Cartilha para brasileiros no exterior



Esta postagem faz parte da Blogagem Coletiva idealizada pela Meiroca. Participe!!

Você não vive no exterior, não tem parentes por lá, não pretende viajar? Você não se interessa por assuntos alheios a você? Quem te garante possa ser você a próxima vítima?

Antes de mais nada quero deixar aqui registrado o preâmbulo da Carta da ONU que determina a obrigação de todos os Estados Membros "A reafirmar a nossa fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor da pessoa humana, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações, grandes e pequenas..."

Isso não te serve? é porque você faz parte do terceiro mundo, é subdesenvolvido, é a escória da humanidade.



A Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas é o órgão central da ONU para a proteção e defesa dos direitos cívicos. A Comissão reúne-se todos os anos durante seis semanas, em Genebra.

Atos de terrorismo, estão apavorando o mundo.
Estamos longe e protegidos?



“Terrorismo contra o Poder”, conceito operacional referido pela primeira vez na “Directiva Tradoc Pamphlet” nº 525-37 de 1984 do Exército dos Estados Unidos. Isso aconteceu logo após a guerra do Vietnã; o alvo dos EUA era denegrir e inviabilizar as lutas de emancipação popular e revolucionárias que surgiam contra os governos corruptos, ditatoriais e tirânicos contrários ao seu império capitalista.

"Terrorismo de Estado” que para além de aterrorizar, causa vítimas inocentes, é concebido de uma pragmática politico-moral no campo da manipulação de informação.

Um exemplo; Bin Laden, um ser mitológico, carinhosamente chamado de Ossama Been Forgotten, que está a frente de uma Multinacional Al-Qaeda e agora surge um sucessor, seu filho que estaria casado com uma americana, morando nos EUA e ameando novo ataque. Na realidade, o perigo árabe não existe, os acontecimentos terroristas são concebidos e acertados na obscuridade dos poderes instituidos.

É comodo para a Europa, EUA e demais países ricos, usarem os conflitos espalhados pelo mundo para freiar a constante migração para os seus países - eles não querem dividir a economia, sentem-se invadidos por repartir ou mesmo concorrer por uma vaga de emprego com um estrangeiro.

Mas se você é um milionário ou contratado de alguma estatal, multinacional de seu país, não tem com o que se preocupar. Serão recebidos de portas abertas, contanto que deixe lá o seu rico dinheirinho e know-how.

O seu presidente é uma figura muito carismática, à ele oferecemos todos os convites para reuniões que possam repercutir pelo mundo. Afinal, temos que posar de "boas praças" e interessados nos problemas de países emergentes, queremos acabar com a pobreza e nada mais justo que chamar um representante popular. Ele não irá nos questionar, afinal, se envaidece em aparecer nos jornais por uma "boa causa". Mas não contem para ninguém, o que queremos mesmo, é nos enriquecer mais ainda às custas de vocês.

Sigam o exemplo de Ernesto Che Guevara - Exijam o bem para todos sem pedir nada em troca.

O Bushinho também é amigo. Dá tapinhas nas costas, sorri e faz piadinhas com Lullinha. Lullinha vai para a África, "ajudá-la". Quem sabe desenvolver sua mais nova arma de campanha. Metanol para o povo, ele gosta. Mas o que o povo brasileiro não quer enxergar é que o Bushinho já foi para a África, tentou lucrar lá e agora dá a sucata para Lullinha brincar com o dinheiro do povo. Ficamos com o prejuízo e doamos o lucro.

Democracia Imperial é mistura instantânea “O importante hoje na política não é tornar as pessoas livres, mas sim levá-las a pensar que o são" - Jean Baudrillard

Voltemos ao assunto que interessa porque estou aproveitando para malhar o estrupício. O que o governo brasileiro faz para ajudar os brasileiros que são barrados no exterior, sem que haja motivos circunstânciais?

A Meiroca escreveu na sua chamada para a blogagem coletiva "Cada vez mais turistas brasileiros são tratados como imigrantes ilegais e barrados no Exterior. Até quando?" Mais detalhes lá no blogue dela.

Os brasileiros que chegam na Europa, muitas vezes retornam para o Brasil com um carimbo nada agradável. É a tal "Operação Amazon 2" realizada pela Agência de Controle de Fronteiras Externas da União Européia (Frontex) que se destinada a conter o fluxo de imigrantes ilegais vindos da América do Sul. O ponto alto da ação foram entre os dias 20 de fevereiro e 9 de março, num saldo de 2.178 sul-americanos que tiveram negativa de entrada em aeroportos de Madri, Barcelona, Lisboa, Roma, Milão, Frankfurt, Paris e Amsterdã.

Alguns brasileiros ficaram uma semana presos nos aeroportos antes de serem repatriados, coube ao Itamaraty apenas uma nota perante à Comissão Européia, em Bruxelas, na qual afirmou ser contrário as políticas migratórias adotadas e lembrou as tradicionais relações com a Europa, onde já estão acolhidos milhões de imigrantes brasileiros.

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) sugeriu uma conferência internacional sobre migração. Acha que o brasileiro tem que ser mais bem informado antes de sair do país, também acho. Já o subsecretário-geral das comunidades brasileiras no exterior, embaixador Oto Agripino Maia, acha que não existir um órgão internacional capaz de julgar possíveis violações a direitos humanos é, por si um dos motivos de tudo isso acontecer. Se temos uma organização mundial do comércio (OMC), porque não ter um organismo internacional para queixas sobre o problema de circulação de nacionais?

Algumas atitudes foram tomadas pelo governo brasileiro, como o lançamento no dia 20 de Junho pelo Ministério do Trabalho e Emprego, de uma cartilha em que contém informações e aponta os riscos que os emigrantes estarão sujeitos em outros países. Até o próximo dia 19 deste mês estará em consulta pública. O texto está disponível na página do ministério e consta no texto, por exemplo, alertas para que os brasileiros não entrem na rede de tráfico de pessoas e de prostituição, ao aceitarem falsas ofertas de empregos.

Somente após essa consulta pública, ela será publicada e distribuída em postos de emissão de passaportes da Polícia Federal, embaixadas, consulados e em associações de emigrantes.

A cartilha também se direciona aos 4 milhões de brasileiros que moram no exterior, em sua maioria em situação irregular. A cartilha alertará sobre riscos, direitos, deveres e a quem recorrer em casos de problemas.

A blogagem tem por intenção chamar a atenção das autoridades brasileiras que a operação Amazon 2 não acabou, com se supôs no dia 09 de Março, ela vem acontecendo em menor escala, mas ainda em curso. Leia a matéria: Vida de deportado, até quando?

Boa blogagem!
Beijus,
Luma

Comente aqui também!

14 comentários :

  1. Luma, o problema maior é com quem nao vem pra ficar, é com quem vem a passeio e é confundido com clandestino.
    Nao estao sabendo separar o joio do trigo.
    Obrigado por participar viu florzinha,
    bjs

    ResponderExcluir
  2. tão bom ler vc menina kkkkkk

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei da idéia, assim nossa blogosfera ajuda a preparar os viajantes incautos,rsrs. Quanto as frases políticas me impressionei com a de Baudrillard,pois é óbvio e ninguém quer ver... Beijos querida!

    ResponderExcluir
  4. Luma, fica dificil segurar o povo nessa nossa terrinha como ela anda... e ainda por cima temos que brigar contra a xenofobia visceral e ancestral que assola a europa.
    há muito não temos uma diplomacia atuante, e com isso são os justos que como sempre, continuam a pagar pelos pecadores!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Luma!!!
    Não achei a tal proteção aqui no seu blog... ou melhor, não identfiquei qual é!
    BEIJO,
    BRENA

    ResponderExcluir
  6. Oi Luma!

    Você como sempre, dando uma aula!

    Eu estou começando a ficar com o pé atrás... só pensando no meu "namorado novo" que vai chegar lá pelas bandas européias e eu vou ver... Já imaginou ?

    Pena que não pude participar, o assunto me interessa, e muito.

    beijos querida, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  7. eu tenho tres amigos que este ano forma pra Espanha...
    www.joyceolden.weblogger.com.br

    ResponderExcluir
  8. Luma, a maneira como estão tratando os brasileiros é um absurdo. Assim sem regras claras e sem explicações... :-/
    []'s
    ps.: falei sobre aquela frase do John Lennon que vc citou no Pimenta nos Olhos. Dá uma olhada lá: http://www.pimentanosolhos.net/?p=446

    ResponderExcluir
  9. Anônimo04:11

    Luma!!!


    Os Estados Unidos já faz isso há décadas e ninguém reclama e o pior é que ele te dá até um visto e mesmo assim você é mandada de volta. Meu irmao com visto e tudo teve que voltar no próximo vôo. Nao creio que a discriminacao seja só com os brasileiros, nao. Isso no caso dos Estados Unidos. A irma do meu esposo que é alema, também teve que voltar no mesmo vôo. Por que é que as autoridades nao colocam também na primeira página do jornal? Porque é Estados Unidos meu bem. Ninguém quer mexer com a fera. Mas Espanha? Quem é ela?

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  10. Anônimo11:10

    Agora sim, vou conseguir comentar amiga...rs
    Então, não vou participar do post coletivo, mas não por falta de interesse, mas por falta de tempo mesmo pra elaborar algo decente...porque de nada adianta eu escrever meia dúzia de palavras sem nexo né?
    Mas achei a idéia ótima, porque o Brasil é um país super acolhedor, recebe todo mundo, e qdo é a vez dos brasileiros, somos sempre tachados de marginais, de aproveitadores...
    Ah, acho que a expressão "acabou a força" é coisa de paulista, porque todo mundo aqui que eu conheço fala assim...rs
    Beijos e bom findy pra vc.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lumma, gostei do seu post.
    Sou sincera a dizer-te que tive que voltar para a Itália (sou italiana) apenas para solicitar visto de permanência no Brasil e meu advogado disse-me que isso pode demorar. Motivos? O Brasil é um poço sem fundo de burocracias quanto aos extrangeiros.
    Bem, mas parabéns pelo seu post, bom fim de semana e até breve...

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde! Excelentes textos. O blog todo é de muito bom gosto e os textos são ótimos. Temas sérios, tratados com muita inteligência e bom-humor. Por enquanto li somente alguns, como faço sempre na primeira vez que visito um blog. Excelentes mesmo! Depois voltarei para ler mais. Estou dando um ‘passeio geral’ pelos blogs relacionados à literatura, principalmente poesia e prosa. Gostei muito do seu blog. Vou adicioná-lo ao meu blog, bem como favoritá-lo no ‘blogblogs’, para que possa visitá-lo mais vezes. Quando puder, visite também meu blog, no endereço: [ http://poemasdeandreluis.blogspot.com ]. Sinta-se à vontade... a casa é sua,... e, gostando,... por favor, também adicione meu blog e ao seu ‘blogblogs’, ‘techinorati’ etc. Vamos tentar ampliar a rede de intercâmbio artístico-cultural, influenciando-nos e aprendendo mutuamente. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Luminha...
    Muito esclarecedor, como sempre.
    Seu trabalho de pesquisa é incrível.
    Muito bom mesmo!
    Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. A GRANDE VERDADE SOBRE OS EAU - EMIRADOS ARABES UNIDOS E A FLY EMIRATES

    Nos últimos tempos, os governantes dos EAU juntamente com a empresa aérea ”Fly Emirates”, tem realizado suntuosas campanhas para fomentar o turismo naquele pais, convidando emissoras de televisão de diversos paises, para que veiculassem em seus territórios, que Dubai é a Paris dos desertos, ou a Nova Iorque do oriente médio. Pois bem caros amigos (as), a realidade não é bem assim.
    Antes de pensarem e viajar, leiam com muita atenção o trecho abaixo.
    Os EAU é um país que condena seus turistas sem qualquer tipo de prova, isto mesmo, sem qualquer tipo de prova.
    Em agosto de 2007, três brasileiros, Sr. Kiyoshi Ikeda, Sr. David Shibuya e o Sr. Jonatan Rodrigues Souza Moreira, foram aos EAU, à negócios, tendo em vista que os dois primeiros são empresários no ramo de importação de pneus e o segundo, representante comercial no mesmo ramo, quando no dia 25 do mês de agosto de 2007, foram surpreendidos no hotel em que estavam em DUBAI, pela policia local, 05 dias após entrarem nos EAU, sendo levados à prisão de Al Wathba(conhecida como a pior prisão do oriente médio), permanecendo por mais de 25 dias incomunicáveis, tendo ciência do suposto motivo de suas prisões somente um mês após o ocorrido.
    O contato existente naquele pais, que motivou a viagem dos brasileiros, é um cidadão paquistanês, suposto empresário do ramo automotivo, proprietário de fabrica de pneus na China.
    Contudo, este cidadão paquistanês, fora detido pela policia árabe, sendo acusado de crimes de furto de veículos praticados nos EAU, crimes estes, que eram completamente desconhecidos pelos brasileiros.
    Ao ser preso, o tal paquistanês, certamente para se ver livre, relatou que os cidadãos brasileiros estavam envolvidos no crime. Agora resta a pergunta: eles haviam chegado há 05 dias nos EAU, e permaneceriam somente por 12 dias, como poderiam cometer algum tipo de furto de veiculo?? Cabendo ainda esclarecer que a importação de veículos usados é proibida no Brasil, sendo permitida somente em caso de herança e para coleção.
    Assim, nossos maridos, filhos, irmãos estão presos há mais de 05 meses, condenados a 05 anos de prisão, com audiências realizadas sem a presença de interprete, não permitindo o exercício da plena defesa, e o que é ainda pior, sem assistência brasileira naquele pais, sendo vitimas, conforme relatado pelos próprios presos, de maus tratos, preconceito e o que é pior “TORTURA E VIOLÊNCIA”.
    Desta forma, nos cabe refletir antes de viajar aos EAU, pois o governo daquele pais e a empresa “Fly Emirates”, estão vendendo uma realidade que não existe, e a próxima vitima pode ser você.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor