Soberania ou Saúde?

criaçao

"Creio que só haja duas coisas infinitas: o cosmos e a estupidez humana. Quanto ao cosmos, eu ainda tenho alguma dúvida"
- Citação de Albert Einstein, repassada pelo epidemiologista Guido Palmeira

Fumar está se tornando cada vez menos cool entre os jovens. A tendência é observável especialmente entre garotas e a postura de pais e amigos influenciam em muito o seu consumo.

Na fabricação de cigarros e afins são acrescentados ingredientes que aumentam o "prazer do consumidor". Aparecem variantes do açúcar, cacau, amoníaco, ácido lático, mel, baunilha, canela ou mentol. O suposto efeito "light" provocado pelos ingredientes doces podem causar a dependência de jovens e crianças.

O Ato de fumar deixou de ser associado a algo chique, para ser visto como uma das drogas mais danosas ao físico. A nocividade das substâncias estão associadas à combustão do tabaco e dos aditivos a até 900ºC, que originam substâncias cancerígenas, como formaldeídos, epóxidos e nitrosaminas e estão expostas em suas embalagens. Das 4800 substâncias pesquisadas, cerca de 80 são comprovadamente cancerígenas e compõem cerca de 10% do peso do cigarro. Existindo para isso uma mistura para cada gosto. A longo prazo o consumo de cigarro acaba matando 33% a 50% dos fumantes.

Economicamente, falando dos custos em tratamento com doenças acarretadas pelo uso de tabaco, é pelo menos o dobro da arrecadação anual com os impostos sobre produtos de tabaco.

O Ministério da Saúde do Brasil cumpre suas funções e adverte para os perigos a que o contribuinte é submetido quando fuma e pediu a limitação em locais públicos. A União Européia foi mais longe e decidiu cortar todas as suas subvenções aos produtores de tabaco, até o ano 2010, a fim de forçá-los a desistir desta lavoura a longo prazo.

Você em casa, pessoalmente já tomou a sua decisão?

22 comentários :

  1. Luana Alexandra22:49

    EU TENHO 17 ANOS,E FUMO A TRÊS ANOS!
    ADMIRO QUEM PARA DE FUMAR,MAS MESMO SABENDO DOS RISCOS NÃO PRETENDO PARAR,
    É UMA DAS ÚNICAS COISAS QUE ME DÁ PRAZER NA VIDA!ENFIM...ADORO FUMAR.

    ResponderExcluir
  2. FrOg22:50

    Nossa... tá dificil pra ler o seu br'og, tá estranho... as letras, algumas, estão em códigos e tudo mais, deve ser o micro que eu estou usando, mas tudo bem, deixa de papo, vamos para os cigarros:
    Ridículo, ponto. Bem, os cigarros são tão consumidos ou foram - já que estão diminuindo - tudo por causa da sociedade, capitalista, consumista, sempre com tendências de parecer mais com a 'elite chique'. Pois é, a perda de tempo de tentar ser alguém 'cool' fumando cigarro é tão besta e é causada pelo preço acessível do cigarro, onde, era a maneira mais rápida, fácil e barata de parecer alguém maior do que você é. Sem dúvida, é uma idiotice das grandes fumar e claro também que os fumantes sabem disso, mas como vivemos num país livre, que seja feita a vontade dos consumidores. Bom saber que está caindo nas estatísticas o uso do cigarro, resultado talvez, das imagens, pesquisas e reportagens das consequências que eles trazem.
    Não adianta, usando de velhos ditos populares, qualquer tipo de vício, FAZ MAL. Principalmente aqueles que se relacionam com a saúde, fazem mal em dobro.
    Quero jogar também a culpa no cinema, que sempre foi e é um adorador o cigarro, das campanhas publicitárias, novelas, os meios de comunicação em geral que contribuiram para o crescimento desse mal. Pena termos descoberto tão tarde que o cigarro faz mal, assim, fazendo milhares de vítimas que vinham de uma época que isso era bom.
    Muito bom, Luma...
    Beijão pra ti... ótimo final de semana, viu!? TéMais! =D

    ResponderExcluir
  3. Ordisi Raluz22:51

    Parei há muito tempo e notei a enorme diferença para o bem estar do corpo. Parabéns por postar fatos tão esclarecedores. Bjus.

    ResponderExcluir
  4. Mc Mut22:53

    Blehhh... meu pai fuma e eu tenho horror a cigarros... só acho um saco a UE não deixar as corridas irem direito na Europa só porque as equipes são patrocinadas por cigarros... :D

    Beijus!

    PS:Gostou do bolo?

    ResponderExcluir
  5. Micha Descontrolada22:54

    eu tb acho ridículo, e faz mal, e mata.
    odeio até o cheiro.

    ____________​_00________________
    ____________​0000_______________
    ___________0​00000______________
    __________00TEM000_____________
    ________000TEMA00000___________
    000000000000PRA00000000000000__
    __000000000POST000000000000____
    ____0000COMUNITÁRIO0000000_____
    ______0000NO0AR00000000________
    _______00000​0000000000_________
    _______0000conto0000000________
    ______0000com00você0000________
    _____0000000​00_000000000_______
    ____0000000_​______0000000______
    ___000000___​________000000_____
    __000_______​____________000____

    ResponderExcluir
  6. Ei, Porra!22:54

    Eu fumo, gosto de fumar e não vou me desculpar por isso.

    Mas que o cigarro é uma merda, é.

    Sou burro. Confesso.

    ResponderExcluir
  7. Monica22:54

    Antes símbolo de macho .Hoje preenche carencias ,desilusões ,solidão
    Para muitos é uma forma de saciar o prazer oral...

    ResponderExcluir
  8. Mago22:55

    Pois é! O simbolo qeu a anos atrás fazia muitoa entrarem nessa onda de detruição própria agora depois de milhões de vítimas está sendo símbolo da morte dura a arredia que rodeia aqueles qeu insitem em burlar as advertencias. Acredito qeu deveria-se caçar os fabricantes de cigarro e fachar as portas desse mal e de tantos outros como o Alcool... mas mesmo assim a escolha é pessoal. Um grande beijo do Mago!

    ResponderExcluir
  9. Dani_Florzinh@ ♥22:56

    Como td adolecente curioso, eu experimentei o cigarro com 14 anos, passei uns 6 meses fumando, devido a influências d amigos, a minha mãe descobriu me deu uma surra e me colocou d castigo, 2 anos depois peguei novamente num cigarro, mas aí ele naum me atraia mais, desde d então fico bem longe d tabaco.

    Está tão difícil ficar na net, mas as coisas vão ter q melhorar p mim e eu irei voltar a atualizar sempre o meu bloguinho!

    Se cuida, fica com Deus, beijos..

    ResponderExcluir
  10. Luciana Monte23:50

    Eu já. Caí na asneira de começar a fumar no ano passado e desisti em dois meses, depois de um porre de cigarro inesquecível (muito pior que porre de bebida). Mas confesso que, vez por outra, ainda saboreio um gudam ou um sampoerna de canela... assim, muito raramente. Um maço dura seis meses pra mim, rs. Ah, estou de endereço novo, atualiza o link quando puder, tá?

    ResponderExcluir
  11. Luma, não gosto de cigarros não... ô coisinha ruim... e sem graça... bjusss

    ResponderExcluir
  12. Loba23:51

    um texto muito bem escrito especialmente por ser informativo. beijos

    ResponderExcluir
  13. Dani Fagundes23:51

    Sem comentários... eu tenho esse habito vergonhoso!
    beijocas

    ResponderExcluir
  14. Ju*estrela*23:55

    Hummm... q legal a sua atitude Luma! ... nada melhor do que emitir informação, notícia sobre um assunto tão falado e discutido entre todos.
    Beijns!!

    ResponderExcluir
  15. Viva00:01

    Aqui em casa não fumamos e meus filhos têm horror a cigarro. Faziam campanha para que os avós parassem de fumar...
    Outro dia meu filho viu uma foto da Audrey Hepburn segurando um cigarro charmosamente e perguntou: porquê as todas as atrizes antigas eram fotografadas fumando? Que bom que isso hoje já causa estranheza!

    ResponderExcluir
  16. Thainá00:01

    Olá...
    Bem, hoje depois de muito tempo passei pra deixar um super beijo. e dizer que estou esperando sua visitinha.
    Até mais
    Esperança é o que precisamos para que nossa alegria seja completa.
    Beijinhussss

    ResponderExcluir
  17. Desde criança, sempre detestei o cheiro e a fumaça dos cigarros. Minha mãe fumou durante décadas, mas começou a ter problemas de saúde a parou, felizmente. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Patty00:03

    OI Luma...sabe eu fumei durante um certo tempo...uns 2 anos + ou -...mas resolvi parar e não tive a mínima dificuldade pra isso...meu pai pouco mais de 17 anos e tbm largou...hj em dia qndo ele ve alguem fumando as vezes qndo está tomando uma gelada da umas tragadinhas...mas só...sei lá...eu me sinto forte o suficiente para naum fazer mais isso...se assim eu realmente desejar...mas tem pessoas q são muito fracas ao vicio...bjinhus

    ResponderExcluir
  19. Israel Barros00:04

    Eu nao sou fumante, mas acho que o pessoal esta indo muito longe com essa "guerra ao tabagismo". Parece que numa exposiçao sobre Sartre nos Estados Unidos, foi tirado com ajuda do photoshop o cigarro que estava entre os dedos do philosofo. Aqui na França a carteira de 'clope' ja esta custando dez pilas!

    ResponderExcluir
  20. Keila, a loba00:05

    LUMA –
    Fumar.... que coisa mais estípida e simbólica a frente do retrocesso pessoal, social, espiritual.... sabe-se lá o que mais.

    Obrigada pelas palavra e pela força, Luma. Só nos resta uivar com fé e esperança, pois perdemos uma amiga blogueira, a Silvia, do feitiço da lua.zip.net, que partiu dessa vida durante uma cirurgia cardíaca. O que nos resta, senão amar o quanto de vida nos resta?

    Beijooooooooooooooooos da Loba

    ResponderExcluir
  21. Manoel Carlos00:05

    Minha filha de 15 anos, cada vez que entra no MSN usa um apelido como extensão do nome, ontem usou: "a inteligência tem limite, a burrice não".
    Há muitos anos, no milênio passado, a TV Bandeirantes inaugurou a sua emissora no Rio com um espetáculo de Chico Buarque; mais parecia anúncio de cigarros, pois ele fumava muito e a fumaça do cigarro era mostrada de forma muito bonita nos contrastes e jogos de luzes.
    Já o seriado Arquivo X tem como norma fazer os vilões fumarem e os heróis ou pessoas comuns jamais fumam.

    ResponderExcluir
  22. Dora00:06

    Luma! Forma bem polida de ajudar aos fumantes inveterados...Está colaborando com a minha "própria" campanha...rs ( ainda estou na fase triste de fumar alguns cigarros...mas, que devem chegar a "nenhum"!!!!).
    Beijos!! Dora

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor