Rapidinhas, para começar a semana 1 [update]

“Por vezes, ao acordar, sinto que a minha alma não cabe no corpo.
Sinto que o corpo me aperta a alma, sei lá, que está curto, entendes?, como se tivesse adormecido com 15 anos e acordasse aos 25 ainda com a mesma roupa.
Sinto uma grande vontade de despir este corpo e ficar com a alma exposta, inteiramente nua.”
(“Manual prático de levitação”, José Eduardo Agualusa)


That’s a passionate kiss !

O site EverybodyLovesKiss faz uma deliciosa compilação de fotos recolhidas do Flickr com a tag kiss. Original!

Kiss me, baby! Boas intenções!

"Quem era aquela que te amou no sonho, enquanto dormias?" pergunta de Pablo Neruda, pseudônimo de Naftalí Ricardo Reyes Basoalto. Prêmio Nobel de literatura em 1971. Morreu em 23 de setembro de 1973 - "Em que janela fiquei olhando o tempo sepultado?" outra pergunta de Neruda.

"O Livro das Perguntas", de Pablo Neruda, edição em português da CosacNaify (R$ 45,00) lançada recentemente com tradução de Ferreira Gullar e 87 ilustrações de Isidro Ferrer - reproduzidas por meio de fotografias e encomendadas pela editora espanhola Media Vaca, em 2006 - tem edição de bolso pela L&PM (R$ 12,00), para quem não faz questão das ilustrações e quer apenas ler a poesia de Neruda, com tradução de Olga Savary.

Vejam a diferença do preço e não querendo desprezar o trabalho artístico de Ferrer, apenas incentivando a compra/venda de livros mais acessíveis - a L&PM possue versão pocket - livros menores que cabem na bolsa e mais baratos, que podem ser carregados pra lá e pra cá, aproveitando melhor o tempo em filas, salas de esperas ou meios de transporte.

Fica a sugestão de leitura, uma obra dedicada ao público infanto-juvenil, mas que nada impedem os adultos de acatá-la.

Leia os conselhos práticos de crianças que entraram em contato com a obra:

"São tantas dúvidas que desconfio que não sejam para a gente responder. Acho mesmo que são para pensar", Nina (10 anos).

"Pablo Neruda era muito feio (...) Para não se entediar, deu para escrever poemas" Arthur (9 anos).

Além das aparências, temos a beleza da vida - da poesia, no caso de Neruda, democrática!

"Porque se suicidam as folhas quando se sentem amarelas?"



Como estamos falando de boa leitura, faço um convite em nome de Marcos Pontes, do Simpatia e Esculacho, para o lançamento de D'Acolá, seu último livro, em São Paulo. Vocês leitores do "Simpatia e Esculacho" ou não leitores que queiram conhecer Marcos Pontes, apareçam no Boteco Ferraz no próximo dia 23 de Outubro às 19 hs. e dêem um beijuzinho nele por mim, já que não poderei estar presente. Prestigiem o nosso amigo blogueiro!

O livro pode ser adquirido pela editora "Os Viralata" ou encomendado diretamente no blogue "Esculacho e Simpatia" - essa segunda opção te dá direito a uma dedicatória exclusiva!

[update] - Segue e-mail do amigo blogueiro Manoel Carlos:

"Infelizmente Sílvia faleceu esta noite, dormindo. Amanhã será realizada a cerimônia de cremação, das 12h30 das 13h30 no forno crematário do Caju. É o terceiro portão, de quem sai da Avenida Brasil (o primeiro é o do Memorial do Carmo, o segundo é do Cemitério Israelita, o terceiro tem uma placa indicando forno crematório.).
Fraterno abraço
Manoel Carlos"


Quem puder comparecer e apoiar Manoel em suas últimas homenagens à esposa, fica o comunicado. Este blogue se solidariza e ficará de luto durante esta semana.

Boa semana!
Beijus,

8 comentários :

  1. This week we are memeing the movement to get it rolling along. You've been tagged by the Queen of Memes!
    The Peace Meme

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luma!

    É a segunda ou terceira vez que venho aqui. Gostei do teu blog! Vou levar teu link.

    Admiro muito o Neruda! Acho seus escritos intrigantes e inspiradores.

    Como pediste, estou avisando que fiz mais um post da série de esclarecimentos sobre câncer de mama.

    Um beijo!

    Urbano

    ResponderExcluir
  3. Luma, excelente dica de leitura!

    ResponderExcluir
  4. Oi Luma,tudo bem?
    Gosot muito de livros,tenho uma lista imensa que não pára de crescer.Mas um dia vou comprar.Por enquanto teve alguns que consigo ler numa biblioteca aqui perto de casa que possui um acrevo maravilhos,Luma.esse ano eu li,A Menina que Roubava Livros, O Caçador de Pipas, O Livreiro de Cabul e estou na lista de espera para ler"Cidade do Sol".Fora que há a coleção completa de Machado de Assis, Jorge Amado ,repito:o cervo é ótimo.Fora doações que já fiz à biblioteca.
    Um abraço, paz e bem.Obrigada pelas visitas.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luma:

    Sou fã do Neruda, meu marido em ato ultra-romântico, quando éramos namorados e morávamos em cidades diferentes, há 27 anos, mandava-me por carta (carta carta, não estes emails práticos e instantâneos como a maioria dos relacionamentos atuais, cartas com várias páginas de papel perfumado, eme envelope com selos coloridos) os sonetos do Neruda, escolhidos conforme o sabor da emoção do livro "Cem Sonetos de Amor".

    As cartas, picantes, acabaram no fogo da churrasqueira de casa, para evitar que caíssem nas mãos das crianças. O livro está rolando lá pelo quartinho dos fundos que se finge de biblioteca particular, mas a paixão entre nós, esta acabou, morreu. Nasceu coisa melhor, o amor, que somente surge quando aprendemos a apreciar o silêncio a dois, a perdoar os grandes erros, a descobrir o poder enriquecedor das diferenças e o prazer da companhia amiga de uma jornada com tanta história em comum, onde as lembranças são compartilhadas com brilho no olhar e um toque de poesia nas palavras gentis.

    Obrigada, Luma, por me recordar Neruda. Vou aproveitar o final de semana para matar a saudade da sua poesia.

    Abraço, amiga!

    PS: Voltei a blogar. Agora no Brisa do Sul.

    ResponderExcluir
  6. uma ótima dica não poderia deixar de se transformar em post...rs...agradeço. beijão.

    ResponderExcluir
  7. Mto boa a seleção de fotos.

    Espero que o Manuel se recupere...
    Bjokas

    ResponderExcluir
  8. Um abração ...Bem rapidinho !!!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor