Estatuto da Igualdade Racial

igualdadeIntelectuais e representantes de movimentos sociais foram ontem ao Congresso Nacional pedir a rejeição de dois projetos de lei.

Segundo eles, essas propostas podem incentivar o racismo no Brasil:

- O Estatuto da Igualdade Racial, que implanta um sistema oficial de classificação por raça.

- E o sistema de cotas, que obriga a reserva de vagas para negros e índios nas universidades públicas federais.

O argumento de 114 artistas e intelectuais de todo o país, se resume nessa frase dita por José Carlos Miranda, do Movimento Negro Socialista (MNS).

“Hoje está em moda trabalhar com a questão da diferença das minorias, o que é mais importante pra nós é a igualdade das pessoas, na república democrática todo o cidadão tem o mesmo direito”

Foi assinada uma carta pública e entregue ontem aos presidentes da Câmara e do Senado. Segundo o documento o principal caminho para o combate à exclusão social é a construção de serviços públicos universais - como educação e saúde. As políticas dirigidas a apenas um grupo social produz efeito contrário, não eliminando o racismo.

Ao final do documento foi citado o sonho de Martin Luther King, onde as pessoas não seriam avaliadas pela cor de sua pele e sim pela força do seu caráter.

MARTIN LUTHER KING TINHA UM SONHO

O nome de Martin Luther King ultrapassou as barreiras do Alabama em 1955, por ter proposto e liderado o boicote aos ônibus a partir do caso de Rosa Parks. O protesto era contra a lei estadual que restringia a presença de negros à parte traseira dos coletivos. O Jovem pastor começava a se envolver em uma extensa luta pelos direitos civis.

Em 28 de Agosto de 1963 organizou uma marcha pelos direitos civis e pela paz, que reuniu 250 mil pessoas em torno do lago em frente ao monumento de Lincoln e se espalharam por todos os cantos até o Obelisco para ouvir do reverendo o seu mais famoso discurso.

Hoje, 10 mil manuscritos e livros de Luther King vão à leilão - hoje também se comemora os 38 anos do assassinato do pastor negro, Nobel da Paz de 1964 - isso não entendo, porque consta que foi baleado e morto em 4 de abril de 1968 - Alguém sabe o porque disso?

"A violência é uma arma sem paralelos, pois corta sem ferir e enobrece a quem a esgrime; é a espada que cura"

Menos de um mês depois da marcha, quatro meninas negras foram morts pela explosão de uma bomba numa igreja de Birmingham. Martin pediu pela não violência, "não aceitem a terrível provocação"

A reação da morte de Luther King, foi uma série de manifestações raivosas esquecidas da principal característica da luta de Martin Luther King, que era o seu caráter pacífico.

Os distúrbios só foram interrompidos quando 150 mil pessoas acompanhavam o cortejo fúnebre pelas ruas de Atlanta, capital da Geórgia.

Vale lembrar que king é o único cidadão americano do século XX a ter um feriado em sua homenagem e seu discurso "Eu tenho um sonho" é peça obrigatória nas escolas públicas do país.

E os filhos do casal King travam disputas financeiras e administrativas.
Valha-me Deus!

0 comentários :

Enviar um comentário

Tenha identidade, não seja anônimo na web. Crie sua identidade virtual.

...bisbilhotaram em quietude, sem solidão

PlagSpotter - duplicate content checker tool
Licença Creative Commonsget click

Algumas coisas não têm preço


finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008
Verificar conteúdo duplicado

Me leve com você...

Leia o luz no seu celular

Copyright  © 2014 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor