Insaciável - Como inspirar e atrair amor para sua vida


Dizem que enquanto as pessoas amadurecem perdem os sentidos abstratos e que o desencantamento relacionado à algo do presente acontece pela diferenciação no significado do mundo que ganha outras formas de ser visto. O desencantamento acaba sendo uma saída de proteção quando cada referência ganha sentido próprio no processo de racionalização.

Há desencanto por toda a parte, mas não creio que seja por "amadurecimento", afinal, muitos jovens saem da infância já "desencantados" em referência principalmente à ética, religião e política... Não poderá dizer do amor que ainda não foi vivido ou se foi, pouco vivido ou pouco sabido.

Max Weber quando comparava o mundo antigo ao mundo em que vivia, dizia que quando tudo parecia perdido, incluindo os valores, restava ao homem a busca pelo sucesso e mesmo assim estaria condenado a morrer insaciado ou cansado da vida.

Os tempos são outros, mas parece que o sentimento humano sempre será o mesmo independente de que época o homem viva. Dentro da nossa cachola, os problemas sempre serão os mesmos e não adianta se iludir pensando que no passado as pessoas não tinham preocupações. Em todo o tempo o homem pensa na sua sobrevivência ou num amor para tornar sua vida melhor ou, em último caso, ter alguém para compartilhar suas dores.

Para Weber era essencial para a vida, o homem sepultar a ideia de que ao ficar velho teria vivido tudo o que queria. Aceitar que isso nunca acontecerá é meio caminho andado para entender que a insatisfação é nossa e não das circunstâncias da vida.

A cada novo dia almejamos aquilo que nos fará felizes. Mesmo quem pensa em viver com pouco. Dentro desse pouco existem prioridades de sobrevivência que precisam ser satisfeitas. Você não pode viver sem comer, por exemplo. E esse já é um grande fator para sentir-se insatisfeito - Não com a não comida, mas com você mesmo por não tê-la conseguido.

Amores e dores, frutos da busca pela saciedade ou pelas carências, da disputa por espaços e até mesmo pela atenção do outro. Não necessariamente para fins amorosos ou sexuais, mas simplesmente porque o homem não é uma ilha.

O Jardim do Éden ficou no passado.
Parece que de tudo resta-nos o amor...

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine" Coríntios 13:1

O amor é poderoso. Todo mundo anseia por ser amado, seja o amor romântico ou amor entre melhores amigos e membros da família. Por que as canções de amor fazem sucesso? A maioria das pessoas, de uma forma ou de outra podem se relacionar em pensamento com as melodias e admiramos os poetas porque eles são hábeis em expressar seus sentimentos em palavras.

As pessoas que temos em nossas vidas são valorizadas com o passar dos anos e as outras coisas tornam-se menos importantes. As pessoas e os relacionamentos são mais valiosos. O denominador comum das pessoas que relacionam bem uma com as outras, é que elas acreditam em si mesmas.

Você chegou aqui procurando como inspirar e atrair amor para sua vida?
(Eu ri quando coloquei o título acima... Você pode imaginar porquê)

1. Aprenda a rir e ria muitas vezes - A vida sempre terá seus altos e baixos. Aprender a se cercar de pessoas que irão edificá-la através do riso, da bondade e do amor lhe permitirá encontrar força em qualquer situação que você esteja enfrentando. Rir é o melhor remédio para muitos males.

2. Aprenda a aceitar as pessoas pelo que elas são - Uma coisa tenho certeza de que será prejudicial para qualquer relacionamento, é você pensar que pode mudar alguém ou moldá-la ao seu gosto. Pior ainda é quando tentam mudar quem você é e você cai na armadilha para ser aceito.

Complementando...
3. Aprenda a olhar a beleza das pessoas - Ninguém é perfeito, mesmo você. Pessoas que procuram defeitos nos outros não quer enxergar o bem inerente dos outros. Você não ama as pessoas por elas serem perfeitas, você ama apesar do fato de que elas não serem perfeitas.

A minha mãe sempre dizia "As pessoas não mudam, elas pioram com o passar dos anos". Ela se divertia muito fazendo ironias.

4. Aprenda a aceitar o amor - Qualquer relação é trabalhosa e aprender a abrir seu coração para ser amado e se amar é o primeiro passo. Nunca haverá uma garantia de que tudo vai se encaixar só porque existe amor. Em muitos casos o amor agrava os relacionamentos. Haverá uma faísca no começo, mas o fogo só irá crescer e se tornar mais profundo, se a chama reacender todos os dias.

Lao Tzu nos deixou o seguinte pensamento: "Ser profundamente amado por alguém lhe dá força, enquanto amar alguém profundamente lhe dá coragem".

5. Aprenda a ser feliz sendo solidário - O mundo não foi criado para você e apesar de você priorizar a sua felicidade, você pode experimentar o amor quando vê outras pessoas felizes pela sua contribuição.

Lembra-se da música "Um pouco de perfume"?

6. Aprenda a acreditar em si mesmo e a acreditar que vale a pena - Ame-se primeiramente e não se contente com pouco amor. Algumas pessoas encontram-se ainda infeliz porque tentam se adequar ou caem na armadilha por causa da pressão de amigos e familiares. Tente pensar sobre o que é certo para você e não no que os outros pensam que é bom para você.

Stephen Chbosky dizia que "Nós aceitamos o amor que pensamos que merecemos". Isso não é bom!

7. Aprenda a se divertir e ser "estranho" - Todos têm suas idiossincrasias. Isso é o que torna a vida divertida. Se você é capaz de aceitar esse fato nas pessoas da sua convivência, então você sabe que essa convivência terá futuro. Se for um parceiro para a vida, vocês realmente foram feitos um para o outro.

8. Aprenda a dar e nunca ter medo de expressar seu amor quantas vezes quiser - Seneca escreveu "Se você deseja ser amado, ame!". As pessoas não estarão em nossas vidas para sempre. É um fato da vida. Expresse seu amor e se quiser dizer "Eu te amo", diga quantas vezes sentir vontade; Essas são três palavras simples, mas poderosas.

9. Aprenda a evitar ser muito dramático - Pelo mesmos motivos de dizer "Eu te amo", a vida é muito curta para enchê-la de drama. Dificuldades sempre teremos, mas o que digo aqui é que você pode eliminar ações pretensiosas e apenas aprender a falar sobre seus medos reais e sentimentos. Você diminuirá drasticamente as chances de mal-entendidos e brigas. Não potencialize os seus sofrimentos além daquilo que realmente sente.

10. Aprenda a deixar ir - Siga em frente e aprenda a aceitar as mudanças. Nós vamos perder as pessoas que amamos, quer por nossa própria escolha ou não. Você precisa aprender a deixar ir, se você quiser atrair novas pessoas em sua vida.

"Não chore porque acabou, sorria porque aconteceu". - Theodor Seuss Geisel

Não sou especialista, mas essas lições aprendi em vidas passadas... brincadeirinha! Na verdade também me inspiro nas pessoas ao meu redor e creio que você já sabe tudo o que escrevi, mas além de saber é bom colocar em prática!

Sou simpática as ideias de Max Weber e já sepultei a ideia de que as pessoas mais velhas são mais experientes. Alguns jovens adultos conseguem ter melhor vivência que algumas pessoas mais velhas; aquelas que não souberam acompanhar sua própria evolução dentro dos relacionamentos que teve durante a vida. Tudo o que nos acontece é para somar e não para subtrair. Se a vida lhe deu uma tristeza, se inspire nela e reaja. Tô assim...

Alguma dica?

Assine para receber os textos do "Luz de Luma" em seu e-mail ou acompanhe pelo Facebook

39 comentários :

  1. Luma, querida estou a tentar recuperar algum tempo porque tenho visitas atrasadas ! é sempre um prazer passar por aqui e ler textos que nos fazem pensar no nosso relacionamento com o outros, que devemos sempre tentar melhorar e engrandecer e aprender a sermos felizes com isso :)
    espero que tenhas conseguido ver o trabalho florido da Madeira
    hoje temos outra festinha por aqui com carros enfeitados de ramos de vários tipos que celebram a festa da espiga ou seja deve ser uma tradição muito antiga para celebrar a primavera
    abraços amiga
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Beleza de texto e dicas e todos temos problemas, mas nem por isso podemos nos deixar abater. Até caímos, mas depois percebemos e nos erguemos novamente... Sabedoria, independente de idade ou fase de vida...Vejo tantos jovens que não sabem conviver e com isso problemas horríveis cavam pra si.Pior é que põe filhos no mundo e a roda viva segue... bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Não, o título não me decepcionou! As dez iniciais ideias que são caminhos e práticas e exercícios diários são pura inspiração e possibilidades com resultados.
    Mas a tristeza é fato e penso que ela precisa de um tempo dentro da gente. A vida é curta, nào vale dramatizar, mas a tristeza faz parte dela. Fugir para buscar rapidamente o "feliz" acho que nào é verdadeiro. Quando a tristeza cumpre a sua missão, tipo massa de pão em descanso, cria-se mais espaço para inspirar, sorrir e amar e ser amado. Agora, tem que ser um tempo de massa de pão! Essa é minha dica!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Atualmente com o ódio fazendo parte de alguns... O bom senso avisa que é melhor calar e sorrir para elas. E assim pelo menos irradiamos um amor fraternal...

    Ótimas dicas!
    Bom Dia!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Linda reflexão nesses tempos de crise em todos os sentidos da vida,que por sinal é uma formidável descoberta a cada dia e disto não podemos esquecer mesmo vivendo na Era do individualismo.Mas, há quem fuja desse paradigma e procure seguir os passos aí citados por ti.Felizmente o mundo é grande, e basta que olhemos para os lados encontraremos alguém com quem ser feliz,para ser feliz! Tudo passa mas o Amor fica! Aprender com os próprios erros é um caminho e tô contigo nessa escolha! Abraço fraterno,bom final de semana!

    ResponderExcluir
  6. ótimos puntos de reflexão, acho que a vida è como o dia
    precisa de luz e sombra, nos momentos de sombra, tento ocupar a mente, porque como diz minha mãe, mente vazia è a fabrica do diabo.
    querida aqui esta o link sobre pantufas de crochê.

    baci




    http://fifiacrocheta.blogspot.it/2013/07/pantufas-de-croche.html

    ResponderExcluir
  7. SEM PALAVRAS.... abraços minha querida Luma.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luminha,

    A destacar no post (que resultou ótimo, aliás): o trecho de Coríntios 13, que para mim traduz o significado da vida. Mas o amor,segundo o meu modo de ver as coisas, especialmente o que une duas pessoas, num relacionamento tipo casamento, é simples e extremamente complexo. Não o amor, mas como ele é vivido no relacionamento, as outras implicações e desdobramentos dele, sei lá, rsrs. Foi por isso que citei a frase do Joseph Campbell, na entrevista abordada num post anterior.

    Um beijo e - desde já - bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  9. Dou "risada junto" e digo: nota 11 de 10 no modelo de clickbait e só faltou um gif pra lista, heheh... sensacional o post! De fato, demoramos a entender que a graça da vida está na jornada do dia-a-dia; fiamos presos aos nossos pensamentos, quando no fim das contas as dificuldades costumam ser do tamanho que decidimos que elas sejam, tais quais as alegrias. As circunstancias? Bem, são as circunstancias... que lidemos com elas. E com amor, tudo fica mais fácil, seja pelos 10 caminhos sugeridos, ou por tantos outros.

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Saudades de passar aqui - Amei o modo como nos convidou a refletir sobre o amor. Hoje eu prefiro as terminologias mais afetuosas, sabe? Estar “em um caso sério de amor insano”, “em estado de graça”, “em caminhada pelas nuvens ao lado de fulano ou sicrano”. Quem sabe “em construção do amor na companhia de…”.
    A mim faz bem imaginar o amor como o pesado ofício da leveza, o trabalho braçal dos amantes, uma obra inacabada que precisa ser reconstruída e reformada para sempre. Ah, também concordo com Max Weber; nem sempre os mais velhos são mais experientes. Tem gente que passa pela vida e não aprende nada nunca. bjs yvone

    ResponderExcluir
  11. Passando para te dar um abraço e dizer que ....adorei as dicas e creio que empre estamos aprendendo e evoluindo desde outras vidas!


    bjss

    ResponderExcluir
  12. Amiga,
    é só o Amor, é só o Amor....
    Lindo post,querida!
    O Amor transforma e apaga todos os ressentimentos humanos!
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com
    A busca sempre existirá entre os humanos!

    ResponderExcluir
  13. Ótima reflexão e pensando em minha trajetória, creio que hoje me encanto mais do que na juventude. Não via as maravilhas que a vida me ofertava, vivia olhando para "meu próprio umbigo". Todos temos algum tipo de problemas, mas não devemos fazer dele um obstáculo que nos paralise diante da vida que é tão rápida para nós seres humanos. Amo o amor e me dedico a investir nele em todas as áreas da minha vida.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Este post é bem apropriado para colocar nos favoritos e quando a gente se sentir meio "down", dar uma clicada e reler todos os itens e colocar em prática algum deles, e tentar fazer o que ainda não foi feito em se tratando de dar amor, aceitar todo o tipo de amor, e se fazer objeto de merecimento dos amores.
    beijos!
    www.brasildobem.net

    ResponderExcluir
  15. Luma, apreciei cada palavra e adorei a sua mãe, mesmo sem conhecer.
    E como você, também concordo que as pessoas mais velhas não são mais as mais experientes. conheço péssimos exemplos. Também conheço jovens, bem mais novos que eu que dão um show de vida!
    Bjux.

    ResponderExcluir
  16. Oi Luma! Uma boa dica para atrair o amor para nossa vida é ser amorosa com os que nos cercam: amor gera amor! BJks Tetê

    ResponderExcluir
  17. Acho que precisamos relaxar um pouco mais e nos apegar um pouco menos às coisas e um pouco mais às pessoas para sentir e fluir mais amor.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://www.procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. São ótimas dicas. Ficaram bem escritas. bjs

    ResponderExcluir
  19. Um belo show Luma nestas suas cutucadas nas cobras com uma vara bem curta porque elas não nos ofendem, apenas nos fazem acordar para as realidades desta vida, que não pode ser levada muito à ponta da faca, pois nela tem muito do inesperado,inevitável e misterioso. Mas tem coisa que não muda no tempo, o amor que empregamos nesta vida para nos relacionarmos sem medo de sermos felizes. Penso que sua mãe tem muita razão no pensar fatal.
    Enfim você aqui deixou bem claro que viver ultrapassar às regrinhas, que envelhecer-se vai além de um baú de memorias e que nem sempre se guardar experiências e aprendizados.
    Bela postagem que faz reler e aprender.
    Um lindo fim de semana a você.
    Aquele abraço mineiro de flor Luma.
    Beijo de paz.

    ResponderExcluir
  20. Tenho matutado sobre algumas destas visões aqui tão bem elencadas, Luma.Com tantos desencantos corroendo todas as gerações, faz-se imprescindível que se destaque cada vez mais o amor em sua enorme transcendência; amor ilimitado e bem distribuído por todas as circunstâncias do viver.

    Esta bela postagem está digna de anotações e consultas frequentes.
    Lindo fim de semana pra ti.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  21. Muito boas dicas, Luma.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Luma,
    Você escreveu, tudo,
    texto perfeito...
    Todas as dicas foram dadas!rs
    Só falta mesmo colocá-las em prática.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi Luma
    O desencanto acontece quando as expectativas são frustradas,
    penso eu ,somo sere humanos e sempre criamos expectativas
    mesmo não querendo.
    beijinhos
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Um tratado este poste , Luma. Meu Deus , quanta verdade e quanta reflexão! E a gente vai sabendo . Pensa que sabe . Mas ou esquece ou o inconsciente faz se de " novas" como se diz aqui.
    Há " velhos" jovens e vice - versa. Mas nunca sabemos demais e é sempre fantástico haver quem recorde estas máximas de vida.
    Amor? Se ele é a mola da vida, como viver sem ele? Seja que Amor for. Tenha ele as sedas que tiver. Mas só com um sentimento que nos aproxime do outro nos sentimos integrados .
    Intensa como sempre em postagens belíssimas!
    Um xi- coração apertadinho
    ( conheces o termo , não conheces ?)
    Bjis também! **

    ResponderExcluir
  25. O amor é a roda que movimenta o mundo. Penso que todos os males do mundo derivam da escassez do amor entre os homens.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  26. Anônimo09:47

    Oi Luma! Toda ação é vazia, se não tiver amor. Interessante, acho que é a terceira vez que digo por aqui: estou triste, ainda. Mas, me inspirando (conforme você sugere) na tristeza para transformá-la em alegria. Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  27. Luma, ótimo texto. Só o amor comove corações.
    Beijos bom domingo e maravilhosa semana

    ResponderExcluir
  28. Belíssimo e reflexivo texto, Luma querida.
    Obrigada pela visitinha e divertido comentário.
    Te desejo um ótimo domingo e uma feliz nova semana.
    Beijinhos muitos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  29. Luma minha querida,
    eu gostei muito do título e do texto.
    O amor é a essência da vida nem todo mundo valoriza.
    Eu concordo com as palavras da sua mãe. "As pessoas não mudam, elas
    pioram com o passar dos anos". É verdade eu conheço um montão de gente
    assim, piora a cada dia com atitudes ruins e infantis.
    "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece."
    1 Coríntios 13:4

    Tenha um ótimo final de domingo e um início de semana maravilhoso
    junto a sua família! Bjs ♥

    ResponderExcluir
  30. Luma! - mais uma boa postagem.
    Não, não acredito em dicas para atrair o amor para nossa vida, porque acredito que apenas temos(?) a capacidade de comandar o amor que entregamos. E defendo que o amor é doação, independentemente do que se receba, doa, ou não.
    Em relação à felicidade, acredito sim, que é um estado de alma em que, satisfeitas as necessidades básicas, não se pode expectar "uma passadeira de néon" da vida, mas sim, aprender a usar essencialmente conhecimentos do género que você enumerou na postagem, em que eu, pessoalmente, destacaria: o riso - pedra essencial da saúde; a aceitação do outro e reconhecimento de nossas falhas; aprender a soltar as pessoas; não dramatizar além da conta e amar acima de tudo.

    bjn amg

    ResponderExcluir
  31. Oi Luma, amor sempre será um tema complexo, por mais que a sociedade evolua teremos que lidar com o amor e também com o ódio.
    Amar é um sentimento bom por si só, mas quando ele sai de dentro de nós dependendo de outro aí já complica se não sabemos lidar com a situação. Nenhum tipo de amor dá direito a posse.
    Fui casada por 15 anos, tive bons momentos e amores, mas acho as relações muito próximas conflitantes demais, sou romântica mas não acredito em amor romântico e idealizado. Velhice, maturidade? Talvez, embora de certa forma sempre tenha pensado assim.
    Ótima semana, beijos!

    ResponderExcluir
  32. Oi Luma,
    Achei super bacana essas dicas de atrair o amor e pelo que vi, já estou fazendo a maioria desses itens que você citou. Aceitar-se em primeiro lugar. é fundamental.
    Sou muito perfeccionista e acabo ficando exigente comigo e com os outros, estou aprendendo a ser mais flexível e enxergar a beleza das pessoas.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  33. Boa noite amiga Luma!!!
    Saudades de vir por aqui...
    E sempre amo ler o que escreve.
    Seu texto me fez refletir várias situações atuais...e tenha certeza que foi mais um ótimo aprendizado!!!
    Que você tenha uma semana mega abençoada!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  34. Você mencionou aspectos deveras importantes. Não somos o centro das coisas e, para receber amor, é preciso que nos amemos e distribuamos o sentimento sem economia. A idade não significa, realmente, amadurecimento. Nem todos sabem aproveitar s experiências, principalmente as negativas, para se tornarem mais sábios. Amor combina com riso e bom humor. Bjs.

    ResponderExcluir
  35. Adorei a frase da tua mãe :-)

    ResponderExcluir
  36. Vc descreveu lindamente tudo o que eu acredito. Não sei se é a maturidade que nos torna assim, não sei se sou madura ainda. Vc me fez pensar agora. Será que um dia amadurecemos?
    Entre o caos e a glória, o que eu aprendi é que as pessoas são como são e não mudam. Que rir de si mesmo é a maior das defesas, que amar, seja como for, transforma tudo a sue redor.
    Luma, tenho um amigo virtual que gosto muito, mas nem sempre ele tem "tempo" de responder meus longos textos (mania de escritora). E eu nunca tive certeza se ele gostava ou ficava entediado.
    Quase não temos mais contato por questão de tempo mesmo, tanto meu quanto dele, e numa dessas brechas da vida, eu disse um "oi" e ele me disse que só d'eu existir já preenchia ele numa provável conversa que teremos qualquer dia desses. É como um irmão mesmo e a afinidade é mútua. Eu respirei aliviada, pois apesar de virtual, enxerguei nele muitas coisas em comum.
    Coisas da vida.... A gente mesmo sabendo ainda é bom ouvir, ler, saber, ter certeza absoluta, e quem sabe até desenhar pra não deixar dúvidas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  37. Dicas?
    Aplaudo de pé!
    Bjuzz, Luma :) :)

    ResponderExcluir
  38. Luma: estar de bem com a vida...já é um romance maravilhoso..se aparecer um par...brindemos!!!
    abraços carinhosos a ti

    ResponderExcluir
  39. Querida Luma
    Grande filósofa! Acho que já nos deu todas as dicas, obrigada.
    É sempre bom ler os seus textos e seguir a sua forma de filosofar!
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor