A terra é azul
A criança pinta o branco de azul sem cerimônia e instintivamente. Azul é a cor da água do mar, da lagoa, do rio, do céu, do ar...
Pois não é que tudo parece azul?
A criança olha
para o céu azul.
Levanta a mãozinha,
quer tocar o céu.
Não sente a criança
que o céu é ilusão:
Crê que não o alcança,
quando o tem na mão.
(Manuel Bandeira)
Visto da terra, o céu é azul.
Vista do céu, a terra é azul.
Será o azul uma cor em si
Ou uma questão de distância?
Ou uma questão de nostalgia?
O inatingível é sempre azul.
(Clarice Lispector)
A minha esperança mora
No vento e nas sereias –
É o azul fantástico da aurora
E o lírio das areias.
(Sophia M. B. Andresen)
Azul é a minha cor e já coloquei azul em tudo ao meu redor! Até mesmo, tenho um amigo que coloquei apelido de "Azul" - Que virou nome. Todo mundo conhece ele como "Azul". E Foi "Azul" que me deu a dica do site "Idée Labs".
Neste site, existem basicamente 3 opções de ferramentas para brincar com as imagens online. Na primeira, dentro de uma paleta de cores, você pode escolher no máximo 10 tons das cores que preferir e montar mosaicos, como fiz acima, com fotos do flickr. Eu escolhi somente tons de "Azul", lógico.
Nas outras opções da ferramenta, você pode escolher uma imagem que esteja disponível no site ou baixar fotos do seu computador, que aleatoriamente são procuradas imagens contendo os mesmos tons da sua imagem para formação do mosaico.
Você não precisa parar na formação dos mosaicos. Clicando em cada um dos quadrados, você chega ao link original da imagem e existem outras ferramentas agregadas a este link. Para quem gosta de passar o tempo olhando/brincando com imagens ou mesmo fazer uma coleção de fotos bacanas!
*A frase título do post "A terra é Azul" é uma referência as palavras ditas pelo astronauta russo Yuri Gagarin, quando ainda major pronunciou com assombro, a referida frase. Por feliz coincidência, foi no dia 12 de Abril de 1961 que essa frase foi proferida.
Hoje é comemorado o aniversário da missão.
Enquanto ele estava no espaço, a bordo da cápsula Vostok I, sua mãe, a camponesa Anna Tommoffevna, atônita, ouvia a notícia pelo rádio e não se cansava de repetir "O que ele foi fazer? O que ele foi fazer?" - A resposta: Ele tinha acabado de entrar para a História.
Ele voltou da órbita, cheio de impressões sobre a terra vista de longe e deixou os americanos perplexos. Virou herói internacional com aura de mito, ao transpor as fronteiras do globo, acirrando a Guerra Fria de tecnologias e egos travada entre EUA e URSS.
A corrida espacial não era apenas uma questão de prestígio. Estavam em jogo pesados interesses militares e, na década de 60, já se operavam, por exemplo, satélites encarregados de detectar explosões nucleares. Independente da nacionalidade, toda a Humanidade seria beneficiada por outros tipos de engenhos orbitais. Um desses, o Telstar I, tornou possível a primeira transmissão transatlântica da televisão, em Julho de 1962, quando os franceses puderam ver, durante alguns minutos, o presidente americano John F. Kennedy do outro lado do globo.
Yuri Gagarin, pioneiro de todo o trânsito planetário, morreu em 1968 em um acidente de avião, sem saber que o homem alcançaria, enfim, a lua.
Era o sonho deste astronauta pisar na lua. Haviam outros sonhos, de outros homens em prol da humanidade. John F. Kennedy em seu discurso de posse na presidência dos EUA, havia pronunciado:
"Não pergunte o que seu país pode fazer por você, e sim o que você pode fazer pelo seu país (...) Que os dois lados busquem as maravilhas da ciência em vez de seus horrores. Juntos, vamos explorar as estrelas, conquistar os desertos, erradicar as doenças, chegar às profundezas do oceano e estimular as artes e o comércio".
O sonho não acabou. Sonhar é querer tudo "Azul"- Um mundo blue pra você!
Está postagem é parte integrante do encontro de blogueiros e amigos, para tornar a blogosfera mais colorida: Nesta segunda-feira a cor é azul. Participe!! Vem tomar café e comer bolo com a Glorinha!!
Linda a sua blogagem azul. Os pemas e as fotos ficaram lindos assim intercalados. Bjs
ResponderExcluirAzul é minha cor preferida. Achei as imagens e o texto belíssimos.
ResponderExcluirNão tem mesmo como não amar! Meus filhos adoram azul (+ verde); e partiu deles. Eu gosto mais do azul com marrom, me encanta. Mas o azul aqui em casa está em alta. Sempre.
ResponderExcluirNão tenho o azul como cor, mas como uma sensação, momento, uma lembrança. Ele me lembra carinho, ternura, algo inesperadamente bom.
Bjos azulados!
Tudo azul para você!
ResponderExcluirQue seus sonhos coloridos se realizem!
Adorei brincar com o quadrado!
com carinho Monica
Luma, seu post foi ótimo, lindo, educativo, evocando momento histórico. Bom demais.
ResponderExcluirVou ver se dou conta de fazer o mesmo que você, com as imagens. Adorei!
Bj
Ai.que delicia... tudo azul...é a minha cor predileta!!!
ResponderExcluirQue você tenha uma semana assim... tudo azul...
Bjs carinhosos
Márcia
Ps: Muito bom o texto..sempre é bom lembrar...
Os blogs que participam da blogagem coletiva deixam minha lista de blogs colorida todas as segundas-feiras. É bacana...
ResponderExcluirA frase do Kennedy é "mais conhecida que farinha na feira" (como diriam lá no Nordeste), mas com o contexto que você apresentou ficou mais coesa.
Um abraço,
Michelle.
Luma, minha linda! adorei seu post e fiquei feliz em saber que hoje é aniversário do dia em que se descobriu que A Terra é Azul e que a frase foi proferida por Gagrin!
ResponderExcluirfeliz coincidência mesmo!
Olha, estou tão feliz com o que essa blogagem colorida tem me proporcionado! Ideias de todos os tipos, concepções de vida, maneiras de pensar...acho que a função da blogosfera é essa: irmanamento, independente de fé, religião, raça, país...esse é o mundo azul que eu sonhei!
obrigada pela dica do mosaico...não sei fazer nada disso...vou lá aprender...
beijos azuis Luminha!
Ah, ia lhe contar e esqueci: meu filho tem lindos olhos azuis e a mulher dele o chamava de "Azul"; o apelido era só dela, e quando os amigos começaram a "zoar" e chamá-lo assim, ela trocou (o apelido, não o marido...).
ResponderExcluirIa até colocar uma foto dele (do filho) no blog, junto com a de meu marido, que também tem olhos azuis, mas me bateu uma tristeza na hora de postar em azul, que deletei tudo e comecei de novo, dando no que deu.Daí descobri, pela Beth e pela Glorinha, que a cor azul atrai a melancolia e entendi onde desanimei.
Bj
Bj
To adorando essas postagens coloridas!!! Vou ver se segunda q vem me lembro e participo ^^
ResponderExcluirBeijos saltitantes
Boa semana
Delicia de post !!! Delicia de fotos...adorei !!! Bjim azul...
ResponderExcluirLuma
ResponderExcluirAdorei seu post, desde o princípio ao fim.
A cor, as fotos, os poemas e a história que vivi intensamente e que parecia autêntico filme de ficção.
Naquela altura, muita gente dizia que o salto na lua era filmado em Holywood e transmitido na TV para enganar as pessoas. Viu-se que não foi mentira e que a ciência beneficiou com cada passo dado naquele tempo ao nível do espaço.
Quando trabalhava e comecei usando máquina de escrever eléctrica, fax, telex, PC e tudo o que veio a seguir só se via em filme de ficção. Quando os filhos chegaram à idade de escolher seu rumo indiquei-lhes qualquer coisa que tivesse a ver com as tecnologias das telecomunicações. Viu-se que eu estava certa mas não era nada que uma trabalhadora numa grande multinacional do ramo das telecomunicações tivesse dificuldade em perceber tal o rumo/velocidade que a empresa demonstrava em colocar novos produtos no mercado.
Hoje, infelizmente, só vejo um rumo para mantermos este planeta azul, para ti, e verde, muito verde, para mim, em condições de habitabilidade. Os jovens estudarem e empenharem-se nas tecnologias do ambiente para salvarem este planeta.
Salvem este Planeta quer ele seja AZUL ou VERDE, MAS SALVEM-NO RAPIDAMENTE!
Beijossssss
Outro dia, a Lu escreveu num momento de sua novela que os jovens não vêem tudo azul como deveria e fiquei pensando nisso. Agora chego aqui e encontro o seu olhar sobre o azul, com direito a poemas e mais dizeres. Sim, o azul parece nos permitir uma calma pouco comum aos dias atuais. OU será que somos nós que nos acostumamos a falta dessa calma e nos conformamos com as brutalidades humanas tão densas e pouco coloridas?
ResponderExcluirGrande abraço
Oi Luma!
ResponderExcluirEu acredito no AZUL! BLUE é comigo mesmo, com certeza. Adorei a dica do site e o post lindo.
beijos querida e boa semana,
Bela postagem Luma. Boa semana. Big Beijos
ResponderExcluiradorei ver as imagens blue no seu blog. curti a historia e boa noite pra vc. E que o nosso amanhecer seja blue...
ResponderExcluirahahaha
abçs
Luma:
ResponderExcluirBoa noite!
A postagem de hoje é da sua cor e tudo que eu queria ler sobre azul...está aqui.
Uma boa semana!
Beijos.
Anny.
Boa noite Luma!
ResponderExcluirEstá lindo o seu post azul.
Gostei das poesias, das histórias e de todas as imagens. E, mais ainda da dica que soprou!
O azul quando faz parte da alma de alguém fica assim...borbulhante!
Agora tenha sonhos azuis...e fica com um beijo meu.
Astrid Annabelle
Eu gosto muito de AZUL, aliás tudo que falar de crores é comigo...Linda tua participação e bem ilustrada!beijos,linda noite e semana,chica
ResponderExcluirO post está uma maravilha.
ResponderExcluirAssociar o azul à terra vista do espaço pelo astronauta é uma lembrança boa, mesmo.
Beijinhos
Que delícia de cores, de sons, de palavras e de comemorações!!^^
ResponderExcluirLuma, que encanto cada post seu!! Uma delícia mesmo!!^^
Gostei do all-star do Idée Labs, rs...
Beijos e boa semana!!!
" A terra é azul" , lindo seu post.
ResponderExcluirEu aderi, mas só consegui pensar em mar e céu, também pensei em hortencias, mas preferi me ligar no mar, minha paixão maior...
ai q lindo...adorei.
ResponderExcluir/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................
Luma, como vai???
ResponderExcluirEu fiquei encantada com as poesias e as fotos. Me deu uma calminha boa neste fim de noite.
A poesia da criança me fez lembrar da minha infancia. Eu adorava deitar na grama e ficar observando o céu e imaginava, se acaso estivesse em um avião, se conseguiria tocá-lo.
Ainda hoje, na praia, fico flutuando na agua e observando o céu, as nuvens e seus formatos.
Acho que céu e mar sempre causaram muito fascínio não é mesmo???
Um abraço e parabéns pelo belíssimo post!
Que lindo Luma!
ResponderExcluirE que engraçado... estudámos o mapa do Yuri Gagarin no forum da Escola de Astrologia Nova-Lis.
http://www.nova-lis.com/index.php?option=com_fireboard&Itemid=303&func=view&id=6635&catid=39
E para mim a Astrologia também é azul! :-)
Bem haja por isto!
Beijos***deFada
Oi LUMAZUL!
ResponderExcluirQue barato, adorei os recursos, adorei a lembrança da primeira visão de nosso planeta azul!
Querida e os poemas, vc é mesmo uma mulher de mil recursos.
Sabia que quando inventaram o jeans, o tom azul foi o que mais pegou. PQ? Com o tempo os marketeiros percebram que esse era o tom ideal, pq azul é o tom que mais combina com a cor do ser humano. Seja ele branco, negro ou amarelo. Bacana né?
Será por causa da Terra, nosso planeta azul?
Ai, Luminha, que lindo!
ResponderExcluirEu não conhecia este site, que bacana, vou ver também, pois adoro imagens e juntá-las assim acho que ficam mais enfáticas.
Quanto ao post, como sempre, deu um banho de história pra gente, não sabia dessa coincidência de hoje e do azul proposto pela Glorinha.
A-do-rei!
bjs cariocas
Luma,
ResponderExcluirEu adoro azul... Azul, lilás e amarelo são minhas cores preferidas.
Amei o post . Por coincidência meu blog de variedades, Arte Imita a Vida, voltou às cores originais, azul e branco .
Bjs
Luma, Adorei o post! lindas fotos, lindo texto e com Clarice Lispector então... Perfeito. E para os dias nublados, lembremos que a terra é azul!
ResponderExcluirbj
Dani
Que lindo , adorei esse azul todo. Hoje estav estudando para a prova de Geografia da Anna Luiza. Mostrei o globo terrestre, o tamanhodo oceano Pacifico. Peguei no YouTube, a musca Agua de Guilherme Arantes. Mas ela tem muito mais conscinecia de que a Terra e azul do que eu . Quando era bebê cantava umas coisas sobre o planeta, umas letras de musca que inventava- isso de pequena, digo, quando aprendeu a falar frases. Parecia que era parapsicologia, mas é mesmo a sensibilidade da criança diante da imensidao azul do cosmos inclusive. Alias , Imensidao Azul é meu filme preferido, voce assistiu:? Se nao, é imperdivel.
ResponderExcluirBeijos e o carinho da Cam
Adorei!!!
ResponderExcluirOs versos, as fotos e a curiosidade sobre o Gagarin!
beijo azul
Oi Luma!!! Obrigada pela visitinha e comentário!
ResponderExcluirAdorei teu post azul e adorei as fotos!
Já coloquei lá no meu post um OBS bem lembrado por ti.
Vou continuar te visitando aqui. Agora estou a te seguir.
Bjão!
http://chelleschons.blogspot.com/
Olá Luma, primeiro quero agradecer por nos visitar, venha sempre que puder, viu será um prazer.
ResponderExcluirGostei muito da sua associação do azul com a visão lá de cima, resgatar astronautas, céu.
Foi muito feliz na escolha
Beijinho.
Que maravilha de post!Tenho agora que agradecer todas as maravilhas que estou lendo.
ResponderExcluirBjs,Rozani
Oi Luminha,
ResponderExcluirque lindo todo este azul!!!
Precisamos de muito azul em nossas vidas!
Lindo post, poemas e imagens.
Obrigada por sua visita minha linda, gosto deveras de ti.
Doce beijo na alma...
Luma
ResponderExcluirComo sempre, é você mesma: cultura, informação, poesia. Um post magnífico, de um azul muito especial.
Beijo azul.
Luma, arrasou no azul, hein!
ResponderExcluirFiquei muito feliz em te ver no Misturação.
Xeros e boa semana
Luma, bom dia! Obrigada pela visita!
ResponderExcluirEstou conhecendo o teu blog... ele é gostoso! Voltarei!
"Vesti azul, minha sorte então mudou!"
Luma,
ResponderExcluirNão sabia que Gagarin havia morrido desta forma! fiquei surpreso. Achei muito bacana esta bc baseada nas cores, o azul é uma de minhas preferidas, pois passa uma sensação de calmaria, tranquilidade.
Belo post, abraços.
Azul também é a minha cor preferida. Gosto também de verde. Bonito ver esse seu blogue vestido de azul. Um beijo.
ResponderExcluirLuma,
ResponderExcluirSabia que vc está certa???
Qdo o mundo é azul e tudo é azul e ficamos mais em paz...
Estou com uma saudade grande de vc, vê se aparece!
Adorei os mosaicos viu???
bjão
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir"Até mesmo tenho um amigo que coloquei apelido de Azul - Que virou nome. Todo mundo conhece ele como AZUL". Que bonitinho! *__*
ResponderExcluirNão há muito o que dizer, está tudo "azul" por aqui! =D
Para complentar... Blue moon pra você!
Bjos.
.::.Susy.::.
Olá minha querida Luma, tudo maravilhosamente lindo e azul. Porém, a minha cor é rosa. Azul a segunda...
ResponderExcluirpaz e harmonia,
forte abraço,
C@aurosa
Luma:
ResponderExcluirPensei já ter comentado aqui. Mas, tudo bem. Vou faze-lo novamete. Rs!
Você encontrou uma bela maneira de colocar o azul no texto, nos poemas, no que contou. Adorei!
Mas hoje me lembrei de você porque hoje os astronautas, depois de fazerem os devidos reparos, puderam fotografar a Terra. Poxa! fiquei emocionada...
Beijos.
Anny.
Oi Luma,
ResponderExcluirA Blogagem COLORINDO A VIDA, fez nossos caminhos cruzarem e nos descobrimos no AZUL!!!
Que bom!!!Que bom!!
Agradeço sua visita e seu amável comentário no meu BLOG.
Muito oportuna sua postagem sobre o AZUL e as imagens não poderiam ser mais belas e significativas!
Receba meus cumprimentos e um abração carinhoso cá das Minas Gerais.
Não sei Lu... nem o que esperar do País nem o que posso fazer por ele... to num periodo complicado aqui...
ResponderExcluirLindo seu azul... lindo!
beijo
Adorei os versos azuis!!! Se meu bebê for um menino, vou roubar um versinho para o meu blog! Bjs...
ResponderExcluirLuma,
ResponderExcluirObrigado pela sua presença amiga lá no blog, pelo comentário, fico feliz que tenha gostado das imagens.
Estaremos nos acompanhando nessa blogosfera azul, interagindo, aprendendo, crescendo, nos tornando ainda mais integrados e humanos.
Parabéns pelas lindas imagens, pelos textos, por todo esse belo trabalho realizado nesse rico espaço azul. Abraço/ney.
OI Luma....obrigado pela presença lá no Verseiro...
ResponderExcluirO que dizer de tanto azul, apenas reforço e digo que ele geralmente faz parte de meus poemas, poratnto deixo esse pequenino, mas que fala do azul de forma grande...rss
Céu e Mar
Há tanto azul em mim,
mas tanto azul...
que durmo céu
e acordo mar
Um abraço na alma...bjo
Eu gosto muito do azul....Mas, a minha cor preferida ainda é, de longe ou de perto, lilás..bjs e dias felzies
ResponderExcluirque postagem bárbara...amie..parabens e obrigada
ResponderExcluirbeijos
vi
Oi Luma, confesso que azul n eh minha cor favorita, mas os mosaicos alegraram meus olhos qd voltei aqui.
ResponderExcluirgosto mt da cor verde;
bjos
agora achei seu blog. é muito bom. Obrigada pela visita.
ResponderExcluirÉ preciso ter fé na vida.
abrs
Mas o primeiro ser vivo foi a Laika, senão me engano, teve uma grande comoção quando o mundo descobriu que ela não voltaria para Terra...
ResponderExcluirMas quem dera pudesse pintar os corações de todo seres humanos de azul.
Fique com Deus, menina Luma.
Um abraço.