Gente Quadrada

Luz de Luma, yes party!

Shakespeare escreveu: "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar-se."

Todo dia essas mesmas dúvidas me faz ciente da vastidão da minha ignorância e que gente quadrada é aquela que sabe tudo. Um tudo guardado dentro de uma grande caixa lacrada.

Gente quadrada deixa de viver a vida e de evoluir.

Não à toa que a palavra atual na diplomacia é "soft power" - Jeito especial de fazer amigos e influenciar pessoas. Esse "poder suave" é percebido pelo que essas pessoas despertam e, a gente já sabe que, ter uma "marca", é ter poder.

Esvaziando a grande caixa, sobra espaço para descobrirmos qual o nosso "poder suave"...

O que você acha?

65 comentários :

  1. Assunto para se pensar.
    Esvaziar a caixa para mim seria não ter pre(conceitos), permitir-se ver e ouvir sem que as próprias "verdades" interferissem. No processo terapêutico precisamos dessa escuta livre e de um falar empático.
    Mas podemos pensar por outra vertente, no caminho de shakespeare, no ousar, seguir a vida com leveza e encontrar o melhor de si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Norma!!
      Temos que ter a predisposição antes de abrir a caixa. Ter a predisposição é que são elas. Talvez sair do meio em que a nossa moral esteja tão influenciada...
      Beijus,

      Excluir
  2. A maneira como influenciamos as pessoas com nossos comportamentos e atitudes é que conta..Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos não ser uma boa influência, Sandra... rs.

      Excluir
  3. Como diz a música 'quem sabe pouco das coias, sabe muito mais que eu...' e disso não tenho dúvidas. Quanto mais vejo TV a cabo(com seus programas em países e culturas diferentes, sem contar gostos e hábitos) percebo que até os que são admirados por sua vasta cultura, pelo seu grande conhecimento, são ignorantes em 95% do que pode haver e acontecer no mundo.

    Que dirá a maioria que vive na arrogância de achar que só existe o que passa pelos seus olhos e ouvidos.

    Mas eu não acho que ser 'quadrado' é ruim,algumas almas e mentes serão muito mais felizes nesse mundinho que o resto do mundo insiste em querer aumentar. Problema é o quadrado querer transformar o retângulo em quadrado, o triangulo em quadrado...se bem que o retângulo e o triangulo costumam querer fazer isso com o quadrado também.

    Isso de se aventurar, de conhecer mais, de experimentar mais, de se arriscar mais é muito bonito de se ler e estimulante de se imaginar, mas, na prática, não é pra todos embora hoje esse 'tente mais, arrisque mais, queira mais, aceite tudo...' tenha virado quase uma obrigação.Se não se pensa assim, se entra pra lista dos acomodados, politicamente corretos, covardes...

    ***

    '"soft power" - Jeito especial de fazer amigos e influenciar pessoas' ...Bem, uma das certeza que eu tenho então é que eu não tenho nenhum 'soft power'. Mas é melhor nem desenvolver o assunto.Fato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Acho que a ignorância incomoda mais a nós que aos próprios ignorantes, assim é aquele que se mantem com a caixinha lacrada. Ele se acha certo em muitas circunstâncias e que são os outros os problemáticos. Como saber se somos nós os encaixotados?
      O querer mudar é a grande etapa, depois é arrumar meios para que aconteçam as mudanças... Não é à toa que o mundo é redondo.
      Beijus,

      Excluir
  4. Anônimo02:02

    No seu post entendi gente quadrada como gente limitada, algumas pessoas parecem ter medo de se arriscar de conhecer coisas novas, se contentam com o que sabem e acham que sabem o bastante, talvez tenham razão, realmente sabem o bastante para viver a vida que levam.
    Mas sair dos limites da "caixa" que se coloca faz abrir a mente e quanto mais abrimos a mente, mais descobrimos que somos uma formiguinha nesse mundo, não somos nada, temos muito para fazer e aprender.
    Muitas vezes é necessário ir além dos limites para evoluir e melhorar a qualidade de vida e o modo como vê o mundo lá fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nane!!
      Nem sempre uma pessoa quadrada é limitada; ela sente que está confortável somente quando está sozinha, quando começa a interagir, suas ideias se chocam com a maioria. Ela é tão quadrada que acha que são os outros os errados e que ela não é compreendida. Não se esforça para entender que ela está fora da compreensão dos outros, porque não acompanhou a evolução da humanidade. Nem digo, se dar bem com as pessoas - não é isso! A pessoa pode transparecer algo que não é e no íntimo se sentir desajustada. Em geral, pessoas quadradas são arrogantes.
      Beijus,

      Excluir
  5. "Gente quadrada" e "dúvidas" me trouxe à memória o maior certificado de estupidez que conheço de alguém ter passado a si mesmo: " ´Nunca tenho dúvidas e raramente me engano".

    Para grande infelicidade de Portugal quem proferiu este disparate foi Aníbal Cavaco Silva, pela segunda vez consecutiva Presidente da República portuguesa ( depois de ter sido Primeiro -Ministro também mais do que uma vez).

    Boa semana, LUMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, São!
      Essa pessoa é o mote para esse texto! Esse tipo de pessoa viria aqui no blogue e quando lesse esse texto acharia arrogancia minha :) Uma pena o que está acontecendo com Portugal! Como sempre digo, administrar com dinheiro no bolso é fácil! Vamos ver esses gestores saberem administrar em uma grande crise!! Beijus,

      Excluir
  6. ser quadrado e ter limites rigidos, o bom e ser livre para poder agir e pensar como quiser. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Carol!! Vivemos somente uma vez, sejamos livres!!
      :)
      Beijus,

      Excluir
  7. Muito legais, Luma! A ideia, o texto e a imagem! Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Árabe!!
      Boa semana para você também!!
      Beijus,

      Excluir
  8. Olá Luma, que cada um tenha o seu dia de reciclagem, lá dentro do seu eu, aí talvés as coisas possam mudar de vez em cada intimo.
    Como já citaram é para se pensar e refletir, e, tudo direitinho.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!!
      Todos os dias precisamos fazer um balanço! Quem vive um dia após o outro como robozinho, acumula muito óleo na caixinha!! :)
      Beijus,

      Excluir
  9. Nem todos gostam de sair da caixa e arriscar.Em tempos atuais não é tão simples assim,entretanto devemos ter mente aberta ouvir aprender e escolher .Nunca acomodar.
    Agora quadrado quadrado entendo que são os pensam que sabem e quando sabem não se jogam nao dividem e ainda incomodam.
    Bom texto Luma
    abraço e que a semana seja feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lis!!
      Não precisamos sair da caixa se criamos um mundinho só nosso, mas como somos seres "sociais", sair da caixa é preciso! (rs*)
      É dessa gente quadrada que me referi no texto. Pessoas que só saem da caixa para perturbar, não dá!!
      Uma semana feliz para você também!!
      Beijus,

      Excluir
  10. Pois é difícil saber porque as pessoas agem de certas
    maneiras e não de outras. Há muita gente com medo de se
    comprometer com o quer que seja. Que não se desnuda.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Irene!!
      Quem sabe seja o medo a primeira coisa a tirar da caixa?
      :)
      Beijus,

      Excluir
  11. Eu penso assim:

    Nossa mente depende do aprendizado, sou humilde para ouvir a todos. Leio de tudo e separo aquilo que no momento serve para mim.

    Não descarto de cara pois o aprendizado é um mecanismo milagroso, uma das funções mais importante para o progresso humano, seja por observação, experiência ou estudo.

    Acredito que as pessoas chamadas de inconvenientes por tentarem transmitir todo o seu conhecimento ou opinião própria, mantém essa atitude mais na intenção de acertar.

    Aprendo muito observando as experiências alheias.
    Sei lá, a vida me tornou muito benevolente...

    Um abraço

    Gemária Sampaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gemária!
      Esse é o grande poder da comunicação, do exercício do eusocial! Nascemos para interagirmos e evoluirmos! Quem se fecha na caixa, morreu e não sabe!
      Beijus,

      Excluir
  12. Ser quadrado é uma opção do individuo... preciso aceitar... mas cá pra nós: que opção preguiçosa essa, nzé? Hehehehe! Luminha, gracias pelo teu comment, dear... mas "fígado" não tenho mais, não! Hahahahaha! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fred!!
      Tento me manter longe de pessoas quadradas, de quem acha superior e que não muda de ideia.
      Caramba... depois do fígado deteriorado, o proximo orgão é a cabeça, heim? (rs*)
      Beijus,

      Excluir
  13. Oi, Luma. Embora sempre me considerando uma pessoa aberta para quebrar padrões, descobri o quanto eu fiquei quadrada e foi preciso me desconstruir para perceber que na realidade nunca somos detentores da verdade, nada está pronto nas nossas vidas. Quanto mais flexibilidade usamos para enxergar a vida, menor o grau de sofrimento e maiores as possibilidades.
    E como é bom, na dúvida, escolher sem medo do que nos espera!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia!!
      Também acredito que o caminho da flexibilidade propicia maior visão da vida e consequentemente maior a da chance de encontrarmos o caminho satisfação pessoal.
      O medo protege mas também oprime!
      Beijus,

      Excluir
  14. Anônimo20:47

    Oi Luma! Eu penso que de vez em quando devemos esvaziarmos de nós mesmos como se fosse uma desintoxicação de ideias. Só dessa maneira podemos descartar o lixo e apreender o novo. Beijo e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!!
      Concordo que precisamos esvaziarmos de nós, mas dificilmente fazemos isso sozinhos!! O ser humano por ser social, precisa interagir, abrir a caixa...
      Ótima semana para você também!!
      Beijus,

      Excluir
  15. Acho que a vida é muito curta para vivermos diariamente nos privando da felicidade por simples medo :)
    bjsss

    ResponderExcluir
  16. Olá Luma,

    Uma grande verdade. Acho que nunca fui quadrada, contudo, com o passar dos anos fui me tornando mais soft e só me faz bem.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sissym!!
      Como escrevi lá no dihitt, melhor quem suaviza do que endurece com o passar dos anos. A dureza amarga a vida!!
      Beijus,

      Excluir
  17. O medo de arriscar é um dos grandes inimigos do ser humano. Infelizmente ainda sou refém dele muitas vezes. Porém, o medo de aceitar é diferente. Isso é intolerância e ignorância. Assim enxergo os quadrados. Interessante essa reflexão. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreveu a palavra certa: intolerância!!
      O mundo seria bem melhor sem ela!
      Beijus,

      Excluir
  18. Não sei o que eu penso sobre isso. Nunca tinha escutado ou visto esta expressão ¨soft power¨, mas acho que a suavidade e delicadeza são importantes características para influenciar pessoas.
    Ter uma marca é poder também.
    Boa semana, bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Roseane!!
      A suavidade e delicadeza nunca são demais!! Precisamos muito desses dois ingredientes em nossa vida!
      Beijus,

      Excluir
  19. Querida Luma
    Sou muito impulsiva, então geralmente arrisco-me muito, mas para mim nem sempre é um bem, preciso encontrar um equilíbrio!
    Sinto-me uma pessoa ignorantes em muitos aspectos, mas estou numa eterna busca, pois estamos nesse mundo para evoluir, né?!.
    O duro é quando o ignorante, o quadrado, pensa saber tudo - ui!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Léia!!
      Tem consciência dos seus limites e é humilde o bastante para reconhecer que é ignorante em alguns aspecto. Mas veja, a pessoa quadrada, acha que sabe tudo! Alguém que diz, por exemplo: Nasci assim e não vou mudar. Pensando assim, ela já se fecha para novas possibilidades de aprendizado.
      Beijus,

      Excluir
  20. Esse termo é novo para mim... mas penso que gentileza é o segredo para tudo nesse mundo.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gentileza é a base de todas as relações!!
      Beijus,

      Excluir
  21. A dúvida é sadia, quando nos impulsiona a pesquisar para descobrir. O que não é valido é devido a dúvida, ficarmos bloqueados e paralisados sem tomarmos qualquer atitude.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Élys, tem gente que coloca a dúvida na caixinha e empurra a vida com a barriga. Daí como faz?
      :)
      Beijus,

      Excluir
  22. Tem mesmo muita gente quadrada por ai!!
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Luma, que texto redondinho...
    Agora, gente quadrada, de ideais ultrapassadas é o que mais encontramos por aí! O pior, é que as mudanças soam como verdadeiros "palavrões" para quem quer e insiste em ser assim...

    O termo "soft" é novinho em folha, eu não conhecia com esse significado! Mas já gostei de cara!
    Adoro fazer uso desse poder suave e já o utilizava até sem querer... Conheço-o como a maneira de ser gentil, de cativar as pessoas com o nosso jeito peculiar e sincero de ser!

    Beijos grandes Luma!
    E uma semana linda para você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana!!
      Eu entendo pessoas que possuem ideias ultrapassadas, mas não se fecham para a vida. Não acho que a pessoa tenha que mudar o jeito dela para viver bem, se isso não afetam as pessoas do seu convívio. Mas acho que justamente por causa da convivência, as pessoas deveriam estar mais abertas para escutar o outro. Nesse ponto que digo das pessoas quadradas :) Aquela que sua opinião é a certa e pronto!!
      Beijus,

      Excluir
  24. Para mim "gente quadrada" é todos(as) que ficaram perdidas no tempo e perderam o comboio. Divido essas pessoas em duas classes: os velhos e os menos velhos porque muitos não tiveram hipótese de evoluir, e dou um exemplo: ainda há terras, aldeias, vilas sem luz, água canalizada e meios de comunicação tirando o simples rádio de pilhas e se conseguirem pilhas. Os outros têm tudo e mantêm-se fieís ao retrato queimado do passado. Há quadrados e quadrados e uns ainda tolero outros...quero distância!
    Não me considero quadrada e enfiada numa caixa? nem num caixão...um dia irei lá passar mas passado o tempo das cerimónias hipócritas porque aí todo o mundo aparece, né? salto fora ou voo porque quero ser cremada:):):)
    Procuro aprender todos os dias até ao dia em que Deus carimbar o meu passaporte! Enfim!

    Quanto à diplomacia - soft power. Não concordo com essa "máscara" para ter poder/marca e assim arranjar amigos e até subir na vida (muitas vezes pisando os outros)...porque tudo que não é natural e verdadeiro...tem os dias contados e caindo a máscara tudo se descobre e quem acreditou "escafedeu-se":) Os maiores e mais perigosos "soft power" são todos os políticos, os artistas, os do jet7 a 10, porque o poder que têm é o dinheiro e quando se acaba? Em tudo e todos há raras excepções.

    Não sou nada de nham, nham, e "soft" só conheço o gelado da OLÀ, não sei por aí haverá, que é uma delícia. Power, sim tenho poder sim... de lutar, de solidariedade, de honestidade, educação, etc. e não abro mão dos meus sonhos e optimismo. Bem que tentam roubar-me...mas até hoje nada, nem ninguém o conseguiu!

    É o que eu acho e faço com que os "quadrados" passem a circulos formando um mundo e dos soft power ponho-os na prateleira que só saem de lá quando caem:)

    Beijos e agora vou dormir com o meu "power"...consciência tranquila e dizer - hoje cumpri a missão e amanhã se acordar... logo se verá:)

    Inté

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fatyly!!
      Adoro o seu bom humor! A diplomacia usa dessa máscara porque nem sempre é fácil lidar com nações quadradas. Mas os quadrados não se acham quadrados, como faz?
      A questão é quando os quadrados começam a interferir na vida dos redondos. Estamos nós a interferir na vida dos quadrados? Não, os redondos estão felizes, interagindo... até que encontra um quadrado à sua frente, que queira minar sua felicidade e interação. Daí o "soft power" para lidar com essa gente quadrada. A vida é complicada, então melhor não conviver com quadrados!! :)
      Beijus,

      Excluir
  25. Luma
    Voce nao acrdita. estive tao atarefada, visitando meus tios em araxa, e aqui em casa mesmo trabalhando. Que so agora vi o seu recadinho. me desculpe tá?
    Vou ver se escrevo sobre o meu autor favorito e te mostro
    Eu estou sem assunto. Por isso nao ando postando.
    E nao sei porque nao acho tempo de rever minhas amigas e meus amigos . Mas nao as abandonei. Só estou mais atarefada.
    com carinho Monica
    Vou ver se coloco algo nem que seja um pensamento
    Mas estou com saudades de cada uma de voces.
    Aqui esta um frio d e lascar. E nós mineiros nao temos lareira. E cobertor mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mônica!!
      Aproveita o inverno e depois você volta a blogar!
      No inverno a voltade é ficar assistindo um filme ou ficar debaixo do cobertor lendo. Eu entendo, também sou mineira!!
      Beijus,

      Excluir
  26. Eu acho que é por aí Luma.
    Permitir-se ser e fazer feliz,se assim for, esvaziemos nossas caixas amiga.
    Linda semana Luma.
    Um terno abraço de paz e luz.
    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vedade, Toninho!
      Temos que estar abertos as mudanças!!
      Beijus,

      Excluir
  27. Li seu texto Luma e todos os comentários...fiquei quadrada...brincadeirinha!!!!
    Mas o povo não tem mais nada que inventar...gente quadrada!!!srsr Pois é deve ser muito chato viver assim...
    E quanto ao nome soft power...bem não concordo com tantos nomes, marcas e rótulos.. para mim um ser que evolui vive...simplesmente vive plenamente tudo! E o conhecimento de hoje poderá não ser útil amanhã...
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Astrid!
      Acho que é bem isso mesmo! Um estudante não imagina porque está aprendendo tal coisa e no futuro pensa no porquê de ter estudado tanto uma determinada matéria, se não a usa! Mas aí que está a chave da questão. Achamos que não usamos, mas todo tipo de estudo ajuda a aprimorar o nosso raciocínio. Estudar é um avanço para o homem, por isso acho que o conhecimento só não será usado se ela mudar totalmente de vida.
      A vida de gente quadrada deve ser bem chata mesmo!!
      Beijus,

      Excluir
  28. Olá Luma!
    Bom é algo a se pensar de fato...tem momentos que precisamos nos arriscar e rever conceitos..mas é bom pensar sempre para não fazer besteiras rs.
    Bom alguns personagens de anime possuem cabelos exagerados, seja no corte, cores ou comprimento. Eu acho que isso é feito para, na hora do desenho dar um movimento e um efeito maior. O da Ino é pequeno perto de alguns cabelos de anime que já vi...tem um, a Hinoto, que é muito longo.
    Eu não sabia o significado do nome da Ino. Agora entendo porque a outra personagem a apelidou de "porquinha".
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tsu!
      Gosto das curiosidades que cercam os animes! :)
      Pensar é um ensaio para o ato, pensou nisso?
      Beijus,

      Excluir
  29. Oi Luma.
    "Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa", disse Sócrates. Não sou tão radical como o filósofo; tenho algumas verdades arraigadas das quais não posso me desfazer, mas bem que gostaria de me livrar de algumas quinquilharias intelectuais, porém o avanço da idade me faz cada vez mais refratário a mudanças. Quem diria, sou um quadrado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jens, conta outra!
      Você quadrado?
      Não é mesmo!
      Beijus,

      Excluir
  30. Maravilhosa a frase de Shakespeare.
    Quantas vezes nós deixamos de ser felizes por puro medo de enfrentar as coisas, de arriscar... E nisso valiosas chances são perdidas.
    Bjus
    http://blogluminoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A beleza que vemos na vida só é vista porque arriscamos olhar! Ter olhos para a beleza não é para qualquer um!!
      Beijus,

      Excluir
  31. Concordo plenamente. A vida, apesar de ter diversos lados, não prescinde de paredes e teto para ser vivida: precisamos de um chão resistente, uma base forte e os musculos do pescoço flexiveis: para olhar pra frente e seguir, para tras e aprender, para o lado e tentar contar, para baixo e para cima guardando a consciencia de que podem parecer, mas ninguém é maior ou menor que nos, e é nesta igualdade que evoluiremos.

    beijobjo =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony!!
      Escreveu bonito...
      De igual para igual, foi assim que o criador se inspirou para criar a humanidade!!
      Beijus,

      Excluir
  32. Perfeito, Luma! Perfeito!!!

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  33. Aprender até morrer, diz-se por cá...E sim, há que ousar arriscar, só assim se evolui.

    Bjo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diz o ditado: "Quem não arrisca, não petisca" :) Beijus,

      Excluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor