Agradecimentos

Já disse por aí que ando muito bem acompanhada e este é o principal fator de não ser uma pessoa triste ou pobre de espírito. Pessoas me enriquecem e este é também o meu principal motivo para blogar.

Quanto ao post Paixão, compaixão e doação, foram unânimes as opiniões, quanto a não nos calar perante nossa consciência, porque ao calar nossa consciência, podemos deformá-la, mas mesmo deformada, não conseguiremos nos livrar dela. As demonstrações de solidariedade são exercícios democráticos, igualitários e humanísticos que nos fortalece e fortalecendo o indivíduo, toda a sociedade será fortalecida.

Não adianta as cidades se tornarem megalópolis, se os seus indivíduos continuam microcéfalos, desatentos aos mais fracos e desprotegidos. Solidariedade se aprende, se constrói desde a infância através de experiências que temos um com os outros. Ser solidário somente consigo mesmo é ser solitário e ninguém vive sozinho.

A Odele queria agradecer os comentários do post Paixão, compaixão e doação ao final dos comentários, também na forma de comentário e eu lhe propus: Porque não em um post? Ela topou e a seguir, a Odele vos fala:

Solidariedade não é caridade, é um ato de amor

Quero agradecer à Luma pelo recente post sobre PAIXÃO, COMPAIXÃO E DOAÇÃO e quero agradecer a todas as pessoas que deixaram comentários nesse post, onde, entre outros assuntos de grande importância, Luma menciona o caso e a causa de Flavia, além de ter publicado em seu blog o vídeo com minha participação na reportagem da TV Bandeirantes sobre acidentes com ralos de piscinas. Muito obrigada também às pessoas que escreveram posts falando, assim como fez Luma, da importância dos comentários e dos cuidados que se deve ter para não sermos deselegantes ou indelicados ao comentarmos nos blogs alheios. Vejam por exemplo o que pensam a respeito deste assunto: Luci, Letícia, e Peciscas.

Os temas paixão, compaixão e doação já foram – de forma muito competente - abordados por Luma que com seu texto direto e forte nos faz refletir a respeito, e com isso nos dá a oportunidade de mudarmos algumas de nossas atitudes, de forma a fazermos a diferença na vida de alguém.

Podemos fazer esta diferença também na vida das pessoas, praticando a SOLIDARIEDADE que não deixa de estar incluída no termo Compaixão e Doação. Mas precisamos cuidar para que não se confunda SOLIDARIEDADE com CARIDADE. Lembremos que:
La caridad es humillante porque se ejerce verticalmente y desde arriba;
la solidaridad es horizontal e implica respeto mutuo.
Eduardo Galeano
E é esta solidariedade respeitosa que eu e minha filha Flavia temos recebido desde o dia em que ela sofreu este terrível acidente com um ralo de piscina que a deixou em coma vigil irreversível. Esta solidariedade veio de vizinhos, amigos, colegas de trabalho, diretores, professores e coleguinhas de escola de Flavia. Esta solidariedade, veio em forma de abraços, palavras de apoio, presença física e naquela época, quando a AGF Brasil Seguros recusava-se a me pagar o seguro existente no condomínio, a solidariedade também se fez presente através de ajuda financeira, quando precisei fazer bingos e rifas para pagar as despesas com o tratamento de Flavia. Mas nunca, em nenhum momento eu me senti pedinte e sim receptora de atenção, de carinho, de afetos. Sempre me senti receptora de SOLIDARIEDADE que nada tem a ver com caridade, porque:
La caridad es humillante porque se ejerce verticalmente y desde arriba;
la solidaridad es horizontal e implica respeto mutuo.
Eduardo Galeano
Quando decidi, em janeiro de 2007, abrir um blog para protestar contra a lentidão da justiça brasileira e alertar para o perigo dos ralos de piscinas, de novo recebi SOLIDARIEDADE de muitos blogs que foram receptivos e prestativos para divulgar o blog de Flavia e a causa que ali defendo. E hoje muitos blogs divulgam o blog FLAVIA VIVENDO EM COMA e com isto estão praticando SOLIDARIEDADE com muitas pessoas, porque colaboram comigo e Flavia na divulgação do perigo dos RALOS DE PISCINAS.

Em meu nome e em nome de Flavia, por toda a SOLIDARIEDADE recebida de vocês, MUITO OBRIGADA.

Odele Souza

0 comentários :

Postar um comentário

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor