Macaco Velho, aqui SuperNanny não entra!


imagem BBC

Eu estava andando pelo youtube, quando me deparei com um video aparentemente singelo. Algumas crianças no Zoológico, se não me engano na Austrália. A Curiosidade mata, né gente? Achei extremamente incorreto levarem crianças para aula de educação sexual em zoológico. Algumas crianças ficaram constrangidas, afinal macacos sobem em árvores e os bonobos especialmente, trepam o dia todo.

Os bonobos, diferentemente de outros animais, não fazem sexo somente para se reproduzirem, eles fazem pelo prazer e ficam ativos praticamente 24 horas por dia, bastando para isso ter outro bonobo por perto, não importa se macho, fêmea, filhote ou seja lá o que for, eu diria que é uma suruba interminável. Eles não se mostram descontentes, não existe a figura da "presa", tudo é muito natural. Confiram: Curiosidade mata 2 e Curiosidade mata 3

Retornando ao assunto principal do post. Sabemos que o MEC (Ministério da Educação) prevê a orientação sexual na grade escolar, numa tentativa de diminuir a gravidez na adolescência e prevenir as doenças sexualmente transmissíveis.

Sabemos também que por ser a geração atual precoce, as dúvidas estão cada vez mais precoces. O Adolescente convive com sexo na TV, Internet e publicidades espalhadas pelas ruas. Enfim, as informações estão disponíveis em todos os meios de comunicação, mas isso não quer dizer que, sabendo a teoria, eles as colocam em prática na hora do sexo seguro ou prevenção de uma gravidez indesejada.

Mas e as nossas crianças? Essa vou passar a bola.

Vocês acham que escolas e professores devem administrar aulas de educação sexual para crianças a partir de qual idade? Ou pensam que este assunto é exclusivamente familiar? Até que ponto os pais responsabilizam os professores pela capacidade que seus filhos têm para entender aquilo que eles querem saber?

Você que não é pai ou mãe, já foi criança e pode dar sua opinião.
Beijus,
Luma

10 comentários :

  1. Luma, eu acho que nao deveria haver tabus, acho que seria legal desde sempre falar com as crianças sobre sexo, logico sempre abordando de uma maneira conveniente a cada idade.
    E' isso,

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma questão com reposta complicada. Alguns dos meninos que assistiram ao ensaio "live" dos bonobos no zoo ficaram meio enjoados com aquilo. Esse método não parece muito indicado ou, talvez, os meninos fossem demasiado pequenos para suportar aquilo tudo. Sinceramente não sei que dizer. Mas parece-me que falar das coisas com abertura e sem dramas será a melhor forma de abordar a questão, utilizando métodos de comunicação que estejam de acordo com a idade dos jovens a quem nos dirigimos. por bonobos a actura ao vivo nem para adultos...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo15:03

    Cuidado Luminha, senão alguém vai querer te sinalizar de novo!!! :o)

    Bem, quem na verdade daria essas aulas de educação sexual nas escolas? Vamos ser sinceros, as crianças de hoje em dia são bem mais experientes do que certos adultos. existem histórias relacionadas ao sexo na escola em que trabalho que eu nunca pensaria que um dia poderia acontecer. Só um exemplo., semanas atrás, uma menina da 6ª série foi para escola somente com um casaco. Totalmente nua em pelo. Ela ficava se exibindo para os moleques na classe e no intervalo. Nossas crianças tem uma visão distorcida da coisa e a pobreza em que vivem leva a isso. Como trabalhar com esses conceitos de forma a mudar e conscientizar essas crianças? Fica aqui a minha questão. Eu não sei!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo17:20

    Oi Luma, sabe, criaçada nao precisa de aulas de educação sexual...elas estão mais esperta do que eu.
    O sobrinho lindo da tia, de 7 anos me perguntou como os jacares tinha bebês; se era da mesma forma que gente grande.

    sabe o que eu respondi?? nada...eu fiquei pasma com a curiosidade do pentelho.

    ResponderExcluir
  5. Não sei Luma qual resposta dar a assunto tão delicado. Penso que se essa matéria for aprovada deverá sser muito bem preparada por pessoas muito bem treinadas.
    As crianças de hoje são dignas de compaixão, pois um mundo que deveria ser de total pureza está se tornando extremamente distorcido, pela mídia, pela falta de amor dos pais e de quem cuida delas. Enfim as ciranças de hoje estão cada vez mais adultas, crianças com 4,5, anos fazendo gestos extremanete sensuais e muitas vezes obsceno na TV, na escola, em casa...só por Deus Luma! Só por Deus...
    Algo precisa ser mudado e com urgência!
    Beijos, adorei o tema precisa ser mais divulgado.
    Rô!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo23:48

    Aqui em casa o negócio é o que vier, chegou! Todos quando necessário andam nús, e se o assunto é sexo, relacionamento, partes intimas, não há regras do tipo: criança não pode ouvir, não pode saber.

    ResponderExcluir
  7. Eles descobrirão de qualquer forma, mas quem é que garante, que todos da mesma turma estarão na mesma condição para entenderem? Considerando que os professores podem influenciar o gosto por qualquer matéria, de acordo com seu "enfoques", visões, ou preferências....acho meio complicado, principalmente, pq alguns pais evitam tocar no assunto, e não poderão avaliar o resultado.

    Enfim...faca de dois gumes...rsrs

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. kkk...porque sempre os adultos tentam metaforizar a educação sexual das crianças. Lembro do meu velho, quando eu tinha 11 anos, falando em abelhas, polinização e o kcete. Francamente.

    Mudando de saco pra mala, vi seu post lá no Mente Quem Diz e cá estou pra te responder. Bem, estou colaborando com outra menina em um blog, acredite, de humor erótico. Ok, pode parar de rir, pois é verdade. Não é exatamente o tipo de link que eu gostaria de te passar, mas se desejar ainda assim, escreva para meu email:

    gaucho.com.br@hotmail.com

    Beijos.

    DB

    ResponderExcluir
  9. Oiêee!
    Como mãe e filha que siu posso garantir que a melhor atitude com relação ao assunto sexul é tratá-lo com naturalidade quando perguntado pelas crianças. Nunca fazer drama, passar a idéia que é sujo, feio ou pecado por exemplo. Não se iludam que as crianças têm curiosidade desde cedo e precisam saber que podem confiar nos pais para tirar suas dúvidas. Comigo foi assim e com meus filhos a mesma coisa. Na minha casa nunca houve problema em se falar sem preconceitos, inclusve oferecendo literatura séria sobre o assunto. Comigo foi assim e já faz um tempão e qauanto aos meus flhos também. A escola deve ajudar os pais mas, nunca toamr o lugar deles para inciar a orientação. Os pais devem é ficar de olho para detectarem a hora certa caso, seu filhote tenha algum prolbema em perguntar. Cada caso é um caso, cada cirança é de um jeito. Na dúvida, procure um bom pscólogo e se oriente antes de se calar, fugir doassunto ou sair dizendo besteira. Sexo é ótimo, lindo, ncessário para uma vida sadudável.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  10. Oi Luma, acredito que o sexo não deve ser um tabu, afinal, é algo que faz parte da natureza humana. Não vejo problema nenhum de que o tema seja trabalhado dentro das escolas, até porque, muitos pais não conversam com os seus filhos sobre esse assunto tão importante. E o resultado conhecemos bem...

    Uma coisa que sempre defendi, é uma política de planejamento familiar no Brasil. Infelizmente, por questões religiosas e por outros interesses políticos, sequer podemos debater sobre o tema.

    Embora as taxas de natalidade estejam caindo, dentro de uma parcela significativa da população é visível que essa taxa é maior, sem contar os casos de gravidez na adolescência. Não precisa ser nenhum gênio para saber que é mais fácil criar um filho e dá uma vida melhor, do que três ou quatro. Além disso, sabemos que ter um filho é algo muito sério e deve ser muito bem planejado.

    Portanto, vejo que a educação sexual poderia ser um instrumento muito importante na formação dos adolescentes, a medida em que podemos trabalhar questões como: autoconhecimento, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. Não basta só informar, é necessário um verdadeiro processo de conscientização. Sexo é muito bom, mas com responsabilidade.

    Parabéns pelo post! Abraços e uma ótima semana.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor