmos filhos de Deus atearem fogo a seus irmãos homossexuais? É só um exemplo, mas comprova mais uma vez uma distorção do "livre arbítrio". Pecar contra a vida, seja ela sua ou de outrem - neste caso, o livre arbítrio não funciona. Deus lá do céu diz: Podem viver satisfazendo suas vontades, mas respeitem as minhas leis. Não quererá Deus atear fogo em tudo!

Não contentes, os homens criaram suas próprias leis e se antes era difícil ler um livro enorme como a bíblia, agora temos os códigos, inúmeras leis de várias nações para competir com as leis bíblicas. Isso soa muito trabalhoso e dispendioso para uma sociedade moderna à jato, que vive em ritmo acelerado. E mesmo que sejam apresentadas as leis divinas, através de meios tecnológicos 'cool' - a racionalidade do homem tende a rejeitar a religião, por isso as tentativas de incorporar a ciência e a razão aos ensinamentos bíblicos. Apesar de absurdo, é provavelmente essencial, como o desejo de se criar uma bíblia humanista, como a defendida por A. C. Grayling [leia matéria: Bíblia laica traz evangelho de filósofos]

"Tudo de que você precisa é amor", "Pense por si mesmo" e "a vida é muito curta para tantas brigas" são letras dos Beatles (...) É a prova de que essa sabedoria pode ser encontrada também no senso comum.

O parágrafo acima foi retirado da entrevista concedida por Grayling exposta no link acima - ele é autor do livro "The Good Book: A Humanist Bible" que consta na lista dos livros mais vendidos na Inglaterra - "Ao se fixar em Deus e no que há após a morte, pessoas se distraem da vida".

Você já parou para pensar que a Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos, mas é também um dos menos lidos? Será que as pessoas compram a Bíblia apenas como enfeite ou amuleto? Mudando um pouco o tom da conversa, pergunte se são religiosos e a maioria dirá que não. Mas se pergunta "Qual é a sua religião?", cada um terá a sua. Isso não soa meio estranho?

Os 10 mandamentos são como a 'sinopse' do Velho Testamento. Fácil de lembrar, de leitura rápida e com indicações úteis para a vida diária. Por isso, acho que os 10 Mandamentos estão maduros para uma nova versão bíblica aplicável, útil para os tempos modernos e você poderá lê-los rapidamente em um tablet. Se você seguir pelo menos os 10 mandamentos da lei de Deus, será uma pessoa honrada.

Não quero pensar como será a interpretação dos 10 mandamentos por uma pessoa que jamais teve acesso as palavras de Deus e sendo doutrinados na web 2.0 - Já o primeiro mandamento, fará a pessoa imaginar que Deus passa o tempo se certificando do número de seguidores que permanecem fiéis, se eles têm reações exageradas e histéricas quando perdem um amigo no Facebook ou seguidores no Twitter/Google Friend Connect. As versões mais longas deste mandamento poderão dar um grande nó na cabeça de um adolescente quando souber que Deus libertou Moisés e sua gangue do Egito, onde havia uma verdadeira pletora de deuses: deuses gregos e romanos, do Oriente Médio, da Índia, da China e assim por diante - talvez ele ache que Deus só tentou montar uma Guild.

Lógico que não existem adolescentes tão tolos, mas penso sim que existem pessoas muito trouxas que acreditam em tudo que lhes dizem por pura carência emocional. Cada um tem a sua crença e isso deve ser respeitado, sem ofensas! A melhor religião será sempre aquela que respeita a ética de cada um - o modo de viver e de como nos tratamos uns aos outros.

A tolerância nos permite acreditar que o mundo é grande o suficiente para permitir inúmeras possibilidades de escolhas, mas também acredito que nos sentimos ofendidos pelo que os outros fazem com os ignorantes da palavra de Deus, principalmente em casos como este citado acima, pois a maioria dos cultos cristão, incluindo a igreja católica, sabe que «só Deus conhece o dia e a hora do juízo final» (S. Mateues 24: 36 a 39) e condenamos qualquer previsão sobre o fim dos tempos.

24 comentários :

  1. Este mundo moderno! As pessoas dificilmente se abrem quando o assunto é religião/religiosidade, pelo simples fato de que hoje em dia não é moderno acreditar em Deus ou falar sobre religião.
    Luminha, eu sei o que a fé significa para você pelo modo que se doa para as pessoas e neste parágrafo "A melhor religião será sempre aquela que respeita a ética de cada um - o modo de viver e de como nos tratamos uns aos outros" você fala do seu modo de ser ou melhor, do seu jeito "Deísta" de ser. Ainda estou aprendendo e quem sabe o que é requerido é observar cuidadosamente os desafios céticos aos nossos esforços epistêmicos, desafios que sugerem que as maneiras pelas quais seguimos estão distorcidas.
    "Os homens não tropeçam em montanhas, mas sim em pedras."
    Besitos miles!

    ResponderExcluir
  2. Eu confesso que eu ri bastante com essa história. Tem maluco pra todo gosto e pirado contrariado mais ainda. É a segunda vez que esse senhor lança datas acerca de fim de mundo. Ok. E ainda há malucos que acreditam nele. E pior que tem que ficar esperto para que um bando de malucos decepcionados porque o mundo não acabou não atentem contra a própria vida. Oras, o mundo acaba todos os dias para muitas pessoas e começa para tantas outras.
    Vamos viver os dias enquanto podemos e não nos preocupar com o fim. Mania estranha essa...

    Ainda rindo muito aqui.
    bacio

    ResponderExcluir
  3. Luma, o primeiro pensamento que me ocurrei para comentar o teu texto, foi precisamente a frase com a qual terminas! A própria bíblia, diz que ninguém conhece dia e hora do fim do mundo!
    Mas acho que alguns acreditam-se mais espertos, ou querem sentir o poder que têm sobre os outros, e fazem estas revelações. Parece-me que esse pastor acreditava realmente nisso.
    A mim não me dá riso, acho que é algo triste, até; pessoas que largam tudo, por acreditam no fim do mundo, parecem-me desesperadas.

    O meu pai também dizia que o fim do mundo acontecia com o fim de cada um de nós.
    Mas tb concordo com a tua adenda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Desde que nasci tenho ouvido previsões como essa desse pastor. Infelizmente essas coisa ainda vão acontecer, pois as pessoas precisam de alguem para acreditar e não procuram usar a lógica e o bom senso para alguma coisa aceitar.

    Religião é individual, cada um deve ter a sua verdade. Devemos sim, ouvir, ler sobre religião para nos orientar, mas com nosso próprio juizo aceitar ou não.

    Creio que o mais importante, disso tudo, é o AMOR.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:26

    Se cada um que comprasse a Bíblia Sagrada se dedicasse a não só ler, mas orar com ela, ouví-la mesmo com respeito, fé e sobretudo sem fanatismo, haveriam menos ignorantes e carentes emocionais a cairem na lábia dessas seitas. Porque é o coração vazio da experiência do amor de Deus que busca preencher-se do que não é de Deus, afinal, o coração humano não aceita vácuo.

    Beijo e muita paz.

    ResponderExcluir
  6. Também sou crente mas deixei de frequentar a Igreja Católica quando percebi que os representantes de Cristo falhavam mais do que os fiéis que eles pretendiam guiar.
    Assim sendo, rezo quando quero sem precisar deslocar-me aos templos. Peço proteção a Deus para a humanidade por intermédio da sua Virgem Mãe em que também acredito tais as vezes que tenho sido ouvida.
    Quanto à morte ou ao fim do mundo acredito que será apenas o fim de mais um ciclo de vida como tudo o que nos rodeia - nasce, cresce e morre - até voltar a nascer, crescer e morrer como os dias se sucedem após cada noite per omnia secula seculorum.

    Por outro lado, acredito que, as crianças formadas através da catequese em alguma fé religiosa, são mais respeitadoras dos pais, superiores, Deus e até do próprio Ambiente.

    É a minha opinião, querida Luma. Respeito as contrárias.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Anônimo13:29

    Luma... li a bíblia em versão infantil, qdo era criança. e é a que gosto, até hj. aquela tradicional, não consigo ler, não entendo nada...me dá um sono sem fim (aqui não é implícita uma critica "sono porque é chato", mas é que acabo mesmo cochilando).

    pois é, o ser humano sempre com essa necessidade gigante de uma data final. mtos estão crentes que o ano que vem é o fim. outros tinham essa mesma certeza em 2000.

    não sei, vejo Deus na forma de amor... aquele ser que torce sempre para que acertamos, para que sejamos felizes. e que nos dará chances infinitas. Vejo sim que um dia o mundo acabará, mas é pela mão burra do homem mesmo...
    e não um ser divino que vai punir todo mundo acabando com tudo, matando desde o bebê ao velhinho.

    tenho mtos amigos evangélicos, que são sérios. e que estão cansados de tanto preconceito por causa de gente maluca, ignorante, que no fundo só quer é causar, ganhar grana e pouco tem de fé.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Luma,
    Fui católica por incentivo da minha mãe, mas o meu pai mais tarde acabou por me incutir o seu cepticismo!
    Considero estas previsões absurdas, será que é para se tornarem conhecidos? Mas o que é que se sabe do mundo e do seu fim, o que sabemos é que todos temos um fim!
    Beijos,
    Manu

    ResponderExcluir
  9. Oi Lumita, quanto à religiosidade ou crenças prefiro não comentar pra não gerar discórdias ou discussões infindas...mas essa coisa de fim do mundo...Aff já ouvi falar de umas dez desde que me entendo como gente...sempre haverá os profetas do fim do mundo, pq louco é o que mais tem por aí...beijinhos,

    ResponderExcluir
  10. Luma, lendo seu post me ocorreu que desde quando eu era criança ouço falarem em fim de mundo. Meu pai tinha certeza que de "2000 não passaremos". Lembro que quando amanheceu 2000 eu me peguei pensando nele...
    Tanta propaganda enagnosa, da próxima vez vou exigir meu dinheiro de volta rsrsrsrs
    Fico pensando o que leva pessoas, em pleno século 21, cairem nesse papo...

    Querida, mudando de assunto: retirei o script ao qual você se referiu. Bem que achei estranha aquela página, mas por falta de tempo nunca cliquei. Obrigada, não só pelo toque mas pelas palavras.
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  11. Um outro lado, no mínimo curioso, do alcance da internet: há 12 anos atrás, isso apareceria por aqui alguns dias depois. Hoje, espirram lá e caimos de gripe aqui. Ou, é fim do mundo lá, piada aqui...

    O Deus no qual acredito já fez o que precisava por nós. Está se divertindo com a nossa dificuldade em aprender as obviedades da vida...

    vida corrida, mas voltarei aqui para ler os demais [muitos :)] posts que perdi daqui! Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Luma, ele, agora, ivnentou outra data.
    eu imagino o que se passa na cabeca do povo que segue esse louco..:Ele deveria ser preso e proibido de ter acesso a qualquer meio que o levasse a se comunicar.
    Nao é possível uma coisa dessas, em pleno Séc. XXI

    ResponderExcluir
  13. Isso pode dar uma grande confusão!!

    http://www.divshare.com/download/14928858-69a

    ;)

    Beijo queri, bom dia!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo10:16

    O Senhor em questão é um louco mas eu fico pensando é nas pessoas que se direcionam a esse homem. Penso que seus fiéis chegaram a um nível tão alto de desespero que não enxergam mais nada...e a ilusão de um "fim do mundo" seria para eles a cura de todos os sofrimentos.

    Essa sensação de que poderíamos assistir de camarote um "fim do mundo" advém da nossa incapacidade de definir o indefinível.

    Se os filósofos ateus ao montar sua cartilha pregam um mundo melhor com amor e tolerância estão fazendo melhor do que a maioria das religiões onde o que impera nos bastidores é o ódio e a intolerância.

    Nada contra a quem não acredite em Deus. Ateus que respeitem a vida é melhor do que crentes que não a respeitem.

    Beijos menina linda!

    ResponderExcluir
  15. Luz
    Luma
    Luz,

    Menina! RELIGIÃO, é um vespeiro...
    Bíblia Humanizada? Achei interessante a entrevista, vou esperar por 2012 (já que meu inglês é capenga).

    Tudo que contenha um teor radical é perigoso... O pior de tudo é quando por força querem te contagiar com ideologias de fé.

    Deus está na luz dentro de nós, e até onde sei, ele não tem religião.

    Ah! O mundo? Ele sempre vai existir, a dúvida é nós...

    Excelente texto!!!

    Beijãoooooooooooo

    ResponderExcluir
  16. Oi Luma!

    Sou a Mirys, do Diário dos 3 Mosqueteiros, e vi seu comentário, lá no blog da Nana (amigos virtuais), dizendo que gostou do nosso "dia da família".

    Então, vim aqui te convidar!!!
    PARTICIPA COM A GENTE, VAI???!!

    Os selinhos (tem pra escolher), as explicações, as ideias, estão todos aqui: http://diariodos3mosqueteiros.blogspot.com/2011/05/gaste-tempo-com-quem-voce-ama-campanha.html

    Esperamos você na blogagem coletiva do dia 30 de maio, tá?

    Bjos e bençãos.
    Mirys
    www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Anônimo11:37

    Eu sou quase um dinossauro, já vi tantos "fins de mundo" que nem acredito mais!

    ResponderExcluir
  18. Ótimo texto. De fato, o que aquele pastor fez foi uma irresponsabilidade. Esse tipo de situação afasta cada vez mais as pessoas da Bíblia e de Deus. E como você disse, a maioria das pessoas tem uma Bíblia mas não as lê. Realmente, se conhecem o que está escrito nela, não cairiam na conversa do tal pastor.

    ResponderExcluir
  19. Achei hilário a parte da mania de definir o dia que o mundo que vai acabar, senão me engano, havia até uma minisérie da Globo que "brincava" com este conceito, deu um "profeta" previu o fim do mundo...

    Mas penso que esta confusão sobre Deus seja devido a cada grupo de pessoas tentarem padronizarem Deus de acordo com os seus ideais de perfeição, mas Deus é muitos mais do que podemos pensar.

    Acho que melancolia foi devido há vários fatores, idade, vontade de viver coisas que ainda não vivi (tipo filhos) e por aí vai.

    Pior que Botafogo está bem velhinho, está até surdo, pois muitas vezes temos ir até ele para o mesmo "entender" que estavamos o chamando.

    Fique com Deus, menina Luma.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Luma:
    Estamos sempre procurando respostas para nossas perguntas. Algumas vezes não achamos...
    Outras são achadas em poemas, músicas(como vc citou)
    Beijos.
    Anny.

    ResponderExcluir
  21. Nada a acrescentar.
    Post divinoooooo!!!
    Compartilhado no FB.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Olá
    Você sabia que LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), que é o idioma em que os surdos se comunicam, é a segunda língua oficial do Brasil?

    Com objetivo de expandir a língua de sinais um grupo de professores e alunos da escola Lauro Müller em Florianópolis criou o BLOG VEJO VOZES e por conta disso estamos aqui lhe convidando para fazer parte da nossa história.

    Se você entende que nosso país precisa de educação com qualidade e que a inclusão é um direito de todos, venha nos conhecer. O endereço é:

    http://eeblmlibras.blogspot.com/

    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  23. É minha cara Luma, ainda não foi desta vez, mas o cientista do Armagedon confessou seu erro e já estipulou nova data para o cataclisma final. Vou me endividar até os fios de cabelos, o mundo acabando minha dívida estará quitada. Beijo minha cara, até.

    ResponderExcluir
  24. Oi Luma,

    Nem a data Maia vai dar certo. Daqui a dois anos estarei aqui a ler o teu blogue, vais ver.
    O que pode mudar é o modo como o mundo se comporta - porque, não sei se já reparaste, o mundo já começou a "morrer", a "acabar"...ou seja a mudar.

    O que esse pastor fez não é novo. Já foram anunciados vários fins do mundo e já ocorreram inúmeros suicídios em massa na Nova Guiné, na Nigéria, mesmo em L.A. (porque o cometa Hailey iria destruir o mundo em 1997, creio eu). A histeria colectiva é uma coisa triste, pois as pessoas deixam de raciocinar e não há nada pior do que isso.

    Tal como a tua, a minha mãe também diz que o mundo acaba todos os dias para quem morre.

    A Bíblia não menciona a data do fim do mundo. E o livro do Apocalípse refere-se a uma mudança de mentalidade e não a um fim físico. Para quem é Cristão: o Novo Testamento é bem claro quando diz que ninguém sabe quando é o fim do mundo, nem mesmos os Anjos do Senhor; e que este não pode ser previsto. Por isso, esses pastores Cristãos devem ter orgasmos mentais ao planear a histeria colectiva.

    Bom artigo, querida!

    Beijoos

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor