Splog - Uma ameaça para a blogosfera

O texto a seguir, escrevi para o Dicas Blogger e como tenho recebido muitos e-mails perguntando sobre o assunto, republico no "Luz de Luma".

Você sabe o que é um Splog?

Os meios de comunicação social fazem parte da nossa vida diária e blogar foi uma das primeiras inovações da "Internet Social" e hoje, juntamente com os sites e redes sociais dão existência a Web 2.0 - O paraíso estaria perfeito, se não existissem os phishing scams, spams e lixo eletrônico.

Conforme definiu o SplogReporter - página da internet criada para listar Splogs: "Eles são os terroristas da blogosfera e precisam parar", mas que raios é um Splog?

spamSpam + Blog = Splogs

Por definição, Splogs são blogs que produzem conteúdo e usam do seu, sem a sua permissão e sem lhe dar crédito ou referência, publicam seus textos com a finalidade de aumentar tráfego e assim obter lucro ao atrair internautas desatentos para links patrocinados ou redirecionando-os para outras páginas, aumentando o pagerank da página de destino.

Os Splogs procuram por blogs bem cotados no google, naturalmente ou aqueles que fazem uso de "truques" para melhorar o posicionamento, como por exemplo, o uso das tais "palavras-chaves". Se o seu blog é chamativo para paraquedistas, também será para Sploggers.

Parece que o feitiço vira contra o blogueiro, se este também usa de muitos artifícios para se posicionar melhor nos sistemas de pesquisas ou usa muitos anúncios dentro blog. Mas você pode fazer uma análise prévia para saber se o seu blog está livre de Splog no SplogSpot e na mesma ferramenta pesquisar se um blog/site é falso.

Desconfie se algo estranho acontece no seu blog mesmo que você esteja blogando normalmente, tais como a combinação de ingredientes: problemas de indexação nos motores de busca, diminuição de pagerank, da monetização e audiência. Em resumo, veja se incorreu em penalizações.

Outros prejuízos ao alimentar um Splog

1. A autoria do seu texto que não é reconhecida - configurando o crime de plágio por parte do splogger - para ele, isto pouco importa! Mas e as suas aspirações ao manter um blog?

2. Se você usa o Google Adsense, a ferramenta irá identificar dois textos iguais e selecionará anúncios de baixo rendimento para as páginas, pois é assim que o Adsense trabalha. Textos originais terão anúncios mais valorosos para o Adsense e consequentemente para o seu bolso - Mesmo que não use o Adsense, a originalidade ganha espaço no posicionamento nos sistemas de pesquisas e/ou no pagerank. Produza conteúdo original!

spam->Alguns cuidados para impedir splogs

Um Splog pode aleatoriamente enviar comentários spams para o seu blog e por isso a necessidade de monitoramento constante do sistema de comentários, tanto no sistema livre ou com uso de moderação.
Quase sempre os splogs usam Javascript. A razão para isto é que ele permite incorporar as instruções que aumentarão as receitas com os possíveis cliques. Um dos atributos de determinados Javascript é a geração de janelas pop-up quando você entra no site e clica em um link ou até mesmo quando sai do blog. Independente do que aciona essas pop-ups, elas são irritantes e mostram quão mal os sploggers trataram os visitantes na internet, se importando apenas em ganhar dinheiro.

Monitore o seu blogue no sentido de retirar esses Javascripts. Vejo que alguns blogueiros usam as tais para ganhar cliques, mesmo não sendo splogs, sem dar a possibilidade do visitante de escolha - isto não é legal!

Alguns blogueiros possuem a paciência de colocar no início do post uma mensagem padrão alertando os visitantes da presença de Splogs - veja exemplo - Porém existe uma maneira mais prática de proteger o seu feed e já demonstrada aqui no Dicas Blogger:
Para os que usam o Wordpress, recomendo os plugins: RSS Signature Smackfoo ou RSS Footer, que fazem a assinatura automática no rodapé do post dentro do feed.

Essa assinatura facilita para os motores de busca a detecção de conteúdo duplicado, distinguindo o conteúdo original da cópia, não prejudicando a indexação e manutenção do seu pagerank.

O Futuro dos Blogs, uma preocupação real.

Quando os splogs surgiram, a blogosfera ficou muito mal vista no território web, principalmente as plataformas que ofereciam a feitura de blogs gratuitamente, devido a facilidade de se criar uma página falsa ou Splog. O IceRocket esteve à frente de outros motores de buscas que cogitaram parar com a indexação de blogs para limpar seus resultados. Começou então, a patrulha Splog!

No Blogger foi adicionada na Navbar (barra horizontal acima do cabeçalho) o botão "Flag", para sinalizar conteúdo duvidoso e os grandes produtores de conteúdo web alavancaram uma campanha muito bacana de denúncia de Splogs, pois enxergaram na atitude dos motores de busca, a desvalorização de uma grande conquista: A Liberdade de expressão criada pelos blogs e retroação no desenvolvimento do pensamento coletivo.

"A propriedade intelectual que está disponível na blogosfera é uma fonte incrível de ideias, fatos e imaginação. Agora é a hora de fazer alguma coisa antes do splog superá-los e dificultá-los. Descobrir novos blogs é emocionante." (Mark Cuban)

Em 2006, 56% da blogosfera de língua inglesa era considerada Splog (dado da Revista Wired - leitura recomendada) e o Blogger sabendo deste crescimento vem tomando suas providências. Recentemente colocou um aviso em sua página inicial de acesso "Atualização: a política de privacidade foi simplificada e atualizada [Saiba mais]. E dentro dessa atualização das políticas de privacidade, você tem acesso a nova versão da Política de Privacidade do Google que entrou em vigor no dia 03 de Outubro de 2010. Não deixe de saber as novas regras!

Independente da política de privacidade, dentro dos Termos de Serviço do Blogger (TOS) são listados itens que configuram violação do uso do serviço, onde é destacada a infração da Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital. Se você não deu pelota para este "detalhe" e se for reincidente, o Blogger deletará o seu blog alegando ser ele um Splog (Blog Spam).

Passível, o Blogger ainda lhe dá a oportunidade de recuperar o seu blog. Veja como proceder nesta postagem de Peter Enviroman: Recover blog deleted as splog, TOS violation (em inglês - aproveite e instale o Client for Google Translate)

Ademais, um blogueiro não deve se comportar como um Splog para não ser confundido com um e sempre cite a fonte de suas pesquisas. Caso tenha que citar um texto - JAMAIS copie um texto inteiro. Dê ênfase ao assunto tratado, desenvolvendo o seu ponto de vista e no máximo copie um pequeno trecho da sua fonte de pesquisa. Respeito ao alheio bate e volta!

Neste texto foram utilizadas as novas regras do acordo ortográfico com exceção da palavra anti-spam, por fazer parte do título de um post escrito antes da assinatura do acordo - forma correta atual: antispam - o hífen é usado também para separar vogais (ex.: anti-inflamatório)

43 comentários :

  1. As coisas que aprendo com você, Luma. Nem conhecia essa expressão. Muitos dos meus textos, quer de astrologia, quer de auto-ajuda estão espalhados por aí, nesses tais Splogs.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa postagem, esclarecedora e muito útil.Obrigado!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Oiii... vim retribuir a visita e fiquei!
    Pobre coelhinho... cuidado com os órgãos de defesa animal... hehehe
    parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Olá Luma,


    Eu comecei a moderar os comentários como maneira de controlar os comentarios em posts antigos e com o antispam (agora sei o correto) do Blogger, ficou melhor ainda. Outro da fui ver que numa postagem beeeem antiga tinha mais de 20 comentarios spams.
    Ótimas dicas como sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nem imaginava Luma...

    Vou retornar p/ reler com mais atenção...
    Se bem que meu blog não chama atenção de muita gente, e quase tudo postado é 99.9% autoral.

    Boa tarde p/ vc.

    Beijooooooooo

    ResponderExcluir
  6. Olá, Luma, querida... estou vivendo um momento de introspecção. Minha vida passou por várias mudanças nos últimos anos, meu tempo livre ficou cada vez mais escasso. Apesar disso tudo, continuo levando os amigos do tempo do blog no coração. Estou muito feliz com o seu contato! Mande notícas por meu e-mail: lucasghellere@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Luma, que bom que vc escreveu sobre isto, as vezes pego um texto, principalmente se for de utilidade publica, pensei que bastava colocar o link de quem fez, post bom......gostei de saber....bjks...Gil

    ResponderExcluir
  8. Oi Luma,obrigada pela dica.
    Beijinhos a vc

    ResponderExcluir
  9. 'Brigado. Acabei de fazer aquela coisa lá no feed. Será que agora vou ficar rico? :)

    Beijoca

    ResponderExcluir
  10. Oi Luma, acabei de ver seu comentário no meu blog. Fiquei sem saber por onde responder, então respondi por aqui, ok :)

    Aqui em Brasília temos coleta seletiva em algumas regiões, teoricamente. Há os caminhões que passam em determinados dias da semana pra pegar o lixo seco e os outros que passam em outros dias pra pegar o orgânico. Porém, de qualquer maneira, há dois problemas aí: assim como muita gente está se conscientizando por aqui e separa o lixo, muita gente ainda não está nem aí...e outra coisa: no lugar de desemboque dos lixos, a quantidade é tanta que as cooperativas de catadores não dão conta de tudo o que está ali..isso sem contar que, como muita gente não separa o lixo, fica uma "mistureira" só. Ano passado conversei com dois deles pra fazer uma matéria e me contaram que a coleta do jeito que está não é de todo inútil porque eles já reconhecem mais ou menos os saquinhos com material reciclável ou não pelo peso. Porém, claro que seria muito melhor se o reciclável já fosse entregue limpo diretamente pra essas cooperativas.

    Puxa, que legal o que vocês fazem no seu condomínio...por falta de tempo nem sempre entro no teu blog, mas vc já postou algo sobre? Tô pensando em tentar um projeto parecido por aqui.
    Beijão!

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Chegou a minha vez de lhe dizer: Luma... Como eu aprendo com você!
    Não conhecia o termo, mas conheço o fato.
    Eu sei de uma pesssoa que copia meu blog principal e ainda me envia cópia dos posts dizendo que é por amor!!!!! pode??? rssss
    Está tudo anotado...
    Beijo grande e agradecido.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  12. Boa, Luminha!
    Eu quero mais que estes Splogs se explodam! hehe

    E você soube do blogueiro que acabou de levar um tiro em Copacabana hoje?
    Um tal de Ricardo e fazia críticas ao governo do estado e outras cositas más.
    beijocas cariocas

    ResponderExcluir
  13. Hoje aprendi aqui mais que numa acção de formação!
    Andei a ser atacada, sistematicamente, num post já antigo por esse spam insistente...
    Ensinou-me aqui algo de muito útil.
    beijinho

    ResponderExcluir
  14. Luma, nossa, cada vez que aqui venho mais aprendizagem.
    Nunca ouvi este termo.
    Este universo blogueiro é cheio de surpresas.
    Tô me sentindo uma blogueira analfabeta funcional. Bem, meu blog é simplinho mesmo.
    No Memórias de Vidas Passadas, que fechei, tive que bloquear algumas entradas bem estranhas.
    O movimento era grande mas... nada consistente.
    Na realidade o google o fechou me avisando que havia movimentos suspeitos. Já o reabri confirmando quem eu era. Deixei-o fechado pois não estou trabalhando por motivos de saúde.
    Valeu, querida!
    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Nem eu sabia dessa, bom eu sou uma noob nessa coisa de blog :/ mas já tinha reparado essa porcaria nos blogs de outras pessoas, não faço a mínima questão de ter isso, o ganho é tão mínimo pra quantidade de clicks aff que se exploda. Vou ter que reler o texto de novo outra hora pra ver se aprendo à evitar isso, dá até pra fazer uma faculdade de blog, vide Maria Bethânia ganhando 1 milhão com um blog mixuruca daquele, será que o meu vale pelo menos 1000 mil? :/

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu,

    Mto esclarecedor seu post!

    Saudades de ti!

    bjo

    ResponderExcluir
  17. Acabei de atualizar o meu post inserindo a tua dica sobre a votação do Lost in Japan no The Bobs. Brigadaaa!

    Te confesso que muita coisa do que tu escreveste eu não sei fazer, por isso estou na fila para a Elaine fazer no meu blog. Só mexo no basiquinho e se precisar muit raciocínio, perco a coragem :)

    beijooo

    ResponderExcluir
  18. Muito boa a imformação deste post Luma, mas também não sei fazer alguns dos procedimentos aqui descritos. Mas vou tentar aprender. E fazer.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Ai Luminha, nunca ouvi falar nesses splogs, na verdade só sei mexer no básico do básico.
    Me apavorei, li e preciso reler novamente pra ver se entendo melhor e proteger meu blog.
    Vou tentar.
    Será que acerto?
    rs
    Xeros

    ResponderExcluir
  20. Luma, eu nao sei se entendi muito bem...
    Meus cuidados sao "bloquear o BLOG para CTRL C; colocar marca d'agua nas minhas fotos; e se usar uma do Google escrever la', destacado; colocar todos os textos que eventualmente destaco de revista ou algo do tipo entre aspas + o nome e o link do lugar. Que achas? Esatara' bom?

    Mas sabes? Acho que esse troco esta'acontecendo comigo... como vitima, pois muitas vezes estoua abrindo uma pagina, ou um link, e SEMPRE APARECE A PROPAGANDA DE UMA MARCA (duas na verdade) em duas janelas diferentes e depois dizendo para eu "aceitar um aplictivo do Face" dai eu clico em DENUNCIAR E... NADA ACONTECE! TRAVA!
    Que que eu faco???? sabes????

    Bjka!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, Luma!
    Sempre antenada e pronta para informar sobre o que fazer.
    Obrigada pelas dicas!

    Beijos.
    Anny.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo09:36

    Estamos justamente discutindo sobre isto na lista que acompanho. Há momentos em que nosso conteúdo precisa ser replicado, sim, mas seguindo os princípios que você cita no final de seu post. A forma como a internet vem se transformando em terra de ninguém é assustadora.
    Gostei da observação sobre a ortografia, hehe.
    beijo, menina

    ResponderExcluir
  23. Luma,

    Obrigado por mais esta lição.

    Muitos textos meus já foram copiados e colados em blogs sem me darem os créditos. Quando eu vou lá para reclamar, alguns até pedem desculpas e creditam o post, mas outros ignoram completamente.

    Vou seguir suas dicas. É preciso lutar contra essas pragas da blogosfera.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Eu só tive problema uma vez, com um site que levava meus textos. Entrei em contato com o dono do site e ele retirou o meu blog de lá e pediu desculpas, mas tinha conteúdo de vários blogs conhecidos lá (de viagens). Avisei a cada um e nao sei que atitude tomaram.
    Quantos aos comentários de spam, todo dia, vários. Já desabilitei os comentários de vários posts, mas aí eles aparecem em outros. :-/
    O anti spam do blog tem funcionado bem, mesmo assim, eu sempre confiro todos pra ver se o blogger marcou certinho como spam. Dá uma trabalheira danada. :-(

    ResponderExcluir
  25. Oi Luma

    Eu ainda não tive problemas, mas seu post é muito esclarecedor.
    Obrigada sempre.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  26. Luma, OBRIGADA PELA VISITA LA~NO BLOG!
    Vc falou exatamente o que e' a Filosofia Budista: buscar o CAMINHO DO MEIO... "esvaziar-se"(ja'falei a bessa aqui sobre isso, nao sei se vc leu), as Mandalas dos Monges (postei aqui sobre isso: http://umaesposaexpatriada.blogspot.com/2010/02/compartilhando-arte-e-o-ensinamento-ao.html ), etc! Obrigada por sua sabia contribuicao!

    Quanto ao que anda aparecendo por aqui, nao anotei "club alguma coisa", qdo acontecer de novo, anoto e te digo". Bjka!

    ResponderExcluir
  27. Infelizmente esse é o tipo de blog que mais cresce na rede. É simples, é fácil e os idiotas que se prestam a isso não conseguem entender o mal que causam.

    ResponderExcluir
  28. Luma, nao achei seu email... kkkk! Agora a pouco aconteceu de novo, qdo abri o BLOG... o link eu copiei:
    http://ads.clubfun.mobi/ads.aspx?id=0ab26852cdd4403bb796cee22b909f28&pub_id=5893&ce_cid=006e2d0000002hkk7w6P6.ZBNQ000000

    E quando "fecho", abre outra... no FACEBOOK, dizendo assim: "PaulPrediction está solicitando permissão para fazer o seguinte" e eu nao consigo denunciar...

    Grata por sua ajuda e interesse...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  29. Oi Luma,
    Não tinha a mínima ideia que isto existia. Obrigada pela informação. Vou ficar atenta.
    Bjkas e um resto de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  30. Anônimo16:32

    Olha, Luma, seu blog é essencial, sabia? Muito boa postagem. Todo blogueiro, principalmente iniciante, (pois estes erram sem saber que estão errando), deveria ler isso.
    Beijo na alma, querida.

    ResponderExcluir
  31. Oi Luma
    Muito útil as suas explicações, mas eu tenho muita dificuldade de lidar com as ferramentas.

    ResponderExcluir
  32. Luma,
    Belo post!
    Eu nunca tinha ouvido falar desse tal splog...
    Vou passar também para alguns amigos que como eu, não conhecia esse perigo na blogosfera.
    vi seu comentário sobre as dúvidas dos muffins...
    No começo, fazia os muffins nas forminhas de papel, tipo aquela que colocamos os brigadeiros.
    Mas hoje em dia, já tem as forminhas de papel própria para ir ao forno.
    Enquanto usei as outras, nunca tive problema.
    Também colocava as forminhas de papel dentro da forminha de empada e acomodava as numa assadeira.
    A idéia de transformar receitas de bolos em muffins surgiu depois que fiz uma receita de bolo e dividi nas forminhas de muffins e na assadeira, e aqui todos gostaram mais da textura dos muffins.
    Sempre arrisco e faço, assim...sem falar que são mais praticos para comer.
    obrigada pela dica, vou pensar num post sobre a explicação passo a passo.
    beijos

    ResponderExcluir
  33. Oi Luma!nunca tinha ouvido falar em splog. Gostei de iniciar uma curiosidade sobre isso.Aos poucos vou me inteirando de tantas coisas que existem nesse mundo dos blogs
    Vim também agradecer o comentário e a visita .
    Beijocas

    ResponderExcluir
  34. Querida Luma
    So' tenho que te agradecer por esse teu post! Eu vivia fora do mundo e nao sabia!
    Tudo que li foi novidade e cheguei a sentir-me um pouco insegura.
    Também irei seguir as dicas do blog que você indicou, o "Dicas Blogger".
    Muito obrigada
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  35. Voltei...

    Visitei a maioria dos sites indicados...

    Luma é muita informação para esta cabeça de pipoca! Tecnologicamente sou quase parando, tento aprender sozinha e com ajuda de blogueiras como vc, mas não é fácil. Cursos na minha city são inexistentes.

    Vou pará se não vira o "muro da lamentação"...

    Um fim de samana luz para você!

    Beijãoooooooooooo

    ResponderExcluir
  36. Muito bom e esclarecedor o seu texto Luma.
    grato pela amizade e carinho, tenha um bom fim de semana, bjs

    A feiticeira da noite sopra estrelas no céu
    a lua torna-se mais cheia e resplandecente
    a noiva da colina asperge um suave perfume
    espalhando no ar o seu chamado envolvente.

    Trata-se de um convite ao amor e a amizade,
    vai ecoando pelos quatro cantos da cidade
    rua do porto, engenho central, repúblicas....
    nada passa despercebido ao clamor lançado.

    ResponderExcluir
  37. Oi Luma, aprendi mais um pouco hoje, com o teu texto, não conhecia a existência e nem a expressão splogs. Um óptimo final de semana para ti. Beijinhos

    ResponderExcluir
  38. Nada é mais irritante do que os spans, pior é ser mula

    Bom fim de semana

    =)

    ResponderExcluir
  39. Excelente post querida! Já retuitei para que mais blogueiras o leiam.

    beijos e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  40. Luma,
    Sabe eu gosto de entender sobre este assunto sobre blog, mas tem hora que leio e não entendo nada como posso ficar prevenida.
    Eu gosto de escrever e só tenho medo de virus.
    Acho que ninguem vai querer copiar meus textos sem graças, mas os poetas e os escritores precisam mesmo tem muito cuidado.
    Voiu torcer para que aprenda tudo e ensine para nós, para não ficarmos tão ignorantes.
    .com carinho Monica

    ResponderExcluir
  41. Luma querida, eu também não conhecia essa expressão, mas agradeço pelo post que é bastante esclarecedor.
    Aproveito para te desejar um lindo final de semana e dizer que tem dois selinhos para você no meu blog, tá? :) Espero que goste.
    Beijo meu.
    Angel.

    ResponderExcluir
  42. Adorei! Como sempre ajudando :)
    Já tinha lido algo mas não sabia direito o que era.
    Vou twittar. Todo blogueiro tem que ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  43. Anônimo18:05

    Sabe aquele lance acho que entendi ..mas na verdade não entendi tipo e o que fazer com isso ??? e como saber se o nosso blog está "splogado" ..helppp , a unica pessoa que eu conheço que teve esse problema foi a Claudya .. mas mesmo na época não entendi como se defender disso ...

    Tenho uma idéia ... nome perfeito para chiclete "Splog" combina né :)


    Beijos

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor