Amadurecemos com os nossos blogues [update]


Ao invés de 'amadurecemos' poderia escrever "envelhecemos', porém não é essa a questão. Tudo que envelhece, nem sempre amadurece e/ou vice-versa.

blogues
Ontem tentei colocar a leitura do agregador de feeds em dia, mas qual, se nessa teia da internet, entra-se em uma página e ela te carrega para outra? Uma armadilha, se você perder o foco.

Quero parabenizar dois blogues que completaram 10 anos de existência: Por um Punhado de Pixels e Different Thinker - com atraso, por certo - errado seria deixar passar batido esses dois grandes eventos - não é todo dia que um blogue completa uma década de existência!

É, vocês que começaram agora e estão no primeiro, segundo, terceiro aninho de blogue, saibam que considerar-se blogueiro só depois que sair da faculdade, filhinho(a)!! Pelo menos 4 anos...

Lógico que existem blogues com menos de um ano e estão cheios de gás, criatividade, interatividade e que ao ler, imagino que terão grande futuro. Daí, percebo que do mesmo modo que se inauguram blogues com grande euforia, eles se esvaziam e logo se encerram. Não é fácil manter a "euforia" por muito tempo. Sou apaixonada por blogues, fazer o quê? Talvez por isso a minha euforia, nem sempre constante, oscila ainda em patamares altos.

bloguesNo meio do ano passado, Steve Jobs, executivo-chefe da Apple, disse que estava preocupado porque o seu país estava se tornando uma "Nação de blogueiros" e estava solidário com aqueles que escrevem para as outras mídias.

Tarde demais, mocinho!

Essa declaração pareceu controversa a uma imprensa saudável, aos benefícios de uma sociedade livre e os fanáticos pela comunicação online viram nessa declaração uma grande traição à revolução da internet.

Ele merece perdão por errar, quando se refere a 'quantidade' de blogues e esqueceu que um blogue, por possuir uma forma peculiar de comunicação entre as pessoas, sem mediação, sedutora, direta de expor experiências e sentimentos diante de um público global, conquista por suas qualidades.

O que antes fazíamos entre amigos e familiares, agora podemos jogar para o mundo sem o sentimento de subversão. Você blogueiro não precisa estar dentro de um portal ou possuir um domínio para ser lido - os blogueiros mais coerentes já fazem parte do "mainstream" como qualquer colunista de mídia tradicional - Temos a liberdade (?) de escrevermos o assunto que quisermos, já os colunistas associados à jornais ou revistas, estão sujeitos às regras normais jornalísticas e aos protocolos.

O efeito da escrita independe de onde ela aparece. Isto é, estou falando de leitores inteligentes e não "deslumbrados". O respeito de um blogueiro se conquista pelas palavras e daí ter "visibilidade" é somente uma questão de tempo.

Nos blogues podemos escrever sobre coisas triviais e pessoais, o que não é atraente para uma coluna - Aqui as reflexões estão embutidas dentro de um viés mais relaxado, porém dígnas de serem registradas - se no passado, um dia cuidando do jardim, sua documentação pareceria estranha a sua publicação - Hoje em dia nos perguntamos porque queremos mostrar o nosso pequeno pedaço de terra aos outros?

Oras, você que não tem blogue, não critique! No seu jardim não tem flores...

Update - Em tempo:

bloguesA Luci Cardinelli disponibilizou no "Vida", endereços da Cruz Vermelha em vários Estados da federação brasileira e postos de coleta, para quem quiser fazer doações para ajudar a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. No ano passado, ela fez Campanha para o Morro do Bumba em Niterói e como não é do seu feitio ficar olhando as desgraças pela TV e piedando de braços cruzados, mobiliza agora a blogosfera a ajudar. Acesse o blogue "Postando sobre artes" e fique sabendo a melhor forma para você entrar nesta corrente humanitária. Faça a sua parte!

Opa!! :=)) A Rifa Solidária, uma ação concreta agregada a iniciativa da Luci e proposta pela Elaine Gaspareto para arrecadar fundos para a compra de comida e artigos de 1ª necessidade para as vítimas da catástrofe ocorrida no Estado do Rio de Janeiro. Você participa doando ao comprar números desta rifa no valor de 5 reais - pode comprar quantos números quiser e ao final ganhará prêmios, doados por outras blogueiras.
Clique na imagem e veja como participar desta iniciativa.

"Vai tanta distância da compaixão à caridade como da intenção à justiça." (Marie de Beausacq)

41 comentários :

  1. Adoro os blogues e me sinto bem nesse mundo.Por isso, sempre que dá estou lendo aqui... Pretendo ficar muito tempo, mas talvez me falte IDADE...rsrs...

    beijos,chica e lindo fds!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkk
    Estou rindo como o comentário de Chica.Ela é muito espirituosa, mas também quero ficar por anos e anos e décadas...
    Luma, é muito bom blogar e passear entre tantos.
    Adorei a matéria.
    Xeros

    ResponderExcluir
  3. Luma,

    Ter um blog é uma coisa fora de série - apesar de eu ter perdido o gás no caminho, com muitas mudanças de foco que não deveriam ter acontecido - mas sigo "na batalha", quem sabe não me graduo no ano que vem ;)

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. Puxa, completar 10 anos de blog não é para qualquer um. Eu nem me formei ainda,rs, estou no 6º semestre.
    Também adoro blogs , me encanta o fato de podermos falar o que nos der na telha, sem interferências. É democrático, acessível a qualquer um...
    Espero ter pique para continuar com o meu espaço por muitos anos...

    ResponderExcluir
  5. O Luz é a minha faculdade, se um dia o meu blog chegar à sombra do Luz ficarei feliz!!

    Sou blogueira assumida e adoro visitar os blogs. Gosto de ler, comentar, confesso que mais leio que comento, rs... Tenho medo de comentar besteiras, ou fugir um pouco, mas sempre estou por ali.

    Já estou há um certo tempo nesse mundo blogueiro, 3 anos apenas com o Entre Marés (ainda não estou formanda, rsrs), porém estou aprendendo muito a cada dia que passa!!

    Ter um blog é uma responsabilidade bem gostosa. "Conhecemos" pessoas, descobrimos mundos , viajamos, choramos, sorrimos... É uma constante descoberta que nos faz feliz!!

    Adoro ter um blog, e principalmente, conhecer pessoas como vc!^^

    P.s.: COmo está o sr Sukita??

    Beijos e lindo fds!^^

    ResponderExcluir
  6. Blog??? Sou baby, ainda farei um aninho, enquanto ele me fizer feliz estaremos juntos, nossa! Tá parecendo casamento rsrsrssrsr
    Como está o Max? Espero que mais animado... Já escreveste algum livro? Não jogue talento pela janela, sempre termino de ler seus textos com vontade de ler mais...

    Um fim de semana iluminado!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo01:05

    Luma!

    Sou viciada no reader e também me perco muito vagando por uma coisa e outra. Estou tentando organizar por prioridades.

    Achei interessante ver esses "blogues idosos".

    Digo as palavras "blogueira" e "blogue" por não ter encontrado ainda uma definição para o que faço na web. Certamente estou fora desse negócio de "linca eu que eu linco tu".
    Fora de qualquer tipo de regra e manual de instruções. Resisto até mesmo a aumentar tráfego, número de comentários e tudo o mais. Prefiro voar livremente contando coisas para quem quer ouvir. Lendo coisas que gosto de ler. Uma das coisas que quero evitar é o fato de polemizar tudo. Estou trabalhando nisso.

    Tem coisas que não podem ser ditas, apenas analisadas.

    Se blogar é "o que os que se consideram mais espertinhos" acham que deve ser então nunca serei isso. Eu detesto as regras da "tal blogosfera". Acho que todas as pessoas devem ser livres. Uma liberdade com responsabilidade. Hoje em dia rotulam o que é um blog bom, somente de acordo com "as regras".

    Eu acho que um blog bom é aquele onde a gente pode interagir com a pessoa, um blog de portas abertas, de coração aberto. E não importa o tamanho, a audiência e nem o formato. Basta que ele seja acolhedor. Como este no qual estou escrevendo.

    Lembro que quando comecei, há uns três anos, minha internet era discada e mesmo assim eu passava aqui lendo e me sentia em um jardim florido.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. As vezes acho que só blogueiro entende blogueiro, estou chegando a casa dos três anos... Determinadas faculdades nem duram tanto e continuo gostando do meu espaço!!!

    Não é super frequentado, nem super comentado, nem eu espero que ele o seja, blogar é um prazer, uma terapia e um desencargo de consciencia e isso ninguém me tira!!!

    ResponderExcluir
  9. Ehehe!

    Acho que me "formo" em julho deste ano, fui olhar as datas dos meus primeiros post ainda no Zip-Uol.

    Estou ficando velho... e experiente na blogosfera...

    ResponderExcluir
  10. Oi Luma

    Engatinho ainda neste espaço, e em um ano acho que andar ainda é difícil.
    Gostei do que você falou e faz com que procuremos sempre o melhor para trazer em nossas páginas.
    É só vivendo e estudando que se aprende. Então vamos terminar a graduação e procurar especializações. rsrs

    Bjs no coração!

    Nilce

    PS: Parabéns aos blogs citados.

    ResponderExcluir
  11. Luma querida!!
    Esse seu post caiu como uma luva pra mim nesse meu momento da vida!!
    Sou novinha nessa blogosfera e quem sabe o que acontecera nesse lindo futuro.
    Wow...10 anos? 4 anos? Sera que chego la?
    Enquanto me der prazer e sentir que posso transmitir algo bom,aqui estarei.
    Visitar um blog como o seu nos motiva a nao desistir minha querida!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  12. 10 anos... esses caras são épicos heim, dá pra sentir sem nem conhecer. O meu completou um (ano ontem, pra ser mais exato), mas agora que vou começar a faculdade de letras, aproveito e faço a de blogger também e viro um blogueiro formado, ahn? ahn? Realmente essa coisa da "falta de euforia" aparece as vezes, mas...acontece. Esse post até deu um gás novo pra mim.

    ResponderExcluir
  13. Eu já sou licenciada, 4 anos de blogue! rsssssssss
    Já tive vários, agora concentro-me mais num, que deve ter 2 anos.
    Ser blogueira é ser uma interveniente social, seja de que modo fôr, mas evidentemente que se fõr direccionado para certas temáticas, pode ser algo muito importante. Os blogues permitem que exista a tal massa de opinião pública que tem bastante peso, precisa de se organizar!
    Confesso que sou uma blogueira despretenciosa em demasia, que vai postando o que vai lendo e considera interessante.
    Beijos,
    Manú

    ResponderExcluir
  14. Quando cheguei aqui, e me deparei com a linda borboletinha voando, senti uma leveza...

    Notei então que a primeira impressão é reforçada, quando se repara na sutileza e cuidado com que você trata dos seus textos.

    Não acha que este tipo de autenticidade, tanto na imagem quanto no conteúdo, é a principal característica que define a longevidade e sucesso de um blog?

    ResponderExcluir
  15. Luma é uma rosa.

    Acredite, o meu blogue completará 5 anos em setembro.

    Sou um blogueiro de paixão e relapso em ação. Por inúmeros motivos fiquei 2 anos sem escrever. Apaguei todos os posts antigos. O blog mudou de nome de aparência, mas enfim, voltei de verdade.

    Sai fora espírito relapso!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Luma sou uma blogueira despretenciosa só quero estar aqui junto com vcs lendo posts maravilhosos como os que vc posta e vendo a cozinha alheia,cometendo erros e consertando depois enfim esse blog acabou com minha tristeza hoje sou bem diferente de uns tempos atrás,posso dizer que sou mais feliz tenho amigas virtuais em quase todos os lugares desse mundão,nem a dificuldade da língua nos intimida!
    fim de semana abençoado para vc!
    E Max tudo bem?!
    beijo

    ResponderExcluir
  17. Nossa, eu gosto de blogs, mas nunca me considerei uma blogueira. Já tive inúmeros blogs (você sabe disso) e já vem desde 2001 quando blog era uma palavra estranha para muitos. Já perdi um blog inteiro. Pirei com o blogger, mas até hoje não pensei em ter um domínio próprio. Não sou blogueira, sou uma pessoa que tem um blog. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    bacio

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post, querida, ahhhh eu adoro a blogosfera e lá se vão 3 aninhos nesse mundo... ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  19. Blogueiro há 8 anos com muito orgulho e entusiasmo!! :-) Viva eu, viva nós, viva o Chico Barrigudo!! :-)

    Feliz 2011, sua linda!

    ResponderExcluir
  20. Eu também amo esse mundo da blogosfera! Claro que nem tudo nos agrada, mas não somos obrigado(a)s a seguir um blog quando não nos identificamos com ele. Além do mais, aqui somos livres(como você bem colocou) para falar o que quisermos, não ficamos presos a nada,a não ser ao bom senso,rs. Bjo no core, querida

    ResponderExcluir
  21. Anônimo22:51

    Opa completei 7 anos de blog em dezembro do ano passado. Escrever para mim é uma terapia e posso dizer que já conheci vários blogueiros, alguns firmei grandes amizades que duram até hoje, outros conheci mas não foi adianta.
    De qualquer forma, gosto dos blogs e tem espaço para todo mundo. Ninguém é melhor ou pior do que ninguém.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  22. Já estou há 2 anos e meio e olha que nem "senti", mas ao vasculhar arquivos antigos aí que vi o quanto trabalhei! E se nós temos que trabalhar para viver, então tenho que continuar blogando também rsss

    O único conflito que tenho tido é: quando ficava mais tempo no blog, sentia a necessidade de ficar mais desconectado; agora que estou um pouco desconectado, sinto uma lacuna no meu pensamento de que tenho que estar "no blog"... rss Mas esta dúvida não é cruel, é motivadora, eu acho. Me faz bem.

    Senti que amadureci e envelheci com o blog neste curto espaço de tempo.

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo03:03

    Oi querida, gostei da sua mençaoao seu entusiasmo em patamares altos. Admiro sua generosa alma e de blogueira.
    Beijos da Cam

    ResponderExcluir
  24. Fiquei emocionada com o entusiamo que falastes sobre os blogs. Depois que eu me formar em blogueira espero poder manter o meu emprego rs.

    E sobre as catástrofes do Rio... só fiquei sabendo hoje pela blogosfera... eu estava em reclusão totaldo mundo. Parabéns a todas as blogueiras pela iniciativa.

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  25. Quando entro num blogue, antes de comentar leio do primeiro post ao último para como se diz por cá, pegar na ponta da meada.
    Se gosto, fico, se não gosto parto para outro.
    Faz-me muita confusão ver na barra lateral imensos para não dizer centenas de blogues com a indicação: blogues que sigo. Como se consegue seguir tantos blogues? Eu só sigo os poucos que indico, porque leio tudo. Se páram, retiro e substituo por outro e quando voltam aí volto a seguir.
    Não faço cobranças de comentários e jamais publicidade ao meu, como muitos o fazem:" vim parar aqui, achei o blogue uma maravilha mas passe no meu e indicam o link.
    Bananas eu gosto, mas quando me obrigam não gosto:):):)

    O teu é de facto excelente e faço ideia a trabalheira que tens tido porque "vais a todo o tipo de matéria", o que desde já te dou os parabéns, assim como dou aos que mencionas que fazem 10 anos, porque é obra.

    Eu tinha um, o pc pegou fogo e ficou totalmente destruido (tadinho...bem velhinho e era o pote das experiências dos meus informáticos). Comprei este que foi muito baratinho e menina, no meio disto tudo perdi-esqueci as passwords e olha criei outro, simples que perto do teu é como uma pulga junto de um elefante:)

    Que a internet está cheio de blogues parados e uns bem aparvalhados lá isso está, mas não critico porque cada um é como cada qual e se à maioria aconteceu o que me aconteceu? Como apagar? enfim...

    Também gostei imenso de saber dessa "corrente humanitária".

    Beijos do lado de cá do oceano e a minha solidariedade TOTAL para com as vítimas da catástrofe que se abateu sobre o Rio de Janeiro!

    ResponderExcluir
  26. Ainda estou na pré escola neste blog world, mas espero chegar pelo menos à escola fundamental, Deus permita qua não me falte criatividade, e que meus queridos e pacientes leitores tenham gás pra me aturar até lá!

    Um abraço,
    Bom domingo, encharcado, mas bom!

    ResponderExcluir
  27. O único blog meu que completou 6 anos em Nov/10 foi o Gothicbox. Infelizmente por inexperiência, meu Blog-Memories teve um final inesperado.... Concordo que existem milhões de blogs, mas blogs de qualidade são minorias, e menos ainda os que completaram uma década!!!!

    ResponderExcluir
  28. Anônimo19:28

    Amo o mundo dos blogs. Em abril faço 2 anos que iniciei um blog, e depois outro, e outro que fechei. Cometi já muitos erros, me autosabotando. Espero agora estar entrando nos eixos rs...
    Beijo na alma!

    ResponderExcluir
  29. Blogues de anônimos, jornalistas e famosos fazem parte dos meus feeds favoritos.

    Boa semana Luma

    bj

    ResponderExcluir
  30. O blog é vida...beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  31. Olá, Luma!
    Obrigado por sua atenção com nosso blog!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  32. Luma querida, sem dúvida manter um blog não é tarefa das mais fáceis e eu senti, nos últimos dois anos e pela falta de tempo, tal dificuldade.

    Agora, no mundo dos blogueiros você só aprende. Como diz aquele ditado, quando duas pessoas trocam um pão, cada um sai com um. Quando duas pessoas trocam idéias, cada um sai com duas idéias.

    Ótima semana...

    ResponderExcluir
  33. 10 anos de blog? Como se diz em Portugal, "é obra!"

    Já aderi à campanha da Luci, reservado meus números para a rifa e colocando o link da rifa nos meus blogs.

    É preciso passar da indignação à ação.
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  34. Como amadurecemos quando passamos a escrever e escutar nossas ideias, incrível essa forma de análise, esse conhecimento tão íntimo lido e relido por nós e analisado por tantos. Mas o importante é dizer que quem é blogueiro, não consegue mais ficar com a ponta dos dedos fechadas.

    Adoro você, Luma.

    Beijo imenso.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  35. Realmente dá o que pensar quando se completa quatro anos...

    Fora que muitos blogs não chega nem a dois anos.

    Fique com Deus, menina Luma Rosa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  36. Oi Luma,

    Blogar para mim é uma terapia. Mas eu ainda me encaixo nos universitários, ahahah (menos de 3 anos).
    Parabéns aos blogues "tiozão", ahahah.

    Já estou participando também da Rifa Solidária.

    Notícias do Max???

    ResponderExcluir
  37. Luma querida, eu adoro isso aqui! Meu tempo é pouco, mas sempre que posso venho "passear" pelos blogs, embora leia mais no Reader.
    O teu blog é uma lição em cada post.

    Já postei sobre a Rifa Solidária também.
    Bjim, cosquirídia.

    ResponderExcluir
  38. Meu blog vai completar 3 anos no mês que vem.
    Sou blogueira ou não?
    Não sei, mas tenho um blog e nele está expresso o que sou.
    Tem dias que é colorido e outros nem tanto.
    Já conheci muitas pessoas somente no plano virtual e outras sairam e estão na minha vida offline.
    Vou aprendendo, pois ainda não me formei rs...
    Vida longa à nós e aos blogs de qualidade.
    Beijos, Luma! =)

    ResponderExcluir
  39. Anônimo12:07

    No que diz respeito a este assunto, só tenho uma coisa a dizer: acabo de chegar (meu blogue é recem criado), mas vim pra ficar.

    Gostei muito do texto, a propósito, e do teu blogue de uma maneira geral.

    ResponderExcluir
  40. Comecei com um blog por causa de uma amiga, gostei do negócio e me apaixonei pelo mundo blogueiro, como vc disse, meu blog em uma época tinha muito gás, imaginação e criatividade mas começou a decair até que teve seu fim, mas eu amo esse mundo blogueiro então depois de algum tempo agora resolvi criar um outro blog.
    Mas a questão é, durante todo esse período, aprendi coisas que não sei de que outra forma aprenderia.

    Levi Ventura

    ResponderExcluir
  41. Olá Luma querida!
    Poxa, 1 década!!?? Que maravilha! São pessoas assim que nos motivam a continuar nesse fascinante mundo da web! Espero poder ficar por muito tempo e ter sempre inspiração para transmitir aos meus leitores! Acho que podemos trocar muitas experiências mesmo e assim, crescermos com os nossos e outros blogues...Interessantes e de conteúdo, claro! rsrs...
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor