"Inútil dormir que a dor não passa"

sonhos

Você acorda cansada (o), desestimulada (o), sonolenta (o) e toma café pra ver se acorda! Tem excesso de tarefas, falta de tempo e cobranças? Ah, mas nós vamos corrigir isso!

As pessoas estão dormindo menos... Gente cansada, estressada, sonolenta e desatenta ao trabalho. É! A falta de sono está comprometendo cada vez mais as atividades do dia a dia. Sensação de cansaço ao acordar e aumento do apetite no decorrer do dia - o insone desconta na comida as noites que passa em claro e os especialistas alertam: quem não consegue fazer as coisas um pouco mais devagar pode estar sofrendo de uma síndrome do mundo moderno: a síndrome da pressa.

Se mesmo após o expediente não conseguem relaxar; se está sempre pensando no trabalho e no que fazer no outro dia; se a ansiedade o acompanha até durante as férias, de quem é a culpa? Quando se preocupa, pensa que está no controle das coisas?

Quem está sempre com pressa não pára para pensar se esse é um comportamento normal. Aceita a necessidade de fazer tudo muito rápido como uma exigência do mundo moderno. Mas os psicólogos alertam: esse quadro de ansiedade constante pode se transformar em doença.

A especialista Marilda Lipp que escreveu um livro sobre o tema, afirma que 10% da população brasileira é apressada compulsiva e 90% dos executivos sofrem do problema. A pessoa está sempre tensa, tem muita intensidade mental e física em tudo - vive pensando no momento seguinte - Ela não é uma pessoa que curte o momento presente. Ela vive em função do que virá.

Alguns sinais ajudam a identificar a síndrome: demonstrar impaciência e pouco interesse pelo que os outros falam, interrompendo sempre a conversa; assumir muitos compromissos ao mesmo tempo; segurar objetos com força excessiva são alguns deles.

Ser um apressado compulsivo aumenta o risco de infarto, úlceras, gastrites e pode prejudicar as relações pessoais. Alguns esquecem dos amigos e têm como desculpa a falta de tempo de ligar e conversar fiado.

Lipp diz que o prioritário é a pessoa entender o que ela precisa fazer rapidamente, e tentar ir mais devagar nas coisas que ela poderia fazer num ritmo um pouco mais lento. Não há remédio para isso; a pessoa tem que se conscientizar de seus limites e estabelecer prioridades. Na realidade, indo mais devagar, se realiza mais - "A síndrome da pressa não é uma doença, mas um comportamento que pode eventualmente desencadear doenças".

Como detectar se a pessoa tem estresse?

1. Fumar e/ou beber mais do que o habitual;
2. Passar a comer demais ou súbita perda de apetite;
3. Insônia;
4. Cansaço fora do comum;
5. "Pavio curto";
6. Dificuldade em tomar decisões que antes eram fáceis;
7. Dificuldade de concentração;
8. Apatia ou desinteresse anormais
9. Mudanças bruscas de humor.

Dicas para fugir do estresse:

1. Evite permanecer em ambientes tumultuados e barulhentos
2. Evite discutir assuntos polêmicos antes de dormir
3. Evite alimentar-se demasiadamente
4. Leia um livro ou revista que não comprometa o seu sono
5. Prefira filmes divertidos e leves
6. Ouça música calma ou instrumental
7. Seja uma pessoas positiva e, se possível, alegre. Aprenda a ver o lado menos negativo das coisas, livrando-se da tensão, ansiedade e aprendendo a relaxar
8. Lembre-se: fumar e beber aliviam momentaneamente a sua tensão, mas não solucionam o seu problema e ainda acrescentam mais um risco à sua saúde;

Conheça algumas atividades para relaxamento

Esportes: natação, hidroginástica, ioga, tai-chi-chuan, pesca, bicicleta, golfe, tênis, peteca, boliche, tênis-de-mesa (pingue-pongue), cavalgada etc.
Entretenimento: dançar, shows de música ou dança, teatro, cinema, televisão, leitura, parque de diversões, circo, etc. Longas caminhadas ou em trilhas, turismo ecológico, tirar férias regularmente: viajar, acampar para montanhas ou praias, sauna (hipertensos precisam consultar o médico). Namorar, bater papo com amigos, massagem corporal e cuidados estéticos também ajudam a se livrar do estresse.

Veja algumas dicas de como detectar e combater o estresse encontradas no site da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Clique aqui para saber mais ainda.

"É só dormir, que a dor passa"

Em última instância, uma receita tranqüilizante, reflexão de um dito popular. Aquilo que restaura o equilíbrio.

"Degavar, se vai longe"

Pressa não é sinônimo de eficiência e perfeição.

"Eu semeio o vento. Na minha cidade vou pra rua e bebo a tempestade" (Bom conselho, poesia e política em Chico Buarque, pág.197 - Editora Hucitec, 1982)

"Não corra atrás do tempo"

Beijus,

9 comentários :

  1. Anônimo18:47

    eu postei essa música tem uns dois dias! que conexão, hein, luma! eu tenho que dormir mais! um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:44

    Ai meu deus!! eu nao durmo, nao entendo as coisas, perco as estribeiras, nao me concentro, nao consigo terminar uma atividade.
    E faço mil coisas ao mesmo tempo sendo que na verdade nao faço se quer uma coisa.
    Resultado=fiquei gorda demais.:(

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:53

    Luminha querida,
    Um belo texto de alerta.
    Eu ainda estou me livrando dessa sindrome, sabes disso... Não suportaria ter de voltar a minha vida pregressa. rss
    beijos beijos

    ResponderExcluir
  4. Durmo no mínimo 12 horas por dia.

    ResponderExcluir
  5. Luma eu sei que nao tem nada haver, mas nao resito em comentar: ÉGUA TU TÁS ME APARACENDO AQUI COM CADA FOTO MARAVILHOSA

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto... incrivel como a cada dia mais e mais pessoas sofrem de stress e outros males.
    Mas será que é possível fugir dessa loucura do dia a dia?
    Eu ultimamente ando numa calma (risos!).
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu passei tempos de muito stress mesmo, me li neste post e hoje eu sei o que aproveitar uma boa noite de sono, tem sido um dos meus maiores prazeres!!!
    Tem selo pra ti lá no meu blog.
    Abraços
    Leandro

    ResponderExcluir
  8. Anônimo22:58

    Sabe que nunca fui de esquentar muito a cabça com vida...sempre acrediei que tudo teuma razão para acontecer... As vezes é clao que fico nervosa, mais na maioria das vezes estou bem tranquila...r

    Olha, tá rolando um concurso lá no merthiolate, quem escrever o melhor conto de natal vai ganhar 1000 cartões de visitas ! Passa por lá pra conferir o regulamento !

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Ih... acho que sofro disso! :-O

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor