E por falar em blogues...

Neste momento terno e pensativo
Aqui sentado a sós
Sinto que existem noutras terras outros homens
Ternos e pensativos,
Sinto que posso dar uma espiada
Por cima e avistá-los
Na França, Espanha, Itália e Alemanha
Ou mais longe ainda
No Japão, China ou Rússia,
Falando outros dialetos,
E sinto que se me fosse possível
Conhecer esses homens
Eu poderia bem ligar-me a eles
Como acontece com homens de minha terra,
Ah e sei que poderíamos
Ser irmãos ou amantes
E que com eles eu estaria feliz.

Poema de Walt Whitman, primeiro poeta urbano e considerado por especialistas estrangeiros como um dos maiores ícones da literatura norte-americana, publicou com suas economias, a obra "Leaves of Grass" pela primeria vez em 1855. Essa obra teve oito edições e a cada nova edição novos poemas foram acrescidos até sua morte em 1882.

Álvaro de Campos (Fernando Pessoa) fez-lhe uma homenagem "Saudação a Walt Whitman" e Charlie Chaplin, apresentou em “Tempos Modernos” imagens de suas poesias. Além desses dois notáveis, vários outros, como  Eszra Pound,  Ernst Staedler, Pablo Neruda, Frederico Garcia Lorca,  Jorge Luís Borges, Bob Dylan e Allen Ginsberg, são alguns dos que foram influenciados pelo poeta.

A você
Seja você quem for,
receio que você esteja
trilhando as trilhas das ilusões:
receio que essas supostas realidades
venham a derreter-se de baixo dos seus pés
e suas mãos
mesmo agora os seus traços, alegrias,
conversa, casa, negócios, costumes,
maneiras, preocupações, loucuras, crimes,
dissipam-se a afastar-se de você,
e diante de mim surge
você em corpo e alma verdadeiros,
à parte das tarefas, do comércio, lojas,
trabalho, fazendas, roupas, a casa,
comprar, vender, comer, beber, sofrer, morrer.

Pois prestem atenção se Walt Whitman já não tinha alma blogueira... A internet realmente chegou tarde :) e como revolucionário, humanista, ensaísta e jornalista, produziria muito mais, ou melhor, teria publicado todos os seus poemas e pensamentos sem deixar nada na escuridão das gavetas. Estou lendo "Folhas de Relva" (Leaves of Grass) e adorando.

Qual poeta ou escritor do passado você gostaria que fosse um blogueiro? Pense e me diga!

Os blogues são recentes e o primeiro blogue brasileiro teve sua publicação oficial em Fevereiro de 1998 e pertenceu a Viviane Vaz de Menezes, portanto ela é nossa blogueira mais antiga.
As fotos acima são de 2001 e reconhecemos pela qualidade das imagens que de lá pra cá, muita coisa mudou para quem publica na web. O primeiro blogue da gaúcha de Porto Alegre foi publicado em inglês - “Delights to Cheer” (duhast.org) - talvez porque naquele tempo não existissem muitos blogueiros da língua portuguesa com acesso a internet e queria manter contato com os amigos deixados fora do Brasil. Logo depois, passou a publicar em português.
"Meus primeiros dias foram em fins de 1994, com meu primeiro computador e BBS... Mal estavam começando a surgir provedores de Internet, os sites ainda engatinhavam, não havia todas essas frescuras de CSS, scripts mil, etc...:) Eu navegava via Lynx, acessava BBS, olhava meus e-mails, falava com alguns amigos que foram pra longe. E em 96, quando tropecei nalguns diários na Internet, descobri que tinha toda uma comunidade em volta disso la fora. Foi como achei uma boa maneira de manter os amigos de longe atualizados"
Falar sobre a primeira blogueira brasileira e não citar o blogueiro brasileiro que inaugurou seu blogue um mês depois, foi proposital. Afinal, ela escreveu inicialmente em inglês para depois publicar em português e isso não lhe tira o título de primeira blogueira. 

Respondida a pergunta que tanto fizeram sobre quem foi o primeiro blogger (journallers) brasileiro e aproveitando, deixo dois links para quem chegou a pouco na blogosfera:
Os textos nos blogues já foram de caráter descompromissado e atualmente, por causa da superficialidade das redes sociais, quem permaneceu nos blogue são aquelas pessoas que possuem argumento, sejam elas escritores ou não.

119 comentários :

  1. Oi Luma que maravilha
    Adorei e não sabia que nesse mundo blogueiro brasileiro o primeiro blog oficial foi de uma mulher
    Amei o trecho em que dizes que quem permanece é porque tem argumento seja escritor ou não
    E parabéns mais uma vez
    Bjs
    Debby :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas podem escolher entre serem agentes, receptores ou as duas coisas. Quem limita suas ideias, acaba por esvaziar-se!!
      Obrigada, Debby!!
      Beijus,

      Eliminar
  2. Que bacana, vou olhar os links que você indicou sobre os momentos e desenvolvimento da blogosfera.
    Feliz aniversário ao seu blog. Bjks
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Roseane!!
      Que bom que gostou! :)
      Boa semana para você também!
      Beijus,

      Eliminar
  3. Lindos poemas,Luma e tudo a ver com os blogueiros... Gostei de ler! E tu não pode deixar nunca a blogosfera...Não queremos te perder! E, realmente muita gente deixou o blog e foi para as redes... beijos praianos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chica, obrigada pelo carinho! Nunca é uma palavra forte e não sei se poderei cumprir a promessa de nunca largar a blogosfera. Vai que ela me larga? :)
      As redes sociais deveriam ser complemento e não motivo maior para navegar na web. Acho essa atitude bem vazia. Mas cada um, cada um!!
      Ah, está na praia? Vidão heim, Chica!!
      Beijus,

      Eliminar
  4. Vim buscar meu bolinho ;)

    Sempre é uma delícia vir aqui!


    Beijos =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Nadine!!
      O Bolinho foi a Lu Allessi que enviou...
      Beijus,

      Eliminar
  5. Bom dia minha querida Luma!
    Muito interessante saber da primeira blogueira brasileira! E eu que nunca havia me perguntado sobre isso!!!
    Também gostei de ler que quem permanece na blogosfera é por ter argumento sendo escritor ou não. Meu "ego"
    Esse livro, Folhas de Relva, Leaves of Grass, eu li nos anos 60...também gostei muito de ler...durante muitos anos ficou ao meu lado. Um dia foi um dos livros que esqueci por aí.... ^.^
    Obrigado Lua Llessi pelos docinhos...
    Beijão... é sempre muito bom vir aqui!
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me interessava também por esse detalhe, mas quando vejo gente aqui na blogosfera dizendo que tem ene anos de blogosfera, acho graça e vejo necessidade de publicar algo nesse sentido. Faz tempo que estou para postar, daí começaram a chover questionamentos, talvez incentivados pelo desdito de "gente"...rs.
      O argumento é algo para falar, para dividir e acrescentar. Pode aumentar o seu "ego", porque você tem muito que ensinar por aqui!!
      Estou lendo agora, Astrid. Mesmo sabendo da sua existência já faz um tempo. Sempre lembrava dele quando entrava no blogue da Sônia Mascaro :) Achava que podia ser chato... Que engano!
      Beijus,

      Eliminar
  6. Que legal! A viviane foi minha colega de segundo grau! Não sabia que ela tinha sido a primeria blogueira do Brasil! :)

    E eu passei pra te convidar: http://www.kidsindoors.com/2013/01/dia-internacional-da-doacao-de-livros.html, Venha participar com a gente! :)
    Bjos, gi
    e kids

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau!! Que coincidência... amei!!
      Convite aceito!! Vamos nessa!!
      Beijus,

      Eliminar
  7. Belo e informativo texto Luma! Obrigada por sempre nos ofertar o que há de melhor na blogosfera: informação e qualidade. Parabéns pelo blog mais uma vez. É sempre bom saber que ainda há pessoas no mundo com conteúdo para dividir conosco. Super beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Roseli!! Você é um bom exemplo de conhecimento e companheirismo na blogosfera!! Beijus,

      Eliminar
  8. Bom dia, querida...

    Nem é uma data distante do primeiro blog... parece que foi ontem...
    É um mundo mágico, e é bom qdo quem tem um blog também tem o que escrever. E é melhor ainda qdo temos quem leia, quem volte, quem indique...
    Essa troca é maravilhosa!

    Eu amaria ler um blog de Mário Quintana. Acho ele tão sensível, tão simples... tão fácil...

    Beijos, linda semana pra vc!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Clara!!
      Também não vi o tempo passar. A minha surpresa foi reencontrar com pessoas daquela época depois dessa postagem. Fiquei super feliz por saber que acompanhavam o blogue ainda.
      Clara, às vezes não é o conteúdo que importa, mas os sentimentos que o blogue carrega. Conteúdo por conteúdo, temos muitas fontes diversas, além dos blogues. Porém gostamos de uma opinião com "alma". Gosto de ler blogueiros que se mostram como pessoas normais como nós. Assim nos afinamos!!
      Quintana é tudo!! :)
      Beijus,

      Eliminar
  9. OI Luma, que saudade de vir aqui , e que saudade de você!Luma amei este post e a forma lúdica como você colocou tantas coisas sobre esse universo da blogosfera.
    Um mega beijo no seu coração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apareceu a margarida... rs. Obrigada pelo carinho!! Beijus,

      Eliminar
  10. clap clap clap parabéns pela postagem Luma, de extremo conteúdo, como sempre são teus post, gostei do tema e vou explorar ele mais depois. E falando em blogue minha amiga Ilha fará 3 anos de renascimento e eu não poderia deixar passar esta data e você é minha convidada, vá no salão azul e pegue o convite e também te convido a participar do TOP BLOGUEIRO, uma brincadeira por conta do aniversário. Teremos também um sorteio surpresa, tão surpresa que nem eu mesma sei o que será kkkkkkk beijos perfumados no coração.
    Endereço do salão azul: http://anos-da-ilha.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Lindalva!! Ui, espero que o convite ainda esteja valendo... Se esse top blogueiro for para votação de melhor blogue, estou fora. Acho isso o uó... coisa chata!
      Beijus perfumados no coração...

      Eliminar
  11. Luma!

    Primeiro um Parabéns! Com atraso.

    Fiquei com o computador com defeito por vários dias, só na segunda à noite que foi consertado. Postar alguma coisa foi bem estressante.

    Por conta disso, já entrando nesse seu post, quem ainda se mantém na blogosfera, além de se ter argumentos gostamos desse sacro-ofício. Dá uma canseira, mas prazeirosa.

    Foi mesmo desgastante manter os dois blogues atualizados por esses dias. Estou com uma pilha de textos em rascunhos para digitar. Enfim, correndo muito para atualizar tudo, para então ter tempo de visitar a todos na blogosfera, como também nas mídias sociais.

    Vida longa ao seu blog!
    Sucesso sempre!
    Beijos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Lella!!
      Que horrível ficar sem acesso a internet!! Pior ainda sem o note! Teve que digitar tudo de novo? Me lembro quando reclamou que ele estava com defeito. Pelo menos agora ficará um bom tempo sem sustos!! (rs*)
      Beijus,

      Eliminar
  12. Luma, você foi uma das primeiras pessoas que conheci na blogosfera. Hoje poucos sobrevivem. Atualizo diariamente o meu e muitas vezes programo os posts pra facilitar a vida. Amaria ler o blog do Fernando Pessoa. Um dos meus poetas favoritos.
    Ah, te indiquei pra um meme que irá ao ar amanhã.
    Big Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Te conheci antes de ter o "Luz". Acho que te conheço desde "Mulheres no ataque". Bons tempos!!
      Pessoa... já pensou o que esse homem escreveria para nós em tempo real?
      Vou lá!! Beijus,

      Eliminar
  13. Ahhhhhhhhhh Luma, Cora coralina na sua simplicidade faria uma festa com palavras que enche o coração de alegria e deixa a vida simples mais doce...

    Um dia luz p/ vc!

    Bjãoooooooooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até imagino o blogue dela... acho que ela postaria umas receitas culinárias também! Uma doçura, a Cora!! Beijus,

      Eliminar
  14. Luma
    Eu adoro ser blogueira. Mas sou muito fajuta ainda mais que estou trabalhando. Adoro comentar tudo mesmo sem nao entender do que estao falando.
    Mas quero que a pessoa saiba que alguem esta lendo pois assim sinto que existe.

    Adoro os seus textos
    com carinho Monica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fajuta nada!! Você é um docinho, Moniquinha!!
      Como você comenta sem saber do que está falando? (rs*) Ah, eu entendo o que sente!! Viu como é docinho?
      Beijus,

      Eliminar
  15. Como a minha experiência de blogueira é meio incipiente uma vez que quase nada sabia de computadores, que dizer perante as maravilhas que estão aqui? Irás concordar que estou muito aquém.Por isso tudo é tão bom para mim,exceto o que não aprecio...
    Parabéns Luma!
    Um montão de abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manu, o que precisa saber faz perfeitamente! Seus argumentos são dos melhores! Penso que, se a Cora Coralina fosse blogueira, seria muito parecida com você :) Beijus,

      Eliminar
  16. O que mostra que enquanto muitos se dobram as virtualidades dessa conexão, desde sempre tem alguém que se interessa em falar da vida "na essencia", da humanidade de tudo isso :)... bjobjo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamos estar vivos e nos sentir vivos para poder contribuir de alguma forma! Mas se mesmo vivos achamos que a nossa vida não é lá essas coisas, talvez por isso, os argumentos esvaziam-se!! Beijus,

      Eliminar
  17. Olá Luma!

    Ora aqui está um dos melhores posts teus que eu já li. Amei, amei, amei!
    Qual o escritor do passado que eu gostaria que fosse blogueiro? Eça de Queirós. Mas também gostaria ver Fernando Pessoa e os seus "ultra-egos"...seria o máximo.

    Óptima homenagem aos blogueiros resistentes; e como me incluo na categoria: obrigada, querida :).

    Longa vida ao Luz de Luma! :D

    Beijoss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jura? Estou cá imaginando porque foi justo esse que mais gostou... rs. Talvez imaginar qual escritor seria um bom blogueiro? Olha que temos o Paulo Coelho e ninguém se lembrou dele, por que será? :)
      Estamos lutando contra a maré, mas sabe... tô vendo o twitter morrer aqui no Brasil e o facebook ganhando força. Porém existem tantas atrapalhadas por lá que daqui a pouco o povo também irá se cansar. Para mim é um bom passatempo e saber o que os meus amigos acham bom para publicar lá.
      Vida longa!! Que papai do céu nos proteja!!
      Beijus,

      Eliminar
  18. Oi Luna
    Gosto do seu modo descontraído e alegre de escever. Obrigada pelos esclarecimentos. Nem conhecia Walt Whitman. Amei os poemas. E Viviane Vaz de Menezes como a primeira blogueira e com ela esta corrente até chegar a você para reverenciá-la.
    Obrigada pela sua partilha e pelo presente da Lua Llessi.

    Lindos dias para você.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Elisa!! Aqui no blogue prefiro ser relax. A Viviane se rendeu ao tumblr e atualiza de vez em quando no twitter. O pioneirismo acompanhou a adolescência e as oportunidades que ela teve. Acho que naquela época as pessoas nem tinham noção das mudanças que o mundo virtual traria. Lindos dias para você também!! Beijus,

      Eliminar
  19. Uma bela postagem, sim senhor!

    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações poéticas, mestre!!

      Eliminar
  20. Oi Luma! Um pouco atrasadinha, mas não posso deixar de dar os meus parabéns à essa casa tão bacana! Desejo ainda mais sucesso. Concordo que os blogueiros têm feito diferença em meio às redes sociais, por vezes, vazias. Essa casa cibernética é um dos exemplos de blogueiros fora de série.

    Quanto ao sorvete de orelha de cavalo nas curtinhas da Laura, nem me pergunte! Só faço ideia de que a imaginação de criança é rica demais! rs

    Beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Renata!! A sua casa também é bacana, tanto é que ontem indiquei as suas "Curtinhas" para uma amiga blogueira! Fiquei pensando no sorvete de orelhas de cavalo...rs. Talvez sejam os copinhos virados ao contrário? Essas crianças... Beijus,

      Eliminar
  21. Pois eu sou uma dessas sobreviventes Luma, adoro a blogosfera e ela tem toda minha atenção, mesmo que demore a aparecer, mas tô sempre presente com os amigos que fiz e tenho feito ultimamente.
    beijos cariocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que importa não é a constância e sim o prazer em blogar! Slow Blog!! Beijus,

      Eliminar
  22. Parabéns pelo blog e pela postagem!
    Estou navegando pelas águas virtuais da blogosfera há 2 anos e pretendo viajar muito ainda... vou levar um bolinho "pra viagem" ;-)

    Abração
    Jan

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Jan!! Espero participar por mais tempo da sua vida on-line!! Depois diga se gostou do bolinho... rs. Beijus,

      Eliminar
  23. Luma,

    Puxa, eu sempre fiquei pensando quem seriam os primeiros blogueiros no Brasil e tambem no mundo, não é?! Adorei ler sua postagem que saciou a curiosidade. Que bacana, pois foi uma mulher!

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oba!! Agora a sua curiosidade está sanada! Uma mulher inventou essa forma de se comunicar... só podia! (rs*)

      Eliminar
  24. Acho que ainda sobrou um bolinho para mim!
    Parabéns Luma, pelo seu blog, pelo conteúdo.
    Nossa nunca imaginei a primeira blogueira, o primeiro blog brasileiro!
    E os versos lá em cima são realmente precursores da internet!
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lógico que sobrou!! A Lu trouxe um tantão :) Beijus,

      Eliminar
  25. Quando fiz teatro o professor sempre dizia que um bom ator observa o trabalho dos outros atores e imagino que isso se aplica em qualquer área. Na blogosfera não é diferente,embora parece que role mais a coisa do 'copiar' do que o 'observar', o 'plagiar' ao invés do 'admirar'.

    Nossa, eu já troquei muito de blog, quase sempre por causa do nome... E confesso que até hoje creio que ainda não me acertei nesse quesito com um título pro blog que me deixe 100% feliz. Mas to evitando ao máximo trocar o endereço do Pitacos de Lua por outro e, ando orgulhosa de mim por estar conseguindo postar com frequência. Em abril o Pitacos... faz um ano.
    Mas também tenho raiva de mim como blogueira porque tem muitas coisas que eu queria inserir no blog, muitas ideias que gostaria de por em prática lá, mas eu sou muito mental e de pouca prática... :(

    Mas sempre tenho esperança que no próximo post vai ser diferente rs.

    Em relação ao escritor que eu queria que fosse blogueiro... Nossa, difícil. Mas um cara que eu gostaria de ver blogando (de repente até tem blog e eu não sei)é o Woody Allen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ser humano aprende pela observação e repetição, infelizmente alguns fazem do plágio, um vício. São pessoas sem argumentos e querem "lucrar" com o trabalho alheio. Mas sabe, o google reconhece os plagiadores e eles sempre ficarão nos últimos lugares no sistema de pesquisa. Estou adorando a nova ferramenta de procura por imagens, agora é fácil descobrir os copiadores de imagens.
      Lu, faz tempo que estou para te dizer que você tem melhorado dia a dia a sua forma de blogar e os últimos posts estão hilários. Tenho me divertido muito!! George anda bravo com você! (rs*)
      O cuidado é não deixar que as ideias se percam. Anote tudo!
      Vou pesquisar sobre o Woody Allen!!
      Beijus,

      Eliminar
  26. Genial o post!

    Boa pergunta! Muitas vezes ao ler um livro, dá para imaginar em forma de blog.

    Apesar de tanta gente abandonando os blogs, eu quero que eles ainda existam por muito tempo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso aconteceu comigo lendo "Leaves of Glass" e por isso trouxe uma amostrinha para vocês. Querem nos calar, querem acabar com os blogues, mas não conseguiram!! :) Beijus,

      Eliminar
  27. Nossa... eu fiquei tão contente e esqueci de agradecer no comentário acima por vc ter colocado o link do meu blog junto com os bolinhos que são do tipo 'faz de conta que eu que fiz" :)

    Eu até faria... mas iria comer a metade, então já viu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha e eu a outra metade!! :) Obrigada, Lu!!

      Eliminar
  28. Olá, Luma..:)

    "Trilhar as trilhas das ilusões", descobri que isso faz parte do ser humano, independe da idade, as pessoas andam trilhando as trilhas das ilusões..:))
    Outrora, as trilhas ficavam nas imaginações, mas, hoje, a internet permite certificar o mundo afora, além daquele que circunda o próprio círculo, e assim, torna-se mais interessante "trilhar as trilhas da ilusões", ou conhecer outros lugares, outros costumes, outras culturas.
    Ando ouvindo transmissões de rádio, e sigo um determinado ídolo, nem sabia da existência dessa pessoa praticamente, fiquei sabendo muita coisa através de fãs de vários países, roteiros de shows, e com google pesquisei a cidade, o local, a hora, a distância, tudo pela internet, ou seja, fiquei rastreando o schedule e aprendi muita coisa também, nessa pesquisa...:))
    Hum..poeta ou escritor do passado como blogueiro? Xii..ainda bem que tem gravações de Monteiro Lobato nos arquivos do túnel do tempo..
    Vou pesquisar sobre Walt Whitman, ok?
    Por acaso, conhece o filme "Heart of Glass" de Werner Herzog? "Leaves of grass" publicado em 1955, parece ser interessante, vou pesquisar ..

    Lá vai mais música:
    01-Shinichiro Ikebe movie soundtrack - Finale - Theme of Kagemusha
    02-Cat Stevens - Morning has broken (legendado)
    03- Alla Pugacheva - Million Roses-Russian live version

    Ótemo e ótima semana!!
    A big Hug and Tchauzinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que as ilusões são necessárias. A realidade crua pode ser tediosa! A internet nos possibilita "viajar" e estou gostando das suas! A primeira música não conhecia, a segunda eu adoro! Adoro tudo do Cat Stevens e a terceira conheci através de um filme. Acho que já ouvi um instrumental dela também.
      Estou sabendo que será publicado um livro de Monteiro Lobato inédito! Vamos aguardar!
      Beijus,

      Eliminar
  29. Nossa Luma, de fato, o Walt já era um cara moderno, enquanto eu lia seu poema estava imaginando mesmo que fosse alguém escrevendo num computador, para um blog! de verdade. Ate me surpreendi qd vc exlicou sobre ele e a data de sua morte. Caraca!

    Gente, e que gracinha a nossa primeira blogueira!

    E vc falando em Alvares de Campos, me lembrou o de Azevedo, vc me levou de voltas as aulas qd tinha 17 anos. Ahh valeu viu?
    Me deu uma saudade danada agorinha mesmo, de um professor de literatura que eu tinha, ele parecia um lunatico, apaixonado e vivia pelos corredores do colégio com livros na mao e chegava na sala declamando coisas lindas, um amor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de poesia em que o poeta expressa sensibilidade com sensibilidade. Alguns escritores adora escrever difícil - será que é por vaidade? Pra mim, um saquinho! :)
      A blogosfera tem dessas coisas! Estamos sempre lembrando um pouquinho do passado, faz parte do processo. Hum... que delícia esse professor!!
      Beijus,

      Eliminar
  30. Nossa, adorei saber quem foi a primeira blogueira. Lembro remotamente, da época de agencia, que, sem ter um blogue, criei uma blogueira( que não chegou a ir para o ar) e participei da existência de outra, que rodou por ai, mexeu com a cabeça de muita gente. Tudo na propaganda. Talvez por isso nao goste de ver propaganda misturada com blog e fico chateada quando clonam o meu com essa finalidade, como voce descobriu ano passado. Além de ser democrático, todo mundo pode ter o seu espaço de expressão. O blogue pode ser uma arma poderosa de persuasão. E manipulaçao ja tem tanto por ai nao é? Gostei do autor que voce utilizou para exemplificar alguem que poderia ser um blogueiro, moderno mesmo. Pois meu primeirão da lista seria Fernando Pessoa. E acho que ele ficaria contentissimo de ter um blog, tamanha sua angustia e vontade de se comunicar. Veja o "Livro do Desassossego", suas impressões coletadas aqui e ali. Ja pensou com um blog nas mãos? Somos privilegiados. Outras que poderiam ter cada uma seu belo blog, talvez com um lay-out bem lirico/modernos, da Luma, são as irmãs Bronté. Já pensou na riqueza de detalhe de observação daquelas autoras de um livro só cada uma? Devia ser muito dificil publicar. Mas elas devem ter escrito muito mais. Talvez muitas impressões sobre a vida.
    Beijos e mais uma vez, parabens por esse blog tao lindo e de tanto sucesso.
    Cam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mexeu com a cabeça de muita gente... quem? Também prefiro não misturar trabalho com blogues, mas tem gente que usa o blogue como vitrine para trabalho. Blogue é meio e não fim!
      Fernando Pessoa é cheio de verdades! Diria que ele foi uma dessas pessoas que papai do céu ilumina e deixa aqui na terra para dar um empurrãozinho na humanidade. Precisamos de gente como ele, senão o ser humano acomoda, não pensa, não age.
      Adoraria fazer um template para o trio! Tem um livro de cartas que uma escrevia para outra que bem podia se transformar em blogues, se os descendentes permitissem. Imagina a cada dia uma troca... os leitores desavisados bem poderiam achar que fosse atual. Seria uma boa brincadeira para contar só no final!
      Obrigada pelo elogio, Cam!!
      Beijus,

      Eliminar
  31. Olá querida Luma, tudo bem? :)

    Que saudades de passar por aqui e encher meu dia de novos conhecimentos e cultura! Não canso de dizer que seu blog é um dos espaços de mais qualidade que conheço na blogosfera (e olha que eu navego pra xuxu hein rsrsrs )! É encantadora a forma como você escreve e nos envolve e informa! Não participei do níver, mas deixo aqui meus parabéns pela sua trajetória, espero que continue conosco muitos e muitos anos, enriquecendo a blogosfera!
    Gostei muito da postagem, não sabia destas curiosidades! Que legal saber que uma mulher foi a "desbravadora" deste meio de interação maravilhoso que são os blogs :D
    Difícil seria escolher um escritor que eu desejasse que tivesse um blog, seriam tantos! e seria incrível mesmo poder interagir com eles caso vivessem agora em nossa época! Analisando isso é que percebemos a grandeza desta atividade :)

    Aproveito par desejar-lhe um belíssimo 2013 com muita paz, saúde, alegrias e sorrisos para você e sua família!
    Um beijãooooooooooooo da sua fã :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Sam!! Sempre um grande prazer te receber no luz!! :=))
      Ahhhhhhhhhh ganhei meu dia!! Obrigada pelo carinho!!
      Sim, muitas pessoas não compreendem os blogues e não usam a ferramenta com respeito.
      Também sou sua fã, Sam!! :D
      Beijus,

      Eliminar
  32. Querida Luma:
    Parabéns pela imagens,pelos poemas e por todas as informações que nos passou.Vamos lendo e aprendendo.Parabéns também porque foi uma brasileira a primeira bloguista.
    Um beijinho da
    Beatriz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada você, Beatriz!!
      Beijim...

      Eliminar
  33. Olá Luma.
    Obrigado pela visita. Gostei muito de conhecer o seu blog e parabéns pelos 8 anos do blog. Achei o seu post muito interessante e bem escrito. Já estou a seguir.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lena!! A gente fazemos o que podemos! Nem sempre com tempo, nem sempre com contentamento, pois nem tudo são flores todos os dias! Obrigada por me seguir!! Beijus,

      Eliminar
  34. Luma_maaada que pesquisa histórica danada de bacana! E esse poeta que não conhecia?! Somos tantos ao redor do mundo né?! Acho mágico essa ligação que vai se fazendo e "diante de mim surge você de corpo e alma verdadeiros". Adorei!
    Beijuuss e obriagada por sua visita que muito me honra desde sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz tempo que estou para falar sobre esse assunto e como andaram perguntando, uni o útil ao agradável!!
      A blogosfera é como várias teias de aranha. A minha teia cresce na direção das afinidades que vão se formando e no meio do caminho, a minha teia encontra com a sua. Isso é mágico!!

      Eliminar
  35. Gracinha de postagem e me fez lembrar q, recentemente, fiquei pensando sobre a migraçao de algumas pessoas dos blogues p o face. No fim das contas acho duas linguagens diferentes e é bem Como foi dito: permanece por aqui quem gosta de escrever mais...por aí, sem nenhum juizo de valor msm, só constataçao. Ah, o nome da flor da minha postagem é Planta Felpuda das Américas. Bonito, neh :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma linguagem pode complementar a outra, mas um blogueiro... uma vez blogueiro, sempre blogueiro! Debanda quem não blogava com o coração.
      Vou pesquisar sobre essa planta, Patrícia! Me encantei com ela!!
      Beijus,

      Eliminar
  36. Sem querer comprometer ninguém, acredito que não sou o único blogueiro que desconhece a história do blog e seus adeptos. Viemos a sua festa e além do bolinho nos presenteia com esta importante postagem histórica.
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade!! São poucos os blogueiros novos que sabem das histórias da blogosfera brasileira. E temos muitas viu? Aqui sabemos quem são os bons e os oportunistas. Beijus,

      Eliminar
  37. Muito legal está tua coletânea bem interligada: os poetas/escritores de ontem como seriam nesse mundo tecnológico atual.Boa questão, Luma.
    Dando tratos a bola eu fico curiosa sobre as postagens que fariam João do Rio, Eça de Queiroz e Érico Veríssimo.Quanto aos poetas,tenho certeza de que Drumond arrebanharia multidões de seguidores, aliás como sempre o fez.
    Bjos,
    Calu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calu, sempre estou me perguntando sobre essa questão. Atualmente temos tanto espaço para publicar e dividir o conhecimento. Imagina no passado como era difícil publicar qualquer coisa... Muito bem lembrado, João do Rio!! ;) Beijus,

      Eliminar
  38. Nossa adorei estes poetas e saber do primeiro blog, Suas informações são D+.Eu gosto de ser blogueira e gostaria de poder manter acesa essa chama por muito tempo, mas não sei muito usar as ferrasmentas necessárias para ter o blog com mais qualidade.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Norma!! Você mudou o nick?
      Hum... que ferramentas quer saber? Me diga, pois quem sabe a sua dúvida seja a de todos, daí posso fazer uma postagem, se for do meu alcance ou mesmo indicar matérias para que possa ler sobre o assunto e aprender. Blogueiro tem que ser curioso, interessado e ler muitooooo!! :) Beijus,

      Eliminar
  39. Uma mulher resolveu começar....muito bom.
    Parabéns pelas suas conquistas, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  40. Parabéns pelo aniversário!!! EEEE adorei a postagem! Muito legal saber quem começou o que nós hoje amamos fazer!!

    Beijos saltitantes
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Advi!! Amamos o que fazemos, porque fazemos o que queremos :) Danada!! Vou te dar uma coluna no diário para você escrever todo dia! Ser escritor profissional é duro! Ser blogueiro é mesmo relax!! Beijuzinhos saltitantes!! Boa semana!!

      Eliminar
  41. Oi Luma, olha eu aqui, em 28/03/2010 eu havia feito uma pesquisa sobre "O que é blog?", mas não sobre quem foi nosso primeiro blogueiro, legal saber que foi uma mulher, e muito interessante este teu post.

    Eu não conseguia ver o espaço para comentar nele, tudo devido a conexão 3g que venho usando ser muito lenta, mas hoje foi o dia de comentar.
    Abraços, Mauro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez a conexão não estivesse carregando o link de comentar! Ah, essa pesquisa onde foi publicada? Quero ler!! Beijus,

      Eliminar
  42. Nós mulheres arrasando!!!!!!!!
    Parabéns pelo aniversário do Luz. que venham muitos outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha de ser!! :=))
      Obrigada, Inaie!!

      Eliminar
  43. Olá Luma,
    Que interessante conhecer a primeira blogueira brasileira e saber que é tão novinho esse mundo aqui. Quantas pessoas se realizam com os seus blogs e tentam incrementar com tantos assuntos diversificados. Eu gosto muito de estar nesse mundo da blogosfera e compartilhar um pouco por aqui e ali.
    Parabéns e sucesso sempre.
    Beijos mil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Teresinha! A nossa blogosfera é adolescente... mas não é que tem alguns dinos blogando? Obrigada pelos votos!! Beijus,

      Eliminar
  44. Nossa que legal, eu não sabia que a primeira blogueira era mulher, Luma... ^^ Parabéns e sucesso sempre.

    ResponderEliminar
  45. Boa noite querida Luma, desculpa mas só agora vi teu grito no salão azul da Ilha, meu trabalho não é mole, sai ontem de manhã de casa e só agora retorno, mas não vamos choramingar. Olha o convite da festa está quase no final da página abaixo do mural. E ai amiga não vais participar do top blogueiro, é só uma brincadeira para não passar em brancas nuvens o niver da Ilha, as inscrições se encerram amanhã ok? e falando em niver só agora li que teu bloguxo tb fez anos, desculpe não ter brindado contigo no dia, mas antes tarde que nunca :)assim tim tim, vida longa a Luz de luma e te deixo um singelo mimo feito com o coração
    http://i1133.photobucket.com/albums/m591/lindalvasereia/niverblogluma_zps6919f294.png

    beijos perfumados e te aguardo na Ilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Lindalva!! Só agora estou vendo os comentários e já vou lá ver onde fica o convite. Apesar de que, já perdi a seletiva!
      Obrigada pelo selinho!! Adorei!! :=))
      Beijus,

      Eliminar

  46. Olá, Luma..:)

    Achei a obra de Walt Whitman original em inglês no Ebook do Projeto Gutemberg. É so clicar no link, que será levado para a página Leaves of Grass. Ainda não terminei de ler, é que fiquei lendo o background do autor..:))
    Para continuar a leitura de Leaves of Grass, é só clicar na palavra "next", e assim por diante..;))

    Lá vai mais música:
    01- Engelbert Humperdinck - Wonderland By Night
    02- Bert Kaempfert - Wonderland by Night
    03- Billy Vaughn - Look for a Star
    Ótemo e ótimo fim de semana!!
    A big Hug and Tchauzinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo link do livro! No original é bem melhor!
      Elena, a segunda música não tocou :( Nao conhecia nenhuma delas!! Gostei bastante de Billy Vaughm!!
      Beijus,

      Eliminar
  47. Olá Luma :))
    Humm..deu um "tilt", o link é : Leaves of Grass, OK?

    Ótemo e ótimo fim de semana!!
    A big Hug and Tchauzinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehehe peguei esse aqui para acessar!!
      Beijus,

      Eliminar
  48. Seja você quem for, receio que esteja trilhando ...

    Muito bom a trajetória dos temas...foi meio que uma conversa entre amigas que a gente vai falando sobre várias coisas, todas ao mesmo tempo, mas conseguimos nos entender e as outras. rsrsrsrs

    Felicidades mil!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabemos porque viemos, mas já que estamos aqui... rs.
      Que bom que achou o texto leve! Obrigada pelos votos!! Beijus,

      Eliminar
  49. Nossa você fez uma verdadeira história sobre blogs..amei o post!! E que maravilhas de doces são esses? Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum... a Lu que foi responsável pelos docinhos... rs.

      Eliminar
  50. Nossa que post interessante..
    Não conhecia a história da primeira blogueira...
    Como sempre posts maravilhosos né?
    Adoro..

    Um super beijo e uma tarde especial viu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sheila!!
      Espero que tenha gostado!!
      Beijus,

      Eliminar
  51. Na rede o tempo corre de modo diferente. Os dinossauros foram extintos por volta de 2002 e já estamos explorando Saturno. Com os blogues não é diferente e acabo sendo um pouco saudosista, gostava muito dos textos espontâneos dos bons blogueiros. Sou um dinossauro.

    Gostei dos poemas.

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Allan!!
      Te conheci junto com outros blogueiros, também dessa época. Alguns estão retornando, mas sei lá! Sem a magia de antes! :) Beijus,

      Eliminar
  52. Ai, eu acho que queria que Fernando Pessoa fosse blogueiro, eu gosto dele..

    Sabe que ainda não enjoei do blog (porque já enjoei do Tui e tô meio enfadada do face..) porque ali é um pouco de mim... nas outras redes, prá gente conviver tem que relevar muita coisa sabe ??

    Adorei saber dessa blogueira e nem faz tanto tempo assim né ??

    Bjus 1000 querida e um finde maravilhoso para ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois nas redes sociais parecemos malucos falando com quem? Gostaria de ter tempo para futricar mas infelizmente quando chego, todo mundo foi dormir :( Meu lugar é aqui mesmo! Escrevo de madrugada, conversando com os meus botões. Beijus,

      Eliminar
  53. Antes de ler, quando vi o rostinho da primeira blogueira pensava que era você, mas depois fui lendo e vi que não.rsrsrs
    Os poemas aqui citados são lindos. Mas repare que você colocou 1882.
    Eu gostaria de ver um blog com Machado de Assis, fico imaginando o que ele iria escrever e ele não se contentaria com um único blog, teria muitos, para cada assunto.
    Os bolinhos do niver de seu blog são tentadores, assim como vir e ficar lendo cada post.
    Luma um bom domingo para você
    Zizi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imaginei que isso fosse acontecer, Zizi!! Sou bastante diferente dela! Meu cabelo não é curto :)
      Zizi, como você é atenta!! Vou lá corrigir. Na verdade, o erro está na data de publicação do livro. Obrigada!!
      Beijus,

      Eliminar
  54. Ops! Feliz aniversário Luma! Um escrito que que queria que fosse blogueiro? Hum... bom não sei, mas se o Renato Russo tivesse eu seguiria. Aquele moço falou da minha vida antes mesmo que eu estivesse vivendo de verdade. Gostei dos links que vc postou vou lá conferir. Beijos e mais uma vez parabéns! Tenha muitos anos de vida bloguística^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Alê!! Que papai do céu te ouça!! Ah, serio o máximo Renato Russo blogueiro!! :) Beijus,

      Eliminar
  55. Olá Luma, boa noite. Gostei imenso da forma como tratou Whitman nesta sua partilha. Um abraço caloroso.

    ResponderEliminar
  56. Carissima, li Whitman em dezembro. Tenho dois exemplares de "folhas da relva". Eu o descobri por causa de Alvaro de Campos que você também citou no post.
    Aliás, acho delicioso isso em alguns poetas, como Borges que cita Eliot que por sua vez cita Baudelaire. Enfim... Gosto disso.
    E quanto aos blogues, eu sou tão movimento que não me aguento muito tempo num só lugar. Vivo abrindo e fechando janelas, mas ainda me lembro bem dos meus primeiros movimentos junto a esse universo. Mas eu confesso a você que gosto de abrir e fechar janelas... rs

    bacio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dois exemplares? Bora participar do BookCrossing Blogueiro!!
      A vaidade de alguns autores não quer reconhecer o talento alheio e acho maravilhoso quando um autor gentilmente cita o outro.
      Sobre esse lance de blogues, já percebi... quando eu me canso, mudo o layout. Não sei se o nome tem a ver com que escrevemos. Não é o meu caso. Se tivesse um blogue que tivesse qualquer outro nome, o assunto seria o mesmo. Cada um, cada um...

      Eliminar
  57. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG.
    OTIMA SEMANA
    LEILA
    VENHA VISITAR MEU BLOG TEM MUITAS NOVIDADES WWW.FAZENDOARTELERIENTE.BLOGSPOT.COM
    Beijoca no seu ♥ !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Leila!!
      Logo visitarei o seu blogue!!
      Beijus,

      Eliminar
  58. Oi Luma. Mais uma vez, brindaste teus leitores com um texto gostoso de ler e de conteudo nao apenas informativo, mas tambem para refletir. Ler os versos de Walt Whitman e sempre um prazer. Saber a historia da origem dos blogs, que eu ate entao desconhecia, ampliou meus conhecimentos. O escritor que eu gostaria que fosse blogueiro e Oscar Wilde - seu olhar mordaz sobre as coisas do mundo faz rir e pensar ao mesmo tempo.
    No mais, um beijo e um bom carnaval.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, Oscar Wilde é o que há de melhor! TAmbém gostaria de ler um blogue dele. No mais, Jens! O post foi para matar a curiosidade de algumas pessoas e ainda bem que a maioria gostou! :) Beijus,

      Eliminar
  59. Luma! Eu adoro quando contas sobre os blogs que passados. Hoje é tanta corrida para ter o "tal blog de sucesso" que as pessoas esquecem que tem gente ( como nós ) que só se interessa pelo prazer de blogar.

    E o aniversário teve até docinhos!

    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Iza, faz tempo que estão pedindo, ora uma pessoa, ora outra... então resolvi publicar! Os festejos do "Luz" veio à calhar!
      Ah, os docinhos!! A Lu é muito atenciosa!!
      Beijus,

      Eliminar
  60. Gosto da maneira como escreves. Deixo-te o convite de visualizares o meu ÀS de espadas

    ResponderEliminar

Tenha identidade, não seja anônimo na web. Crie sua identidade virtual.

...bisbilhotaram em quietude, sem solidão

PlagSpotter - duplicate content checker tool
Licença Creative Commonsget click

Algumas coisas não têm preço


finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008
Verificar conteúdo duplicado

Me leve com você...

Leia o luz no seu celular

Copyright  © 2014 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor