O PT há muito tempo não é mais aquele [update]

"É lamentável que o PT acabe refém de uma pessoa, que é o Lula. [Ele] Tem os seus méritos, mas todo mundo tem algum mérito; virou caudilho no partido, manda, desmanda, decide, todo mundo obedece. Não dá!"

"O PT de Minas tem pessoas e figuras importantes que poderiam ter se unido para fazer uma resistência. Não é possível que essas coisas passem assim sem que ninguém proteste"


As frases acima foram ditas por Sandra Starling, uma das fundadoras do PT (Partido Trabalhista) em entrevista, após entregar documentação ao Juiz Eleitoral de Santa Luzia, município da região metropolitana de Belo Horizonte, comunicando sua desfiliação do partido dos trabalhadores.

Clique também para ler na íntegra, a carta da professora e advogada, Sandra Starling, publicada no Jornal "O Tempo", em 09 de Junho de 2010, escrita ao se despedir do partido.

ADEUS AO PARTIDO DOS TRABALHADORES
“Manda quem pode, obedece quem tem juízo”


Não deixe de ler a carta, pois não foi escrita pela 'oposição' e sim por uma fundadora do Partido dos Trabalhadores!

Update:

"Para fazer a omelete é preciso quebrar os ovos. Mas não se exige sujar as mãos"

A citação acima é de Frei Betto, finalizando a "Carta a um amigo petista", publicada em 10 de Junho de 2010, no jornal "Estado de Minas" onde ele explica porque não apoia mais o PT e porque saiu do "Fome Zero"

Agradeço a Giovana por ter avisado da existência desta outra carta, publicada no Blogue da Lúcia Soares, que gentilmente abriu para nós que não somos assinantes do jornal "Estado de Minas". Obrigada!

27 comentários :

  1. Trata-se da peemedebização do PT, mesmo processo que assolou o PSDB e o DEM quando eram governo, causado basicamente pela incapacidade de aceitar que numa democracia, as vezes, fica-se de fora do poder.

    ResponderExcluir
  2. Desde os desdobramentos do assassinato do Prefeito Celso Daniel que observo que o PT foi transformado numa máquina de assegurar manutenção no poder , perdendo e muito o debate político e , consequentemente, o país.

    beijo

    ResponderExcluir
  3. É preciso combater o mal pela raiz. Precisamos rever nosso processo de educação e extinguir nossa deseducação política.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Na boa? Acho que o Lula que é refém do PT, ele só não sabe disso (ou sabe, sei lá). É o mesmo caso do Zaphod Beeblebrox, o cara é o ícone, o ídolo, o garoto propaganda que agrada o povo enquanto a cúpula faz tudo por trás.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo13:14

    Não tem ninguém melhor para expor a antiga essência do PT que a Sandra.

    Na decisão dela vê-se que ela pensou que o PT não tem mais volta, pois acontece de algo ficar ruim e depois melhorar, mas a essência atual e futura do partido é outra, infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. Olá para dizer a verdade eu não saberia te dizer quem é refém; ou um pode ser refém do outro. Mas, acredito que cada um devia rever seus conceitos, pois, a política nunca vai mudar só depende de cada um; e é claro de quem vota.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Que coisa triste! Não a Sandra sair mas o PT perder a sua essência. Imagine que aqui no meu Estado participei de toda a fundação do partido. Isso tudo sustentado pelos movimentos populares e pelas Comunidades Eclesiais de Base. Foi um tempo lindo, aprendi muito. No blog da Lucia Soares tem uma carta do Frei Betto, linda, explicando muita coisa, inclusive revelando porque ele deixou o Fome Zero e também de apoiar o PT. Bjs

    http://luciahsoares.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nenhum Partido de Governo escapa a estas tentações para se eternizar no Poder.

    Por isso é que eu sempre digo a quem me conhece: Nenhum partido de extrema esquerda tenha pretensões à Governação pois logo que lá cheguem as ideias viram apenas intenções.

    E depois... quem melhor do que eles sabe fazer oposição?

    Beijos de saudades Luma

    ResponderExcluir
  9. Luma, como seu blog não mostra a data, e anteontem e ontem não li por aqui, foi uma coincidência falarmos do mesmo assunto.
    Obrigada à Giovana, do Bordados e Retalhos por citar o meu blog.
    Frei Betto escreve toda 5a feira no Estado de Minas. Sempre o leio, já tive vontade de postar seu texto váris vezes, mas como são textos longos, e geralmente blogueiro gosta de texto curto, acabo não postando. Mas hoje não resisti.
    Vou ler a Sandra Starling.
    (P.S.: Santa Luzia é um município independente, pertinho de Belo Horizonte.)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. É, infelizmente, a esquerda mostrando mais uma vez a que veio...

    ResponderExcluir
  11. Vocês com a vossa política e nós com a nossa...cada vez pior e com práticas que nem dá para falar.

    Democracia e bem estar do povo, mas são poucos os políticos que olham para nós, já que o seu umbigo é mais importante mas esquecem-se que são seres humanos como os outros.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo20:20

    Sabe que eu era de SP, encostado no ABC, lar do PT e aonde tudo começou. Eu era uma moça politizada, queria mudar o mundo e adorava usar a estrelinha de plastico do PT sob minha jaqueta jeans... achava rebeldia pura.
    Cresci, fui trabalhar com meu pai, ser dona de firma e vi que aquilo tudo era irreal, que vida de pequeno empresario é ralar muito e o PT sempre achou que patrão é tudo safado. Mas meu pai nao era e hoje eu tbem nao sou. Peguei nojo do SR Lula, do PT e acabei sendo rebelde por outras vias...
    Bjks

    ResponderExcluir
  13. Tem razao viu. Fui "petista" a vida toda, mas tive que mudar.
    Andei interessado no PV, mas olhando mais de perto, também nao gostei. No máximo vou apoiar Marina.

    ResponderExcluir
  14. O PT está irreconehcivel, LUma...Eu só acreditei nele até o LUla se eleger a primeira vez e, em menos de 2 anos, botar os pés pelas maos

    ResponderExcluir
  15. Humanidades. Querem a democracia, desde que ela seja coordenada por alguém. Poder, uma sede que cega. Assim, o PT não é só refém de Lula e ele do partido, mas ambos da [in]consciencia de que não existe situação e/ou oposição. Existem os que podem, e os que tem juizo. Cabendo a cada um fazer o que a consciencia manda, com estes atributos.

    Do post sobre amizade, pra começo: [e não que realmente mude minha admiração por você =D], mas tem alguma foto sua aqui no blog? já vi do Max [ele está bem?] das amigas, mas confesso que não me lembro de ter visto uma sua nestes 5 anos q conversamos :)...

    Acredito que uma pessoa só se entrega a uma amizade quando (1)sabe bem de si a ponto de passar oferecer o seu melhor, e/ou (2) quando vê em alguém, tudo que lhe cativa a ser esse melhor. Nos dois casos há uma busca, no entanto ela não prescinde de um encontro, de uma retirada. Há uma troca, não uma exploração. Há reciprocidade, não conveniencia. Há mais dialogo que conversa. Mais fazeres. Mais prazeres.

    beijão :D

    ResponderExcluir
  16. Desde o primeiro mandato do Lula o PT mostrou a que veio... e veio para o mesmo que os antecessores. Uma pena pois ficamos sem opção.

    ResponderExcluir
  17. Pra mim todo mundo que chega lá na política é corrompido por tudo que já está lá. Acho que ele foi engolido pelo sistema. Montão de bjs e abraços
    Elaine Barnes

    ResponderExcluir
  18. Sabe que a gente fica desanimada de converdar sobre politica. E tanta armação e desconfiança. Eu nem sei em quem confiar!
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  19. Oi Luma, não é isto não, escrevi que o show parecia como aqueles beneficentes, não que fosse.
    Tem muita gente que se acha, acho eu, para esnobar, quero interagir, não busco troféus ou parede não, bem observado.
    Sim perguntei do Creative Commons, não sei como funciona.
    Antigamente se comia de tudo e morria-se mais tarde, mais velho, hoje tudo é proibido, tudo faz mal, e morre-se mais cedo, não sei se antigamente fazia-se mais exercícios, sei que hoje há sedentarismo, mas será que é só por isto que estas doenças surgiram?
    Nem vou entrar neste assunto, escrevi aquilo pensando noutra coisa, havia feito um outro título e tive que tirá-lo porque tudo está na mente das pessoas.
    É isto!
    Estou em muitos programas na inetnter o que não quer dizer que use todos ao mesmo tempo, vai por fase, mas um adoro demais, o Blogspot, gosto de escrever, quando as idéias vem, coloco aqui, sou mais do blá-blá-blá, cada um com suas idéias.
    Lindo teu blog, vou seguí-lo, espero que apareça mais pelo meu Koisas e Coisas.
    Beijos, Mauro

    Estou com duas páginas abertas, uma comentando aqui pra ti, outra visitando seu blog, entrei para o Blogspot em 2004, mas K e C está no desde 2007.

    ResponderExcluir
  20. Tentei te seguir (repeti a operação duas vezes), mas não sei porquê, não carrega, fica no "aguardando resposta", ou se é a conexão aqui.
    Depois me diz alguma coisa!

    ResponderExcluir
  21. Muito lindo o seu blog!

    ResponderExcluir
  22. Oi Luma.
    Também sou fundador do PT, mas, ao contrário da dona Sandra, não estou desiludido en triste. Ao contrário, a administração Lula me deixa satisfeito. Já entendi a política como revolução. Hoje, entendo como a arte do possível. E é smpre possível minorar os sofrimentos nos tempos maus e ampliar a distribuição de benefícios nos tempos bons. Acho que é isto que o governo Lula vem fazendo. Não é o ideal, mas é alguma coisa - um mínimo de justiça social sendo estabelecida no país. De radical, virei pragmático. Como o PT, também não sou mais o mesmo, como acontece com a maioria das pessoas e das coisas. Assim caminha a humanidade. E nós com ela.
    Beijo pra você.
    I'm back

    ResponderExcluir
  23. Luma, estou sumida, mas prometo que vou voltar pois gosto muito dos seus posts. Então, o Lula foi a maior decepção da minha vida. Tenho orgulho de dizer que não votei nele na última eleição!!! E o PT já não é mais o mesmo há muito tempo, eu é que fiquei por muito tempo cega, ainda lembrando das coisas boas que aconteceram, pela militância toda ... pelos movimentos que o Lula e o partido fizeram ... enfim. Passado, agora é bola p/ frente pq depois da copa ... eleições! Bjão e bom fds.

    ResponderExcluir
  24. Luma,
    Desde que Lula assumiu, a postura mudou. Juntou tudo que sempre ruim e colocou no Governo.
    O PT rasgou a cartilha faz tempo. Mas sei que existem os petistas e os lulistas. Quem é do PT está tapado de nojo com isso tudo, quem tem um pouco de ideologia partidária acha um absurdo!
    O diretório do Maranhão sofreu um golpe também.
    E o que é isso dessa união com o PMDB? Uma vergonha absoluta! Sarney, Calheiros, Juca... Tods juntos com o PT!
    Eu li a carta e sou solidária com Sandra Starling... A sigla não é de Lula é de vários.
    Beijos menina.

    ResponderExcluir
  25. Lula destruiu e fragmentou o PT de tal forma que o partido perdeu totalmente a relevância no cenário político nacional. Nos estados, não arrumará nada de importante; na própria eleição presidencial, o PT teve que fabricar uma candidata as pressas, mesmo sendo alguém sem carisma e sem qualquer qualidade própria. Dilma e o PT vivem exclusivamente do brilho de Lula nos dias de hoje. Só não vê quem não quer.

    ResponderExcluir
  26. Li a carta dessa senhora Starling.
    A única coisa que me pareceu ter levado ela a afastar-se do PT, foi o fato de ter-se mancomunado com o PMDB.

    Esperou até agora.

    Será que se rebelou contra o mensalão e contra as dezenas de outros escândalos ocorridos nessa era lulista?

    O “não saber de nada”? O “assinar sem ler”?

    Enojou-se com os bilhões de dólares “presenteados” aos amigos do Sr. Da Silva, dentro e fora do Brasil? (nosso dinheiro)

    Antes tarde do que nunca. Talvez ainda esteja abalada por não querer aceitar a própria decisão de sair.

    Sugeri, por comentário transcrito abaixo, que ela gritasse aos quatro cantos.

    Gritar o quê? Alertar a todos os que ela induziu a acreditarem nessa falácia que se tornou o Partido, aos que a seguiram nessa jornada.

    É o que eu venho fazendo.

    Senti motivação e inaugurei um blog de cidadania.

    Não sou expert em política, sou apenas eletrotécnico. Por isso, posso não me expressar com pleno conhecimento de causa.

    Uso de minhas palavras, minhas opiniões, para tentar discernir as pessoas, que ainda teimam em não querer aceitar a verdade, do risco de estarmos nos encaminhando em direção ao abismo, espremidos dentro de uma avalanche humana.

    Ainda há tempo de reagir. Temos que sair às ruas e nos tornarmos cabo eleitoral do Brasil, instigando a todos a não caírem na armadilha que será votar na candidata de proveta de Lula.

    Há outras opções.

    E aos que insistirem, sugiro apenas que enderecem uma pergunta a quem quiser votar em Dilma:

    Por que Dilma? Ninguém sabe por que deve votar nela.



    Deixei o seguinte comentário para a Dra. Starling:

    "Prezada ex-companheira petista. Desculpe inferir-me no direito de chamá-la assim, já que fui, por muitos e muitos anos, simpatizante, militante, até chegar a membro do diretório municipal e candidato a vereador pelo PT em minha cidade.

    Todavia, quando conheci as entranhas do Partido, no ano de 2000, a venda caiu de meus olhos. Tinha sido vítima de um engodo. Custei a acreditar, não queria aceitar, mas me desfiliei. Sua atitude de agora, eu a tomei naquela época.

    Gostaria de sugerir que gritasse aos quatro cantos, como eu faço agora.

    Mesmo tanto tempo afastado, em respeito às pessoas que acreditaram e acreditam em mim, eu tento oferecer o discernimento à mente de nossos irmãos brasileiros.

    Inaugurei um blog, como ato de cidadania. Tem o meu nome. É o mínimo que posso fazer, por convencer tantas pessoas que fiz acreditarem na mentira que é o PT."

    ResponderExcluir
  27. Realmenteo PT não é mais aquele (e nem dá sinal que vá voltar a ser)...

    Fique com Deus, menina Luma.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor