A terra é azul



A criança pinta o branco de azul sem cerimônia e instintivamente. Azul é a cor da água do mar, da lagoa, do rio, do céu, do ar...

Pois não é que tudo parece azul?



A criança olha
para o céu azul.
Levanta a mãozinha,
quer tocar o céu.

Não sente a criança
que o céu é ilusão:
Crê que não o alcança,
quando o tem na mão.
(Manuel Bandeira)



Visto da terra, o céu é azul.
Vista do céu, a terra é azul.
Será o azul uma cor em si
Ou uma questão de distância?
Ou uma questão de nostalgia?
O inatingível é sempre azul.
(Clarice Lispector)



A minha esperança mora
No vento e nas sereias –
É o azul fantástico da aurora
E o lírio das areias.
(Sophia M. B. Andresen)



Azul é a minha cor e já coloquei azul em tudo ao meu redor! Até mesmo, tenho um amigo que coloquei apelido de "Azul" - Que virou nome. Todo mundo conhece ele como "Azul". E Foi "Azul" que me deu a dica do site "Idée Labs".

Neste site, existem basicamente 3 opções de ferramentas para brincar com as imagens online. Na primeira, dentro de uma paleta de cores, você pode escolher no máximo 10 tons das cores que preferir e montar mosaicos, como fiz acima, com fotos do flickr. Eu escolhi somente tons de "Azul", lógico.

Nas outras opções da ferramenta, você pode escolher uma imagem que esteja disponível no site ou baixar fotos do seu computador, que aleatoriamente são procuradas imagens contendo os mesmos tons da sua imagem para formação do mosaico.

Você não precisa parar na formação dos mosaicos. Clicando em cada um dos quadrados, você chega ao link original da imagem e existem outras ferramentas agregadas a este link. Para quem gosta de passar o tempo olhando/brincando com imagens ou mesmo fazer uma coleção de fotos bacanas!



*A frase título do post "A terra é Azul" é uma referência as palavras ditas pelo astronauta russo Yuri Gagarin, quando ainda major pronunciou com assombro, a referida frase. Por feliz coincidência, foi no dia 12 de Abril de 1961 que essa frase foi proferida.

Hoje é comemorado o aniversário da missão.

Enquanto ele estava no espaço, a bordo da cápsula Vostok I, sua mãe, a camponesa Anna Tommoffevna, atônita, ouvia a notícia pelo rádio e não se cansava de repetir "O que ele foi fazer? O que ele foi fazer?" - A resposta: Ele tinha acabado de entrar para a História.

Ele voltou da órbita, cheio de impressões sobre a terra vista de longe e deixou os americanos perplexos. Virou herói internacional com aura de mito, ao transpor as fronteiras do globo, acirrando a Guerra Fria de tecnologias e egos travada entre EUA e URSS.

A corrida espacial não era apenas uma questão de prestígio. Estavam em jogo pesados interesses militares e, na década de 60, já se operavam, por exemplo, satélites encarregados de detectar explosões nucleares. Independente da nacionalidade, toda a Humanidade seria beneficiada por outros tipos de engenhos orbitais. Um desses, o Telstar I, tornou possível a primeira transmissão transatlântica da televisão, em Julho de 1962, quando os franceses puderam ver, durante alguns minutos, o presidente americano John F. Kennedy do outro lado do globo.

Yuri Gagarin, pioneiro de todo o trânsito planetário, morreu em 1968 em um acidente de avião, sem saber que o homem alcançaria, enfim, a lua.

Era o sonho deste astronauta pisar na lua. Haviam outros sonhos, de outros homens em prol da humanidade. John F. Kennedy em seu discurso de posse na presidência dos EUA, havia pronunciado:

"Não pergunte o que seu país pode fazer por você, e sim o que você pode fazer pelo seu país (...) Que os dois lados busquem as maravilhas da ciência em vez de seus horrores. Juntos, vamos explorar as estrelas, conquistar os desertos, erradicar as doenças, chegar às profundezas do oceano e estimular as artes e o comércio".

O sonho não acabou. Sonhar é querer tudo "Azul"- Um mundo blue pra você!

Está postagem é parte integrante do encontro de blogueiros e amigos, para tornar a blogosfera mais colorida: Nesta segunda-feira a cor é azul. Participe!! Vem tomar café e comer bolo com a Glorinha!!

55 comentários :

  1. Linda a sua blogagem azul. Os pemas e as fotos ficaram lindos assim intercalados. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Azul é minha cor preferida. Achei as imagens e o texto belíssimos.

    ResponderExcluir
  3. Não tem mesmo como não amar! Meus filhos adoram azul (+ verde); e partiu deles. Eu gosto mais do azul com marrom, me encanta. Mas o azul aqui em casa está em alta. Sempre.
    Não tenho o azul como cor, mas como uma sensação, momento, uma lembrança. Ele me lembra carinho, ternura, algo inesperadamente bom.
    Bjos azulados!

    ResponderExcluir
  4. Tudo azul para você!
    Que seus sonhos coloridos se realizem!
    Adorei brincar com o quadrado!
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  5. Luma, seu post foi ótimo, lindo, educativo, evocando momento histórico. Bom demais.
    Vou ver se dou conta de fazer o mesmo que você, com as imagens. Adorei!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Ai.que delicia... tudo azul...é a minha cor predileta!!!
    Que você tenha uma semana assim... tudo azul...
    Bjs carinhosos
    Márcia
    Ps: Muito bom o texto..sempre é bom lembrar...

    ResponderExcluir
  7. Os blogs que participam da blogagem coletiva deixam minha lista de blogs colorida todas as segundas-feiras. É bacana...

    A frase do Kennedy é "mais conhecida que farinha na feira" (como diriam lá no Nordeste), mas com o contexto que você apresentou ficou mais coesa.

    Um abraço,
    Michelle.

    ResponderExcluir
  8. Luma, minha linda! adorei seu post e fiquei feliz em saber que hoje é aniversário do dia em que se descobriu que A Terra é Azul e que a frase foi proferida por Gagrin!
    feliz coincidência mesmo!
    Olha, estou tão feliz com o que essa blogagem colorida tem me proporcionado! Ideias de todos os tipos, concepções de vida, maneiras de pensar...acho que a função da blogosfera é essa: irmanamento, independente de fé, religião, raça, país...esse é o mundo azul que eu sonhei!
    obrigada pela dica do mosaico...não sei fazer nada disso...vou lá aprender...
    beijos azuis Luminha!

    ResponderExcluir
  9. Ah, ia lhe contar e esqueci: meu filho tem lindos olhos azuis e a mulher dele o chamava de "Azul"; o apelido era só dela, e quando os amigos começaram a "zoar" e chamá-lo assim, ela trocou (o apelido, não o marido...).
    Ia até colocar uma foto dele (do filho) no blog, junto com a de meu marido, que também tem olhos azuis, mas me bateu uma tristeza na hora de postar em azul, que deletei tudo e comecei de novo, dando no que deu.Daí descobri, pela Beth e pela Glorinha, que a cor azul atrai a melancolia e entendi onde desanimei.
    Bj
    Bj

    ResponderExcluir
  10. To adorando essas postagens coloridas!!! Vou ver se segunda q vem me lembro e participo ^^
    Beijos saltitantes
    Boa semana

    ResponderExcluir
  11. Delicia de post !!! Delicia de fotos...adorei !!! Bjim azul...

    ResponderExcluir
  12. Luma

    Adorei seu post, desde o princípio ao fim.

    A cor, as fotos, os poemas e a história que vivi intensamente e que parecia autêntico filme de ficção.

    Naquela altura, muita gente dizia que o salto na lua era filmado em Holywood e transmitido na TV para enganar as pessoas. Viu-se que não foi mentira e que a ciência beneficiou com cada passo dado naquele tempo ao nível do espaço.

    Quando trabalhava e comecei usando máquina de escrever eléctrica, fax, telex, PC e tudo o que veio a seguir só se via em filme de ficção. Quando os filhos chegaram à idade de escolher seu rumo indiquei-lhes qualquer coisa que tivesse a ver com as tecnologias das telecomunicações. Viu-se que eu estava certa mas não era nada que uma trabalhadora numa grande multinacional do ramo das telecomunicações tivesse dificuldade em perceber tal o rumo/velocidade que a empresa demonstrava em colocar novos produtos no mercado.

    Hoje, infelizmente, só vejo um rumo para mantermos este planeta azul, para ti, e verde, muito verde, para mim, em condições de habitabilidade. Os jovens estudarem e empenharem-se nas tecnologias do ambiente para salvarem este planeta.

    Salvem este Planeta quer ele seja AZUL ou VERDE, MAS SALVEM-NO RAPIDAMENTE!

    Beijossssss

    ResponderExcluir
  13. Outro dia, a Lu escreveu num momento de sua novela que os jovens não vêem tudo azul como deveria e fiquei pensando nisso. Agora chego aqui e encontro o seu olhar sobre o azul, com direito a poemas e mais dizeres. Sim, o azul parece nos permitir uma calma pouco comum aos dias atuais. OU será que somos nós que nos acostumamos a falta dessa calma e nos conformamos com as brutalidades humanas tão densas e pouco coloridas?
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  14. Oi Luma!

    Eu acredito no AZUL! BLUE é comigo mesmo, com certeza. Adorei a dica do site e o post lindo.

    beijos querida e boa semana,

    ResponderExcluir
  15. Anônimo17:58

    Bela postagem Luma. Boa semana. Big Beijos

    ResponderExcluir
  16. adorei ver as imagens blue no seu blog. curti a historia e boa noite pra vc. E que o nosso amanhecer seja blue...
    ahahaha
    abçs

    ResponderExcluir
  17. Luma:
    Boa noite!
    A postagem de hoje é da sua cor e tudo que eu queria ler sobre azul...está aqui.
    Uma boa semana!
    Beijos.
    Anny.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Luma!
    Está lindo o seu post azul.
    Gostei das poesias, das histórias e de todas as imagens. E, mais ainda da dica que soprou!
    O azul quando faz parte da alma de alguém fica assim...borbulhante!
    Agora tenha sonhos azuis...e fica com um beijo meu.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto muito de AZUL, aliás tudo que falar de crores é comigo...Linda tua participação e bem ilustrada!beijos,linda noite e semana,chica

    ResponderExcluir
  20. O post está uma maravilha.
    Associar o azul à terra vista do espaço pelo astronauta é uma lembrança boa, mesmo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Que delícia de cores, de sons, de palavras e de comemorações!!^^
    Luma, que encanto cada post seu!! Uma delícia mesmo!!^^

    Gostei do all-star do Idée Labs, rs...

    Beijos e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  22. " A terra é azul" , lindo seu post.

    Eu aderi, mas só consegui pensar em mar e céu, também pensei em hortencias, mas preferi me ligar no mar, minha paixão maior...

    ResponderExcluir
  23. ai q lindo...adorei.

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  24. Luma, como vai???
    Eu fiquei encantada com as poesias e as fotos. Me deu uma calminha boa neste fim de noite.
    A poesia da criança me fez lembrar da minha infancia. Eu adorava deitar na grama e ficar observando o céu e imaginava, se acaso estivesse em um avião, se conseguiria tocá-lo.
    Ainda hoje, na praia, fico flutuando na agua e observando o céu, as nuvens e seus formatos.
    Acho que céu e mar sempre causaram muito fascínio não é mesmo???

    Um abraço e parabéns pelo belíssimo post!

    ResponderExcluir
  25. Que lindo Luma!
    E que engraçado... estudámos o mapa do Yuri Gagarin no forum da Escola de Astrologia Nova-Lis.

    http://www.nova-lis.com/index.php?option=com_fireboard&Itemid=303&func=view&id=6635&catid=39

    E para mim a Astrologia também é azul! :-)
    Bem haja por isto!
    Beijos***deFada

    ResponderExcluir
  26. Oi LUMAZUL!
    Que barato, adorei os recursos, adorei a lembrança da primeira visão de nosso planeta azul!

    Querida e os poemas, vc é mesmo uma mulher de mil recursos.

    Sabia que quando inventaram o jeans, o tom azul foi o que mais pegou. PQ? Com o tempo os marketeiros percebram que esse era o tom ideal, pq azul é o tom que mais combina com a cor do ser humano. Seja ele branco, negro ou amarelo. Bacana né?

    Será por causa da Terra, nosso planeta azul?

    ResponderExcluir
  27. Ai, Luminha, que lindo!
    Eu não conhecia este site, que bacana, vou ver também, pois adoro imagens e juntá-las assim acho que ficam mais enfáticas.
    Quanto ao post, como sempre, deu um banho de história pra gente, não sabia dessa coincidência de hoje e do azul proposto pela Glorinha.
    A-do-rei!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  28. Luma,
    Eu adoro azul... Azul, lilás e amarelo são minhas cores preferidas.

    Amei o post . Por coincidência meu blog de variedades, Arte Imita a Vida, voltou às cores originais, azul e branco .

    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Luma, Adorei o post! lindas fotos, lindo texto e com Clarice Lispector então... Perfeito. E para os dias nublados, lembremos que a terra é azul!
    bj
    Dani

    ResponderExcluir
  30. Anônimo22:45

    Que lindo , adorei esse azul todo. Hoje estav estudando para a prova de Geografia da Anna Luiza. Mostrei o globo terrestre, o tamanhodo oceano Pacifico. Peguei no YouTube, a musca Agua de Guilherme Arantes. Mas ela tem muito mais conscinecia de que a Terra e azul do que eu . Quando era bebê cantava umas coisas sobre o planeta, umas letras de musca que inventava- isso de pequena, digo, quando aprendeu a falar frases. Parecia que era parapsicologia, mas é mesmo a sensibilidade da criança diante da imensidao azul do cosmos inclusive. Alias , Imensidao Azul é meu filme preferido, voce assistiu:? Se nao, é imperdivel.
    Beijos e o carinho da Cam

    ResponderExcluir
  31. Adorei!!!

    Os versos, as fotos e a curiosidade sobre o Gagarin!

    beijo azul

    ResponderExcluir
  32. Oi Luma!!! Obrigada pela visitinha e comentário!

    Adorei teu post azul e adorei as fotos!

    Já coloquei lá no meu post um OBS bem lembrado por ti.

    Vou continuar te visitando aqui. Agora estou a te seguir.

    Bjão!

    http://chelleschons.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Olá Luma, primeiro quero agradecer por nos visitar, venha sempre que puder, viu será um prazer.

    Gostei muito da sua associação do azul com a visão lá de cima, resgatar astronautas, céu.
    Foi muito feliz na escolha

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  34. Que maravilha de post!Tenho agora que agradecer todas as maravilhas que estou lendo.
    Bjs,Rozani

    ResponderExcluir
  35. Oi Luminha,
    que lindo todo este azul!!!
    Precisamos de muito azul em nossas vidas!
    Lindo post, poemas e imagens.
    Obrigada por sua visita minha linda, gosto deveras de ti.
    Doce beijo na alma...

    ResponderExcluir
  36. Luma

    Como sempre, é você mesma: cultura, informação, poesia. Um post magnífico, de um azul muito especial.

    Beijo azul.

    ResponderExcluir
  37. Luma, arrasou no azul, hein!
    Fiquei muito feliz em te ver no Misturação.
    Xeros e boa semana

    ResponderExcluir
  38. Luma, bom dia! Obrigada pela visita!
    Estou conhecendo o teu blog... ele é gostoso! Voltarei!
    "Vesti azul, minha sorte então mudou!"

    ResponderExcluir
  39. Luma,

    Não sabia que Gagarin havia morrido desta forma! fiquei surpreso. Achei muito bacana esta bc baseada nas cores, o azul é uma de minhas preferidas, pois passa uma sensação de calmaria, tranquilidade.

    Belo post, abraços.

    ResponderExcluir
  40. Azul também é a minha cor preferida. Gosto também de verde. Bonito ver esse seu blogue vestido de azul. Um beijo.

    ResponderExcluir
  41. Luma,
    Sabia que vc está certa???

    Qdo o mundo é azul e tudo é azul e ficamos mais em paz...
    Estou com uma saudade grande de vc, vê se aparece!
    Adorei os mosaicos viu???

    bjão

    ResponderExcluir
  42. Anônimo13:04

    Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo13:05

    "Até mesmo tenho um amigo que coloquei apelido de Azul - Que virou nome. Todo mundo conhece ele como AZUL". Que bonitinho! *__*

    Não há muito o que dizer, está tudo "azul" por aqui! =D

    Para complentar... Blue moon pra você!

    Bjos.

    .::.Susy.::.

    ResponderExcluir
  44. Olá minha querida Luma, tudo maravilhosamente lindo e azul. Porém, a minha cor é rosa. Azul a segunda...

    paz e harmonia,

    forte abraço,

    C@aurosa

    ResponderExcluir
  45. Luma:
    Pensei já ter comentado aqui. Mas, tudo bem. Vou faze-lo novamete. Rs!
    Você encontrou uma bela maneira de colocar o azul no texto, nos poemas, no que contou. Adorei!
    Mas hoje me lembrei de você porque hoje os astronautas, depois de fazerem os devidos reparos, puderam fotografar a Terra. Poxa! fiquei emocionada...
    Beijos.
    Anny.

    ResponderExcluir
  46. Oi Luma,
    A Blogagem COLORINDO A VIDA, fez nossos caminhos cruzarem e nos descobrimos no AZUL!!!
    Que bom!!!Que bom!!
    Agradeço sua visita e seu amável comentário no meu BLOG.
    Muito oportuna sua postagem sobre o AZUL e as imagens não poderiam ser mais belas e significativas!
    Receba meus cumprimentos e um abração carinhoso cá das Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  47. Não sei Lu... nem o que esperar do País nem o que posso fazer por ele... to num periodo complicado aqui...
    Lindo seu azul... lindo!

    beijo

    ResponderExcluir
  48. Adorei os versos azuis!!! Se meu bebê for um menino, vou roubar um versinho para o meu blog! Bjs...

    ResponderExcluir
  49. Luma,
    Obrigado pela sua presença amiga lá no blog, pelo comentário, fico feliz que tenha gostado das imagens.
    Estaremos nos acompanhando nessa blogosfera azul, interagindo, aprendendo, crescendo, nos tornando ainda mais integrados e humanos.
    Parabéns pelas lindas imagens, pelos textos, por todo esse belo trabalho realizado nesse rico espaço azul. Abraço/ney.

    ResponderExcluir
  50. OI Luma....obrigado pela presença lá no Verseiro...
    O que dizer de tanto azul, apenas reforço e digo que ele geralmente faz parte de meus poemas, poratnto deixo esse pequenino, mas que fala do azul de forma grande...rss

    Céu e Mar

    Há tanto azul em mim,
    mas tanto azul...
    que durmo céu
    e acordo mar

    Um abraço na alma...bjo

    ResponderExcluir
  51. Eu gosto muito do azul....Mas, a minha cor preferida ainda é, de longe ou de perto, lilás..bjs e dias felzies

    ResponderExcluir
  52. que postagem bárbara...amie..parabens e obrigada
    beijos
    vi

    ResponderExcluir
  53. Oi Luma, confesso que azul n eh minha cor favorita, mas os mosaicos alegraram meus olhos qd voltei aqui.

    gosto mt da cor verde;

    bjos

    ResponderExcluir
  54. agora achei seu blog. é muito bom. Obrigada pela visita.
    É preciso ter fé na vida.
    abrs

    ResponderExcluir
  55. Mas o primeiro ser vivo foi a Laika, senão me engano, teve uma grande comoção quando o mundo descobriu que ela não voltaria para Terra...

    Mas quem dera pudesse pintar os corações de todo seres humanos de azul.

    Fique com Deus, menina Luma.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor