Você sabe porque algumas paredes do New York Times são vermelhas?

Muitas paredes redação da The New York Times são de um vermelho brilhante e o azul foi abolido do local, mas por quê?

entrada

A explicação já foi motivo de piada dentro da redação, algo do tipo: Se você quiser reinventar a roda, use azul. Se quiser desarmar uma bomba, use o vermelho. Captou?

Ao escolher a melhor cor para fundo de uma sala ou mesmo para fundo de tela de seu computador nos lugares onde várias ideias circulam e pessoas interagem, como uma redação de jornal, deve-se levar em conta a finalidade - se quer melhor desempenho no trabalho, ou se o sublime jornalista articula a oportunidade de escrever um romance. O que deseja um chefe de redação?

Um estudo publicado na Revista Science, por pesquisadores da University of British Columbia, revelou que as cores podem guiar as ações; o vermelho pode tornar o trabalho das pessoas mais precisos e o azul pode tornar as pessoas mais criativas.

Foram avaliados efeitos cognitivos nos participantes com palavras e imagens, exibidas com a cor vermelha, azul ou tom neutro, tendo como fundo da tela do computador. A conclusão foi que o grupo vermelho se saiu melhor nos testes de memória e atenção aos detalhes, como lembrança de citações, palavras, verificação da ortografia e pontuação. O grupo azul saiu melhor no teste que exigisse mais imaginação e criatividade.

openspace

Se o desejo é ter uma memória aprimorada, o que você pode usar na revisão de um texto - ao que todo mundo se surpreendeu - a cor a ser usada seria a vermelha. Mas se quer tomar uma decisão definitiva, como chegar ao brainstorming de um produto, a cor a ser usada é o azul. Se você deseja combater a obesidade ou parar de fumar, a cor azul te dará este insight.

Essa questão de saber qual a cor oferece maior e melhor desempenuizho às pessoas é realmente fascinante, principalmente nas emoções que elas provocam! A todo momento queremos definir tons e cores com o nosso olhar e exigimos alguns resultados, como se premeditássemos em nosso cérebro a cor que deveriam ser as de uma coisa - mas aqui só falo do vermelho e azul? - mas pensou em como os cientistas analisaram os anunciantes, equipes de trabalho, esportivas e até mesmo consumidores apetitosos nos restaurantes? Somos desejosos e a cada momento temos um desejo a ser satisfeito - tomar água, pensar e fazer xixi clarinho, comer e brincar colorido e, descansar, concentrar-se, dormir e sonhar... mas que cores são as do seu repouso, visualizou? Pense melhor, quais as cores dos seus sonhos? Relaxe... rs.

O desempenho de nossas emoções é motivo de estudo dos antropólogos e o vermelho nos atrai quando procuramos por 'dominância', isto comprovado principalmente entre os animais e atletas, a exemplo do uso do vermelho em touradas ou incentivo a lutar ou nas cores dos uniformes adotados em alguns clubes. O vermelho dá garra para competir!

openspace

Assim, um outro estudo da Universidade de Rochester, passou a oferecer imagens de homens e mulheres mostrados em fotografias com fundos de cores ou roupas de cores variadas, o resultado não deveria ser outro, pessoas vestindo roupas vermelhas ou que o fundo da fotografia vermelho, foram consideradas mais atraentes, independentemente se eram mais simpáticos ou inteligentes.

Em um outro estudo, um grupo de designers de interiores, arquitetos e cientistas misturaram cores em quartos construídos como modelo de pré-venda de imóveis e colocaram barras nas cores vermelho, azul ou amarelo. As pessoas que escolheram os quartos vermelhos e amarelos eram mais sociáveis, ativos, estimulados a comer e beber mais, sendo afetadas pelo humor que essas cores geraram. Os que escolheram os quartos azuis eram pessoas mais equilibradas.

Ao escolher por uma cor, você deve levar em consideração qual reação quer provocar, se a questão é para resolver algo problemático, se quer concentração e detalhismo, melhorar a memória ou processar dados, estimular a pessoa ou acalmar e até mesmo, se a cor irá interferir negativamente na criatividade. Parou pra pensar porque as pessoas de bom humor são mais criativas e menos analíticas?

As pessoas que linkam para o vermelho tendem a ser mais problemáticas ou relacionar o vermelho a ambientes com problemas - as emergências e símbolos de falha possuem a cor vermelha - Você usa a caneta vermelha para quê? Quer pessoas atentas ao seu lado? Então a cor é vermelha.

corredor

Essas associações de vermelho - parar, incêndio, alarme, aviso - são ativadas sem que a pessoa tenha consciência, as reações instintivamente disparam na psique com a influência destas cores e as pessoas, pensam rápido e agem estimuladas pelo impulso. Arriscam mais!

Em alguns contextos o vermelho é uma coisa perigosa, e em outros contextos o vermelho é uma coisa boa. Se você está atravessando um rio congelado, o azul é uma coisa perigosa. O azul é positivo nas associações emocionais, tem efeito mais fraco que o vermelho - veja o céu azul, água azul são calmos e positivos - ninguém duvida do efeito calmante do azul.

A ciência diz que a cor vermelha usada como efeito, torna as pessoas mais cautelosas, alertas e nos testes de QI o desempenho onde há necessidade do uso de memória é melhor. No uso de 'Anagramas' vermelhos e azuis, os vermelhos foram decifrados mais rapidamente que os anagramas em azuis. Este estado de alerta provocado pela cor vermelha, afeta negativamente pessoas medrosas, levando a crer que o medo por dentistas, médicos e hospitais, seria por causa da lembrança do vermelho do sangue, já que em ambientes destinados à saúde o uso de cores claras não evocam alerta, são utilizadas cores que trazem calmaria, frescor, amenizando ansiedades.

O vermelho em algumas culturas, simboliza a prosperidade e sorte. Se misturamos o vermelho com o azul, o resultado é a cor roxa, que seria a cor de equilíbrio entre dois polos distintos de efeitos.

Hoje o céu da blogosfera é presenteado com um arco-íris e para fechar o encontro de blogueiros "Colorindo a Vida", cada participante deve postar sobre a cor que mais gosta. Estranha quem leu a postagem acima e pensa que o vermelho é a cor que mais gosto - não, é o Azul a minha cor preferida. Independente do meu gosto, o vermelho está presente em minha vida, adicionado homeopaticamente, apenas para temperar o meu humor que é Azul - sou naturalmente ativa - e, porque eu gosto tanto, tanto do azul? A resposta você encontra em meu outro blogue.

Imagens @superamit

47 comentários :

  1. Eita, meu ipêrtamento é um show de cores! :-) O vermelho vai estar no cantinho da informática. Mas de lá dá pra ver o verde e basta uma inclinação na cabeça para o azul e o amarelo. :-) Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Luminha,
    E eu já li que se nossa bandeira nacional tivesse um vermelho inserido, talvez um pequeno detalhe, poderíamos ter mais sucesso, como você diz no texto "o vermelho dá garra para competir".
    Excelente seu post, adorei!
    Mas, eu sabia que você era azul.
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante este texto. Quando meu filho era menino, ele sempre escolhia o vermelho. Mas era hiperactivo e muito agressivo. O pedopsiquiatra, mandava que as cores no quarto dele predominassem no azul. Sempre me dizia que ele precisava estar num ambiente em tons de azul para controlar a agressividade. E me disse que o vermelho o tornava mais violento.
    A minha cor preferida é o Azul.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  5. OLá Luma,
    Fiquei enriquecida com toda a informação que colocou no seu post, que eu desconhecia, embora genericamente saiba que as cores têm grande influência.
    Num aspecto coincidimos eu gosto muito do azul, mas não deixo de misturar todas as cores na minha vida.
    Beijinhos,
    Manú

    ResponderExcluir
  6. Você sempre tão criativa e nos oferecendo várias informaçãos.
    Parabéns.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Luma, coincidencia ou nao...na exposicao que fiz no último final de semana, as fotos que mais vendi foram as que tinham o vermelho em alguma parte...
    Quer ver, é isso mesmo:as pessoas encontram respostas nessa cor..
    Um amigo psiquiatra, me disse, semana åpassada que, a cor que mais chama atencao na vida dele é o vermelho. Segundo ele, os pacientes deles reagem de forma espantosa diante do vermelho..bjs e dias felzies

    ResponderExcluir
  8. Luma, a mulher enciclopédia! adorei! Meu quarto é azul...mas acho que sou vermelha...como diz minha web mana Beth/Lilás: uma pimentinha!
    Seu post foi : energético! beijos.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo13:19

    Muito bom. Ja trabalhei em agencias vermelhas, em agencias azuis, e ate numa que era verde maça. E tb numa que se recusava a pintar as paredes apesar dos meus apelos. Mas nao sabia que overmelhot tinha tanto poder. Se voce for de vermelhor ao um psiquiatra e ele for bem babaca vai começar a desconfiar que voce é " estrionica", isso porque trabalham com palavras limitadas para dar diagnosticos psicologicos e vestir vermelho esta incluido nesse tipo de pessoa, que gostaq de aparecer, de diverentes formas, fala serio... Mas endim, vivendoe aprendendo claro que no Blog da Luma.
    Beijos da Cam

    ResponderExcluir
  10. Luma adorei as informações desse post. Sabia que o vermelho era uma cor poderosa. E adorei esse link pra sabe da sua preferência pelo azul, vou lá correndo saber. Bjs querida

    ResponderExcluir
  11. Luma aprendi que, basicamente, o vermelho é para pessoas competitivas. Daí encontrar resposta para ser uma das cores que não uso, mas até que gosto. Acho lindo um vestido vermelho e tenho sapatos e bolsa dessa cor. Mas no geral, não uso. Então está certíssimo, pois não gosto nadinha de competir.
    E o azul me acalma, sempre foi minha cor preferida, mas não me atenho só a ela, claro.
    Seus posts são verdadeiros aprendizados.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  12. Luma,
    gostei muito do post.

    Excelente semana,com boas energias sempre!
    Mari

    ResponderExcluir
  13. Luma, acabei de declarar todo o meu amor pelo azul.
    Lendo o seu post vi que preciso de um pouco de vermelho na minha vida, pra dar um agito.
    Adorei seu post, super rico de informacões interessantes.
    Vou agora ver porque você gosta tando do azul.
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Olá Luma!
    Sempre que leio seus posts aprendo algo. Excelente.
    Quando lá no passado fui proprietária de uma boutique o segredo era a peça vermelha na vitrine...atraia a clientela direto!
    Vermelho sem dúvida é uma energia toda poderosa!!!
    Beijos azuis.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  15. Oi luminha,

    Aí, eu gostei do vermelho... ALIÁS, amo vermelho...
    Me dá uma sensação tão diferente, de fogo, quentura boa...

    bão demais!!!

    bjo

    ResponderExcluir
  16. Mas nada impede a utilização de ambas as cores, bem como o restante das cores...

    Fique com Deus, menina Lulu.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Mas nada impede a utilização de ambas as cores, bem como o restante das cores...

    Fique com Deus, menina Lulu.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo16:41

    Luma,

    Vermelho é fogo! Anima, empurra para cima, deixa a gente elétrica e ainda por cima sexy.

    Mas eu prefiro o azul a maior parte do tempo. Não desprezo o vermelho, quando preciso uso mão dele.

    Mexo com todas as cores e uso a que estou precisando naquele momento, mas na cabeceira da cama, uma linda pirâmide lilás, me faz ter sonhos bem calmos.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  19. Hum,... estudo interessante este! Acho que vou trocar uma das minhas cores e começar a cantar assim: "Vesti azul, minha sorte então mudou!"

    ResponderExcluir
  20. Nem preciso dizer que minha cor favorita é ROSA né Luma? Vc pode reparar q muitos restaurantes usam a cor laranja para pintar as paredes, pq dizem q ativa o apetite.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  21. Sou furta-cor e amo tudo misturado, mas sou agitada por natureza, então evito cores mais vibrantes em momentos que tenho que relaxar. Apesar que o papel de parede do meu quarto é cheio de rosas.

    Beijo imenso, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  22. Oi Luma!

    O vermelho é realmente poderoso - e seu post ainda nos elucida com muito mais sobre ele- muito bom mesmo .

    Eu, como você, sou BLUE, mas o amarelo também me atrai muito - falei sobre ele hoje lá no meu espaço Blue.

    beijos querida e boa semana,

    ResponderExcluir
  23. Acabaste fazendo um "superpostduplo", hein, menina multicolorida?! Muito gás e muita cor...! Não tenho uma cor favorita, mas, se for para escolher, fico com o azul que também te fascina! Vermelho energiza e de vez em quando é necessário! Sem querer, fizeste-me lembrar-me de uma antiga piada: os russos e os estadunidenses, numa "realidade paralela", certa feita em missão conjunta para a Lua no auge da Guerra Fria; daí que os norte-americanos descobriram os russos pintando a Lua de vermelho e, desesperados, pediram ajuda a Houston "- Já contávamos com isso, 'boys',por isso nós os equipamos com galões e mais galões de tinta branca..." "- E o que pintaremos se eles já estão quase no fim?" "- 'Well', pintem "Coca-Cola" por cima, 'guys' e nós ganhamos!"

    A vida tem que ser mesmo 'united collors', não é mesmo, manamada?! Abração, sumida: vermelho de vergonha para você!

    ResponderExcluir
  24. Luma,primeiro desculpa por ficar meio vaga no twitter (sou iniciante,rssss)
    mas AMEI ESSE POST DAS CORES!!!
    a influência delas sobre nós é super importante, em mim as cores fazem um enorme efeito, tanto que na gravidez da minha filha não consegui de jeito nenhum usar preto, e depois demorei um tempão pra usar algo dessa não-cor de novo...
    o vermelho me instiga, eu gosto mas minha essência é azul, totalmente!!!
    beijos coloridos

    ResponderExcluir
  25. Gosto da cor turqueza...

    'Auxilia a regeneração dos tecidos. Funciona como protetor contra todas as poluições do meio ambiente, em particular as radiações. Fortalece e alinha todos os chakras. Excelente para usar nas meditações ou em qualquer outra atuação espiritual. Ajuda no crescimento pessoal e expande a consciência. Auxilia nas situações do dia à dia e de sua vida em geral. Tem o propósito de equilibrar e curar o chakra da garganta. Inspira criatividade, paz, equilíbrio emocional, comunicação, lealdade e sabedoria.'

    O verde e o azul entram como componentes, duas cores que aprecio.
    Trabalho com tintas, com cores; gosto disso.

    ResponderExcluir
  26. Luma, depois de tudo o que li acho que vou escolher o roxo! Fica mais fácil não ter que decidir entre ação e criatividade. traduz aí: não sou muito bem humorada não, sou criativa e muuuuito analítica (nada matematica, por favor). E aí? Vermelho ou azul? Confundi... hehehe
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Taí o poder da Cromoterapia, até os gringos usam!

    Mas será que se misturar vermelho e azul dá pra balancear as coisas??

    Pelo sim, pelo não, opto pelo azul. to precisando de criatividade na minha vida!

    Muito curioso e interessante o texto.

    Valeu

    Daniel
    www.ideiascorporativas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Muito interessante! aprendi o efeito das coresem cada ambiente com o Laurence Lewellin Bowen, um decorador inglês, fantástico.O vermelho é ótimo para restaurantes, abre o apetite.o lilás e azul bom para dormitórios, é uma cor que relaxa.Adoro brincar com as cores.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  30. Anônimo23:45

    Uau, que interessante!

    Gente, não sabia mesmo dessa magia do vermelho. Gostei demais!!

    Esse dia colorido está tão divertido, tão maravilhoso!!

    Beijos, Luma

    ResponderExcluir
  31. Luma, passo por aqui para visitar o seu espaço e me deparo com tanta informação. Que o vermelho é um cor forte já sabia, mas acreditava também que trasmitisse um pouco de agressividade.
    Agradeço a sua visita e não posso ir sem dizer-lhe que espero que sua mãe esteja em lugar lindo, cheio de luz e arco-íris.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  32. A minha cor preferida também é o azul e condivido algumas motivações do outro blog.

    O vermelho tem efeito estimulante e é por isso que é usado em salas de jogos, bingos e cassinos.

    ResponderExcluir
  33. Super interessante, também acredito no poder das cores!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  34. Que beleza de artigo e quanta informação pra nós.Muito legal!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  35. oi luma tudo bom....branco é mesmo poderoso né rs...mais interessante esse vermelho, pq meu blog tem esse tom, alias escolhi o nome coral pra chamar atençao mesmo, e a cor ficou bem legal...bjos

    ResponderExcluir
  36. Oi Luma,
    Estou até agora entorpecida com tanta informação sobre a COR AZUL!
    Que pesquisa fantástica!!
    Apenas uma curiosidade já que o nosso contato é bem recente - Você é DESIGNER???
    Parabéns,fiquei enriquecida com suas preciosas informações.
    Seu post ficou riquíssimo!!!
    Eu gosto muito do vermelho, aliás sou AMANTE de todas as cores...
    Paravocê um abração cá das Minas Gerais.
    Regina Coeli

    ResponderExcluir
  37. O seu texto é extremamente instrutivo e proveitoso. Permita-me, entretanto, o humor:
    O meu blog é azul.
    O meu time é azul.
    A minha alma é azul!
    Só não é possível excluir o vermelho do meu jeito de emprestar o olhar à sensualidade e inteligência da mulher brasileira. É apaixonante!(rsrs)

    ResponderExcluir
  38. OIII muito legal o seu texto...adoro o vermelho mas também gosto do azul...rs

    E sobre o papilotti que vc perguntou no blog é assim: vc pega um pedaço de papel aluminio e coloca o que você quer assar pode ser peixe, legumes como foi o meu caso ou frutas eu asso alho assim também...ai você fecha bem apertando os lados porque tem que formar um vaporzinho lá dentro e leva ao forno. Cuidado na hora de abrir por conta do vapor pode queimar suas mãozinhas...
    Bjinhus!!!
    Rose

    ResponderExcluir
  39. Muito interessante seu texto.
    Nos últimos tempos, eu tenho vivido entre o Azul e o Vermelho!!
    Abraços
    Luiz Ramos

    ResponderExcluir
  40. Olá Luma,
    Excelente post. Sou apaixonada por essa cor que remete à diversas situações. Cor que associa ao dinamismo e a paixão. Cor que transborda energias vibrantes.
    Amei!!!
    Estou te seguindo, pois, seu blog é cheio de informações bacanas.
    Fique bem.
    Bjs mil

    ResponderExcluir
  41. A minha cor preferida sempre foi o vermelho e detesto preto.
    O azul combina também com o meu modo de ser, mas o azul esverdeado ou esmeralda do meu mar jamais o esquecerei e quase direi que é idêntico ao que mostras, não fossem ambos países tropicais.

    A casa onde moro quando eu pinto é sempre de branco, e as coisas ganham ainda mais colorido.

    Aadorei este te post e por hoje fecho o meu livro de leitura e vou sonhar com o meu mar e com a minha terra vermelha:)))

    Beijos do lado de cá do oceano

    ResponderExcluir
  42. Mas também há o fator cultural, que os especialistas "deixam de lado" nas análises, oferecendo a responsabilidae apenas para o "efeito psicológico". Se você insere numa cultura que determinada cor é de diferenciação, pronto. A história encarrega-se de multiplicar os significados. O vermelho começa láá nos uniformes dos impérios, e chegou onde está.

    [por exemplo] Porque os conceitos [e projetos, campanhas] de moda embarcam também a atração e sensualidade, trabalhando com pb ou tons de 1 só cor? [ / por exemplo]

    Delícia de post, cai como uma luva [bem atraente :D] nos olhos e mente desse garoto que tá de vez em sempre estudando teoria da cor =)... beijos!

    ResponderExcluir
  43. Luma é como digo, vamos socializar pq chique é trocar informação!!!

    Abraço forte

    ResponderExcluir
  44. Interessante esse estudo. Lendo sobre isso, me vieram à mente algumas empresas que já visitei e que usam cores como vermelho, azul, verde e até laranja em sua decoração. Deve haver um motivo por tras dessas opções que não simplesmente decorativo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  45. Luma
    Que aula nos destes com total clareza e grandeza. Fui levada para o vermelho tropeçando no azul a todo momento e claro que tinhas que ter como cor prefereida o Azul. Fechando com chave ouro com seu post AZUL nada mais nos confunde. Azul lindamente, sublimente azul. Participação suprema.
    Beijos

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Vermelho, definitivamente, não é minha cor preferida. Mas não excluo essa cor de minha vida, sei que ela tem seu valor. Olha aí o seu post para provar e explicar. :)

    Agora mesmo estou diante de um porta-retratos de moldura vermelha. Pinceladas de várias cores, no dia a dia, é sempre muito bom. :)

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor