Não adianta! É de cachorro de que ela gosta mais.

Depois que o Max começou a envelhecer, toda a sua rotina mudou. Não gosta mais de sair de casa, só quer ficar na preguiça, ouvindo música ou vendo tv. O máximo que faz é dar uma voltinha pela vizinhança e logo quer voltar para casa.

Perdi meu companheiro de longas caminhadas, praia e pescaria. Outro dia estávamos caminhando e ele tropeçou nas próprias pernas, caindo de boca no chão duas vezes. Às vezes se assusta, dá uns tremeliques como se algo fosse chocar com ele - não sei se é a visão que está falhando ou alguma sequela neurológica que ficou da caída da escada. Vale lembrar que quando ele adoeceu da última vez, foi constatado que tem Bico de Papagaio e artrose.

Ele gosta de uma boa conversa, mas tem hora que se faz de surdo. Sei lá! Está gostando da solidão. Achei que poderia movimentar um pouco o dia a dia dele e quem sabe, fazê-lo se interessar mais pela vida e voltar com sua alegria.

Ele ainda é bastante sociável, principalmente quando encontra seus iguais e para não perder essa 'qualidade' pensei em trazer-lhe nova companhia.

Saí hoje de casa querendo libertar o Max do tédio, dar aquela chacoalhada e trazer novidades para casa.

Indo ao encontro do que eu queria, me deparei com algumas fofuras!



Um gatinho chamou minha atenção e eu pensei: É ele!



Um segundo depois, refutei e lembrei de Mark Twain:

"Quer conhecer alguém dê poder a ele"



Mudei de ideia...



Gosto da paz que o Max conquistou na velhice!

40 comentários :

  1. Luma
    Também tenho duas cadelas e uma gata, que amo de paixão. A mais velha é a Bonnie, e também já tem artroses nas articulações e uma catarata num olho. Tão triste ver envelhecer aqueles que amamos!
    Bjs
    (Olha que havia ali gatinhos bem fofos e com um ar pacífico)

    ResponderExcluir
  2. Kkkkk...Luma não é possível...esse gatinho lindo fez isso mesmo?????? Então fica com o Max mesmo e só com ele....e vc vai participar da nossa blogagem coletiva? Preciso saber se vai pra colocar seu link tb! Vem com a gente brincar de colorir a blogosfera...vai ser divertido!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21:06

    Que gatinho mais tigre ne? O Max nao ia gostar mesmo nao. Anna Luiza tem a Chuchu aqui que no momento esta infestada de pulgas, amanha vai no pet shop dar uma geral. E a Anna ja esta com 9 anos e ainda é perigoso sair na rua szinha com a cachorra para passear. Ninguem merece SP do jeito que é ne? Se morar em condominio daqueles que tem florestinha, ai advertem com relação as drogas, que tem trafico. Entao ficam a Chuhu e a Anna confinadas, dependendo de empregada para dar a tal voltinha. Quer dizer a cahorra muito mais, por quea filhota tem mil programas e ativdades que nao incluem a auau que chegou precocemente.
    Beijos Luma e qualidade de vida ao Max nesse finalzinho de temporada aqui nessa encarnação de cachorro.
    Cam

    ResponderExcluir
  4. Anônimo21:07

    ps: qe blogagem coletiva é essa?

    ResponderExcluir
  5. Luma, eu no seu lugar, não teria desistido! Poderia ter sido outro!
    Olha, ter um gatinho é MUITO gostoso também! E que vitrine mais linda, cheia de fofuras!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Existe um ditado que diz que as aparências enganam;enfim,as vezes os gatinhos são boas companhias.Um cheiro no Max.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo22:20

    Luma, particularmente nao gosto de gatos. Eu prefiro cachorros. Aqui em casa temos uma daschund chamada Salsicha ! Ela é doce e meiga. Gosto desta raça, faz pouca sujeira, é companheira.
    Vc ia gostar da raça !

    Bjks pra vc e pro Max !!

    ResponderExcluir
  8. Coitadinho do Max, Luma, ele deve sentir muita dor, por isso fica triste. Deixa que ele reine enquanto estiver por aqui, dá conforto e carinho que ele merece, depois tu faz tua escolha.

    Saudade de ti, guria! Ando meio afastada. Primeiro viajei, depois o note andou pifando, agora estou envolvida com chocolates, fazendo a páscoa das netas. Depois tudo vai voltar ao normal.
    Bjim, cosquirídia.

    ResponderExcluir
  9. Que lindooo!amo gatos! gosto dos cachorros, adoro,tenho cachorros que amo, mas amo meus gatinhos!são meus docinhos.são amigos, companheiros e são fieis tanto quanto os cães. se engana quem pensa que todos cães são bons,doces, amigos...tive um daschund que matou minha gata de estimação de 13 anos que eu amava.e ele ,o cachorro, era recém chegado em casa. não deu outra, mandei ele embora no mesmo dia, demos pra outra pessoa,mesmo minha mãe adorando o cão, não quisemos ele mais.isso eu não perdoei mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Puxa Luma, que legal que conseguiu ficar ao lado de seu animal até a velhice. Espero um dia conseguir o mesmo, moro em apartamento e amo cachorros grandes, sendo assim, terei que esperar um pouco para curtir esse tipo de amizade.


    Esse gatinho preto me deu um pouco de medo rsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Menina linda,

    Poder externar os sentimentos é a melhor terapia para uma vida feliz. Saiba que você mora, de verdade, no meu coração.

    Beijo imenso.

    Rebeca


    -

    ResponderExcluir
  12. Luma, tive uma cadela que era minha companhia também. Penso que assim como nós gostamos de sossego o animal também.

    Gosto demais desse CD da Tony Braxton, inclusive o marido encomendou um igual depois de 10 anos porque uma das músicas já arranhou de tanto que eu vivo carregando o cd para os lados que vou.
    Músicas tem essa magia de nos conectar com a lembranca de alguém.

    Bom fim de semana

    Um beijao

    ResponderExcluir
  13. Ao ler e reler este teu post comparei o comprtamento do teu Max com muitos idosos (embirro com esta palavra) que preferem estar no seu canto e mundo e que ninguém os aborreça:)

    Na altura do campeonato arranjares um gato seria trabalhos em dobro porque iria ocupar o espaço de Max mas acredito que aceitaria bem, desde, segundo os entendidos, o primeiro encontro ocorra agressão por parte do gato e o cão nem esteja aí:)
    Aliás os gatos pequeninos reagem dessa forma.
    Em Angola tive um cão (dos vários) que já bem velhote aguentava as broncas dos gatinhos que por lá nasceram, tipo avô que suporta os netos e toda a gente pensava que ele os mataria, porque gato estranho que viesse ao quintal era morto por ele mas não comia sem a presença dos dois que tinhamos e de uma gata prenha que deambulava por lá, única que ele permitia. Porquê? não sei!
    Esteve uns dias sem aparcer e a atitude da gata mãe (vadia) foi trazer um a um e o Kuanhama via, cheirava e quando o lambia a gata abanava o rabo de feliz. Resultado? Ela continuou vadiola e os 4 filhos faziam parte do "quintal" zoológico da minha infância:).

    Beijocas e um bom dia

    ResponderExcluir
  14. Eu já aderi.
    Li outros posts sobre ele, e já me encantei. Também tive 2 grandes companheiros que amei profundamente e uma recentemente que aprendi a amar já na sua velhice (quando foi abandonada e eu adotei).
    Todos já se foram. Mas sempre me surpreendo lamentando a falta que eles me fazem, e o desejo de tê-los novamente comigo.
    Concordo com a Rosamaria; deixa o Max reinar. Não tire isso dele enquanto ele não tem forças pra se manter. Seria muito injusto.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, li todos os posts sobre o Max... Meu coração ficou apertadinho quando li que ele esteve doente... Não me chegam palavras pra explicar o que sinto pelos animais. Eu choro e sofro muito de verdade, mais do que julgo normal. Acho que algumas coisas minha filhota só vai aprender quando tiver um bichinho, penso em adotar um animal. Quando ela crescer vai me dizer se concorda ou não.
    Vida longa para o Max!
    Um abraço,
    Michelle.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, os gatinhos estão mesmo com caras de bravos. E o Max deve estar em outra. Quer paz. E parece que você também Luma. A gente se acostuma com a paz, com a quietude. Um beijo pra você. Um chamego no Max.

    ResponderExcluir
  17. Luma,

    Meu irmão tem um boxer de 8 anos e que tem problemas cardíacos. O pobre já está começando a reclamar de caminhadas e dorme muito mal já que mais ronca que respira. É de cortar o coração, ns apegamos a esses bichos, eles se tornam da família.

    Boa sorte com seu Max, aqui estamos mimando nosso Freud.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo11:19

    Kkkkkkkkkk... Amei! "Mudei de ideia..." Kkkkkk... (me acabei de rir) =;b E a carinha do bichinho? kkkkkkkkkkkk...

    Vou te confessar uma coisa: Não gosto de gatos. Prefiro mil vezes cachorros. São leais.

    Abraço.

    .::.Susy.::.

    ResponderExcluir
  19. Minha paixão é por gatos. Sempre foi. Só quem consegue ser amado por eles sabe o que é.
    Mas não tiro a sua razão. Esse aí tem cara de neurótico! kkkk
    E o Max merece sossego agora. Coisa que com certeza um filhote de gato não daria!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Bom, eu gosto dos dois. Mas cachorros sao sim mais "humanos".
    Quantos anos o Max tem Luma (OPS, desculpe se vc ja postou antes e eu perdi). Pergunto pq com os gatos, cada 1 anos deles equivalem a 7 anos dos humanos. Sabe se eh o mesmo para os cachorros!!
    Beijocas e carinho no Max!

    ResponderExcluir
  21. Ah!
    Não desiste não...
    Quem sabe um outro gatinho?
    O Max vai gostar da companhia!

    Minha sobrinha tinha uma cadelinha que morreu de câcer de mama!!!
    Ela chorou mto!Ainda bem que ganhou Chow-chow para se consolar!

    Melhoras para o Max!

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Anônimo13:45

    Depois de perder minha cadelinha, quando era ainda criança, sofri tanto que não consegui ter outro. Fora que já fui mordida 3 vezes :-)
    Mas estou pensando em dar um cahorrinho para minha filhota. ;-)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  23. Luma Rosa,

    O Max é tão fôfo!
    Por momentos pensei que estivesses a falar de mim LOL LOL (quando comecei a ler o artigo)...mas o teu Max é muito mais fôfo do que eu :D!

    Afe, estes gatos são assustadores!!! Meu Deus!

    Olha, sei como é quando os nossos cães chegam ao limite, e tudo o que posso dizer é: que o Max tenha uma reforma pacífica :).

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Anônimo16:34

    Ai, Luma, dá um aperto no coração, né? A Princesinha pede cachorrinho sempre. Depois que meu Brad se foi, não tive mais coragem de ter outro. Às vezes me dá uma vontade louca de adotar um novo amigo...
    O Max é lindo e tão dócil , né?
    Carinho pra ti e pra ele.
    beijo, menina
    denise rangel

    ResponderExcluir
  25. Sou doente por cachorros e gatos na mesma medida. A Pitbull do meu cunhado me ama, eh um doce de cadela. Ja cheguei a ter 6 gatos resgatados, mas hoje, por questoes de condicoes normais, tenho so 2, o Boeing e o Pandora. Os dois sao lindos! Amo eles demais!

    bjx

    RF

    ResponderExcluir
  26. Lendo você não consegui evitar pensar no meu amigão aqui, ele hoje é um menino sapeca e já vai lá a bordo de seus sete anos (é novo ainda) mas o cães tem essa metáfora imprevisível, impossível saber quando vão envelhecer, só sabemos que acontece.
    Mas vê-lo envelhecer será difícil, eu sei. Me acostumei as suas maluquices de correr depois que visita o banheiro, de virar cambalhota após as refeições.
    Como será? Melhor não pensar nisso, mas não levaria um bichinho desses para casa. rs
    Bacio carissima, beijos em ti e lambidas no Max

    ResponderExcluir
  27. Luma:
    Bichos são escolhas pessoais...
    e amores escolhidos. Não dá para generalizar.
    Beijos.

    Anny.

    ResponderExcluir
  28. Oi Luma.
    Estou ficando parecido com o Max: cada vez mais quero ficar na preguiça, vendo tv, ouvindo música ou vadiando na internet. Infelizmente, querer não é poder e, nos intervalos da indolência, sou obrigado a trabalhar.
    Quanto aos gatos, gosto deles na forma de churrasquinho.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  29. Meu irmão foi passar um fim de semana lá em casa e disse que não dormiu de tanta a Tuca e Sol latirem.
    Não sei o que fazer?
    Estou longe !
    Mas esta semana vou ver o que está acontecendo!
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  30. Luma,
    Adorei o seu MAX...estou a morrer de saudades da minha Pepa que era quase igual ao Max.
    Ela era linda, doce, meiga e andávamos sempre juntas até ia trabalhar comigo!!!
    O Max, quer descanso e miminhos...desejo-lhe muita SAUDE.
    xx

    ResponderExcluir
  31. Luma,
    Adorei o seu MAX...estou a morrer de saudades da minha Pepa que era quase igual ao Max.
    Ela era linda, doce, meiga e andávamos sempre juntas até ia trabalhar comigo!!!
    O Max, quer descanso e miminhos...desejo-lhe muita SAUDE.
    xx

    ResponderExcluir
  32. Luma,

    Compreendo muito bem esse sentimento. No final do ano passado perdi minha cadelinha de longas datas. É preciso aproveitar cada minuto.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Os gatos são lindos,mas tenho medo,são imprevisíveis,beijos.

    ResponderExcluir
  34. Luma, os filhotes têm muita energia e precisam de outros que os acompanhem nas brincadeiras. Então, seu querido Max certamente não vai conseguir acompanhar o ritmo de um filhotinho e, talvez, se estresse com isso. Talvez um cachorrinho ou uma cadelinha de mais idade e bem dócil fosse boa companhia para ele. Beijos floridos da Ursa!! E carinho para o seu Max :))

    ResponderExcluir
  35. Fico com max também!haha

    ResponderExcluir
  36. Pois é, minha querida amiga Luma, não conheço, mas já gostei do Max, às vezes os animais nos mostram caminhos e conseguem ser mais calmos e observadores que nós, em qualquer fase da vida.

    Paz e harmonia em seus dias,

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  37. Oi Luma!

    Boa decisão, o Max deve estar te agradecendo essa paz. Espero que fique bem e você também.

    Saudade daqui e de você querida, mas a vida anda corrida por essas bandas aqui... rs

    beijo grande e bom fim de semana,

    ResponderExcluir
  38. hahaha que gracinha os bichanos! essas caretas só assustam, eles são meigos :) superbrincalhões, interagem um monte, sou suspeita né, tenho o mimo que está com 6 anos,. sempre super companheiro. quanto ao max, sei bem, minha última companheira canina, a lua, morreu com 15 anos, e também foi ficando mais quietinha na velhice. enfim, coisas da vida e da morte. o importante é mostrar a ele que é muito amado. um beijo!

    ResponderExcluir
  39. Que gatinhos fofos, amei, me apaixonei pelo que está bem no meio. Adoro gatos, säo tão espertos, inteligentes,...
    Tomara então que você encontre outro bichinho pra animar a casa e trazer mais alegria pro seu velho companheiro.

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  40. Mas Luma, será que o Max ia gostar de companhia assim?

    Penso que a idade não ajude o ciume que os animais tenham para a gente...

    Fique com Deus, menina Luma.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor