Arquitetando [update2]

clique e amplie

Ontem fiquei sabendo que a faculdade de Arquitetura local foi invadida por alunos acima de 40 anos, a maioria mulheres. A profissão está em alta e muitas dessas mulheres retornam aos estudos depois dos filhos crescidos ou por algum outro motivo, começando uma nova etapa de vida.

Cada dia mais pessoas procuram por arquitetos para desenvolver projetos de casa, escritório ou decoração e essa demanda, faz com que muitos profissionais, mesmo no exercício da profissão, procurem por atualizações, principalmente para acompanhar a evolução tecnológica - através de um estudo continuado, ajustando sua capacidade intelectual para melhor visualizar a próxima onda e assim mostrar um diferencial de trabalho.

Vai longe o tempo em que contratar um profissional de arquitetura era considerado coisa de quem tinha muito dinheiro. Atualmente, as pessoas não querem um lugar somente para o dia a dia, elas querem conforto e receber os amigos - Os espaços ganharam outro conceito residencial e condomínios investem cada vez mais em áreas de lazer.

Os arquitetos estão atuando em diversas áreas, além da construção e reformas de imóveis e escritórios e de acordo com estimativas do setor, os arquitetos também começaram a trabalhar mais com os pesados investimentos do governo em obras do PAC, que reaqueceu a construção civil. Além disso, são os arquitetos que planejam as cidades e o desenvolvimento urbano.

A arquitetura é muito mais do que um projeto voltado para a questão estética de casas e prédios, comerciais e residenciais; um projeto bem feito, mesmo que seja simples, leva em consideração aspectos que os fazem coadjuvantes no sucesso de variados empreendimentos.

Nas moradias, o projeto deve favorecer principalmente a saúde do morador. O bom profissional na elaboração do projeto, evita que haja problemas futuros, como imprevistos no meio da obra - o barato pode sair caro quando não se contrata um profissional qualificado. Do contrário, depois de pronta a obra, arrepender-se ao descobrir diversos problemas que poderiam ser evitados com o planejamento e mão de obra especializada. O desafio do mercado de trabalho, nem sempre é a concorrência com outros arquitetos e em muitas vezes é o empreiteiro quem rouba a cena.

O mercado de trabalho para os arquitetos no setor industrial também aumentou, principalmente na indústria farmacêutica e cosmética. Mesmo que não existam empresas especializadas em plantas industriais, os arquitetos aprendem na prática detalhes essenciais para que não comprometa o funcionamento da indústria no futuro.

A Gastronomia também tão em voga ultimamente, principalmente nas cidades que sediarão a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, tem na arquitetura uma grande aliada para o sucesso dos restaurantes e redes de franquia de alimentação. Um ambiente adequado para se alimentar, estimula os sentidos e ressalta o prazer à mesa, por isso o arquiteto deve conhecer a parte operacional do restaurante - Pois entende que o espaço é uma pequena indústria com equipamentos de linha de produção que seguem todo um roteiro com noções básicas de microbiologia. Entender o mundo invisível das bactérias é se preocupar com a saúde do cliente.

O espectador de produções artísticas e eventos também é beneficiado com a arquitetura e motivado pelo conjunto cenográfico exposto. O profissional da área deve conciliar sua função de arquiteto e de produtor - soluções construtivas aliadas às ideias criativas e organização. Desenvolvimento de stands, estruturas para festivais, criação de camarotes, criação de espaços dedicados à multimídia, direção de arte para congressos, decoração de shoppings e fachadas de edifícios em datas festivas, etc.. são apenas alguns exemplos dos trabalhos realizados por um arquiteto na área de "Design Gourmet".

Não podemos deixar de citar o Carnaval, evento que absorve arquitetos para trabalhar em cenografia. São os arquitetos que bolam desde a harmonia de cores e materiais até carros alegóricos.
Faça o teste: Arquitetura é a carreira certa para você? Se o resultado for positivo, continue lendo a matéria que explica algumas das diversas ramificações da arquitetura:
  • Arquitetura de interiores
  • Arquitetura industrial
  • Arquitetura verde
  • Comunicação visual
  • Paisagismo e ambiente
  • Edificação e construção
  • Luminotécnica
  • Restauro de edifícios
  • Urbanismo
Ganhei um selinho comemorativo da Bianca do blogue "Bia, Cris & Lulu" que tem como regra postar uma foto do cantinho que mais gostamos da nossa casa. Gosto muito de toda a minha casa, mas devo postar apenas um cantinho e escolhi capturar alguns cantos do meu quarto, expostos na imagem inicial do post.
Agradeço a Bianca pelo selinho, como também agradeço
Me avise se esqueci de agradecer algum selinho :) Repassar meus mimos? Nananinanão!! São meus, oras!

Quem sabe algumas blogueiras ao ler o texto acima, pensem na possibilidade de explorar o potencial que têm e vislumbrem a hipótese de aliar a terapia blogueira a uma boa faculdade de Arquitetura? Nunca é tarde para voltar a estudar!

[update] Neste domingo dia 27, Odele Souza estará participando de uma reportagem no programa "Tudo é Possível", apresentado na TV Record por Ana Hickmann, sobre o estado de Coma Vigil.

Quem ainda não teve a oportunidade de saber o que aconteceu com Flávia - quando ela ainda criança brincava, teve seus cabelos sugados e presos pelo ralo da piscina - pode acessar o blogue "Flavia, vivendo em coma". O vídeo ao lado fez parte da Blogagem Coletiva que aconteceu no ano de 2008, onde a blogosfera luso-brasileira pedia à justiça brasileira que a empresa Jacuzzi do Brasil e o condomínio Jardim da Juriti, onde Flávia e sua família moravam, fossem punidos. Fazem 13 anos que Flávia está em coma vigil e a Empresa Jacuzzi do Brasil não foi condenada.

O programa "Tudo é Possível", vai ao ar no Brasil à partir das 12 hs. e em Portugal, à partir das 16 hs. Nos demais países, acesse a Record Internacional para saber o horário do programa.

[update2] Por favor, leiam o comentário de Fatyly.

42 comentários :

  1. Se gostasse de números, faria arquitetura.
    As soluções propostas pela área são sensacionais, para cada cantinho há uma solução.
    Agora, na reforma que farei em casa, precisarei da ajuda de um (a).
    É uma linda profissão.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. As oportunidades são mesmo muitas. Estou pensando em cursar uma segunda faculdade, mas acho que não levo jeito para arquitetura. Minha mãe gostaria que fosse, mas sei não...

    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Luma!!!

    Não sabia que arquitetura tinha tantas especificidades, apesar de euzinha já estar prá lá dos 40 aninhos... Penso ainda em fazer um mestrado na área de arte e educação, algo relacionado a cultura em movimento, em mutação. Tudo tem mudado tão rápido...Quando pensamos que é, já foi... Se fizer esse mestrado será por puro prazer da pesquisa sobre algo que gosto.

    Ahhh! vou dar uma abelhudada no seu mix de fotos lá em cima.

    Beijosssss Bella!

    ResponderExcluir
  4. Uau, menina! Como seu blog está diferente! Totalmente web 2.0 e em "cloud"! Gostei de ver! Parabéns!
    Eu desencanei do meu; migrei para a plataforma Tumblr, que é mais parecida comigo. (http://mstpm.tumblr.com)
    Espero que estejas bem e continuo a desejar-lhe muita Luz e Paz!!

    beijo com carinho!!

    Tanya

    ResponderExcluir
  5. Texto esclarecedor. Nascido de quem sabe de fato o caminho das pedras e a beleza das sombras delas na água. Parabéns. abs

    ResponderExcluir
  6. Adoro design de interiores, com certeza, se decidisse fazer outra faculdade, essa seria uma boa opção. Realmente, agora tem bastante campo para essa área, que bom, né? Bjs...

    ResponderExcluir
  7. Oi Luma!

    Tirando a matemática, rs, arquitetura deve ser mesmo um curso interessante. Acho que é um grande privilégio escolher uma carreira e investir nela antes de ter que se sustentar. Comigo não aconteceu isso, quando fiz faculdade já tinha que trabalhar para pagar o curso e me sustentar, já que morava sozinha.
    Acabei fazendo um curso que gosto, Letras, mas que eu não soube me desenvolver profissionalmente nessa área e trabalho em outra que nada tem a ver com meu curso (judiciário).

    Se fosse retornar à faculdade hoje, penso em serviço social, que é mais meu perfil.

    Já quis Direito, mas hoje nem cogito, nesses dez anos de judiciário tive exemplos demais de desilusão com a justiça e nem quero mais saber disso.

    Sonho trabalhar com projetos sociais, alguma coisa que pudesse melhorar a vida das pessoas num todo, e não somente arrecadar donativos, como faço hoje.

    Affff, era prá ser um comentário e virou um depoimento pessoal...rs...

    Bom sábado!!!!

    Post útil, como sempre!

    Clau Finotti

    ResponderExcluir
  8. Anônimo11:16

    Bah, Luma! Vou fazer um atalho em um texto que fiz "faculdade aos quarenta anos" apontando para cá. Dá dó das pessoas indo lá procurando por faculdade aos quarenta anos e dão de cara com filosofia, que só serve para a progressão na carreira de magistério.

    Seria até interessante que o título deste texto tivesse a ver com "faculdade" e "40 anos" para situar o pessoal que não sabe o que fazer.

    Quanto aos seus cantinhos da casa, estou aqui olhando e já me senti visitando. Estou sentada naquela poltrona branca com almofada vermelha a espera de um chá geladinho. :)

    Beijos e uma boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Aqui na Italia...a vida começa (quase) aos 40...rsss


    Bacione
    Gioconda!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo15:30

    Acho bacana sabe Luma? Qdo eu era pequena costumava fazer plantas de apartamentos pq gostava, no entanto não segui a profissão pq minha habilidade em matemática sempre foi baixa.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  11. Por cá é um curso sem qualquer saída profissional e até me dá pena muitos (alguns eu conheço) continuam na procura trabalhando em coisas opostas e tão mal remuneradas outros estão no fundo de desemprego e a porcaria dos políticos que temos não aproveita "a camada jovem" e ao invés são sempre os mesmos dinossauros-amigos-do-peito-politico-partidários.

    Sinceramente não sou apreciadora de arquitectura, tirando algumas obras dignas de registo, porque a maioria são autênticas m***. Dou uns exemplos mais recentes: A famosa EXPO...onde ficou a beleza daqueles prédios e "espaço" que são tão aberrantes? Depois toda a linha férrea, cujas estações há uns anos eram dignas de serem vistas, mas não...deitaram abaixo e ficámos com paredões de ferro e paredes de cimento que hoje são uma nódoa na paisagem.
    Gosto imenso da 2ª. ponte sobre o rio Tejo - a Ponte Vasco da Gama!
    Apartamentos, moradias, blá, blá...não sei se por ter perdido a única que era minha e de que gostava tanto, hoje não ligo nenhuma e onde moro (arrendada) chega perfeitamente!
    Por vezes vejo casas que de tão cheias, parecem museus...e nada, mesmo nada chega a um espaço verde com tudo a que temos direito, feito ou reaproveitado no meio das grandes cidades!
    Enfim!!!

    Se eu agora fosse jovem com as oportunidades de "estudarem" como hoje existem ficaria dividida entre duas áreas que gosto das quais leio tudo até à exaustão: medicina e direito/juizado!!!

    Parabéns pelo post e pelo selo e sequente montagem da tua casa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Interessante, mas penso que todas a profissões cabe uma atualização...

    Fique com Deus, menina Lulu.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Interessante. Por aqui também é comum voltar à Universidade por volta dos 40. Eu mesma o fiz para fazer mestrado...
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Anônimo22:52

    Oi Luma querida,
    Voce com suas reportagens tao completas!Tenho a maior admiraçao pela arquitetura e se soubesse minimamente fazer as quatro operaçoes ja teria me aventurado numa faculdade dessas. Sei que o arquiteto considera montes de fatores alem do estetico e acho isso genial. Tenho uma grande amiga arquiteta e elame ajudou a reformular a loja, com pouco dinheiro e muito resultado, no momento em que precisei disso. Adoro ver a maneira dela raciocinar justamente considerando tantos fatores que nem me passam pela cabeça.
    Quanto a vida de Flavia, espero que a justiça realmente se faça de alguma forma. Nada devolverá a vida e a saúde da menina- mocinha, nem a felicidade e alegria dessa mae lutadora e valente. Mas a Jacuzzi nao pode ficar impune diante desse crime. Mesmo nesse país onde as coisas "impossiveis" acontecem.
    Um beijo para voce. Vou assistir a Odele. E mando a ela atraves de seu blog, meu carinho e mminha admiraçao por seu coraçao de mãe tão bravo, forte e sereno.
    Cam

    ResponderExcluir
  15. Oi querida hoje em dia arquitetura é um dos cursos mais procurados na faculdade, é uma grande leque aberto para o setor econômico.
    Como sempre seus textos são claros e objetivos.
    ótimo final de semana a vc
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Venho responder ao update:

    Faço parte dessa roda gigante em torno de Flavia e irei ver o programa para ouvir o depoimento dessa mulher e mãe Odele com M grande.

    Para quem precisar, em Portugal o programa é transmitido por cabo e assim sendo:

    ZonTvcabo é no canal 84 às 16h
    Cabivisão é no canal 124 às 16h

    Quem nunca foi ao blogue que referes, que o faça e que leia "de fio a pavio" e veja os perigos de uma piscina. O blogue já deu frutos e leiam o que a empresa SODROMAR, depois de ter acedido ao conteúdo total do blogue, construiu, uma tampa protectora do ralo de sucção à qual deu o nome FSB, iniciais do nome de Flavia. É duro e muito raro a sobrevivência de um ser humano, sobretudo uma criança a este tipo de acidentes e uma maldita maquineta montada com foi roubou o sorriso da nossa menina.

    Em Portugal e após dois casos terríveis "Aquaparque" (se quiserem vejam no Google) foi legislado e é proibido fazer a sucção (limpeza-renovação da água) enquanto houver banhistas...mas cabe-nos a nós o dever de cidadania verificar in-loco se efectivamente cumprem antes de...porque depois de...já é tarde demais!

    Um beijo Luma e bom domingo!

    ResponderExcluir
  17. Bella!

    Resposta sua está lá nos meus comentários.

    Um domingo color p/ você.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Bronca dada, script retirado, Luma. Ele estava no contador do Motigo. Aliás, eles já foram melhores, agora vem com esse script junto. Uma pena. Saberia indicar-me um contador sem script?

    Beijão!

    ResponderExcluir
  19. Fiz o teste e é melhor deixar a arquitetura para o meu irmão mesmo, rsrs....

    Hum... vou assistir o programa com a Odele. Eu já participei de uma blogagem coletiva pra Flávia.

    Você sempre a frente, Lu!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Luma:
    Arquitetura é tudo isto que você descreveu.
    Já fui projetista e pensei em fazer Arquitetura em um tempo da minha vida.Hoje não mais.

    Mas adoro Arquitetura.
    Beijos.
    Bom fim de semana!
    Anny.

    ResponderExcluir
  21. eu, projetista por osmose, não me vejo arquitetando...rs!
    vc é muito querida e sabe me aconchegar qdo preciso e isto é muito importante pra mim.
    beijo

    ResponderExcluir
  22. Oi Luma.
    Pode-se concluir que este aquecimento do mercado de trabalho para os arquitetos tem a ver com uma busca de melhor qualidade de vida por parte de uma parcela cada vez maior da nossa população. Ou seja, ganha vigor entre nós um dos direitos fundamentais do Homem: a busca da felicidade em todos os sentidos.
    Isto, claro, é um dos efeitos saudáveis do bom momento econômico que vive o país, que se reflete também em outras atividades; igualmente os operários da construção civil, por exemplo, estão cada vez mais valorizados. Que o ciclo de boas notícias seja eterno enquanto dure.
    ***
    Fiquei curioso quanto aos poderes lenitivos do suco de uva. Quando tiveres tempo, gostaria de receber mais informações a respeito.

    Beijo e uma boa semana pra você.

    ResponderExcluir
  23. acho um luxo as decorações e os planejamentos dos arquitetos...

    legal as mulheres estarem voltando pra realizar os sonhos depois dos filhos crescidos.

    Uma ótima semana para você!!!

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  24. oi, luma, voltei da ferias e vim te ver. Por coincidência vi o texto sobre arquitetura. Não sabe como me fez bem. Arquitetura é a minha paixão abandonada, fiz a faculdade quase até o fim e tive que trancar por circunstâncias da vida(grana). Enfim, voltar depois dos 40 nao é fácil, mas é isso ou perder tudo que já fiz. Quero voltar mas nao sei qdo. Bom texto, bejos.

    ResponderExcluir
  25. Eita!! já pegou os selinhos :). Também gosto de arquitetura, até tenho talento pra isso, mas escolhi outra área, já pensei em estudar arquitetura mas não tenho paciência pra gente fresca, o trabalho é bom mas e os clientes?!!! ;P

    ResponderExcluir
  26. Tinha inveja dos meus amigos da FAU, principalmente das festas....

    ResponderExcluir
  27. Eu não daria nem um pouco certo na arquitetura... tive provas na faculdade quando tive aula com um arquiteto para projetar cozinhas... era cada coisa kkkkkkkkkk
    A mulherada mais madura está mais que certa... tem que aproveitar que os filhos estão criados e correr atrás dos sonhos que ficaram para trás!
    beijão Luma e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  28. Bom dia!!!
    Meu nome é Adriana de Holanda Tavares, criei um blog junto com meu esposo para ajudar pessoas que precisam, maiores informações entra lá: chabebevirtual.blogspot.com precisamos que você contribua, com divulgação ou com um mimo... vai lá, como diz o poeta: FICA SEMPRE UM POUCO DE PERFUME NAS MÃOS DE QUEM OFERECE ROSAS, NAS MÃOS QUE SABEM SER GENEROSAS

    ResponderExcluir
  29. Linda, depois que minha filha cresceu, entrei na crise do 'dar novo rumo à minha vida', rs. Ó, tem selinho pra vc no blog, mas sei que vc não gosta de postar... guarda no coração, tá lindona?! beijos gigantes

    ResponderExcluir
  30. Hahahaha, fui ler o post todo, e vi o meme... já tinha até me esquecido que vc postou! Beijocas

    ResponderExcluir
  31. Bom dia Luma!]Fiquei muito contente com sua visita e comentário, e também me fez refletir e pensar na minha vó, no passado, quando a gente dava um jeito pra tudo sem precisar comprar nada... até as verduras e temperos eram do quintal...
    Me conta sim da máquina. Boa sorte.
    Boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Oi, Luma. Muito interessante essa observação do aumento de interessadas pela arquitetura. Isso é muito positivo, pois a arquitetura, realmente, pode fazer a diferença em uma construção ou ambiente. Conheço arquitetos/as excelentes. Porém, embora a maioria dos arquitetos seja consciente do que faz, é importante que o arquiteto/a tenha em mente que não é ele que vai habitar/utilizar um determinado ambiente que goze de sua intervenção. Ele precisa "entender" a psicologia do cliente e não, apenas, impor sua vontade. Pois isto poderá acarretar um desconforto futuro do tomador de seus serviços. Conheço caso em que o arquiteto "viajou" demais e o cliente, depois, nunca conseguiu adaptar-se ao ambiente. Aqui em minha cidade, tem um prediozinho novo que está para alugar há quase um ano e ainda ostenta a placa da arquiteta que planejou frente e lateral totalmente de vidro. Um trabalho muito bonito mas que não tomou conhecimento de que, principalmente no verão, o sol bate ali com toda a sua inclemência, praticamente o dia inteiro. Vai precisar de muito ar-condicionado e persianas para poder ser utilizado. Infelizmente, em todas as profissões existem alguns profissionais que se distanciam da realidade. E acontece, também na arquitetura. O que não é motivo para desacreditarmos dela. Muito pelo contrário. É muito bom o aumento de interessados/as por essa área.

    Abração.

    ResponderExcluir
  33. Não fosse tanto cálculos. Eu me sairia bem.bj

    ResponderExcluir
  34. Acho arquitetura, uma profissao bonita mas...infelizmente nao tenho habilidade pra esse tipo de trabalho. É bom que as pessoas voltem a estudar depois dos filhos crescidos, assim seus sonhos, serao realizados. Bjoka

    ResponderExcluir
  35. Gostei deste post, pois minha primeira filha é arquiteta e eu acho que é bem como você falou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Eu fiz três anos do curso de Auxiliar de Arquitetura, no tempo do ensino técnico-profissional, já extinto nas escolas. Se tivesse que escolher entre ser Engenheiro ou Arquiteto, ficava com o último. E não é nada contra a engenharia (embora eu já tenha visto um engenheiro cuspir no chão ao se referir aos arquitetos), mas acho que na Arquitetura podemos dar vazão para a liberdade de criar e ainda surpreender, modificar e dar um novo sentido ao que já está estagnado. Eu seria um arquiteto, com muito orgulho. Mas eu sou astronauta.

    Ps: obrigado pelas dicas deixadas lá no blog.

    ResponderExcluir
  37. Luma
    Que maravilha!
    Lembrei de minha mãe que parou no ultimo ano de direito pra casar com papai e voltou aos 40 anos para terminar o curso depois de muitos anos sem estudar.

    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  38. Muito bacana esta profissão e tenho notado que cresceu mesmo o número de moças na arquitetura, vi isso inclusive no jornal de Niterói deste final de semana.
    Se eu fizesse seria Arquitetura de interiores, acho que adoraria mexer com isso.
    Quanto ao sofrimento da Odele venho acompanhando há tempos em seu blog e torço para que ganhe todas as causas que ela defende pela sua querida filha.
    um beijinho carioca

    ResponderExcluir
  39. Obrigado pelo destaque do meu comentário, que como todos são simples, sinceros e verdadeiros.

    Adorei ver e ouvir Odele que há 13 anos vai "arquitetando" formas de enfrentar a dor IMENSA e sobretudo testemunhando para que não aconteça o mesmo a outras crianças...as flores mais belas do mundo.

    Beijos do lado de cá do oceano

    ResponderExcluir
  40. Luma,

    A arquitetura sempre me pareceu algo glamouroso, que dá prestígio, mas sei que não é bem assim. Já pensei em estudar esta área, desisti pelo alto custo do curso e a parte de cálculos (sou uma negação). mas pelo teste já vi que não tem nada a ver comigo não, rsrsr. meu negocio é gente, relações humanas, viagens. Cai no lugar certo.Se não fosse turismóloga seria jornalista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Acho que quando a mulher fica com mais idade ela se torna mais seletiva e é atraída pelo que é bonito, simétrico; por causa disto procura a arquitetura.
    Eu, como sou mais nova, este ano vou estudar inglês. kkkkkkkk
    Beijos.

    ResponderExcluir
  42. Acho que quando a mulher fica com mais idade ela se torna mais seletiva e é atraída pelo que é bonito, simétrico; por causa disto procura a arquitetura.
    Eu, como sou mais nova, este ano vou estudar inglês. kkkkkkkk
    Beijos.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor