O exercício das pequenas atitudes

"Vamos lá? Conte para nós quais suas novas atitudes ecoconscientes!"

A Denise lembrou em seu blogue de um meme que aconteceu em Fevereiro de 2007, do Faça a sua parte: 3 atitudes ecoconscientes - não me lembro se participei, mas lembro que li muitas participações.



Aproveitando que estamos no verão aqui no hemisfério sul - uma época que fica mais fácil economizar os recursos naturais - veja como é fácil adotar algumas mudanças e quem sabe, fazer com que elas façam parte de sua vida:
  • Tome banho frio: economiza energia, firma os tecidos musculares e espanta a leseira causada pelo calor;
  • Aproveite os dias mais longos para manter as luzes apagadas por mais tempo;
  • Compre carvão ecológico para fazer o seu churrasco, ele não usa árvores em sua fabricação e emite menos gás carbônico quando queimado;
  • Abra as janelas ao invés de usar o ar condicionado. A excessão é quando está viajando de carro, ar-condicionado com janelas fechadas tem menos impacto do que as janelas abertas e o ar desligado;
  • Na dúvida e se puder escolher, dê preferência para viajar de carro ao invés de avião, escolha o carro ou trem, que poluem menos.
  • Dê preferência aos produtos biodegradáveis, inclusive na escolha do filtro (protetor) solar;
  • Cuidado com o desperdício de água e molhe as plantas somente quando necessário. Tome banhos mais rápidos ou instale um chuveiro de menor vazão.
As atitudes que citei acima todos estão carecas de saber, mas tem gente que mesmo sabendo o que é certo continua fazendo o errado. O futuro é hoje, viu? Vou indicar 3 produtos ecoconscientes e que também foram aprovados por mim (hohoho) - Avisando que este não é um publieditorial!
  • Eco Plush - toda vez que pégo a embalagem para usar, lembro do D. Afonso XX, o chato e da sua postagem "Espuma" - Ele ficou bom tempo sem postar e a "Espuma" ficou na primeira página do blogue - dando ecos - eco espuma - sei que ele vai gostar deste produto.
    Eco Plush é um amaciante de roupas biodegradável que não faz espuma em contato com a água, eliminando a necessidade de enxague (olha que beleza!), é anti-estático, facilita na hora de passar, evita que as roupas fiquem amarelas com o tempo e tem cheiro muito bom. Além de tudo isto, economiza certa de 50 litros de água, que é a quantidade utilizada em um ciclo normal da máquina de lavar roupas - A garrafa é de plástico reciclável.
  • Se você usa isotônicos, deixe de usar os de garrafa pet. Existe no mercado os isotônicos em pó com o mesmo sabor com mais nutrientes e sais minerais que os da versão líquida.
    Faça os cálculos e reveja os seus conceitos: Se em 3 vezes por semana você treina por duas horas diárias e toma 500 mililitros em cada um desses treinos, durante um ano você gasta em média 144 pets. As pets são recicláveis, mas está na hora de pensarmos em novos usos de energia e consumo.
  • Carregador solar solio - para recarregar as baterias dos equipamentos eletrônicos usando a luz solar.


Uma das coisas boas do verão são as noites agradáveis, temperaturas amenas que dão vontade de ficar do lado de fora e fazer aquilo que normalmente fazemos sob a luz do sol. Paisagens prateadas, embaladas pelos cheiros das flores e quem sabe a lua cheia? Sim amores, teremos fim de semana de lua cheia. Envolvam-se!

Beijus,

8 comentários :

  1. nos ultimos anos eu tenho feita a minha parte e mais um monte de gente...infelizmente /até mesmo na vida um tem que trabalhar pelo outro pois o outro é um imbecil que nao sabe a que veio ao mundo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo13:37

    Quer mais uma Atitude Ecoconsciente, querida Luminha? Presentear com presentes da Criadora de Presentes, lembra? (http://decolando.net/blog/2008/12/17/como-presentear-de-forma-ecologica/) Todas as embalagens são recicladas e reutilizadas. Pense bem, ano passado a Criadora reciclou quase 3000 embalagens, bastante coisa, não?
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18:49

    Seu comentário lá em meu blog foi muito interessante. Por isso, vim aqui.

    Bom saber que posto de sua cidade natal.

    Aguarde, voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir
  4. Pois, mas aqui em Sintra-Portugal hoje está um dia frio, chuvoso e cinzento.
    Não consigo imaginar-me a seguir a maioria dos conselhos. Mas junto a minha voz, isso junto. Há que criar e fortalecer uma consciência cívica preocupada com pequenas opções do dia a dia que fazem toda a diferença para o ambiente.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. oiii!!!
    Luma, tomar ganho gelado não prometo, mas não uso ar condicionado há um bom tempo.
    bjs...bye!!!
    P.S. vc sabe o que houve com o Oscar?

    ResponderExcluir
  6. É por textos como esse que tem um mimo pra ti lá em casa.
    Com carinho!
    Rô!

    ResponderExcluir
  7. Até pelo fato de morar numa cidade onde é verão o tempo inteiro, essas medidas já estão incorporadas no dia a dia ( ao menos, pelo que eu posso dizer do meu dia a dia).

    Boa a dica do isotônico em pó...tem muito plástico por aí. Demais.

    http://grooeland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Anônimo20:51

    Eu costumo separar o lixo para reciclar.
    Atualmente estou sem carro.
    Tomo banho frio ou morno.
    Se cada fizer um pouquinho teremos um planeto mais saudável.

    Um abraço Paulo(pensamentoscentrados.blogspot.com)

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor