Mesmice
Imagem BBC
Eu gostava como era antes.
...
«Mas o que é que te aconteceu?» - «Não sei», disse ele hesitante, «talvez as harpias tenham voado sobre a minha mesa.»
Acontece hoje, de vez em quando, um homem pacato, comedido, reservado, tornar-se, de repente, furioso, partir pratos, virar a mesa, gritar, berrar, ofender todo o mundo e, por fim, afastar-se envergonhado, furioso consigo próprio.
Para onde? Para quê? Para morrer de fome? Para sufocar nas suas recordações?
Quem tiver os apetites de uma alma elevada e requintada, e só raras vezes encontrar a sua mesa posta e a comida pronta, correrá, em qualquer altura, grande perigo; mas hoje, ele é extraordinário. Lançado numa época barulhenta e plebéia, com a qual não quer comer do mesmo prato, facilmente pode perecer de fome e sede ou se, finalmente, apesar de tudo, «se servir» - morrer de um nojo repentino.
Nós todos, verosimilmente, já comemos em mesas onde não tínhamos lugar; e precisamente os mais espirituais de entre nós, que são os mais difíceis de alimentar, conhecem aquela perigosa «dispepsia» que resulta de repentinamente nos apercebermos e ficarmos desiludidos com a comida e com a companhia à mesa - o nojo do «após-mesa» (Friederich Nietzsche)
Nestas eleições o que vai estar em causa é a escolha entre os que podem tirar o povo da crise, os que lá os meteram e os que fariam pior se lá estivessem. Os partidos são, no essencial, iguais. Neste cenário e em consciência, ao colocar o voto na urna, poderão dizer os americanos que exerceram um dever democrático?
Mas é admirável o entusiasmo nacional americano, um povo que elegeu Bush; - Um presidente que acreditou fazer história e que a razão e a verdade 'estão' do seu lado. Também se recusa fazer mea culpa sobre países não aliados, mas admite que reza muito.
Será que o deus a que ele reza entende estas exceções?
Há quem goste de comida requentada. Que tals um "mexidinho"?
Beijus,
Luma
Não estou entendendo bem o espírito do post. Você é contra ou a favor? Eu fiz um aposta no Obama e publiquei o Presidente Negro de Monteiro Lobato. O Obama está me dando audiência. Vou aproveitar o filão.
ResponderExcluirHá quem diga que nessa eleição não deviam ser apenas os norte-americanos a votar, que é uma responsabilidade demasiado grande para ser entregue nas mãos desse povo (que elegeu e re-elegeu o Bush filho). O que acontece é que são apenas eles a terem direito a votar e nós podemos apenas fazer "jogo por fora", ter o nosso preferido e, talvez, rezar... só espero que o Deus a quem rezamos não seja o mesmo desse Bush. Seria demasiado desumano!
ResponderExcluirEu ando tão decepcionada com política que fica até difícil comentar. Ontem estava lendo a lista dos candidatos com processos criminais aqui no Brasil e fiquei completamente perdida... infelizmente praticamente todos estão por lá...
ResponderExcluirtriste né...
passando pra desejar um bom final de semana e um bom restinho de semana também ! rs
bjs
Não sei o que acontece, mas parece que vivemos tempo de enorme revelação em que estamos intimados a assumir posição. Não dá mais para contemplar daqui e dali sem assumir posição. E por essa circunstância é que estamos diante de realidade que a cada instante mostra com mais evidência os efeitos da omissão, ou de uma postura opotunista e cruel.
ResponderExcluirCadinho RoCo
Será que o deus a que ele reza entende estas exceções?
ResponderExcluirO Bush é lamentável. É lamentamos e todos os lamentos. O que vai sair daí agora? Meu preconceito? Responsabilidades demais nas maos de um povo que nao sabe o tamanho da responsabilidade que agora têm nas maos. Ponto. Eu rezo sim. Pra que Deus dê um pouco de luz ao Bush-higher-self que o que o povo americano tem demostrado ser.
Bj Luma. Mais uma vez obrigado por aquele selo. Agradeci lá no blog.
Inté!
Luma Querida!
ResponderExcluirEu ando extremamente decepcionada com política, não confio em ninguém e acho que antes das eleições prometem mundo e fundos e depois todos eles esquecem.
Os Estados Unidos está precisando melhorar estou prevendo uma grande crise, aqui no Japão pode não parecer , mas o dólar está bem baixo e a gasolina com um preço exorbitante.E a respeito da política brasileira prefiro nem comentar...
Grande beijo
Krika
http://bocaberta.org
Entao, Luma, nao entendi o texto tao bem, talvez esteja desafinado as metaforas. So quero comentar aqui que, ao contrario do que se ve no Brasil, com uma sopa de letras confusa representando os partidos, mais ate do que qualquer ideologia, aqui sim ha uma clara diferenca entre os partidos. O que eh indiferente, isso sim, eh que ambos protegem seus interesses, mais do que se preocupam com os problemas da nacao. Se as eleicoes brasileiras sao democraticas, nao entendo porque nao seriam as estadunidenses.
ResponderExcluirbjx
RF
Luminha, estou otimista, um presidente negro governando a maior nação do planeta? Quero estar vivo para ver isso acontecer.
ResponderExcluirSerá um tapa na cara desses canalhas ultraconservadores corruptos!!!
Beijos!!!