Desbloqueie. Você bloga como eu blogo? [update]

Luma blogando

Lembro de quando comecei a blogar, blogava-se. Trocando em miúdos: Eu escrevia um texto, alguém vinha aqui, comentava, eu trocava a visita, se gostava do blogue, permanecia. Continuo do mesmo jeito. Mas tem gente colocando regras demais para blogar, principalmente para os novatos.

Tudo mudou com a monetização dos blogues. E vejo um lado da blogosfera como cães famintos atrás de um mesmo osso.

Cada blogueiro tem sua personalidade e iguais se atraem, não adianta. Cuidado para não se perder no meio do caminho. Condutas variam, mas seja ético acima de tudo. Goste do que faz, escreva seu diário e não se frustre.

Antes que apareçam controvérsias, estou dizendo apenas do ato de escrever, puro e simples. Os que querem ganhar dinheiro com blogue, estes sim adotam cartilhas e fazem coisas para atrair "audiência" que até o digníssimo duvida. Chegam ao cúmulo do absurdo de afirmarem que, se preocupar somente com o ato de escrever, é não levar o blogue à sério.

Se alguém acha que escrever não é sério e o importante é ganhar dinheiro, porque blogar? Vai bater cartão.

Eu gostei do texto que a Tânia Defensora postou "Descobri mais uma utilidade de se ter um blog" - ... o que vale é a honestidade do que você expressa. Não fique preocupado com "pagerank".

Ah, e como me diverti com o texto desabafo do Neto Cury! Muita gente vestiu a carapuça!

Para não dizer que estou sendo muito boazinha com vocês, vou deixar um link com dicas para os blogueiros iniciantes, um codigo de ética - dicas que verdadeiramente importam.

[update]

Panfleto

Recebi um convite do Makely, em que ele e Maísa irão se apresentar no concerto poético-musical Danaide pela última vez em Belo Horizonte. Será no Teatro Francisco Nunes, hoje, a partir das 21h.

Para quem não conhece o teatro fica dentro do Parque Municipal, no hiper-centro da cidade. Os ingressos custam R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia e podem ser adquiridos na portaria antes do início do espetáculo.

Não poderei estar presente, uma pena! Meus amigos de Beagá que acessam o “Luz” fiquem atentos, o som é bacana e o Makely tem agitado o cenário cultural nacional e se estão curiosos acessem o MySpace para ouvir. Não é uma "bandinha" qualquer, eles sacam de música mesmo!

41 comentários :

  1. Anônimo09:58

    Eu detesto visitar blogs cheios de propagandas e lugares para clicar e comprar coisas. Ta uma onda de desespero por dinheiro mesmo.

    Escrevo porque gosto tambem. Visito quem gosto e faco isso por prazer. Nao tenho inetresse nenhum em ganhar dinheiro com meu blog.

    To contigo mule. Nao vou ler as regras porque nao tenho tempo e nao to interessada :). Acho que ja faco direitinho :)

    bjs
    Lys

    ResponderExcluir
  2. Oi Luma,
    blogar deveria ser feito por prazer em escrever e gostar de trocar experiências com as pessoas, além de fazer novos amigos; Porém, não é isso que encontramos por aí.. Aqui tem de tudo, inclusive aqueles que só pensam em si mesmo!
    Gostei do texto e vou conhecer as indicações citadas nele.

    "Tudo o que somos é resultado de nossos pensamentos... Portanto, pense sempre positivo!"

    Bjs e um ótimo dia,
    Cláudia Pit

    ResponderExcluir
  3. tem gente que faz coisas que até o altissimo duvida. Não entro nessa graças a deus. Se tiver que ganhar dinheiro com o que escrevo prefiro investir na carreira de escritor.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:58

    Ó só... primeiro "feliz aniversário" atrasado. Segundo, eu só soube que você era uma tal "blogstar" a pouco tempo, justamente porque você não tem nada de "star", apenas brilha de verdade. Não sei quem são os outros blogstars (talvez porque eles não sejam tão estrelados assim?) mas estou com o Neto e contigo: escrevo porque eu gosto, do jeito que eu gosto e lê quem gosta. Claro que se alguém quiser depositar dinheiro na minha conta, pode ficar à vontade! Mas como tá difícil pra todo mundo, fico com o prazer puro e simples de escrever e ler.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:16

    Tem um presentinho pra você lá no OtherSide, linda!!
    Beijos e uma linda semana pra ti!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luma!

    Primeiro, peço desculpas por não ter tido tempo de vir aqui convidá-la pro meme antes que fosse lá no meu blog.
    Respondendo à sua pergunta, é basicamente isto, sim! Você copia o texto e acrescenta apenas o link do seu blog na relação. Ao final do meme, você faz suas indicações. Depois vai lá na página da autora e deixa o link do seu post para que ela acrescente seu blog à lista mestre, que, por sinal, está crescendo a olhos vistos. Qualquer coisa, estou lá na Lavanderia!

    Gostou do ABM (Associação Brasileira de Memes), né! rs rs

    Beijos! Boa semana!

    PS1: Também blogo por gosto e não sigo essa "cartilha" dos que se acham donos da verdade!

    PS2: Desculpe pelo sumiço, mas também estava tendo problemas pra entrar aqui, inclusive pelo Firefox. Quando tenho problema com o IE, uso o Firefox.

    ResponderExcluir
  7. Sou novo em blog e não entendo mt disso aqui ainda, mas partilho de teu desabafo querida....bjos poetisa!

    ResponderExcluir
  8. Atualmente muitos estão querendo ajudar os newbies. Até eu, que não estou com essa bola toda. Não me conformo com o fato de pessoas se cadastrarem no BlogBlogs, terem alguns fãs mas nenhum favorito. Eles não têm noção de que ter favoritos não significa escolher um blog para ler, mas escalar pessoas, novas no BlogBlogs, para ler seus posts. É assim que funciona o BlogBlogs, num esquema muito inteligente.
    Certa vez vi o perfil de um blogueiro, ele tinha apenas um favorito - era ele mesmo. Pode?

    Um aficcionado perguntou ao grande violonista Andrés Segóvia porque motivo ele tocava determinada peça tão rápido. Segóvia, muito ironicamente, lhe respondeu:" Porque eu posso".
    Há blogueiros que podem. Eles fazem suas próprias regras. Nós dizemos amém.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Não sei, se vc oferecendo 50 dicas de como blogar, não esta incidindo no mesmo erro de ditar regras!? Isso era para ser um diário, virou moda e veículo de comunicação, hoje todas as empresas de comunicação possuem blogs, somos 70.000.000 de blogueiros no mundo, posso estar errado! Não sou o dono da verdade. Mas a pessoa pode escrever, publicar fotos, vídeos, colar cartuns, enfim ela pode fazer o que quizer o Blog é dela! Até mesmo escrever "não acha"???abç

    ResponderExcluir
  10. Oi Luma!
    Só descobri agora que o texto que postei é da psicóloga Rosemeire Zago, Vya Estelar.
    Crédito a ela.
    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Betho, nas 50 dicas - que acho não leu - elas se prendem basicamente na sensibilidade e respeito que temos que ter com o leitor do blogue e nenhuma dica de SEO. Se você faz um blogue coerente, você ganha credibilidade e consequentemente o resto vem de graça. O errado é querer montar um blogue já pensando em colher louros. Eu apoio as últimas providências do google com relação ao seu adsense. Beijus

    ResponderExcluir
  12. Ah, Betho! Dá próxima vez, deixe seu perfil disponível no comentário! Gosto de saber pelo menos a origem de onde vem a pessoa. Beijus

    ResponderExcluir
  13. Luma.. eu navego por blogs pelo menos metade do meu dia..
    e sinceramente prefiro os que não são "astros" ... blogs simples . .que são feitos sem pretenção...

    ResponderExcluir
  14. Luma: "de quando em vez" caio aqui no seu blog, via outros que visito. Mas este post está I-R-R-E-S-I-S-T-Í-V-E-L para comentar... Adoro ser do contra, só para polemizar um pouco... Afinal, assim o tico e o teco não perdem a forma! Então, lá vai:
    1) Boa parte das gentes justamente procura seus iguais. Ou seja, é aquela história que a propaganda tanto explora: reforça-se o que a pessoa já pensa. Pena, não? Por que seria legal se as pessoas (eu eu me incluo nisto! Porque é duro, durésimo ouvir algo totalmente ao contrário do que se pensa...) buscassem o outro lado, inclusive blogs, que as sacudissem...
    Tem um ditado que eu adoro:

    Gente é como tapete. Precisa sr sacudida de vez em quando.

    2) Quanto a ganhar dinheiro, por que brasileiro separa tanto o que é trabalho x o que é intelectual ou lazer? Tem uma explicação histórico escravagista sobre isto, que resvala, inclusive, na "questã" direitos autorais. Mas este comentário tá virando um post, então fica para outra...
    Bzus a todos os blogueiros, capitalistas ou não!
    PS: E podem visitar meu brogui, quer dizer, meus, porque tenho dois. Ainda é "de grátis"! kkk

    ResponderExcluir
  15. Texto interessante esse, cara Luma, e concordo com tudo que você escreveu.
    Mas fiquei com preguiça de ler as 50 dicas, quero dizer, essas receitinhas de como blogar me enche um pouco. Já tinha me expressado sobre isso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Scliar, é muito bom ganhar dinheiro com o que gostamos de fazer. Infelizmente existem pessoas frustradas porque não gostam de trabalhar, outras porque não ganham o suficientes e no caso, blogueiros umbiguistas. É isso que estamos combatendo. Se o blogueiro ganha dinheiro, ótimo! Mas essa não deve ser a finalidade de se criar um blogue. Ganhar dinheiro é consequência de um trabalho perfeito e a perfeição só conseguimos quando gostamos do que fazemos. Beijus

    ResponderExcluir
  17. Anônimo17:52

    Luma, odeio os blog's cheio de ads, nem entro, mas acho que normalmente são os blogs de tecnologia que mais tem propagandas. Blog pessoais com ADS, acho ousadia pura ..kkkk
    Quanto a regras para blogagem acho isso bem típico de brasileiro que insiste em colocar regras para tudo ( não funcionar é claro ) é só ver os projetos de lei para a internet , brasileiro que por regra para terras de ninguém ...
    Era tão bom quando blog's eram somente um diário .....

    ResponderExcluir
  18. OLA, PARABÉNS pelo seu espaço... creio que blog é isso... um espaço para escritos e leituras e concordo com você de que aqui não é lugar de comércio, isto torna o espaço desagradável, maçante... espero que existam sempre espaços como o seu...

    FELICIDADES

    ResponderExcluir
  19. Bacana Luma, acho fundamental dar dicas pra quem está começando, eu lembro q no começo eu era muito perdida não tinha noção das coisas, aos poucos fui aprendendo e ainda hj aprendo alguma coisa.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  20. Luma: vc é muito autêntica...o que faz do seu espaço um local bem interessante!
    Parabéns...e continue assim...mesmo que ganhe um baita patrocinador,ok?rs
    Abraço carinhoso diretamente do meu Cotidiano

    ResponderExcluir
  21. Luma, tem duas coisa que realmente me preocupo em meu blog.

    1- A integridade daquilo que escrevo.

    2- A integridade daqueles que me visitam.

    Com isso, assumi algumas regras próprias, por exemplo:

    1- desenvolver amizades, invés de apenas retribuir visitas.

    2- opinar e respeitar opiniões.

    3- escrever as verdades que acredito.

    4- o que escrevo tem sim um efeito sobe os leitores, muito mais do que imagino e com isso sou refém de minhas palavras.

    5- ser inspirável e um inspirador.

    Com isso, deixo um grande abraço e cuide-se nesse entrudo de 2008.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo20:16

    As 50 dicas são boas e não só para blogueiros iniciantes não! Acho que todo mundo devia dar uma lida de vez em quando...
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  23. Luma, li as 50 regrinhas e achei a maioria bacana. Meio assim, óbvias, né ! Mas são pra iniciantes.
    Tem que deixar clario que links não são moeda de troca, não se faz michê com link.
    Não se faz troca-troca, tipo me linka que eu te linko.
    Na verdade não se linka por reciprocidade.
    Links não se pedem, não se trocam.
    Links se conquistam.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Ai meu Deus do céu!!!
    Eu tô aqui apavorada já.
    Esse negócio de blog tá virando coisa séria?
    Sou nova em blogs, quando fiz o meu, há alguns meses atrás, nem sabia direito oque iria postar. Fiz por pura diversão, tipo passatempo, sabe?
    Não é um blog como o seu. Não chega nem no rastro, é claro. Mas posto lá algumas linhas, e nunca me preocupei com nada.
    Só que agora tô ficando assustada.
    O meu é tão simplezinho!
    Mas...
    Acho que o que vale é a intenção.
    Olha moça, achei teu blog muito muito muito legal.
    Parabéns e abraço pra vc.

    ResponderExcluir
  25. Adorei ler isso! Acho que a alma do blog é o que o dono escreve. Eu escrevo por pura necessidade de entender o que sinto. Mesmo que ninguém leia, que ninguém comente, que ninguëm preste atençao, tudo fica mais leve quando eu olho o que escrevi na página do blog... Só isso já justifica porque eu resolvi ter um.Abs

    ResponderExcluir
  26. hheheh legal... também soou como desabafo teu texto que nem o do Neto Cury, faço coro a tais palavras...
    Ser sincero deveria ser a principal característica do diário de cada um...

    ResponderExcluir
  27. Agradeço a citação Luma, e sabe o que é pior?
    São os blogueiros que leram o texto, tem um blogzinho de merda e vestiu a carapuça! :D
    Acho que esse ser é pior do que o blogstar! To vendo que perdi alguns leitores devido à esta carapuça hehehe
    Beijo e agradeço novamente.

    ResponderExcluir
  28. Oi Luma !!!
    Estou tentando mandar um e-mail para você mas não encontro o endereço .
    Queria colocar o tradutor que você colocou no inicio desse blog mas não estou conseguindo. Pode me ajudar ??? Vou aguardar o seu e-mail.
    Depois vou participar da blogagem coletiva com o maior prazer .
    Mil beijinhos !
    Com carinho,
    Leonor Cordeiro

    ResponderExcluir
  29. Fora que essa história de que blog dá dinheiro é pura lorota. Já dizia o Mutum. Isso é lenda. Mas ainda tem muita gente iludida. Eu continuo voltando aqui, trocando comentários e escrevendo bobagens que ninguém lê.

    ResponderExcluir
  30. Hohoho é por isso que eu gosto disso aqui.Tá na cara qdo um blogueiro bloga só pra "dar ibope",é chato,muito chato, e além de tudo "umbiguista".
    Eu adoro diarinho,adoro gente q tem prazer em blogar,

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Adorei seu post, me fez lembrar o começo do meu bloguinho, lá na epoca do Lenta Composição (o que virou Metrópole). Acho que vou escrever sobre isso. Gostei da lembrança e do seus dizeres. Blog hoje parece novela, cheio de comercial. Só falta o Lula dizer que não entende.
    Eu divulguei o santander no meu, mas porque eles estão patrocinando um trabalho meu, mas não sou a favor dessa coisa cheia de propagando e isso e aquilo. Acho super chato.
    A idéia é dizer o que pensa e fazer a diferença, como você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Lima, gostei do tira gosto. Pena que o link com as dicas para novatos não exista mais.

    bjs

    ResponderExcluir
  33. querida luma que postagem maravilhosa o que vc disse aquié a mais pura verdade,os novatos sofrem eu estou quase fazendo um ano e graças a DEUS encontrei gente maravilhosa,mas confesso que quase me contaminei mudando o meu blog ai percebi que tudo que importa é a nossa essencia nada de premios e assim me dediquei a ajudar novos bloqueiros apesentando seus blogs para os amigos e seguindo os que menos tem seguidores esses são uverdadeira perolas que encontro no mundo virtual,um bom fim de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  34. Tenho visto nesta blogagem coletiva, muita revolta! Isso é novo para mim!

    Eu gosto de ter seguidores, quero no futuro, trabalhar com isso profissionalmente, presto atenção ao pagerank, gosto de saber que tenho seguidores...Mas não me sinto mal com isso, nem acho que aquilo que eu faço tem menos valor.

    Até agora só encontrei gente legal, está tudo correndo bem.

    Gostei das suas dicas tentarei ler os textos que recomendou.

    Estou participando também dessa blogagem da Vanessa.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  35. O texto do código de ética para iniciante foi retirado do blogger. Vc sabia?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  36. Oi, Nanda! Obrigada por me informar sobre a retirada do link e deve ser o mesmo que a Vanessa reclamou. Vou tentar falar com o Symon, dono do SOS-Bugs para ver se ele disponibiliza a lista para nós, ok? Beijus

    ResponderExcluir
  37. Anônimo03:44

    Luma, só agora que li o seu post, pois acabei de postar o meu para a blogagem da Vanessa. rss

    Já havia lido as 50 dicas pelo Reader faz um tempo já, mas acabo resumindo numa frase só o que ainda acredito: Seja você por onde passar. Há muitas outras que fazem parte da boa convivência, mas acho que sendo quem somos está acima de tudo. Mas não é o que se vê em boa parte deste espaço...

    *Muito bacana mesmo o texto no blog da Tânia. Então, o jeito, é continuarmos por aqui, postando, né? rss

    Beijo.
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  38. concordo. virou neurose estar, à qualquer custo, entre as primeiras colocações num rank, chega a ser ridículo. o mesmo se dá esteticamente, é irritante, ver em certos blogs, propagandas inseridas entre um post e outro, será que vale a pena o sacrifício por uns tostões?

    abraço você

    ResponderExcluir
  39. Luma, vc ja' me conhece um pouco (espero... kkkk!) e sabe que nao sou bajuladora e nao jogo confete fora! Gosto de vir aqui pois acho um espaco maduro, no sentido de ser digno, simples e profundo ao mesmo tempo, etc-etc. Acho que ja' escrevi isso aqui antes, ne'? Tudo bem.
    mas, caramba! Tem coisa que eu nao tenho a menor ideia do que se trata, acredita? Por exemplo: o que e' MEME? O que e' ADS? Eu me cadastrei no tal BLOG-BLOGS e nao sabia que "tinha que fazer alguma coisa"... vou tirar, entao!

    So' mais uma observacao:
    - gosto quando aumenta o numero de visita e seguidores, pois isso me encoraja, me enaltece, sei la'! E' como uma grata satisfacao que gostam do que encontraram por la' (OK, sei que isso e' um pouco fantasioso, pois muitos so' se cadastram "esperando retorno"...)
    - nao envio selinhos, mas os publico quando algume me manda (acho respeitoso ao carinho recebido), mas nao os "estampo" na pagina principal...

    ESCREVO PORQUE VEJO NA MINHA VIDA EXPATRIADA (E QUANDO EU IA NAS FESTINHAS INFANTIS NO BRASIL) MUITAS MULHERES "SEM ASSUNTO", "BOBAS", SEM "CONTEUDO", SABE? E EU SEMPRE ME PREOCUPAVA EM NAO FICAR "DAQUELE JEITO", E AJUDAR (PRETENCAO A MINHA, TUDO BEM) A OUTRAS MULHERES, ESPOSAS, E HOMENS TB A "TER ASSUNTO"! KKKKK!

    Bjs mil!

    ResponderExcluir
  40. Luma! Nao consegui encontrar o TEXTO/BLOG do Neto Cury!
    ;-(

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor