Reengenharia do tempo, seja elegante!
E tem aqueles dias em que você está com o tempo todo ocupado e o telefone não pára de tocar, fazendo o seu dia não render, ou mesmo, se você trabalha em casa, ocupada com os afazeres domésticos, a campanhia ou a visita, toc, toc na porta o dia todo.
A Patrícia Pirota, tem este sério problema quando leva trabalho para casa - as pessoas não desconfiam que mesmo estando em casa, não estamos disponíveis. Daí vale a boa educação e, se você não tem bola de cristal, nunca chegue na casa de alguém sem avisar - ligue, pelo menos no dia anterior. E ao marcar as suas visitas, dê preferência para horários após às 15 horas - evite marcar suas visitas domésticas na parte da manhã, porque mesmo aquelas pessoas que não trabalham fora de casa, tem suas ocupações diárias.
Nos dias atuais, a sensação de que o ponteiro corre, não é ilusória - temos acúmulo de tarefas porque a maioria das empresas, atualmente trabalham com quadros enxutos de pessoal e constante concorrência. A competência em saber administrar o tempo, passa pela angústia de também saber lidar com o excesso de informações e tecnologias.
Cada um tem a sua fórmula para driblar a reengenharia do tempo, mas a questão principal: Você sabe estabelecer prioridades ou delegar tarefas? Sabe identificar o que você deveria estar fazendo e o que não está sendo feito? Hum... sabe aquela tarefa que você deixa para última hora e que a todo momento, sua mente se ocupa com ela? Pois faça logo e se livre dessa chatura!
Não acumule tarefas, justo porque tem 'tempo' para realizar este trabalho - crie metas e eduque a preguiça - não empurre com a barriga! Deixar para última hora, poderá acarretar prejuízos, por conta de imprevistos e sentir a aflição, de no último momento, não ter mais esse tempo para realizar o trabalho.
Pense assim: Se uma tarefa exige execução, execute logo. Do contrário, existem dois outros caminhos: arquivá-la ou mandá-la para o lixo. Nestas duas últimas opções, a mensagem gravada em nosso cérebro é - delete essa função, não se preocupe mais com ela.
Este mesmo raciocínio, você deve aplicar para tudo - processando as idéias, de forma que as informações, ao final do dia - o mínimo, o urgente, o essencial, ocupe pouco espaço de sua mente. Seja assim também com ligações telefônicas, e-mails, intranet... e não se esqueça de desligar o telefone ou não atender, quando estiver em reunião - geralmente causa atraso ou prologamento desta reunião, devido a dificuldade que muitas pessoas possuem, de cortar uma conversa telefônica. A indisciplina de atender telefones em reuniões ou conversas privativas de trabalho é indelicado.
Isto não é exagero e somente na prática diária, temos a noção de que, um minuto aqui, somado com um minuto ali, ao final do dia, você perdeu muito tempo. Se você é uma pessoa 'ocupada' evite ligações telefônicas e e-mails vazios, afinal, nos dias de hoje, ligações ou mensagens em excesso, significam falta de educação, pois estará requisitando tempo das pessoas, não respeitando as prioridades alheias.
Não se esqueça que a cada interrupção, não são apenas minutos preciosos que você perdeu, são perdidas também, a sua linha de raciocínio - neste caso, para melhorar o fluxo de trabalho, a melhor medida, ainda é expor o problema para os seus colegas de trabalho mais próximos. Um, não interrompe o outro, e pronto! Todo o fluxo da empresa também será melhorado.
Pessoalmente evito telefones e quando a ligação começa a dessandar no blá, blá, blá, já aviso logo "Estou trabalhando". Às vezes é chato lidar com a falta de bom senso das pessoas e por incompreensão, de educados passamos a grosseiros, justo porque somos humanos com prioridades diferenciadas.
Planejando seu tempo, a vida social também é enriquecida. Acredite: as melhores empresas que eu conheço, cada vez mais, procuram pessoas capazes de manter vínculos fortes, familiares e sociais. Certamente a afetividade empresarial é um espelho de nossa vida particular - com amor, tudo é mais gostoso!
Se um projeto tem começo, meio e fim - prazo de finalização, o profissional organizado ou mesmo a dona (o) de casa organizada (o), garantirá não pensar nas obrigações quando estiver em seus momentos de lazer.
Outra postura afirmativa do profissional é saber negociar prazos justos e a estrutura do trabalho a ser realizado. Se a empresa não puder ofertar isto, ou mesmo, entender a necessidade, destes dois ítens, você como profissional, não merece estar nela.
Pois a vida é assim! Você pode passar horas pendurada no telefone ouvindo a sua amiga (o) chorar as mágoas e você pacientemente escutar. No dia que você dizer NÃO POSSO, AGORA! Todo aquele tempo que você 'gastou' com ela (e), não será mais lembrado. Você será lembrado pelo NÃO, portanto, mais do que saber dizer não, é saber dizer NÃO na hora certa!
Nos seus outros afazeres, o mesmo acontece? Não se esqueça, por mais eficiente que você seja, você pode não ser lembrada (o) por isso! Talvez, seja lembrada (o), do momento em que você, não foi tão eficiente assim!
O post "Reengenharia do tempo, seja elegante!" apareceu primeiro em "Luz de Luma, yes party!".
Oie...
ResponderExcluirTem um selinho pra ti lá no::..
http://mimosdavovoro.blogspot.com
com carinho!
beijos minha amada!
Obrigada, Rô!
ExcluirOlá querida Luma, tudo bem?
ResponderExcluirVenho lhe convidar para participar da Blogagem Coletiva “Educação Financeira Infantil”. Como educadora me preocupo muito com os valores, ou a falta deles, que são passados para as crianças. Criança é um ser em formação e os atos que vivenciam podem ser incorporados na construção da sua identidade sendo fundamental na postura que terá durante a vida.
Participe ajudando a formar a real concepção sobre a Educação Financeira Infantil.
URL http://migre.me/a6ab Registre sua participação nos comentários
Não deixe de pegar o selinho.
Conto com você!
Abs
Cybele Meyer
Obrigada pelo convite, Cybele! Tenho pelo menos 3 textos falando sobre esse assunto. Fique à vontade para pesquisar no blogue.
ExcluirBoa blogagem!
Beijus,
Oi lindona, respondendo a sua perguntinha, eu sei que tem aqui no Brasil sim. Só não sei o nome dessa tinta, mas posso pesquisar para vc. Ah, hoje é a primeira vez que consigo comentar aqui sem ter nenum erro. fiquei feliz da vida, rs.
ResponderExcluirUm super beijo
Isa
Oi, Isabela!!
ExcluirJá achei e já pintei - veja o post anterior.
Talvez seja problemas do seu navegador. Aqui está tudo perfeito, ninguém mais reclamou...
Beijus,
Luma,
ResponderExcluirMuita gente acha que o tempo criou vida própria e pode passar rápido como um cometa. Eu também sempre pensei como você: não é que o tempo esteja andando rápido, o problema é que as pessoas executam várias atividades ao mesmo tempo, como se isso fosse "chique", quando, na verdade, é prejudicial à saúde física, emocional e social.
Outra coisa que sua opinião combina com a minha: por melhor que sejam meus amigos, sempre peço que me ligue antes de vir para minha casa. Isso porque eu posso estar desenvolvendo algum trabalho que não pode ser interrompido.
Beijos.
Oi, Valdeir!
ExcluirTenho lido por aí que somente as mulheres são multi-tarefas... será? Talvez por isso também somos um pouco 'avoadas' (rs*). Estou tentando fazer uma coisa de cada vez. A concentração melhora muito!
Verdade seja dita, algumas pessoas só aparecem na hora errada!
Beijus,
Como trabalho em casa, não posso estar mais de acordo. Atesto também a importância de fazer logo as coisas, apenas com a excepção das que requerem ponderação.. Excelente texto.Muito didáctico.
ResponderExcluirOi, Jorge!
ExcluirPorque trabalha em casa, alguns podem achar que está à toa, mas vivemos uma outra realidade e trabalhar em casa se tornou constante. Quando era criança, a minha mãe recebia visita o dia todo, o que a deixava bastante nervosa, pois chegava no final do dia, não tinha conseguido realizar todas as tarefas domésticas e nem do seu trabalho formal. Já aqui no Rio, as pessoas são mais educadas nesse quesito.
Beijus,
Luma querida, que saudade de você!! Suas gentis visitas ao meu bloguinho me fizeram sorrir agradecida. Perdoe-me a ausência... Puxa, seu post veio mesmo a calhar neste meu caso de ausência - rsrsrsrs. Eu tive que trabalhar os projetos de meus livros - e isso exige um certo isolamento. Ainda bem que meus amigos blogueiros me entendem, porque às vezes é preciso organizar o tempo da melhor forma, inclusive, cortando algumas coisinhas temporariamente, mesmo que isso nos doa.
ResponderExcluirAdorei o post - seu blog continua maravilhoso & prático!
Beijos, com carinho, meus e da turminha do Flor de Morango.
Oi, Madalena!
ExcluirEspero que os seus livros estejam sendo bem aceitos!
Estamos sempre por aqui!
Beijus,
Eu aprendi a dizer não...e também a está em casa e ter que negar que estava. Pois, o pessoal do meu trabalho estava abusando demais o meu horário de lazer.
ResponderExcluirabraços
Hugo
Oi, Hugo!!
ExcluirApareceu!! Com o tempo aprendemos como nos negar a fazer coisas que possam nos prejudicar. Não dá para agradar a todos o tempo todo!!
Fez bem em dar essa "cortada".
Beijus,
Tem dias que eu acho que planejar o tempo é uma questão de magia... delegando ou não, cortando os inconvenientes no telefone, etc. etc... mesmo assim fica difícil!!! E como tenho essa mania de resolver logo todas as coisas, também acontece o contrário: consigo ter dias em que as coisas estão bem administradas e dá até tirar um dia de folga: aí é bom demais!
ResponderExcluirBeijinho!
P.S. Dá notícia do Max!
Oi, Dalva!
ExcluirMuitas vezes o que nos aflige sofre da dificuldade de resolução, empatando todo o resto.
Também sou do tipo que gosta de resolver tudo logo para ter um tempo livre para mim.
Beijus,
Eu decididamente não consigo me organizar, nunca poderia trabalhar somente em casa, a não ser talvez que eu tivesse um escritório totalmente separado da casa, nunca sei por onde começar, quero fazer milhares de coisas ao mesmo tempo e as vezes acabo não fazendo nada.
ResponderExcluirMas acho que o tempo está passando muito rápido mesmo, ainda ontem era janeiro e agora já é quase dezembro, alguns dizem, baseados na Teoria de Schuman - que não sei se verdadeira ou não que a terra estaria fora de sua rotação normal, daí termos essa sensação de que o tempo está passando mais rápido e que isso seria decorrente das agressões ao meio ambiente, tema a se estudado.
Oi, Argel!
ExcluirMuitas vezes deixo o escritório para trabalhar em casa, porque no escritório o telefone tocando toda hora me desconcentra e gente pedindo para falar. Então quando é algo urgente preciso estar só.
Teve uma pequena mudança no centro da terra. Nada que atrapalhe o tempo dos relógios mas que fará mudar o tempo (temperatura).
Beijus,
Nuss.. quem dera que eu conseguisse me planejar... e olha que preciso...
ResponderExcluir^^
Shisuii
Oi, Shisuii!
ExcluirQue bom que veio! Seu blogue está privado. Não vai voltar?
Beijus,
Ah Luma,
ResponderExcluirAdorei o texto.
Aprendi direitinho a dizer não!
E concordo com você. Antes eu achava que 24h era longa demais, depois eu passei achar que teria que viver 72h em 24h. Hoje planejo meu tempo pra viver conforme Deus planejou.
E o max?
Beijos no seu ♥
Bandys, isso é sabedoria!!
ExcluirEspero um dia chegar nesse patamar!!
Beijus,
Luma,
ResponderExcluirQue texto ótimo!
'Brigada por me linkar nele, viu...
E eu acho que vou dar um jeito de todos os meus amigos lerem esse texto. Quem sabe assim eles desconfiam, né não?
Além disso, achei ótimas as dicas sobre o melhor gerenciamento do tempo.
'Brigada!
*******
Ô querida... Não se preocupe! Se puder postar, tudo bem. Se não, não há problema nenhum.
Só fico triste por o seu motivo de sorrir a estar deixando triste...
Rapaz! Eu estou quase entrando no mercado negro do tempo pra ver se alguém tem algum pra me vender! =)
Beijão procê!
Oi, Patrícia!
ExcluirVocê me motivou a escrevê-lo...
As pessoas sempre pensam que estamos à disposição delas, mas o contrário nem sempre procede.
Comprar tempo é o mesmo que delegar tarefas!
Beijus,
Precisamos aprender a dizer NÃO! E o não qndo dito na hora certa, vale mais do que um SIM! falado apenas por falar, aquele SIM! sem a verdadeira intenção e atenção merecida. Aquele que diz SIM! sempre e concorda com tudo, seja no trabalho ou nas relações pessoais acaba se limitando e perdendo a própria identidade, a personalidade.
ResponderExcluirRespondendo a sua perguntinha: Sim! Eu tenho mais 2 blogs...
http://spaceavatar.blogspot.com
http://criptadosfilmes.blogspot.com
Beijos e até...
Com o tempo essas pessoas vão mutilando suas vontades e se tornando pessoas amargas. E nós não queremos ficar do mesmo modo, não é mesmo?
ExcluirBeijus,
Planejamento é tudo né... ainda mais com elegância! Poxa estou precisando me planejar, mas há coisas que surgem como imprevistos... a correria ainda impera!
ResponderExcluirBjinhos da Madrasta!
Temos que nos planejar até mesmo para os imprevistos. Isso me vale acordar antes de todo mundo e adiantar o trabalho, pois na hora que as pessoas acordam, acham que o mundo é delas e que temos de estar à disposição.
ExcluirBeijus,
LUZ DE LUMA: finalmente consigo entrar no teu blog! Estou feliz por isso, dado que tem sido imensamente difícil. Quanto ao teu texto ,minha amiga, há que estabelecer prioridades na vida, pois o tempo não se compadece com o nosso tempo...Já não há paciência para toda esta falta de tempo...
ResponderExcluirBEIJITO DE LUSIBERO
Oi, Maria!
ExcluirÉ o caso de prever o pulo e não desejar dá-lo maior do que podemos!
Beijus,
*
ResponderExcluirÉ Luminha... eu bem sei o que é isso. Experiência própria. As pessoas são condicionadas ao SiM, e logo que recebem um NÃO, agarram-se como se fosse a última e única coisa realizada. Penso que "algumas pessoas" nessa vida não aprenderam a lidar com determinada situação e isso gera um certo desconforto, em se tratando de pessoas que gostamos.
"...justo porque somos humanos com prioridades diferenciadas."
Frase bem colocada! =)
Bjo.
(,")Susy
*
Oi, Susy!
ExcluirÉ isso mesmo!
Beijus,
Meu problema nem é tanto administrar o tempo (que confesso que ando feiot uma louca pra todos os lados) mas administrar as informações que chegam até eu.
ResponderExcluirhoje eu esqueço com facilidade das coisas, nao confio mais em mim e nem no meu instinto, nao sei onde boto as coisas, nao sei mais me achar.
Oi, Iara!
ExcluirComece a anotar para não esquecer e talvez você esteja com alguma carência vitamínica, heim? É muito nova para estar esquecendo até onde guarda as coisas. O segredo é ter lugar para tudo e não trocar.
Beijus,
Voltei para lhe desejar um excelente final de semana.
ResponderExcluirBeijos.
Obrigada, Valdeir!
ExcluirFalou e disse, maravilhosa!
ResponderExcluirComo está o Max?
Estou me recuperando de uma cirurgia, por isso as visitas estão escassas, mas não deixo de 'te' ler no Reader.
Bjim.
Oi, Rosamaria!
ExcluirNesse meio tempo o Max partiu e deixou saudades!!
Beijus,
ResponderExcluirBom artigo.
Eu diria que não é só uma questão de reengenharia do tempo. É muito mais uma redefinição do conceito de trabalho!
Meu último contrato era com uma empresa multinacional que nem tinha escritório estabelecido no Brasil. Ou se trabalhava no cliente, num projeto, ou se trabalhava de casa (= home-office).
Eu concordei com essa modalidade de trabalho, cada vez mais difundida, sobretudo com a facildade da internet, conference calls, celular, emails, VPN e emulação remota de terminais.
Sem dúvida precisa de uma readaptação, não só da disciplina pessoal em fazer seus horários em casa/escritório, como um canto sossegado sem interrupções para poder trabalhar e interagir com os colegas pelo mundo, em outros lugares e em tempo real. Muitos não conseguem se adaptar...
Pois a maior mudança que ainda precisa ser estabelecida, e que não é fácil, é dentro da própria família/casa.
Meus filhos me vêem em casa, e pensam que estou de folga, que não fui trabalhar. Na verdade, em home-office se trabalha muito mais, pois não há translado no trânsito parado, está-se disponível a maior parte do tempo para os colegas, etc.
E não é só telefone/porta que atrapalha. Qualquer problema doméstico, como "falta isto, tem que arrumar/consertar aquilo, pode ir buscar/pegar fulano em tal horário no médico/escola/dentista, etc", espera-se que você também esteja sempre disponível, sem se dar conta que essa interrupção desencadeia um atraso enorme nas suas tarefas e compromissos, e se não atender a demanda local também sofre sérias conseqüências. E conseqüentemente um estresse que teoricamente não supõe-se que exista.
Eu tento dizer a meus filhos que esse é o tipo de emprego que terão quando forem ao mercado. Assim é o modus operandus do profissional do futuro, de amanhã (já o é hoje, em menor escala), e que aquele emprego de funcionário público, com mesa, cartão de ponto, chefe e escritório/fábrica pra ir, está se extinguindo, e muito rápido! Se não estiverem prontos e preparados para atuarem assim, não conseguirão bons empregos.
Enfim, aos poucos o hábito vai se fazendo prevalecer, mais do que uma consciente visão da revolução que está acontecendo.
Não é só uma reengenharia do tempo que precisamos aprender rápido, é uma reengenharia da mente, no nosso modo de pensar e agir!
Oi, André!
ExcluirAcho que deve ser pontual com a família e estabelecer limites. Quanto a se programar no tempo, não deve estar disponível 24 horas, pois mesmo trabalhando em casa, tem que cumprir a carga horária da empresa. O nosso cérebro é programado para relaxar e para entrar em atividade. Veja por exemplo quando chega a hora de ir dormir. Se você não cria hábitos para chamar o sono, ele não vem! A mesma coisa o trabalho. Se você não criar um ritual de início, não vai conseguir a concentração necessária para o trabalho. Não sentir relax porque está em casa e não deixar que entrem no seu ambiente de trabalho é um dos caminhos.
Beijus,
Nossa! Me explica este fenômeno? De repente, um post teu de a poucos dias de completar QUATRO ANOS volta à tona, enche-se de comentários, um atrás do outro....
ExcluirIsto só demonstra como este teu artigo é BOM!!
Parabéns, Luma Rosa, pelo texto, e pela atenção aos teus leitores.
Agora, quanto ao hábito de dormir, não tenho este problema não! rsrs
ExcluirDeito e durmo, às vezes, até sentado!
E quando quero seguir trabalhando, ou lendo, ou vendo um filme ou ficando na internet, mesmo precisando ou querendo prestar atenção (isto é, programando o cérebro para não relaxar e só ficar na atividade), quando o sono vem, é melhor parar o que estiver fazendo, porque senão começa-se a fazer besteira, dorme-se acordado, e o sonho invade e mistura-se com a realidade. Perigo! kkkk
Melhor encostar e dormir, do que cair com a cara sobre o teclado ou da cadeira! hahaha
No Facebook tem um monte de Luma Rosa... Qual delas é você?
ExcluirOf course: YES, we have PARTY !!
ExcluirLuz de Luma, yes party
Achei a página, mas não teu perfil.
Oi, André!
ExcluirEu estava vasculhando os meus arquivos e dei de topa com esse post. Pensei: É uma boa sequência para o post anterior.
Que bom que você voltou para ler a resposta que fiz ao seu comentário!
Não tenho essa facilidade para dormir e durmo em média 5hs. Já tentei dormir mais e não consigo. Dormir sentado? Admirável! :)
Quando comecei na blogosfera não existiam tantas Luma's Rosa's... estou tentada a colocar mais um "R". Vou te procurar lá!!
Muito bom ver você por aqui!!
Beijus,
Minha querida
ResponderExcluirComo sempre um texto muito bom. Temos que estabelecer prioridades, pois o tempo é sempre curto para tudo o que desejamos fazer. Adorei como sempre.
Um beijinho com carinho
Sonhadora
Verdade, Rosamaria!
ExcluirEstamos sempre procurando por mais coisas para fazer!!
Beijus,
Como sempre adorei o seu post Luma!
ResponderExcluirHouve um tempo, quando ainda trabalhava muito como terapeuta, que joguei o relógio fora. Desde então não o uso mais no meu dia a dia.
E saiba que consigo ser pontual mesmo assim... Está certo que tudo mudou desde então. Mas posso garantir que a organização é fundamental, o estar presente na ação por inteiro também{ significa fazer uma coisa sem pensar em outra} e viver sem pressa e sem relógio idem.
Para mim deu certo.
Beijão
Oi, Astrid!
ExcluirÉ como se tivéssemos um reloginho interno :) ou melhor, nós temos!! Precisamos nos entregar ao que fazemos, mas o que acontece é que estamos fazendo algo e já pensando na próxima atividade...
Beijus,
Olá Luma.
ResponderExcluirComo estás?
Espero que estejas bem.
Gostei muito de ler o teu post. É bem verdade que as pessoas abusam um pouco do nosso tempo, são inconvenientes. Visitas surpresas, só da minha amada. rsrsrs ;)
Beijos,
Cris Henriques
http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com
Oi, Cris!!
ExcluirÉ isso mesmo! Para o amor não deve existir hora marcada!
:)
Beijus,
Ora cá está o «post» que eu precisava de ler...concordo inteiramente.
ResponderExcluirSe eu não organizasse o meu tempo/as tarefas no tempo, decerto não poderia estar aqui agora pois os meus dias são, de facto, bem ocupados.
Beijo grande!
Oi, Ana!!
ExcluirAh, também não! E a gente sempre deixa um tempinho para blogar, nem que seja na madrugada! Olha a corujinha falando...
Beijus,
Excelente e oportuno post, Luma. Um serviço de utilidade pública sobre como administrar o nosso tempo e, também, um manual de boas maneiras para não tornar a nossa presença um incômodo para os outros. No que me diz respeito tuas observações são muito valiosas, já que tenho certa dificuldade em ajustar a disponibilidade de tempo com as exigências profissionais e as relações pessoais/afetivas, em decorrência, principalmente, do fato de trabalhar em casa. Como você, bem observou é preciso dizer "NÃO POSSO, AGORA." Neste aspecto, ainda estou aprendendo - preciso mudar minha conduta.. Rimbaud perdeu a vida por delicadeza. Não pretendo perder o emprego pelo mesmo motivo. Beijo pra você.
ResponderExcluirPS: desconsidere a vírgula colocada depois de "Como você..." Faz mal aos olhos. Sorry.
ResponderExcluirOi, Jens!
ExcluirMuito bom você citar Rimbaud
"Por delicadeza
Perdi minha vida.
(...)
E sem a promessa
Do que quer que seja.
Não te impeça nada,
Excelsa morada."
Não podia perder a oportunidade!!
Beijus,
Encontrar o equilíbrio é um desafio! Tenho amigos que trabalham em casa e procuro não ligar para eles durante o dia.
ResponderExcluirSeja nesse caso ou em outros, infelizmente os nossos defeitos e erros acabam sendo mais lembrados do que as características positivas. É a vida...
Oi, Bruxinha!!
ExcluirNa verdade evito de fazer ligações telefônicas pessoais, já que temos outras formas de mandar recado atualmente. Um recado até para marcar uma conversa. Melhor pessoalmente do que gastar tempo no telefone, a não ser que seja alguém que não use internet, daí o jeito é telefonar mesmo!
As pessoas esperam muito uma das outras e não olham o que não fazem!
:)
Beijus,
Antiguinhas,mas altamente eficientes, as regrinhas de etiqueta de visitas e encontros ajudam demais.O que antes era de bom tom, hoje é de bom tom e de bom tempo, conforme vc muito bem explicou, Luma. Seja em casa ou na empresa a necessidade de sabermos otimizar o tempo do trabalho com o pessoal é de vital importância hoje em dia, de cidades caóticas, trânsito igual, tempo virtual, horas corridas...e é fato, basta não estarmos com alguns momentos disponíveis para choverem telefonemas.
ResponderExcluirBjos,
Calu
Oi, Calu!
ExcluirNão podemos deixar no antigamente algumas regras de etiqueta que são modos de bem conduzir. Se essas regras são agregadas aos nossos dias, não existirá dificuldade em aplicá-las.
Bem, acho que podemos escolher entre atender ou não os telefonemas. Quando estou ocupada, deixo tocar! Quem quiser que deixe recado!
Beijus,
Um amigo, o Tom, diz sempre: Se você tem a sensação de que os dias, as semanas, os meses, os anos, estão passando rápido, isto é um sinal de que tudo está muito bem para você.
ResponderExcluirOi, Adão!
ExcluirIsso é relativo, não é mesmo? Pois o tempo nem sempre é usado somente com o que gostamos de fazer.
Beijus,
Minha mãe precisa seguir esse conselho de não atender o telefone ou então cortar logo. Ela não consegue e fica mais atrasada do que normalmente fica com as tarefas. E realmente tem momentos em que a hora não passa (normalmente quando vc está irritado ou fazendo algo que odeia) e momentos em que o tempo voa (quando se diverte ou quando faz muitas coisas ao mesmo tempo). Adorei as dicas e o texto. bjs
ResponderExcluirOi, Sérgio!
ExcluirAs mães são sempre iguais!
Ultimamente o tempo tem passado numa rapidez imensa, só não passa pra mim quando estou em uma sala de espera - odeio! Tempo perdido!
Obrigada!!
Beijus,
Oi Luma, bom dia! A lista dos que dizem faltar tempo é extensa. Então, não dá outra: deselegância. Precisamos de um filtro bem grande para estabelecer prioridades e tomar ciência da elegância. Beijo!!
ResponderExcluirOi, Renata!
ExcluirNada justifica a deselegância. Acho que devemos esforçar para não descer do salto :D
Beijus,
Oi Luma!
ResponderExcluirAcho fundamenal a gente saber organizar o tempo. Listar as prioridades do dia fica muito mais fácil. Costumo sempre ligar antes de fazer uma visita e tb quando ligo para os celulares dos amigos pergunto se está disponível e tem tempo. Vivemos em um mundo tão maluco, que bom senso é tudo.
Convido vc responder uma nova enquete no blog
Obrigada.
Big Beijos
Oi, Lulu!
ExcluirTemos que ter um tempinho para nos organizarmos antes de colocar a mão na massa, mas tem gente que não tem tempo nem de se organizar e vai fazendo tudo nas coxas. Lógico, o resultado é catastrofico!
Beijus,
Atualmente o tempo se arrasta e muito quando estou no trabalho. Acho que porque trabalho em algo que não gosto. Fora de lá a sensação é de que o tempo voa mesmo.
ResponderExcluirBeijocas
Oi, Dama!
ExcluirPode ter certeza que sim!
Beijus,
Oi Luma, o tempo hoje voa, é essa a impressão que eu tenho e se não sabermos gerir o tempo, não conseguiremos fazer várias tarefas importantes do nosso dia a dia. Quanto às visitas, eu não gosto que apareçam na minha casa sem avisar e também procuro avisar sempre que vou a casa de alguém, mesmo sendo família, afinal, as pessoas, assim como nós têm vários afazeres e nem sempre têm disponibilidade para fazer sala ou jogar conversa fora. Um óptimo dia para ti. Beijinhos
ResponderExcluirOi, Telma!
ExcluirProcrastinamos demais, essa é a questão!
As visitas sempre pensam que quando estamos em casa, não estamos fazendo nada. Será que elas são assim?
:)
Beijus,
Luma,
ResponderExcluirPerfeito o seu post. Só somos lembradas quando falamos um não para o outro! Triste isso. E essa falta de tempo é mesmo frustrante! O tempo que perdemos nos trajetos hoje em dia é grande demais! Eu sou daquelas que não curto muito telefone, e evito telefonar para a casa dos outros antes das 9h e depois das 21h. Tempo está voando rápido demais!!!
Beijos
Adriana
Oi, Adriana!
ExcluirAlém de aprendermos a dizer não, precisamos também a aprender a receber um não.
A vida se torna complicada se começamos a cobrar dos outros uma resposta das nossas carências. Tem amigo cobrando do outro ações. Acho que tudo isso tem que ser proporcional ao entendimento do que é amizade. Se a pessoa é amiga e sabe do seu dia a dia corrido, não pode cobrar, não é mesmo?
Beijus,
Oi, Luminha,
ResponderExcluirEmpregar bem o tempo é questão de interesse de todos, já que estamos, constantemente sobrecarregados com as muitas exigências da vida. Um dos aspectos interessantes da gestão do tempo é o que se relaciona com a falta de noção de algumas pessoas, quanto à invasão do tempo alheio. E o pior é que isso pode ser feito de infinitas maneiras. Ontem mesmo eu li uma crítica à mania que certas criaturas têm de postar mil coisas no FB, tomando o espaço que deveria ser de outro, pois como tudo aparece na timeline da gente, e o tempo de que dispomos para ler os posts é pouco, acabamos por não tomar conhecimento de coisas que talvez fossem até mais relevantes. Acho que num futuro breve o tempo que despendemos no computador também terá de ser repensado, pois ele ocupa o espaço que deveria ser dedicado a outros interesses, rsrs.
Um beijo, boa noite e - desde já - um fim de semana supimpa!
Oi, Marly!
ExcluirÉ verdade! Se queremos dinamizar o nosso tempo, deveríamos também pensar em ecomizar o tempo do outro. No facebook é tudo muito surreal. Pessoas que chegam aqui reclamando da falta de tempo, passa o dia todo no facebook. Vai entender! E postam compulsivamente! Isso deve ser carência afetiva, pois se você não tem atenção em casa, procura por atenção em outros locais.
Se você está no computador trabalhando ou ganhando tempo, tudo bem! Mas acho que o entretenimento deve ser repensado quando este ocupa espaço das obrigações diárias.
É a busca pelo prazer!
Beijus,
Sabe que qdo decidi parar de trabalhar fora, achava que teria muito mais tempo pra mim, pras minhas coisas. Pura ilusão! Trabalhar em casa exige muito mais disciplina do que imaginava! O trabalho em casa não termina nunca... socorro! rs
ResponderExcluirEu odeio falar ao telefone, mas assim mesmo, a internet muitas vezes acaba 'roubando' o pouco tempo livre (FB, blog, Pinterest...)... hehehe!
Amei seu post.
Bjns
:)
Cici, o mesmo aconteceu comigo quando decidi parar de trabalhar fora. Pois é menina, serviço de mulher não acaba nunca, aff. A gente é que para de fazer. Concordo com o que você disse sobre trabalhar em casa!
ExcluirE a internet realmente toma um tempo precioso da gente!!! Beijoooo
Oi, Cici!
ExcluirLedo engano o seu! As amigas que pararam de trabalhar fora, reclamam que agora não tem tempo para nada. Trabalho de casa, marido e filhos não tem hora, é 24 horas!
Também não gosto de telefone! É algo que serve apenas para nos sugar o tempo.
Beijus,
Muito bom.... eu sinto grande diferença em relação ao meu tempo qdo estou na casa do mato meus dias são intermináveis, já na casa da cidade falta tempo pra tudo, uma correria só.
ResponderExcluirabraços!
Oi, Lena!
ExcluirAcho que é porque na casa do mato, para um cadinho para olhar a natureza... seria tão bom se jogássemos todos os relógios no lixo!!
Beijus,
É mesmo viu Luma?A gente faz quase tudo certo,mas erre pra ver!Vc é crucificado!Agora eu tenho um colega que usava tanto o celular no trabalho...pense numa coisa chata!Todo mundo já reclamava dele.Ultimamente ele melhorou.Mas uma coisa que notei:quando a gente faz o que gosta de verdade o tempo passa voando e a gente nem sente... Bjos!
ResponderExcluirOi, Ane!
ExcluirPensei em uma pessoa bem chata! Acho que estar do lado dela, o tempo não passa! E realmente é irritante quem não desgruda do celular!
Beijus,
Luma Querida, esse post veio mesmo na melhor hora. Menina, estou precisando tanto organizar meu horários. Tenho me esforçado bastante pra dar conta de tudo. Cuidar da casa, roupa, comida, marido, cachorros, plantas e ainda costurar. Adoro essa rotina, que devagarzinho está entrando nos eixos.
ResponderExcluirE você acredita que tem muita gente que acha que é fácil. "Ah, agora você tem tempo". E também não acreditam que eu trabalho em casa, com as costuras, acham que é Hobby! E acham também que tenho tempo pra visitar todo mundo, ligar pra todo mundo ou ficar na internet... Não é fácil! Mas devagarzinho vou encaixando e organizando meu tempo.
Obrigada pela ajuda!
Beijo grande e FELIZ PRIMAVERA pra você também
Oi, Roberta!
ExcluirNão é fácil cuidar da casa, mas o melhor caminho é mesmo eleger prioridades. Você deve adiantar logo o almoço e deixar o tempo da manhã para cuidar das suas costuras, quando a concentração é melhor. Depois do almoço você cuida da casa. O ruim é quando tem que fazer algo na rua. A minha mãe limpava a casa um dia sim e outro não, para ela poder sair e cuidar dos negócios. Sorte sua se ficar sozinha em casa... pois daí pode fazer seus próprios horários.
Acho muito estranho esse povo que acha que quem fica em casa não faz nada! Sinal de que quando estão em casa, não fazem nada! :)
Beijus,
Muito bom, Luma.
ResponderExcluirMas eu acredito que não é o tempo que parece passar mais rápido, acho que as pessoas estão cheias de ''urgências', é a corrida maluca.
Existe um ego coletivo que induz a pensar que, estando muito ocupado, é o mesmo que estar produzindo, ledo engano. Daí, a tendência é se comprometer com mil coisas, assim temos a falsa sensação de que tudo é imprescindível, e que somos indispensáveis.
bjs
Oi, Lia!
ExcluirMas é isso mesmo! Não calculam o tempo que gastam e querem abraçar o mundo com as pernas. Temos que aprender a lidar com imprevistos!
Esse estar ocupado é o mesmo que dizer que tem vergonha de estar desocupado. Coisa que incutiram na cabeça das pessoas, que fazem relação de lazer com vagabundagem. A mente também precisa relaxar para depois trabalhar melhor!
Beijus,
É muito importante se planejar e organizar o tempo, Luma. Do contrário, fugimos do foco e nunca atingimos meta alguma, seja pessoal ou profissional. beijinhos
ResponderExcluirOi, Barbie!
ExcluirSe não podemos planejar à longo prazo, que planejemos o dia a dia de forma a produzirmos mais!
Beijus,
Bom dia Luma!
ResponderExcluirTenho dito esses tempos: Não é falta de tempo, e a desorganização do meu tempo. Não tenho controlado ele legal em dias de lua cheia rsrsrsrsrs.
Mas não tem como não deixar de elogiar a melhor qualidade do tempo: Ele é igual e super democrático para todos. A gente é que as vezes pisa na bola rs.
Gostei das dicas elegantes. Quando ligo p/ alguém, sempre pergunto antes se pode me atender, ou se está ocupado.
Bella, tem uma sexta-feira especial!
Bjossss
Oi, Bia!
ExcluirDias de lua cheia? Tem trocado o dia pela noite, menininha?
Também pergunto antes quando ligo para alguém. Ou simplesmente mando um recado, acho mais prático!
Beijus,
O tempo está acelerando, sim!
ResponderExcluirDescobriu-se há tempo que uma peça de Mozart estava sendo tocada muito mais rapidamente do que aquilo que o músico pretendia quando a escreveu, rrrss
Beijus
Oi, São!
ExcluirIsso é sério ou está brincando?
:)
Beijus,
Luma
ResponderExcluireu uso relógio o dia todo, por que acho bonito
nem olho tanto as horas
eu dou conta do que faço, mas nada de muitas rotinas como antigamente:
almoço, filhos na escola, marido na faculdade,
agora tenho todo o tempo e faço como posso
telefonar para alguém isso nao faço
so pela internet
respeito os horarios de todos
mas o meu as vezes fica confuso
como agora: vou lavar banheiro e varanda. Isso é hora?
sim. eu faço meus horarios
bjos
Zizi
Oi, Zizi!
ExcluirParei de usar relógios quando me mudei para o Rio e também não uso pulseiras. Me incomoda bastante por causa do calor :) Mas não deixo de usar anéis. As horas vejo no celular!
Está certa, Zizi! Você pode fazer a hora que se sentir disposta, já que você é a dona da casa! :) Rainha do lar! Faz porque está a fim de fazer!
Beijus,
Oi Luma,
ResponderExcluirSão 00h53 em Lisboa.
Olha a hora de postar comentário! É o tempo que me sobrou hoje.
Concordo bem com o todo da sua postagem.
Outro dia, em meio a confusão aqui em casa na hora do almoço do Miguel, a tv estava na Globo Internacional no programa Encontros. Estavam lá várias pessoas, entre elas a Gloria Kalil, creio que falando sobre ética. Num dado momento no meio de uma frase dela, ela chamou minha atenção sobre as palavras ETIqueta e ÉTIca: uma não viver sem a outra.
Quem faz uso de normas de etiqueta, regras de boa convivência, de boa conduta diante de si próprio e de outros, é uma pessoa que pauta sua vida com ética.
Realmente, fazer bom uso do nosso tempo e do tempo de outros é conviver com elegância.
Sim, Luma. À respeito daquela barra no meu blog, tirei aquela bobagem. Espero que não trave mais nada qdo vc tiver oportunidade de lá retornar.
Lindo fim de semana!
Bjks.
Oi, Luciene!
ExcluirRealmente, a ética é um modo de conduta, um jeito de proceder com sinceridade e respeito ao próximo. O que a etiqueta prega. Algumas pessoas não compreendem que precisamos de algumas regras para convivermos.
Oba!! Logo mais vou lá!!
Beijus,
Luma, eu não sei delegar! Mas sei administrar meu tempo. E sei mto bem que, qdo estou sob pressão, meu trabalho rende mais. kkkkk
ResponderExcluirAprendi a dizer não e não atender ligações durante reuniões. Aliás, tem gente que não deixa de atender nunca e isso é péssimo. Tudo que é urgente não foi devidamente planejado (adoro essa frase irritante).
Mas é por aí.
Um bjo.
Oi, Paty!
ExcluirEu tive que aprender a delegar, pois de outro modo não conseguiria realizar todas as minhas tarefas. Realmente, não ter tempo ocioso nos deixa mais direcionados.
É falta de respeito com os outros integrantes, atender telefone em reunioes. Se não tiver como, melhor se desculpar. Urgências podem acontecer, como alguém ficar doente ou mesmo morrer - isso não se planeja! :D
Beijus,
Com todos os obstáculos que a vida nos prepara,
ResponderExcluirconsigo superar as barreiras e passar a ter esperança ,
que tudo poderá ser melhor.
È muito bom ter alguém especial como você,
uma amizade , que posso contar sempre ,
que for preciso.
Que ,Deus não permita , que venha perder a
alegria de viver.
Que , eu possa ser benção
na vida de todos ,
que nossa amizade seja
pra sempre baseada na fé e no amor.
Um abençoado final de semana.
Beijos no coração e afagos na sua alma.
Evanir..
Oi, Evanir!
ExcluirVocê sempre chega trazendo palavras doces de boaventura e esperanças! Obrigada pela amizade e carinho!
Beijus,
Quando estou trabalhando com as mão, tiro o relógio e esqueço o tempo. O resultado sempre surpreende.
ResponderExcluir:)
Oi, Allan!
ExcluirAs mãos tem o comando do cérebro e portanto, todo trabalho com as mãos relaxa uma parte do cérebro. Eu também perco a noção do tempo quando relaxo o meu cérebro!
Beijus,
Luma:
ResponderExcluirVou aproveitar seu post, pra responder seu comentário lá no meu blog, afinal aqui também o assunto é sobre algumas pessoas sem noção de tempo e de o mínimo de educação, né.
Também me irrito com essas mesmas coisas que você ao acessar alguns blogs, rsrsrsrs.
Até porque quando navego pela Internet, eu sempre estou ouvindo as minhas músicas. Então acaba dando um congestionamento sensorial, rsrsrsrss.
E concordo que é MUITO desagradável acessar blogs que tem um monte de janelinhas pop-ups. Cruzes, dá até arrepio, só de pensar.
O problema que são justamente esses blogs que nunca se preocupam em respeitar o gosto alheio e por isso não dão atenção quando tem algum post alertando sobre esses inconvenientes.
Mas já anotei suas dicas e quando eu elaborar o post com o resultado, faço questão de mencioná-las, ok.
Bjs.:
Sil
Oi, Silvana!
ExcluirFique à vontade e que bom que concorda comigo! Vou aguardar a publicação do post! :)
Beijus,
Luma querida, de novo teu post atualizado veio a calhar. Além de muitas visitas, minhas e de meu marido, que sempre tenho que acompanhar, o dia em que minha diarista está aqui, não consigo fazer nada, ela está sempre me interrompendo, até que eu peça clemência.
ResponderExcluirAgora, além de tudo isso, estou com um problema nos olhos e só posso ficar aqui por pouco tempo (coisas da idade, hehehe).
Bjim e um ótimo fim de semana, cosquirídia.
Oi, Rosamaria!
ExcluirQue tortura, amiga! Quando não é um é outro para lhe tirar tempo e paciência. Como fazer? Pelo menos o problema nos olhos você já sabe o que é? Sabe que a minha vizinha veio me dizer que o único lugar que tem privacidade é no banheiro? Espero que com você isso não esteja acontecendo!
Beijus,
Luma, vc tem bola de cristal?...rss..até parece que sim,pois esse tema tem estado em meus pensamentos ultimamente. A questão do tempo é interessante, ainda mais da forma que tocou nos pontos chaves. Sempre notei que quando estou atarefada,acabo dando conta de tudo. Quando fico no marasmo,não completo as tarefas...rss...Minha mãe sempre diz que se temos que fazer algo,façamos logo senão iremos fazer mil vezes,porque o que temos a fazer fica rondando nossa cabeça. Nem sempre consigo seguir esse conselho,mas acho que ela tem toda razão.Quanto a pessoas que falam demais no telefone é mesmo dificil dizer não. Tenho que ler o outro texto seu!...rss...bjs e bom domingo,
ResponderExcluirOi, Anne!
ExcluirEu bem queria ter bola de cristal! :) Quando achamos que temos tempo, relaxamos e por isso não aproveitamos o tempo integralmente. Sua mãe está certa, mas certas coisas empurramos com a barriga, nao adianta!
Acho que quem leu esse texto vai pensar mais antes de ligar para alguém para falar abobrinhas. Também lembro de minha mãe nessas horas; ela sempre dizia que telefone é para conversa rápida, se for demorar, marque um encontro.
Beijus,
Acredito que um passo importante é dizer não....adorei o texto.
ResponderExcluirBeijo Lisette,
Comecemos por isso, não é mesmo?
Excluir:)
Beijus,
ter o blog basicamente faz parte dessa relação que estabeleci com o tempo, independendo a velocidade com a qual ele gire. No momento profissional, estou atualizando algumas técnicas por estar com uma equipe inteiramente nova no meu setor, dai as pausas / interrupções que elas [só mulheres! sou chefe de tres, rs] me fazem são muito maiores agora, neste começo. Mas sempre lidei de maneira aceitável, priorizando o que era prioridade, desencanando do que não era, e criando um ambiente pro menor numero possível de interrupções, até aprender a lidar com elas sem perder a essência da atividade do momento. Marasmo? Desconheço esse sentimento há uns 5 anos, rs... mas é assim mesmo, uma vida bem planejada é uma vida plenamente bem vivida, justamente por ter o "plus" do inesperado, nos transformando, no fim das contas, sempre de uma maneira positiva.
ResponderExcluirO gatilho que as pessoas ativam por lembrar só de 1 coisa ruim diante de 999 boas é sempre curioso, e todos temos... parece que somos "moldados no mimimi", adoramos ter um motivo pra achar o outro imperfeito, quando na verdade, somos todos tão imperfeitos que deveriamos ser menos egoistas neste e em tantos outros aspectos.
Bjojo!
Oi, Tony!
ExcluirQuando tudo está organizado, o planejamento no dia a dia fica mais fácil. São nos acontecimentos inesperados que provamos da nossa maturidade, tanto profissional quanto emocional.
Muito bom estar com uma nova equipe - sangue novo! Espero que tudo saia bem e que não tenha muitos imprevistos com elas! :)
Vivo fazendo o exercício contrário ao mimimi, tentando fazer os dias melhores e menos sabotadores!
:)
Beijus,
Boa noite Luma, gostei bastante de tua crônica, torna-se necessário sabermos organizar nosso dia, as tarefas, não gosto de deixar nada para amanhã e assim sendo acabo sempre sem ter tempo para mim, para lazer, mas quando ao fato das pessoas quase em sua totalidade esquecerem-se dos milhões de acertos e só se lembrarem de nosso erro ou do nosso único não, eu não me preocupo. Para mim o que importa é a minha consciência estar em paz, o resto é resto não importa, beijos Luconi
ResponderExcluirOi, Luconi!
ExcluirTodos os dias vejo o que é prioridade e se algo fica para o outro dia, sei que não era urgente. O melhor é não deixar nada para a última hora.
Se fazemos o nosso melhor para as pessoas, não esperemos por recompensas. Fazemos por que queremos! A questão da consciência é primordial!
Beijus,
Luma, sabe, se há uns 2 anos atrás administrar bem meu tempo não era tarefa das mais fáceis, hoje, após o nascimento do meu filho, se tornou das mais difíceis!
ResponderExcluirNão é nada simples administrar tudo, especialmente pra mim, que moro distante da minha terrinha natal, dos meus familiares (qdo me casei, vim morar na cidade do meu marido).
É um desafio diário. Tanto é que me associei ao grupo do Yahoo Fly Babies no Brasil, não sei se conhece. É um grupo de organização e administração do tempo.
Tem me ajudado, mas ainda assim me atrapalho mto, especialmente à considerar o fato de meu marido trabalhar em 3 turnos diferentes. Já imaginou o que é isso?
Bem, mas de qquer forma, sou brasileira e não desisto nunca!
Vamos adiante, né, amiga?
Deus é por nós - então, temos o principal a nosso favor!
Excelente post - como sempre!
Deus abençoe!
Bjs!!!
Karin Filgueira
BLOG: - Meu Doce Lar
Oi, Karin!
ExcluirCriança toma todo o tempo e elas são prioritárias!
Conheço o grupo Fly Babies e é bom para você ter esse apoio. Desde os 15 anos não moro mais perto da família e aprendi a me virar sozinha e a arcar com as responsabilidades.
Imagino que para você esteja bastante complicado administrar o tempo, ainda mais que tem que toda semana ir ver seus pais e dar assistência à eles.
Não pode desisitr! A única coisa que tem que fazer é cuidar bem da sua saúde para ter energia sempre!
Beijus,
Olá Luma, tudo bem? :) Amei o artigo, como sempre!!! As leituras aqui são sempre úteis, relevantes e deliciosas :D
ResponderExcluirTive que aprender a me organizar na marra! Eu era bem destas que deixa isso e aquilo lá esperando... ou então, fazia trocentas coisas ao mesmo tempo e ficava tudo "meia boca" rsrsrs Quando comecei a trabalhar em casa (no dihitt) percebi que eu mesma fazia meu horário ser maluco, atendia emails de membros a noite e os telefonemas dos mais chegados durante o expediente, acontece que, pasmem, tem gente viciada em net que me ligava 1 h da manhã de sábado reclamando que o site estava fora do ar... Comecei a ficar toda embananada com isso e minha casa estava ficando um lixo kkk Então, comecei a ser mais rigorosa comigo mesma, com meus horários e com as pessoas. Disciplina geral. Não atendo telefone durante o expediente, se quiser, me enviem um email :) Muitos ficaram bravos com isso, mas não tive outra alternativa pois muitos não respeitam e, só respondo emails de trabalho também durante o expediente :) Depois, além do dihitt, comecei a trabalhar em casa também com personalização de blogs, aí o bicho pegou mesmo e marco horários para fazer as coisas para dar conta dos 2 empregos, casa para cuidar, roupa para lavar, passar, marido, família e é claro, lazer é, pois ninguém é de ferro, se a gente não guarda tempo para desanuviar a mente, fica doida hehehe Confesso que algumas coisas ainda deixo pra depois, passar roupa é uma delas rsrsrs mas, o restante eu procuro fazer assim que cai na minha mão, pois fico meio aflita quando as coisas começam a se acumular. Ainda estou meio enrolada, tanto que nem tenho postado no blog e ando ausente nas redes sociais, mas, pelo menos o trabalho e a vida pessoal está em dia :) Ainda estou procurando me organizar mais para dar conta do blog também, pois adoro demais esta atividade. Creio que, com o ritmo de vida hoje em dia, precisamos mesmo, como citado, organizar e eleger prioridades, delegar quando possível para não termos um treco de stress ou para não deixar a desejar nas nossas tarefas né :)
Um mega beijãooooooooooooooooooo e bom findi!!! :)
Oi, Sam!
ExcluirQue maratona!! Mesmo não postando no blogue e ele estar agregado ao seu trabalho, existe uma certa pulguinha que fica teimando em te levar para ele, não fica? Ainda mais agora com a personalização de template, tem que deixá-lo mais atualizado para chamar mais pessoas para ele e com isso mais trabalho.
Eu queria muito que lesse uma outra postagem que fiz, que talvez possa lhe ajudar a organizar as coisas da casa.
Água e Sabão. Não é um post "mulherzinha", mas também tem a ver com organização do tempo.
Passar roupas é pedreira. Eu começo sempre pelas mais difíceis... rs. pois se der preguiça de terminar, o pior leva já foi passada!
Estou adorando a sua nova fase!
Beijus,
Oiii Luma!!! Acabei de receber seu recadinho :D Amei a indicação do artigo e deixei um "comentariozinho" bem pequenininho lá viu rsrsrs
ExcluirValeu pela dica, adorei :)
Um mega beijooo e boa semana!!
Ai Luma tenho uma dificuldade tão grande, mesmo porque não sei falar não, e vivo em uma luta interior muito grande, por causa das muitas tarefas, no trabalho secular, em casa, e na igreja menina, passo a perto e as vezes sofro por começar tudo e não conseguir concluir por falta de tempo, mas não é falta é não saber administrar e não saber dizer não, querer agradar a todos, mas é como vc disse , no dia que não puder sei que não prestar, é bem assim tenho consciência disto, mas preciso por em prática estas dicas. Forte abraço querida, crisdicas.blogspot.com.br
ResponderExcluirOi, Cristina!
ExcluirPor dois motivos apenas não sabemos dizer não. Por baixa auto estima ou porque realmente achamos que daremos conta. Quando os dois motivos estão unidos, o caos mental se instala. A questão da baixa auto estima é pela ânsia de querer agradar ou se valorizar. Quando não tem tempo e não quiser dizer não. Diga que fará quando der pois está ocupada. A falta de prontidão desestimulará as pessoas de te pedirem favores :)
Obrigada pela presença!!
Beijus,