Rock é rock, mesmo!

Guitar
Imagem

Hoje Dia Mundial do Rock, o "Luz" faz homenagem, indicando uma banda que é clássica para muitos e desconhecida (?) para outros. Que tals saber um pouco mais de Led Zeppelin?

Certamente a música de Led Zeppelin permaneceu a mesma através de décadas, como se gaba o título original do documentário "The song remains the same" (disponível no Youtube), de Peter Clifton e Joe Massot. Mas se o audio vai bem ainda na era do CD, o visual dos anos 70...era uma coisa!! Bem, este se tornou um dos mais cafonas da História da Humanidade, valendo uma outra postagem. Sem querer, este documentário registra o que queria e o que não queria sobre o Star System erguido em cima da contracultura.

Gravado durante o encerramento da turnê americana de 1973, marcado por três noites no Madison Square Garden, em Nova York, os três shows foram transformados num só pelas montagens e para nós recebeu o título de "Rock é rock, mesmo". Alguém duvida?

As controvérsias e desentendimentos na gravação do documentário começaram pela dificuldade de convencer o baixista-tecladista John-Paul Jones a se apresentar com a mesma roupa, em benefício da continuidade na montagem do documentário - Serviram de amarras para as cenas de bastidores e encenações das fantasias de músicos e empresários. No palco, Jones, o vocalista Robert Plant, o guitarrista Jimmy Page e o baterista John Bonham tocaram os maiores clássicos de seu repertório, como "Stairway to heaven", "Rock and roll", "Whole lotta love" e "No quarter".

Nada, portanto, que tenha envelhecido ou se tornado digno de risotas, embora certos momentos, como Page usando o arco de um violino para tocar durante a meia hora de "Dazen and confused", hoje soem auto-indulgentes. De qualquer maneira, o Led Zeppelin emerge de "Rock é rock mesmo" na condição de um dos maiores fenômenos de criatividade no gênero.

Fora do palco, no entanto, passado tantos anos das filmagens, os sonhos místicos dos músicos desandam e ficaram completamente datados: Page, por exemplo, tocar na beira do Lock Ness, é dose pra leão. Deles, o único que parece um comentário irônico é o dos empresários Peter Grant e Richard Cole como gângsteres dos tempos da lei seca.

Naqueles tempos pré-movimento punk, grandes estrelas do rock como Led Zeppelin tinham se aburguesado a ponto de fretarem grandes aviões para viajar (no caso do Zep, ele se chamava "The Starship", a espaçonave) e de só circularem em limusines. O documentário flagra esse momento, enquanto o Sex Pistols estavam apontando ali na esquina.

Infográfico com subgêneros do Rock - vale a pena conhecer os vários estilos gerados pelo rock nestes últimos 50 anos.

Etta James & Cuck Berry - Rock n' Roll Music - Hilário!!

Pensem, se o Country e o Rhythm and Blues não tivessem se misturado, o que estaríamos ouvindo hoje? Estaríamos satisfeitos ouvindo somente com as músicas regionais/tradicionais?

6 comentários :

  1. Luma,
    Conheço o Led Zeppellin...
    Gosto do estilo de música... Mas a que mais me marcou foi aquela incluída na novela Top Model...
    Fiz muita farra com ela!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Anônimo22:53

    Led Zeppelin é uma das minhas bandas favoritas.

    Esse negócio de dia do rock não me agrada, por isso nem fiz um post específico. Para mim, todos os dias são dias de Rock'n'Roll e tenho dito!

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente não consigo me imaginar num mundo sem rock. Já pensou ficar ouvindo esses falsos sertanejos ou então polkas?(rs)

    ResponderExcluir
  4. Escolher Led Zepellin no Dia do Rock é realmente nos brindar com a lembrança de que o rock é eterno.

    ResponderExcluir
  5. Lucia Marilia

    Olá. Amo esse filme.Amo o Led. Amo o Robert Plant, daquela época. Sim, porque roqueiro velho e gordo não está com nada... Mas, assistimos diversas vezes seguidas, várias sessões em salas que podíamos fumar uma erva (que era clássico, na época...) Valeu!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor